Desafios e possibilidades no Ensino de Filosofia para a construção de atitude critico-filosófica na NEMEJA da FUNASE/CASE – GUS-PE
Vontade de potência passiva. Ensino de Filosofia. Educação libertadora. Juventudes em vulnerabilidade. Cultura de Paz.
Este trabalho, intitulado “Vontade de Potência Passiva”: desafios e possibilidades no ensino de Filosofia para a construção de atitude crítico-filosófica na NEMEJA/FUNASE – Gus. - PE, propõe uma prática filosófico-pedagógica centrada na aplicação do conceito de “vontade de potência passiva” no contexto da educação de jovens em cumprimento de medida socioeducativa. A pesquisa é desenvolvida no âmbito da EREFE Dom Juvêncio Britto -Extensão FUNASE, NEMEJA — Novo Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos — vinculada à Fundação de Atendimento Socioeducativo (FUNASE), no Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE), localizado em Garanhuns, Pernambuco.O objetivo central é propor e tornar o conceito de “vontade de potência passiva” — uma ressignificação filosófica da noção de vontade de potência de Friedrich Nietzsche — como um eixo orientador no ensino de Filosofia, para o favorecimento da construção de uma atitude crítico-filosófica, fomentando a cultura de paz entre jovens em situação de vulnerabilidade.