PPGPF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA (REDE) - CFCH DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA - CFCH Telefone/Ramal: (81) 2126-8297

Banca de QUALIFICAÇÃO: MOZART JOSE MACHADO JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MOZART JOSE MACHADO JUNIOR
DATA : 19/11/2025
LOCAL: Departamento de Filosofia (CFCH / UFPE) via Google Meet
TÍTULO:

DO MIOLO À CASCA: OS “OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS” DE BACHELARD NA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE FILOSOFIA


PALAVRAS-CHAVES:

Bachelard. Obstáculos epistemológicos. Interdisciplinaridade. Ensino de filosofia.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

A filosofia da ciência aparece em um campo de reflexão que busca analisar não só o que a ciência produz, mas os fundamentos que estabelecem essa produção. Nesse sentido, o filósofo Gaston Bachelard (1884–1962) propõe o conceito de “obstáculo epistemológico” e de que o saber científico é dinâmico e histórico, sendo construído por meio da superação de erros, preconceitos e formas intuitivas de pensar que se cristalizam na experiência cotidiana. Tais obstáculos não são externos, como a falta de instrumentos ou dados, mas internos: estão enraizados na própria estrutura do pensamento, nos hábitos intelectuais, na linguagem e nas imagens mentais do sujeito. A ciência, segundo ele, avança ao identificar e superar esses entraves, adotando uma postura crítica e autocrítica, na qual a dúvida e o questionamento são ferramentas indispensáveis para a construção do conhecimento. No campo educacional, a filosofia bachelardiana exerce influência direta sobre o ensino de ciências e sobre a formação do pensamento crítico nos estudantes. A identificação e superação dos obstáculos epistemológicos no processo de aprendizagem revelam a necessidade de uma abordagem pedagógica ativa, que valorize a reflexão, o questionamento e a interdisciplinaridade que, por sua vez, emerge assim como elemento-chave na prática educativa, integrando conhecimentos de diferentes áreas para oferecer uma visão mais ampla e contextualizada da realidade. Nesse sentido, a filosofia escolar se mostra como ferramenta privilegiada para a formação do espírito científico, permitindo que o estudante desenvolva autonomia intelectual e capacidade crítica ao lidar com conceitos complexos. A influência de Bachelard também se manifesta nas discussões contemporâneas sobre currículo e políticas educacionais. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao enfatizar competências como o pensamento crítico, a argumentação e a resolução de problemas complexos, dialoga indiretamente com a ideia de “espírito científico” defendida pelo autor. Ao estimular a interdisciplinaridade e o protagonismo dos estudantes, a BNCC reforça a importância de formar cidadãos capazes de analisar a realidade de modo criativo e responsável, perspectiva que Bachelard já apontava décadas atrás. Neste sentido, admitindo-se o paradigma hermenêutico e por se tratar de uma pesquisa teórica, qualitativa, privilegia-se a pesquisa bibliográfica e análise de textos, notadamente, “A Formação do Espírito Científico” (1938) de Gaston Bachelard, bem como de outros textos citados nas referências bibliográficas. E, assim sendo, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar como o ensino da filosofia, a partir de Gaston Bachelard e por meio da interdisciplinaridade, pode contribuir na superação dos “obstáculos epistemológicos” que dificultam o aprendizado e, assim, promover um ensino mais engajador, significativo e relevante.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3537750 - SUZANO DE AQUINO GUIMARAES
Interna - 1067107 - GABRIELA DA NOBREGA CARREIRO
Externo à Instituição - GABRIEL KAFURE DA ROCHA
Notícia cadastrada em: 18/10/2025 09:17
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