PPGPF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA (REDE) - CFCH DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA - CFCH Telefone/Ramal: (81) 2126-8297

Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA DANIELLE DA SILVA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA DANIELLE DA SILVA ROCHA
DATA : 17/11/2025
LOCAL: Departamento de Filosofia (CFCH / UFPE) via Google Meet
TÍTULO:

NÃO HÁ CRIME SEM CASTIGO: Explorando os conceitos de Justiça de Hegel e Dostoiévski no ensino de filosofia


PALAVRAS-CHAVES:

Hegel. Dostoiévski. Justiça. Crime e Castigo. Ensino de Filosofia.


PÁGINAS: 71
RESUMO:

Este projeto se debruçou sobre as obras, notadamente “Princípios da Filosofia do Direito ou Direito Natural e Ciência Política em Compêndio” (1821), de Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831) e “Crime e Castigo” (1866) de Fiódor Dostoiévski (1821 1881), dois ícones do pensamento filosófico e literário, respectivamente. Hegel é abordado como Objeto de Conhecimento no Organizador Curricular do Estado de Pernambuco, portanto, cabe ao professor aproximar-se das concepções filosóficas hegelianas, ao passo que as aplica mediante metodologias que as tornem mais palatáveis à compreensão dos alunos. A pesquisa tratou do conceito de justiça em Hegel e propôs uma abordagem distinta para seu ensino em sala de aula, uma vez que utilizou da literatura, especificamente a obra “Crime e Castigo” (1866), de Dostoiévski. No romance, os personagens personificam dilemas éticos e questões morais e oferecem um terreno fértil para explorar temas filosóficos, sobretudo o conceito de justiça. Nesse ínterim, destaque-se a complexidade do conceito de justiça hegeliana, que é intrinsecamente ligada à liberdade e à realização do espírito ético na sociedade. Após a leitura e discussão das obras, os alunos serão orientados a escreverem “cartas filosóficas” endereçadas a Hegel ou Dostoiévski, articulando suas próprias compreensões do conceito de justiça, dialogando com os autores e refletindo sobre a aplicabilidade dos conceitos discutidos ao mundo contemporâneo e suas próprias experiências de vida. Ademais, discutir o conceito de justiça é fundamental para a formação ética e cidadã dos estudantes, sobretudo, ao visar atender às habilidades da BNCC no que se compreende por direitos e deveres dos cidadãos, bem como promover valores éticos e responsabilidade social. Com efeito, não apenas se atende aos requisitos curriculares, mas também se promove um aprendizado com intenções interdisciplinares, ao incentivar os alunos a estabelecerem conexões entre literatura, filosofia e a realidade contemporânea. Destarte, nesta pesquisa adotou-se uma metodologia hermenêutica que é essencial para desvendar as camadas de significado presentes nos textos filosóficos e literários, bem como na produção textual dos alunos. Assim sendo, esta pesquisa teve como objetivo geral investigar o conceito de justiça exposto nas obras “Crime e Castigo” de Dostoiévski e “Filosofia do Direito” de Hegel enquanto proposta didática para o ensino de filosofia.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3537750 - SUZANO DE AQUINO GUIMARAES
Interno - 2345686 - ALFREDO DE OLIVEIRA MORAES
Externo à Instituição - MARCOS FABIO ALEXANDRE NICOLAU
Notícia cadastrada em: 18/10/2025 09:17
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