A CONTEXTUALIZACAO DE TEMAS FILOSOFICOS COM O COTIDIANO ESCOLAR A LUZ DE HANNAH ARENDT: Uma ferramenta propedeutica a filosofia para o ensino medio da EREM Henrique Justino de Melo-PE
Contextualização, Cotidiano, Ensino de filosofia, Hannah Arendt, Ética, Política.
Esta dissertação tem por objetivo analisar a importância de contextualizar o ensino de Filosofia no cotidiano dos alunos do Ensino Médio da escola pública de Pernambuco, tendo como base e ponto de pesquisa a EREM Henrique Justino de Melo, em Jucati-PE. Como produto final da intervenção, serão produzidos textos baseados em conceitos centrais do pensamento de Hannah Arendt, mas abordados de maneira contextualizada, lúdica e acessível aos estudantes. Para a elaboração desses textos, serão selecionados alguns dos conceitos de Arendt relacionados à ética, política e responsabilidade com o mundo. Espera-se que, com este estudo, seja possível demonstrar como a contextualização de pensamentos filosóficos com a realidade dos alunos, assim como o uso de textos mais lúdicos adaptados ao seu contexto, pode contribuir para a compreensão e aplicação desses conhecimentos em suas vidas, especialmente no que se refere à ética e aos valores morais. A dificuldade dos alunos em compreender conceitos teóricos é apontada como um desafio, que pode ser superado ao conectar a Filosofia com a vida prática. A pesquisa defende que, ao trazer a Filosofia para a realidade dos estudantes, ela se torna mais significativa e eficaz, promovendo um ensino que vai além das avaliações tradicionais e contribui para a formação de adultos com consciência ética e política.