PPGPF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA (REDE) - CFCH DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA - CFCH Telefone/Ramal: (81) 2126-8297

Banca de DEFESA: ADRIANA TAVARES DE ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA TAVARES DE ALMEIDA
DATA : 25/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Remota
TÍTULO:

FILOSOFIA E INFANCIA DA ESCOLA: TECENDO ALGUMAS CONTRIBUICOES A PARTIR DO PROJETO EM CAIXAS A FILOFOFIA EN-CAIXA?


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Infância. Filosofia. Experiência de Pensamento. Alteridade.


PÁGINAS: 102
RESUMO:

O presente trabalho é uma experiência de pensamento e de escrita
composta por vários começos. O objetivo maior deste estudo é pensar a relação
entre infância e filosofia a partir das contribuições do Projeto “Em Caxias a
Filosofia en-caixa?” considerando seus muitos movimentos e possibilidades. A
infância aqui mencionada não é cronológica, mas acima de tudo é a infância do
pensar que se desdobra sempre que um novo pensamento surge. Assim como em
Sócrates todo início de um novo pensamento nasce como efervescência jovial,
não pretendemos com esta pesquisa reproduzir o projeto de Caxias aqui em
Recife, mas a partir dos rastros e ecos deixados por ele, intencionamos explorar
as potências que derivam dele para assim invencionar nossas próprias
experiências de pensamento. Para tal, o problema central que nos guia é pensar
em que medida e como podemos aproximar o que no Projeto Caxias se definiu
como experiência de pensamento das demandas pedagógicas e do pensar para
com as crianças de uma escola pública na periferia da Região Metropolitana do
Recife. Para tal, além de autores como Kohan, Larrosa, López, Deleuze e
Guattari, trabalharemos autores que se relacionam estreitamente com a questão
da ética da alteridade, tais como o filósofo lituano/francês Emmanuel Levinas. De
um modo geral, conseguimos invencionar nossas experiências de pensamento a
partir do que ressoa do projeto “Em Caxias a Filosofia en-caixa?”. As atividades
filosóficas na sala de aula do 5º ano indicaram a potência de uma reflexão mais
filosófica, traduzida, sobretudo, no que emergiu por meio de uma experiência de
pensar múltiplo e menos dogmático das crianças. Assim, foi possível encontrar na
infância e na filosofia o que parece pulsar na escola, mesmo que o contexto
institucionalizado não lhes seja tão favorável. Não por acaso, foram as crianças
que nos deram sinais da presença intensa da filosofia na escola, dando-lhes
sentido e vida.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2299922 - CONCEICAO GISLANE NOBREGA LIMA DE SALLES
Interno - 1796776 - JUNOT CORNELIO MATOS
Externa ao Programa - 1651275 - LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA - null
Notícia cadastrada em: 22/07/2025 12:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11