TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA DE HABERMAS: Caminho para uma Democracia Contextualizada na Pratica Educativa do Professor de Filosofia
Ação comunicativa. Ensino de Filosofia. Educação emancipadora. Habermas
O presente trabalho tem como objetivo explicitar as implicações da teoria da racionalidade comunicativa e da teoria da modernidade de Habermas sobre o campo educacional. O texto desenvolve, inicialmente, as principais ideias sobre estas duas teorias, apresentando um breve diagnóstico da crise atual da racionalidade e da educação. Como referencial aparecem os dois conceitos centrais do autor: do mundo da vida e do sistema. Na sequência, e realizada a análise das implicações da teoria comunicativa no campo educacional, avalia-se, do ponto de vista pedagógico, a eficácia das teses do pensador alemão. Destacam-se as consequências pedagógicas da mudança do paradigma da filosofia do sujeito para o paradigma da intersubjetividade, além do papel da filosofia nessa reconstrução. O desenvolvimento deste estudo foi de fundamentar uma proposta pedagógica crítica, tendo por base a Teoria da Ação Comunicativa de Habermas, ampliando uma discussão teórico-metodológica sobre o seu fazer, que se impõe pela necessidade de consolidar a importância do seu ensino, ultrapassando as fronteiras de uma imposição de conteúdos pré-estabelecidos provenientes da prática curricular com o ensino da Filosofia e ressignificando, pelo exercício do diálogo e pelas práxis da conversação argumentativa, a construção de habilidades e competências para o ensino e aprendizagem do filosofar na educação básica, no ambiente escolar, assim, tomando como objeto explorador do trabalho uma experiência didática que parte de um projeto de intervenção que foi realizado na Escola Municipal Antônio Pedro dos Santos, pertencente à rede pública de ensino da cidade de São Sebastião de Lagoa de Roça - PB.