O ATO DE LER NO DIDASCÁLICON DE HUGO DE SÃO VITOR: redescobrindo a leitura como uma possibilidade metodológica no ensino de filosofia na atualidade
Hugo de São Vitor; Filosofia da Leitura; Formação Filosófica e Pessoal;
Metodologia Vitoriana.
A presente dissertação visa examinar o ato de ler no Didascálicon de Hugo de São Vitor (1095
– 1141), uma obra considerada por muitos como um marco na história da educação medieval,
em busca de uma filosofia da leitura como instrumento formativo do estudante tanto no que diz
respeito ao conhecimento quanto ao desenvolvimento de qualidades morais e vitais
indispensáveis ao discente na aprendizagem. É na leitura, segundo Hugo de São Vitor, que se
concretiza a filosofia, o amor à Sabedoria, assim como o autoconhecimento, o conhecimento do
Criador e do mundo. Portanto, em uma geração que vem sendo bombardeada por um fortíssimo
estímulo no uso de aparelhos eletrônicos, redes sociais, canais de streaming, podcasts e outros
meios digitais de comunicação, inclusive na educação básica, através da recomendação do uso
das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), como metodologia
facilitadora dos saberes, vigente nos documentos normativos da Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) e da Base Curricular de Pernambuco, se faz necessário refletir sobre a leitura
teleológica de Hugo de São Vitor, como uma possibilidade metodológica no ensino de filosofia,
visando estabelecer um ponto de equilíbrio, que minimize os impactos negativos dessa
utilização na vida dos alunos, especialmente no ambiente escolar, para que tenhamos estudantes
não com alto nível de conhecimento, mas, acima de tudo, seres humanos saudáveis. Para isso,
nossa pesquisa também envolverá uma aproximação entre o pensamento de Hugo de São Vitor
e o conceito de leitura de mundo em Paulo Freire, em busca de encontros e desencontros que
contribuam aos objetivos deste trabalho, e uma apreciação das contribuições do psicanalista
Michel Desmurget sobre as consequências negativas do uso deliberado das telas à cognição dos
estudantes.