EDUCAÇÃO E NEOLIBERALISMO A PARTIR DA PERSPECTIVA DE MICHEL FOUCAULT
Educaçãp; Neoliberalismo; Democracia
Foucault inteira que, no seu curso denominado “O nascimento da biopolítica”, considera que o liberalismo foi o surgimento independente, típico deste século, não como a doutrina ou a crença de soberanos autoritários, o liberalismo é discursivo, práxis, uma combinação de conceito e um conjunto de outras práticas. A este respeito, o filósofo, conclui que o liberalismo pode ser interpretado como uma racionalidade que dita em ter outras práticas. Esta racionalidade é denominada governamentalidade por Foucault e supõe algo mais do que as ações estatais. É possível, pois se difunde pela sociedade, porém, de uma forma desigual e oscilada pelas formas de governança estatal. Deste modo, a governamentalidade liberal, que considerava a liberdade do mercado condição natural, podia interferir no mercado como a preservação da liberdade natural do mercado.
Tais intervenções no campo social eram possíveis por meio do uso de biopolíticas. Ao maximizar as condições de vida da população através de mecanismos que reduziam seus riscos, as biopolíticas criavam as bases para garantir o mercado livre. Os conceitos foucaultianos de biopolítica e biopoder representam o auge de sua análise dos micropoderes disciplinares, iniciada nos anos setenta. Consolidando análises e conceitos já reconhecidos, eles também causaram desestabilizações em relação ao que o autor havia esboçado em obras anteriores, A Verdade e as Formas Jurídicas e Vigiar e Punir.