CONCORDAR EM DISCORDAR: um experimento pedagógico visando à formação para a tolerância política em consonância com o pensamento democratizante de John Dewey
Democracia; Educação política; Metodologia ativa.
Este trabalho aborda a necessidade de reformulação dos métodos de ensino, visando promover uma cultura democrática, inclusiva e reflexiva nas escolas, alinhado ao pensamento de John Dewey. Examina o papel crucial da escola na formação cidadã e destaca as metodologias ativas como instrumentos potencializadores do processo ensino-aprendizagem. Dewey enfatiza a importância do ambiente escolar como um microcosmo da sociedade democrática, onde a participação, expressão e debate de ideias são valorizados. A pesquisa propõe a incorporação da filosofia no currículo escolar para desenvolver o raciocínio crítico e reflexivo dos alunos, preparando-os para o exercício consciente da cidadania em uma sociedade marcada pela diversidade política e pelos desafios contemporâneos. O estudo, de natureza qualitativa, envolveu quarenta participantes, alunos do 3º ano do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio Augusto Severo (ERAS). A metodologia de instrução entre pares (peer instruction) foi aplicada como recurso metodológico nesse contexto.