PPGPF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA (REDE) - CFCH DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA - CFCH Telefone/Ramal: (81) 2126-8297

Banca de DEFESA: MANOEL SOBRAL NETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MANOEL SOBRAL NETO
DATA : 31/07/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

CONCORDAR EM DISCORDAR: um experimento pedagógico visando à formação para a tolerância política em consonância com o pensamento democratizante de John Dewey


PALAVRAS-CHAVES:

Democracia; Educação política; Metodologia ativa.

 


PÁGINAS: 52
RESUMO:

Este trabalho aborda a necessidade de reformulação dos métodos de ensino, visando promover uma cultura democrática, inclusiva e reflexiva nas escolas, alinhado ao pensamento de John Dewey. Examina o papel crucial da escola na formação cidadã e destaca as metodologias ativas como instrumentos potencializadores do processo ensino-aprendizagem. Dewey enfatiza a importância do ambiente escolar como um microcosmo da sociedade democrática, onde a participação, expressão e debate de ideias são valorizados. A pesquisa propõe a incorporação da filosofia no currículo escolar para desenvolver o raciocínio crítico e reflexivo dos alunos, preparando-os para o exercício consciente da cidadania em uma sociedade marcada pela diversidade política e pelos desafios contemporâneos. O estudo, de natureza qualitativa, envolveu quarenta participantes, alunos do 3º ano do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio Augusto Severo (ERAS). A metodologia de instrução entre pares (peer instruction) foi aplicada como recurso metodológico nesse contexto.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.345.255-** - CHRISTIAN LINDBERG LOPES DO NASCIMENTO - UFS
Externo à Instituição - CRISTIANO DAS NEVES BODART - UFAL
Interno - 1796776 - JUNOT CORNELIO MATOS
Notícia cadastrada em: 02/07/2024 12:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03