ENSINO DE FILOSOFIA NUMA PERSPECTIVA MARXISTA
Marx. Formação humana. Trabalho. Consciência crítica. Ensino de filosofia.
Uma das grandes questões da filosofia é a questão do Ser, ou seja, a essência do que existe, em especial a essência humana ou, em outras palavras, o que é humano. Karl Marx (1818-1883) revolucionou a forma de se compreender o Humano ao retirar-lhe atributos a-históricos e pensando-o sob a perspectiva do materialismo dialético. Deste modo, o ser humano só pode ser pensado e compreendido em sua complexidade dialética dentro de um contexto sócio-historicamente determinado, ou seja, a partir da concretude de sua existência. Na esteira do marxismo, sob a perspectiva do trabalho como práxis e sua alienação, István Mészáros (1930-2017) busca compreender tais implicações sobre o ser humano pelas suas relações de trabalho e educação – socialização – liberdade e ideologia. Já a Escola, com suas contradições internas – que são espelho e reflexo das contradições da própria sociedade –, assume importância crucial ao se revelar como um campo de disputa de interesses diversos e por ter papel preponderante na formação dos sujeitos, individuais e coletivos, nas sociedades contemporâneas. Com efeito, pensar o lugar que a filosofia e seu ensino ocupam na realidade escolar brasileira nos impõe ter que compreender os descaminhos percorridos por tal saber em território nacional ao longo de nossa história, isso implicaria percorrer suas mais variadas formas de organização e expressão, institucionalizada ou não, além de considerar, de forma holística, os diversos fatores presentes na estrutura social em questão. Assim, compreender convergências e divergências, numa perspectiva marxista, entre educação, ensino de filosofia e sociedade pode contribuir para uma concepção de educação mais emancipadora e verdadeiramente pública e de qualidade enquanto papel e potência da educação e da própria filosofia. Neste sentido, admitindo um paradigma hermenêutico e por se tratar de uma pesquisa bibliográfica, o objetivo geral desta pesquisa é investigar a formação humana enquanto relação entre trabalho, alienação e consciência crítica, numa perspectiva marxista, a partir da experiência do ensino de filosofia no ensino médio.