FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA FOUCAULTIANA PARA A PERCEPÇÃO CORPORAL DAS/OS ALUNAS/OS
Corpo; Escola; Gênero; Percepção; Sexualidade.
presente trabalho tem por objetivo proporcionar uma percepção corporal para os alunos nas aulas de Filosofia no Ensino Médio a partir da perspectiva foucaultiana, de modo que, com base nela, eles possam verificar o nível de satisfação em relação aos seus corpos em sala de aula e compreender a transformação do aluno na relação que temos com nós-mesmos e com o mundo (experiência – limite). Por isso, a partir do pensamento filosófico do francês Michel Foucault, fora aplicado um questionário fechado com trinta e duas perguntas para identificar a percepção corporal dos alunos dos diversos temas abordados em sala de aula. Apontamos que a maioria dos alunos pesquisados gostariam de modificar alguma parte dos seus corpos, que estão relacionados as suas aparências. Porém, os alunos não se sentem felizes com os seus corpos. Fica evidente que os alunos percebem alguém observando os seus corpos na escola. Desse modo, podemos ressaltar que o ambiente das aulas de filosofia não é o único espaço escolar que se tem a aparição do corpo como a construção de identidades, mas em todos os ambientes no interior da escola, pela interação com o outro e por meio da presença corporal.