A vida sociocultural dos instrumentos musicais: o banjo-tenor no bumba-meu-boi do Maranhão, sotaque de orquestra
Sociologia da música; Cultura popular do Maranhão; Bumba-meu-boi de orquestra; Banjo-tenor maranhense.
Esta dissertação investiga a vida sociocultural do banjo tenor no Bumba meu boi de orquestra do Maranhão, combinando etnomusicologia e organologia. Analisa como fatores musicais, históricos e socioculturais moldaram a adoção, construção e uso do instrumento. A pesquisa se fundamenta na função da música na cultura (Merriam, 1964) e na análise da vida social dos instrumentos (Bates, 2012). Explora a integração do banjo tenor na tradição, descrevendo a produção artesanal e suas ligações sociais (Seeger, 2008). Examina a importância, características musicais e distinções do banjo tenor, buscando compreender seu significado para os participantes. O "sotaque de Orquestra" serviu como campo de estudo. A pesquisa visa iluminar a específica inserção do banjo tenor no Bumba meu boi maranhense. O delineamento metodológico utiliza abordagem qualitativa, segundo Flick (2009). A coleta de dados envolveu entrevistas semiestruturadas com músicos, construtores e brincantes, e observação participante. A análise dos dados qualitativos (Minayo, 2010; Gil, 2008) busca identificar significados e interpretações nas narrativas, visando uma compreensão aprofundada da vida sociocultural do banjo tenor no contexto do Bumba Meu Boi de Orquestra do Maranhão.