FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS EM MÚSICA DO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO - CAMPUS BELO JARDIM E SUA RELAÇÃO COM A HABILITAÇÃO EM INSTRUMENTO MUSICAL
formação docente, habilitação em instrumento, licenciatura em música.
O presente trabalho teve como objetivo investigar como está acontecendo a formação docente dos licenciandos em música do Instituto Federal de Pernambuco, campus Belo Jardim, a partir da perspectiva dos licenciandos e dos documentos disponibilizados no site da referida instituição. Os objetivos específicos foram Identificar como a aprendizagem de um instrumento musical está representada nos documentos oficiais do IFPE-BJ, elencar as motivações de ingresso dos estudantes no curso de licenciatura em Música do IFPE-BJ e analisar de que maneiras a formação em um curso de licenciatura interfere na relação dos estudantes com sua aprendizagem instrumental. O referencial teórico do trabalho está fundamentado nos conceitos do sociólogo francês Claude Dubar (2005; 2006). Foi realizado um estudo de entrevistas com dez licenciandos do Campus acima citado. As técnicas utilizadas foram a entrevista semiestruturada e a análise do Projeto Pedagógico do Curso, todos analisados de forma qualitativa. A partir da análise feita, considerei que a proposta do curso de licenciatura em música do IFPE-BJ ainda não se apresenta clara para os alunos que ingressam no mesmo para iniciar uma formação docente. Os aspectos apresentados nos relatos dos estudantes tornam o curso um espaço em que os objetivos profissionais de cada aluno sejam os mais diversos possíveis, como resultado encontrei uma identidade profissional em constante mudança em todo o período de graduação destes alunos em formação. Proponho que o ingresso dos alunos seja mais bem elaborado quanto a esclarecer para os futuros ingressos a formação específica pela qual o curso se propõe oferecer bem como suas possibilidades de atuação profissional.