O PROCESSO DE DIDATIZAÇÃO DA MÚSICA POPULAR NO ENSINO DO VIOLINO: O CASO CAROL PANESI
Violino Popular; Transposição didática; Didatização; Práticas populares.
Este trabalho analisou a didatização de práticas populares no ensino do violino da professora e artista Carol Panesi, através da pergunta: “Como integrar práticas populares no ensino-aprendizagem do violino? A pesquisa escolheu como caso a didatização feita pela violinista Carol Panesi, uma vez que ela elaborou uma metodologia própria com base nas experiências musicais que teve ao fundir seus conhecimentos aprendidos no Conservatório Brasileiro de Música e a Orquestra Família (Projeto do Itiberê Zwarg), baseando seu ensinamento de improvisação e criatividade em três pilares: Rítmico, melódico e harmônico. Os objetivos específicos buscaram compreender as funções e características do ensino tradicional no violino, compreender as características da aprendizagem musical popular e refletir sobre a junção das duas práticas adaptadas para o ensino do violino. Por fim, concluiu-se que para trabalhar práticas populares no ensino-aprendizagem do violino, não é necessário afastar-se das metodologias tradicionais, mas agregá-las de modo a complementar uma construção técnica e musical mais ampla.