O ENSINO DE CANTO POPULAR BRASILEIRO NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE/PB: escolhas pedagógicas e saberes docentes
Canto popular brasileiro; Ensino de canto popular; Saberes docentes.
O presente trabalho tem como objetivo geral compreender como é ensinado o canto popular brasileiro no município de Campina Grande/PB. Como objetivos específicos, busca-se: (1) verificar o que os professores entendem por canto popular brasileiro; (2) observar os critérios que direcionam as escolhas pedagógicas daquilo que se entende por canto popular brasileiro e (3) identificar os saberes docentes desses professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e como ferramenta para a coleta de dados utilizamos as entrevistas semiestruturadas com oito professores de canto. A fundamentação teórica do trabalho será feita com base em dois principais autores, Maurice Tardif (2014) e Clermont Gauthier et al (2013), que abordam a teoria dos saberes docentes. A análise dos dados apresentada para a qualificação ainda é parcial e busca traçar o perfil socioprofissional dos entrevistados, por meio do estudo de elementos pessoais, de formação e atuação desses professores. Esse mapeamento é importante para as próximas etapas de análise, para compreender quem é o professor de canto popular atuante na cidade de Campina Grande/PB e, assim também, suas escolhas pedagógicas e saberes docentes.