Dissertações/Teses

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2024
Dissertações
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  • JOSE GONCALVES DA SILVA
  • DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA E FORMAÇÃO CONTINUADA: ações e práticas do trato pedagógico de docentes dos anos finais da Escola João XXIII

  • Orientador : AURENEA MARIA DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • AURENEA MARIA DE OLIVEIRA
  • RAPHAEL GUAZZELLI VALERIO
  • NADIA PATRÍZIA NOVENA
  • Data: 05/03/2024

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  • O combate à homofobia, nos anos finais do ensino fundamental da rede municipal de ensino do Recife, tem sido destaque nos corredores da Escola Municipal João XXIII. Assim, atitudes segregadoras e excludentes, por parte de gestores, docentes e técnicos pedagógicos, que manifestam discriminações a colegas e alunos com base em discursos normatizadores de padronização das identidades sexuais, têm sido combatidas, sublinhando a necessidade de formação continuada no que tange ao trato com a diversidade, em nosso caso especificamente, a diversidade sexual, envolvendo estudantes LGBTQIA+. O não entendimento e a não aceitação das identidades sexuais na escola, seja por uma narrativa de cunho biológico, religiosa ... deve ser debatida e dialogada e não silenciada. Desse modo, o desenvolvimento de práticas pedagógicas, no espaço escolar em tela, tem sido feito de forma reflexiva, visando a promover uma educação inclusiva, pautada nos direitos humanos, alinhada a uma filosofia Freiriana no que se refere à valorização dos saberes populares. Diante disso, optamos para esta pesquisa por uma metodologia qualitativa, realizada a partir dos estudos de Ludke e André, fazendo uso de diário de campo, análise documental e análise de discurso, esta última assentada no trabalho de Eni Orlandi. Na parte teórica, utilizamos textos de Butler e Louro, estabelecendo um recorte acerca das pedagogias das sexualidades. Nossos resultados deram conta da identificação de uma política curricular de ensino, definida a partir do ano de 2021, revisada e atualizada mediante as diretrizes nacionais curriculares BNCC (2021), que acarretou na redução/enxugamento do tema da diversidade sexual ao campo apenas do biológico. Isso fortaleceu a presença de uma homofobia velada nos estabelecimentos educacionais, colaborando com processos de evasão escolar, contudo, na escola João XXIII, tal situação possibilitou o contrário, isto é, viabilizou a realização de projetos de intervenção, como o corredor do enfrentamento, que culminou em projetos outros, inter e transdiciplinares, que visaram/visam o acolhimento de estudantes que não se enquadram ao/no modelo heteronormativo, hegemônico socialmente.


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  • A pesquisa busca analisar a formação docente e continuada de temas ligados às expressões da diversidade sexual, a partir da política de ensino e de formação da rede municipal do Recife, com vistas ao acesso e permanência de estudantes no espaço escolar, a partir do referencial do direito à diferença. Neste aspecto, objetiva-se avaliar o trato dessa temática da diversidade sexual, especificamente na escola João XXIII, quanto a sua efetivação na prática pedagógica escolar do corpo docente e sua  formação continuada, junto a estudantes LGBTQIA+ dos anos finais, a partir das metas e ações  prescritas no projeto político pedagógico (PPP) e nos cadernos da política de ensino e de formação da rede municipal de Recife.

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  • GISELLE MARIA CARVALHO DA SILVA LIMA
  • PLATAFORMA DIGITAL CINE NO 7 COMO APOIO À FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES MULTIPLICADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE.

  • Orientador : RAYLANE ANDREZA DIAS NAVARRO BARRETO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALEXIA PADUA FRANCO
  • RAYLANE ANDREZA DIAS NAVARRO BARRETO
  • VIVIANE DE BONA
  • Data: 05/03/2024

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  • O interesse na condução desta pesquisa vem da necessidade de compreender e contribuir  com as práticas de  formação continuada para os professores multiplicadores na área de cinema na Rede Municipal de Ensino do Recife. Parte-se do pressuposto que ela pode ser facilitada a partir da disponibilização de conteúdos por um instrumento de acesso online simples, rápido e intuitivo. Para tanto, tomou-se como objeto de estudo a política de formação continuada de professores do município de Recife-PE, tendo por objetivo geral compreender as práticas de formação continuada para os professores multiplicadores na área de cinema na Rede Municipal de Ensino do Recife. Neste sentido, constituíram-se objetivos específicos: identificar as formas e conteúdos contemplados nas formações continuadas na área de cinema para os professores multiplicadores; analisar a adequação do material/ conteúdos trabalhados nas formações continuadas na área de cinema para os professores multiplicadores e desenvolver como sugestão pedagógica o uso de uma plataforma digital voltada para a fruição e a produção de cinema na escola como alternativa complementar à formação continuada do professor multiplicador. De caráter qualitativo, a pesquisa foi desenvolvida a partir dos seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental (Gil, 2008; Lüdke; André, 2018); pesquisa diagnóstica mediante aplicação de questionário online, via Google Forms (Mota, 2019); e entrevista semidiretiva de forma coletiva (Amado, 2014; Minayo, 1994). Teoricamente as análises empreendidas foram feitas a partir das obras de Araújo (2019), Nóvoa e Alvim (2022), Teixeira e Silva e Lima (2010) sobre a Formação Continuada de Professores. Sobre Cinema e Educação, foram utilizados os conceitos de Educomunicação de Mogadouro (2011), Soares (2011) e Pitanga (2020) e de Fruição audiovisual de Carvalho (2012) e Mayor e Miranda (2015) e de Produção Audiovisual de Francischelli (2021), Corrochano e Pistilli (2015) e Mendes (2022). Foi ainda apresentado o cinema na Lei de Diretrizes e Bases, com a Lei 13.006/2014 (Brasil, 2014), as indicações e orientações para o trabalho com o Cinema na Educação Infantil e no Ensino Fundamental abordados na Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) e para o trabalho com o Cinema na Educação Jovens e Adultos apresentados na Política de ensino da rede municipal do Recife (Recife, 2021a). O resultado, que compreende aspectos relativos à formação continuada do professor multiplicador da Rede Municipal do Recife, compostos por conteúdos voltados à fruição e à produção de cinema na escola, foi o desenvolvimento da Plataforma acessível Cine no 7, disponível no endereço https://sites.google.com/prof.educ.rec.br/cine-no-7.


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  • O interesse na condução desta pesquisa vem da necessidade de compreender a  formação continuada para os professores multiplicadores na área de cinema na Rede  Municipal de Ensino do Recife, partindo do pressuposto que ela pode ser facilitada a partir  da disponibilização de um instrumento de acesso online simples, rápido e intuitivo (produto  final que descende da pesquisa). Para tanto constituem-se objetivos específicos: Identificar  as formas e conteúdos contemplados nas formações continuadas na área de cinema para os  professores multiplicadores; analisar a viabilidade e aplicação dos conteúdos trabalhados  nas formações continuadas na área de cinema para os professores multiplicadores e por fim  apresentar como sugestão o uso de uma plataforma virtual, com o formato de aplicativo,  voltada para o fazer cinema na escola como alternativa complementar à formação  continuada do professor multiplicador. Teoricamente a investigação se alicerça na noção de Formação Continuada de professores de Tardif (2014), Moran, Masetto, Behrens (2011) e  na relação Cinema e Educação de Roig (2021), Napolitano (2009), Christ (2021) e Duarte (2009). Aspectos relativos à produção de materiais educacionais digitais e direitos autorais  também são abordados a partir da perspectiva de Ferreira (2012), Falkembach (2005),  Santos (2020), Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015); Sousa et. al., (2011). A pesquisa tem abordagem metodológica qualitativa do tipo pesquisa-ação, tendo como técnica de coleta  de dados as pesquisas bibliográfica e documental segundo Gil (2008), Lima e Mioto (2007) e Lüdke e André (2018), a aplicação de questionário no formato online e a realização de  entrevista coletiva semiestruturada online. A proposta para o produto final é criar uma  plataforma virtual, um repositório digital, no modelo de um site responsivo como apoio à  formação continuada em cinema para os professores multiplicadores da Rede Municipal de  Ensino do Recife.

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  • ANA MIRELA TORRES MOREIRA
  • COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA NA ESCOLA PÚBLICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM A SÍNDROME CONGÊNITA DO VÍRUS ZIKA NO MUNICÍPIO DO RECIFE


  • Orientador : TICIA CASSIANY FERRO CAVALCANTE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JULIANA FONSECA DE QUEIROZ MARCELINO
  • RAFAELLA ASFORA SIQUEIRA CAMPOS LIMA
  • TICIA CASSIANY FERRO CAVALCANTE
  • Data: 20/03/2024

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  • O Zika Vírus ganhou destaque no Brasil nos anos de 2015 e 2016. Naquela época nosso país enfrentou um surto de infecções causadas por este vírus que impactaram tanto para as famílias afetadas quanto para os sistemas de saúde e educação. Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou a relação entre o Zika Vírus com a microcefalia através da identificação da presença do vírus no líquido amniótico de bebês de mães infectadas durante a gestação. Também foi constatado que a microcefalia era apenas uma das características que poderia aparecer devido à infecção por este vírus que também poderia apresentar outros defeitos congênitos, sendo chamado de Síndrome Congênita do ZikaVírus (SCZ). Diante disto, um novo capítulo se desenhou na educação em nosso país,colocando o professor diante de algo novo. Dentre as comorbidades acometidas pela SCZ,este estudante poderá apresentar ausência e/ou dificuldade de fala e o professor tem apossibilidade de se utilizar de artefatos para fazer com que este indivíduo sinta-se parte dogrupo através da interação com o meio. Assim, focaremos na CAA (ComunicaçãoAumentativa e Alternativa) que surge como um recurso que visa eliminar as barreirascomunicativas, promovendo a inclusão. Isto posto, temos como objetivo geral analisar autilização da CAA como recurso na inclusão da criança acometida pela SCZ na sala deaula regular da escola participante da Rede do Recife. Também definimos como objetivosespecíficos: Observar como se dá a realização das atividades pedagógicas dentro da salade aula com a estudante acometida pela SCZ; Traçar um perfil comunicativo da estudantea partir das observações sem o uso da CAA; Realizar intervenções com o professor sobre o uso da prancha de CAA através de atividades adaptadas por este recurso; Acompanhar oprocesso de seu uso pelos sujeitos pesquisados durante as atividades pedagógicas; Avaliaros impactos da CAA na prática pedagógica do professor que contribuíram para a inclusãoda estudante, fazendo um comparativo entre antes e depois da sua utilização; Produzir umlivro de literatura infantil adaptado com o recurso de CAA. Como percurso metodológico,nossa abordagem será qualitativa, caracterizando-se pela pesquisa ação por ser umametodologia muito utilizada em projetos de pesquisa educacional. Como sujeitos da nossa pesquisa, participarão uma estudante com acometida pela SCZ, seu respectivo professor da sala de aula regular, a estagiária que a acompanha, sua professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e sua mãe. Realizamos entrevistas semiestruturadas, observações na sala de aula regular e videografias, registrando os dados coletados através do diário de campo, além de realizarmos planejamento de aula junto ao seu professor e intervenções didáticas, utilizando recursos da CAA. Após a coleta de dados, utilizaremos a Análise de Conteúdos na perspectiva de Bardin, além de nos apoiarmos na abordagem histórico-cultural de Vygotsky, pois salienta que a aprendizagem e a formação de conhecimento se dão através da interação com outras pessoas. Desta investigação, observamos que a utilização das atividades de CAA contribuiu significativamente para a inclusão da estudante e consequentemente seu desenvolvimento cognitivo, a partir de sua participação ativa durante as atividades, além da ampliação do seu repertório verbal, passando a comunicar-se mais da forma oral do que através de gestos, conseguindo oralizar algumas frases pequenas a partir de 3 palavras, desmistificando que a CAA inibe a fala.


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  • Em 2015, o Brasil passou por uma epidemia de crianças que estavam nascendo com o perímetro cefálico inferior a 33 cm, a chamada microcefalia. A Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou a relação entre o Virus Zika com a microcefalia através da identificação da presença do vírus no líquido amniótico de bebês cujas mães foram infectadas durante a gestão. Também foi constatado que a microcefalia era apenas uma das características que poderia aparecer devido à infecção por este vírus que também poderia apresentar outros defeitos congênitos, tais como anormalidades oculares, ausência de oralidade, artrogripose, epilepsia generalizada, problemas de deglutição e diminuição dos reflexos (hiporreflexia). A partir disto, este conjunto de alterações neurológicas relacionadas ao zika vírus passou a ser chamado de Síndrome Congênita do Vírus da Zika (SCZ). Diante disto, um novo capítulo se desenhou na educação em nosso país, colocando o professor diante de algo novo. Além da microcefalia, este estudante poderá apresentar ausência de fala e o professor tem a possibilidade de se utilizar de artefatos para fazer com que esta criança não oralizada sinta-se parte do grupo através da interação com o meio. Assim, focaremos na CAA (Comunicação Aumentativa e Alternativa) que surge como um recurso que visa eliminar as barreiras comunicativas, promovendo a inclusão. Isto posto, temos como objetivo geral analisar a utilização da CAA como recurso auxiliar na inclusão das crianças com microcefalia acometidas pela SCZ, que não possuem oralidade, na sala de aula regular de escolas ou creches da Rede Pública do Município de Recife. Também definimos como objetivos específicos: Mapear o uso da CAA pelos professores de sala regular; Identificar o impacto da CAA na prática pedagógica do professor da sala de aula regular; e confeccionar um guia com orientações básicas para introdução à CAA que contribua para inclusão de crianças com microcefalia acometidas pela SCZ nas escolas municipais do Recife. Como percurso metodológico, nossa abordagem será qualitativa, caracterizando-se pela pesquisa ação por ser uma metodologia muito utilizada em projetos de pesquisa educacional. Como sujeitos da nossa pesquisa, participarão crianças com microcefalia acometidas pela SCZ, não verbais, e que estejam cursando a Educação Infantil e/ou Ensino Fundamental da Rede Municipal de Recife e seus respectivos.

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  • BEATRIZ CRISTINA ELIAS DOS SANTOS
  • ENTRE LONGAS, CURTAS E ANIMAÇÕES: os multiletramentos audiovisuais e suas linguagens – uma experiência de “trelas” e telas no ambiente escolar na educação da Rede Municipal do Recife

  • Orientador : PABLO FRANCISCO DE ANDRADE PORFIRIO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ARTHUR GUSTAVO LIRA DO NASCIMENTO
  • PABLO FRANCISCO DE ANDRADE PORFIRIO
  • RAYLANE ANDREZA DIAS NAVARRO BARRETO
  • Data: 22/03/2024

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  • A pesquisa tem foco na investigação das relações entre Linguagem Audiovisual e Educação como instrumentos de aprendizagem e prática escolar. Para tanto, são situadas as trajetórias político-educacionais sobre o audiovisual e o cinema no Brasil e no Recife. A metodologia empregada caracteriza a abordagem como pesquisa-ação, pelo fato de a pesquisadora fazer parte do processo de assessoramento das escolas abordadas. Os instrumentos de coleta de dados foram: microentrevistas com estudantes e professores, depoimentos e atividades em oficinas com múltiplas linguagens e dispositivos de audiovisualidades. Os lócus da pesquisa foi uma escola de Ensino Fundamental do município de Recife. Buscou-se consubstanciar aportes aos professores e à academia, no que tange às observações em torno do letramento audiovisual, da utilização das tecnologias, da cultura de pertencimento e da importância de se pensar novas abordagens dentro das escolas, quando o assunto é cinema e o audiovisual. Levou-se em consideração que a construção crítica instiga a sensibilidade, permeando os diálogos entre docentes e discentes para a criatividade e cumplicidade na apropriação de uma ampliação da linguagem audiovisual. Para isso, buscou-se apoio teórico em diálogos com aportes concernentes a tópicos como o processo político-histórico da Escola Nova (Saviani, 2021), os letramentos digitais de Kenski (2012), a aprendizagem e interações sociais nos processos de imaginação e criação de Vigotski (La Taille, Oliveira e Dantas,1992), as abordagens sobre cinema, educação e audiovisualidades de Duarte (2002) e Fresquet (2020) e as reflexões de Freire (1998a) a respeito do fazer pedagógico. As discussões culminaram no planejamento e realização de oficinas temáticas pedagógicas nas quais os participantes experenciaram práticas audiovisuais na escola. Foram realizados cinco experimentos, nomeados de Trelas e Telas, experiências que resultaram na criação de cinco filmes de animação, usando-se técnicas de stop-motion em papel e objetos. Os materiais delineados e elaborados pelos estudantes versaram sobre os saberes de temas dos anos letivos de 2022 e 2023, através de temáticas que abordaram temas de seu cotidiano dentro e fora da escola. Esse conjunto de experiências propiciou a elaboração do produto desta pesquisa em forma de recursos didáticos, a Caixa de Trelas e Telas: o audiovisual na escola, trelas para experiências em sala de aula, com um guia de práticas audiovisuais que reúne sugestões alinhadas ao currículo escolar.


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  • A pesquisa tem foco na investigação das relações entre Linguagem Audiovisual e a Educação, como instrumento de uma nova cultura escolar. Situando-as trajetórias políticas educacionais sobre o audiovisual e o cinema. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como pesquisa-ação, pelo fato de a pesquisadora fazer parte do processo de assessoramento das escolas de onde ocorre a pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados serão: micro entrevistas aos estudantes e professores, depoimentos e atividades com oficinas com múltiplas linguagens e dispositivos de audiovisualidades buscando a análise reflexão coletiva das observações, bem como construções de intervenções. O lócus da pesquisa será em duas escolas de anos iniciais do ensino fundamental do município de Recife envolvendo estudantes e professores. Trazendo aporte aos professores e à academia, no que tange às observações em torno do letramento audiovisual, da utilização das tecnologias, da cultura de pertencimento e da importância de se pensar abordagens dentro das escolas, quando o assunto é cinema, vídeos e outras mídias. A construção crítica instiga a sensibilidade, permeando os diálogos entre docentes e discentes para a criatividade, cumplicidade na apropriação da ampliação da linguagem audiovisual. Para isso os diálogos permearam entre processo político/histórico da Escola Nova, Saviani (2007), os letramentos digitais de Kenski (2012), a aprendizagem e as interações sociais nos processos de imaginação e criação de Vygotsky. Cinema e Educação e audiovisualidades de Duarte (2002) e Fresquet (2015). O fazer pedagógico de Freire (1996). As discussões culminaram no planejamento e execução de um clube de cinema com oficinas temáticas pedagógicas e na proposta de um produto resultaram na criação de filmes de animações usando técnicas de Stop Motion em papel e objetos. O material foi delineado e elaborado pelos estudantes, que versaram sobre os saberes de temas do ano letivo vigente em temáticas que permearam o seu cotidiano dentro e fora da escola.

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  • MARIA CLAUDIA GAMA FIALHO MACÊDO
  • Inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA): uma intervenção pedagógica e suas contribuições na formação docente

  • Orientador : RAFAELLA ASFORA SIQUEIRA CAMPOS LIMA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • RAFAELLA ASFORA SIQUEIRA CAMPOS LIMA
  • TICIA CASSIANY FERRO CAVALCANTE
  • SANDRA PATRICIA ATAIDE FERREIRA
  • Data: 25/03/2024

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  • Esta pesquisa tem como objetivo é realizar uma intervenção pedagógica voltado para a formação continuada dos docentes que atuam diretamente com os alunos com Transtorno do Espectro Autista através de um projeto de intervenção. O referencial teórico foi embasado em estudos de Russo (2020), Ferreira (2016), Azevedo (2017), Thiollent (2011), Tardiff (2002), dentre outros que contribuíram para dar suporte à escrita dessa dissertação. Uma pesquisa de natureza qualitativa, sendo a Pesquisa-ação a metodologia escolhida para conduzir o caminho ou o conjunto de procedimentos que irá interligar conhecimento e ação, ou para extrair da ação novos conhecimentos. O lócus da pesquisa foi a escola municipal Ministro Jarbas Passarinho, localizada no município do Ipojuca-PE. Participaram da pesquisa 06 (seis) professores efetivos do ensino fundamental dos anos iniciais e finais, nos quais possuíam alunos com TEA em suas respectivas turmas. O instrumento utilizado para coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, no qual foi realizada em dois momentos distintos, antes e após a intervenção. Os resultados demonstraram quanto a concepção dos docentes no que tange os aspectos da inclusão educacional dos alunos com TEA, que todos os profissionais entrevistados apresentaram um conceito e uma concepção mais aprimorada sobre os aspectos e características de uma educação inclusiva quando comparados com as ideias iniciais, ou seja, antes da participação nas formações. No que se refere a sensibilização dos professores, podemos constatar que de fato ocorreram mudanças comportamentais relacionadas ao olhar, pensar e se mover com intencionalidade, demonstrando uma certa sensibilidade com relação ao senso de responsabilidade e conscientização do seu real papel enquanto docente no processo de inclusão desses alunos. Quando analisamos as principais dificuldades relatadas pelos docentes no que tange o processo de ensino-aprendizagem dos alunos com TEA, percebemos que, o planejamento do ensino parece estar diretamente associado aos saberes docentes e que a falta ou a defasagem nesses saberes implicam em um planejamento sem intencionalidade e professores pouco preparados para direcionar estratégias específicas que contribuam para o desenvolvimento das potencialidades dos educandos com TEA. E por fim e última categoria de análise, averiguamos a importância das formações continuadas em serviço na concepção dos professores envolvidos na pesquisa e aferimos que em geral todos concordam que as formações continuadas são um caminho interessante nesse processo de compreender as características, desenvolver estratégias e direcionar a prática pedagógica aos estudantes com TEA.


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  • Resumo:

    Esta pesquisa terá como objeto de estudo as concepções dos professores do ensino fundamental de uma escola do município de Ipojuca-PE, no que se refere a inclusão do aluno com TEA, bem como a formação continuada de professores a partir de um projeto de intervenção elaborado e direcionado aos docentes dessa unidade escolar. O lócus de pesquisa será a escola Municipal Ministro Jarbas Passarinho, por ser o local onde atuamos no município. A pesquisa foi

     

    desenvolvida a partir do projeto escolar intitulado: “Brincar, Educar e Incluir: Ressignificando às práticas corporais na educação física escolar”, que foi financiado pela Secretaria Municipal de Educação, após ser aprovado numa seleção de projetos. No contexto da execução do projeto serão realizados momentos formativos em serviço, no qual contaremos com a participação de profissionais com saberes notórios no transtorno do espectro autista e que contribuirão para o aumento do acervo dos docentes no que diz respeito ao conhecimento sobre os aspectos inclusivos destes estudantes no contexto escolar. As formações terão a duração de 6 (seis) meses e cada formador convidado participará com uma sequência de 3 (três) encontros abordando e dando continuidade ao tema referido por cada profissional. A pesquisa será do tipo Qualitativa, sendo a Pesquisa-ação a metodologia escolhida para conduzir o caminho ou o conjunto de procedimentos que irá interligar conhecimento e ação. A população alvo da pesquisa serão os docentes (anos iniciais e finais do ensino fundamental) efetivos e que se encontrem originalmente lotados na Escola municipal Ministro Jarbas Passarinho, localizada no distrito de Camela- Ipojuca-PE e que possuam em suas turmas pelo menos um aluno que se encontre dentro do espectro do autismo. Os instrumentos de coleta de dados que serão utilizados na pesquisa serão as entrevistas semiestruturadas que ocorrerão em dois momentos, antes e após a intervenção, e as discussões de grupo que ocorrerão com a intenção de refletir sobre os momentos formativos e as possíveis contribuições dos mesmos na percepção dos docentes quanto aos aspectos inclusivos do estudante com TEA.

6
  • ROSEMARY DOS SANTOS MENDES DE MELO
  • GESTÃO ESCOLAR E TECNOLOGIAS DIGITIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

  • Orientador : MARCIA ANGELA DA SILVA AGUIAR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA LUCIA FELIX DOS SANTOS
  • MARCIA ANGELA DA SILVA AGUIAR
  • SERGIO PAULINO ABRANCHES
  • THAMYRIS MARIANA CAMAROTE MANDU
  • Data: 25/03/2024

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  • A pesquisa discutiu a relação entre as transformações sociais contemporâneas e a gestão escolar, enfatizando a crescente presença das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na educação, dando um recorte especial a Inteligência Artificial (IA) ChatGPT como ferramenta de apoio à gestão escolar. Sob a premissa de que a educação e a gestão escolar refletem as mudanças sociais, a pesquisa mostrou a evolução histórica da educação e da gestão escolar no Brasil. No atual cenário, marcado pela revolução tecnológica, a influência das TDIC na educação é inegável. A dissertação ressaltou a importância de acompanhar essa evolução, especialmente no contexto da gestão escolar, onde a integração de ferramentas como o ChatGPT pode proporcionar avanços significativos. O texto revelou a relação pessoal da pesquisadora como o tema e como essa relação influenciaram sua trajetória. O trabalho discutiu o conceito de gestão democrática e seu processo político. O estudo ressaltou também a importância da gestão escolar na contemporaneidade e sua interação com as tecnologias, considerando a perspectiva de qualidade na educação. O levantamento do estado da arte revelou algumas pesquisas que abordam a IA na educação, incluindo temas como evasão escolar, comportamento organizacional e percepção dos professores sobre inovações tecnológicas. A pesquisa examinou a relação entre a equipe de gestão escolar da Rede Municipal de Ensino do Recife (RMER) e as Inteligências Artificiais, focalizando o ChatGPT advindas dos objetivos da pesquisa que se debruçou em analisar a visão de como os gestores percebem o uso da inteligência artificial ChatGPT como ferramenta de apoio à gestão escolar. Os objetivos gerais e específicos delineiam a abordagem metodológica que optou pelo estudo de caso com objetivo exploratório. Nessa abordagem exploratória, a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas, questionários, oficinas e diários de bordo. Com relação a oficina, a metodologia utilizada abrange desde a introdução à IA e ChatGPT até a análise crítica dos desafios éticos e democráticos associados ao uso dessas tecnologias na gestão escolar. O estudo ainda contou com análise de dados numa perspectiva de análise de conteúdo temática de Bardin e culminou com as considerações finais que abordou impressões favoráveis ao mesmo tempo preocupantes. A pesquisa apresentou como produto final do trabalho a proposta de uma oficina. Trata-se de um produto inovador, alinhado à formação continuada, visando capacitar gestores na aplicação estratégica do ChatGPT.


  • Mostrar Abstract
  • O presente projeto de pesquisa tem como objetivo investigar o uso das tecnologias digitais da informação e da comunicação pela gestão escolar do município de Recife-PE. Buscará analisar a problemática central da pesquisa, ou seja, como a equipe gestora ampara-se nas tecnologias digitais da informação e da comunicação no processo de gestão escolar, visando impulsionar mecanismos de gestão e melhoria na qualidade da educação básica. O ensaio contará com aporte teórico discutido sobre a educação no Brasil, concepções de gestão escolar, conceito de qualidade na educação e o uso de tecnologias digitais na educação. A pesquisa contará com a metodologia de estudo de caso a partir de uma abordagem qualitativa, onde serão realizadas entrevistas semiestruturada e observações.
    Os objetos da pesquisa estão centrados na equipe gestora e tecnologias digitais. A investigação da coleta de dados será desenvolvida em duas escolas da rede de ensino de Recife-PE, ambas situadas na Zona Oeste da cidade. O estudo se propõe a desenvolver um curso formativo como produto da pesquisa intitulado Evolui.Edu, abordando quatro princípios de formação. O constructo será apresentado ao setor de tecnologias da educação e contará com a parceria das Unidades de Tecnologias na Educação e Cidadania (UTECs). Por fim, a pesquisa discorrerá com análises criteriosas a partir do estudo de caso e culminará com as considerações finais.

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  • ISABELA CRISTINA GOMES DA SILVA PESTANA
  • O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM LIBRAS: uma experiência em salas regulares bilíngues para surdos no município do Recife

  • Orientador : WILMA PASTOR DE ANDRADE SOUSA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • TICIA CASSIANY FERRO CAVALCANTE
  • WANILDA MARIA ALVES CAVALCANTI
  • WILMA PASTOR DE ANDRADE SOUSA
  • Data: 26/03/2024

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  • A educação bilíngue de surdos é garantida por lei desde o ano de 2005, sendo a Língua
    Brasileira de Sinais - Libras adotada como primeira língua e a língua portuguesa escrita
    como segunda língua. Diante desta realidade, e da escassez de materiais voltados para o
    letramento em Libras de estudantes surdos, surgiu a necessidade da elaboração de
    recursos que atendam às especificidades linguísticas destes estudantes. Com base nos
    estudos teóricos de Brito (1993), Quadros e Karnopp (2004), Quadros e Schimiedt
    (2006), Gesser (2009), Ferreira-Brito (2010). Este trabalho objetivou analisar os recursos
    didáticos, utilizados pelos professores, nas práticas de letramento em Libras de estudantes
    matriculados em Salas Regulares Bilíngues para Surdos do Município do Recife. Trata-se
    de uma pesquisa do tipo descritiva, de abordagem metodológica qualitativa, com base na
    análise de conteúdo de Bardin (2016). Após o estudo, foi elaborado um produto
    educacional, em forma de caderno de atividades que visa auxiliar as práticas de letramento
    em Libras para os estudantes das salas bilíngues para surdos.


  • Mostrar Abstract
  • A educação bilíngue de surdos é garantida por lei desde o ano de 2005, sendo a Língua Brasileira de Sinais - Libras adotada como primeira língua e a língua portuguesa escrita como segunda língua. Diante desta realidade e da escassez de materiais voltados para o letramento em Libras de estudantes surdos, surge a necessidade da elaboração de recursos que atendam as especificidades linguísticas destes estudantes. Este trabalho objetiva analisar os recursos didáticos, utilizados pelos professores, nas práticas de letramento em Libras de estudantes matriculados em Salas Regulares Bilíngues para Surdos do Município do Recife. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, de abordagem metodológica qualitativa, com base na análise de conteúdo de Bardin (2016). Após o estudo será elaborado um  roduto educacional, em forma de caderno de atividades que visa o letramento em Libras para os estudantes das SRBS.

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  • POLLYANE DE ALMEIDA PAIVA
  • O USO DA CULTURA MAKER PARA INCLUSÃO SOCIAL: uma construção com o scratch e os estudantes da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Alda Romeu da cidade do Recife

  • Orientador : MARCIA REGINA BARBOSA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARCIA REGINA BARBOSA
  • MARIA AUXILIADORA SOARES PADILHA
  • RAFAELLA ASFORA SIQUEIRA CAMPOS LIMA
  • Data: 27/03/2024

  • Mostrar Resumo
  • A presente pesquisa terá uma abordagem qualitativa de tipologia experimental com um grupo em restrito da EJA, com objetivo geral de analisar a contribuição da cultura Maker na inclusão social e digital dos alunos da Educação de Jovens e Adultos através do Scratch. E com os seguintes objetivos específicos: identificar as hipóteses de uso do Scratch com o grupo em específico da EJA; garantir a operacionalização do plano experimental a partir da ferramenta escolhida; desenvolver um e-book com as estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas no experimento. Em relação à metodologia, a pesquisa priorizou a observação dos procedimentos metodológicos utilizados nas aulas, com o uso da tecnologia, na construção do conhecimento para a promoção e engajamento do estudante no desenvolvimento dos atos de planejar, elaborar e construir um produto, refletindo sobre o que desenvolveram em conjunto e a partir de suas dificuldades, finalizando com uma entrevista sobre o que foi vivenciado na pesquisa. Quanto aos sujeitos que participaram dessa pesquisa, foram os alunos de uma turma modulada da EJA da Escola Municipal Alda Romeu. As marcas encontradas nos achados da pesquisa, apontam para a ausência de propostas na área da tecnologia para o público da EJA na Rede Municipal de Ensino do Recife e também para o apagamento desta modalidade com a diminuição e o fechamento de turmas nas Unidades de Ensino. Desta feita, essa dissertação propõe uma reflexão sobre a inclusão social desse público, através da tecnologia, na perspectiva de promover uma educação de caráter emancipador e transformador.


  • Mostrar Abstract
  • Este estudo tem como objeto, estimular o desenvolvimento do pensamento
    computacional em estudantes que apresentam dificuldade de aprendizagem da
    educação de jovens e adultos, considerando suas histórias de vida e individualidades.
    Em seu início, trataremos sobre a tecnologia e a informatização na sala de aula, o
    movimento maker e o Scratch como ferramenta escolhida, e em seguida um breve
    histórico sobre a educação de Jovens e Adultos com abordagem na identidade e
    perfil dos alunos desta modalidade. Depois, trataremos das teorias de aprendizagem
    e do sociointeracionismo, com especificidades em Vigotsky e na Pedagogia Nova. E
    por fim, falaremos sobre a educação inclusiva e as políticas públicas na EJA. A
    pesquisa será qualitativa de tipologia experimental e se dará na Unidade de
    Tecnologia na Educação e Cidadania - UTEC Alto Sta Terezinha, com uma turma
    da EJA da Escola Municipal Alto Santa Terezinha, querendo descobrir se o uso da
    metodologia Maker, com a utilização do Scratch, terá impacto positivo para o grupo
    em restrito.

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  • DIRCIANE MARIA GONÇALVES COELHO MUNIZ
  • A Inserção da Educação emocional a partir da Roda de Conversa na Educação Infantil

  • Orientador : VIVIANE DE BONA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • AURINO LIMA FERREIRA
  • MARCIO ANANIAS FERREIRA VILELA
  • VIVIANE DE BONA
  • Data: 27/03/2024

  • Mostrar Resumo
  • A pesquisa investigou a Roda de Conversa enquanto dispositivo pedagógico
    facilitador da inserção da Educação Emocional na Educação Infantil. Buscou aprofundar
    as discussões sobre o tema, tendo como campo empírico uma turma do Infantil IV (4 e 5
    anos) de uma Unidade Educacional da Rede Municipal de Ensino do Recife. Se
    configurou enquanto uma pesquisa-ação, constando em sua metodologia a proposição de
    uma experiência na Educação Infantil, a partir do planejamento, observação e registro de
    eventos de Rodas de Conversa com o grupo de crianças, bem como outros passos e
    instrumentos aplicados na instituição em um período de dois meses. Como discussão
    teórica, apoiou-se em autores que dialogam sobre a importância da Roda de Conversa,
    Educação Infantil e Desenvolvimento Humano; perpassando também pelo campo da
    Sociologia da Infância e da definição de Educação Emocional. Os resultados da pesquisa
    apresentaram dados significativos acerca do dispositivo pedagógico Roda de Conversa
    como um espaço auto formativo, facilitador do exercício do diálogo sobre a dimensão do
    sentir junto à primeira infância. A Roda de Conversa demonstrou ser um lugar seguro para
    as diversas formas de manifestações expressivas das crianças, possibilitadas pela
    interlocução problematizadora, favorecendo a autopercepção e o compartilhamento das
    elaborações infantis sobre suas experiências afetivas, sendo esta intervenção uma forma
    eficaz para inserir a Educação Emocional na Educação Infantil. Como produto deste
    estudo, elaborou-se um Caderno Pedagógico contendo uma proposta de prática educativa
    com a utilização da Roda de Conversa com foco na dimensão do sentir.


  • Mostrar Abstract
  • A pesquisa investigou a Roda de Conversa enquanto dispositivo pedagógico
    facilitador da inserção da Educação Emocional na Educação Infantil. Buscou aprofundar
    as discussões sobre o tema, tendo como campo empírico uma turma do Infantil IV (4 e 5
    anos) de uma Unidade Educacional da Rede Municipal de Ensino do Recife. Se
    configurou enquanto uma pesquisa-ação, constando em sua metodologia a proposição de
    uma experiência na Educação Infantil, a partir do planejamento, observação e registro de
    eventos de Rodas de Conversa com o grupo de crianças, bem como outros passos e
    instrumentos aplicados na instituição em um período de dois meses. Como discussão
    teórica, apoiou-se em autores que dialogam sobre a importância da Roda de Conversa,
    Educação Infantil e Desenvolvimento Humano; perpassando também pelo campo da
    Sociologia da Infância e da definição de Educação Emocional. Os resultados da pesquisa
    apresentaram dados significativos acerca do dispositivo pedagógico Roda de Conversa
    como um espaço auto formativo, facilitador do exercício do diálogo sobre a dimensão do
    sentir junto à primeira infância. A Roda de Conversa demonstrou ser um lugar seguro para
    as diversas formas de manifestações expressivas das crianças, possibilitadas pela
    interlocução problematizadora, favorecendo a autopercepção e o compartilhamento das
    elaborações infantis sobre suas experiências afetivas, sendo esta intervenção uma forma
    eficaz para inserir a Educação Emocional na Educação Infantil. Como produto deste
    estudo, elaborou-se um Caderno Pedagógico contendo uma proposta de prática educativa
    com a utilização da Roda de Conversa com foco na dimensão do sentir.

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  • INGRID GOMES SANTOS
  • A GESTÃO ESCOLAR FRENTE AO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: implementação, monitoramento e avaliação em uma escola da Rede Municipal de Ensino do Recife.

  • Orientador : ANA LUCIA FELIX DOS SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALFREDO MACEDO GOMES
  • ANA LUCIA FELIX DOS SANTOS
  • MARIA DILNÉIA ESPÍNDOLA FERNANDES
  • Data: 27/03/2024

  • Mostrar Resumo
  • Diante da urgência de atender ao princípio da gestão democrática nas escolas públicas
    brasileiras, o presente trabalho visa contribuir no debate acerca do Projeto Político
    Pedagógico (PPP) como um importante instrumento de fortalecimento desse princípio.
    Nesse sentido, especificou-se como objetivo geral analisar como a participação da
    comunidade escolar tem se efetivado na implementação, monitoramento, avaliação e
    reformulação do PPP frente ao princípio da gestão democrática. Como objetivos
    específicos definiu-se: analisar o PPP da Escola, tendo em vista os elementos da
    participação e da gestão democrática que o constituem; identificar e analisar dispositivos
    legais da rede municipal de ensino que versem sobre a construção e acompanhamento do
    PPP; colaborar com a construção de uma proposta de monitoramento e avaliação do PPP
    da escola. As bases teóricas foram desenvolvidas a partir das temáticas como políticas
    educacionais (AZEVEDO, 2001; HOFLING, 2001; MARTINS, 2010), gestão escolar e
    gestão democrática (LUCK, 2006; DOURADO, 2006; BORDIGNON E GRACINDO,
    2001; PARO, 2022) e projeto político pedagógico (DÁLMAS, 2002; GANDIN, 2013;
    VEIGA, 2009; GADOTTI, 2003). A pesquisa traz uma abordagem qualitativa, por meio
    de um estudo de caso realizado numa escola da Rede Municipal de Recife, Regional 4,
    RPA 6. Os dados foram coletados através de documentos, entrevistas, aplicação de
    questionários e observações. Os resultados revelaram uma gestão escolar pouco envolvida
    com a participação efetiva da comunidade escolar no que tange a elaboração coletiva do
    projeto, as tomadas de decisões e a efetivação das ações. A pesquisa constatou, também,
    que o excesso de demandas burocráticas, projetos e programas educacionais, acabam por
    restringir no calendário letivo o espaço para debates e reflexão acerca do fazer pedagógico
    da escola, e a democratização da gestão acaba por ficar a margem, com tomadas de
    decisões centralizadas e práticas educativas genéricas, sem levar em conta a identidade da
    instituição. No entanto, foi possível perceber uma possível mudança de percurso ao tomar
    o único órgão colegiado existente na escola, o conselho escolar para fortalecer a
    participação e democratização na implementação do PPP. Nessa perspectiva, o estudo
    elaborou uma proposta de monitoramento e avaliação do PPP da escola de modo a
    corroborar com o fortalecimento desse processo.


  • Mostrar Abstract
  • O presente estudo está sendo desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em
    Educação Básica, da Universidade Federal de Pernambuco, na linha de pesquisa Gestão
    em educação básica. A pesquisa tem como objetivo geral analisar como a construção
    coletiva de uma proposta de monitoramento e avaliação sistemática do Projeto Político
    Pedagógico pode colaborar com o fortalecimento da gestão escolar democrática. Assim
    como, avaliar o estado atual do PPP da escola; acionar a participação da comunidade no
    processo de avaliação do PPP e construir junto com a comunidade escolar uma proposta
    de avaliação e acompanhamento do PPP. Como referencial de diálogo teórico tem-se
    Veiga (2006), Gandin (2013), Luck (2006), Paro (2022), entre outros.O estudo se
    desenvolverá por meio de um estudo de caso, cuja metodologia envolverá a técnica de
    grupo focal, assim como, a técnica de análise documental. A partir dos dados levantados
    nos grupos focais e na análise documental, será construída uma proposta de avaliação e
    acompanhamento do Projeto Político Pedagógico.

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  • ESTER MARIA SOTERO DE OLIVEIRA
  • A ATUAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR FRENTE À PANDEMIA DE COVID-19: uma análise a partir da Rede de Ensino Municipal de Recife.

  • Orientador : MARCIA ANGELA DA SILVA AGUIAR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARCIA ANGELA DA SILVA AGUIAR
  • ANA LUCIA BORBA DE ARRUDA
  • ANA DE FATIMA PEREIRA DE SOUSA ABRANCHES
  • Data: 10/04/2024

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa enfoca a atuação do gestor escolar da Rede de Ensino Municipal de Recife frente aos desafios advindos no período da pandemia de covid-19. Nosso objetivo principal é analisar a atuação desse profissional diante dessas problemáticas. O referencial teórico foi embasado em estudos de Aguiar (2018), Azevedo (2010), Dourado (2000), Gadotti (2013), Libâneo (2007), Luck (2009), Saviani (2001), além de pesquisas no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que contribuíram para dar suporte à escrita dessa dissertação. De natureza qualitativa, este estudo tem como população três gestores escolares cujo critério de escolha foi pautado em escolas de pequeno, médio e grande porte. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas, realizados de forma presencial. Os resultados demonstraram que os gestores enfrentaram diversos desafios, dentre eles, estão relacionados às dimensões pedagógicas e à Gestão de Pessoas. Destacou-se a importância do trabalho desenvolvido por esses profissionais bem como as ações desenvolvidas frente às novas demandas educacionais. Além disso, a necessidade do trabalho coletivo, da interação e motivação demonstraram ser ferramentas essenciais para a democracia na escola.


  • Mostrar Abstract
  • Este estudo tem por objetivo analisar a atuação do Gestor Escolar da Prefeitura da
    Cidade do Recife (PCR) frente aos desafios do cotidiano e em período de
    calamidade. Em seu início, serão abordados os conceitos de Gestão Democrática,
    Qualidade Educacional, além de realizar a caracterização desse profissional na
    PCR, abordando sua atuação para essa função e os desafios por ele enfrentados.
    Em seguida, recorreremos às políticas públicas voltadas para a melhoria da
    educação, às avaliações externas e a importância do Planejamento Estratégico para
    a Gestão Escolar. Considerando os pressupostos desse estudo, optou-se em abordar
    as temáticas através da pesquisa Qualitativa, pois a mesma tem caráter
    exploratório. Para a coleta de dados, evidenciaremos o trabalho analisado em
    Unidades da PCR, com seis gestores escolares, utilizando questionários e entrevistas
    semiestruturadas e a análise do Planejamento Estratégico de cada Unidade
    investigada, a fim de entender como esses gestores enfrentam os desafios no
    cotidiano e em período atípico.

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  • MARIA JULIANA DOS SANTOS FARIAS
  • Uma cartografia das Mulheres Negras em Cargo de Liderança nas Escolas da Rede Municipal do Recife.

  • Orientador : RAPHAEL GUAZZELLI VALERIO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • RAPHAEL GUAZZELLI VALERIO
  • AURENEA MARIA DE OLIVEIRA
  • ANDRE MENDES SALLES
  • Data: 11/04/2024

  • Mostrar Resumo
  • A presente pesquisa versa sobre a peculiaridade da participação de mulheres negras que atuam na Gestão de Escolas Públicas da Rede Municipal do Recife, e como essa atuação pode contribuir no processo de afirmação das identidades das mulheres negras, cujas trajetórias, historicamente, eram silenciadas. Considera-se pertinente evidenciar como uma gestora negra ocupando um espaço de liderança no contexto escolar pode ser representativo para toda comunidade escolar da qual está incluída e como isso pode impactar em questões raciais que envolvem o ‘estar’ na escola. O método empregado no presente estudo foi o cartográfico, por se tratar de buscarmos uma pesquisa que esteja em sintonia com o caráter processual da investigação, e nos basear numa proposta de transversalidade, através da qual houve um movimento de conversa entre as realidades das mulheres sujeitos da pesquisa. A abordagem foi qualiquantitativa, utilizando mecanismos como aplicação de formulários Googleforms e entrevistas semiestruturadas, cujo objetivo geral foi analisar como tem se dado a ocupação de mulheres negras em cargo de gestão escolar nas escolas da Rede municipal de ensino do Recife, percebendo o quantitativo de posições ocupadas por este grupo, e correlacionando a experiência de vida, o itinerário formativo com o seu contexto de experiência profissional e objetivos específicos: Mapear as trajetórias acadêmicas e profissionais de mulheres negras em cargos de liderança nas escolas da Rede municipal do Recife, Analisar a trajetória destas profissionais pela perspectiva do gênero e da raça, localizando dificuldades singulares em um campo mais amplo da estrutura racista e misógina no interior do capitalismo contemporâneo e Promover um evento (Roda de Diálogo) com as gestoras da pesquisa com a temática proposta junto aos profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino do Recife, que caracterizou o Produto Técnico da pesquisa. Os estudos a respeito da atuação de mulheres negras ocupando posições de liderança em Gestão escolar, contribuíram para que ampliemos o nosso olhar acerca das dificuldades enfrentadas por esse grupo, bem como nos possibilitou repensar e estabelecer conexões entre as disparidades sociais e econômicas à luz de marcadores como gênero, raça e classe social. Os sujeitos participantes da pesquisa foram gestoras negras de 4(quatro) escolas públicas da Rede Municipal do Recife. Ao final desse trabalho constata-se que, embora diante de cenários desfavoráveis, as mulheres negras são maioria na Rede de Ensino no Recife, e a partir de seus relatos e trajetórias, buscam transformar os marcadores de opressão e subalternidade em vivências que estimulem, no chão das escolas as quais estão atuando, oportunidades de uma construção pautada em dirimir as desigualdades movidas pelos marcadores de gênero, raça e classe social.


  • Mostrar Abstract
  • O tema da presente  Pesquisa pressupõe analisar como tem ocorrido a presença das mulheres negras nos cargos de gestão escolar, e como essa atuação pode contribuir no processo de afirmação das identidades das mulheres negras, cujas trajetórias, historicamente, eram silenciadas. Sendo pertinente verificar como uma gestora negra ocupando um espaço de liderança no contexto escolar pode ser representativo para toda comunidade escolar da qual está incluída e como isso pode impactar em questões raciais que envolvem o ‘estar’ na escola.

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