Dissertações/Teses

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2024
Dissertações
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  • JOSE GONCALVES DA SILVA
  • "DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA NOS ANOS FINAIS: ações da/na Escola João XXIII com fins de evitar a evasão escolar de segmentos LGBTQI+"

  • Orientador : AURENEA MARIA DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • AURENEA MARIA DE OLIVEIRA
  • RAPHAEL GUAZZELLI VALERIO
  • NADIA PATRÍZIA NOVENA
  • Data: 05/03/2024

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  • O combate à homofobia, nos anos finais do ensino fundamental da rede municipal de ensino do Recife, tem sido destaque nos corredores da Escola Municipal João XXIII. Assim, atitudes segregadoras e excludentes, por parte de gestores, docentes e técnicos pedagógicos, que manifestam discriminações a colegas e alunos com base em discursos normatizadores de padronização das identidades sexuais, têm sido combatidas, sublinhando a necessidade de formação continuada no que tange ao trato com a diversidade, em nosso caso especificamente, a diversidade sexual, envolvendo estudantes LGBTQIA+. O não entendimento e a não aceitação das identidades sexuais na escola, seja por uma narrativa de cunho biológico, religiosa ... deve ser debatida e dialogada e não silenciada. Desse modo, o desenvolvimento de práticas pedagógicas, no espaço escolar em tela, tem sido feito de forma reflexiva, visando a promover uma educação inclusiva, pautada nos direitos humanos, alinhada a uma filosofia Freiriana no que se refere à valorização dos saberes populares. Diante disso, optamos para esta pesquisa por uma metodologia qualitativa, realizada a partir dos estudos de Ludke e André, fazendo uso de diário de campo, análise documental e análise de discurso, esta última assentada no trabalho de Eni Orlandi. Na parte teórica, utilizamos textos de Butler e Louro, estabelecendo um recorte acerca das pedagogias das sexualidades. Nossos resultados deram conta da identificação de uma política curricular de ensino, definida a partir do ano de 2021, revisada e atualizada mediante as diretrizes nacionais curriculares BNCC (2021), que acarretou na redução/enxugamento do tema da diversidade sexual ao campo apenas do biológico. Isso fortaleceu a presença de uma homofobia velada nos estabelecimentos educacionais, colaborando com processos de evasão escolar, contudo, na escola João XXIII, tal situação possibilitou o contrário, isto é, viabilizou a realização de projetos de intervenção, como o corredor do enfrentamento, que culminou em projetos outros, inter e transdiciplinares, que visaram/visam o acolhimento de estudantes que não se enquadram ao/no modelo heteronormativo, hegemônico socialmente.


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  • A pesquisa busca analisar a formação docente e continuada de temas ligados às expressões da diversidade sexual, a partir da política de ensino e de formação da rede municipal do Recife, com vistas ao acesso e permanência de estudantes no espaço escolar, a partir do referencial do direito à diferença. Neste aspecto, objetiva-se avaliar o trato dessa temática da diversidade sexual, especificamente na escola João XXIII, quanto a sua efetivação na prática pedagógica escolar do corpo docente e sua  formação continuada, junto a estudantes LGBTQIA+ dos anos finais, a partir das metas e ações  prescritas no projeto político pedagógico (PPP) e nos cadernos da política de ensino e de formação da rede municipal de Recife.

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  • GISELLE MARIA CARVALHO DA SILVA LIMA
  • PLATAFORMA DIGITAL CINE NO 7 COMO APOIO À FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES MULTIPLICADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE.

  • Orientador : RAYLANE ANDREZA DIAS NAVARRO BARRETO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALEXIA PADUA FRANCO
  • RAYLANE ANDREZA DIAS NAVARRO BARRETO
  • VIVIANE DE BONA
  • Data: 05/03/2024

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  • O interesse na condução desta pesquisa vem da necessidade de compreender e contribuir  com as práticas de  formação continuada para os professores multiplicadores na área de cinema na Rede Municipal de Ensino do Recife. Parte-se do pressuposto que ela pode ser facilitada a partir da disponibilização de conteúdos por um instrumento de acesso online simples, rápido e intuitivo. Para tanto, tomou-se como objeto de estudo a política de formação continuada de professores do município de Recife-PE, tendo por objetivo geral compreender as práticas de formação continuada para os professores multiplicadores na área de cinema na Rede Municipal de Ensino do Recife. Neste sentido, constituíram-se objetivos específicos: identificar as formas e conteúdos contemplados nas formações continuadas na área de cinema para os professores multiplicadores; analisar a adequação do material/ conteúdos trabalhados nas formações continuadas na área de cinema para os professores multiplicadores e desenvolver como sugestão pedagógica o uso de uma plataforma digital voltada para a fruição e a produção de cinema na escola como alternativa complementar à formação continuada do professor multiplicador. De caráter qualitativo, a pesquisa foi desenvolvida a partir dos seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental (Gil, 2008; Lüdke; André, 2018); pesquisa diagnóstica mediante aplicação de questionário online, via Google Forms (Mota, 2019); e entrevista semidiretiva de forma coletiva (Amado, 2014; Minayo, 1994). Teoricamente as análises empreendidas foram feitas a partir das obras de Araújo (2019), Nóvoa e Alvim (2022), Teixeira e Silva e Lima (2010) sobre a Formação Continuada de Professores. Sobre Cinema e Educação, foram utilizados os conceitos de Educomunicação de Mogadouro (2011), Soares (2011) e Pitanga (2020) e de Fruição audiovisual de Carvalho (2012) e Mayor e Miranda (2015) e de Produção Audiovisual de Francischelli (2021), Corrochano e Pistilli (2015) e Mendes (2022). Foi ainda apresentado o cinema na Lei de Diretrizes e Bases, com a Lei 13.006/2014 (Brasil, 2014), as indicações e orientações para o trabalho com o Cinema na Educação Infantil e no Ensino Fundamental abordados na Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) e para o trabalho com o Cinema na Educação Jovens e Adultos apresentados na Política de ensino da rede municipal do Recife (Recife, 2021a). O resultado, que compreende aspectos relativos à formação continuada do professor multiplicador da Rede Municipal do Recife, compostos por conteúdos voltados à fruição e à produção de cinema na escola, foi o desenvolvimento da Plataforma acessível Cine no 7, disponível no endereço https://sites.google.com/prof.educ.rec.br/cine-no-7.


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  • O interesse na condução desta pesquisa vem da necessidade de compreender a  formação continuada para os professores multiplicadores na área de cinema na Rede  Municipal de Ensino do Recife, partindo do pressuposto que ela pode ser facilitada a partir  da disponibilização de um instrumento de acesso online simples, rápido e intuitivo (produto  final que descende da pesquisa). Para tanto constituem-se objetivos específicos: Identificar  as formas e conteúdos contemplados nas formações continuadas na área de cinema para os  professores multiplicadores; analisar a viabilidade e aplicação dos conteúdos trabalhados  nas formações continuadas na área de cinema para os professores multiplicadores e por fim  apresentar como sugestão o uso de uma plataforma virtual, com o formato de aplicativo,  voltada para o fazer cinema na escola como alternativa complementar à formação  continuada do professor multiplicador. Teoricamente a investigação se alicerça na noção de Formação Continuada de professores de Tardif (2014), Moran, Masetto, Behrens (2011) e  na relação Cinema e Educação de Roig (2021), Napolitano (2009), Christ (2021) e Duarte (2009). Aspectos relativos à produção de materiais educacionais digitais e direitos autorais  também são abordados a partir da perspectiva de Ferreira (2012), Falkembach (2005),  Santos (2020), Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015); Sousa et. al., (2011). A pesquisa tem abordagem metodológica qualitativa do tipo pesquisa-ação, tendo como técnica de coleta  de dados as pesquisas bibliográfica e documental segundo Gil (2008), Lima e Mioto (2007) e Lüdke e André (2018), a aplicação de questionário no formato online e a realização de  entrevista coletiva semiestruturada online. A proposta para o produto final é criar uma  plataforma virtual, um repositório digital, no modelo de um site responsivo como apoio à  formação continuada em cinema para os professores multiplicadores da Rede Municipal de  Ensino do Recife.

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  • ANA MIRELA TORRES MOREIRA
  • COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA NA ESCOLA PÚBLICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM A SÍNDROME CONGÊNITA DO VÍRUS ZIKA NO MUNICÍPIO DO RECIFE


  • Orientador : TICIA CASSIANY FERRO CAVALCANTE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JULIANA FONSECA DE QUEIROZ MARCELINO
  • RAFAELLA ASFORA SIQUEIRA CAMPOS LIMA
  • TICIA CASSIANY FERRO CAVALCANTE
  • Data: 20/03/2024

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  • O Zika Vírus ganhou destaque no Brasil nos anos de 2015 e 2016. Naquela época nosso país enfrentou um surto de infecções causadas por este vírus que impactaram tanto para as famílias afetadas quanto para os sistemas de saúde e educação. Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou a relação entre o Zika Vírus com a microcefalia através da identificação da presença do vírus no líquido amniótico de bebês de mães infectadas durante a gestação. Também foi constatado que a microcefalia era apenas uma das características que poderia aparecer devido à infecção por este vírus que também poderia apresentar outros defeitos congênitos, sendo chamado de Síndrome Congênita do ZikaVírus (SCZ). Diante disto, um novo capítulo se desenhou na educação em nosso país,colocando o professor diante de algo novo. Dentre as comorbidades acometidas pela SCZ,este estudante poderá apresentar ausência e/ou dificuldade de fala e o professor tem apossibilidade de se utilizar de artefatos para fazer com que este indivíduo sinta-se parte dogrupo através da interação com o meio. Assim, focaremos na CAA (ComunicaçãoAumentativa e Alternativa) que surge como um recurso que visa eliminar as barreirascomunicativas, promovendo a inclusão. Isto posto, temos como objetivo geral analisar autilização da CAA como recurso na inclusão da criança acometida pela SCZ na sala deaula regular da escola participante da Rede do Recife. Também definimos como objetivosespecíficos: Observar como se dá a realização das atividades pedagógicas dentro da salade aula com a estudante acometida pela SCZ; Traçar um perfil comunicativo da estudantea partir das observações sem o uso da CAA; Realizar intervenções com o professor sobre o uso da prancha de CAA através de atividades adaptadas por este recurso; Acompanhar oprocesso de seu uso pelos sujeitos pesquisados durante as atividades pedagógicas; Avaliaros impactos da CAA na prática pedagógica do professor que contribuíram para a inclusãoda estudante, fazendo um comparativo entre antes e depois da sua utilização; Produzir umlivro de literatura infantil adaptado com o recurso de CAA. Como percurso metodológico,nossa abordagem será qualitativa, caracterizando-se pela pesquisa ação por ser umametodologia muito utilizada em projetos de pesquisa educacional. Como sujeitos da nossa pesquisa, participarão uma estudante com acometida pela SCZ, seu respectivo professor da sala de aula regular, a estagiária que a acompanha, sua professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e sua mãe. Realizamos entrevistas semiestruturadas, observações na sala de aula regular e videografias, registrando os dados coletados através do diário de campo, além de realizarmos planejamento de aula junto ao seu professor e intervenções didáticas, utilizando recursos da CAA. Após a coleta de dados, utilizaremos a Análise de Conteúdos na perspectiva de Bardin, além de nos apoiarmos na abordagem histórico-cultural de Vygotsky, pois salienta que a aprendizagem e a formação de conhecimento se dão através da interação com outras pessoas. Desta investigação, observamos que a utilização das atividades de CAA contribuiu significativamente para a inclusão da estudante e consequentemente seu desenvolvimento cognitivo, a partir de sua participação ativa durante as atividades, além da ampliação do seu repertório verbal, passando a comunicar-se mais da forma oral do que através de gestos, conseguindo oralizar algumas frases pequenas a partir de 3 palavras, desmistificando que a CAA inibe a fala.


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  • Em 2015, o Brasil passou por uma epidemia de crianças que estavam nascendo com o perímetro cefálico inferior a 33 cm, a chamada microcefalia. A Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou a relação entre o Virus Zika com a microcefalia através da identificação da presença do vírus no líquido amniótico de bebês cujas mães foram infectadas durante a gestão. Também foi constatado que a microcefalia era apenas uma das características que poderia aparecer devido à infecção por este vírus que também poderia apresentar outros defeitos congênitos, tais como anormalidades oculares, ausência de oralidade, artrogripose, epilepsia generalizada, problemas de deglutição e diminuição dos reflexos (hiporreflexia). A partir disto, este conjunto de alterações neurológicas relacionadas ao zika vírus passou a ser chamado de Síndrome Congênita do Vírus da Zika (SCZ). Diante disto, um novo capítulo se desenhou na educação em nosso país, colocando o professor diante de algo novo. Além da microcefalia, este estudante poderá apresentar ausência de fala e o professor tem a possibilidade de se utilizar de artefatos para fazer com que esta criança não oralizada sinta-se parte do grupo através da interação com o meio. Assim, focaremos na CAA (Comunicação Aumentativa e Alternativa) que surge como um recurso que visa eliminar as barreiras comunicativas, promovendo a inclusão. Isto posto, temos como objetivo geral analisar a utilização da CAA como recurso auxiliar na inclusão das crianças com microcefalia acometidas pela SCZ, que não possuem oralidade, na sala de aula regular de escolas ou creches da Rede Pública do Município de Recife. Também definimos como objetivos específicos: Mapear o uso da CAA pelos professores de sala regular; Identificar o impacto da CAA na prática pedagógica do professor da sala de aula regular; e confeccionar um guia com orientações básicas para introdução à CAA que contribua para inclusão de crianças com microcefalia acometidas pela SCZ nas escolas municipais do Recife. Como percurso metodológico, nossa abordagem será qualitativa, caracterizando-se pela pesquisa ação por ser uma metodologia muito utilizada em projetos de pesquisa educacional. Como sujeitos da nossa pesquisa, participarão crianças com microcefalia acometidas pela SCZ, não verbais, e que estejam cursando a Educação Infantil e/ou Ensino Fundamental da Rede Municipal de Recife e seus respectivos.

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  • BEATRIZ CRISTINA ELIAS DOS SANTOS
  • ENTRE LONGAS, CURTAS E ANIMAÇÕES: os multiletramentos audiovisuais e suas linguagens – uma experiência de “trelas” e telas no ambiente escolar na educação da Rede Municipal do Recife

  • Orientador : PABLO FRANCISCO DE ANDRADE PORFIRIO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ARTHUR GUSTAVO LIRA DO NASCIMENTO
  • PABLO FRANCISCO DE ANDRADE PORFIRIO
  • RAYLANE ANDREZA DIAS NAVARRO BARRETO
  • Data: 22/03/2024

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  • A pesquisa tem foco na investigação das relações entre Linguagem Audiovisual e Educação como instrumentos de aprendizagem e prática escolar. Para tanto, são situadas as trajetórias político-educacionais sobre o audiovisual e o cinema no Brasil e no Recife. A metodologia empregada caracteriza a abordagem como pesquisa-ação, pelo fato de a pesquisadora fazer parte do processo de assessoramento das escolas abordadas. Os instrumentos de coleta de dados foram: microentrevistas com estudantes e professores, depoimentos e atividades em oficinas com múltiplas linguagens e dispositivos de audiovisualidades. Os lócus da pesquisa foi uma escola de Ensino Fundamental do município de Recife. Buscou-se consubstanciar aportes aos professores e à academia, no que tange às observações em torno do letramento audiovisual, da utilização das tecnologias, da cultura de pertencimento e da importância de se pensar novas abordagens dentro das escolas, quando o assunto é cinema e o audiovisual. Levou-se em consideração que a construção crítica instiga a sensibilidade, permeando os diálogos entre docentes e discentes para a criatividade e cumplicidade na apropriação de uma ampliação da linguagem audiovisual. Para isso, buscou-se apoio teórico em diálogos com aportes concernentes a tópicos como o processo político-histórico da Escola Nova (Saviani, 2021), os letramentos digitais de Kenski (2012), a aprendizagem e interações sociais nos processos de imaginação e criação de Vigotski (La Taille, Oliveira e Dantas,1992), as abordagens sobre cinema, educação e audiovisualidades de Duarte (2002) e Fresquet (2020) e as reflexões de Freire (1998a) a respeito do fazer pedagógico. As discussões culminaram no planejamento e realização de oficinas temáticas pedagógicas nas quais os participantes experenciaram práticas audiovisuais na escola. Foram realizados cinco experimentos, nomeados de Trelas e Telas, experiências que resultaram na criação de cinco filmes de animação, usando-se técnicas de stop-motion em papel e objetos. Os materiais delineados e elaborados pelos estudantes versaram sobre os saberes de temas dos anos letivos de 2022 e 2023, através de temáticas que abordaram temas de seu cotidiano dentro e fora da escola. Esse conjunto de experiências propiciou a elaboração do produto desta pesquisa em forma de recursos didáticos, a Caixa de Trelas e Telas: o audiovisual na escola, trelas para experiências em sala de aula, com um guia de práticas audiovisuais que reúne sugestões alinhadas ao currículo escolar.


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  • A pesquisa tem foco na investigação das relações entre Linguagem Audiovisual e a Educação, como instrumento de uma nova cultura escolar. Situando-as trajetórias políticas educacionais sobre o audiovisual e o cinema. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como pesquisa-ação, pelo fato de a pesquisadora fazer parte do processo de assessoramento das escolas de onde ocorre a pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados serão: micro entrevistas aos estudantes e professores, depoimentos e atividades com oficinas com múltiplas linguagens e dispositivos de audiovisualidades buscando a análise reflexão coletiva das observações, bem como construções de intervenções. O lócus da pesquisa será em duas escolas de anos iniciais do ensino fundamental do município de Recife envolvendo estudantes e professores. Trazendo aporte aos professores e à academia, no que tange às observações em torno do letramento audiovisual, da utilização das tecnologias, da cultura de pertencimento e da importância de se pensar abordagens dentro das escolas, quando o assunto é cinema, vídeos e outras mídias. A construção crítica instiga a sensibilidade, permeando os diálogos entre docentes e discentes para a criatividade, cumplicidade na apropriação da ampliação da linguagem audiovisual. Para isso os diálogos permearam entre processo político/histórico da Escola Nova, Saviani (2007), os letramentos digitais de Kenski (2012), a aprendizagem e as interações sociais nos processos de imaginação e criação de Vygotsky. Cinema e Educação e audiovisualidades de Duarte (2002) e Fresquet (2015). O fazer pedagógico de Freire (1996). As discussões culminaram no planejamento e execução de um clube de cinema com oficinas temáticas pedagógicas e na proposta de um produto resultaram na criação de filmes de animações usando técnicas de Stop Motion em papel e objetos. O material foi delineado e elaborado pelos estudantes, que versaram sobre os saberes de temas do ano letivo vigente em temáticas que permearam o seu cotidiano dentro e fora da escola.

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  • MARIA CLAUDIA GAMA FIALHO MACÊDO
  • Inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA): uma intervenção pedagógica e suas contribuições na formação docente

  • Orientador : RAFAELLA ASFORA SIQUEIRA CAMPOS LIMA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • RAFAELLA ASFORA SIQUEIRA CAMPOS LIMA
  • TICIA CASSIANY FERRO CAVALCANTE
  • SANDRA PATRICIA ATAIDE FERREIRA
  • Data: 25/03/2024

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  • Esta pesquisa tem como objetivo é realizar uma intervenção pedagógica voltado para a formação continuada dos docentes que atuam diretamente com os alunos com Transtorno do Espectro Autista através de um projeto de intervenção. O referencial teórico foi embasado em estudos de Russo (2020), Ferreira (2016), Azevedo (2017), Thiollent (2011), Tardiff (2002), dentre outros que contribuíram para dar suporte à escrita dessa dissertação. Uma pesquisa de natureza qualitativa, sendo a Pesquisa-ação a metodologia escolhida para conduzir o caminho ou o conjunto de procedimentos que irá interligar conhecimento e ação, ou para extrair da ação novos conhecimentos. O lócus da pesquisa foi a escola municipal Ministro Jarbas Passarinho, localizada no município do Ipojuca-PE. Participaram da pesquisa 06 (seis) professores efetivos do ensino fundamental dos anos iniciais e finais, nos quais possuíam alunos com TEA em suas respectivas turmas. O instrumento utilizado para coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, no qual foi realizada em dois momentos distintos, antes e após a intervenção. Os resultados demonstraram quanto a concepção dos docentes no que tange os aspectos da inclusão educacional dos alunos com TEA, que todos os profissionais entrevistados apresentaram um conceito e uma concepção mais aprimorada sobre os aspectos e características de uma educação inclusiva quando comparados com as ideias iniciais, ou seja, antes da participação nas formações. No que se refere a sensibilização dos professores, podemos constatar que de fato ocorreram mudanças comportamentais relacionadas ao olhar, pensar e se mover com intencionalidade, demonstrando uma certa sensibilidade com relação ao senso de responsabilidade e conscientização do seu real papel enquanto docente no processo de inclusão desses alunos. Quando analisamos as principais dificuldades relatadas pelos docentes no que tange o processo de ensino-aprendizagem dos alunos com TEA, percebemos que, o planejamento do ensino parece estar diretamente associado aos saberes docentes e que a falta ou a defasagem nesses saberes implicam em um planejamento sem intencionalidade e professores pouco preparados para direcionar estratégias específicas que contribuam para o desenvolvimento das potencialidades dos educandos com TEA. E por fim e última categoria de análise, averiguamos a importância das formações continuadas em serviço na concepção dos professores envolvidos na pesquisa e aferimos que em geral todos concordam que as formações continuadas são um caminho interessante nesse processo de compreender as características, desenvolver estratégias e direcionar a prática pedagógica aos estudantes com TEA.


  • Mostrar Abstract
  • Resumo:

    Esta pesquisa terá como objeto de estudo as concepções dos professores do ensino fundamental de uma escola do município de Ipojuca-PE, no que se refere a inclusão do aluno com TEA, bem como a formação continuada de professores a partir de um projeto de intervenção elaborado e direcionado aos docentes dessa unidade escolar. O lócus de pesquisa será a escola Municipal Ministro Jarbas Passarinho, por ser o local onde atuamos no município. A pesquisa foi

     

    desenvolvida a partir do projeto escolar intitulado: “Brincar, Educar e Incluir: Ressignificando às práticas corporais na educação física escolar”, que foi financiado pela Secretaria Municipal de Educação, após ser aprovado numa seleção de projetos. No contexto da execução do projeto serão realizados momentos formativos em serviço, no qual contaremos com a participação de profissionais com saberes notórios no transtorno do espectro autista e que contribuirão para o aumento do acervo dos docentes no que diz respeito ao conhecimento sobre os aspectos inclusivos destes estudantes no contexto escolar. As formações terão a duração de 6 (seis) meses e cada formador convidado participará com uma sequência de 3 (três) encontros abordando e dando continuidade ao tema referido por cada profissional. A pesquisa será do tipo Qualitativa, sendo a Pesquisa-ação a metodologia escolhida para conduzir o caminho ou o conjunto de procedimentos que irá interligar conhecimento e ação. A população alvo da pesquisa serão os docentes (anos iniciais e finais do ensino fundamental) efetivos e que se encontrem originalmente lotados na Escola municipal Ministro Jarbas Passarinho, localizada no distrito de Camela- Ipojuca-PE e que possuam em suas turmas pelo menos um aluno que se encontre dentro do espectro do autismo. Os instrumentos de coleta de dados que serão utilizados na pesquisa serão as entrevistas semiestruturadas que ocorrerão em dois momentos, antes e após a intervenção, e as discussões de grupo que ocorrerão com a intenção de refletir sobre os momentos formativos e as possíveis contribuições dos mesmos na percepção dos docentes quanto aos aspectos inclusivos do estudante com TEA.

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  • ROSEMARY DOS SANTOS MENDES DE MELO
  • Gestão Escolar e Inteligência Artificial: o uso do ChatGPT como apoio à gestão

  • Orientador : ANA LUCIA FELIX DOS SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA LUCIA FELIX DOS SANTOS
  • MARCIA ANGELA DA SILVA AGUIAR
  • SERGIO PAULINO ABRANCHES
  • THAMYRIS MARIANA CAMAROTE MANDU
  • Data: 25/03/2024

  • Mostrar Resumo
  • A pesquisa discutiu a relação entre as transformações sociais contemporâneas e a gestão escolar, enfatizando a crescente presença das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na educação, dando um recorte especial a Inteligência Artificial (IA) ChatGPT como ferramenta de apoio à gestão escolar. Sob a premissa de que a educação e a gestão escolar refletem as mudanças sociais, a pesquisa mostrou a evolução histórica da educação e da gestão escolar no Brasil. No atual cenário, marcado pela revolução tecnológica, a influência das TDIC na educação é inegável. A dissertação ressaltou a importância de acompanhar essa evolução, especialmente no contexto da gestão escolar, onde a integração de ferramentas como o ChatGPT pode proporcionar avanços significativos. O texto revelou a relação pessoal da pesquisadora como o tema e como essa relação influenciaram sua trajetória. O trabalho discutiu o conceito de gestão democrática e seu processo político. O estudo ressaltou também a importância da gestão escolar na contemporaneidade e sua interação com as tecnologias, considerando a perspectiva de qualidade na educação. O levantamento do estado da arte revelou algumas pesquisas que abordam a IA na educação, incluindo temas como evasão escolar, comportamento organizacional e percepção dos professores sobre inovações tecnológicas. A pesquisa examinou a relação entre a equipe de gestão escolar da Rede Municipal de Ensino do Recife (RMER) e as Inteligências Artificiais, focalizando o ChatGPT advindas dos objetivos da pesquisa que se debruçou em analisar a visão de como os gestores percebem o uso da inteligência artificial ChatGPT como ferramenta de apoio à gestão escolar. Os objetivos gerais e específicos delineiam a abordagem metodológica que optou pelo estudo de caso com objetivo exploratório. Nessa abordagem exploratória, a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas, questionários, oficinas e diários de bordo. Com relação a oficina, a metodologia utilizada abrange desde a introdução à IA e ChatGPT até a análise crítica dos desafios éticos e democráticos associados ao uso dessas tecnologias na gestão escolar. O estudo ainda contou com análise de dados numa perspectiva de análise de conteúdo temática de Bardin e culminou com as considerações finais que abordou impressões favoráveis ao mesmo tempo preocupantes. A pesquisa apresentou como produto final do trabalho a proposta de uma oficina. Trata-se de um produto inovador, alinhado à formação continuada, visando capacitar gestores na aplicação estratégica do ChatGPT.


  • Mostrar Abstract
  • O presente projeto de pesquisa tem como objetivo investigar o uso das tecnologias digitais da informação e da comunicação pela gestão escolar do município de Recife-PE. Buscará analisar a problemática central da pesquisa, ou seja, como a equipe gestora ampara-se nas tecnologias digitais da informação e da comunicação no processo de gestão escolar, visando impulsionar mecanismos de gestão e melhoria na qualidade da educação básica. O ensaio contará com aporte teórico discutido sobre a educação no Brasil, concepções de gestão escolar, conceito de qualidade na educação e o uso de tecnologias digitais na educação. A pesquisa contará com a metodologia de estudo de caso a partir de uma abordagem qualitativa, onde serão realizadas entrevistas semiestruturada e observações.
    Os objetos da pesquisa estão centrados na equipe gestora e tecnologias digitais. A investigação da coleta de dados será desenvolvida em duas escolas da rede de ensino de Recife-PE, ambas situadas na Zona Oeste da cidade. O estudo se propõe a desenvolver um curso formativo como produto da pesquisa intitulado Evolui.Edu, abordando quatro princípios de formação. O constructo será apresentado ao setor de tecnologias da educação e contará com a parceria das Unidades de Tecnologias na Educação e Cidadania (UTECs). Por fim, a pesquisa discorrerá com análises criteriosas a partir do estudo de caso e culminará com as considerações finais.

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  • ISABELA CRISTINA GOMES DA SILVA PESTANA
  • O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM LIBRAS: uma experiência em salas regulares bilíngues para surdos no município do Recife

  • Orientador : WILMA PASTOR DE ANDRADE SOUSA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • TICIA CASSIANY FERRO CAVALCANTE
  • WANILDA MARIA ALVES CAVALCANTI
  • WILMA PASTOR DE ANDRADE SOUSA
  • Data: 26/03/2024

  • Mostrar Resumo
  • A educação bilíngue de surdos é garantida por lei desde o ano de 2005, sendo a Língua
    Brasileira de Sinais - Libras adotada como primeira língua e a língua portuguesa escrita
    como segunda língua. Diante desta realidade, e da escassez de materiais voltados para o
    letramento em Libras de estudantes surdos, surgiu a necessidade da elaboração de
    recursos que atendam às especificidades linguísticas destes estudantes. Com base nos
    estudos teóricos de Brito (1993), Quadros e Karnopp (2004), Quadros e Schimiedt
    (2006), Gesser (2009), Ferreira-Brito (2010). Este trabalho objetivou analisar os recursos
    didáticos, utilizados pelos professores, nas práticas de letramento em Libras de estudantes
    matriculados em Salas Regulares Bilíngues para Surdos do Município do Recife. Trata-se
    de uma pesquisa do tipo descritiva, de abordagem metodológica qualitativa, com base na
    análise de conteúdo de Bardin (2016). Após o estudo, foi elaborado um produto
    educacional, em forma de caderno de atividades que visa auxiliar as práticas de letramento
    em Libras para os estudantes das salas bilíngues para surdos.


  • Mostrar Abstract
  • A educação bilíngue de surdos é garantida por lei desde o ano de 2005, sendo a Língua Brasileira de Sinais - Libras adotada como primeira língua e a língua portuguesa escrita como segunda língua. Diante desta realidade e da escassez de materiais voltados para o letramento em Libras de estudantes surdos, surge a necessidade da elaboração de recursos que atendam as especificidades linguísticas destes estudantes. Este trabalho objetiva analisar os recursos didáticos, utilizados pelos professores, nas práticas de letramento em Libras de estudantes matriculados em Salas Regulares Bilíngues para Surdos do Município do Recife. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, de abordagem metodológica qualitativa, com base na análise de conteúdo de Bardin (2016). Após o estudo será elaborado um  roduto educacional, em forma de caderno de atividades que visa o letramento em Libras para os estudantes das SRBS.

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  • POLLYANE DE ALMEIDA PAIVA
  • "O USO DA CULTURA MAKER CONTRIBUINDO PARA INCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL: uma construção com o scratch e osestudantes da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Alda Romeu da Cidade do Recife"

  • Orientador : MARCIA REGINA BARBOSA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARCIA REGINA BARBOSA
  • RAFAELLA ASFORA SIQUEIRA CAMPOS LIMA
  • MARIA AUXILIADORA SOARES PADILHA
  • Data: 27/03/2024

  • Mostrar Resumo
  • A presente pesquisa terá uma abordagem qualitativa de tipologia experimental com um grupo em restrito da EJA, com objetivo geral de analisar a contribuição da cultura Maker na inclusão social e digital dos alunos da Educação de Jovens e Adultos através do Scratch. E com os seguintes objetivos específicos: identificar as hipóteses de uso do Scratch com o grupo em específico da EJA; garantir a operacionalização do plano experimental a partir da ferramenta escolhida; desenvolver um e-book com as estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas no experimento. Em relação à metodologia, a pesquisa priorizou a observação dos procedimentos metodológicos utilizados nas aulas, com o uso da tecnologia, na construção do conhecimento para a promoção e engajamento do estudante no desenvolvimento dos atos de planejar, elaborar e construir um produto, refletindo sobre o que desenvolveram em conjunto e a partir de suas dificuldades, finalizando com uma entrevista sobre o que foi vivenciado na pesquisa. Quanto aos sujeitos que participaram dessa pesquisa, foram os alunos de uma turma modulada da EJA da Escola Municipal Alda Romeu. As marcas encontradas nos achados da pesquisa, apontam para a ausência de propostas na área da tecnologia para o público da EJA na Rede Municipal de Ensino do Recife e também para o apagamento desta modalidade com a diminuição e o fechamento de turmas nas Unidades de Ensino. Desta feita, essa dissertação propõe uma reflexão sobre a inclusão social desse público, através da tecnologia, na perspectiva de promover uma educação de caráter emancipador e transformador.


  • Mostrar Abstract
  • Este estudo tem como objeto, estimular o desenvolvimento do pensamento
    computacional em estudantes que apresentam dificuldade de aprendizagem da
    educação de jovens e adultos, considerando suas histórias de vida e individualidades.
    Em seu início, trataremos sobre a tecnologia e a informatização na sala de aula, o
    movimento maker e o Scratch como ferramenta escolhida, e em seguida um breve
    histórico sobre a educação de Jovens e Adultos com abordagem na identidade e
    perfil dos alunos desta modalidade. Depois, trataremos das teorias de aprendizagem
    e do sociointeracionismo, com especificidades em Vigotsky e na Pedagogia Nova. E
    por fim, falaremos sobre a educação inclusiva e as políticas públicas na EJA. A
    pesquisa será qualitativa de tipologia experimental e se dará na Unidade de
    Tecnologia na Educação e Cidadania - UTEC Alto Sta Terezinha, com uma turma
    da EJA da Escola Municipal Alto Santa Terezinha, querendo descobrir se o uso da
    metodologia Maker, com a utilização do Scratch, terá impacto positivo para o grupo
    em restrito.

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  • DIRCIANE MARIA GONÇALVES COELHO MUNIZ
  • A Inserção da Educação emocional a partir da Roda de Conversa na Educação Infantil

  • Orientador : VIVIANE DE BONA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • AURINO LIMA FERREIRA
  • PABLO FRANCISCO DE ANDRADE PORFIRIO
  • VIVIANE DE BONA
  • Data: 27/03/2024

  • Mostrar Resumo
  • A pesquisa investigou a Roda de Conversa enquanto dispositivo pedagógico
    facilitador da inserção da Educação Emocional na Educação Infantil. Buscou aprofundar
    as discussões sobre o tema, tendo como campo empírico uma turma do Infantil IV (4 e 5
    anos) de uma Unidade Educacional da Rede Municipal de Ensino do Recife. Se
    configurou enquanto uma pesquisa-ação, constando em sua metodologia a proposição de
    uma experiência na Educação Infantil, a partir do planejamento, observação e registro de
    eventos de Rodas de Conversa com o grupo de crianças, bem como outros passos e
    instrumentos aplicados na instituição em um período de dois meses. Como discussão
    teórica, apoiou-se em autores que dialogam sobre a importância da Roda de Conversa,
    Educação Infantil e Desenvolvimento Humano; perpassando também pelo campo da
    Sociologia da Infância e da definição de Educação Emocional. Os resultados da pesquisa
    apresentaram dados significativos acerca do dispositivo pedagógico Roda de Conversa
    como um espaço auto formativo, facilitador do exercício do diálogo sobre a dimensão do
    sentir junto à primeira infância. A Roda de Conversa demonstrou ser um lugar seguro para
    as diversas formas de manifestações expressivas das crianças, possibilitadas pela
    interlocução problematizadora, favorecendo a autopercepção e o compartilhamento das
    elaborações infantis sobre suas experiências afetivas, sendo esta intervenção uma forma
    eficaz para inserir a Educação Emocional na Educação Infantil. Como produto deste
    estudo, elaborou-se um Caderno Pedagógico contendo uma proposta de prática educativa
    com a utilização da Roda de Conversa com foco na dimensão do sentir.


  • Mostrar Abstract
  • A pesquisa investigou a Roda de Conversa enquanto dispositivo pedagógico
    facilitador da inserção da Educação Emocional na Educação Infantil. Buscou aprofundar
    as discussões sobre o tema, tendo como campo empírico uma turma do Infantil IV (4 e 5
    anos) de uma Unidade Educacional da Rede Municipal de Ensino do Recife. Se
    configurou enquanto uma pesquisa-ação, constando em sua metodologia a proposição de
    uma experiência na Educação Infantil, a partir do planejamento, observação e registro de
    eventos de Rodas de Conversa com o grupo de crianças, bem como outros passos e
    instrumentos aplicados na instituição em um período de dois meses. Como discussão
    teórica, apoiou-se em autores que dialogam sobre a importância da Roda de Conversa,
    Educação Infantil e Desenvolvimento Humano; perpassando também pelo campo da
    Sociologia da Infância e da definição de Educação Emocional. Os resultados da pesquisa
    apresentaram dados significativos acerca do dispositivo pedagógico Roda de Conversa
    como um espaço auto formativo, facilitador do exercício do diálogo sobre a dimensão do
    sentir junto à primeira infância. A Roda de Conversa demonstrou ser um lugar seguro para
    as diversas formas de manifestações expressivas das crianças, possibilitadas pela
    interlocução problematizadora, favorecendo a autopercepção e o compartilhamento das
    elaborações infantis sobre suas experiências afetivas, sendo esta intervenção uma forma
    eficaz para inserir a Educação Emocional na Educação Infantil. Como produto deste
    estudo, elaborou-se um Caderno Pedagógico contendo uma proposta de prática educativa
    com a utilização da Roda de Conversa com foco na dimensão do sentir.

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  • INGRID GOMES SANTOS
  • A GESTÃO ESCOLAR FRENTE AO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: implementação, monitoramento e avaliação em uma escola da Rede Municipal de Ensino do Recife.

  • Orientador : ANA LUCIA FELIX DOS SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALFREDO MACEDO GOMES
  • ANA LUCIA FELIX DOS SANTOS
  • MARIA DILNÉIA ESPÍNDOLA FERNANDES
  • Data: 27/03/2024

  • Mostrar Resumo
  • Diante da urgência de atender ao princípio da gestão democrática nas escolas públicas
    brasileiras, o presente trabalho visa contribuir no debate acerca do Projeto Político
    Pedagógico (PPP) como um importante instrumento de fortalecimento desse princípio.
    Nesse sentido, especificou-se como objetivo geral analisar como a participação da
    comunidade escolar tem se efetivado na implementação, monitoramento, avaliação e
    reformulação do PPP frente ao princípio da gestão democrática. Como objetivos
    específicos definiu-se: analisar o PPP da Escola, tendo em vista os elementos da
    participação e da gestão democrática que o constituem; identificar e analisar dispositivos
    legais da rede municipal de ensino que versem sobre a construção e acompanhamento do
    PPP; colaborar com a construção de uma proposta de monitoramento e avaliação do PPP
    da escola. As bases teóricas foram desenvolvidas a partir das temáticas como políticas
    educacionais (AZEVEDO, 2001; HOFLING, 2001; MARTINS, 2010), gestão escolar e
    gestão democrática (LUCK, 2006; DOURADO, 2006; BORDIGNON E GRACINDO,
    2001; PARO, 2022) e projeto político pedagógico (DÁLMAS, 2002; GANDIN, 2013;
    VEIGA, 2009; GADOTTI, 2003). A pesquisa traz uma abordagem qualitativa, por meio
    de um estudo de caso realizado numa escola da Rede Municipal de Recife, Regional 4,
    RPA 6. Os dados foram coletados através de documentos, entrevistas, aplicação de
    questionários e observações. Os resultados revelaram uma gestão escolar pouco envolvida
    com a participação efetiva da comunidade escolar no que tange a elaboração coletiva do
    projeto, as tomadas de decisões e a efetivação das ações. A pesquisa constatou, também,
    que o excesso de demandas burocráticas, projetos e programas educacionais, acabam por
    restringir no calendário letivo o espaço para debates e reflexão acerca do fazer pedagógico
    da escola, e a democratização da gestão acaba por ficar a margem, com tomadas de
    decisões centralizadas e práticas educativas genéricas, sem levar em conta a identidade da
    instituição. No entanto, foi possível perceber uma possível mudança de percurso ao tomar
    o único órgão colegiado existente na escola, o conselho escolar para fortalecer a
    participação e democratização na implementação do PPP. Nessa perspectiva, o estudo
    elaborou uma proposta de monitoramento e avaliação do PPP da escola de modo a
    corroborar com o fortalecimento desse processo.


  • Mostrar Abstract
  • O presente estudo está sendo desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em
    Educação Básica, da Universidade Federal de Pernambuco, na linha de pesquisa Gestão
    em educação básica. A pesquisa tem como objetivo geral analisar como a construção
    coletiva de uma proposta de monitoramento e avaliação sistemática do Projeto Político
    Pedagógico pode colaborar com o fortalecimento da gestão escolar democrática. Assim
    como, avaliar o estado atual do PPP da escola; acionar a participação da comunidade no
    processo de avaliação do PPP e construir junto com a comunidade escolar uma proposta
    de avaliação e acompanhamento do PPP. Como referencial de diálogo teórico tem-se
    Veiga (2006), Gandin (2013), Luck (2006), Paro (2022), entre outros.O estudo se
    desenvolverá por meio de um estudo de caso, cuja metodologia envolverá a técnica de
    grupo focal, assim como, a técnica de análise documental. A partir dos dados levantados
    nos grupos focais e na análise documental, será construída uma proposta de avaliação e
    acompanhamento do Projeto Político Pedagógico.

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  • ESTER MARIA SOTERO DE OLIVEIRA
  • A ATUAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR FRENTE À PANDEMIA DE COVID-19: uma análise a partir da Rede de Ensino Municipal de Recife.

  • Orientador : MARCIA ANGELA DA SILVA AGUIAR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARCIA ANGELA DA SILVA AGUIAR
  • ANA LUCIA BORBA DE ARRUDA
  • ANA DE FATIMA PEREIRA DE SOUSA ABRANCHES
  • Data: 10/04/2024

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa enfoca a atuação do gestor escolar da Rede de Ensino Municipal de Recife frente aos desafios advindos no período da pandemia de covid-19. Nosso objetivo principal é analisar a atuação desse profissional diante dessas problemáticas. O referencial teórico foi embasado em estudos de Aguiar (2018), Azevedo (2010), Dourado (2000), Gadotti (2013), Libâneo (2007), Luck (2009), Saviani (2001), além de pesquisas no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que contribuíram para dar suporte à escrita dessa dissertação. De natureza qualitativa, este estudo tem como população três gestores escolares cujo critério de escolha foi pautado em escolas de pequeno, médio e grande porte. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas, realizados de forma presencial. Os resultados demonstraram que os gestores enfrentaram diversos desafios, dentre eles, estão relacionados às dimensões pedagógicas e à Gestão de Pessoas. Destacou-se a importância do trabalho desenvolvido por esses profissionais bem como as ações desenvolvidas frente às novas demandas educacionais. Além disso, a necessidade do trabalho coletivo, da interação e motivação demonstraram ser ferramentas essenciais para a democracia na escola.


  • Mostrar Abstract
  • Este estudo tem por objetivo analisar a atuação do Gestor Escolar da Prefeitura da
    Cidade do Recife (PCR) frente aos desafios do cotidiano e em período de
    calamidade. Em seu início, serão abordados os conceitos de Gestão Democrática,
    Qualidade Educacional, além de realizar a caracterização desse profissional na
    PCR, abordando sua atuação para essa função e os desafios por ele enfrentados.
    Em seguida, recorreremos às políticas públicas voltadas para a melhoria da
    educação, às avaliações externas e a importância do Planejamento Estratégico para
    a Gestão Escolar. Considerando os pressupostos desse estudo, optou-se em abordar
    as temáticas através da pesquisa Qualitativa, pois a mesma tem caráter
    exploratório. Para a coleta de dados, evidenciaremos o trabalho analisado em
    Unidades da PCR, com seis gestores escolares, utilizando questionários e entrevistas
    semiestruturadas e a análise do Planejamento Estratégico de cada Unidade
    investigada, a fim de entender como esses gestores enfrentam os desafios no
    cotidiano e em período atípico.

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  • MARIA JULIANA DOS SANTOS FARIAS
  • Uma cartografia das Mulheres Negras em Cargo de Liderança nas Escolas da Rede Municipal do Recife.

  • Orientador : RAPHAEL GUAZZELLI VALERIO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • RAPHAEL GUAZZELLI VALERIO
  • AURENEA MARIA DE OLIVEIRA
  • ANDRE MENDES SALLES
  • Data: 11/04/2024

  • Mostrar Resumo
  • A presente pesquisa versa sobre a peculiaridade da participação de mulheres negras que atuam na Gestão de Escolas Públicas da Rede Municipal do Recife, e como essa atuação pode contribuir no processo de afirmação das identidades das mulheres negras, cujas trajetórias, historicamente, eram silenciadas. Considera-se pertinente evidenciar como uma gestora negra ocupando um espaço de liderança no contexto escolar pode ser representativo para toda comunidade escolar da qual está incluída e como isso pode impactar em questões raciais que envolvem o ‘estar’ na escola. O método empregado no presente estudo foi o cartográfico, por se tratar de buscarmos uma pesquisa que esteja em sintonia com o caráter processual da investigação, e nos basear numa proposta de transversalidade, através da qual houve um movimento de conversa entre as realidades das mulheres sujeitos da pesquisa. A abordagem foi qualiquantitativa, utilizando mecanismos como aplicação de formulários Googleforms e entrevistas semiestruturadas, cujo objetivo geral foi analisar como tem se dado a ocupação de mulheres negras em cargo de gestão escolar nas escolas da Rede municipal de ensino do Recife, percebendo o quantitativo de posições ocupadas por este grupo, e correlacionando a experiência de vida, o itinerário formativo com o seu contexto de experiência profissional e objetivos específicos: Mapear as trajetórias acadêmicas e profissionais de mulheres negras em cargos de liderança nas escolas da Rede municipal do Recife, Analisar a trajetória destas profissionais pela perspectiva do gênero e da raça, localizando dificuldades singulares em um campo mais amplo da estrutura racista e misógina no interior do capitalismo contemporâneo e Promover um evento (Roda de Diálogo) com as gestoras da pesquisa com a temática proposta junto aos profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino do Recife, que caracterizou o Produto Técnico da pesquisa. Os estudos a respeito da atuação de mulheres negras ocupando posições de liderança em Gestão escolar, contribuíram para que ampliemos o nosso olhar acerca das dificuldades enfrentadas por esse grupo, bem como nos possibilitou repensar e estabelecer conexões entre as disparidades sociais e econômicas à luz de marcadores como gênero, raça e classe social. Os sujeitos participantes da pesquisa foram gestoras negras de 4(quatro) escolas públicas da Rede Municipal do Recife. Ao final desse trabalho constata-se que, embora diante de cenários desfavoráveis, as mulheres negras são maioria na Rede de Ensino no Recife, e a partir de seus relatos e trajetórias, buscam transformar os marcadores de opressão e subalternidade em vivências que estimulem, no chão das escolas as quais estão atuando, oportunidades de uma construção pautada em dirimir as desigualdades movidas pelos marcadores de gênero, raça e classe social.


  • Mostrar Abstract
  • O tema da presente  Pesquisa pressupõe analisar como tem ocorrido a presença das mulheres negras nos cargos de gestão escolar, e como essa atuação pode contribuir no processo de afirmação das identidades das mulheres negras, cujas trajetórias, historicamente, eram silenciadas. Sendo pertinente verificar como uma gestora negra ocupando um espaço de liderança no contexto escolar pode ser representativo para toda comunidade escolar da qual está incluída e como isso pode impactar em questões raciais que envolvem o ‘estar’ na escola.

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  • EVANICE BRÍGIDA CAVALCANTI LEMOS
  • APLICATIVO TEALFABETIZAR: Contribuições da Comunicação Aumentativa e Alternativa/CAA na alfabetização do estudante com TEA.

  • Orientador : RAFAELLA ASFORA SIQUEIRA CAMPOS LIMA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ISABELLE CAHINO DELGADO
  • RAFAELLA ASFORA SIQUEIRA CAMPOS LIMA
  • TICIA CASSIANY FERRO CAVALCANTE
  • Data: 29/04/2024

  • Mostrar Resumo
  • Este estudo está inserido no campo das discussões sobre inclusão a partir do uso da ferramenta de Comunicação Aumentativa e Alternativa/CAA, no âmbito do atendimento educacional especializado, para a alfabetização de estudantes com TEA. A CAA promove a acessibilidade comunicacional fundamental ao desenvolvimento integral ao estudante com TEA sem comunicação funcional. Para a teoria histórico-cultural, a deficiência não está apenas relacionada às características individuais, mas também ao contexto social e cultural em que a pessoa está inserida. Nesse sentido, a CAA, um dos recursos de tecnologia assistiva/TA, se apresentam como um importante meio de potencializar o desenvolvimento da pessoa com deficiência, fortalecendo a autonomia e a aquisição da alfabetização, retirando o foco da deficiência da pessoa e valorizando suas habilidades e potencialidades. No caso dos estudantes com TEA, muitas vezes estigmatizados em relação a aprendizagem, apresentam prejuízo no desenvolvimento da capacidade de expressão oral. Por isso, nem sempre se comunicam de forma funcional o que interfere diretamente no seu processo de alfabetização. Dessa forma, a Comunicação Aumentativa e Alternativa se mostra como um importante recurso para a acessibilidade, já que permite que o usuário consiga se expressar a partir de gestos simples como apontar, e a alfabetização poderá se apresentar de forma menos desafiadora. Esta pesquisa buscou investigar as contribuições do uso da Comunicação Alternativa e Aumentativa/CAA, pelo professor do Atendimento Educacional Especializado/ AEE, em Sala de Recurso Multifuncional/SRM, no processo de alfabetização, dos estudantes com Transtorno do Espectro do autismo/TEA. Para tanto, tomou-se como base teórica as discussões de Vygotsky sobre aprendizagem e linguagem concebendo a linguagem e a aprendizagem como um construto social e cultural resultado de trocas interativas e dos estudos de Soares e Chartier sobre alfabetização e letramento que enfatizam a importância de um ensino de alfabetização que leve em consideração o contexto social e cultural dos alunos. Elas destacam a importância do uso social da leitura e escrita. Optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa, a fim de compreender de forma ampla os fenômenos ocorridos. Como sujeitos, a pesquisa contou com a participação de seis professoras do AEE que atendiam estudantes com TEA com impedimentos comunicativos, das escolas públicas da cidade de Recife. Como instrumentos de coleta de dados realizou-se entrevistas semiestruturadas com as seis professoras do AEE das salas de recursos multifuncionais para que a partir das entrevistas fosse possível o desenvolvimento de um aplicativo que aliasse CAA e atividades de alfabetização. O estudo demonstrou que o uso da CAA contribui significativamente para a comunicação e a alfabetização dos estudantes com TEA em atendimento na sala de recurso multifuncional. Foi possível identificar que as professoras não dispunham de um aplicativo que unisse CAA e atividades de alfabetização, apesar de todas identificarem a importância motivacional para o processo de ensino aprendizagem dessa ferramenta. Em suma, constatou-se que o uso de Comunicação Aumentativa e Alternativa unida a aplicativos e recursos tecnológicos podem potencializar a aquisição e desenvolvimento da Linguagem e da alfabetização auxiliando na autonomia e inclusão de estudantes com TEA com impedimento comunicacional permitindo a esses estudantes o direito e a oportunidade de se desenvolver e se alfabetizar como os demais.


  • Mostrar Abstract
  • Este estudo está inserido no campo das discussões sobre inclusão a partir do uso da ferramenta de Comunicação Aumentativa e Alternativa/CAA, no âmbito do atendimento educacional especializado, para a alfabetização de estudantes com TEA. A CAA promove a acessibilidade comunicacional fundamental ao desenvolvimento integral ao estudante com TEA sem comunicação funcional. Para a teoria histórico-cultural, a deficiência não está apenas relacionada às características individuais, mas também ao contexto social e cultural em que a pessoa está inserida. Nesse sentido, a CAA, um dos recursos de tecnologia assistiva/TA, se apresentam como um importante meio de potencializar o desenvolvimento da pessoa com deficiência, fortalecendo a autonomia e a aquisição da alfabetização, retirando o foco da deficiência da pessoa e valorizando suas habilidades e potencialidades. No caso dos estudantes com TEA, muitas vezes estigmatizados em relação a aprendizagem, apresentam prejuízo no desenvolvimento da capacidade de expressão oral. Por isso, nem sempre se comunicam de forma funcional o que interfere diretamente no seu processo de alfabetização. Dessa forma, a Comunicação Aumentativa e Alternativa se mostra como um importante recurso para a acessibilidade, já que permite que o usuário consiga se expressar a partir de gestos simples como apontar, e a alfabetização poderá se apresentar de forma menos desafiadora. Esta pesquisa buscou investigar as contribuições do uso da Comunicação Alternativa e Aumentativa/CAA, pelo professor do Atendimento Educacional Especializado/ AEE, em Sala de Recurso Multifuncional/SRM, no processo de alfabetização, dos estudantes com Transtorno do Espectro do autismo/TEA. Para tanto, tomou-se como base teórica as discussões de Vygotsky sobre aprendizagem e linguagem concebendo a linguagem e a aprendizagem como um construto social e cultural resultado de trocas interativas e dos estudos de Soares e Chartier sobre alfabetização e letramento que enfatizam a importância de um ensino de alfabetização que leve em consideração o contexto social e cultural dos alunos. Elas destacam a importância do uso social da leitura e escrita. Optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa, a fim de compreender de forma ampla os fenômenos ocorridos. Como sujeitos, a pesquisa contou com a participação de seis professoras do AEE que atendiam estudantes com TEA com impedimentos comunicativos, das escolas públicas da cidade de Recife. Como instrumentos de coleta de dados realizou-se entrevistas semiestruturadas com as seis professoras do AEE das salas de recursos multifuncionais para que a partir das entrevistas fosse possível o desenvolvimento de um aplicativo que aliasse CAA e atividades de alfabetização. O estudo demonstrou que o uso da CAA contribui significativamente para a comunicação e a alfabetização dos estudantes com TEA em atendimento na sala de recurso multifuncional. Foi possível identificar que as professoras não dispunham de um aplicativo que unisse CAA e atividades de alfabetização, apesar de todas identificarem a importância motivacional para o processo de ensino aprendizagem dessa ferramenta. Em suma, constatou-se que o uso de Comunicação Aumentativa e Alternativa unida a aplicativos e recursos tecnológicos podem potencializar a aquisição e desenvolvimento da Linguagem e da alfabetização auxiliando na autonomia e inclusão de estudantes com TEA com impedimento comunicacional permitindo a esses estudantes o direito e a oportunidade de se desenvolver e se alfabetizar como os demais.

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  • CINTIA GONÇALVES DOS SANTOS
  • Narrativas de Boas Práticas de Ensino na Educação de Jovens e Adultos: estratégias que contextualizam a inclusão da diversidade na ação educativa.

  • Orientador : MARCIA REGINA BARBOSA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARCIA REGINA BARBOSA
  • RAPHAEL GUAZZELLI VALERIO
  • ABDIZIA MARIA ALVES BARROS
  • Data: 29/04/2024

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa investiga as boas práticas de ensino que promovem a inclusão da diversidade na ação educativa nas turmas de Educação de Jovens e Adultos. Apesquisaseconcentra em descobrir métodos eficazes que possibilitem aprendizagens significativas eemancipatórias para os estudantes da EJA, levando em consideração a diversidade presente nessas turmas. Do ponto de vista metodológico teremos como procedimentoapesquisa qualitativa narrativa, quantitativa descritiva e estudo de caso analisando o cotidiano da escola em três pilares: 1. Concepções pedagógicas para EJA; 2. Contribuições das políticas públicas na prática educativa para EJA; 3. As narrativas dainclusão da diversidade na ação educativa. Investigando dinâmicas, metodologias e estratégias que os professores estão utilizando no fazer pedagógico que possibilitemaprendizagens significativas, emancipatórias e de inclusão da diversidade, aos (as) estudantes da EJA. Bem como os documentos oficiais; e entrevistas episódicas comprofessores da Escola Estadual Irmã Dulce que desenvolvem boas práticas emsua açãoeducativa. O campo empírico dar-se-á no contexto da escola na Unidade Prisional Penitenciária Feminina de Abreu e Lima, na modalidade de EJA. A perspectiva da narrativa contribuirá para que a complexidade da diversidade do ambiente escolar e suas particularidades se tornem mais explícitas por meio das vozes dos atores envolvidos e dos relatos de suas experiências, o que favorecerá significativamente para nosso estudo. A pesquisa espera oferecer significativamente a melhoria da qualidade e eficácia da educação oferecida a este grupo, com o objetivo final de facilitar sua reintegração na sociedade.


  • Mostrar Abstract
  • Esta pesquisa investiga as boas práticas de ensino que promovem a inclusão da diversidade na ação educativa nas turmas de Educação de Jovens e Adultos. Apesquisaseconcentra em descobrir métodos eficazes que possibilitem aprendizagens significativas eemancipatórias para os estudantes da EJA, levando em consideração a diversidade presente nessas turmas. Do ponto de vista metodológico teremos como procedimentoapesquisa qualitativa narrativa, quantitativa descritiva e estudo de caso analisando o cotidiano da escola em três pilares: 1. Concepções pedagógicas para EJA; 2. Contribuições das políticas públicas na prática educativa para EJA; 3. As narrativas dainclusão da diversidade na ação educativa. Investigando dinâmicas, metodologias e estratégias que os professores estão utilizando no fazer pedagógico que possibilitemaprendizagens significativas, emancipatórias e de inclusão da diversidade, aos (as) estudantes da EJA. Bem como os documentos oficiais; e entrevistas episódicas comprofessores da Escola Estadual Irmã Dulce que desenvolvem boas práticas emsua açãoeducativa. O campo empírico dar-se-á no contexto da escola na Unidade Prisional Penitenciária Feminina de Abreu e Lima, na modalidade de EJA. A perspectiva da narrativa contribuirá para que a complexidade da diversidade do ambiente escolar e suas particularidades se tornem mais explícitas por meio das vozes dos atores envolvidos e dos relatos de suas experiências, o que favorecerá significativamente para nosso estudo. A pesquisa espera oferecer significativamente a melhoria da qualidade e eficácia da educação oferecida a este grupo, com o objetivo final de facilitar sua reintegração na sociedade.

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  • PATRICIA VALERIA BEMVINDO DA SILVA
  • Possibilidades e Desafios do Desenvolvimento de Projetos Didáticos no Processo de Alfabetização na Perspectiva do Letramento.

  • Orientador : TELMA FERRAZ LEAL
  • MEMBROS DA BANCA :
  • TELMA FERRAZ LEAL
  • MAGNA DO CARMO SILVA
  • JULIA TEIXEIRA SOUZA
  • Data: 30/04/2024

  • Mostrar Resumo
  • A presente pesquisa teve por objetivo identificar as possibilidades e os desafios para o desenvolvimento de projetos didáticos na alfabetização de crianças. O trabalho de investigação seguiu os contornos metodológicos da pesquisa de campo, à luz das contribuições teóricas de autores que tratam especificamente de projetos didáticos. Foi adotada a abordagem qualitativa, por meio de observação de 30 aulas e entrevistas. Foi um estudo exploratório, participativo e propositivo, envolvendo três professoras alfabetizadoras. Os dados foram analisados sob o paradigma de análise de conteúdo. Concluiu-se neste trabalho que o desenvolvimento de projetos didáticos com turmas de alfabetização requer uma atenção especial, para que os objetivos do projeto sejam cumpridos, sem desconsiderar a heterogeneidade das turmas, sobretudo quanto ao domínio do Sistema de Escrita Alfabética. Dentre outras características dessa modalidade organizativa do trabalho pedagógico, foi identificado que a mediação docente para garantir a participação dos estudantes no planejamento, execução e avaliação das atividades é a principal dificuldade enfrentada, assim como a criação de estratégias que contribuam para que as crianças realizem as atividades e, ao mesmo tempo, avancem nos conhecimentos sobre o sistema notacional.


  • Mostrar Abstract
  • A presente pesquisa teve por objetivo identificar as possibilidades e os desafios para o desenvolvimento de projetos didáticos na alfabetização de crianças. O trabalho de investigação seguiu os contornos metodológicos da pesquisa de campo, à luz das contribuições teóricas de autores que tratam especificamente de projetos didáticos. Foi adotada a abordagem qualitativa, por meio de observação de 30 aulas e entrevistas. Foi um estudo exploratório, participativo e propositivo, envolvendo três professoras alfabetizadoras. Os dados foram analisados sob o paradigma de análise de conteúdo. Concluiu-se neste trabalho que o desenvolvimento de projetos didáticos com turmas de alfabetização requer uma atenção especial, para que os objetivos do projeto sejam cumpridos, sem desconsiderar a heterogeneidade das turmas, sobretudo quanto ao domínio do Sistema de Escrita Alfabética. Dentre outras características dessa modalidade organizativa do trabalho pedagógico, foi identificado que a mediação docente para garantir a participação dos estudantes no planejamento, execução e avaliação das atividades é a principal dificuldade enfrentada, assim como a criação de estratégias que contribuam para que as crianças realizem as atividades e, ao mesmo tempo, avancem nos conhecimentos sobre o sistema notacional.

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  • JUDITE CESARIO MOTA
  • O Ensino da Leitura e da Escrita: estratégias metodológicas de professores dos anos iniciais para lidar com a heterogeneidade

  • Orientador : TELMA FERRAZ LEAL
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MAGNA DO CARMO SILVA
  • SIRLENE BARBOSA DE SOUZA
  • TELMA FERRAZ LEAL
  • Data: 30/04/2024

  • Mostrar Resumo
  • A pesquisa objetivou investigar, analisar e refletir, em pesquisa participativa, estratégias didáticas para o ensino do Sistema de Escrita Alfabética e da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental para lidar com a heterogeneidade dos conhecimentos dos estudantes. Esta pesquisa caracteriza-se por possui duas etapas no seu obejtivo, a investigativa e a elaborativa. Sendo assim, buscando responder as questões que norteiam o objetivo investigativo, fizemos uso dos seguintes instrumento de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas, entrevista de autoconfrontação, avaliações diagnósticas e finais, observações das aulas com anotação em diário de campo, video gravação e audio gravação. Para análise dados adotamos a abordagem metodológica qualitativa, sem se abster do apoio quantitativo, sob a luz dos estudos dos letramentos de Street (2014), e de leitura de Soares (1998). Na discussão sobre alfabetização proposta por Soares (2008; 2017; 2022), Leal (2006; 2013; 2022) e Moraes (2012) e os recentes estudos sobre heterogeneidade e educação com Leal; Sá; Silva (2018) e Leal e Pessoa (2023). Após a coleta e análise dos dados, foi realizado o objetivo elaborativo, que constitui o Produto Educacional (P.E), fruto dos resultados deste estudo. Participaram, nas duas etapas desta pesquisa, três professoras do município do Recife, das turmas do 2º, 3º e 5º ano, e a professora pesquisadora na elaboração do P.E.


  • Mostrar Abstract
  • A pesquisa objetivou investigar, analisar e refletir, em pesquisa participativa, estratégias didáticas para o ensino do Sistema de Escrita Alfabética e da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental para lidar com a heterogeneidade dos conhecimentos dos estudantes. Esta pesquisa caracteriza-se por possui duas etapas no seu obejtivo, a investigativa e a elaborativa. Sendo assim, buscando responder as questões que norteiam o objetivo investigativo, fizemos uso dos seguintes instrumento de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas, entrevista de autoconfrontação, avaliações diagnósticas e finais, observações das aulas com anotação em diário de campo, video gravação e audio gravação. Para análise dados adotamos a abordagem metodológica qualitativa, sem se abster do apoio quantitativo, sob a luz dos estudos dos letramentos de Street (2014), e de leitura de Soares (1998). Na discussão sobre alfabetização proposta por Soares (2008; 2017; 2022), Leal (2006; 2013; 2022) e Moraes (2012) e os recentes estudos sobre heterogeneidade e educação com Leal; Sá; Silva (2018) e Leal e Pessoa (2023). Após a coleta e análise dos dados, foi realizado o objetivo elaborativo, que constitui o Produto Educacional (P.E), fruto dos resultados deste estudo. Participaram, nas duas etapas desta pesquisa, três professoras do município do Recife, das turmas do 2º, 3º e 5º ano, e a professora pesquisadora na elaboração do P.E.

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  • LIVIA DE MIRANDA AMORIM
  • Práticas Multiletradas na Educação Infantil: produção de narrativas digitais a partir de uma sequência didática.

  • Orientador : VIVIANE DE BONA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • RAYLANE ANDREZA DIAS NAVARRO BARRETO
  • THELMA PANERAI ALVES
  • VIVIANE DE BONA
  • Data: 02/05/2024

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  • Esta investigação possui o objetivo de analisar como o processo de produção de narrativas digitais construídas com a participação de crianças, a partir da proposta de uma Sequência Didática, pode contribuir no fazer docente da Educação Infantil em relação a prática multiletrada. Trata-se de uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa, que aconteceu em uma Unidade Educacional de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino do Recife/PE. No decorrer do percurso metodológico foram utilizados como instrumentos para coleta de dados: questionários, entrevista semiestruturada e observação. Sendo uma pesquisa de caráter propositivo foram empregues as seguintes etapas: encontros formativos - oficina formativa desenvolvida em parceria com a Unidade de Tecnologia de Educação e Cidadania (UTEC), destinada aos docentes da Unidade Educacional e encontros formativos com a professora colaboradora da pesquisa, para momentos de estudos reflexivos que subsidiaram a construção do produto educacional, uma Sequência Didática com o tema: Narrativas Digitais na Educação Infantil. Tal Sequência é uma modalidade organizativa estruturada com intencionalidade pedagógica, a partir de vivências construídas de forma colaborativa e experienciada por crianças na faixa etária entre 5 e 6 anos, que integram o Grupo V. Todo o processo proposto resultou na produção de Narrativas Digitais, com o uso da ferramenta digital Adobe Express. Considerando a aplicabilidade com o referido grupo, destacamos que a proposta configurou-se um dispositivo potente, contribuindo no desenvolvimento da oralidade, na ampliação de repertórios, na exploração da imaginação e da criação na Educação Infantil. Promoveu novas estratégias de ensinar e aprender, despertando a criticidade, a curiosidade e a formação de sujeitos conscientes e coparticipativos. Os resultados da pesquisa também apontaram que a realidade atual no âmbito educacional, exige ampliação de discussões, estudos e de políticas públicas de formações e de qualificação dos docentes quanto ao uso das TDIC nas práticas educativas da referida etapa educacional.


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  • Esta investigação possui o objetivo de analisar como o processo de produção de narrativas digitais construídas com a participação de crianças, a partir da proposta de uma Sequência Didática, pode contribuir no fazer docente da Educação Infantil em relação a prática multiletrada. Trata-se de uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa, que aconteceu em uma Unidade Educacional de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino do Recife/PE. No decorrer do percurso metodológico foram utilizados como instrumentos para coleta de dados: questionários, entrevista semiestruturada e observação. Sendo uma pesquisa de caráter propositivo foram empregues as seguintes etapas: encontros formativos - oficina formativa desenvolvida em parceria com a Unidade de Tecnologia de Educação e Cidadania (UTEC), destinada aos docentes da Unidade Educacional e encontros formativos com a professora colaboradora da pesquisa, para momentos de estudos reflexivos que subsidiaram a construção do produto educacional, uma Sequência Didática com o tema: Narrativas Digitais na Educação Infantil. Tal Sequência é uma modalidade organizativa estruturada com intencionalidade pedagógica, a partir de vivências construídas de forma colaborativa e experienciada por crianças na faixa etária entre 5 e 6 anos, que integram o Grupo V. Todo o processo proposto resultou na produção de Narrativas Digitais, com o uso da ferramenta digital Adobe Express. Considerando a aplicabilidade com o referido grupo, destacamos que a proposta configurou-se um dispositivo potente, contribuindo no desenvolvimento da oralidade, na ampliação de repertórios, na exploração da imaginação e da criação na Educação Infantil. Promoveu novas estratégias de ensinar e aprender, despertando a criticidade, a curiosidade e a formação de sujeitos conscientes e coparticipativos. Os resultados da pesquisa também apontaram que a realidade atual no âmbito educacional, exige ampliação de discussões, estudos e de políticas públicas de formações e de qualificação dos docentes quanto ao uso das TDIC nas práticas educativas da referida etapa educacional.

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  • ANDREA DA SILVA ARAUJO SANTOS
  • O Programa Primeiras Letras e as Práticas de Leitura e de Escrita no Ciclo de Alfabetização

  • Orientador : MAGNA DO CARMO SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MAGNA DO CARMO SILVA
  • TELMA FERRAZ LEAL
  • LEILA NASCIMENTO DA SILVA
  • Data: 08/05/2024

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  • A pesquisa analisou as orientações e práticas de leitura e de escrita no Programa Primeiras Letras para identificar a concepção de alfabetização e os princípios didáticos subjacentes a ele. Buscou aprofundar as discussões sobre o tema tendo como campo de pesquisa turmas do 2º ano do Ensino Fundamental de duas escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife, sendo uma turma pertencente a uma escola que apresentou melhores resultados em avaliações externas, segundo SAEPE (2022), e a outra turma pertencente a uma escola que apresentou menores resultados, segundo o mesmo índice. A abordagem qualitativa realizou 10 (dez) observações em cada turma, durante um período de dois meses para a construção dos dados, utilizando como instrumentos a análise documental, entrevistas e observações das práticas. A discussão teórica estabeleceu um diálogo com teóricos que abordam os temas da alfabetização e do letramento; das práticas sistemáticas significativas; dos saberes e práticas docentes, do ensino e avaliação; das políticas educacionais, dentre outros. Assim, os resultados da pesquisa apresentaram dados significativos que favoreceram o aprofundamento do debate sobre as práticas sistemáticas, construídas por professoras alfabetizadoras, para o ensino da escrita e da leitura através de ações que contribuem para que os estudantes se apropriem do conhecimento por meio de ações contextualizadas e significativas. Como produto desse estudo, foi elaborado um mural virtual dinâmico e interativo, denominado Portifólio Digital, para registrar, guardar e partilhar conteúdos multimídia e reunindo uma seleção de exemplos de práticas de leitura e de escrita significativas construídas a partir do Programa Primeiras Letras na Rede Municipal de Ensino do Recife observadas ao longo da pesquisa.


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  • O estudo tem como objetivo compreender as contribuições do Programa Primeiras Letras para a construção de práticas de leitura e de escrita nas turmas do Ciclo de Alfabetização na Rede Municipal de Ensino do Recife (RMER). Na composição de nosso referencial teórico estabelecemos um diálogo entre teóricos que abordam os temas da alfabetização e o letramento como (SOARES, 2004; 2009; 2016; 2020); (VAL, 2006), práticas sistemáticas significativas (MAINARDES, 2018); saberes e práticas docentes, ensino e avaliação segundo as contribuições de Tardif (2013) e Chartier (2007); políticas educacionais (AZEVEDO, 2001; MAINARDES, 2016), dentre outros. A abordagem qualitativa considerará o objetivo de pesquisa e sua relação com o produto educacional a ser construído, e, assim, será realizada em seis turmas do Ciclo de Alfabetização do Ensino Fundamental, em duas das escolas da RMER, sendo três turmas de uma escola que apresentou melhores resultados em avaliações externas e três turmas de  uma escola parceira que apresentou menores resultados e que é acompanhada por aquela. Para a construção dos dados, utilizaremos como instrumentos a análise documental com base nos documentos referentes ao Programa (Política de Ensino da RMER e os cadernos pedagógicos), entrevista e observação das práticas. Na análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo de Bardin (2011) para analisar os documentos e para as entrevistas adotaremos a análise das narrativas de Labov (1997). Esperamos que os resultados dessa pesquisa favoreçam o aprofundamento do debate sobre as práticas sistemáticas significativas, construídas por professoras alfabetizadoras, para o ensino da escrita e da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esperamos, ainda, que estes resultados viabilizem ações que contribuam para que os/as estudantes se apropriem do conhecimento por meio de ações contextualizadas e significativas.

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  • EDNALDO ALVES DE MOURA JÚNIOR
  • O Novo FUNDEB e o Financiamento da Educação Básica: perspectivas e desafios na educação municípal do Recife.

  • Orientador : ALFREDO MACEDO GOMES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANGELA MARIA MARTINS
  • ALICE MIRIAM HAPP BOTLER
  • ANA LUCIA FELIX DOS SANTOS
  • Data: 14/05/2024

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  • Resumo:

    A presente pesquisa versa sobre as mudanças na política de financiamento da educação, via Novo Fundeb, especificamente com foco na participação da União. Teve como objetivo geral subsidiar ações da gestão municipal de Recife em relação às tendências para a Educação Básica quanto à implantação do Novo FUNDEB e, como objetivos específicos: Analisar as principais mudanças ocorridas entre 2007 e 2022 no FUNDEB e a implantação do VAAF, VAAT e VAAR; Contrastar a qualidade da Educação Básica, as desigualdades sociais e educacionais de Recife com os demais municípios pernambucanos; Diagnosticar as tendências da gestão e a qualidade da Educação Municipal do Recife em decorrência da implantação do Novo FUNDEB. Evidenciou-se que tais mudanças também atrelam a esse repasse condicionantes de melhoria de gestão e de resultados educacionais. A pesquisa, de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, utilizou como estratégia o levantamento e a análise da bibliografia referente aos temas Financiamento da educação, Novo Fundeb e Qualidade da educação. A análise dos dados, inspirada na abordagem da análise de conteúdo, orientou-se a partir de categorias que evidenciam as ações realizadas pela Rede Municipal do Recife quanto às perspectivas para a Educação Básica a partir da implantação do Novo FUNDEB. Entre os resultados, a pesquisa contribuiu para o estabelecimento de conexões entre os múltiplos fatores que estão diretamente relacionados ao funcionamento das escolas públicas, o processo de ensino aprendizagem e a sua relação direta com a melhoria da qualidade educacional, bem como permitiu a ampliação do olhar acerca da correlação entre as desigualdades socioeconômicas e as desigualdades educacionais. Ao final desse trabalho constata-se que os recursos oriundos do Novo Fundeb se tornam aliados na erradicação das desigualdades educacionais e que as lideranças municipais devem, além de obter informações básicas no que concerne às mudanças na legislação, compreender os requisitos que precisam ser atendidos para a obtenção do financiamento, e ter uma proposta de direcionamento dos recursos para o fortalecimento da gestão da educação da respectiva Rede, com reverberação na qualidade do ensino em seus respectivos municípios. Na perspectiva da elaboração de um Produto Técnico como contributo social direcionado à rede pública de educação, foi elaborada uma Cartilha de Subsídios para Ações de Melhoria da Qualidade da Educação via adequada demanda e aplicação de verbas para Recife e demais municípios que tenham configuração similar.


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  • O presente trabalho tem coo objetivo analisar os desafios e as perspectivas para a educação pública na cidade do Recife, a partir do financiamento da educação com o novo FUNDEB. Para tanto serão analisadas as principais as principais mudanças ocorridas em 2007 e 2022 no tocante ao financiamento da educação básica - FUNDEB; Assim como será analisada a qualidade na edicação básica, as desigualdades sociais e educacionais, bem como comparativos da educação municipal de Recife com capitais do Brasil e outros municípios do estado de Pernambuco. Por fim, será analisada a gestão e qualidade da educação municipal do Recife e as perspectivas em decorrência do novo FUNDEB.

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  • MANUELA FREITAS DE OLIVEIRA
  • A GESTÃO EM CRECHES DA REDE MUNICIPAL DE RECIFE: FACILIDADES E DESAFIOS.

  • Orientador : JANETE MARIA LINS DE AZEVEDO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA LUCIA FELIX DOS SANTOS
  • ELAINE SUANE FLORENCIO DOS SANTOS
  • JANETE MARIA LINS DE AZEVEDO
  • Data: 27/05/2024

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  • A pesquisa se propôs a investigar a realidade das creches do Recife em termos de experiências de gestores, considerando os fatores que contribuem para um trabalho satisfatório nas unidades, bem como os fatores que representam desafios para a prática gestora. Iniciamos com uma investigação histórica e teórica sobre a infância e as políticas educacionais voltadas para a primeira infância, com foco especial na creche. Foram analisadas a evolução histórica e social da creche ao longo dos anos, bem como a importância dos aspectos do trabalho do gestor nesse contexto. Este estudo adotou uma abordagem metodológica que incluiu a realização de entrevistas semiestruturadas com seis gestoras de creches municipais da Prefeitura do Recife. As entrevistas foram conduzidas com o objetivo de compreender a realidade da gestão nessas instituições, explorando os desafios enfrentados e os benefícios percebidos pelas gestoras. Além disso, a pesquisa utilizou a análise de conteúdo proposta por Bardin (2015) para analisar os dados coletados, buscando identificar padrões, categorias e temas relevantes emergentes das entrevistas. Esse método permitiu uma compreensão mais profunda das experiências e perspectivas das gestoras em relação à gestão das creches municipais. Os resultados apontaram que a eleição para gestor foi destacada como benéfica, promovendo maior engajamento e legitimidade na comunidade escolar. No entanto, os desafios da mudança de gestão foram ressaltados, evidenciando a necessidade de um processo de transição bem estruturado. A importância da formação continuada para os gestores foi enfatizada, visando aprimorar suas práticas e enfrentar os desafios cotidianos. Também foi apontada a necessidade de melhorar as estratégias para efetivar a gestão democrática, considerando o bom relacionamento das gestoras com as famílias, o que pode promover maior participação e envolvimento da comunidade escolar nas decisões da creche.


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  • Este projeto tem como objetivo sistematizar e analisar elementos das práticas cotidianas de gestores, que atuam na Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Recife, visando identificar seus principais desafios. Neste sentido, a intenção é produzir um conhecimento sobre gestores e sua atuação, que hoje exercem essa função em creches municipais do Recife. O texto aborda, entre outros aspectos, características da Educação Infantil em termos históricos, sociais e legais que oferecem os fundamentos para entendermos como ela acontece no cenário brasileiro, enfatizando a creche. Pretendemos analisar a gestão desenvolvida na creche, procurando sistematizar especificidades que apresenta e possíveis contribuições em prol do desenvolvimento das crianças, através do modo de gestão democrática. A proposta é selecionarmos seis Creches da Rede Municipal de Ensino da Cidade do Recife segundo a variável tamanho em relação à quantidade de crianças que atendem (de maior, médio e pequeno porte) e que seus gestores possuam cinco anos ou mais de exercício da função que, por sua vez, serão selecionados por tipo de formação (sem formação adequada, com magistério, e com curso superior na área de educação). Estes critérios estão sendo considerados com base na pretensão de conhecer se essas variáveis influenciam nas práticas gestoras a ser investigadas na busca de identificar facilidades e desafios enfrentados pelos gestores na condução das creches. Como instrumentos de coleta de dados pretendemos utilizar questionário e a entrevista semi-estruturada. A importância do questionário se dá para selecionarmos os gestores que se encaixem nos critérios já descritos. A proposta de produto é a construção de um site com informações que teriam como objetivo contribuir para a reflexão da comunidade Educacional como um todo, trazendo, além da pesquisa realizada, exemplos de experiências de gestores da Rede Municipal Recife que, a partir dos aspectos observados na pesquisa,   desenvolvem um trabalho satisfatório em creches da Rede.

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  • JACINEIDE RAMOS DE SOUZA
  • AS RODAS DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um olhar reflexivo para a mediação docente com livros de imagens.

  • Orientador : MARCIO ANANIAS FERREIRA VILELA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARCIO ANANIAS FERREIRA VILELA
  • VIVIANE DE BONA
  • ANA CAROLINA PERRUSI ALVES BRANDAO
  • Data: 09/07/2024

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  • Neste estudo, buscamos analisar como as professoras de Educação Infantil realizam a mediação de leitura com livros de imagens nas rodas de história, especificamente identificar e analisar as concepções e usos dos livros de imagem por essas professoras dos Grupos III, IV e V da Educação Infantil, bem como apontar as possibilidades metodológicas para apoiar o trabalho docente com a leitura desses livros. Os procedimentos metodológicos envolveram aplicação de questionário em formato on-line com a finalidade de conhecer o que as professoras pensam sobre a mediação de leitura com livros de imagem. O referido instrumento foi subdividido em seções temáticas com questões referentes ao perfil das professoras participantes do estudo; concepção de formação de leitores; mediação com livros de imagem; materiais de apoio e reflexão sobre o tema. Nessas últimas seções temáticas, nos detivemos à elaboração de perguntas que nos permitissem refletir sobre as possibilidades metodológicas para apoiar o trabalho docente com a leitura de livros de imagem. A análise do material indicou que a maioria das professoras apontam não ter dificuldades significativas no uso desses livros, mas expressaram um desejo de aprofundar seu conhecimento e habilidades com objetivo de explorar, de forma significativa, o potencial dessas obras. Apesar das educadoras reconhecerem a relevância dos livros de imagens, há uma falta de ênfase nas características específicas destes livros e na necessidade de desenvolver estratégias para sua mediação. A partir desses resultados, o estudo propôs o desenvolvimento de um E-book com foco na mediação de leitura com livros de imagens. Este recurso tem o objetivo de fornecer às educadoras estratégias práticas que enriqueçam as experiências de leitura com as crianças. Buscamos colaborar, tanto no campo teórico quanto prático, sublinhando a importância da leitura mediada dos livros de imagem e seu potencial na formação leitora das crianças. Esperamos, assim, que a pesquisa incentive a apreciação das várias linguagens infantis, focando particularmente na utilização dos livros de imagem.


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  • Este estudo tem por objetivo discutir a mediação dos livros de imagem nos grupos IV e V da Educação Infantil com ênfase na construção de um caderno de mediação de leitura para o trabalho docente. Como referencial teórico dialogou com autores como Teberosky, Vygotsky, Brandão, Rosa, Nascimento, Yunes, Bajour, Riter, entre outros. O estudo parte de uma concepção sociointeracionista de leitura, apresentando também considerações acerca da literatura infantil, reflexões sobre a formação de leitores na educação infantil e da importância do professor como mediador de leitura. Os procedimentos metodológicos envolverão a aplicação de um questionário, que será nosso instrumento para geração dos dados, com respostas das professoras. Alguns critérios para escolha das participantes estão relacionados ao tempo de atuação como regentes em turmas do segundo ciclo da educação infantil e estarem vinculadas a instituições públicas de ensino distribuídas por Regiões Político-Administrativas (RPA’s) da cidade do Recife. Os dados da pesquisa serão gerados em dois momentos. No primeiro, conhecendo o que as professoras pensam sobre a mediação de leitura com livros imagens. No segundo momento, construção do caderno de propostas de mediação de leitura. Após a análise das respostas obtidas nos questionários, será elaborado um caderno de mediação com base nas observações apresentadas pelas professoras. No tratamento dos resultados, analisaremos as mensagens propondo inferências e possibilidades de interpretação, de acordo com os objetivos pretendidos, bem como diante de novas descobertas suscitadas durante a análise dos dados.

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  • DÉBORA DA ROCHA CORDEIRO ALVES
  • FORMAÇÃO LEITORA DE CRIANÇAS PEQUENAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Uma experiência literária com roda de leitura.

  • Orientador : MARCIO ANANIAS FERREIRA VILELA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA CAROLINA PERRUSI ALVES BRANDAO
  • CLECIO DOS SANTOS BUNZEN JUNIOR
  • YWANOSKA MARIA SANTOS DA GAMA
  • Data: 25/07/2024

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  • Nossa pesquisa, no âmbito do Mestrado Profissional, envolveu a análise de uma experiência liter ária na Educação Infantil, relacionada especificamente ao trabalho com roda de leitura com crianças pequenas, a partir do livro literário. A teoria e a prática nem sempre estão alinhadas, e isso se deve a lacunas no processo formativo e a outros fatores constitutivos da formação do profissional docente, a saber, formação inicial e continuada, saberes experienciais, troca com os pares, etc. (TARDIF, 2012, 2013; SACRISTÁN,1999). Diversos autores (GIROTO, 2015, 2026; FONSECA, 2012; COELHO, 2000; JUNQUEIRA, 2015 CORSINO,2015; BAPTISTA, 2021) que se debruçam sobre este tema, afirmam a importância do trabalho literário com crianças desde muito pequenas (bebês e crianças pequenas até os 03 anos). Embora a experiência literária possa ocorrer de diversas formas e em diferentes espaços, que não exclusivamente no ambiente escolar, nesta pesquisa, nos voltamos para a análise de experiências neste contexto institucional, tendo o docente como mediador de leituras. Em nosso estudo buscamos conhecer o trabalho literário desenvolvido por uma professora de creche, no que diz respeito à roda de leitura, tendo como instrumento para geração de dados uma entrevista semi-estruturada, onde foi possível identificar os saberes da professora acerca do trabalho literário. Por se tratar de uma pesquisa-ação, para além de identificar um dado da realidade, buscamos intervir sobre essa realidade, ressignificando a experiência docente, através da modelação planejada de forma colaborativa com o sujeito. Esta modalidade de pesquisa permitiu condições para ações e transformações de situações na turma que participou da experiência, uma vez que. “com a orientação metodológica da pesquisa-ação, os pesquisadores em educação estariam em condição de produzir informações e conhecimentos de uso mais efetivo, inclusive ao nível pedagógico” (THIOLLENT, 2002; SCHÖN, 2000; KEMMIS e MC TAGGART,1988). A pesquisa se deu em um CMEI da rede Municipal de Recife, onde tivemos como sujeito uma professora que atuava em turma de creche no Grupo 3 da Educação Infantil. Evidenciamos que a professora desenvolvia de forma permanente a roda de leitura em sua turma, incluindo a leitura de livros na roda de conversa diária, que fazia parte de seu planejamento semanal. Porém, não havia um planejamento específico para a roda de leitura, que considerasse de forma específica, as estratégias de mediação leitora - antes, durante e depois da leitura (SOLÉ, 1998), a escolha do título, as avaliações e outras dimensões importantes, com vistas à formação do leitor. (RITER, 2009; COSSON, 2018; COELHO, 2000; FONSECA, 2012). Esta pesquisa evidenciou que o desenvolvimento do trabalho literário por parte das professoras, de modo geral, acontece no campo das incertezas, tendo-se pouca clareza acerca dos objetivos e da perspectiva de formação de leitores. Queremos, portanto, chamar atenção dos profissionais da área para a necessidade de ampliar o conhecimento para desenvolver estratégias que favoreçam a formação leitora das crianças pequenas. Se, no espaço institucional, a literatura assume um caráter educativo, onde a ação do adulto ganha o status de “mediação pedagógica”, o planejamento se torna indispensável, cabendo às professoras de creche, de forma consciente [grifo nosso], explicitar os motivos de suas ações. (BRANDÃO; ROSA, 2014). Como produto da pesquisa, criamos o canal do youtube LITERATURA INFANTIL, com 4 vídeos relatando a trajetória experiência além das reflexões em torno deste tema pelo olhar da professora. Nossa expectativa é que esse material venha a ser um instrumento formativo de apoio às professoras, para a realização de um trabalho literário de qualidade.


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  • A literatura como promotora de transformação social e do indivíduo, nos parece umcampoinvisibilizado na prática docente da Educação Infantil. Reconhecendo a escola enquantoespaço de instrumentalização do saber e de aproximação das crianças comos livrosliterários, consideramos a importância do desenvolvimento de um trabalho voltadoparaaconstrução do perfil leitor ainda na primeiríssima infância. Autores como CORSINO(2007); ROSA (2010); BRANDÃO (2010) vem reafirmando sua contribuiçãoparao desenvolvimento das crianças, sobretudo para formação do senso crítico, alémdaampliação de importantes capacidades psíquicas humanas. Nosso objeto está centradonaação docente, que envolve relações afetivas, intencionalidade educativa, suporte e outrosaspectos inerentes ao processo de aprendizagem, com o objetivo principal de compreender como tem sido desenvolvida as experiências literárias e em que medida tais propostas sãoorganizadas, planejadas e realizadas com intencionalidade educativa. Nosso trabalhotemcaráter propositivo, uma vez que no percurso metodológico adotamos o caminhodapesquisa-ação, na perspectiva de conhecer, analisar e ressignificar a prática docente, dandovisibilidade à educação literária na infância e oferecendo possibilidades reais paraosprofessores sujeitos da pesquisa. Nos apoiamos nas ideias de Tardif (2000) e Sacristán(1999), para discutir a prática docente, e nos aproximamos da abordagemqualitativa que, como nos aponta Minayo (2007), procura capturar elementos como valores, crenças, atitudes que estão imersos em significados próprios e singulares dos sujeitos. Temcaráter exploratório para o entendimento e compreensão da proposta da intervençãopedagógica como ferramenta de aprendizagem e se propõe a promover a reflexão e ação, com base nos teóricos que nos sustentam: Santos (2013), Riter (2009), Colomer (2007), Versiani (2006 e 2007), Corsino (2007, 2010, 2015) Brandão e Rosa (2010), Nogueira(2013), Zilberman (1991), Lajolo (1985) Paiva e Rodrigues (2008).

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