Disertación/Tesis

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2024
Disertaciones
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  • JOSE GONCALVES DA SILVA
  • DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA E FORMAÇÃO CONTINUADA: ações e práticas do trato pedagógico de docentes dos anos finais da Escola João XXIII

  • Líder : AURENEA MARIA DE OLIVEIRA
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • AURENEA MARIA DE OLIVEIRA
  • RAPHAEL GUAZZELLI VALERIO
  • NADIA PATRÍZIA NOVENA
  • Data: 05-mar-2024


  • Resumen Espectáculo
  • A pesquisa busca analisar a formação docente e continuada de temas ligados às expressões da diversidade sexual, a partir da política de ensino e de formação da rede municipal do Recife, com vistas ao acesso e permanência de estudantes no espaço escolar, a partir do referencial do direito à diferença. Neste aspecto, objetiva-se avaliar o trato dessa temática da diversidade sexual, especificamente na escola João XXIII, quanto a sua efetivação na prática pedagógica escolar do corpo docente e sua  formação continuada, junto a estudantes LGBTQIA+ dos anos finais, a partir das metas e ações  prescritas no projeto político pedagógico (PPP) e nos cadernos da política de ensino e de formação da rede municipal de Recife.

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  • GISELLE MARIA CARVALHO DA SILVA LIMA
  • CINEMA E EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES  MULTIPLICADORES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE

  • Líder : RAYLANE ANDREZA DIAS NAVARRO BARRETO
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • ALEXIA PADUA FRANCO
  • RAYLANE ANDREZA DIAS NAVARRO BARRETO
  • VIVIANE DE BONA
  • Data: 05-mar-2024


  • Resumen Espectáculo
  • O interesse na condução desta pesquisa vem da necessidade de compreender a  formação continuada para os professores multiplicadores na área de cinema na Rede  Municipal de Ensino do Recife, partindo do pressuposto que ela pode ser facilitada a partir  da disponibilização de um instrumento de acesso online simples, rápido e intuitivo (produto  final que descende da pesquisa). Para tanto constituem-se objetivos específicos: Identificar  as formas e conteúdos contemplados nas formações continuadas na área de cinema para os  professores multiplicadores; analisar a viabilidade e aplicação dos conteúdos trabalhados  nas formações continuadas na área de cinema para os professores multiplicadores e por fim  apresentar como sugestão o uso de uma plataforma virtual, com o formato de aplicativo,  voltada para o fazer cinema na escola como alternativa complementar à formação  continuada do professor multiplicador. Teoricamente a investigação se alicerça na noção de Formação Continuada de professores de Tardif (2014), Moran, Masetto, Behrens (2011) e  na relação Cinema e Educação de Roig (2021), Napolitano (2009), Christ (2021) e Duarte (2009). Aspectos relativos à produção de materiais educacionais digitais e direitos autorais  também são abordados a partir da perspectiva de Ferreira (2012), Falkembach (2005),  Santos (2020), Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015); Sousa et. al., (2011). A pesquisa tem abordagem metodológica qualitativa do tipo pesquisa-ação, tendo como técnica de coleta  de dados as pesquisas bibliográfica e documental segundo Gil (2008), Lima e Mioto (2007) e Lüdke e André (2018), a aplicação de questionário no formato online e a realização de  entrevista coletiva semiestruturada online. A proposta para o produto final é criar uma  plataforma virtual, um repositório digital, no modelo de um site responsivo como apoio à  formação continuada em cinema para os professores multiplicadores da Rede Municipal de  Ensino do Recife.

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  • ANA MIRELA TORRES MOREIRA
  • Comunicação aumentativa e alternativa na escola pública: contribuições para a inclusão de crianças com microcefalia decorrente da síndrome congênita do vírus zika no município do recife.

  • Líder : TICIA CASSIANY FERRO CAVALCANTE
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • JULIANA FONSECA DE QUEIROZ MARCELINO
  • RAFAELLA ASFORA SIQUEIRA CAMPOS LIMA
  • TICIA CASSIANY FERRO CAVALCANTE
  • Data: 20-mar-2024


  • Resumen Espectáculo
  • Em 2015, o Brasil passou por uma epidemia de crianças que estavam nascendo com o perímetro cefálico inferior a 33 cm, a chamada microcefalia. A Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou a relação entre o Virus Zika com a microcefalia através da identificação da presença do vírus no líquido amniótico de bebês cujas mães foram infectadas durante a gestão. Também foi constatado que a microcefalia era apenas uma das características que poderia aparecer devido à infecção por este vírus que também poderia apresentar outros defeitos congênitos, tais como anormalidades oculares, ausência de oralidade, artrogripose, epilepsia generalizada, problemas de deglutição e diminuição dos reflexos (hiporreflexia). A partir disto, este conjunto de alterações neurológicas relacionadas ao zika vírus passou a ser chamado de Síndrome Congênita do Vírus da Zika (SCZ). Diante disto, um novo capítulo se desenhou na educação em nosso país, colocando o professor diante de algo novo. Além da microcefalia, este estudante poderá apresentar ausência de fala e o professor tem a possibilidade de se utilizar de artefatos para fazer com que esta criança não oralizada sinta-se parte do grupo através da interação com o meio. Assim, focaremos na CAA (Comunicação Aumentativa e Alternativa) que surge como um recurso que visa eliminar as barreiras comunicativas, promovendo a inclusão. Isto posto, temos como objetivo geral analisar a utilização da CAA como recurso auxiliar na inclusão das crianças com microcefalia acometidas pela SCZ, que não possuem oralidade, na sala de aula regular de escolas ou creches da Rede Pública do Município de Recife. Também definimos como objetivos específicos: Mapear o uso da CAA pelos professores de sala regular; Identificar o impacto da CAA na prática pedagógica do professor da sala de aula regular; e confeccionar um guia com orientações básicas para introdução à CAA que contribua para inclusão de crianças com microcefalia acometidas pela SCZ nas escolas municipais do Recife. Como percurso metodológico, nossa abordagem será qualitativa, caracterizando-se pela pesquisa ação por ser uma metodologia muito utilizada em projetos de pesquisa educacional. Como sujeitos da nossa pesquisa, participarão crianças com microcefalia acometidas pela SCZ, não verbais, e que estejam cursando a Educação Infantil e/ou Ensino Fundamental da Rede Municipal de Recife e seus respectivos.

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  • BEATRIZ CRISTINA ELIAS DOS SANTOS
  • O audiovisual como linguagem de ensino-aprendizagem: dos longas aos “reels”. A educação na Rede municipal do Recife absorveu essa prática cotidiana dos estudantes em suas linguagens audiovisuais?

  • Líder : PABLO FRANCISCO DE ANDRADE PORFIRIO
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • ARTHUR GUSTAVO LIRA DO NASCIMENTO
  • PABLO FRANCISCO DE ANDRADE PORFIRIO
  • RAYLANE ANDREZA DIAS NAVARRO BARRETO
  • Data: 22-mar-2024


  • Resumen Espectáculo
  • A pesquisa tem foco na investigação das relações entre Linguagem Audiovisual e a Educação, como instrumento de uma nova cultura escolar. Situando-as trajetórias políticas educacionais sobre o audiovisual e o cinema. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como pesquisa-ação, pelo fato de a pesquisadora fazer parte do processo de assessoramento das escolas de onde ocorre a pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados serão: micro entrevistas aos estudantes e professores, depoimentos e atividades com oficinas com múltiplas linguagens e dispositivos de audiovisualidades buscando a análise reflexão coletiva das observações, bem como construções de intervenções. O lócus da pesquisa será em duas escolas de anos iniciais do ensino fundamental do município de Recife envolvendo estudantes e professores. Trazendo aporte aos professores e à academia, no que tange às observações em torno do letramento audiovisual, da utilização das tecnologias, da cultura de pertencimento e da importância de se pensar abordagens dentro das escolas, quando o assunto é cinema, vídeos e outras mídias. A construção crítica instiga a sensibilidade, permeando os diálogos entre docentes e discentes para a criatividade, cumplicidade na apropriação da ampliação da linguagem audiovisual. Para isso os diálogos permearam entre processo político/histórico da Escola Nova, Saviani (2007), os letramentos digitais de Kenski (2012), a aprendizagem e as interações sociais nos processos de imaginação e criação de Vygotsky. Cinema e Educação e audiovisualidades de Duarte (2002) e Fresquet (2015). O fazer pedagógico de Freire (1996). As discussões culminaram no planejamento e execução de um clube de cinema com oficinas temáticas pedagógicas e na proposta de um produto resultaram na criação de filmes de animações usando técnicas de Stop Motion em papel e objetos. O material foi delineado e elaborado pelos estudantes, que versaram sobre os saberes de temas do ano letivo vigente em temáticas que permearam o seu cotidiano dentro e fora da escola.

5
  • MARIA CLAUDIA GAMA FIALHO MACÊDO
  • Concepções de professores sobre a inclusão do aluno com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA): intervenção pedagógica e suas contribuições na formação docente.

  • Líder : RAFAELLA ASFORA SIQUEIRA CAMPOS LIMA
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • RAFAELLA ASFORA SIQUEIRA CAMPOS LIMA
  • TICIA CASSIANY FERRO CAVALCANTE
  • SANDRA PATRICIA ATAIDE FERREIRA
  • Data: 25-mar-2024


  • Resumen Espectáculo
  • Resumo:

    Esta pesquisa terá como objeto de estudo as concepções dos professores do ensino fundamental de uma escola do município de Ipojuca-PE, no que se refere a inclusão do aluno com TEA, bem como a formação continuada de professores a partir de um projeto de intervenção elaborado e direcionado aos docentes dessa unidade escolar. O lócus de pesquisa será a escola Municipal Ministro Jarbas Passarinho, por ser o local onde atuamos no município. A pesquisa foi

     

    desenvolvida a partir do projeto escolar intitulado: “Brincar, Educar e Incluir: Ressignificando às práticas corporais na educação física escolar”, que foi financiado pela Secretaria Municipal de Educação, após ser aprovado numa seleção de projetos. No contexto da execução do projeto serão realizados momentos formativos em serviço, no qual contaremos com a participação de profissionais com saberes notórios no transtorno do espectro autista e que contribuirão para o aumento do acervo dos docentes no que diz respeito ao conhecimento sobre os aspectos inclusivos destes estudantes no contexto escolar. As formações terão a duração de 6 (seis) meses e cada formador convidado participará com uma sequência de 3 (três) encontros abordando e dando continuidade ao tema referido por cada profissional. A pesquisa será do tipo Qualitativa, sendo a Pesquisa-ação a metodologia escolhida para conduzir o caminho ou o conjunto de procedimentos que irá interligar conhecimento e ação. A população alvo da pesquisa serão os docentes (anos iniciais e finais do ensino fundamental) efetivos e que se encontrem originalmente lotados na Escola municipal Ministro Jarbas Passarinho, localizada no distrito de Camela- Ipojuca-PE e que possuam em suas turmas pelo menos um aluno que se encontre dentro do espectro do autismo. Os instrumentos de coleta de dados que serão utilizados na pesquisa serão as entrevistas semiestruturadas que ocorrerão em dois momentos, antes e após a intervenção, e as discussões de grupo que ocorrerão com a intenção de refletir sobre os momentos formativos e as possíveis contribuições dos mesmos na percepção dos docentes quanto aos aspectos inclusivos do estudante com TEA.

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  • ROSEMARY DOS SANTOS MENDES DE MELO
  • GESTÃO ESCOLAR E TECNOLOGIAS DIGITIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

  • Líder : ANA LUCIA FELIX DOS SANTOS
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • ANA LUCIA FELIX DOS SANTOS
  • MARCIA ANGELA DA SILVA AGUIAR
  • SERGIO PAULINO ABRANCHES
  • THAMYRIS MARIANA CAMAROTE MANDU
  • Data: 25-mar-2024


  • Resumen Espectáculo
  • O presente projeto de pesquisa tem como objetivo investigar o uso das tecnologias digitais da informação e da comunicação pela gestão escolar do município de Recife-PE. Buscará analisar a problemática central da pesquisa, ou seja, como a equipe gestora ampara-se nas tecnologias digitais da informação e da comunicação no processo de gestão escolar, visando impulsionar mecanismos de gestão e melhoria na qualidade da educação básica. O ensaio contará com aporte teórico discutido sobre a educação no Brasil, concepções de gestão escolar, conceito de qualidade na educação e o uso de tecnologias digitais na educação. A pesquisa contará com a metodologia de estudo de caso a partir de uma abordagem qualitativa, onde serão realizadas entrevistas semiestruturada e observações.
    Os objetos da pesquisa estão centrados na equipe gestora e tecnologias digitais. A investigação da coleta de dados será desenvolvida em duas escolas da rede de ensino de Recife-PE, ambas situadas na Zona Oeste da cidade. O estudo se propõe a desenvolver um curso formativo como produto da pesquisa intitulado Evolui.Edu, abordando quatro princípios de formação. O constructo será apresentado ao setor de tecnologias da educação e contará com a parceria das Unidades de Tecnologias na Educação e Cidadania (UTECs). Por fim, a pesquisa discorrerá com análises criteriosas a partir do estudo de caso e culminará com as considerações finais.

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  • ISABELA CRISTINA GOMES DA SILVA PESTANA
  • O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM LIBRAS: uma experiência em salas regulares bilíngues para surdos no município do Recife

  • Líder : WILMA PASTOR DE ANDRADE SOUSA
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • TICIA CASSIANY FERRO CAVALCANTE
  • WANILDA MARIA ALVES CAVALCANTI
  • WILMA PASTOR DE ANDRADE SOUSA
  • Data: 26-mar-2024


  • Resumen Espectáculo
  • A educação bilíngue de surdos é garantida por lei desde o ano de 2005, sendo a Língua Brasileira de Sinais - Libras adotada como primeira língua e a língua portuguesa escrita como segunda língua. Diante desta realidade e da escassez de materiais voltados para o letramento em Libras de estudantes surdos, surge a necessidade da elaboração de recursos que atendam as especificidades linguísticas destes estudantes. Este trabalho objetiva analisar os recursos didáticos, utilizados pelos professores, nas práticas de letramento em Libras de estudantes matriculados em Salas Regulares Bilíngues para Surdos do Município do Recife. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, de abordagem metodológica qualitativa, com base na análise de conteúdo de Bardin (2016). Após o estudo será elaborado um  roduto educacional, em forma de caderno de atividades que visa o letramento em Libras para os estudantes das SRBS.

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  • POLLYANE DE ALMEIDA PAIVA
  • OS IMPACTOS DA CULTURA MAKER NA INCLUSÃO: uma construção com o scratch e os alunos com dificuldade de aprendizagem da EJA

  • Líder : MARCIA REGINA BARBOSA
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • MARCIA REGINA BARBOSA
  • MARIA AUXILIADORA SOARES PADILHA
  • RAFAELLA ASFORA SIQUEIRA CAMPOS LIMA
  • Data: 27-mar-2024


  • Resumen Espectáculo
  • Este estudo tem como objeto, estimular o desenvolvimento do pensamento
    computacional em estudantes que apresentam dificuldade de aprendizagem da
    educação de jovens e adultos, considerando suas histórias de vida e individualidades.
    Em seu início, trataremos sobre a tecnologia e a informatização na sala de aula, o
    movimento maker e o Scratch como ferramenta escolhida, e em seguida um breve
    histórico sobre a educação de Jovens e Adultos com abordagem na identidade e
    perfil dos alunos desta modalidade. Depois, trataremos das teorias de aprendizagem
    e do sociointeracionismo, com especificidades em Vigotsky e na Pedagogia Nova. E
    por fim, falaremos sobre a educação inclusiva e as políticas públicas na EJA. A
    pesquisa será qualitativa de tipologia experimental e se dará na Unidade de
    Tecnologia na Educação e Cidadania - UTEC Alto Sta Terezinha, com uma turma
    da EJA da Escola Municipal Alto Santa Terezinha, querendo descobrir se o uso da
    metodologia Maker, com a utilização do Scratch, terá impacto positivo para o grupo
    em restrito.

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  • DIRCIANE MARIA GONÇALVES COELHO MUNIZ
  • A Inserção da Educação emocional a partir da Roda de Conversa na Educação Infantil

  • Líder : VIVIANE DE BONA
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • AURINO LIMA FERREIRA
  • MARCIO ANANIAS FERREIRA VILELA
  • VIVIANE DE BONA
  • Data: 27-mar-2024


  • Resumen Espectáculo
  • A pesquisa investigou a Roda de Conversa enquanto dispositivo pedagógico
    facilitador da inserção da Educação Emocional na Educação Infantil. Buscou aprofundar
    as discussões sobre o tema, tendo como campo empírico uma turma do Infantil IV (4 e 5
    anos) de uma Unidade Educacional da Rede Municipal de Ensino do Recife. Se
    configurou enquanto uma pesquisa-ação, constando em sua metodologia a proposição de
    uma experiência na Educação Infantil, a partir do planejamento, observação e registro de
    eventos de Rodas de Conversa com o grupo de crianças, bem como outros passos e
    instrumentos aplicados na instituição em um período de dois meses. Como discussão
    teórica, apoiou-se em autores que dialogam sobre a importância da Roda de Conversa,
    Educação Infantil e Desenvolvimento Humano; perpassando também pelo campo da
    Sociologia da Infância e da definição de Educação Emocional. Os resultados da pesquisa
    apresentaram dados significativos acerca do dispositivo pedagógico Roda de Conversa
    como um espaço auto formativo, facilitador do exercício do diálogo sobre a dimensão do
    sentir junto à primeira infância. A Roda de Conversa demonstrou ser um lugar seguro para
    as diversas formas de manifestações expressivas das crianças, possibilitadas pela
    interlocução problematizadora, favorecendo a autopercepção e o compartilhamento das
    elaborações infantis sobre suas experiências afetivas, sendo esta intervenção uma forma
    eficaz para inserir a Educação Emocional na Educação Infantil. Como produto deste
    estudo, elaborou-se um Caderno Pedagógico contendo uma proposta de prática educativa
    com a utilização da Roda de Conversa com foco na dimensão do sentir.

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  • INGRID GOMES SANTOS
  • A GESTÃO ESCOLAR FRENTE AO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
    avaliação, acompanhamento e reformulação na Rede Municipal de Ensino do Recife.

  • Líder : ANA LUCIA FELIX DOS SANTOS
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • ALFREDO MACEDO GOMES
  • ANA LUCIA FELIX DOS SANTOS
  • MARIA DILNÉIA ESPÍNDOLA FERNANDES
  • Data: 27-mar-2024


  • Resumen Espectáculo
  • O presente estudo está sendo desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em
    Educação Básica, da Universidade Federal de Pernambuco, na linha de pesquisa Gestão
    em educação básica. A pesquisa tem como objetivo geral analisar como a construção
    coletiva de uma proposta de monitoramento e avaliação sistemática do Projeto Político
    Pedagógico pode colaborar com o fortalecimento da gestão escolar democrática. Assim
    como, avaliar o estado atual do PPP da escola; acionar a participação da comunidade no
    processo de avaliação do PPP e construir junto com a comunidade escolar uma proposta
    de avaliação e acompanhamento do PPP. Como referencial de diálogo teórico tem-se
    Veiga (2006), Gandin (2013), Luck (2006), Paro (2022), entre outros.O estudo se
    desenvolverá por meio de um estudo de caso, cuja metodologia envolverá a técnica de
    grupo focal, assim como, a técnica de análise documental. A partir dos dados levantados
    nos grupos focais e na análise documental, será construída uma proposta de avaliação e
    acompanhamento do Projeto Político Pedagógico.

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  • ESTER MARIA SOTERO DE OLIVEIRA
  • GESTORES ESCOLARES E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: um
    estudo dos desafios enfrentados no cotidiano e em período de calamidade

  • Líder : MARCIA ANGELA DA SILVA AGUIAR
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • MARCIA ANGELA DA SILVA AGUIAR
  • ANA LUCIA BORBA DE ARRUDA
  • ANA DE FATIMA PEREIRA DE SOUSA ABRANCHES
  • Data: 10-abr-2024


  • Resumen Espectáculo
  • Este estudo tem por objetivo analisar a atuação do Gestor Escolar da Prefeitura da
    Cidade do Recife (PCR) frente aos desafios do cotidiano e em período de
    calamidade. Em seu início, serão abordados os conceitos de Gestão Democrática,
    Qualidade Educacional, além de realizar a caracterização desse profissional na
    PCR, abordando sua atuação para essa função e os desafios por ele enfrentados.
    Em seguida, recorreremos às políticas públicas voltadas para a melhoria da
    educação, às avaliações externas e a importância do Planejamento Estratégico para
    a Gestão Escolar. Considerando os pressupostos desse estudo, optou-se em abordar
    as temáticas através da pesquisa Qualitativa, pois a mesma tem caráter
    exploratório. Para a coleta de dados, evidenciaremos o trabalho analisado em
    Unidades da PCR, com seis gestores escolares, utilizando questionários e entrevistas
    semiestruturadas e a análise do Planejamento Estratégico de cada Unidade
    investigada, a fim de entender como esses gestores enfrentam os desafios no
    cotidiano e em período atípico.

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  • MARIA JULIANA DOS SANTOS FARIAS
  • Uma cartografia das MULHERES NEGRAS EM CARGO DE LIDERANÇA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE

  • Líder : RAPHAEL GUAZZELLI VALERIO
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • RAPHAEL GUAZZELLI VALERIO
  • AURENEA MARIA DE OLIVEIRA
  • ANDRE MENDES SALLES
  • Data: 11-abr-2024


  • Resumen Espectáculo
  • O tema da presente  Pesquisa pressupõe analisar como tem ocorrido a presença das mulheres negras nos cargos de gestão escolar, e como essa atuação pode contribuir no processo de afirmação das identidades das mulheres negras, cujas trajetórias, historicamente, eram silenciadas. Sendo pertinente verificar como uma gestora negra ocupando um espaço de liderança no contexto escolar pode ser representativo para toda comunidade escolar da qual está incluída e como isso pode impactar em questões raciais que envolvem o ‘estar’ na escola.

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  • EVANICE BRÍGIDA CAVALCANTI LEMOS
  • APLICATIVO TEALFABETIZAR: Contribuições da Comunicação Aumentativa e Alternativa/CAA na alfabetização do estudante com TEA.

  • Líder : RAFAELLA ASFORA SIQUEIRA CAMPOS LIMA
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • ISABELLE CAHINO DELGADO
  • RAFAELLA ASFORA SIQUEIRA CAMPOS LIMA
  • TICIA CASSIANY FERRO CAVALCANTE
  • Data: 29-abr-2024


  • Resumen Espectáculo
  • Este estudo está inserido no campo das discussões sobre inclusão a partir do uso da ferramenta de Comunicação Aumentativa e Alternativa/CAA, no âmbito do atendimento educacional especializado, para a alfabetização de estudantes com TEA. A CAA promove a acessibilidade comunicacional fundamental ao desenvolvimento integral ao estudante com TEA sem comunicação funcional. Para a teoria histórico-cultural, a deficiência não está apenas relacionada às características individuais, mas também ao contexto social e cultural em que a pessoa está inserida. Nesse sentido, a CAA, um dos recursos de tecnologia assistiva/TA, se apresentam como um importante meio de potencializar o desenvolvimento da pessoa com deficiência, fortalecendo a autonomia e a aquisição da alfabetização, retirando o foco da deficiência da pessoa e valorizando suas habilidades e potencialidades. No caso dos estudantes com TEA, muitas vezes estigmatizados em relação a aprendizagem, apresentam prejuízo no desenvolvimento da capacidade de expressão oral. Por isso, nem sempre se comunicam de forma funcional o que interfere diretamente no seu processo de alfabetização. Dessa forma, a Comunicação Aumentativa e Alternativa se mostra como um importante recurso para a acessibilidade, já que permite que o usuário consiga se expressar a partir de gestos simples como apontar, e a alfabetização poderá se apresentar de forma menos desafiadora. Esta pesquisa buscou investigar as contribuições do uso da Comunicação Alternativa e Aumentativa/CAA, pelo professor do Atendimento Educacional Especializado/ AEE, em Sala de Recurso Multifuncional/SRM, no processo de alfabetização, dos estudantes com Transtorno do Espectro do autismo/TEA. Para tanto, tomou-se como base teórica as discussões de Vygotsky sobre aprendizagem e linguagem concebendo a linguagem e a aprendizagem como um construto social e cultural resultado de trocas interativas e dos estudos de Soares e Chartier sobre alfabetização e letramento que enfatizam a importância de um ensino de alfabetização que leve em consideração o contexto social e cultural dos alunos. Elas destacam a importância do uso social da leitura e escrita. Optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa, a fim de compreender de forma ampla os fenômenos ocorridos. Como sujeitos, a pesquisa contou com a participação de seis professoras do AEE que atendiam estudantes com TEA com impedimentos comunicativos, das escolas públicas da cidade de Recife. Como instrumentos de coleta de dados realizou-se entrevistas semiestruturadas com as seis professoras do AEE das salas de recursos multifuncionais para que a partir das entrevistas fosse possível o desenvolvimento de um aplicativo que aliasse CAA e atividades de alfabetização. O estudo demonstrou que o uso da CAA contribui significativamente para a comunicação e a alfabetização dos estudantes com TEA em atendimento na sala de recurso multifuncional. Foi possível identificar que as professoras não dispunham de um aplicativo que unisse CAA e atividades de alfabetização, apesar de todas identificarem a importância motivacional para o processo de ensino aprendizagem dessa ferramenta. Em suma, constatou-se que o uso de Comunicação Aumentativa e Alternativa unida a aplicativos e recursos tecnológicos podem potencializar a aquisição e desenvolvimento da Linguagem e da alfabetização auxiliando na autonomia e inclusão de estudantes com TEA com impedimento comunicacional permitindo a esses estudantes o direito e a oportunidade de se desenvolver e se alfabetizar como os demais.

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  • CINTIA GONÇALVES DOS SANTOS
  • Narrativas de Boas Práticas de Ensino na Educação de Jovens e Adultos: estratégias que contextualizam a inclusão da diversidade na ação educativa.

  • Líder : MARCIA REGINA BARBOSA
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • MARCIA REGINA BARBOSA
  • RAPHAEL GUAZZELLI VALERIO
  • ABDIZIA MARIA ALVES BARROS
  • Data: 29-abr-2024


  • Resumen Espectáculo
  • Esta pesquisa investiga as boas práticas de ensino que promovem a inclusão da diversidade na ação educativa nas turmas de Educação de Jovens e Adultos. Apesquisaseconcentra em descobrir métodos eficazes que possibilitem aprendizagens significativas eemancipatórias para os estudantes da EJA, levando em consideração a diversidade presente nessas turmas. Do ponto de vista metodológico teremos como procedimentoapesquisa qualitativa narrativa, quantitativa descritiva e estudo de caso analisando o cotidiano da escola em três pilares: 1. Concepções pedagógicas para EJA; 2. Contribuições das políticas públicas na prática educativa para EJA; 3. As narrativas dainclusão da diversidade na ação educativa. Investigando dinâmicas, metodologias e estratégias que os professores estão utilizando no fazer pedagógico que possibilitemaprendizagens significativas, emancipatórias e de inclusão da diversidade, aos (as) estudantes da EJA. Bem como os documentos oficiais; e entrevistas episódicas comprofessores da Escola Estadual Irmã Dulce que desenvolvem boas práticas emsua açãoeducativa. O campo empírico dar-se-á no contexto da escola na Unidade Prisional Penitenciária Feminina de Abreu e Lima, na modalidade de EJA. A perspectiva da narrativa contribuirá para que a complexidade da diversidade do ambiente escolar e suas particularidades se tornem mais explícitas por meio das vozes dos atores envolvidos e dos relatos de suas experiências, o que favorecerá significativamente para nosso estudo. A pesquisa espera oferecer significativamente a melhoria da qualidade e eficácia da educação oferecida a este grupo, com o objetivo final de facilitar sua reintegração na sociedade.

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