Dissertações/Teses

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2024
Dissertações
1
  • ROBSON SANTANA DA SILVA
  • A Literatura como ferramenta para o ensino de Geografia.

  • Orientador : PAULO ROGERIO DE FREITAS SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALCINDO JOSE DE SA
  • JOÃO MANOEL DE VASCONCELOS FILHO
  • PAULO ROGERIO DE FREITAS SILVA
  • SILVANA QUINTELLA CAVALCANTI CALHEIROS
  • Data: 05/02/2024

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho propõe um diálogo entre Geografia e Literatura, utilizando o lugar
    como ferramenta conceitual para esta aproximação. Neste trabalho o conceito de
    lugar é discutido como elemento introdutório, porém necessário para o estudo/
    ensino dos demais conceitos geográficos, bem como de temas como: êxodo rural/
    migração e seus impactos na urbanização. Deste modo, tanto o conceito em
    questão como os referidos temas, foram discutidos em duas obras da Literatura
    brasileira: Vidas Secas de Graciliano Ramos e Homens e Caranguejos de Josué de
    Castro. Estas duas obras foram analisadas de forma complementar, tendo em vista
    a possibilidade de diálogo entre seus respectivos enredos. Todo este processo foi
    fundamentado pela corrente humanista em diálogo com a Geografia crítica. Por fim,
    através do percurso metodológico deste trabalho, sugere-se algumas atividades que
    podem ser postas em prática em sala de aula.


  • Mostrar Abstract
  • Este trabalho propõe um diálogo entre Geografia e Literatura, utilizando o lugar
    como ferramenta conceitual para esta aproximação. Neste trabalho o conceito de
    lugar é discutido como elemento introdutório, porém necessário para o estudo/
    ensino dos demais conceitos geográficos, bem como de temas como: êxodo rural/
    migração e seus impactos na urbanização. Deste modo, tanto o conceito em
    questão como os referidos temas, foram discutidos em duas obras da Literatura
    brasileira: Vidas Secas de Graciliano Ramos e Homens e Caranguejos de Josué de
    Castro. Estas duas obras foram analisadas de forma complementar, tendo em vista
    a possibilidade de diálogo entre seus respectivos enredos. Todo este processo foi
    fundamentado pela corrente humanista em diálogo com a Geografia crítica. Por fim,
    através do percurso metodológico deste trabalho, sugere-se algumas atividades que
    podem ser postas em prática em sala de aula.

2
  • TIAGO VALDEVINO MENDES
  • O ENSINO DE GEOGRAFIA MEDIADO PELO CINEMA: UMA PROPOSTA PARA A 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

  • Orientador : SILVANA QUINTELLA CAVALCANTI CALHEIROS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GILCILEIDE RODRIGUES DA SILVA
  • OSVALDO GIRAO DA SILVA
  • SILVANA QUINTELLA CAVALCANTI CALHEIROS
  • Data: 26/02/2024

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  • Este trabalho apresenta reflexões e propostas sobre o uso da linguagem
    cinematográfica na abordagem de temas geográficos, uma vez que os filmes
    cativam uma parcela significativa da sociedade e incrustam na memória dos
    espectadores cenários e narrativas ficcionais carregados de elementos reais do
    espaço, capazes de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem e
    alfabetização geográfica. Neste trabalho reúne-se obras cinematográficas em
    um catálogo, disponibilizado em formato de site, para que os professores de
    geografia interessados na temática possam ter indicações de filmes e
    atividades acessando-as online. Para a realização deste trabalho, foram
    utilizados documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a
    Proposta Curricular do Ensino Médio da Paraíba para selecionar os objetos de
    conhecimento e conteúdos da série da educação básica escolhidos para a
    seleção dos filmes de acordo com a classificação etária: 1a série do Ensino
    Médio. Dessa forma, propõe-se que os filmes atuem como um disparador
    imersivo para os alunos e melhorem a compreensão dos conteúdos dispostos
    em sala de aula.


  • Mostrar Abstract
  • O cinema foi aperfeiçoado, influenciando a sociedade e apresentando-a cenários e culturas das mais variadas partes do mundo e isto pode ser incorporado ao ensino da Ciência Geográfica, especialmente considerando que seus estudos são voltados à compreensão do mundo além dos muros da escola e, enquanto essa costuma reproduzir uma estrutura estática, composta por fileiras de bancas e uma lousa, necessitará de meios que dinamizem este padrão. Os exercícios com narrativas que fazem uso de som e imagem diversificam as metodologias de ensino e apresentam-se, então, como formas de viabilizar melhores interpretações do mundo visto em telas.

3
  • ADIJANE ESTEVÃO DE OLIVEIRA NASCIMENTO
  • O RIO CAPIBARIBE-MIRIM COMO MOBILIZADOR DE AÇÕES PEDAGÓGICAS EM TIMBAÚBA, PERNAMBUCO

  • Orientador : ANTONIO CARLOS DE BARROS CORREA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRÉ DE OLIVEIRA SOUZA
  • ANTONIO CARLOS DE BARROS CORREA
  • WEMERSON FLAVIO DA SILVA
  • Data: 29/02/2024

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho busca socializar uma proposta de ação pedagógica que subsidie os docentes nas aulas de Geografia Física, a partir de uma experiência realizada na Escola de Referência em Ensino Médio Jornalista Jáder de Andrade, localizada no município de Timbaúba-PE subordinada à Gerência Regional de Educação da Mata Norte. A EREM Jornalista Jáder de Andrade, instituição de ensino de rede pública de educação do Estado de Pernambuco, funciona em regime Integral de 45 horas, recebe estudantes não só das áreas urbanas, do centro, da periferia e da área rural do município, mas também os oriundos de municípios circunvizinhos. A dificuldade de vida de nossa clientela tem sido uma motivação extrínseca para que os jovens frequentem a Escola e invistam no processo de construção do projeto de vida pessoal e profissional, perpassando atitudes de compromisso e dedicação aos estudos. Transformar a vida e fazer com que os estudantes aprendam e apreendam as temáticas propostas nas legislações basilares da Educação brasileira e no currículo de Pernambuco, para que consigam a inserção no mundo acadêmico e do trabalho, não tem sido tarefa fácil para os docentes e toda a equipe escolar. O desinteresse dos estudantes, pelas temáticas da Geografia Física muitas vezes procede da falta de domínio dos conteúdos por parte de alguns professores, da ausência e/ou insuficiência de materiais didáticos visuais, palpáveis e lúdicos para o suporte pedagógico, bem como dos livros, que não trazem textos e imagens que façam menção ao lugar de vivência, de sentidos e significados para estes estudantes. Também, não se pode deixar de frisar que a Escola e as famílias dos estudantes não dispõem de recursos para investir em atividades complementares. Diante dos cenários apresentados, o trabalho de campo surge como um forte aliado à didática docente, buscando suprimir tal realidade, oferecendo ao estudante a possibilidade de relacionar a teoria à prática em aulas ministradas em seu lugar de vivência, o qual está impregnado de sentimentos de pertencimento em virtude não só do grande potencial paisagístico, mas também por se tratar de espaços com os quais partilham significância e vínculos afetivos. Dessa forma, conclui-se que ao contextualizar os saberes empíricos e acadêmicos, por meio de um trabalho de campo, reaviva-se o interesse do estudante pelas aulas de Geografia, além de que o grau de satisfação é perceptível, durante a própria realização da atividade, por meio da qual os discentes passaram a “ver a Geografia em vez de ler a Geografia”.


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  • A Geografia física é a área da ciência geográfica que estuda os elementos físicos da superfície terrestre e seu papel na organização ou produção do espaço, a depender do viés epistemológico adotado. Este projeto tem como objetivo reconhecer o potencial pedagógico do rio Capibaribe- Mirim como elemento unificador de um projeto-pedagógico voltado ao ensino da geografia física, e a partir deste instigar o jovem aprendiz a conhecer e desenvolver práticas de conservação e de valorização dos recursos naturais de sua localidade.

4
  • CLARA MARIA MENDES CHAVES
  • AS MATAS CILIARES DOS RIOS TEJIPIÓ, PINA E CAPIBARIBE COMO LOCUS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL URBANA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II

  • Orientador : SIMONE CARDOSO RIBEIRO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JULIANA MARIA OLIVEIRA SILVA
  • LUCAS COSTA DE SOUZA CAVALCANTI
  • OSVALDO GIRAO DA SILVA
  • SIMONE CARDOSO RIBEIRO
  • Data: 29/02/2024

  • Mostrar Resumo
  • Mediante ao crescimento de áreas urbanas ocorrente em todo o mundo, é fundamental que existam
    ações visando a manutenção da qualidade de vida na Terra. A partir disto, o presente artigo
    apresenta a Educação Ambiental como fonte de sensibilização e conscientização social, no contexto
    de Matas Ciliares Urbanas, descrevendo a importância destas áreas. Considerando isso, a primeira
    parte do artigo trata sobre o desenvolvimento da Educação Ambiental nas sociedades modernas,
    com enfoque no contexto brasileiro. No segundo tópico, é abordado as Matas Ciliares como locus de
    Aulas de Campo e como essa metodologia pode facilitar o processo de ensino e aprendizagem. A
    terceira etapa deste artigo, caracteriza as áreas de Matas Ciliares da cidade do Recife que podem ser
    utilizadas como instrumento de ensino. Em seguida, é realizada a análise do Currículo Pernambuco e
    da Matriz Curricular da cidade do Recife, observando a atenção dada por eles à EA. Este artigo
    também analisa o potencial das Matas Ciliares dos rios Capibaribe, Pina e Tejipió para Aulas de
    Campo, com o intuito da elaboração de um produto para utilização dos docentes e discentes do 6°
    ano do Ensino Fundamental – Anos Finais. Na penúltima etapa do presente artigo, é descrito como
    foi elaborado produto: um o guia de campo e o livreto paradidático com temática voltada à matas
    ripárias.


  • Mostrar Abstract
  • O presente trabalho tem como objetivo principal analisar o entendimento de alunos do 6° e 7°
    anos dos Anos Finais do Ensino Fundamental acerca da importancia das Matas Ciliares para a manutenção da
    qualidade de vida. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, eelencando os pontos que norteiam a
    educação ambiental no Brasil. Nesse contexto, será investigado, através de questionários e entrevistas, como
    os estudantes compreendem as Matas Ciliares e como se da a ocorrência das aulas nas instituições públicas e
    privadas de ensino na cidade do Recife.

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