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Disertaciones |
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ROBSON SANTANA DA SILVA
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A Literatura como ferramenta para o ensino de Geografia.
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Líder : PAULO ROGERIO DE FREITAS SILVA
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MIEMBROS DE LA BANCA :
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ALCINDO JOSE DE SA
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JOÃO MANOEL DE VASCONCELOS FILHO
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PAULO ROGERIO DE FREITAS SILVA
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SILVANA QUINTELLA CAVALCANTI CALHEIROS
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Data: 05-feb-2024
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Resumen Espectáculo
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Este trabalho propõe um diálogo entre Geografia e Literatura, utilizando o lugar como ferramenta conceitual para esta aproximação. Neste trabalho o conceito de lugar é discutido como elemento introdutório, porém necessário para o estudo/ ensino dos demais conceitos geográficos, bem como de temas como: êxodo rural/ migração e seus impactos na urbanização. Deste modo, tanto o conceito em questão como os referidos temas, foram discutidos em duas obras da Literatura brasileira: Vidas Secas de Graciliano Ramos e Homens e Caranguejos de Josué de Castro. Estas duas obras foram analisadas de forma complementar, tendo em vista a possibilidade de diálogo entre seus respectivos enredos. Todo este processo foi fundamentado pela corrente humanista em diálogo com a Geografia crítica. Por fim, através do percurso metodológico deste trabalho, sugere-se algumas atividades que podem ser postas em prática em sala de aula.
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TIAGO VALDEVINO MENDES
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O ENSINO DE GEOGRAFIA MEDIADO PELO CINEMA: UMA PROPOSTA PARA A 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
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Líder : SILVANA QUINTELLA CAVALCANTI CALHEIROS
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MIEMBROS DE LA BANCA :
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GILCILEIDE RODRIGUES DA SILVA
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OSVALDO GIRAO DA SILVA
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SILVANA QUINTELLA CAVALCANTI CALHEIROS
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Data: 26-feb-2024
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Resumen Espectáculo
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O cinema foi aperfeiçoado, influenciando a sociedade e apresentando-a cenários e culturas das mais variadas partes do mundo e isto pode ser incorporado ao ensino da Ciência Geográfica, especialmente considerando que seus estudos são voltados à compreensão do mundo além dos muros da escola e, enquanto essa costuma reproduzir uma estrutura estática, composta por fileiras de bancas e uma lousa, necessitará de meios que dinamizem este padrão. Os exercícios com narrativas que fazem uso de som e imagem diversificam as metodologias de ensino e apresentam-se, então, como formas de viabilizar melhores interpretações do mundo visto em telas.
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ADIJANE ESTEVÃO DE OLIVEIRA NASCIMENTO
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O RIO CAPIBARIBE – MIRIM COMO MOBILIZADOR DE AÇÕES PEDAGÓGICAS EM TIMBAÚBA, PERNAMBUCO
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Líder : ANTONIO CARLOS DE BARROS CORREA
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MIEMBROS DE LA BANCA :
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ANDRÉ DE OLIVEIRA SOUZA
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ANTONIO CARLOS DE BARROS CORREA
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WEMERSON FLAVIO DA SILVA
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Data: 29-feb-2024
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Resumen Espectáculo
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A Geografia física é a área da ciência geográfica que estuda os elementos físicos da superfície terrestre e seu papel na organização ou produção do espaço, a depender do viés epistemológico adotado. Este projeto tem como objetivo reconhecer o potencial pedagógico do rio Capibaribe- Mirim como elemento unificador de um projeto-pedagógico voltado ao ensino da geografia física, e a partir deste instigar o jovem aprendiz a conhecer e desenvolver práticas de conservação e de valorização dos recursos naturais de sua localidade.
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CLARA MARIA MENDES CHAVES
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PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO METODOLOGIA DE SENSIBILIZAÇÃO AO APRENDIZADO: AS MATAS CILIARES DO RIO CAPIBARIBE NA VISÃO DOS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO
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Líder : SIMONE CARDOSO RIBEIRO
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MIEMBROS DE LA BANCA :
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JULIANA MARIA OLIVEIRA SILVA
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LUCAS COSTA DE SOUZA CAVALCANTI
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OSVALDO GIRAO DA SILVA
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SIMONE CARDOSO RIBEIRO
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Data: 29-feb-2024
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Resumen Espectáculo
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O presente trabalho tem como objetivo principal analisar o entendimento de alunos do 6° e 7° anos dos Anos Finais do Ensino Fundamental acerca da importancia das Matas Ciliares para a manutenção da qualidade de vida. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, eelencando os pontos que norteiam a educação ambiental no Brasil. Nesse contexto, será investigado, através de questionários e entrevistas, como os estudantes compreendem as Matas Ciliares e como se da a ocorrência das aulas nas instituições públicas e privadas de ensino na cidade do Recife.
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