Disertación/Tesis

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2024
Disertaciones
1
  • ROBSON SANTANA DA SILVA
  • A Literatura como ferramenta para o ensino de Geografia.

  • Líder : PAULO ROGERIO DE FREITAS SILVA
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • ALCINDO JOSE DE SA
  • JOÃO MANOEL DE VASCONCELOS FILHO
  • PAULO ROGERIO DE FREITAS SILVA
  • SILVANA QUINTELLA CAVALCANTI CALHEIROS
  • Data: 05-feb-2024


  • Resumen Espectáculo
  • Este trabalho propõe um diálogo entre Geografia e Literatura, utilizando o lugar
    como ferramenta conceitual para esta aproximação. Neste trabalho o conceito de
    lugar é discutido como elemento introdutório, porém necessário para o estudo/
    ensino dos demais conceitos geográficos, bem como de temas como: êxodo rural/
    migração e seus impactos na urbanização. Deste modo, tanto o conceito em
    questão como os referidos temas, foram discutidos em duas obras da Literatura
    brasileira: Vidas Secas de Graciliano Ramos e Homens e Caranguejos de Josué de
    Castro. Estas duas obras foram analisadas de forma complementar, tendo em vista
    a possibilidade de diálogo entre seus respectivos enredos. Todo este processo foi
    fundamentado pela corrente humanista em diálogo com a Geografia crítica. Por fim,
    através do percurso metodológico deste trabalho, sugere-se algumas atividades que
    podem ser postas em prática em sala de aula.

2
  • TIAGO VALDEVINO MENDES
  • O ENSINO DE GEOGRAFIA MEDIADO PELO CINEMA: UMA PROPOSTA PARA A 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

  • Líder : SILVANA QUINTELLA CAVALCANTI CALHEIROS
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • GILCILEIDE RODRIGUES DA SILVA
  • OSVALDO GIRAO DA SILVA
  • SILVANA QUINTELLA CAVALCANTI CALHEIROS
  • Data: 26-feb-2024


  • Resumen Espectáculo
  • O cinema foi aperfeiçoado, influenciando a sociedade e apresentando-a cenários e culturas das mais variadas partes do mundo e isto pode ser incorporado ao ensino da Ciência Geográfica, especialmente considerando que seus estudos são voltados à compreensão do mundo além dos muros da escola e, enquanto essa costuma reproduzir uma estrutura estática, composta por fileiras de bancas e uma lousa, necessitará de meios que dinamizem este padrão. Os exercícios com narrativas que fazem uso de som e imagem diversificam as metodologias de ensino e apresentam-se, então, como formas de viabilizar melhores interpretações do mundo visto em telas.

3
  • ADIJANE ESTEVÃO DE OLIVEIRA NASCIMENTO
  • O RIO CAPIBARIBE – MIRIM COMO MOBILIZADOR DE AÇÕES PEDAGÓGICAS EM TIMBAÚBA, PERNAMBUCO

  • Líder : ANTONIO CARLOS DE BARROS CORREA
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • ANDRÉ DE OLIVEIRA SOUZA
  • ANTONIO CARLOS DE BARROS CORREA
  • WEMERSON FLAVIO DA SILVA
  • Data: 29-feb-2024


  • Resumen Espectáculo
  • A Geografia física é a área da ciência geográfica que estuda os elementos físicos da superfície terrestre e seu papel na organização ou produção do espaço, a depender do viés epistemológico adotado. Este projeto tem como objetivo reconhecer o potencial pedagógico do rio Capibaribe- Mirim como elemento unificador de um projeto-pedagógico voltado ao ensino da geografia física, e a partir deste instigar o jovem aprendiz a conhecer e desenvolver práticas de conservação e de valorização dos recursos naturais de sua localidade.

4
  • CLARA MARIA MENDES CHAVES
  • PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO METODOLOGIA DE SENSIBILIZAÇÃO AO APRENDIZADO: AS MATAS CILIARES DO
    RIO CAPIBARIBE NA VISÃO DOS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO

  • Líder : SIMONE CARDOSO RIBEIRO
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • JULIANA MARIA OLIVEIRA SILVA
  • LUCAS COSTA DE SOUZA CAVALCANTI
  • OSVALDO GIRAO DA SILVA
  • SIMONE CARDOSO RIBEIRO
  • Data: 29-feb-2024


  • Resumen Espectáculo
  • O presente trabalho tem como objetivo principal analisar o entendimento de alunos do 6° e 7°
    anos dos Anos Finais do Ensino Fundamental acerca da importancia das Matas Ciliares para a manutenção da
    qualidade de vida. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, eelencando os pontos que norteiam a
    educação ambiental no Brasil. Nesse contexto, será investigado, através de questionários e entrevistas, como
    os estudantes compreendem as Matas Ciliares e como se da a ocorrência das aulas nas instituições públicas e
    privadas de ensino na cidade do Recife.

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