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Dissertações |
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JONAS ALVES CAVALCANTI
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ANTECEDENTES DA INTENÇÃO DOS INDIVÍDUOS EM CONSUMIR EM RESTAURANTES COM PRÁTICAS GASTRONÔMICAS SUSTENTÁVEIS NO CONTEXTO DO AGRESTE DE PERNAMBUCO
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Orientador : CRISTIANE SALOME RIBEIRO COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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CRISTIANE SALOME RIBEIRO COSTA
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FLAVIA ZIMMERLE DA NOBREGA COSTA
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MARCUS AUGUSTO VASCONCELOS ARAÚJO
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Data: 01/07/2021
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Os estudos no campo comportamento de consumo sustentável tem se dedicado a identificar os fatores que influenciam esse comportamento em diferentes segmentos, incluindo o consumo de alimentos. Nesse sentido, o presente estudo se propôs a observar a relação existente entre os fatores intrínsecos dos indivíduos, mais especificamente o comportamento do consumidor como cidadão (CCC), a efetividade percebida do consumidor (EPC), a autoidentidade verde (AIV) e a Confiança (C), e a influência que estes exercem sobre a intenção de consumir em restaurantes que possuem práticas gastronômicas sustentáveis. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo-descritivo, com levantamento de campo feito a partir de uma pesquisa survey e dados coletados a partir de uma amostra do tipo snowbal, gerando ao final 398 questionários válidos, com os dados analisados a partir da técnica de modelagem de equações estruturais (MEE). Foi identificado que o CCC, a AIV e a C exercem influência positiva sobre a intenção de consumir em restaurantes com práticas gastronômicas sustentáveis, enquanto a EPC, neste campo, não demonstrou exercer influência. Também foi identificado que a EPC, a AIV e C demonstraram exercer influência direta e positiva sobre o CCC, apontando que as motivações internas dos indivíduos são importantes direcionadores para mudanças de comportamento em prol da sustentabilidade. Esse estudo apresenta importantes contribuições teóricas, como a realização de uma investigação que correlaciona construtos que não haviam sido apresentados anteriormente em conjunto na pesquisa sobre o consumo sustentável, especificamente a CCC, a EPC, a AIV e a C, a apresentação do papel indireto da EPC sobre as intenções de consumo sustentável, o que confirma estudos anteriores, e também contribui para os avanços da pesquisa da relação entre sustentabilidade e o consumo ao confirmar o papel da CCC, da AIV e da C no que tange ao consumo de alimentos em prol do meio ambiente. Adicionalmente, o estudo demonstrou que quando se trata da gastronomia sustentável, os indivíduos ancoram a sua confiança nas relações estabelecidas com as instituições locais, valorizando os laços e demonstrando a crença positiva sobre as práticas do mercado local. Gerencialmente, os achados visam auxiliar as instituições locais a direcionarem suas práticas sustentáveis, não só como filosofia e base estrutural das suas atividades, mas como uma ferramenta capaz de impulsionar o consumo sustentável e auxiliar os indivíduos a se autoafirmarem e expressarem seu comportamento de cidadão.
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Os estudos no campo comportamento de consumo sustentável tem se dedicado a identificar os fatores que influenciam esse comportamento em diferentes segmentos, incluindo o consumo de alimentos. Nesse sentido, o presente estudo se propôs a observar a relação existente entre os fatores intrínsecos dos indivíduos, mais especificamente o comportamento do consumidor como cidadão (CCC), a efetividade percebida do consumidor (EPC), a autoidentidade verde (AIV) e a Confiança (C), e a influência que estes exercem sobre a intenção de consumir em restaurantes que possuem práticas gastronômicas sustentáveis. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo-descritivo, com levantamento de campo feito a partir de uma pesquisa survey e dados coletados a partir de uma amostra do tipo snowbal, gerando ao final 398 questionários válidos, com os dados analisados a partir da técnica de modelagem de equações estruturais (MEE). Foi identificado que o CCC, a AIV e a C exercem influência positiva sobre a intenção de consumir em restaurantes com práticas gastronômicas sustentáveis, enquanto a EPC, neste campo, não demonstrou exercer influência. Também foi identificado que a EPC, a AIV e C demonstraram exercer influência direta e positiva sobre o CCC, apontando que as motivações internas dos indivíduos são importantes direcionadores para mudanças de comportamento em prol da sustentabilidade. Esse estudo apresenta importantes contribuições teóricas, como a realização de uma investigação que correlaciona construtos que não haviam sido apresentados anteriormente em conjunto na pesquisa sobre o consumo sustentável, especificamente a CCC, a EPC, a AIV e a C, a apresentação do papel indireto da EPC sobre as intenções de consumo sustentável, o que confirma estudos anteriores, e também contribui para os avanços da pesquisa da relação entre sustentabilidade e o consumo ao confirmar o papel da CCC, da AIV e da C no que tange ao consumo de alimentos em prol do meio ambiente. Adicionalmente, o estudo demonstrou que quando se trata da gastronomia sustentável, os indivíduos ancoram a sua confiança nas relações estabelecidas com as instituições locais, valorizando os laços e demonstrando a crença positiva sobre as práticas do mercado local. Gerencialmente, os achados visam auxiliar as instituições locais a direcionarem suas práticas sustentáveis, não só como filosofia e base estrutural das suas atividades, mas como uma ferramenta capaz de impulsionar o consumo sustentável e auxiliar os indivíduos a se autoafirmarem e expressarem seu comportamento de cidadão.
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JEFERSON MENDONÇA PEREIRA FILHO
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A RELAÇÃO ENTRE O FENÔMENO DA SOLIDÃO, A AUTO-IDENTIDADE VERDE E O CONSUMO DE MODA SUSTENTÁVEL: um estudo com consumidores do arranjo produtivo local de confecções de Pernambuco
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Orientador : CRISTIANE SALOME RIBEIRO COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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CRISTIANE SALOME RIBEIRO COSTA
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MARCONI FREITAS DA COSTA
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MARIANNY JESSICA DE BRITO SILVA
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MARCUS AUGUSTO VASCONCELOS ARAÚJO
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Data: 02/07/2021
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Este estudo buscou investigar a influência do fenômeno da solidão, definido pelos construtos isolamento social, solidão e solitude, e da auto-identidade verde sobre o consumo de moda sustentável dos consumidores do arranjo produtivo local de confecções de Pernambuco. Essa iniciativa partiu da premissa de que os consumidores também devem ser avaliados a partir das suas perspectivas emocionais, uma vez que fatores intrínsecos aos indivíduos como as emoções e os sentimentos também interferem no comportamento dos consumidores. Logo, o estudo da relação entre esses construtos com o consumo de moda sustentável surge como uma tentativa de compreender o porquê da discrepância que há entre o que os consumidores dizem e fazem na esfera do consumo, o que é, na atualidade, o maior desafio para profissionais de marketing, pesquisadores, organizações e formuladores de políticas públicas, com o objetivo de promover o consumo sustentável. A partir do exposto, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, com levantamento de campo por meio de um survey online, utilizando amostragem do tipo não probabilística e com coleta de dados realizada por meio de um questionário estruturado distribuído pela técnica snowball. A amostra final foi 420 respondentes e os dados analisados pela Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados obtidos destacam que o isolamento social não exerce influencia sobre o consumo de moda sustentável e que o sentimento de solidão e a solitude influenciam de forma direta e negativa este consumo. Foi identificado também que a auto-identidade verde exerce influencia de forma direta e positiva sobre o consumo de moda sustentável. A partir desses resultados, aponta-se que este estudo contribuiu para o avanço das pesquisas sobre a sustentabilidade na área do comportamento do consumidor por demonstrar que o fenômeno da solidão, a partir de três óticas distintas, isolamento social, solidão e solitude, de maneira geral, não colabora para o desenvolvimento do consumo de moda sustentável, podendo ser considerado uma barreira para este consumo. Por outro lado, ao relacionar a auto-identidade verde com o consumo de moda sustentável, os achados demonstraram a importância dessa antecedente como como um dos principais preditores do comportamento em prol da sustentabilidade, confirmando resultados de pesquisas anteriores e indicando que os respondentes da pesquisa que se percebem como participantes diretos das questões em favor do meio ambiente tendem a desenvolver um comportamento de consumo de moda sustentável. Adicionalmente, este estudo inova ao trazer para o campo do comportamento do consumidor sustentável construtos que não haviam sido investigados em conjunto, auxiliando a ampliar as investigações sobre a sustentabilidade e o consumo no contexto da compra de produtos ambientalmente sustentáveis de moda. Por fim, acredita-se que os achados dessa pesquisa servem como base para que novos estudos possam ser desenvolvidos no campo do consumo de moda sustentável. Neste sentido, sugere-se que estudos futuros possam adicionar ao modelo teórico deste estudo a influência de grupos sociais, como uma possível moderadora da relação originalmente proposta entre os construtos, uma vez que a solidão pode estar relacionada à presença e/ou ausência de grupos de referência.
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Este estudo buscou investigar a influência do fenômeno da solidão, definido pelos construtos isolamento social, solidão e solitude, e da auto-identidade verde sobre o consumo de moda sustentável dos consumidores do arranjo produtivo local de confecções de Pernambuco. Essa iniciativa partiu da premissa de que os consumidores também devem ser avaliados a partir das suas perspectivas emocionais, uma vez que fatores intrínsecos aos indivíduos como as emoções e os sentimentos também interferem no comportamento dos consumidores. Logo, o estudo da relação entre esses construtos com o consumo de moda sustentável surge como uma tentativa de compreender o porquê da discrepância que há entre o que os consumidores dizem e fazem na esfera do consumo, o que é, na atualidade, o maior desafio para profissionais de marketing, pesquisadores, organizações e formuladores de políticas públicas, com o objetivo de promover o consumo sustentável. A partir do exposto, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, com levantamento de campo por meio de um survey online, utilizando amostragem do tipo não probabilística e com coleta de dados realizada por meio de um questionário estruturado distribuído pela técnica snowball. A amostra final foi 420 respondentes e os dados analisados pela Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados obtidos destacam que o isolamento social não exerce influencia sobre o consumo de moda sustentável e que o sentimento de solidão e a solitude influenciam de forma direta e negativa este consumo. Foi identificado também que a auto-identidade verde exerce influencia de forma direta e positiva sobre o consumo de moda sustentável. A partir desses resultados, aponta-se que este estudo contribuiu para o avanço das pesquisas sobre a sustentabilidade na área do comportamento do consumidor por demonstrar que o fenômeno da solidão, a partir de três óticas distintas, isolamento social, solidão e solitude, de maneira geral, não colabora para o desenvolvimento do consumo de moda sustentável, podendo ser considerado uma barreira para este consumo. Por outro lado, ao relacionar a auto-identidade verde com o consumo de moda sustentável, os achados demonstraram a importância dessa antecedente como como um dos principais preditores do comportamento em prol da sustentabilidade, confirmando resultados de pesquisas anteriores e indicando que os respondentes da pesquisa que se percebem como participantes diretos das questões em favor do meio ambiente tendem a desenvolver um comportamento de consumo de moda sustentável. Adicionalmente, este estudo inova ao trazer para o campo do comportamento do consumidor sustentável construtos que não haviam sido investigados em conjunto, auxiliando a ampliar as investigações sobre a sustentabilidade e o consumo no contexto da compra de produtos ambientalmente sustentáveis de moda. Por fim, acredita-se que os achados dessa pesquisa servem como base para que novos estudos possam ser desenvolvidos no campo do consumo de moda sustentável. Neste sentido, sugere-se que estudos futuros possam adicionar ao modelo teórico deste estudo a influência de grupos sociais, como uma possível moderadora da relação originalmente proposta entre os construtos, uma vez que a solidão pode estar relacionada à presença e/ou ausência de grupos de referência.
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ANDREZA DE AMORIM LIMA FERREIRA
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O CONTEXTO INSTITUCIONAL PERMEANDO AS INTERAÇÕES EM AMBIENTES DE INOVAÇÃO LOCAIS A PARTIR DA PERSPECTIVA RELACIONAL: um estudo com os agentes do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Caruaru – PE
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Orientador : NELSON DA CRUZ MONTEIRO FERNANDES
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIO DE SOUZA SILVA JUNIOR
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ELISABETH CAVALCANTE DOS SANTOS
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NELSON DA CRUZ MONTEIRO FERNANDES
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Data: 06/07/2021
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O objetivo deste estudo é analisar como o contexto institucional, pela perspectiva relacional, permeia as interações dos agentes do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Caruaru-PE (CoMCiTI) para a inovação local. Por meio de uma análise das características locais, pretende-se aclarar a compreensão sobre as especificidades relacionais contextuais, aspectos circunstanciais e discutir possíveis contingências. Essas dimensões expõem as limitações dos estudos tradicionais de inovação calcados, predominantemente, por uma base teórica determinística que tende a desatentar à dinâmica social, não ampliando o entendimento sobre os espaços de conflito, tensões, negociações, acordos e disputas presentes em ambientes de inovação. Para realização desta pesquisa empírica, de abordagem qualitativa, foram coletados dados por meio de entrevistas semiestruturadas com 15 agentes do CoMCiTI. Para a análise e interpretação dos dados foi empregada a técnica de análise do discurso de Gill (2002). Os resultados demonstram uma compreensão das ações pautada nas organizações e normativas e não nas interações que acontecem, o que é ressaltado pelo desejo de estabelecer e estreitar relações entre os próprios agentes do CoMCiTI, entre estes e os comerciantes locais e entre as empresas e as universidades. Os achados permitem concluir que os agentes investigados buscam impulsionar um sistema de inovação na cidade, contudo, devido ao pouco tempo de existência do CoMCiTI, é necessária uma maior aproximação com as especificidades da realidade disposta nas ações e interações locais.
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O objetivo deste estudo é analisar como o contexto institucional, pela perspectiva relacional, permeia as interações dos agentes do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Caruaru-PE (CoMCiTI) para a inovação local. Por meio de uma análise das características locais, pretende-se aclarar a compreensão sobre as especificidades relacionais contextuais, aspectos circunstanciais e discutir possíveis contingências. Essas dimensões expõem as limitações dos estudos tradicionais de inovação calcados, predominantemente, por uma base teórica determinística que tende a desatentar à dinâmica social, não ampliando o entendimento sobre os espaços de conflito, tensões, negociações, acordos e disputas presentes em ambientes de inovação. Para realização desta pesquisa empírica, de abordagem qualitativa, foram coletados dados por meio de entrevistas semiestruturadas com 15 agentes do CoMCiTI. Para a análise e interpretação dos dados foi empregada a técnica de análise do discurso de Gill (2002). Os resultados demonstram uma compreensão das ações pautada nas organizações e normativas e não nas interações que acontecem, o que é ressaltado pelo desejo de estabelecer e estreitar relações entre os próprios agentes do CoMCiTI, entre estes e os comerciantes locais e entre as empresas e as universidades. Os achados permitem concluir que os agentes investigados buscam impulsionar um sistema de inovação na cidade, contudo, devido ao pouco tempo de existência do CoMCiTI, é necessária uma maior aproximação com as especificidades da realidade disposta nas ações e interações locais.
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BARBARA DO NASCIMENTO ALVES VILAR
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ANÁLISE DAS PRÁTICAS DOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NO TRABALHO DIÁRIO DE INOVAÇÃO À LUZ DA ABORDAGEM DAS PRÁTICAS: um estudo de caso no Ministério Público em Garanhuns-PE
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Orientador : NELSON DA CRUZ MONTEIRO FERNANDES
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MEMBROS DA BANCA :
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JOSE LINDENBERG JULIAO XAVIER FILHO
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NELSON DA CRUZ MONTEIRO FERNANDES
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SIMONE DE LIRA ALMEIDA
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Data: 09/07/2021
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O objetivo desta dissertação é analisar como se revelam as práticas dos profissionais no trabalho diário de inovação do Ministério Público em Garanhuns. Para alcançar esta finalidade adotou- se como estratégia metodológica a aplicação do estudo de caso único, de natureza instrumental. Utilizou-se a análise exploratória e a abordagem qualitativa alinhada ao paradigma interpretativo para compreender o fenômeno estudado a partir do contexto e realidade sócio organizacional. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de entrevista semiestruturada aplicada a uma amostra de 15 profissionais. A discussão dos resultados foi realizada com a técnica da análise do discurso pelas premissas de Gill (2002). Os resultados do estudo colocaram em evidência que o trabalho diário de inovação não é resultado de um processo pronto, mas consiste em um processo contínuo e ininterrupto, que está em constante transformação, dependente das interações sociais dos sujeitos envolvidos. A pesquisa apontou ainda para a necessidade de rever a estruturação de alguns departamentos da instituição, a fim de atenuar a padronização e dinamizar as práticas dos profissionais, permitindo, a partir de suas capacidades, cooperar no atendimento as demandas prementes da população. Como principal contribuição desta pesquisa, aponta-se que os Estudos Baseados em Prática podem ampliar as possibilidades analíticas e de diálogo sobre a área da gestão da inovação. Isso, por lançar um outro olhar para a estrutura organizacional a partir do cotidiano dos sujeitos comuns.
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O objetivo desta dissertação é analisar como se revelam as práticas dos profissionais no trabalho diário de inovação do Ministério Público em Garanhuns. Para alcançar esta finalidade adotou- se como estratégia metodológica a aplicação do estudo de caso único, de natureza instrumental. Utilizou-se a análise exploratória e a abordagem qualitativa alinhada ao paradigma interpretativo para compreender o fenômeno estudado a partir do contexto e realidade sócio organizacional. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de entrevista semiestruturada aplicada a uma amostra de 15 profissionais. A discussão dos resultados foi realizada com a técnica da análise do discurso pelas premissas de Gill (2002). Os resultados do estudo colocaram em evidência que o trabalho diário de inovação não é resultado de um processo pronto, mas consiste em um processo contínuo e ininterrupto, que está em constante transformação, dependente das interações sociais dos sujeitos envolvidos. A pesquisa apontou ainda para a necessidade de rever a estruturação de alguns departamentos da instituição, a fim de atenuar a padronização e dinamizar as práticas dos profissionais, permitindo, a partir de suas capacidades, cooperar no atendimento as demandas prementes da população. Como principal contribuição desta pesquisa, aponta-se que os Estudos Baseados em Prática podem ampliar as possibilidades analíticas e de diálogo sobre a área da gestão da inovação. Isso, por lançar um outro olhar para a estrutura organizacional a partir do cotidiano dos sujeitos comuns.
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WILSON MIKE MORAIS
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PODER E RESISTÊNCIA NA GESTÃO ORDINÁRIA DE UMA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL (OSC) DE CARUARU-PE: UMA ANÁLISE CERTEAUNIANA
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Orientador : ELISABETH CAVALCANTE DOS SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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JULIANA CRISTINA TEIXEIRA
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ELISABETH CAVALCANTE DOS SANTOS
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FLAVIA ZIMMERLE DA NOBREGA COSTA
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JOSE RICARDO COSTA DE MENDONCA
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Data: 16/07/2021
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A pesquisa objetivou compreender como se dão as relações de poder/saber e as práticas de resistência na gestão ordinária de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) de Caruaru-PE. Utilizamos o conceito de “gestão ordinária”, pois buscamos entender como a gestão da entidade realmente acontece, para além dos processos formalizados. Discutimos, ainda, o conceito de “cotidiano ordinário”, de Michel de Certeau, composto de histórias e operações heterogêneas, em que os sujeitos se utilizam de estratégias e táticas para sua produção e reprodução. Utilizamos a ideia de “poder relacional”, inspirado em Michel Foucault, para entender como, por meio das relações, o poder é permeado/expresso na estrutura social. Como metodologia para operacionalizar a pesquisa utilizamos observações participantes, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas, ao acessar a organização pesquisada. Os achados foram tratados de forma interpretativista, por meio da tríade hermenêutica da análise narrativa apontada por Barbara Czarniawska. Alicerçados nessa nessa discussão, os achados da pesquisa demonstraram que a entidade possui uma infinidade de práticas ordinárias, que são constituídas por meio dos praticantes que dela fazem parte. Acessamos onze práticas cotidianas que nos possibilitaram perceber que os sujeitos fazem uso de diversas estratégias e táticas certeaunianas, ao construírem suas “maneiras de fazer”. Portanto, ocupam lugares e espaços (CERTEAU, 1998), diferentes, pois o cotidiano é rico de possibilidades de subversão às normas impostas, pelo fato dos indivíduos, em determinados momentos, mesmo que momentâneos, estarem numa posição de produção e/ou consumo. Destacamos a prática da resistência, da educação popular, enquanto principal inspiração para a educação, além da “lógica de ação” (CERTEAU, 1985), de uma gestão participativa e descentralizada. Constatamos estratégias e táticas (CERTEAU, 1998), relacionadas ao ensino e à organização das aulas da Educação Infantil e das oficinas de arte educação, ao planejamento cotidiano dos/as profissionais, à prática de cozinhar e, consequentemente, a todo o cotidiano ordinário da organização estudada. Constatamos relações de poder/saber, principalmente, em relação aos saberes/fazeres práticos construídos ao longo de suas trajetórias pessoais e profissionais, presentes em todos/as os/as profissionais. Contudo, dois deles/as tiveram destaque por ocupar um lugar privilegiado na entidade. Finalmente, contribuímos teoricamente ao enxergar que as narrativas dos sujeitos ordinários e suas práticas cotidianas são importantes, ao pensar gestão, essencialmente, por analisarmos outras racionalidades possíveis e particularidades da realidade local de uma OSC do agreste pernambucano.
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A pesquisa objetivou compreender como se dão as relações de poder/saber e as práticas de resistência na gestão ordinária de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) de Caruaru-PE. Utilizamos o conceito de “gestão ordinária”, pois buscamos entender como a gestão da entidade realmente acontece, para além dos processos formalizados. Discutimos, ainda, o conceito de “cotidiano ordinário”, de Michel de Certeau, composto de histórias e operações heterogêneas, em que os sujeitos se utilizam de estratégias e táticas para sua produção e reprodução. Utilizamos a ideia de “poder relacional”, inspirado em Michel Foucault, para entender como, por meio das relações, o poder é permeado/expresso na estrutura social. Como metodologia para operacionalizar a pesquisa utilizamos observações participantes, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas, ao acessar a organização pesquisada. Os achados foram tratados de forma interpretativista, por meio da tríade hermenêutica da análise narrativa apontada por Barbara Czarniawska. Alicerçados nessa nessa discussão, os achados da pesquisa demonstraram que a entidade possui uma infinidade de práticas ordinárias, que são constituídas por meio dos praticantes que dela fazem parte. Acessamos onze práticas cotidianas que nos possibilitaram perceber que os sujeitos fazem uso de diversas estratégias e táticas certeaunianas, ao construírem suas “maneiras de fazer”. Portanto, ocupam lugares e espaços (CERTEAU, 1998), diferentes, pois o cotidiano é rico de possibilidades de subversão às normas impostas, pelo fato dos indivíduos, em determinados momentos, mesmo que momentâneos, estarem numa posição de produção e/ou consumo. Destacamos a prática da resistência, da educação popular, enquanto principal inspiração para a educação, além da “lógica de ação” (CERTEAU, 1985), de uma gestão participativa e descentralizada. Constatamos estratégias e táticas (CERTEAU, 1998), relacionadas ao ensino e à organização das aulas da Educação Infantil e das oficinas de arte educação, ao planejamento cotidiano dos/as profissionais, à prática de cozinhar e, consequentemente, a todo o cotidiano ordinário da organização estudada. Constatamos relações de poder/saber, principalmente, em relação aos saberes/fazeres práticos construídos ao longo de suas trajetórias pessoais e profissionais, presentes em todos/as os/as profissionais. Contudo, dois deles/as tiveram destaque por ocupar um lugar privilegiado na entidade. Finalmente, contribuímos teoricamente ao enxergar que as narrativas dos sujeitos ordinários e suas práticas cotidianas são importantes, ao pensar gestão, essencialmente, por analisarmos outras racionalidades possíveis e particularidades da realidade local de uma OSC do agreste pernambucano.
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JOÃO VICTOR SALES DA NOBREGA
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GESTÃO DE PROJETOS EM ORGANIZAÇÕES DE PESQUISA TECNOLÓGICA: uma análise dos fatores críticos de sucesso e riscos em gerenciamento de projetos de P&D
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Orientador : CHARLES ULISES DE MONTREUIL CARMONA
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MEMBROS DA BANCA :
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CHARLES ULISES DE MONTREUIL CARMONA
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JOAO PINTO CABRAL NETO
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MARCOS ROBERTO GOIS DE OLIVEIRA MACEDO
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NELSON DA CRUZ MONTEIRO FERNANDES
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Data: 24/09/2021
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O objetivo deste trabalho é analisar os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) que influenciam no gerenciamento de projetos dentro de organizações de P&D, além de contribuir com a área de gerenciamento de riscos de projetos de inovação, com ênfase na identificação, mensuração e identificação dos riscos que mais acometem duas unidades de um Instituto de Pesquisa utilizado como caso de estudo. O referencial teórico foi construído a partir de conceitos referentes aos FCS e de Gestão de Riscos encontrados na literatura. Foram empregadas entrevistas semiestruturadas com os gerentes, líderes e analistas de projetos do Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura (ITEMM) que trabalham com P&D. Como instrumentos para condução das entrevistas, foram criados/utilizados formulários. Com base nos resultados obtidos constatou-se que os FCS não são uma categoria universal, devendo, portanto, serem geridos de acordo com cada realidade organizacional. O Instituto de P&D estudado possui um diversificado portfólio de projetos, cujo sucesso vem em função do cumprimento dos atributos como liderança, comunicação com os envolvidos, gestão de pessoas que equilibra competências e uma atenção a aspectos processuais, de modo a atender cada etapa do processo de gestão de projetos. Também foi possível identificar os riscos presentes nos projetos do Instituto através da construção de matrizes de risco e da análise das variáveis de maneira separada. Portanto, obteve-se que os riscos mais significativos nos projetos de inovação do Instituto foram os riscos eventual/imprevisto e econômico, e, com média significância, os riscos de compensação, competitivo, financeiro externo e marcas registradas. Sendo assim, o estudo evidencia o efeito dos riscos sobre institutos de P&D como um todo ao encontrar os principais riscos. Além disso, o estudo apontou que, apesar da existência de riscos, graças a uma constante gestão de riscos, o Instituto analisado consegue manter a sustentabilidade do seu negócio e dos seus investimentos em inovação.
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O objetivo deste trabalho é analisar os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) que influenciam no gerenciamento de projetos dentro de organizações de P&D, além de contribuir com a área de gerenciamento de riscos de projetos de inovação, com ênfase na identificação, mensuração e identificação dos riscos que mais acometem duas unidades de um Instituto de Pesquisa utilizado como caso de estudo. O referencial teórico foi construído a partir de conceitos referentes aos FCS e de Gestão de Riscos encontrados na literatura. Foram empregadas entrevistas semiestruturadas com os gerentes, líderes e analistas de projetos do Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura (ITEMM) que trabalham com P&D. Como instrumentos para condução das entrevistas, foram criados/utilizados formulários. Com base nos resultados obtidos constatou-se que os FCS não são uma categoria universal, devendo, portanto, serem geridos de acordo com cada realidade organizacional. O Instituto de P&D estudado possui um diversificado portfólio de projetos, cujo sucesso vem em função do cumprimento dos atributos como liderança, comunicação com os envolvidos, gestão de pessoas que equilibra competências e uma atenção a aspectos processuais, de modo a atender cada etapa do processo de gestão de projetos. Também foi possível identificar os riscos presentes nos projetos do Instituto através da construção de matrizes de risco e da análise das variáveis de maneira separada. Portanto, obteve-se que os riscos mais significativos nos projetos de inovação do Instituto foram os riscos eventual/imprevisto e econômico, e, com média significância, os riscos de compensação, competitivo, financeiro externo e marcas registradas. Sendo assim, o estudo evidencia o efeito dos riscos sobre institutos de P&D como um todo ao encontrar os principais riscos. Além disso, o estudo apontou que, apesar da existência de riscos, graças a uma constante gestão de riscos, o Instituto analisado consegue manter a sustentabilidade do seu negócio e dos seus investimentos em inovação.
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HELTON RAFAEL FERREIRA DO NASCIMENTO
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O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E O [DES]ENVOLVIMENTO DO CONSUMIDOR: uma análise do processo relacional estabelecido entre consumidor e o serviço soundcloud.
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Orientador : FLAVIA ZIMMERLE DA NOBREGA COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA BEATRIZ NUNES DA SILVA
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CRISTIANE SALOME RIBEIRO COSTA
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FLAVIA ZIMMERLE DA NOBREGA COSTA
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MARCONI FREITAS DA COSTA
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Data: 01/11/2021
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A globalização que se deu atrelada ao desenvolvimento tecnológico, transformou a maneira como consumimos e nos relacionamos, uns com os outros e também com as marcas. Nesse cenário, a demanda por serviços como o de streaming tem crescido consideravelmente, sendo a SoundCloud uma das primeiras e talvez a principal plataforma colaborativa de acesso musical no mundo. Essa tem se destacado por permitir a integração entre usuários e produtores e, além de ser um ambiente reprodutor de áudios, veicula remixagens, playbacks, podcasts, compilações e produções independentes. Contudo, estudos brasileiros indicaram que ele tem perdido clientes para os serviços concorrentes. A questão envolve o interesse do consumidor pelo produto ou serviço, capaz de promover o apego pelo mesmo. Essa questão é tratada pelo marketing por meio do conceito de envolvimento do consumidor, ocupando um papel relevante na literatura da área. Reconhecendo a cultura como um aspecto central nos processos de consumo, esse estudo se apoiou na abordagem da Culture Consumer Theory - CCT, uma visão alternativa de estudos do consumidor, e propôs compreender como o próprio consumidor significa seu envolvimento com a plataforma SoundCloud. Para tanto, em um estudo de caráter qualitativo e interpretativista, procedemos a dezessete entrevistas em profundidade com consumidores da plataforma e apoiamo-nos em uma análise de discurso funcional. Nossos resultados apontaram para três linhas de significados: um baixo interesse pelas ofertas do serviço, um apego saudosista ligando os usuários ao serviço e uma valorização do envolvimento com o grupo dos usuários, ligação com enorme relevância no campo discursivo. O valor dado à interação com os outros usuários nos ajudou a aprofundar o entendimento das outras duas linhas de sentido, pois sendo o consumo uma atividade ou fenômeno essencialmente complexo, cultural e coletivo, ele serve aos participantes como meio de construção de si perante os espaços sociais que frequentam. Aqui revelamos como os aspectos socioculturais, simbólicos e experienciais são essenciais para as relações de consumo e, consequentemente, para o estabelecimento de uma relação afetiva entre o consumidor e a marca.
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A globalização que se deu atrelada ao desenvolvimento tecnológico, transformou a maneira como consumimos e nos relacionamos, uns com os outros e também com as marcas. Nesse cenário, a demanda por serviços como o de streaming tem crescido consideravelmente, sendo a SoundCloud uma das primeiras e talvez a principal plataforma colaborativa de acesso musical no mundo. Essa tem se destacado por permitir a integração entre usuários e produtores e, além de ser um ambiente reprodutor de áudios, veicula remixagens, playbacks, podcasts, compilações e produções independentes. Contudo, estudos brasileiros indicaram que ele tem perdido clientes para os serviços concorrentes. A questão envolve o interesse do consumidor pelo produto ou serviço, capaz de promover o apego pelo mesmo. Essa questão é tratada pelo marketing por meio do conceito de envolvimento do consumidor, ocupando um papel relevante na literatura da área. Reconhecendo a cultura como um aspecto central nos processos de consumo, esse estudo se apoiou na abordagem da Culture Consumer Theory - CCT, uma visão alternativa de estudos do consumidor, e propôs compreender como o próprio consumidor significa seu envolvimento com a plataforma SoundCloud. Para tanto, em um estudo de caráter qualitativo e interpretativista, procedemos a dezessete entrevistas em profundidade com consumidores da plataforma e apoiamo-nos em uma análise de discurso funcional. Nossos resultados apontaram para três linhas de significados: um baixo interesse pelas ofertas do serviço, um apego saudosista ligando os usuários ao serviço e uma valorização do envolvimento com o grupo dos usuários, ligação com enorme relevância no campo discursivo. O valor dado à interação com os outros usuários nos ajudou a aprofundar o entendimento das outras duas linhas de sentido, pois sendo o consumo uma atividade ou fenômeno essencialmente complexo, cultural e coletivo, ele serve aos participantes como meio de construção de si perante os espaços sociais que frequentam. Aqui revelamos como os aspectos socioculturais, simbólicos e experienciais são essenciais para as relações de consumo e, consequentemente, para o estabelecimento de uma relação afetiva entre o consumidor e a marca.
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ELINE MORAIS PINHEIRO
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CONSUMO CONSCIENTE, AUTOCONSCIÊNCIA, AUTORREALIZAÇÃO E MINIMALISMO NO CONSUMO SUSTENTÁVEL DE MÓVEIS RESIDENCIAIS.
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Orientador : MARCONI FREITAS DA COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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EDVAN CRUZ AGUIAR
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MARCONI FREITAS DA COSTA
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MARIANNY JESSICA DE BRITO SILVA
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Data: 26/11/2021
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Esse estudo buscou investigar a influência da intenção de consumo consciente, autoconsciência, autorrealização e minimalismo sobre o consumo sustentável de móveis residenciais no contexto brasileiro. Para que esse objetivo fosse alcançado, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, utilizando uma amostragem do tipo não probabilística. A coleta de dados realizou-se por meio de um survey online, distribuído pela técnica snowball. A amostra obteve 300 respondentes e utilizou a Modelagem de Equações Estruturais para análise dos dados. Os resultados obtidos destacam que o consumo sustentável de móveis é influenciado pelo estilo de vida minimalista e pela intenção de consumo consciente. Adicionalmente, destaca-se o papel de influência da intenção de consumo consciente e autoconsciência na adoção do estilo de vida minimalista. Dentre os resultados alcançados, considera-se a principal descoberta desta pesquisa foi que o minimalismo influencia positivamente o consumo sustentável de móveis, evidenciando que o modo de entender e praticar o consumo vêm sendo repensados, e que a sustentabilidade pode ser potencializada com práticas cotidianas que priorizam a qualidade de vida, bem-estar, e autoconhecimento, além de demonstrar que a intenção de consumo consciente e autoconsciência dos indivíduos contribuem para mudanças significativas nos seus modos de viver e consumir. Ademais, esse estudo suscita contribuições teóricas e práticas. No que se refere às contribuições teóricas, constata-se que o estudo se apresenta como inédito à medida que correlaciona, com foco na sustentabilidade, teorias advindas do campo da psicologia e temas ainda pouco explorados dentro da área de marketing e consumo, a exemplo do minimalismo. Sendo assim, a pesquisa corrobora com a ampliação dos conhecimentos sobre novos modos de vida e consumo, e contribui para a expansão da literatura e o avanço das pesquisas sobre sustentabilidade. Em relação as contribuições práticas, as empresas poderão utilizar essas informações para adaptação de seus programas de produção e marketing, englobando processos pró-ambientais de design e desenvolvimento de produtos, com a oportunidade de melhorarem seu posicionamento, ganharem vantagem competitiva e lucratividade.
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Esse estudo buscou investigar a influência da intenção de consumo consciente, autoconsciência, autorrealização e minimalismo sobre o consumo sustentável de móveis residenciais no contexto brasileiro. Para que esse objetivo fosse alcançado, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, utilizando uma amostragem do tipo não probabilística. A coleta de dados realizou-se por meio de um survey online, distribuído pela técnica snowball. A amostra obteve 300 respondentes e utilizou a Modelagem de Equações Estruturais para análise dos dados. Os resultados obtidos destacam que o consumo sustentável de móveis é influenciado pelo estilo de vida minimalista e pela intenção de consumo consciente. Adicionalmente, destaca-se o papel de influência da intenção de consumo consciente e autoconsciência na adoção do estilo de vida minimalista. Dentre os resultados alcançados, considera-se a principal descoberta desta pesquisa foi que o minimalismo influencia positivamente o consumo sustentável de móveis, evidenciando que o modo de entender e praticar o consumo vêm sendo repensados, e que a sustentabilidade pode ser potencializada com práticas cotidianas que priorizam a qualidade de vida, bem-estar, e autoconhecimento, além de demonstrar que a intenção de consumo consciente e autoconsciência dos indivíduos contribuem para mudanças significativas nos seus modos de viver e consumir. Ademais, esse estudo suscita contribuições teóricas e práticas. No que se refere às contribuições teóricas, constata-se que o estudo se apresenta como inédito à medida que correlaciona, com foco na sustentabilidade, teorias advindas do campo da psicologia e temas ainda pouco explorados dentro da área de marketing e consumo, a exemplo do minimalismo. Sendo assim, a pesquisa corrobora com a ampliação dos conhecimentos sobre novos modos de vida e consumo, e contribui para a expansão da literatura e o avanço das pesquisas sobre sustentabilidade. Em relação as contribuições práticas, as empresas poderão utilizar essas informações para adaptação de seus programas de produção e marketing, englobando processos pró-ambientais de design e desenvolvimento de produtos, com a oportunidade de melhorarem seu posicionamento, ganharem vantagem competitiva e lucratividade.
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CATIA MARIA SOARES MACIEL
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ENTRE ESTRATÉGIAS E TÁTICAS: MODOS DE ORGANIZAR COTIDIANOS DE STARTUPS EM CARUARU-PE
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Orientador : ELISABETH CAVALCANTE DOS SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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DIOGO HENRIQUE HELAL
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ELISABETH CAVALCANTE DOS SANTOS
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JOSE LINDENBERG JULIAO XAVIER FILHO
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Data: 03/12/2021
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Este estudo investiga como acontecem os modos de organizar cotidianos em Startups localizadas em Caruaru-PE, pela perspectiva de 11 empreendedores analisados e pelos arquivos de documentos e imagens do campo de pesquisa das Incubadoras de negócios, em Caruaru-PE (Armazém da Criatividade e ITEP). Utilizando a lente de práticas (CERTEAU, 2014), podemos adentrar nas trajetórias dos praticantes entrevistados e ressaltar percepções das estratégias de gestão e táticas criadas nos seus cotidianos. Por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), é possível reconhecer as relações entre relatos e dinâmicas do ambiente estudado. Assim, para efetivação desta pesquisa, utilizamos as abordagens empírica, descritiva e qualitativa. Como discussões, apresentamos as abrangências e detalhes descobertos, nas visões micro e macro, auxiliadas pelos recortes, quadros e esquemas das figuras. Para os resultados, surgem práticas comuns nos negócios e diversas singularidades destas Startups. Nos achados, consideramos relevante que as estratégias das incubadoras influenciam as práticas dos empreendedores de Startups; e a recíproca é verdadeira. Ainda, verificamos os modos de organizar, a partir dos modelos de negócios, nas transformações provocadas por meio das vivências dos empreendedores, em criatividade, parcerias e ambientes de inovação. Das limitações apontadas, entendemos a particularidade do campo investigado, necessitando de outras pesquisas em localidades distintas e periféricas. Para tal, provocamos a atitude de executivos/as, investidores/as, agentes das instituições do ecossistema de inovação, para aprimorar metodologias de apoio ao empreendedor.
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Este estudo investiga como acontecem os modos de organizar cotidianos em Startups localizadas em Caruaru-PE, pela perspectiva de 11 empreendedores analisados e pelos arquivos de documentos e imagens do campo de pesquisa das Incubadoras de negócios, em Caruaru-PE (Armazém da Criatividade e ITEP). Utilizando a lente de práticas (CERTEAU, 2014), podemos adentrar nas trajetórias dos praticantes entrevistados e ressaltar percepções das estratégias de gestão e táticas criadas nos seus cotidianos. Por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), é possível reconhecer as relações entre relatos e dinâmicas do ambiente estudado. Assim, para efetivação desta pesquisa, utilizamos as abordagens empírica, descritiva e qualitativa. Como discussões, apresentamos as abrangências e detalhes descobertos, nas visões micro e macro, auxiliadas pelos recortes, quadros e esquemas das figuras. Para os resultados, surgem práticas comuns nos negócios e diversas singularidades destas Startups. Nos achados, consideramos relevante que as estratégias das incubadoras influenciam as práticas dos empreendedores de Startups; e a recíproca é verdadeira. Ainda, verificamos os modos de organizar, a partir dos modelos de negócios, nas transformações provocadas por meio das vivências dos empreendedores, em criatividade, parcerias e ambientes de inovação. Das limitações apontadas, entendemos a particularidade do campo investigado, necessitando de outras pesquisas em localidades distintas e periféricas. Para tal, provocamos a atitude de executivos/as, investidores/as, agentes das instituições do ecossistema de inovação, para aprimorar metodologias de apoio ao empreendedor.
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RAFAEL PENA CERQUEIRA FRIAS
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A EFETIVIDADE DA AUDITORIA INTERNA: UM ESTUDO A PARTIR DO POSICIONAMENTO DE AUDITORES E GESTORES DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO DE PERNAMBUCO.
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Orientador : CHARLES ULISES DE MONTREUIL CARMONA
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MEMBROS DA BANCA :
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CHARLES ULISES DE MONTREUIL CARMONA
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JERONYMO JOSE LIBONATI
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JOSE LINDENBERG JULIAO XAVIER FILHO
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Data: 16/12/2021
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A atividade de auditoria interna constitui um instrumento de auxílio ao alcance dos objetivos organizacionais. Nesse contexto, na medida em que oferece subsídios para a tomada de decisão dos gestores, também assegura a proteção deste próprio agente, tendo em vista a responsabilidade que lhe é conferida por administrar o patrimônio público. Por conseguinte, para a sociedade, os resultados dos trabalhos de controle também funcionam como um mecanismo de proteção, neste caso, da sobreposição do particular em relação ao público, agindo, assim, em favor da eficácia e da eficiência das entregas à população. Todavia, em que pese essas vantagens, um documento elaborado no âmbito de uma Instituição Federal de Ensino do estado de Pernambuco revela que, nesta organização, existe um passivo de mais de mil demandas de auditoria interna, a contar do exercício 2014 ao início do ano 2021. Trata-se de um fato preocupante, pois coloca em risco uma cadeia de interessados, a começar pela sociedade. Diante do exposto, este trabalho procurou compreender, com base nos posicionamentos dos auditores e gestores da referida instituição de ensino, os motivos para a baixa implementação das recomendações. Para tanto, definiu-se que a estratégia metodológica mais adequada passaria por uma abordagem qualitativa, tomando como norte a perspectiva descritiva, mas, também, explicativa, além de utilizar como enquadramento as tipologias documental e estudo de caso, em função dos procedimentos técnicos adotados. A execução dos exames revelou que a motivação para a baixa efetividade das ações de auditoria não diz respeito somente a um ou dois aspetos mas, a um conjunto de trinta e três fatores (causas), os quais foram distribuídos em oito categorias distintas, a saber: atributos, estrutura, gerenciamento, planejamento, política, processos, relacionamentos e resultados. Os resultados também apontaram que algumas dessas causas são percebidas apenas por um lado dos sujeitos, a citar nove elementos identificados pelo grupo de auditores e cinco aspectos indicados somente pelos gestores. Por derradeiro, além contribuir para o entendimento dos motivos que levam à baixa efetividade das demandas de auditoria interna, a pesquisa também mostrou ser útil para alavancar novos estudos sobre a temática da efetividade no cenário de atuação dessas instâncias de controle interno, a tomar como exemplo a possibilidade de outros pesquisadores investigarem os possíveis direcionamentos para promover o tratamento dos fatores negativos aqui relatados e assim oferecer parâmetros de atuação, que, inclusive, poderão ser observados na condição de alerta/modelo por outras Instituições Federais de Ensino.
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A atividade de auditoria interna constitui um instrumento de auxílio ao alcance dos objetivos organizacionais. Nesse contexto, na medida em que oferece subsídios para a tomada de decisão dos gestores, também assegura a proteção deste próprio agente, tendo em vista a responsabilidade que lhe é conferida por administrar o patrimônio público. Por conseguinte, para a sociedade, os resultados dos trabalhos de controle também funcionam como um mecanismo de proteção, neste caso, da sobreposição do particular em relação ao público, agindo, assim, em favor da eficácia e da eficiência das entregas à população. Todavia, em que pese essas vantagens, um documento elaborado no âmbito de uma Instituição Federal de Ensino do estado de Pernambuco revela que, nesta organização, existe um passivo de mais de mil demandas de auditoria interna, a contar do exercício 2014 ao início do ano 2021. Trata-se de um fato preocupante, pois coloca em risco uma cadeia de interessados, a começar pela sociedade. Diante do exposto, este trabalho procurou compreender, com base nos posicionamentos dos auditores e gestores da referida instituição de ensino, os motivos para a baixa implementação das recomendações. Para tanto, definiu-se que a estratégia metodológica mais adequada passaria por uma abordagem qualitativa, tomando como norte a perspectiva descritiva, mas, também, explicativa, além de utilizar como enquadramento as tipologias documental e estudo de caso, em função dos procedimentos técnicos adotados. A execução dos exames revelou que a motivação para a baixa efetividade das ações de auditoria não diz respeito somente a um ou dois aspetos mas, a um conjunto de trinta e três fatores (causas), os quais foram distribuídos em oito categorias distintas, a saber: atributos, estrutura, gerenciamento, planejamento, política, processos, relacionamentos e resultados. Os resultados também apontaram que algumas dessas causas são percebidas apenas por um lado dos sujeitos, a citar nove elementos identificados pelo grupo de auditores e cinco aspectos indicados somente pelos gestores. Por derradeiro, além contribuir para o entendimento dos motivos que levam à baixa efetividade das demandas de auditoria interna, a pesquisa também mostrou ser útil para alavancar novos estudos sobre a temática da efetividade no cenário de atuação dessas instâncias de controle interno, a tomar como exemplo a possibilidade de outros pesquisadores investigarem os possíveis direcionamentos para promover o tratamento dos fatores negativos aqui relatados e assim oferecer parâmetros de atuação, que, inclusive, poderão ser observados na condição de alerta/modelo por outras Instituições Federais de Ensino.
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