|
Dissertações |
|
1
|
-
ÉRVERTON JACINTO DA SILVA
-
Inovações no Poder Judiciário de Pernambuco: reflexos na Comarca de Caruaru/PE
-
Orientador : JULIO CESAR FERRO DE GUIMARAES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSE LINDENBERG JULIAO XAVIER FILHO
-
JULIO CESAR FERRO DE GUIMARAES
-
PEDRO SENNA VIEIRA
-
Data: 15/02/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
As profundas mudanças sociais, econômicas, políticas e culturais pelas quais o mundo passou, principalmente a partir do final do século XX, e ainda de forma mais recente o grande avanço tecnológico, têm exigido, tanto do setor privado como da área pública, novas maneiras de atender as demandas do mercado, no caso da área privada, e dos cidadãos no caso da Administração Pública. Dentre as alternativas utilizadas para fazer frente a esses novos desafios, as empresas passaram, entre outras alternativas, a buscar de forma contínua um diferencial competitivo em relação ao seus concorrentes, tendo percebido como instrumento muito relevante para atingir tal intento a inovação. Um pouco mais a frente, os atores públicos, também na busca por atender os novos anseios dos cidadãos, passaram a entender a inovação como fundamental para a complexidade dos problemas e das vicissitudes dos novos tempos. Nesse contexto, por exemplo, o Poder Judiciário no Brasil, inclusive os tribunais dos estados, tem feitos feito investimentos elevadíssimos no que diz respeito à inovação, incentivando ações relacionadas a inovação, criando laboratórios voltados a ela, bem como desenvolvendo-a de forma muito sistemática em seus processos. Dessa forma, diante de tal relevância dada à inovação pelo judiciário, essa pesquisa teve como objetivo analisar os principais efeitos das inovações implementados pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e que foram aplicadas na Comarca de Caruaru/PE. No que toca a metodologia utilizada nesta pesquisa, a abordagem será a quantitativa, sendo o estudo de característica descritiva. Para a coleta de dados foram aplicados questionários para servidores que trabalham no Fórum da Comarca de Caruaru/PE, bem como para advogados que atuem no mesmo local, para que respondessem sobre os efeitos da inovação implementados pelo TJPE na Comarca e ainda houve pesquisa eletrônica de informações. A apresentação e a análise dos dados foram feitas utilizando a Estatística Descritiva. Os resultados encontrados demonstraram, de forma geral, que as inovações implementadas e que contemplaram Caruaru/PE, tiveram reflexo positivo, contribuindo para a sustentabilidade, redução de custos, dos mais variados tipos, maior velocidade no trâmite processual, maior transparência nos processos, ampliação, pelo menos em parte, do acesso à justiça, minimização de trâmites burocráticos e facilitação do atendimento e registro de solicitações.
-
Mostrar Abstract
-
As profundas mudanças sociais, econômicas, políticas e culturais pelas quais o mundo passou, principalmente a partir do final do século XX, e ainda de forma mais recente o grande avanço tecnológico tem exigido, tanto dos setor privado como da área pública, novas maneiras de atender as demandas, do mercado no caso da área privada, e dos cidadãos no caso da administração pública. Dentre as alternativas utilizadas para fazer frente a esses novos desafios, as empresas passaram, entre outras alternativas, a buscar de forma continua um diferencial competitivo em relação ao seus concorrentes, tendo percebido como instrumento muito relevante para atingir tal intento a inovação. Um pouco mais a frente, os atores públicos, também na busca por atender os novos anseios dos cidadãos, passaram a entender a inovação como fundamental para a complexidade dos problemas e das vicissitudes dos novos tempos. Nesse contexto, por exemplo, o Poder Judiciário no Brasil, inclusive os tribunais dos estados, tem feitos feito investimentos elevadíssimos no que diz respeito a inovação, incentivando ações relacionadas a inovação, criando laboratórios voltados a inovação, bem como desenvolvendo de forma muito sistemática a inovação em seus processos. Dessa forma, diante de tal relevância dada à inovação pelo judiciário essa pesquisa tem como objetivo analisar os principais efeitos das inovações implementados pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e que foram aplicadas na Comarca de Caruaru/PE. No que toca a metodologia que utilizada nesta pesquisa será a abordagem quantitativa, sendo o estudo de característica descritiva. Para a coleta de dados serão aplicados questionários para servidores que trabalham no Fórum da Comarca de Caruaru/PE, bem como para advogados que atuem no mesmo local para que respondam sobre os efeitos da inovação implementados pelo TJPE na Comarca e ainda haverá a pesquisa eletrônica de informações. A análise dos dados será feita por meio de análise fatorial confirmatória e regressão linear múltipla.
|
|
2
|
-
FELIPE DOS SANTOS MENDES
-
CAPACIDADES DINÂMICAS AUXILIANDO NO DESENVOLVIMENTO DA INOVAÇÃO ABERTA: UM ESTUDO DE CASO NA ELETROBRAS CHESF
-
Orientador : NELSON DA CRUZ MONTEIRO FERNANDES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
NELSON DA CRUZ MONTEIRO FERNANDES
-
RODRIGO CÉSAR TAVARES CAVALCANTI
-
SAMIR ADAMOGLU DE OLIVEIRA
-
Data: 26/02/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O propósito da pesquisa é analisar as capacidades dinâmicas desenvolvidas na Eletrobras Chesf e sua contribuição para o processo de inovação aberta, culminando na estruturação do hub Umbuh. A pesquisa adota a perspectiva proposta por Teece (1997), que concebe as capacidades dinâmicas como compostas por elementos de processos, posições e trajetórias. Caracterizada como uma pesquisa qualitativa e descritiva, o estudo de caso único utiliza entrevistas semiestruturadas para coleta de dados, analisados por meio de análise de conteúdo. Os resultados indicam que a abordagem de processos da Eletrobras Chesf destaca a formação de equipes multidisciplinares como essencial para coordenar iniciativas inovadoras, evidenciando a importância da colaboração interna e externa, adaptação contínua e busca ativa por conhecimento externo. A transição para uma empresa privada e a criação do hub de inovação refletem uma postura proativa na transformação organizacional. No entanto, a organização deve reconhecer a interligação entre inovação e riscos, devendo adotar uma abordagem equilibrada no gerenciamento proativo dos riscos inerentes ao processo de inovação, conformando-se aos princípios de sensibilidade, prontidão e capacidade de resposta, delineados pela teoria das capacidades dinâmicas. A agilidade nos processos é enfatizada, juntamente com a necessidade de estabelecer procedimentos uniformes para melhorar a eficiência organizacional. A compreensão das variáveis do setor elétrico e a avaliação meticulosa do desempenho destacam a capacidade da organização de antecipar e responder às mudanças externas de maneira sustentável. O estudo contribui para a compreensão das capacidades dinâmicas específicas da Eletrobras Chesf, enfocando aspectos como formação de equipes, colaboração e adaptação contínua, e destaca a importância de uma abordagem estratégica flexível em um ambiente empresarial dinâmico.
-
Mostrar Abstract
-
Neste estudo, são apresentados os resultados relativos às Capacidades Dinâmicas aplicadas à Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) e o impacto dessas capacidades no desenvolvimento do Hub de inovação aberta Umbuh, baseado nas três categorias propostas por Teece (1997): processos, posições e trajetórias. Neste contexto o objetivo deste estudo é compreender como as capacidades dinâmicas desenvolvidas dentro da Chesf auxiliam no processo de desenvolvimento da inovação aberta dentro da estrutura do hub Umbuh. A pesquisa possui um viés qualitativo e será utilizado um estudo de caso único. Para obtenção dos resultados serão entrevistados gestores de inovação da Chesf que atuam no desenvolvimento do hub de inovação aberta. Para análise dos dados será aplicada a técnica de Análise de Conteúdo.
|
|
3
|
-
JOALLINE CARLA ALVES DO NASCIMENTO
-
MULHERES EM CENA: uma análise interseccional das práticas de gênero em organizações de atuação jornalística de Caruaru-PE
-
Orientador : ELISABETH CAVALCANTE DOS SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DIEGO COSTA MENDES
-
ELISABETH CAVALCANTE DOS SANTOS
-
JOSIANE BARBOSA GOUVÊA
-
Data: 27/02/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Durante as minhas leituras para me aprofundar nas teorias que me guiaram nesta pesquisa, pude perceber que há uma lacuna interseccional quanto aos estudos das práticas organizativas de gênero que têm a interseccionalidade enquanto ferramenta teórico-metodológica. Isso porque, comumente, as mulheres não-brancas, com deficiência, de classe baixa, de corpo que foge do padrão hegemônico e que não seguem o padrão heterocisnormativo,são excluídas das pesquisas acadêmicas. Ao mesmo tempo, também identifiquei que há uma negligência das práticas de gênero nos Estudos Organizacionais (EOR). Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo compreender como as práticas de gênero acontecem dentro de organizações de atuação jornalística de Caruaru-PE, a partir de uma análise interseccional das vivências de mulheres jornalistas/estudantes de jornalismo. Do ponto de vista teórico, recorri aos Estudos Baseados em Prática (EBP), sobretudo sob o ponto de vista de Theodore Schatzki; e aos estudos de gênero, com o foco voltado para as mulheres, principalmente levando em consideração as discussões de Judith Butler e Joan Scott. Quanto à metodologia adotada para a operacionalização desta pesquisa, ontologicamente, parti do ponto de que as práticas constituem a realidade social e, consequentemente, as organizações; epistemologicamente, recorri à perspectiva construtivista, com inspiração no pós-estruturalismo; o paradigma desta pesquisa é o interpretativista e também as teorias da prática, a partir de uma análise interseccional; adotei a abordagem metodológica qualitativa e de caráter exploratório, com a entrevista semiestruturada e em profundidade e o diário de campo como instrumentos de coleta; e, por fim, analisei os dados a partir da análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin. No total, entrevistei 17 mulheres. Por meio das entrevistas, pude identificar 11 categorias de análise, que me permitiram compreender como as práticas de gênero ocorrem nas organizações de atuação jornalística e como são estas constituídas. As categorias foram as seguintes: ingressar em área predominantemente masculina; hostilidade; microagressões; silenciamento e invisibilidade; assédio e objetificação; manipulação; sobrecarga; pagamento de salários diferentes; racismo; homofobia, bifobia e transfobia; e resistências. Concluo que contribuí com o preenchimento da lacuna interseccional e também com o fortalecimento da importância – e da necessidade – que as pesquisas sobre as práticas de gênero têm nos EOR, além de propor estudos futuros sobre a mesma temática.
-
Mostrar Abstract
-
O objetivo desta pesquisa é compreender como as práticas de gênero acontecem dentro de uma organização televisiva de Caruaru-PE. Para chegar a esta compreensão, a pesquisa será feita a partir de uma análise interseccional, cujas discussões tiveram início academicamente na década de 80, junto a discussões do movimento feminista negro. Do ponto de vista teórico, serão abordados os Estudos Baseados em Prática, principalmente sob o ponto de vista de Theodore Schatzki; da importância do uso das lentes da prática para a área de gestão, a partir da explanação de Silvia Gherardi; dos estudos de gênero, com o foco voltado para as mulheres, sobretudo levando em consideração o que pontuam Judith Butler e Joan Scott. As mulheres que farão parte desta pesquisa fazem parte de uma mesma organização televisiva da cidade de Caruaru-PE e são plurais, considerando questões raça, religião, gênero, sexualidade, classe social, entre outros marcadores sociais da diferença. A pesquisa será de caráter qualitativo e exploratório, e terá como instrumentos de coleta a entrevista semiestruturada, a observação participante e as vinhetas qualitativas. A análise narrativa será a principal técnica analítica utilizada.
|
|
4
|
-
EMERSON PHILIPE SINESIO
-
ANÁLISE DA ACEITAÇÃO E USO DE VEÍCULOS AUTÔNOMOS COMO INOVAÇÕES DE LAST MILE: um estudo com e-consumidores do setor de vestuário.
-
Orientador : MARCELE ELISA FONTANA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANDERSON TIAGO PEIXOTO GONCALVES
-
MARCELE ELISA FONTANA
-
VILMAR ANTONIO GONÇALVES TONDOLO
-
Data: 29/02/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O comércio eletrônico cresceu significativamente com índices de vendas triplicados globalmente. Entretanto, para satisfazer as necessidades dos clientes de compras on-line, estima-se que até 2030 o congestionamento nas cidades deve aumentar em 21% e consequentemente as emissões do tráfego de entrega serão agravadas cerca de 32% (WEF, 2020). Assim, diante do desenvolvimento da urbanização, dado o crescimento populacional, as cidades enfrentam desafios significativos relacionados aos números de veículos circulando em áreas urbanas, já que grande parte das mercadorias são entregues por transportes rodoviários (Kant et al., 2015). Essa mudança de comportamento social está causando uma super demanda para a logística urbana, acarretando em novos desafios e custos associados. Em canais do e-commerce que operam diretamente com o consumidor final, vários estudos reforçam a criticidade que as entregas de última milha impõem à eficiência no comércio eletrônico, considerando o modelo tradicional de transporte rodoviário, como altas taxas de congestionamento, aumento da fragmentação para atender às demandas dos clientes, altos custos para o cliente e varejista, principalmente por conta da alta do diesel e falta de infraestrutura logística dedicada, por exemplo, centros de distribuição (Cárdenas, Beckers & Vanelslander, 2017; Janjevic & Winkenbach, 2020; Villa & monzón, 2021). Diante desse panorama, o desenvolvimento das vendas online colocou a logística na linha de frente das jornadas de compras dos consumidores (Rai et al., 2021). Esta pesquisa, por sua vez, objetiva analisar os fatores que influenciam a aceitação de veículos autônomoscomo inovação de last mile na perspectiva dos consumidores do setor de vestuário que residem na cidade de Caruaru e que realizam compras de vestuário em plataformas digitais, de modo que a aceitação é mensurada a partir de uma tecnologia disruptiva que ainda não foi implementada ao setor, os veículos autônomos, como drones e veículos elétricos sem motorista. Estas inovações trazem fortes benefícios econômicos e ambientais e, que possam ser interessantes para determinados tipos de clientes, uma vez que, entender a opinião do cliente final é fator preponderante para o gerenciamento de uma logística de entrega eficiente e eficaz mesmo antes dessa nova tecnologia ser implementada.
-
Mostrar Abstract
-
O comércio eletrônico cresceu significativamente com índices de vendas triplicados globalmente. Entretanto, para satisfazer as necessidades dos clientes de compras on-line, estima-se que até 2030 o congestionamento nas cidades deve aumentar em 21% e consequentemente as emissões do tráfego de entrega serão agravadas cerca de 32% (WEF, 2020). Assim, diante do desenvolvimento da urbanização, dado o crescimento populacional, as cidades enfrentam desafios significativos relacionados aos números de veículos circulando em áreas urbanas, já que grande parte das mercadorias são entregues por transportes rodoviários (Kant et al., 2015). Essa mudança de comportamento social está causando uma super demanda para a logística urbana, acarretando em novos desafios e custos associados. Em canais do e-commerce que operam diretamente com o consumidor final, vários estudos reforçam a criticidade que as entregas de última milha impõem à eficiência no comércio eletrônico, considerando o modelo tradicional de transporte rodoviário, como altas taxas de congestionamento, aumento da fragmentação para atender às demandas dos clientes, altos custos para o cliente e varejista, principalmente por conta da alta do diesel e falta de infraestrutura logística dedicada, por exemplo, centros de distribuição (Cárdenas, Beckers & Vanelslander, 2017; Janjevic & Winkenbach, 2020; Villa & monzón, 2021). Diante desse panorama, o desenvolvimento das vendas online colocou a logística na linha de frente das jornadas de compras dos consumidores (Rai et al., 2021). Esta pesquisa, por sua vez, objetiva analisar os fatores que influenciam a aceitação de veículos autônomoscomo inovação de last mile na perspectiva dos consumidores do setor de vestuário que residem na cidade de Caruaru e que realizam compras de vestuário em plataformas digitais, de modo que a aceitação é mensurada a partir de uma tecnologia disruptiva que ainda não foi implementada ao setor, os veículos autônomos, como drones e veículos elétricos sem motorista. Estas inovações trazem fortes benefícios econômicos e ambientais e, que possam ser interessantes para determinados tipos de clientes, uma vez que, entender a opinião do cliente final é fator preponderante para o gerenciamento de uma logística de entrega eficiente e eficaz mesmo antes dessa nova tecnologia ser implementada.
|
|
5
|
-
SUEYDY CORDEIRO GOMES BRANDÃO
-
FATORES INFLUENCIADORES NA INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL EM PROCESSOS ORGANIZACIONAIS EM LAVANDERIAS DE BENEFICIAMENTO DO JEANS EM CARUARU (PE).
-
Orientador : MARCELE ELISA FONTANA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DJALMA SILVA GUIMARÃES JÚNIOR
-
JOSE LINDENBERG JULIAO XAVIER FILHO
-
MARCELE ELISA FONTANA
-
Data: 25/03/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Diante da demanda global sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas possibilidades de melhoria da indústria manter o equilíbrio entre o tripé da sustentabilidade; social, econômico e ambiental. E do atual contexto e os desafios que a Indústria têxtil e de confecções brasileira precisa para atender os ODS se torna essencial que haja estudos voltados a dinâmica existente no Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco (PCAP). Assim, como inquietude principal desta pesquisa, tem-se a seguinte questão: “Quais os principais fatores que influenciam a inovação sustentável nos processos organizacionais nas lavanderias de beneficiamento de jeans de Caruaru, Pernambuco?”. Dessa forma, este estudo realizou um levantamento dos principais fatores que influenciam a inovação sustentável nos processos organizacionais nas lavanderias de beneficiamento de jeans (LBJ) de Caruaru, Pernambuco. Fatores estes que envolvem as práticas sustentáveis, os motivadores e as barreiras que existem a implementação destes. Por meio de uma revisão sistemática da literatura (RSL) foi possível captar os fatores influenciados da inovação sustentável nas indústrias têxtil e de confecção. Sob os dados obtidos durante a RSL houve a aplicação da pesquisa de campo que utilizou a entrevista semiestruturada e uma aplicação de questionário, contendo perguntas com a escala nominal Likert de cinco pontos. A entrevista contou com a participação de duas LBJ, já o questionário foi aplicado com especialistas na área de desenvolvimento sustentável e LBJ, professores /pesquisadores universitários e agentes públicos/profissionais da área. A análise dos dados consistiu em uma análise de conteúdo e análise descritiva qualitativa dos dados. Como principais resultados constatou-se que há a implementação de práticas sustentáveis nas dimensões sociais, econômicas, sustentáveis e organizacionais nas LBJ’s, as quais, possuem como fortes influenciadores o governo e a legislação do país e como barreiras o próprio governo, clientes e finanças da empresa. Conclui-se que as LBJ’s em Caruaru possuem um direcionamento acerado para o avanço da inovação sustentável, porém muito motivado pela aplicação de ações corretivas motivadas pela legislação e governo, no entanto. Este estudo permite uma atualização de estudos futuros quanto a literatura e o acesso a um grupo de empresas do Agreste Pernambucano que possui grande impacto para a cadeia produtiva da confecção o que permite novos insights para a sociedade quanto o que pode influenciar as melhorias locais e maior compreensão do ambiente interno destes agentes.
-
Mostrar Abstract
-
Diante da dinâmica e os desafios que a Indústria têxtil e de confecções para atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável se torna essencial que hajam estudos voltados para o Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco (PCAP). Dessa forma, este estudo pretende realizar um levantamento dos principais fatores que influenciam a inovação sustentável nos processos organizacionais nas lavanderias de beneficiamento de jeans de Toritama, Pernambuco. Espera-se contribuir para que estas empresas adotem práticas sustentáveis em seus processos organizacionais contribuindo para o aumento da competitividade e na elaboração de políticas de incentivo a adoção de inovação sustentável local.
|
|
6
|
-
KARINA DE SOUSA MARQUES
-
É por isso que Caruaru é a Capital do Forró! A experiência na maior festa cultural do Agreste na visão do consumidor
-
Orientador : RODRIGO CÉSAR TAVARES CAVALCANTI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADRIANA DE FATIMA VALENTE BASTOS
-
FLAVIA ZIMMERLE DA NOBREGA COSTA
-
RODRIGO CÉSAR TAVARES CAVALCANTI
-
Data: 26/03/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A experiência de consumo como objeto de estudo do marketing está pautada pelas mais diversas áreas. Como ponto chave para o entendimento do comportamento do consumidor carece de estudos empíricos que procurem elucidar esse fenômeno em visão própria do agente de consumo. Ao considerarmos que em 2022, o São João em Caruaru retornou a acontecer, após o hiato de ausência nas relações sociais imposto pela COVID-19; e por ser uma festa econômica e culturalmente rica, em oportunidade ímpar o utilizamos como lócus da pesquisa. Assim, ao o identificarmos como evento cultural de entretenimento, lazer e diversão do agreste de Pernambuco e por atrair interesses empresariais, governamentais, da mídia, e da população que significa de forma particular a experiência de consumo da festa, partimos em busca de melhor entendimento da experiência do consumidor. Essa pesquisa qualitativa foi suportada na adaptação da Interpretative Phenomenological Analysis - IPA e nas diversas teorias experienciais existentes para descrever as experiências de consumo do São João de Caruaru, segundo a visão do consumidor, identificando padrões e realizando inferências para contribuir para o estudo da área, com um mapa de experiências do evento, em ampliação de conhecimento na visão multidimensional que a temática é construída.
-
Mostrar Abstract
-
A experiência de consumo, como objeto de estudo do marketing, se observa pautada pelas mais diversas áreas. Como ponto chave para o entendimento do comportamento do consumidor carece de estudos empíricos que procurem elucidar esse fenômeno em visão própria do agente de consumo. Ao considerarmos que em 2022, o São João em Caruaru retorna a acontecer, após o hiato de ausência imposto pela COVID-19, como uma festa economicamente grandiosa, rica em tradições culturais que pode ser identificada por maior evento de lazer, entretenimento e diversão do agreste de Pernambuco. Temos um lócus ímpar para estudo que se apresenta como impulsionador econômico de toda a região, atraindo interesses empresariais, governamentais, da mídia e, principalmente, da população que significa de forma particular a experiência da festa. Portanto, na busca de melhor entendimento da experiência do consumidor, esse projeto de pesquisa qualitativa se servirá da Interpretative Phenomenological Analysis - IPA e das diversas teorias experienciais na busca de descrever as experiências de consumo do São João de Caruaru em 2022, segundo a visão do consumidor, identificando padrões e singularidades na intenção de contribuir para o estudo da área em ampliação de conhecimento na visão multidimensional que a temática se constrói.
|
|
7
|
-
HANNAH MARIA SOARES DE FREITAS
-
ANTECEDENTES DA INTENÇÃO DE USAR PRODUTOS INTELIGENTES SUSTENTÁVEIS
-
Orientador : MARCONI FREITAS DA COSTA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
KARINA DA SILVA CARVALHO MIKOSZ
-
MARCONI FREITAS DA COSTA
-
OHANA TRAJANO BARBOSA
-
Data: 26/03/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo investigou a interação entre difusão, aceitação e uso de tecnologias inovadoras como antecedentes à intenção de uso de produtos inteligentes sustentáveis em um contexto doméstico. Para atingir esse objetivo, conduziu-se uma pesquisa quantitativa descritiva com uma amostragem não probabilística. A coleta de dados ocorreu por meio de um survey online, distribuído pela técnica snowball, com amostra final de 283 respondentes. Empregando a Modelagem de Equações Estruturais para analisar os dados. Os resultados apontam que a plena utilização dos recursos tecnológicos se destaca como uma abordagem viável para contribuir para a mitigação dos riscos ambientais. Reforçando a associação entre produtos inteligentes e sustentabilidade, que muitas vezes é focada apenas em benefícios egocêntricos e utilitários. Este estudo revela a importância da interconexão entre aceitação, adoção e difusão de tecnologias inovadoras como determinantes da intenção de uso de produtos sustentáveis.Ao unir teorias consolidadas, este estudo proporciona insights valiosos para compreender as intenções dos consumidores. Estendendo suas contribuições científicas à psicologia cognitiva e organizacional, ao marketing e ao comportamento do consumidor. As contribuições práticas, sugerem direcionar esforços para aprimorar processos, especialmente no âmbito do marketing, contribuindo assim para a sociedade e as empresas se alinharem a práticas mais sustentáveis.
-
Mostrar Abstract
-
A concentração elevada de pessoas em centros urbanos tem impactado as condições humanas e ambientais devido às grandes emissões de gases de efeito estufa e à eliminação de resíduos. A economia linear, tem colocado em risco os recursos naturais e o equilíbrio ambiental global. Diante dos problemas ambientais crescentes, a adoção de medidas para redução desses impactos é essencial, e o consumo sustentável tem ganhado atenção significativa de estudiosos e profissionais. Nos últimos anos, tem-se observado um aumento no número de pessoas que buscam adotar hábitos de consumo mais ecológicos e ecológicos. Essa mudança de comportamento reflete uma maior consciência ambiental e a percepção dos produtos verdes como ecologicamente corretos. A proposta desta pesquisa visa aprofundar o entendimento sobre os fatores que influenciam a intenção dos consumidores em adotar produtos saudáveis, considerando o contexto de países em desenvolvimento. Os produtos inteligentes são aqueles que combinam tecnologia com um design ecológico e consideram seu impacto ambiental ao longo de seu ciclo de vida. Para fundamentar essa investigação, serão integradas a Teoria da Difusão da Inovação (TDI) e a Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia (TUAUT 2). O TDI aborda as características da inovação percebidas pelos indivíduos, enquanto a TUAUT 2 examina os fatores psicológicos que motivaram as intenções comportamentais de usar uma tecnologia. Além disso, a Teoria do Comportamento Planejado (TCP) será incluída para reforçar o modelo, analisando a atitude favorável à inovação e a intenção de uso de produtos inteligentes. Espera-se que esta pesquisa contribua para ampliar a compreensão do comportamento do consumidor e fornecer insights para empresas e profissionais de marketing. Além disso, os resultados podem auxiliar na promoção do desenvolvimento sustentável, cumprindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU, seguindo em direção a uma economia mais sustentável. Será realizada uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, utilizando uma amostragem do tipo não probabilística. A coleta de dados será realizada por meio de um survey online, distribuído pela técnica snowball. A amostra terá o mínimo de 300 respondentes e será utilizada a Modelagem de Equações Estruturais para análise dos dados obtidos.
|
|
8
|
-
KAETANA ALVES CERQUEIRA
-
AS RELAÇÕES VIRTUAIS DE SEGUIDORES DA GERAÇÃO Z COM INFLUENCIADORES DIGITAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS TEORIAS DA RELAÇÃO PARASSOCIAL E DO APEGO EMOCIONAL
-
Orientador : MARIANNY JESSICA DE BRITO SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BEATRIZ CASAIS
-
MARIANNY JESSICA DE BRITO SILVA
-
MARIBEL CARVALHO SUAREZ
-
Data: 24/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Usuários de mídias sociais ganharam fama online, expressa por um número significativo de seguidores, a partir da construção de perfis de mídia social atraentes e informativos. Eles estabeleceram uma identidade online e fortes conexões emocionais, sendo intitulados de influenciadores digitais, ao impactarem decisões, opiniões e comportamentos de suas audiências, mediante relacionamentos estabelecidos e desenvolvidos com elas no ambiente virtual. Diante disso, esta pesquisa investiga como se dá o relacionamento entre seguidor(a) da geração Z e influenciadores(as) digitais. Para isso, utilizamos as teorias da Relação Parassocial e do Apego emocional, como constructos e base teórica. Em se referindo à geração Z, pontuamos a necessidade de discutir e entender como essa geração, marcadamente contemporânea, pode contribuir no entendimento das relações e interações que se estabelecem no cenário das mídias sociais. Tal geração é considerada totalmente digital, tendo seu comportamento afetado por milhares de informações advindas das mídias sociais e propagadas com mais alcance pelos(as) influenciadores(as) digitais. Diante disso, a pesquisa tem um caráter qualitativo, com inspiração fenomenológica, com usuários do Instagram e que siga influenciadores digitais. Em busca de uma melhor compreensão e aprofundamento do fenômeno, utilizamos como instrumento de coleta dos dados entrevistas narrativas em profundidade. Para análise das entrevistas foi escolhida a Análise Narrativa Dialógica. Os achados dessa pesquisa, preenchem lacunas existentes na literatura, como, por exemplo, as fases que constituem a relação seguidor-influenciador, em que fase a relação parassocial se estabelece, em que momento se desenvolve o apego emocional e como são as relações sociais e tecnológicas da geração Z. Além disso, os achados e resultados viabilizam e otimizam a sustentabilidade do marketing de influência, tanto em termos teóricos quanto práticos.
-
Mostrar Abstract
-
Usuários de mídias sociais ganharam fama online, expressa por um número significativo de seguidores, a partir da construção de perfis de mídia social atraentes e informativos. Eles estabeleceram uma identidade online e fortes conexões emocionais, sendo intitulados de influenciadores digitais, ao impactarem decisões, opiniões e comportamentos de suas audiências, mediante relacionamentos estabelecidos e desenvolvidos com elas no ambiente virtual. Diante disso, esta pesquisa investiga como se dá o relacionamento entre seguidor(a) da geração Z e influenciadores(as) digitais. Para isso, utilizamos as teorias da Relação Parassocial e do Apego emocional, como constructos e base teórica. Em se referindo à geração Z, pontuamos a necessidade de discutir e entender como essa geração, marcadamente contemporânea, pode contribuir no entendimento das relações e interações que se estabelecem no cenário das mídias sociais. Tal geração é considerada totalmente digital, tendo seu comportamento afetado por milhares de informações advindas das mídias sociais e propagadas com mais alcance pelos(as) influenciadores(as) digitais. Diante disso, a pesquisa terá um caráter qualitativo, com inspiração fenomenológica, tendo como lócus de pesquisa digital o Instagram. Em busca de uma melhor compreensão e aprofundamento do fenômeno, utilizaremos como instrumento de coleta dos dados entrevistas narrativas em profundidade. Para análise das entrevistas pretende-se utilizar a Análise Narrativa Dialógica. A pesquisa poderá preencher lacunas existentes na literatura, como, por exemplo, as fases que constituem a relação seguidor-influenciador(a), os elementos constituintes de cada uma das fases, em que fase a relação parassocial se estabelece e em que momento se desenvolve o apego emocional. Além disso, os achados e resultados poderão viabilizar e otimizar a sustentabilidade do marketing de influência, tanto em termos teóricos quanto práticos.
|
|
9
|
-
LORENA DE OLIVEIRA RAMOS DELFINO
-
“EU SOU UMA MARCA”: UMA ANÁLISE DO GERENCIAMENTO DA IMAGEM, SACRIFÍCIO PERCEBIDO E AUTENTICIDADE DE INFLUENCIADORAS DIGITAIS DE MODA DO AGRESTE PERNAMBUCANO
-
Orientador : MARIANNY JESSICA DE BRITO SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CRISTIANE SALOME RIBEIRO COSTA
-
ELISABETE DA ANUNCIAÇÃO PAULO MORAIS
-
MARIANNY JESSICA DE BRITO SILVA
-
Data: 03/05/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A problemática desta dissertação foi desenvolvida, ao se considerar que, à medida que os profissionais de influência digital ganham um relevante número de seguidores, passam a atuar como endossantes de produtos e marcas; profissionalizando suas atividades de exposição e construção de conteúdo nas mídias. Essa conquista pode ocasionar uma certa tensão de imagem, estabelecendo a necessidade de um gerenciamento da marca humana com o intuito de gerar para seu público uma imagem positiva e verdadeira. Logo, em prol de autenticidade, influenciadores(as) digitais (Social Media Influencers – SMIs) administram suas imagens, podendo realizar algumas ações sacrificantes em interesse de um benefício maior. Por isso, a presente pesquisa visou compreender como as influenciadoras digitais de moda do Agreste pernambucano gerenciam suas imagens, por meio de ações sacrificantes, em busca de autenticidade. A Moda foi escolhida, pois orienta (re)construções de imagens e atua nos e com os influenciadores digitais, estando realçada a partir do vestuário, elemento central na economia da Região selecionada pela pesquisa – o Agreste de Pernambuco. Ademais, este trabalho selecionou mulheres como sujeitos de pesquisa ao reconhecer a predominância do sexo feminino na profissão de SMIs. Visando alcançar respostas às questões estabelecidas, esta pesquisa pautou-se numa abordagem qualitativa, por meio de quatorze influenciadoras digitais, divididas nas categorias: nanoinfluenciadoras e microinfluenciadoras. Duas técnicas de construção de dados foram adotadas: as entrevistas com as influenciadoras e a observação não-participante das postagens presentes no perfil do Instagram das entrevistadas. Para os textos oriundos das entrevistas, a Análise Temática foi selecionada como técnica de investigação, originando códigos e temas que possibilitaram a discussão dos achados. Já as postagens, com suas imagens e textos, foram analisadas pela Análise Semiótica da Imagem Parada. Os resultados demonstraram que as influenciadoras digitais adotam como objetivo recompensadordas ações sacrificantes gerar a percepção de autenticidade em seu público. Assim, o conteúdo desenvolvido deve passar credibilidade às pessoas, refletindo a ética profissional e a responsabilidade dessas emissoras de mensagens, de modo a atuarem como canal de comunicação para marcas e formadoras de opinião para sua audiência. Além disso, observou-se que o cenário da moda é propício para a disseminação da influência, tornando-se um meio orgânico para a propagação de conteúdo. Ademais, as influenciadoras reconheceram a autenticidade como característica necessária na profissão que atuam, relatando uma autenticidade transparente e apaixonada, descrita na literatura como absoluta, e vista pela pesquisadora como intuitiva. Ainda, observou-se que as SMIs apresentam níveis distintos de gerenciamento de imagem, adotando um conteúdo menos planejado e estruturado para se exporem como marca humana e um conteúdo mais gerenciado dos endossos, de modo a garantir congruência. Por fim, percebeu-se que existem elementos sacrificiais na profissão de influênciadigital e esses elementos – benéficos e maléficos, foram divididos em duas esferas: penosa, exposta especialmente a partir dos riscos e perdas vinculadas à cultura do cancelamento e dacomparação, e conchegativa, vinculada às motivações intrínsecas de influência geradoras desatisfação. A partir disso, esta pesquisa contribuiu para o entendimento da influência digital de moda na região agreste de Pernambuco numa nova perspectiva do gerenciamento de imagem dessas profissionais em busca de auntenticidade, com todas as benesses e angústias da profissão.
-
Mostrar Abstract
-
Com o aparecimento e evolução das plataformas de mídias sociais, os indivíduos têm construído virtualmente conexões com pessoas que não conhecem pessoalmente, reestruturando os modelos de comunicação, interação e influência. Com o advento destas mídias, presenciamos o aparecimento de um ator social entendido como líder de opinião e, portanto, indutor de comportamentos e tendências de consumo; ou seja, renovador do sistema da moda: o influenciador digital (SMI). Tal indivíduo cria conteúdos que estimulam seus seguidores a consumirem produtos e adotarem determinados estilos de vida, compartilhando tendências, provocando alterações significativas na forma como a moda é narrada e comercializada. Como agentes de influência, os SMIs buscam garantir que suas mensagens sejam percebidas como autênticas e orgânicas. Para isso, gerenciam suas imagens em ambiente virtual, muitas vezes por meio de sacrifícios, em busca de autenticidade, o que os garante credíveis para o seu público e atraentes para as marcas que o querem como endossantes. Neste contexto, o objetivo da presente pesquisa é responder a seguinte questão: Como as influenciadoras digitais de moda do Agreste pernambucano, por meio de ações sacrificantes, gerenciam suas imagens em prol de autenticidade? Ao compreender a Moda como um dos principais fenômenos de normatizações da sociedade, este projeto observará influenciadoras digitais de moda de uma região com alta atividade confeccionista no Brasil, o Agreste pernambucano. A pesquisa será de caráter qualitativo, dividida em duas partes: realização de entrevistas semiestruturadas, tendo como sujeitos de pesquisa as próprias influenciadoras digitais de moda da região; e a realização da observação online do perfil dessas influenciadoras. Para isso, as análises feitas, a partir dos dados coletados, serão realizadas por meio de textos, imagens e números que representarão o corpus da presente pesquisa. Os textos (entrevistas realizadas) serão analisados a partir da Análise Temática, no qual os temas devem capturar algo relevante dos dados e representar algum nível de resposta ou de significado para a questão da pesquisa. Para as imagens, o conteúdo das postagens das influenciadoras digitais será analisado a partir do processo de Análise Semiótica da Imagem Parada, uma análise que constrói os sentidos a partir dos signos observados. Por fim, para a análise dos dados numéricos, será utilizada a estatística descritiva. Ao final dessas etapas, os dados serão discutidos a fim de se compreender como as influenciadoras digitais de moda do Agreste pernambucano, gerenciam suas imagens, por meio de ações sacrificantes, em prol da autenticidade.
|
|
10
|
-
ADRIANA MARIA DE OLIVEIRA
-
A VULNERABILIDADE E O BEM-ESTAR FINANCEIRO DE CONSUMIDORAS DE CRÉDITO: Um Estudo com Microempreendedoras Individuais do APL de Confecções do Agreste de Pernambuco
-
Orientador : ELIELSON OLIVEIRA DAMASCENA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BRUNA LOURENA DE LIMA DANTAS
-
DENISE CLEMENTINO DE SOUZA
-
ELIELSON OLIVEIRA DAMASCENA
-
Data: 27/05/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
No contexto contemporâneo, têm sido recorrentes as situações de vulnerabilidade dos consumidores, que acabam por trazer implicações ao seu bem-estar financeiro, principalmente, na sua condição de gestão de negócios individuais. Ao mesmo tempo em que a expansão da oferta de crédito possibilita novas demandas na sociedade de consumo, o seu acesso pode envolver uma complexidade de aspectos e consequências. Diante desse panorama, partimos da problemática central sobre as situações de vulnerabilidade no consumo de crédito e seus desdobramentos no bem-estar financeiro de microempreendedoras individuais do APL de Confecções do Agreste de Pernambuco. Quanto aos métodos, a pesquisa se caracteriza por ser exploratória, do tipo interpretativa, cuja coleta dos dados partiu de uma pesquisa de campo, através de entrevistas semiestruturadas e observação. Pela técnica de análise de conteúdo, adotamos os procedimentos com as transcrições das entrevistas para estabelecer os principais eixos da investigação. Particularmente, os resultados explicitam fatores que desencadeiam condições de vulnerabilidade no consumo de crédito pelos sujeitos do estudo e acabam por afetar o seu bem-estar financeiro. Além disso, emergiram das falas das entrevistadas ocorrências de estratégias e dificuldades para acesso ao crédito, diante de uma realidade de reduzida interseção com a educação financeira. Logo, os dados evidenciam a necessidade de uma maior mobilização para minimizar a vulnerabilidade ainda persistente no consumo de crédito desses microempreendimentos pernambucanos situados nas cidades de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama. Em geral, é preciso discutir ainda mais sobre o quanto o consumo de crédito tem impactado a sociedade, em particular atenção às MEIs de confecções, em um mundo de instabilidades e inseguranças de ordem financeira.
-
Mostrar Abstract
-
No contexto contemporâneo, têm sido recorrente as situações de vulnerabilidade dos consumidores, que acabam por trazer implicações ao seu bem-estar financeiro, principalmente, na sua condição de gestão de negócios individuais. Ao mesmo tempo em que a expansão da oferta de crédito possibilita novas demandas na sociedade de consumo, o seu acesso pode envolver uma complexidade de aspectos e consequências. Diante desse panorama, partimos da problemática central sobre as situações de vulnerabilidade no consumo de crédito, no contexto de microempreendedoras individuais do APL de Confecções do Agreste de Pernambuco, buscando entender quais os principais efeitos ao seu bem-estar financeiro. Quanto aos métodos, a pesquisa se caracteriza por ser exploratória, do tipo interpretativa, cuja coleta dos dados se dará, com uma pesquisa de campo, através de entrevistas, observação e outros instrumentos. Pela técnica de análise de conteúdo, serão adotados os procedimentos, com as transcrições das entrevistas, para estabelecer os principais eixos da investigação. Nos desdobramentos aqui apontados, os resultados poderão explicitar os fatores desencadeadores do consumo de crédito pelos sujeitos do estudo, bem como suas percepções de bem-estar financeiro. Além disso, poderá situar ocorrências dos efeitos da vulnerabilidade e estratégias para minimizar os seus impactos, em interseção com a educação financeira.
|
|
11
|
-
MARIANA PATRICIA DE LIMA
-
Dimensões do empoderamento feminino por meio dos negócios de confecções no Agreste pernambucano.
-
Orientador : DENISE CLEMENTINO DE SOUZA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DENISE CLEMENTINO DE SOUZA
-
ELISABETH CAVALCANTE DOS SANTOS
-
MARCIO GOMES DE SA
-
Data: 29/05/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo investigar a possibilidade de empoderamento feminino por meio dos negócios próprios no setor de confecções situados no Agreste Pernambucano, analisando a ocorrência desse fenômeno na região e seus efeitos. Metodologia/abordagem: Para isto, a pesquisa fez uso da abordagem qualitativa do tipo exploratória descritiva, com a realização de 14 entrevistas semiestruturas, nas quais as perguntas foram apoiadas em temáticas como gênero, gestão ordinária e empoderamento feminino. Os resultados foram analisados com base na análise de conteúdo. Principais resultados: Foram identificadas semelhanças e diferenças nas trajetórias pessoais e profissionais das mulheres entrevistadas, que gerenciam negócios formais e informais. Quanto ao empoderamento, a educação mostrou-se como a dimensão com maior proporção de mulheres empoderadas, enquanto a política foi a de menor. Além disso, também foram observadas diferenças significativas nas demais dimensões de empoderamento. Contribuições teóricas/metodológicas: Este estudo contribui para a compreensão do empoderamento feminino e gestão em contextos específicos, como o setor de confecções no Agreste Pernambucano. Relevância/originalidade: A relevância deste estudo reside na análise do empoderamento feminino em um contexto regional específico, oferecendo descobertas importantes sobre o papel dos negócios próprios na promoção da autonomia das mulheres. Contribuições sociais: Os resultados apresentados neste estudo colaboram para elaboração de políticas e programas de apoio às mulheres proprietárias de negócios na região do Agreste Pernambucano, contribuindo assim para o fortalecimento econômico e social das comunidades locais.
-
Mostrar Abstract
-
O objetivo deste trabalho éanalisar as questões relacionadas ao empoderamento das mulheres empreendedoras da confecção no Agreste Pernambucano, apoiando-se nos temas de gênero, empreendedorismo e empoderamento feminino. Para realização da pesquisa, será utilizada a abordagem qualitativa do tipo exploratória - descritiva, com realização de entrevistas semiestruturadas, somadas às observações não participantes. As entrevistas serão analisadas por meio da análise de conteúdo de Bardin (2016), que envolve a pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados e entendimentos. Acredita-se que os futuros resultados destacados nesta pesquisa contribuirão tanto para os avanços na literatura brasileira sobre as temáticas de gênero, empreendedorismo e empoderamento no Agreste das confecções quanto para as futuras pesquisas sobre mulheres na região do Agreste da Confecção, possibilitando compreender a realidade local e dos sujeitos de pesquisa, favorecendo a elaboração de novos programas de apoio às mulheres empreendedoras na região e no país.
|
|
12
|
-
LETICIA AMORIM DA SILVA
-
Governança das Águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco em Pernambuco.
-
Orientador : JAQUELINE GUIMARAES SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DANIELA MAIMONI DE FIGUEIREDO
-
JAQUELINE GUIMARAES SANTOS
-
JOSE LINDENBERG JULIAO XAVIER FILHO
-
Data: 31/05/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A essencialidade da água como elemento biótico para os seres humanos torna esse componente necessário para as diversas formas de vida. Por isso, a sua gestão precisa está pautada de regras sobre o seu uso, de forma equitativa, de modo a possibilitar o amplo acesso à água para as pessoas. Contudo, em regiões de maiores estiagens como é no Nordeste, os conflitos por água tornaram-se uma realidade cada dia mais recorrentes. Para atenuar tais conflitos, o governo federal empreendeu o Projeto de Integração do rio São Francisco (PISF) com bacias do Nordeste Setentrional, com obras iniciadas em 2007 e que estão em vias de serem finalizadas. O desafio atual é gerenciar tal empreendimento, de modo a possibilitar a distribuição de água para as pessoas localizadas em quatro estados, sendo um deles Pernambuco. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de governança do PISF para gestão e distribuição das águas do PISF em Pernambuco. A pesquisa possui abordagem qualitativa, e como instrumentos de coleta utilizou-se entrevistas semiestruturadas, com os atores institucionais estaduais vinculados a gestão do PISF e membros dos comitês de bacias, observação não participante, além de coleta de documentos, como relatórios de órgãos responsáveis pela gestão do PISF no estado de Pernambuco. A análise dos dados, por sua vez, foi realizada através da técnica de análise crítica do discurso avaliando não somente a linguagem dos atores, mas o contexto social em que a gestão do PISF em Pernambuco está inserida em suas relações de poder e o processo de tomada de decisão. Como resultados a pesquisa apresenta que o conselho gestor do PISF não atende o princípio de descentralização da Política Nacional de Recursos Hídricos, enfatizando uma participação social inexistente no processo de tomada de decisão sobre a governança do projeto em Pernambuco, elucidando as assimetrias de poder que competem a gestão das águas no contexto histórico do Nordeste. Em suma, a gestão do PISF em Pernambuco necessita de uma reestruturação definida dos órgãos, e a participação dos comitês de bacia sejam mais ativos para dessa forma caminhar a uma governança democrática da água.
-
Mostrar Abstract
-
A essencialidade da água como elemento biótico para sobrevida humana, torna esse componente necessário para as diversas funções que exerce. A gestão das águas, precisa estar pautada de regras sobre o seu uso, de forma equitativa, para todos os atores sociais que gerem as decisões sobre a água. O arcabouço legal que contempla a legislação Brasileira das águas reforça a importância da participação social, integralidade e a descentralização do sistema. A governança da água, avigora essa característica de uma governança democrática e que obtenha uma participação social mais efetiva nas tomadas de decisão, é um processo estratégico e político que se organiza de forma administrativa e que vai conduzir as decisões esses elementos proporcionam, além da organização da tomada de poder, mas, ultrapassam as unidades físicas da água e necessita articular esses diferentes atores e interesses. Compreendendo, que a água não possui apenas características e funções quantitativas e qualitativas, mas, está pautada em um contexto de luta política, configurando essa relação de poder, que molda a gestão das águas na região Nordeste. Soluções para enfrentamento desses conflitos na região, veio através do Projeto de Transposição do Rio São Francisco, uma obra que iniciou em 2004 e perdura até atualmente, sua alta e diversos impactos que causa, reforça a importância de uma gestão descentralizada, que obtenha uma participação social efetiva e que a governança consiga atender os diferentes interesses dos atores envolvidos nesse empreendimento. Desmistificar, que os problemas que regem às águas na região Nordeste, são apenas de abastecimento de água, é necessário, pois está inserida em um contexto de conflitos por água. Desta forma, esse trabalho possui como objetivo analisar o sistema de governança do PISF para gestão e distribuição das águas em Pernambuco. O trabalho partirá de uma abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, observação não participante, além de análise em documentos, relatórios de órgãos responsáveis pela gestão do PISF no estado de Pernambuco. Utilizando a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin para análise dos resultados. Espera-se que o estudo possa contribuir na perspectiva de uma governança política da água.
|
|
13
|
-
MARIA RAIZA FERREIRA DE MOURA
-
A influência dos Fatores Emocionais e Cognitivo sobre a Compra Compulsiva: um estudo em torno do Comportamento de Desperdício de Alimentos Domésticos
-
Orientador : CRISTIANE SALOME RIBEIRO COSTA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CRISTIANE SALOME RIBEIRO COSTA
-
EDVAN CRUZ AGUIAR
-
MARIANNY JESSICA DE BRITO SILVA
-
Data: 07/06/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esse estudo teve por finalidade investigar como os aspectos emocionais e cognitivo influenciam a compra compulsiva e o comportamento de desperdício de alimentos domésticos adquiridos para eventos sociais, sob a luz da Teoria da Autodeterminação. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza quantitativa e caráter descritivo, que utilizou amostragem do tipo não-probabilística de corte transversal único, adotando as técnicas de amostragem por conveniência e snowball. A coleta de dados foi realizada por meio de um survey on-line que contou com 470 respondentes do Agreste de Pernambuco. Essa região foi escolhida devido à sua importância econômica e estratégica para o estado. A análise dos dados foi feita por meio da Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados indicam que a compra compulsiva influencia o desperdício de alimentos domésticos, e que o valor hedônico e o valor social também exercem influência na compra compulsiva de alimentos. Além disso, os resultados revelam uma relação negativa entre a atitude moral do consumidor e a compra compulsiva. Este estudo oferece contribuições teóricas e práticas. A principal contribuição teórica deste estudo está na confirmação da importância dos aspectos emocionais sobre o cognitivo em situações de consumo como as retratadas nesta investigação e que culminam com o comportamento de desperdício de alimentos domésticos. Ao examinar a interação entre estímulos emocionais e cognitivo durante as compras, especialmente em eventos sociais, destaca-se que os fatores emocionais predominam sobre os cognitivos. Embora o aspecto cognitivo possa exercer uma influência negativa na compra compulsiva, esta, por sua vez, atua como uma variável moderadora, conferindo maior influência dos aspectos emocionais no processo de compra. Como resultado, observa-se a ocorrência do comportamento de desperdício de alimentos domésticos. Quanto às contribuições práticas, os resultados deste estudo podem ser úteis para auxiliar organizações públicas e privadas no desenvolvimento de campanhas de conscientização, com o potencial de minimizar o comportamento de desperdício de alimentos domésticos, proporcionando uma abordagem eficaz para lidar com o problema.
-
Mostrar Abstract
-
Esse estudo busca investigar a influência da compra compulsiva no comportamento de desperdício de alimentos domésticos. Para que essa diretriz fosse alcançada, buscou-se investigar a relação dos estímulos ao consumo, como fatores emocionais (valor hedônico e valor social) e cognitivo (atitude moral) na compra compulsiva. Assim, este estudo, parte do pressuposto que o valor hedônico está relacionado ao prazer, à autorrealização, ao status que o consumidor pode relacionar a compra do bem ou serviço e a experiência de compra. Por sua vez, o valor social está associado ao status, reputação e ao carácter simbólico, isto é, os consumidores percebem o valor dos produtos com base no que podem lhe oferecer em termos de aceitação e reconhecimento. Em contrapartida, a atitude moral é vista como um inibidor da compra compulsiva, está vinculada às convicções morais do ser humano, ou seja, a própria visão do consumidor sobre o que é certo ou errado, aceitável ou inaceitável. Para tanto, esse estudo tem por base uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, utilizando uma amostragem do tipo não-probabilística. A coleta de dados será por meio de um survey online, distribuído pela técnica snowball, com amostra mínima de 260 respondentes, e será utilizada a Modelagem de Equações Estruturais para análise dos dados. Por fim, esse estudo suscita contribuições científicas e práticas. No que se refere às contribuições científicas, esta pesquisa se debruça sobre o entendimento dos fatores que estimulam o comportamento de desperdício de alimentos domésticos a partir do entendimento sobre como variáveis emocionais e cognitivas podem influenciá-lo, tornando possível. Em relação as contribuições práticas, os resultados de análise podem ajudar as organizações públicas e privadas a promover campanhas de conscientização, uma vez que isso pode minimizar o comportamento de desperdício de alimentos domésticos.
|
|
14
|
-
FABÍOLA MARIA SILVA COSTA PINTO
-
LUTA POR ÁGUA EM UM TERRITÓRIO TRANSFORMADO PELO PISF: UM OLHAR PARA O ASSENTAMENTO SERRA NEGRA, FLORESTA/PE
-
Orientador : JAQUELINE GUIMARAES SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
OSCAR BUITRAGO BERMÚDEZ
-
JAQUELINE GUIMARAES SANTOS
-
ÂNGELA MARIA CAVALCANTI RAMALHO
-
Data: 25/07/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O Brasil possui cerca de 12% da água presente em todo o mundo, sendo considerado um país com variada biodiversidade e capacidade de produção de riquezas. Apesar da riqueza natural, parte da população brasileira sofre com os problemas ambientais e com a falta de acesso à água, especialmente na Região Nordeste. No entanto, as questões de desigualdade social que assolam a região não advêm apenas da seca, mas sim da exploração e do subdesenvolvimento presentes desde sua origem. A luta pela água faz parte da historicidade deste território e é resultado da exploração das terras e concentração de fontes hídricas. É nesse contexto que o maior empreendimento hídrico – o Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) está em fase de conclusão. Nesse contexto, esta pesquisa teve por objetivo analisar como o PISF afetou o território e as formas de acesso à água do Assentamento Serra Negra, assim como investigar a apropriação social das águas do projeto hídrico pela comunidade. A pesquisa partiu de uma abordagem qualitativa, com dados coletados a partir da entrevista narrativa, observação participante, documentos, além do diário de campo e registros fotográficos. Os dados, por sua vez, foram analisados com o auxílio da análise temática. Os principais resultados da pesquisa apontam que o PISF é um projeto hídrico de grande escala que resultou em efeitos territoriais para o Assentamento Serra Negra, além das famílias não terem pleno acesso à água, embora novos fluxos de água permeiam o seu território. Há um grande desafio nesse território hidrossocial, que foi transformado a partir do Eixo Leste do projeto hídrico, devido à falha na comunicação dos atores institucionais do projeto, como a CODEVASF, com a população assentada. Para garantir o acesso à água a resistência cotidiana ficou evidente, pois as famílias do assentamento resistem às regras de restrição de uso da água do PISF.
-
Mostrar Abstract
-
O objetivo desta pesquisa é analisar como se materializa o acesso à água do PISF pela comunidade do Assentamento Serra Negra em Floresta-PE, que teve seu território e cotidiano atravessado pelo canal do eixo Leste. Para atender a esse objetivo realizarei um levantamento teórico a partir da ecologia política e da gestão social, compreendendo as ações e transformações da relação sociedade-natureza e as causas dos conflitos presentes na região Nordeste por acesso à água. No tocante a pesquisa, será uma pesquisa de abordagem qualitativa com procedimentos exploratórios, também, o desenvolvimento de análise documental e pesquisa bibliográfica. Como lócus deste estudo, escolhi o Assentamento Serra Negra localizado no município de Floresta em Pernambuco, território este, que está atravessado pelo canal do eixo Leste do PISF. Os sujeitos investigados serão as famílias que residem no Assentamento. Através do estudo de campo, aplicarei a observação participante e a entrevista narrativa, a partir de um roteiro semiestruturado. Durante a realização da pesquisa, pretendo desenvolver a cartografia social do Assentamento estudado. Portanto, a fim de analisar os dados aplicarei a análise de conteúdo segundo Bardin (2016) que enfatiza a importância da compreensão dos significados presentes no campo de estudo.
|
|
15
|
-
MORGANNA LAY'S DE LIMA ASSUNÇÃO
-
A EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR NA FEIRA DO ARTESANATO EM CARUARU-PE: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO
-
Orientador : RODRIGO CÉSAR TAVARES CAVALCANTI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADRIANA DE FATIMA VALENTE BASTOS
-
KEVIN FERREIRA CORCINO
-
RODRIGO CÉSAR TAVARES CAVALCANTI
-
Data: 23/09/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A Feira de Caruaru corresponde a um complexo formado por 15 feiras localizado no Parque 18 de maio. Dentre o citado conjunto, a Feira do Artesanato se destaca por sua capacidade de representar a cultura e o modo de vida local, comercializando produtos que consistem em expressões artísticas tipicamente nordestinas. Ressalta-se ainda o papel significativo da Feira do Artesanato para a economia do município de Caruaru que, por se tratar de uma das atrações turísticas mais procuradas da cidade, corresponde a um dos locais com maior movimentação financeira da região. Para a compreensão do sucesso econômico da Feira do Artesanato, bem como de sua capacidade de transmissão da cultura local por meio dos produtos comercializados, se faz necessário o entendimento acerca da experiência dos clientes que a visitam. A abordagem experiencial consiste em um campo do Marketing que considera os elementos emocionais, simbólicos e estéticos do consumo, e possibilita ainda a compreensão da experiência do cliente em seu contexto de vida. Essa perspectiva, centrada no sentido que o consumidor atribui à sua experiência de consumo, impõe a exigência de uma metodologia capaz de abarcar as múltiplas interações e atores envolvidos nessa vivência. Assim, a fenomenologia consiste em metodologia qualitativa que visa capturar os sentidos e significados que os indivíduos conferem à sua experiência. Dessa forma, esta pesquisa visou responder o seguinte questionamento: Como a experiência do consumidor da Feira de Artesanato de Caruaru pode ser descrita segundo a perspectiva fenomenológica? Como estratégia de investigação utilizou-se a Análise Fenomenológica Interpretativa (Interpretative Phenomenological Analysis – IPA), tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada norteada pelos pressupostos fenomenológicos. A descrição revelou a existência de cinco experiências, que correspondem a uma narrativa construída a partir das reações dos consumidores aos estímulos encontrados na Feira do Artesanato de Caruaru: Orgulho em ser nordestino; Um lugar que marcou a história de vida; Vamos comprar!; Eu quero me divertir!; e Poderia ser melhor... . Conclui-se que a pesquisa empreendida trouxe contribuições do ponto de vista teórico ao viabilizar a compreensão de que a experiência do consumidor em feiras tradicionais se distingue da vivência que ocorre em outros centros de compras, como shoppings, uma vez que a forte expressividade cultural proporciona vinculações emocionais mais profundas com aqueles locais. Do ponto de vista prático, a investigação traz ganhos para Caruaru, uma vez que possibilita tanto aos comerciantes como aos gestores do município a adoção de estratégias de inovação e aprimoramento do ambiente no qual a experiência ocorreu.
-
Mostrar Abstract
-
A Feira de Caruaru corresponde a um complexo formado por 15 feiras localizado no Parque 18 de maio. Dentre o citado conjunto, a Feira do Artesanato se destaca por sua capacidade de representar a cultura e o modo de vida local, comercializando produtos que consistem em expressões artísticas tipicamente nordestinas. Destaca-se ainda o papel significativo da Feira do Artesanato para a economia do município de Caruaru que, por se tratar de uma das atrações turísticas mais procuradas da cidade, corresponde a um dos locais com maior movimentação financeira da região. Dessa forma, para a compreensão do sucesso econômico da Feira do Artesanato, bem como de sua capacidade de transmissão da cultura local por meio dos produtos comercializados, se faz necessário o entendimento acerca da experiência dos clientes que a visitam. As feiras, enquanto espaços de diálogo, de encontro e de interação social intensos possibilitam a vivência de uma infinidade de reações, sensações e sentimentos que ultrapassam o sentido meramente utilitário da compra. Assim, para uma compreensão holística e integrada da experiência do consumidor da Feira do Artesanato de Caruaru se faz necessária uma lente teórica que, para além do significado funcional da compra, contemple os aspectos simbólicos, emocionais e estéticos do consumo. Nesse sentido, a abordagem experiencial traz em seu escopo a análise da experiência do consumidor sob uma nova perspectiva, ampliando o entendimento dos elementos que impulsionam a compra. Essa abordagem exige uma metodologia de investigação que contemple as múltiplas interações que ocorrem durante a experiência de consumo. Assim, a fenomenologia pode ser apontada como uma estratégia de investigação qualitativa que tem por objetivo capturar os sentidos e significados que os sujeitos atribuem à sua experiência. Diante deste cenário, a presente pesquisa pretende descrever a experiência do consumidor da Feira do Artesanato de Caruaru a partir de uma perspectiva fenomenológica. A fim de alcançar este objetivo, a investigação a ser realizada almeja utilizar a Análise Fenomenológica Interpretativa (IPA-Interpretative Phenomenological Analysis), tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista fenomenológica. Essa metodologia possibilitará a apreensão de como os consumidores da Feira do Artesanato de Caruaru conferem sentido à sua experiência de consumo com o local, permitindo, dessa forma, uma descrição da experiência que considera a visão do consumidor sobre sua própria vivência de consumo.
|
|
16
|
-
CRYSTOPHEN FIGUEROA CUNHA TENORIO
-
Percepção Docente sobre o Uso do Aplicativo Universo Startup, como Ferramenta de Estímulo ao Empreendedorismo, na Educação de Jovens e Adultos da Rede Pública, em Caruaru - PE
-
Orientador : ELIANA ANDREA SEVERO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
AUGUSTO DA CUNHA REIS
-
ELIANA ANDREA SEVERO
-
JULIO CESAR FERRO DE GUIMARAES
-
Data: 13/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) enfrenta desafios relacionados à heterogeneidade de seu público e à promoção de aprendizagens significativas conectadas à realidade dos alunos. Neste contexto, a educação empreendedora, associada a ferramentas digitais como o Aplicativo Universo Startup, apresenta-se como uma estratégia inovadora para aproximar os alunos do mercado de trabalho. A presente pesquisa tem por objetivo analisar a percepção dos docentes da EJA em relação à contribuição do Aplicativo Universo Startup como ferramenta de estímulo à educação empreendedora no ambiente escolar, da rede pública, do município de Caruaru – Pernambuco (PE). Este estudo analisou a percepção dos 40 professores da EJA da rede pública de Caruaru-PE, em um censo realizado durante o ano letivo de 2024, sobre a contribuição do aplicativo para a educação empreendedora. Com base em uma metodologia quantitativa descritiva e em questionários estruturados, os resultados indicaram que 78% dos docentes consideram o aplicativo inovador e relevante, enquanto 65% destacaram sua facilidade de uso como um aspecto essencial. A análise revelou que fatores como integração curricular e adequação tecnológica são determinantes para sua adoção. Além disso, 72% dos professores perceberam maior engajamento dos estudantes, e 68% avaliaram o aplicativo como eficaz na promoção de aprendizagens empreendedoras práticas e contextualizadas. Os resultados da pesquisa oferecem subsídios para o aprimoramento do Aplicativo Universo Startup e para a formulação de políticas educacionais e públicas que incentivem o uso de tecnologias digitais na EJA. Além de propor melhorias ao aplicativo, o estudo aponta caminhos para promover o empreendedorismo e a inovação em contextos educacionais vulneráveis. Esses achados corroboram o papel estratégico da educação empreendedora como catalisadora de mudanças sociais, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao desenvolvimento regional.
-
Mostrar Abstract
-
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) enfrenta o desafio de atender à heterogeneidade de seu público e promover uma aprendizagem significativa, conectando o conteúdo à realidade dos alunos. A educação empreendedora na EJA representa uma oportunidade transformadora, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos e preparando-os para os desafios do futuro. Nesse contexto, a integração de práticas empreendedoras e ferramentas digitais, como o Aplicativo Universo Startup, surge como uma estratégia inovadora para preparar os alunos EJA para o mercado de trabalho do século XXI, e podem fomentar o processo de ensino e aprendizagem da educação empreendedora em sala de aula, tornando-a mais interativa, dinâmica e relevante. A avaliação da usabilidade e da integração curricular de aplicativos educacionais é crucial para garantir sua adoção e eficácia. A presente pesquisa tem por objetivo analisar a percepção dos docentes da EJA em relação à contribuição do Aplicativo Universo Startup como ferramenta de estímulo à educação empreendedora no ambiente escolar, da rede pública, do município de Caruaru - PE. A metodologia adotada será uma pesquisa quantitativa descritiva, com um delineamento de censo que envolve todos os 40 professores da EJA em Caruaru durante o ano letivo de 2024. A coleta de dados será realizada por meio de um questionário estruturado. A análise de dados empregará estatística descritiva e análise fatorial exploratória, com o intuito de identificar os fatores que influenciam a utilização do aplicativo. Os resultados esperados fornecerão insights valiosos para o aprimoramento do Aplicativo Universo Startup, contribuindo para a formação de cidadãos capacitados e preparados para o mercado de trabalho. Além disso, tais resultados podem embasar a formulação de políticas educacionais e públicas voltadas para a ampliação do uso de ferramentas digitais que promovam o empreendedorismo e a inovação no contexto educacional, gerando impactos positivos tanto para os alunos quanto para os docentes da EJA.
|
|
17
|
-
JOELSON WELLYS DIAS SILVA
-
FEIRA DE CARUARU: tradições e transformações - uma viagem histórica pela identidade e o consumo a partir dos trabalhadores feirantes
-
Orientador : NELSIO RODRIGUES DE ABREU
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ELIELSON OLIVEIRA DAMASCENA
-
NELSIO RODRIGUES DE ABREU
-
RAMON SILVA LEITE
-
Data: 13/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo da pesquisa foi analisar, sob uma perspectiva histórica, como a identidade da Feira de Caruaru, e o consumo contido na mesma, se alteraram ao longo do tempo. Buscando compreender a influência dos significados atribuídos a identidade e o consumo através da construção das narrativas dos trabalhadores feirantes. Limitou-se a Cultura do Consumo, dentro de uma perspectiva do Sistema de Marketing o que nos permitiu compreender como a identidade e o consumo foram sendo modificados com o tempo. Optou-se pelo método da história oral temática, dentro da abordagem qualitativa, com a triangulação de dados, através das entrevistas com os trabalhadores feirantes, a observação participante e o diário de campo. Os resultados apontam que a Feira de Caruaru foi sendo construída no imaginário das pessoas, o que trouxe um caráter dinâmico a ela, estando diretamente ligado à diversidade dos itens comercializados e amplitude das transformações ocorridas nas últimas décadas, refletindo as mudanças nos hábitos de consumo. Inicialmente sustentada por uma economia manufatureira, a Feira de Caruaru acompanha as mudanças do consumo e da economia globalizada, e passa por processo de adaptação. Nesse contexto, a Feira de Caruaru vai criando sua identidade através do processo de construção social, no qual os significados são compartilhados socialmente, seja de maneira individual ou coletiva, onde cada grupos de indivíduos desempenham um papel específico, ou seja, uma função social que contribui para o desenvolvimento e a manutenção dela. A pesquisa contribui para pelo menos dois debates nos estudos de marketing: primeiro, a análise histórica das transformações em Feiras, que permite compreender como os processos de globalização e mudanças sociais influenciam as práticas de consumo em espaços de varejo e suas identidades; segundo, a adaptação do varejo tradicional, representado pelas Feiras, às novas dinâmicas de mercado e demandas dos consumidores modernos como estratégia de subsistência.
-
Mostrar Abstract
-
Ao longo das últimas décadas, o campo do marketing tem passado por transformações significativas, impulsionadas pela crescente competição e o fenômeno da globalização. Nessa perspectiva, ao explorar a interconexão entre o fenômeno do consumo e o campo do marketing é possível uma compreensão crítica dos modelos de gestão atual, sobretudo em espaços públicos. A problemática consiste no campo das investigações sobre a Cultura do Consumo, quando busca compreender os impactos da aceleração social em meio às transformações nos paradigmas sociais e como isso modela as relações sociais modernas, especialmente no contexto da Feira de Caruaru. Deste modo, o objetivo deste Projeto de Dissertação é compreender de que forma a transformação na cultura identitária da Feira de Caruaru impacta as práticas socioculturais e simbólicas no espaço público do Parque 18 de Maio, sob a perspectiva dos trabalhadores feirantes. Partindo de observações empíricas advindas da percepção de que a Feira de Caruaru, vem passando por processo de mudança em sua estrutura identitária, sobretudo pelas novas dinâmicas no âmbito do consumo, a exemplo da comercialização de produtos em plataformas digitais, nos que fez pensar o que era a Feira de Caruaru quando foi criada e desenvolvida, o que ela representa hoje para a sociedade e o que ainda se espera dela no futuro em termos socioculturais e simbólicos. Por fim, vislumbra-se, uma contribuição social crítica para os responsáveis pela elaboração de políticas públicas no âmbito municipal, que conhecendo melhor a dinâmica de sobrevivência da Feira de Caruaru, a partir das narrativas dos trabalhadores feirantes, possa ajustar as políticas de fomento para manutenção, restauro e/ou salvaguarda deste espaço público.
|
|
18
|
-
ANNE KAROLINNE DA SILVA SANTOS
-
A Influência dos Traços da Personalidade de Marca na Narrativa de Persuasão de Avatares Influenciadores Encarnados: Uma Análise sob a Ótica da Autocongruência.
-
Orientador : MARIANNY JESSICA DE BRITO SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARIANNY JESSICA DE BRITO SILVA
-
ANA AUGUSTA FERREIRA DE FREITAS
-
FRANCISCO VICENTE SALES MELO
-
Data: 17/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo analisa como os traços de personalidade de marca influenciam a construção das narrativas de persuasão do avatar encarnado com o propósito de gerar a percepção de autocongruência entre os consumidores e a marca. A Lu do Magalu foi escolhida como objeto de análise. A pesquisa qualitativa básica foi dividida em três etapas. Inicialmente, dados secundários de postagens institucionais, materiais do site e entrevistas foram analisados por meio de Análise de Conteúdo, resultando em um framework com 7 dimensões e 23 traços da personalidade de marca do Magazine Luiza. Na segunda etapa, 72 postagens do Instagram da Lu foram examinadas utilizando Análise Semiótica de Imagens Paradas. Esse processo identificou 10 novos traços que se somaram aos do primeiro framework, além de 8 traços adicionais em 2 novas dimensões. Também foram detalhados os mecanismos da narrativa de persuasão - transporte narrativo, identificação, interação parassocial, elaboração das mensagens e redução da resistência. A terceira etapa incluiu entrevistas semiestruturadas com 20 seguidores da Lu, cujos dados foram analisados por meio da Análise Temática. O estudo traz contribuições ao construir um framework com 9 dimensões e 31 traços da personalidade de marca, incluindo a dimensão inédita espiritualidade e o novo traço patriotismo na dimensão emocionalidade. Observou-se que transporte, identificação, interação parassocial e elaboração das mensagens, ancorados nas dimensões da personalidade de marca, ampliam a percepção de conexão emocional e credibilidade entre o público e a marca. A Lu do Magalu foi destacada como mediadora de experiências culturais brasileiras, equilibrando humanização e virtualidade, alinhada à literatura sobre antropomorfismo digital e sua influência na redução de resistência às mensagens persuasivas. Percebeu-se que os seguidores buscam projetar status e prestígio social ao consumir a marca, promovendo a autocongruência ideal social e reforçando o pertencimento a grupos sociais. Por fim, as contribuições são úteis para marcas que desejam posicionar seus produtos como símbolos de reconhecimento e pertencimento. Entretanto, a pesquisa tem limitações, como dificuldade no acesso a executivos do Magalu, arquivamento de postagens antigas no Instagram da referida empresa e ausência de análise dos comentários nos posts investigados, dificultando a compreensão da interação entre narrativa e interação parassocial. Sugere-se para estudos futuros explorar a qualidade do atendimento via WhatsApp por meio de avatares e sua influência na comunicação persuasiva, além de pesquisas mistas para mensurar a autocongruência social, validando o framework desenvolvido e analisar a prática de cobranding na construção de valor para as marcas associadas.
-
Mostrar Abstract
-
A ascensão da Era Digital, impulsionada de forma notável pelas plataformas de mídias sociais, ampliou exponencialmente o potencial de exposição das marcas, ao mesmo tempo em que provocou rupturas fundamentais na criação de narrativas persuasivas para impactar os consumidores. Nesse cenário, observa-se uma prática cada vez mais comum e sofisticada: o uso de avatares encarnados como representantes de marcas. Essas representações digitais evoluíram consideravelmente em termos de aparência, interatividade e acessibilidade, abrindo novas perspectivas e oportunidades para sua aplicação como representante antropomorfizado da personalidade da marca no ambiente online. Frente a esse contexto, o presente estudo tem por finalidade investigar de que maneira os traços de personalidade de marca influenciam a construção das narrativas de persuasão do avatar encarnado com o propósito de gerar a percepção de autocongruência entre os consumidores e a marca. Com o intuito de alcançar esse objetivo, adotou-se os conceitos de personalidade de marca e avatar, bem como as teorias da narrativa e da autocongruência. Para fins de operacionalização, o presente trabalho selecionou o avatar encarnado Lu do Magalu como objeto de análise. Tal escolha se justifica pela sua posição de destaque como o principal representante global da categoria, tanto em termos de popularidade quanto de rentabilidade, aliada às suas características antropomorfizadas na forma e realismo comportamental. Diante da perspectiva delineada, a presente investigação assume uma abordagem essencialmente qualitativa de natureza básica, desenvolvida em duas etapas distintas. Na primeira, procederemos à coleta de dados secundários a partir das postagens no perfil da Lu do Magalu no Instagram. A análise será conduzida empregando a técnica da Análise Semiótica da Imagem Parada. Dessa maneira, será viável identificar como os traços de personalidade da marca são expressos por meio dos mecanismos subjacentes da narrativa persuasiva nas postagens do avatar. Na segunda etapa, empregaremos a entrevista semiestruturada, como instrumento de construção de dados junto aos seguidores da Lu. Os textos resultantes das entrevistas serão submetidos à Análise Temática. Este procedimento analítico será fundamental para aprofundar nossa compreensão sobre a concepção dos seguidores acerca da efetividade da narrativa, bem como a percepção quanto à autocongruência entre seu autoconceito e a imagem projetada por Lu do Magalu.
|
|
19
|
-
BIANCA JOHANNY DOS SANTOS LIMA ASSUNÇÃO
-
IMAGEM DO PRODUTO, IMAGEM DO LOCAL DE ORIGEM E FAMILIARIDADE: INFLUÊNCIAS NA INTENÇÃO DE COMPRA DO JEANS DE TORITAMA-PE À LUZ DA TEORIA DA CATEGORIZAÇÃO.
-
Orientador : ANDERSON GOMES DE SOUZA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANDERSON GOMES DE SOUZA
-
MARIANNY JESSICA DE BRITO SILVA
-
ANDRE FALCAO DURAO
-
Data: 20/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A indústria têxtil do Brasil está passando por diversas transformações ao longo dos anos, principalmente o polo têxtil do Agreste pernambucano. No tocante ao consumo de jeans, mais precisamente, o Jeans de Toritama-PE, essas transformações também ocorreram no comportamento do consumidor e na forma como percebem e consomem o produto. Diante disso, surge a necessidade de compreender o que influencia o consumidor na sua intenção de compra e tomada de decisão. Com base nisso, esta pesquisa tem como objetivo verificar de que modo a familiaridade, a imagem do local de origem e imagem do produto podem se relacionar com a intenção de compra do jeans de Toritama-PE pelos pernambucanos, sob a ótica da teoria da categorização, que explica como os produtos são categorizados mentalmente pelo consumidor. Para tanto, a pesquisa adotou uma abordagem quantitativa, de natureza descritiva, com corte temporal transversal único. A população do estudo foi composta pelos consumidores pernambucanos, e o tamanho amostral foi de 501 participantes, cuja coleta de dados foi realizada por um questionário estruturado, através da amostragem não-probabilística e com a técnica de amostragem bola de neve. As principais descobertas indicaram que o jeans de Toritama-PE é considerado acessível, popular e conectado às tendências da moda, sendo predominantemente adquirido através das lojas físicas. A intenção de compra é influenciada positivamente pela imagem do local de origem e em maior impacto, mesmo que mediada pela imagem do produto. A familiaridade com o produto, também tem relevância nesse processo, e em menor grau, a tipicidade. Embora o jeans de Toritama seja considerado um produto típico, fatores como qualidade, inovação e criatividade são mais relevantes na intenção de compra. Algumas diferenças de percepções também foram observadas entre as regiões, faixas de renda e níveis de escolaridade, com o público de maior renda sendo mais críticos e os consumidores do Sertão apresentaram uma maior valorização da imagem da cidade. Por fim, a pesquisa conclui que, as estratégias de marketing devem ser mais centradas em valorizar a autenticidade e a qualidade do produto, e, em paralelo, promover a imagem de Toritama como polo criativo, a fim de ampliar a competitividade do jeans no mercado.
-
Mostrar Abstract
-
A indústria têxtil vem passando por diversas transformações ao longo dos anos, principalmente o pólo têxtil do agreste pernambucano. Em paralelo, também ocorrem mudanças no comportamento do consumidor e na forma como percebem e consomem os produtos, mais precisamente, os Jeans de Toritama-PE. Isso cria a necessidade de compreender o que estimula o consumidor na sua tomada de decisão e o que pode influenciar essa escolha. Diante disso, a pesquisa tem como objetivo verificar de que modo a familiaridade, o local de origem e a imagem dos brasileiros acerca do jeans de Toritama-PE se relacionam com a intenção de compra do produto. Os construtos que embasam essa pesquisa são: familiaridade, local de origem, imagem do produto e intenção de compra. A familiaridade com o produto refere-se ao conhecimento e estímulos que o consumidor tem em relação ao produto. O local de origem do produto refere-se a representação mental e a avaliação que os consumidores fazem de um produto com base em seu local de origem. Já a imagem, resulta das associações mentais que os consumidores têm de um produto. Estes, por sua vez, podem influenciar na intenção de compra do produto. Portanto, o problema de pesquisa busca investigar: De que modo a familiaridade, o local de origem e a imagem dos brasileiros acerca do jeans de Toritama-PE se relacionam com a intenção de compra do produto? Para responder este problema, a pesquisa adotará uma abordagem quantitativa, de natureza conclusiva e caráter descritivo, com corte temporal transversal. A população do estudo será a população brasileira e o tamanho da amostra será entre cinco a dez participantes para cada item a ser avaliado. A amostragem será a não probabilística com a técnica de amostragem por cotas. O plano de coleta de dados terá como instrumento de coleta um questionário estruturado, on-line pelo Google Forms, com escalas para cada construto, mensuradas por uma escala Likert de 7 pontos. O plano de análise dos dados acontecerá por meio de métodos estatísticos de análise descritiva e inferencial. Para verificar como os consumidores categorizam o produto, com base na teoria da categorização, ocorrerá a realização de uma análise de cluster. Para calcular e conduzir as análises, será utilizado o software SPSS. Estes procedimentos são fundamentais para atingir os objetivos e encontrar respostas para o problema proposto nessa pesquisa.
|
|