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Dissertações |
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SILVIO ANDRÉ VITAL JUNIOR
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INDICADORES DA CAPACIDADE EMPREENDEDORA IMPULSIONADA PELA INOVAÇÃO NOS ECOSSISTEMAS DO AGRESTE PERNAMBUCANO
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Orientador : NELSON DA CRUZ MONTEIRO FERNANDES
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MEMBROS DA BANCA :
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JOSE ROBERTO FERREIRA GUERRA
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NELSON DA CRUZ MONTEIRO FERNANDES
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OSIRIS LUIS DA CUNHA FERNANDES
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Data: 16/02/2023
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Este estudo tem por objetivo desenvolver indicadores e medir a capacidade empreendedora impulsionada pela inovação dos ecossistemas do agreste pernambucano. Para isso tomaremos como base o estudo de Budden, Murray e Turkaya (2019) para formular indicadores que trazem propostas de métricas que permitem a comparação de ecossistemas a partir de elementos que levam à vantagem comparativa. Num primeiro momento, a partir de uma análise de focus group, pôde-se validar os indicadores propostos para medir a capacidade empreendedora impulsionada pela inovação em relação às startups geradas, aos programas de empreendedorismo, participação das hélices de inovação, ações de sensibilização e prospecção, e, taxa de mortalidade das startups para os ecossistemas de Inovação de Caruaru e Garanhuns. Os resultados evidenciaram que o ecossistema de Caruaru demonstra-se mais desenvolvido em relação ao ecossistema de inovação de Garanhuns. Ressalta-se que tal resultado destaca-se quanto às condições de estrutura, em que mesmo ambas as regiões possuindo comunidades de inovação e políticas de incentivo ao empreendedorismo inovador, o ecossistema de Caruaru tem o diferencial de ser apoiado pelo Porto Digital que conecta os atores da comunidade para gerar eventos de interação entre outros ecossistemas e com isso sensibiliza mais projetos inovadores nos programas de empreendedorismo do referido ecossistema. Além disso, os resultados apontaram em Garanhuns um ecossistema que possui características de tríplice hélice (universidade-governo-empresas), com uma dinâmica de quíntupla hélice ainda em formação, ao contrário do ecossistema de Caruaru que possui as cinco hélices bem definidas, tendo suas ações impulsionadas pela hélice de organizações, empresas e parques tecnológicos. Por fim, essa pesquisa contribui para a formulação de políticas públicas na região que fomentam o empreendedorismo inovador e, dessa forma, promover desenvolvimento socioeconômico regional desses ecossistemas.
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Diante da necessidade de se acompanhar a maturidade de inovação do ecossistema para implementação de políticas públicas assertivas, cabe questionar: qual o estado competitivo do empreendedorismo impulsionado pela inovação nos ecossistemas do agreste pernambucano considerando políticas públicas de inovação e empreendedorismo? Ademais, quais políticas públicas devem atuar mais nesses ecossistemas? Propor indicadores dessa natureza para o estado de Pernambuco dará oportunidade de empresas fazerem uso desses para acompanhar o desempenho dos setores investigados, assim como, permitirá ao governo avaliar e melhorar suas ações de políticas públicas regionais contribuindo com o desenvolvimento econômico local e nacional.
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CLAUDINE JULIA SILVA
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ANTECEDENTES DA PERCEPÇÃO DE VALOR DOS USUÁRIOS DE APLICATIVOS DE ENTREGA DE COMIDA EM UM CONTEXTO DE CRISE SANITÁRIA
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Orientador : MARIANNY JESSICA DE BRITO SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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MARIANNY JESSICA DE BRITO SILVA
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MARCONI FREITAS DA COSTA
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JAIRO DE PONTES GOMES
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Data: 27/02/2023
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Esse estudo buscou avaliar o impacto da credibilidade, das avaliações e revisões on-line, da usabilidade e da preocupação com a crise sanitária causada pela Covid-19 na percepção de valor dos usuários dos aplicativos de entrega de comida. Para que esse objetivo fosse alcançado, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo, utilizando uma amostragem do tipo não-probabilística. Os dados foram coletados por meio de uma survey on-line, distribuída por meio de mídias sociais. A amostra final foi constituída por 288 respondentes e utilizou-se a técnica de Modelagem de Equações Estruturais para análise dos dados. Os resultados obtidos mostram que a credibilidade e a usabilidade influenciam diretamente e positivamente a percepção de valor dos usuários dos aplicativos de entrega. As avaliações on-line, por sua vez, influenciaram uma maior credibilidade da informação em relação aos aplicativos. Identificou-se que as preocupações com a crise sanitária não demonstraram relação com a percepção de valor, no entanto, apresentaram relação direta e positiva com a usabilidade. Esse estudo traz importantes contribuições teóricas e práticas, apontando novas perspectivas para o estudo do valor e das demandas que são geradas em um período de crise mundial, fazendo com que o modelo hipotético proposto possa ser replicado e avaliado em outras situações. Ademais, a dissertação traz importantes insights para os gerenciadores dos aplicativos digitais de entrega de comida, ao revelar algumas das principais necessidades dos usuários, auxiliando na implantação de ferramentas que permitam maior usabilidade do aplicativo e na realização das avaliações e revisões on-line, que são de grande importância para uma maior credibilidade dos apps.
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O valor percebido pelo cliente pode ser definido de acordo com a avaliação geral feita pelo consumidor sobre a utilidade de um produto, a partir das percepções do que é recebido e do que é dado. Para uma empresa ou marca, é importante que essa busque entregar valor para seu cliente, proporcionando-lhe mais benefícios do que custos, obtendo assim, vantagem competitiva no mercado. A evolução tecnológica, o avanço dos smartphones e o surgimento das plataformas digitais, como os aplicativos, trouxeram uma nova perspectiva no que diz respeito a essa percepção de valor, ofertando oportunidades aos clientes de cocriar junto à empresa. A presente pesquisa se debruça sobre a ótica dos aplicativos de entrega de comida que se disseminaram rapidamente em todo o mundo e, diante da pandemia do Covid-19, se fizeram ainda mais necessários no cotidiano dos consumidores, que seguiam as restrições recomendadas pelos órgãos de saúde, incluindo o isolamento físico. A literatura aponta algumas variáveis que podem se configurar como antecedentes importantes da percepção de valor dos usuários em ambiente digital. No entanto, ainda são incipientes estudos que abordam os antecedentes de valor percebido em aplicativos, mais especificamente, voltados à entrega de alimentos. Assim, o presente estudo busca analisar os possíveis antecedentes facilidade de uso, boca a boca eletrônico, risco percebido e comportamento positivo de enfrentamento à Covid-19, na percepção de valor dos usuários de aplicativos de entrega de comida. Para isso, será realizada uma pesquisa do tipo quantitativa, em que a coleta se dará por meio de questionários transmitidos de forma online com usuários desses aplicativos. Posteriormente será realizada uma análise descritiva e inferencial dos dados, com auxilio dos programas SPSS e SPSS AMOS, onde será realizada a modelagem por equações estruturais a fim de atingir o objetivo da pesquisa.
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MIRELLY MARY ALVES PINHEIRO
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ESTRATÉGIAS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO DOS GRUPOS DE PRESCRIÇÃO E SUAS INFLUÊNCIAS NO COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR
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Orientador : MARIANNY JESSICA DE BRITO SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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MARIANNY JESSICA DE BRITO SILVA
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CRISTIANE SALOME RIBEIRO COSTA
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JAIRO DE PONTES GOMES
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Data: 27/02/2023
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A presente dissertação visou investigar o uso de estratégias de comunicação digital pelo grupo de prescrição no Instagram, pautando-se na observação das três mais comuns – Marketing de Conteúdo, Marketing de Influência e Marketing de Relacionamento, como meio para influenciar o comportamento do consumidor na aquisição de serviços. O grupo de prescrição é considerado um grupo de referência composto por membros que detém de conhecimento técnico e são criadores de conteúdos de confiança, sendo, nesta pesquisa, representado pelos nutricionistas, por serem considerados prescritores de normativas alimentares, mimetizando a essência do consumo para sobrevivência humana e manutenção social. A pesquisa foi de caráter qualitativo e investigou o fenômeno a partir da seleção de indivíduos que seguiam perfis de nutricionistas no Instagram e que já adquiriram algum serviço de nutrição (realizantes) ou desejavam se tornar consumidores desse serviço (desejantes). Com tais critérios, a pesquisa foi formada por quatorze sujeitos entrevistados que descreveram suas interações, percepções e intenções de consumo a partir do conteúdo que acessaram nos perfis dos profissionais de nutrição, a partir de conversações virtuais com a pesquisadora. Os sujeitos também informaram os perfis que acessavam, de modo que a pesquisadora investigou tais perfis, coletando postagens que representassem as estratégias comunicativas digitais foco da dissertação. Para os textos oriundos das entrevistas, a Análise Temática foi selecionada como técnica de investigação, originando códigos e temas que possibilitaram a discussão dos achados. Já as postagens, com suas imagens e textos, foram analisadas por meio da Análise Semiótica da Imagem Parada. Os resultados demonstraram que os nutricionistas usam as suas Mídias Digitais para se comunicar com os seus consumidores ou potenciais consumidores e que visam estabelecer vínculos e conexões seguras e confiantes, usando do Marketing de relacionamento. Essas conexões se estabelecem a partir do compartilhamento de um conteúdo de valor que irá ajudar, agregar e resolver dores, usando do Marketing de Conteúdo para este fim. Nesta perspectiva, identificou-se que o conteúdo informativo e prescritivo é considerado o mais valoroso pelos informantes, impactando na intenção de contratar os serviços dos profissionais seguidos. Ademais, ficou compreendido, por meio das conversações, que os informantes consideram os nutricionistas uma espécie de influenciadores de saúde que, ao compartilharem conteúdos informativos e prescritivos, bem como seu próprio estilo de vida, como treinos, alimentações, produtos e vestuários, podem motivar os seus seguidores. Por fim, na pesquisa, identificaram-se as principais influências do grupo de prescrição analisado em ambiente virtual. Ficou evidenciada a influência informativa, a partir das exposições do conteúdo de caráter científico e do estilo de vida do nutricionista, bem como o afastamento do sujeito e, consequente indisposição de contratação de serviços, mediante tentativas normativas de influência que reverberavam normas, restrições e regras. Ainda assim, reconheceu-se uma influência normativa velada a partir do realce motivacional do conteúdo, estabelecendo-se neste trabalho uma nova tipologia de influência, intitulada motivacional, que consiste no indivíduo ser impactado em termos motivacionais pelo profissional de nutrição, realizando comportamentos de compra e modificando seu estilo de vida, sem atentar para normativas veladas envolvidas no processo, identificando apenas aspectos psicológicos inspiracionais e positivos.
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Diante o avanço tecnológico vivido nos últimos anos, as empresas, marcas e profissionais buscam se adaptar as rápidas mudanças do mercado e acompanhar as necessidades do consumidor, como também adequar a forma de se comunicar com os mesmos. O comportamento do consumidor também tem passado por diversas transformações, em decorrência do maior uso da internet e do fácil acesso as informações e conteúdos, por meio das plataformas digitais. Com isto, algumas plataformas tem se destacado e conquistado os seus usuários, pela rapidez, fácil comunicação e possibilidade de identificação de grupos. O grupo de prescrição, considerado um grupo de referência, composto por membros que detém de conhecimento técnico, formação e criação de conteúdos de confiança, podem utilizar-se dessas estratégias online para se comunicar com os consumidores, fortalecendo sua relação e confiança para compra dos serviços que ofertam. Nesta presente investigação, o grupo de prescrição será representado pelos nutricionistas e objetiva-se compreender como estes membros prescritivos utilizam das estratégias digitais de comunicação para influenciar o consumidor nas compras dos serviços de nutrição. Será uma pesquisa de caráter qualitativo, dividida em duas etapas: realização de entrevistas semiestruturadas, tendo como sujeitos os consumidores que já compraram ou desejam comprar os serviços de nutrição e a realização da observação online do perfil dos nutricionistas apontados por esses consumidores como relevantes ou influentes. Ao final dessas etapas, os dados serão analisados e discutidos afim de se compreender esta influência no comportamento do consumidor, sob luz do Marketing de conteúdo, Marketing de influência, Marketing de relacionamento, visando responder a seguinte pergunta de pesquisa: Como as estratégias de comunicação digital implementadas por grupos de prescrição, aqui representados por nutricionistas, influenciam o comportamento de compra do consumidor para aquisição de seus serviços?
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VANESSA SUELLEN ARCOVERDE MOREIRA
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O QUE NOS CONTA A PRÁTICA DE EMPODERAMENTO DAS NEGRAS NA CIDADE DE CARUARU-PE? COMPORTAMENTO DE CONSUMIDORAS SOCIO-HISTORICAMENTE MARCADOS POR UMA IDEOLOGIA DE EXISTÊNCIA.
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Orientador : FLAVIA ZIMMERLE DA NOBREGA COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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FLAVIA ZIMMERLE DA NOBREGA COSTA
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ELIELSON OLIVEIRA DAMASCENA
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JOSE ROBERTO FERREIRA GUERRA
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Data: 28/02/2023
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Sendo a cultura um processo político constante de produção de significados em experiências sociais e o consumo um momento das práticas cotidianas, os indivíduos constroem cultura popular na interface entre a vida cotidiana e o consumo. A cultura popular é produzida pela resistência dos desempoderados frente às ideologias dominantes, gerando os ativismos. Esses movimentos objetivam transformar a ordem social por meio do consumo e recorrem ao fortalecimento do empoderamento. O empoderamento é uma prática social reconhecida pela complexidade, por envolver a autonomia e pela centralidade do conceito de poder. Apoiados em Michel Foucault, nesse trabalho consideramos o empoderamento como um dispositivo, uma rede heterogênea de elementos operada por meio de saberes, cuja ação acontece atrelada a outros dispositivos, em situações escalares - micro e macro, e históricas - síncronas e diacrônicas. Portanto, a experiência de empoderamento é pautada em ideologias arraigadas no cotidiano dos envolvidos que se desdobram no consumo, envolvendo linhas de força que potencialmente promovem processos de: veridição, jogos de verdade, subjetivação e objetivação, sendo capazes de fabricar realidades e sujeitos como efeito das relações saber-poder. Nesse trabalho nos voltamos para as práticas de empoderamento da negra, em uma cidade do Agreste conhecida pelo ativismo da causa antirracista, para desvelar a operacionalização dessa rede de forças e sua relação com os comportamentos ativistas. Nosquestionamos: Que saberes embasam a prática do empoderamento do ativismo da negrana cidade de Caruaru? Nosso arquivo foi formado por 1586 documentos coletados nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter, no período de janeiro de 2020 a agosto de 2022. Visando contemplar as orientações ideológico-políticas do movimento ativista antirracista, coletamos as práticas de empoderamento divulgadas por agentes institucionais, consumidoras e ativistas locais. Os documentos foram submetidos a análise de discurso foucaultiana, desvelando três formações discursivas: A objetivação da negra normaliza e disciplina a sujeição; A construção coletiva de valores promove processos de subjetivação desviantes; A ação praticada sobre si nas dinâmicas de subjetivação constituem uma forma-sujeito ética possível. Concluímos que a compreensão de fenômenos ideológicos, como é o caso do consumo ativista, só é possível se investigados em suas causas, que são históricas e cotidianas.
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O consumo é um aspecto fundamental em nossas formas sociais, promovendo estilos de vida, identidades e individualidades. Mesmo constituindo mais da metade da população brasileira, o consumidor negro ainda não se vê representado nesse campo, mesmo já tendo exercido pressão sobre a indústria. O fato não diverge do que ocorre com os negros em outros países, nem em outros espaços de poder nas variadas estruturas sociais. O consumo ativista representa um dos movimentos de reinvindicação que busca transformar a ordem social em torno do consumo, sendo sustentado pelo discurso de empoderamento. O termo além de assegurar vários movimentos de exclusão, permeia a noção de autonomia, sendo uma categoria analítica de campos de conhecimento, uma ferramenta utilizada por governos, organizações da sociedade civil, agencias de desenvolvimento, mercado e consumidores. Sendo atravessado por uma rede de poder, com base em Michel Foucault, propomos entender o empoderamento como dispositivo e revelar que saberes embasam sua prática no consumo ativista negro do Agreste de Pernambuco. Selecionamos a marca caruaruense AYÔ para um estudo de caso instrumental e o corpus será formado a partir de sua comunicação e interação com consumidores no Instagram. Adotaremos a Análise de Discurso Foucaultiana (ADF) e esperamos contribuir com a abordagem da CCT ao evidenciar como complexas dinâmicas estão envolvidas nas práticas de consumo, pois uma rede de força opera sobre o consumidor.
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MARCIO TENÓRIO CHAVES
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O AGROTURISMO COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE GARANHUNS-PE
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Orientador : CHARLES ULISES DE MONTREUIL CARMONA
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MEMBROS DA BANCA :
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CHARLES ULISES DE MONTREUIL CARMONA
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JOSE LINDENBERG JULIAO XAVIER FILHO
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MARCOS ROBERTO GOIS DE OLIVEIRA MACEDO
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Data: 24/03/2023
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O objetivo desta dissertação é analisar o potencial do agroturismo como instrumento de desenvolvimento e inovação em Garanhuns-PE. Para alcançar este propósito abarcou-se como estratégia metodológica a aplicação do estudo de caso único incorporado, de natureza instrumental. Utilizou-se a análise descritiva e a abordagem qualitativa, a qual faz uso do texto como ferramenta empírica para compreender o entendimento dos sujeitos. A coleta de dados aconteceu por meio da aplicação de entrevista semiestruturada aplicada a três empreendimentos que desenvolveram ações do agroturismo e dois representantes do turismo no setor público. A discussão dos resultados foi realizada com a técnica de análise qualitativa básica. Os resultados da pesquisa enfatizaram que as empresas possuem práticas pedagógicas desenvolvidas e consistentes, levando os visitantes a aprenderem o processo de produção, cultura e história, além de usufruir do paisagismo e estrutura de cada espaço rural. As análises colocaram em evidência que os empreendimentos começaram por iniciativa própria, possuindo o apoio indispensável da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). A pesquisa apontou fragilidades na divulgação dos empreendimentos, estes atuam de forma isolada, carecendo de um trabalho coletivo. O município necessita, ainda, de uma melhor condição das estradas de acesso para estes locais, pois tem período do ano que o acesso fica intransitável. Outro aspecto apontado é que, apesar de existir orçamento para turismo no setor público, só alcança o turismo urbano, não contemplando o agroturismo. Como principal contribuição sugere-se que sejam criados fóruns de discussão do setor da cidade, com a finalidade de convidar os stakeholders inseridos neste tipo de negócio, além de ser criada uma associação para impulsionar o desenvolvimento e expansão dessa nova modalidade.
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Os empreendimentos turísticos são atividades que têm crescido nos últimos anos e um dos fatores que têm contribuído são as experiências que contrariam, ampliam ou intensificam a prática cotidiana. Nota-se também que a agricultura é indispensável para a sociedade, pois além de abastecer o mercado com alimentos, é responsável por grande parte dos alimentos consumidos pelos brasileiros. Neste sentido, o objetivo deste estudo é analisar o potencial do agroturismo como instrumento de desenvolvimento e inovação no Agreste Meridional. Para atender este intento a metodologia empregada é de abordagem qualitativa, por meio da aplicação de um estudo de múltiplos casos. A coleta de dados foi realizada pela técnica da entrevista semiestrutura. No tratamento dos resultados foi aplicada a técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011).
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MARCONE JOSÉ SILVA
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O VALOR DA MARCA PARA OS CLIENTES: Um estudo de caso instrumental sobre uma marca do Agreste Pernambucano posicionada por atributos.
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Orientador : FLAVIA ZIMMERLE DA NOBREGA COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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FLAVIA ZIMMERLE DA NOBREGA COSTA
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MARCONI FREITAS DA COSTA
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JOSE ROBERTO FERREIRA GUERRA
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Data: 30/03/2023
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Numa sociedade intitulada de consumo, as marcas adquiriram uma importância relevante, por sua oferta de valor para as próprias organizações e para os consumidores. Nesse trabalho objetivamos elucidar quais valores as clientes atribuem a uma marca de vestuário do Agreste de Pernambuco a partir de suas experiências de consumo. O estudo de caso instrumental se mostrou fecundo, pois em meio a uma cultura de forte posicionamento por preço, a marca selecionada destacou-se por uma reposição embasada em atributos, o que lhes promoveu destaque e crescimento. Entendendo o consumo como sendo uma dimensão intrinsecamente cultural, buscamos levantar esse entendimento de valor para o cliente por meio de três dimensões: o que elas acham do produto, o que atribuem à marca e como valoram sua experiência de consumo. Nosso corpus foi formado por 10 entrevistas semiestruturadas com consumidoras da marca. Realizamos uma análise de conteúdo inspirada nas etapas de Laurence Bardin, norteados pelas categorias de valor de Morris B. Holbrook. Identificamos seis dessas categorias no campo discursivo: eficiência, excelência, status, estima, diversão e estética, que se vincularam às três dimensões analisadas, evidenciando as cocriações efetuadas pelas consumidoras. Os nossos resultados revelaram que, em relação ao produto, o valor entendido pelas consumidoras envolve a sua capacidade de lhes oferecer uma imagem adequada e moderna. Em relação à experiência de compra, inferimos que lhes é atribuída o prazer e sentimentos de diversão que ficam marcados na memória. Por fim, apesar desses dois domínios já refletirem o que essas consumidoras atribuem de valor para a marca, foi conferido diretamente a ela a capacidade de entrega de uma imagem de mulher jovem, competente e bem-vestida, que sente prazer em cuidar de sua imagem. Concluímos que o conjunto de valores cocriados pelas consumidoras, formadores da imagem dessa marca, se aproxima da identidade por ela pretendida/comunicada. As clientes assumiram, expandiram, mas endossaram os sinais emitidos pela da marca. Evidenciamos, portanto, como o consumidor reconhece e registra em sua memória as experiências vividas no consumo, bem como esclarecemos a importância de as marcas desenvolverem competência para lidar com seus consumidores, sendo essas as contribuições dessa pesquisa.
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Numa sociedade intitulada de consumo, as marcas adquiriram uma importância relevante, por sua oferta de valor para organizações e para consumidores. Para o marketing a criação de identidade de uma marca engloba envolvê-la em forte carga simbólica e gerenciar a construção de sua imagem, e para o consumidor os símbolos culturais lançados nessas narrativas norteiam e embasam suas vidas nos espaços sociais, produzindo verdades, valores e identidades. Contudo, é reconhecida a persistente disparidade entre os resultados pretendidos e obtidos pelas estratégias de marketing, então causados pela negociação ativa desses sentidos pelo consumidor como coprodutor de valor. No Agreste de Pernambuco, em meio a uma cultura de forte posicionamento por preço, a marca Dijolly destaca-se suas estratégias efetuadas por atributos. Seu crescimento para outros mercados nos indica a assertiva desse trabalho, mas a literatura aponta que é muito pouco explorado os modos como os clientes atribuem sentidos às marcas. Adotando um estudo de caso, nosso objetivo volta-se para entender como os clientes significam a Dijolly a partir de suas campanhas criativas, uma vez que a narrativa da marca é produzida por todos os envolvidos, sendo uma construção cultural, coletiva e intermitente. Nossos resultados pretendem contribuir com os estudos da abordagem da CCT sobre imagem de marca, e para as empresas do polo de confecções do agreste pernambucano, no que tange ao fortalecimento de suas estratégias de comunicação, evidenciando as vantagens do reposicionamento por atributos.
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PEDRO FELIPE DE SÁ QUEIROZ
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O ESPAÇO HETEROTÓPICO DA FEIRA DE CARUARU: atmosfera de consumo, afeto e vida cotidiana.
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Orientador : FLAVIA ZIMMERLE DA NOBREGA COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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FLAVIA ZIMMERLE DA NOBREGA COSTA
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ELIELSON OLIVEIRA DAMASCENA
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BRUNO RAFAEL TORRES FERREIRA
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Data: 30/03/2023
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A Feira de Caruaru é considerada uma das mais importantes do país, tendo sido tombada em 2006 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN como patrimônio cultural imaterial brasileiro, sendo considerada fundamental social e economicamente para a cidade de Caruaru, as regiões circunvizinhas e seus residentes. Embasados em Michel Foucault, podemos entender que ela funciona como um contra espaço, um lugar imaginado ou um espaço heterotópico, pois, a sua existência se caracteriza como um lugar fora de todos os lugares, embora sua localização geográfica possa ser claramente determinada em determinado dia da semana. Esse trabalho se embasa na Teoria Não Representacional e tendo por objeto a feira e por foco as dinâmicas do cotidiano, as atmosferas afetivas, as práticas, os processos e as performances da realidade humana e não humana, nos questionamos como: Como uma atmosfera afetiva molda a experiência de consumo em um espaço heterotópico? Para tanto, apoiados na pesquisa qualitativa interpretativista e no recurso da tradição biográfica selecionamos uma consumidora que cresceu envolvida com a feira, mantendo com ela fortes ligações, e utilizamos um protocolo-guia de investigação, desenvolvido para essa abordagem, que nos conduziu a investigar duas dimensões da narrativa coletada: a histórica e a discursiva. A análise nos desvelou sintagmas que nos conduziram aos sentidos norteadores formadores da experiência de consumo da respondente, nos proporcionando reflexões sobre a relevância da feira para a vida cotidiana da respondente, a caracterizando como um lugar de socialidades, evidenciando as relações estabelecidas com os feirantes e a construção de valor dada por ela ao espaço. Concluímos assim, que a atmosfera de consumo da feira se revelou como uma experiência social e afetiva constitutiva do cotidiano da respondente. A atmosfera de consumo evidenciou-se uma força afetiva, envolveu o cotidiano, as memórias e conduziu as condutas da respondente, desvelando um conhecimento contributivo para a temática da experiência de consumo, ainda considerada desafiadora para os estudos de consumo.
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Caracterizadas por serem uma das formas de comercialização de produtos mais antigas e tradicionais, as feiras livres são desempenham um papel fundamental na consolidação econômica, cultural e social no ambiente em que estão inseridas (MOTA, FERREIRA, MORALES, 2020). Fundamental para o surgimento da cidade, a importância da Feira de Caruaru para a cidade e região circunvizinha, sendo uma das feiras mais importantes do país, tombada, em 2006, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN como patrimônio cultural imaterial brasileiro. Assim, a feira, com relação a sua disposição espacial, em determinado dia da semana, ocupa um lugar nas ruas da cidade de Caruaru e a transforma, a partir de relações de consumo e suas singularidades. Podemos entender que a feira funciona como um contra-espaço, um lugar imaginado, um espaço heterotópico ao qual Foucault caracteriza por lugares que estão fora de todos os lugares, embora sua localização geográfica possa ser claramente determinada na realidade. Desta forma, partiremos de um estudo qualitativo, após construção do arquivo e através de uma Análise de Discurso Foucaultiana (ADF), desvelaremos como as práticas de consumo conformam a cultura desse espaço heterotópico. Potencialmente esperamos contribuir com a abordagem da CCT no contexto de uma existência cultural embasada por relações de consumo no espaço da feira que possuem uma relevância econômica, cultural e social, que constituem a vida da própria cidade que a cedia.
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ALEXANDRE MAGNO BEZERRA DA SILVA
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UMA DESCRIÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS ATRIBUÍDAS AO EMPODERAMENTO POR ATIVISTAS E MARCAS DE MODA DO AGRESTE DE PERNAMBUCO ENGAJADAS NA LUTA CONTRA A GORDOFOBIA.
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Orientador : FLAVIA ZIMMERLE DA NOBREGA COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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FLAVIA ZIMMERLE DA NOBREGA COSTA
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MARIA ALICE VASCONCELOS ROCHA
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RODRIGO CÉSAR TAVARES CAVALCANTI
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Data: 03/04/2023
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Numa forma social de consumo que valoriza os corpos magros, a intolerância estética convive uma censura moral e os indivíduos com sobrepeso sofrem com o desprezo social, constituindo uma identidade não normativa, que é moralmente cobrada para cuidar de seu corpo e de sua saúde. Movimentos ativistas de consumo se embasam no empoderamento e lutam contra a gordofobia. Embasado em Michel Foucault, entendemos que o modelo social disciplinar fez do corpo um alvo, aquilo que está em jogo entre todos os sujeitos e as instâncias de controle e, visando assegurar sua sujeição continuada, essa razão, lhe impôs um adestramento e um aperfeiçoamento intermitentes, promovidos por relações de saber-poder, que recorrentemente são transformadas por processos de resistência. Observamos que, em conjunto, marcas, ativistas e consumidoras promovem discursos de empoderamento pelo consumo no Agreste do Estado. Ness polo, marcas se vinculam aos atributos dessa luta. Essa ação coletiva certamente promove sentidos e determinam condutas nesse meio, bem como os modos como ocorre esse empoderamento. Essa investigação busca investigar: Como as características dos discursos de empoderamento da luta contra a gordofobia no Agreste de Pernambuco revelam aspectos da resistência? Para tanto, inspirados na Análise de Discursos Foucaultiana, desvelamos os enunciados e suas reações síncronas e incidentes. O corpus foi formado por 225 postagens coletadas nas redes sociais 05 ativistas locais, 03 marcas e 125 consumidoras que respondiam aos comentários dessas postagens. Nossos resultados desvelaram a 16 enunciados nesse campo discursivo, cuja relação revelou nove características, que tratam de como o empoderamento se tornou um objeto de consumo, como ele é uma prática de consumo e como é uma pauta de reivindicação efetuada por meio do consumo. Concluímos que tais características informam como a prática do empoderamento no consumo acontece pela ação de vários agentes, contribuindo com um tema ainda pouco estudado pelo consumo.
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Vivemos em uma sociedade que fomentou uma intolerância à gordura corporal, estipulando como ideal de beleza e saúde o corpo magro e sarado. Os que nele não se enquadram são alvos de censura moral, vivenciam circunstâncias desprivilegiadas e sofrem com o desprezo social. Movimentos reivindicatórios pautados no consumo objetivam o empoderamento dos vitimados, uma prática e um discurso pautados na ideia de libertação, que também vem servindo às mais variadas estratégias do mercado. Seguindo o pensamento de Michel Foucault, entendemos que os sujeitos se constituem como um objeto de determinada relação de saber-poder, portanto, que a experiência de empoderamento também fabrica os sujeitos, sendo capaz de ser iluminada pelos sentidos atribuídos a essa prática, já que, para o autor, o discurso nomeia o que potencialmente produz. Assim, nos questionamos: como o empoderamento vem sendo significado e praticado pelas consumidoras das marcas ativistas do APL em Pernambuco? Numa abordagem qualitativa, nossa coleta adotará a entrevista aberta com consumidoras de marcas do Agreste e nossa análise será a de discurso funcional. Desse modo, fugimos do entendimento comum de empoderamento como um intento de “ter poder”, para entendê-lo como uma luta pelo direito de existir, evidenciando a complexidade que envolve a construção de uma posição de sujeito não normativa. Esperamos que nossos resultados contribuam com a abordagem Consumer Culture Theory- CCT, uma vez que que tanto o empoderamento como seu resultado na constituição de subjetividade são centrais para entender os estudos do consumo ativista e, observá-lo como integrador de uma rede complexa e dinâmica é reconhecidamente relevante para os estudos nessa abordagem.
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NATHIANE MAYRA MARQUES MAGALHÃES
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BEM-ESTAR ALIMENTAR E VULNERABILIDADE DO CONSUMIDOR ALÉRGICO E/OU INTOLERANTE A COMPONENTES ALIMENTARES
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Orientador : ELIELSON OLIVEIRA DAMASCENA
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MEMBROS DA BANCA :
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ELIELSON OLIVEIRA DAMASCENA
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ELISABETH CAVALCANTE DOS SANTOS
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FRANCISCO VICENTE SALES MELO
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Data: 24/04/2023
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O alimento é essencial para a sobrevivência humana, com o tempo tornou-se um dos mais significativos parâmetros de qualidade de vida, e atualmente é um contribuinte crítico para o bem-estar físico e mental por ser uma importante fonte de prazer. No entanto, para alguns esse bem-estar vem sendo afetado pelas alergias e/ou intolerâncias alimentares, essas reações adversas ao alimento em decorrência das respostas do próprio corpo resultam para pessoas que sofrem com essas restrições, uma atividade natural, social e simples como comer, pode afetar severamente suas vidas, visto que alguns alimentos ou ingredientes podem ser potencialmente fatais. À luz do exposto, esta dissertação busca responder como se configuram o bem-estar alimentar e a experiência de vulnerabilidade do consumidor alérgico e/ou intolerante a alimentos em restaurantes e/ou supermercados? O estudo tem uma abordagem interpretativista, e caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa interpretativa básica. Foram realizadas 12 entrevistas individuais, face a face, semi-estruturadas com consumidores com alergia e/ou intolerância alimentar. Os resultados mostram que as pessoas com alergia e/ou intolerância alimentar se deparam com situações que aumentam seu estado de vulnerabilidade, acarretando ameaças para sua integridade física e psicológica no processo de aquisição de alimentos, que muitas vezes não se adequam a suas necessidades de consumo, afetando diretamente seu bem-estar alimentar. São apresentadas proposições transformativas para que os estabelecimentos se tornem mais adequados para esses consumidores.
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O alimento é essencial para a sobrevivência humana, com o tempo tornou-se um dos mais significativos parâmetros de qualidade de vida, e atualmente é um contribuinte crítico para o bem-estar físico e mental por ser uma importante fonte de prazer. No entanto, para alguns esse bem-estar vem sendo afetado pelas alergias e intolerâncias alimentares, essas reações adversas ao alimento em decorrência das respostas do próprio corpo resultam para pessoas que sofrem com essas restrições, uma atividadenatural, social e simples como comer, pode afetar severamente suas vidas, visto que alguns alimentos ou ingredientes podem ser potencialmente fatais. À luz do exposto, busca-se responder como se relaciona a vulnerabilidade do consumidor e o bem-estar alimentar de pessoas com alergias e/ou intolerâncias a alimentos? O delineamento proposto é qualitativo, e o método adotado foi o de inspiração etnográfica, que transcorre desde setembro de 2021 em unidades de alimentação em Caruaru –PE com sujeitos de pesquisa alérgicos ou intolerantes a alimentos. Nesse sentido, este trabalho está sendo construído numa abordagem interpretativa, com o uso de múltiplas técnicas de coletas de dados, como a observação participante, a não participante e entrevistas. Ao final dessas etapas, os dados serão analisados e discutidos a partir da análise de conteúdo, a fim de se compreender como se relaciona a vulnerabilidade do consumidor e o bem-estar alimentar de pessoas com alergias e/ou intolerâncias a alimentos.
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TALITA DA SILVA ANDRADE
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Vulnerabilidade Do Consumidor E Bem-Estar Financeiro: Um estudo sobre o consumo de crédito dos jovens empreendedores do ramo de confecção do Arranjo Produtivo Local do Agreste Pernambucano
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Orientador : ELIELSON OLIVEIRA DAMASCENA
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MEMBROS DA BANCA :
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ELIELSON OLIVEIRA DAMASCENA
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JOSE LINDENBERG JULIAO XAVIER FILHO
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KLIVER LAMARTHINE ALVES CONFESSOR
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Data: 27/04/2023
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O APL de Confecção do Agreste de Pernambuco é reconhecido nacionalmente como um importante polo produtivo do setor têxtil, e tem um grande potencial de desenvolvimento econômico para a região. O setor emprega milhares de trabalhadores, gerando renda e desenvolvimento social. Com base nos conceitos de vulnerabilidade do consumidor e bem-estar financeiro este estudo propõe compreender a relação entre as teorias e o consumo de crédito dos jovens empreendedores de confecção do APL do Agreste Pernambucano. Na primeira fase da coleta de dados, foram realizadas doze entrevistas individuais, face a face e semiestruturadas com os jovens empreendedores. Após a transcrição, os dados foram organizados e foi realizada uma análise de conteúdo. Os resultados mostram que, diante do consumo de crédito algumas estratégias utilizadas pelos jovens empreendedores os levam para uma situação de vulnerabilidade como também afetam o seu Bem-estar financeiro. A VC pode estar diretamente relacionada ao seu BEF, pois quando um consumidor é vulnerável, ele pode ser mais propenso a tomar decisões financeiras ruins, ser enganado ou explorado por empresas inescrupulosas e acabar contraindo dívidas excessivas ou ficar com dificuldades financeiras e isso pode levar a um ciclo vicioso de endividamento e problemas financeiros, afetando significativamente seu bem-estar financeiro. A pesquisa também aponta proposições transformativas para o ambiente de consumo que podem auxiliar as organizações no modo como agir diante de situações de vulnerabilidade do consumidor.
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A vulnerabilidade do consumidor pode ser definida como um estado de fragilidade do indivíduos durante o seu processo de consumo. Por sua vez o bem-estar financeiro é definido como um estado que gera satisfação em relação a situação financeira de cada pessoa, principalmente nos aspectos comportamentais para tomada de decisões. O consumo de crédito entretanto, tem como caractéristicas o seu papel em transformar a situação financeira através de um capital. Sendo assim, este artigo tem por objetivo examinar a relação entre a vulnerabilidade do consumidor e o seu bem-estar financeiro, através do consumo de crédito pelos os empreendedores do ramo de confecção do arranjo produtivo local do Agreste Pernambucano. O trabalho tem caracter qualitativo, onde o sujeito da pesquisa será investigado pela técnica de entrevista em profundidade, em seguida a analise de dados terá como resultado a aplicaçaõ da análise de conteudo e observação direta e a validade e confiabiidade da pesquisa será atribuida por meio de triangulação destes dados.
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ÍTALO HENRIQUE DE FREITAS RAMOS DA SILVA
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FESTA COMO ORGANIZAÇÃO: uma Análise Histórico-Decolonial Polifônica do São João Caruaruense
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Orientador : ELISABETH CAVALCANTE DOS SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA SILVIA ROCHA IPIRANGA
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ELISABETH CAVALCANTE DOS SANTOS
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MÁRCIO MOUTINHO ABDALLA
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Data: 16/05/2023
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Após reiteradas solicitações para que a área dos Estudos Organizacionais (EOR) se envolvesse com a teoria da história, é possível afirmar que os teóricos organizacionais fizeram o esforço para introduzir abordagens historiográficas variadas mediante escolhas onto-epistemológicas distintas. Embora não seja difícil notar que esse esforço ainda negligencia a alteridade pensada à margem dos teóricos críticos localizados no Norte Global Ocidental (NGO). Assim, meu argumento central nesta dissertação é que as abordagens historiográficas introduzidas na área institucional dos EOR precisam estar engajadas com a opção ético-política da decolonialidade. Como articulação teórico-metodológica, proponho a Abordagem Histórica Decolonial Polifônica (AHDP) para co-construir narrativas históricas sobre o passado demarcado por silêncios impostos ou causados pela colonialidade. Amplio a percepção epistêmica sobre as formas históricas de organização e gestão que podem ser entendidas a partir das festas populares enquanto lócus empírico. Duas questões orientam esta dissertação: (1) Como as festas populares podem ser compreendidas enquanto lócus de organização e gestão a partir da AHDP? E (2) por que as festas populares mudam ou preservam determinadas maneiras de organização e gestão no decorrer da sua história? O contexto empírico da pesquisa foi a festa popular do São João que caracteriza as festas juninas no Nordeste brasileiro, em especial nas dimensões socioeconômica e cultural para a cidade de Caruaru, Pernambuco, Brasil. O método estava engajado aos preceitos teóricos da AHDP, seguindo uma abordagem qualitativa de incursão etnográfica nos arquivos históricos à luz da decolonialidade e co-construindo narrativas históricas sobre o passado acessado através das histórias orais. A contribuição central da pesquisa foi demostrar que diferentes elementos vistos como “tradicionais” ou “modernos” são hierarquizados pela colonialidade/modernidade, fazendo com que esses elementos coexistem a partir de narrativas históricas co-construídas sobre a organização e gestão da festa do São João caruaruense ao longo do tempo.
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Após reiteradas solicitações para que a área dos Estudos Organizacionais (EOR) se envolvesse com a teoria da história, é possível afirmar que os teóricos organizacionais fizeram o esforço para introduzir abordagens historiográficas variadas mediante escolhas onto-epistemológicas distintas. Embora não seja difícil notar que esse esforço ainda negligencia a alteridade pensada à margem dos teóricos críticos localizados no Norte Global Ocidental (NGO). Assim, meu argumento central nesta dissertação é que as abordagens historiográficas introduzidas na área institucional dos EOR precisam estar engajadas com a opção ético-política da decolonialidade. Como articulação teórico-metodológica, proponho a Abordagem Histórica Decolonial Polifônica (AHDP) para co-construir narrativas históricas sobre o passado perfurado por silêncios impostos ou causados pela colonialidade. Amplio a percepção epistêmica sobre as formas históricas de organização e gestão que podem ser entendidas a partir das festas populares enquanto lócus empírico. Duas questões orientam esta dissertação: (1) Como as festas populares podem ser compreendidas enquanto lócus de organização e gestão a partir da AHDP? E (2) por que as festas populares mudam ou preservam determinadas maneiras de organização e gestão no decorrer da sua história? O contexto empírico da pesquisa será a festa popular do São João que caracteriza as festas juninas no Nordeste brasileiro, em especial nas dimensões socioeconômica e cultural para a cidade de Caruaru, Pernambuco, Brasil. O método está engajo aos preceitos teóricos da AHDP, seguindo uma abordagem qualitativa de incursão etnográfica nos arquivos históricos à luz da decolonialidade e co-construindo narrativas históricas sobre o passado acessado enquanto método de análise.
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JOMILSON QUEIROS DE JESUS
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Disponibilidade de Crédito: O Impacto da Percepção de Valor, da Gratidão e da Atitude ao Endividamento no Bem-Estar Financeiro do Consumidor de Baixa Renda
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Orientador : MARCONI FREITAS DA COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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CRISTIANE SALOME RIBEIRO COSTA
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KEYSA MANUELA CUNHA DE MASCENA
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MARCONI FREITAS DA COSTA
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Data: 30/05/2023
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Este estudo visa determinar se a percepção do valor do consumidor em relação ao crédito, a gratidão do consumidor pelo acesso ao crédito e a atitude favorável ao endividamento impactam no bem-estar financeiro do público de baixa renda. Uma amostra de 162 participantes foi acessada e a técnica de modelagem por equações estruturais baseada em covariâncias com estimação pelo método de máxima verossimilhança foi utilizada para a análise dos dados. Os resultados revelaram que a percepção de valor do consumidor em relação ao crédito impacta o bem-estar financeiro do consumidor de baixa renda, a gratidão do consumidor pelo acesso ao crédito e a atitude favorável ao endividamento. No entanto a gratidão e a atitude favorável ao endividamento não têm efeito sobre o bem-estar financeiro. Este estudo contribui com a literatura ao lançar luz sobre o fato de que o consumidor de baixa renda apesar de ver o crédito como importante, tem uma autopercepção de bem-estar financeiro abaixo do esperado. E isso talvez tenha sido a causa de não haver por partes destes sentimentos de gratidão suficientemente forte que fosse capaz de influenciar seu bem-estar. Ademais, o efeito da atitude favorável ao endividamento no bem-estar não foi significativo. E a percepção de valor se mostrou antecedente significativo conforme já apontava estudos anteriores. Implicações gerenciais e teóricas também são discutidas.
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Este estudo visa analisarse a percepção do valor do consumidor em relação ao crédito, a gratidão do consumidor pelo acesso ao crédito e a atitude favorável ao endividamento impactam no bem-estar financeiro do público de baixa renda. O método de modelagem por equações será utilizado, acessando a amostra representativa da população de baixa renda do agreste pernambucano. O bem-estar financeiro é tido como sendo a percepção de ser capaz de manter o padrão de vida atual e antecipado e liberdade financeira desejada. E este estudo visa contribuir no sentido de apontar os elementos de impacto no bem-estar financeiro do consumidor de baixa renda.
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STÉFANNI MARIA DOS SANTOS LOPES
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PRÁTICAS ORGANIZATIVAS E INFORMALIDADE NAS FACÇÕES DE CONFECÇÕES EM CARUARU-PE
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Orientador : ELISABETH CAVALCANTE DOS SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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OCTAVIO MARTIN MAZA DÍAZ CORTÉS
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DIOGO HENRIQUE HELAL
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ELISABETH CAVALCANTE DOS SANTOS
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Data: 29/06/2023
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O presente trabalho buscou compreender a informalidade nas facções de confecção em Caruaru-PE a partir da abordagem da prática. A motivação para tal se verificou com as discussões acerca da informalidade enquanto noção multidimensional, constitutiva dos processos produtivos de confecções no Agreste de Pernambuco. Esta noção é importante porque considera as singularidades locais que apontam a necessidade de analisar o fenômeno para além da dicotomia formal-informal. De modo semelhante, a abordagem da prática objetiva romper com os dualismos a fim de expandir os entendimentos sobre os fenômenos sociais, particularmente, as organizações. Assim, esta pesquisa teve como orientação a compreensão sobre práticas organizativas a partir da perspectiva de Theodore Schatzki e a noção de informalidade multidimensional desenvolvida por Almeida Pereira (2018). Como procedimentos metodológicos, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com os(as) praticantes das facções, observações não participantes e o registro de imagens para acessar o campo. A análise das informações aconteceu por meio da análise de narrativa com base na tríade hermenêutica discutida por Barbara Czarniawska. A partir das discussões, os achados da pesquisa demonstraram que as práticas das facções resultam de ações organizadas por orientações que constituem inteligibilidades, fins teleológicos, afetividades e regras. As práticas alcançadas por esta pesquisa foram: prática de costura, prática de modelagem automatizada, prática de corte e prática de gestão. Percebeu-se ainda que tais práticas são permeadas por desigualdades e resistências relativas à classe e a gênero, e que elas comunicam e reforçam diferentes dimensões da informalidade que constitui o trabalho com confecções em Caruaru-PE.
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O presente trabalho pretende, por meio da abordagem da prática, compreender a informalidade nas facções de confecção em Caruaru-PE, mais especificamente as desigualdades que a constituem. A motivação para tal se verifica com as discussões acerca da informalidade que perfaz os processos produtivos de confecções na região Agreste de Pernambuco de um modo particular. Isso porque as singularidades locais apontam para um hibridismo presente na gestão dos negócios, levando-nosa considerar o fenômeno para além da dicotomia formal-informal.Por isso, mobiliza-se a Abordagem da Prática, precisamente sob a perspectiva de Theodore Schatzki, posto que o autor se propõe a romper com os dualismos e a expandir a noção de organização. Além disso, concebe prática como composta por uma “malha de arranjos” desenvolvida no social, ou seja, por nexos de relações humanas e materiais. Logo, este trabalho entende que a informalidade pode ser (re)produzida nas relações entre os indivíduos por meio da prática, na qual resultam em desigualdades e resistências. Desta forma, e em consonância com os Estudos Baseados em Prática, o trabalho partirá de uma abordagem qualitativa com entrevistas narrativas e observações em campo, além de diário de campo, imagens e filmagens. Estas últimas como meio de regaste a memória da pesquisadora e como subsidio a análise, que terá como orientação a análise de narrativa baseada em BarbáraCzarniaska. Espera-se assim, ampliar a noção de informalidade e organização, bem como, trazer elementos que possam minimizar as desigualdades no meio das facções.
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JULIETTE IONE SANTANA DE SIQUEIRA
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NEGÓCIOS PERIFÉRICOS E GESTÃO ORDINÁRIA: um olhar a partir das redes de mulheres que atuam na feira da Sulanca
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Orientador : DENISE CLEMENTINO DE SOUZA
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MEMBROS DA BANCA :
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SILVIA LAMADRID ALVAREZ
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DENISE CLEMENTINO DE SOUZA
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DÉBORA DE FINA GONZALEZ
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MYRNA SUELY SILVA LORETO
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Data: 14/08/2023
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O objetivo deste estudo foi analisar as redes de negócios e de apoio das mulheres que atuam na feira da Sulanca em Caruaru-PE, a partir da gestão ordinária e das dimensões de negócio periférico. Justifica-se que diante dos trabalhos existentes sobre o “agreste pernambucano das confecções”, há uma lacuna no que tange às mulheres desta feira e as redes de negócios, que estão conectadas desde o surgimento da mesma até os dias atuais, onde as mulheres predominam como força do trabalho no contexto periférico da confecção, e nos empreendimentos informais conhecidos como facções. Assim, a pesquisa qualitativa decorreu a partir de um estudo de caso com lócus na feira da Sulanca. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, observação não participante e captação de fotografias com mulheres que possuam bancos na feira. Com a análise de conteúdo dos dados obtidos, mapeou-se as redes de negócios das mulheres faccionistas da Sulanca, identificou-se as múltiplas composições das redes de negócios com membros familiares, facções contratadas e também particularidades como relações formalizadas. Já nas redes de apoio, há redes estruturadas e também redes inexistentes. Quanto às práticas de gestão, são baseadas nas vivências e na sobrevivência do negócio. Esse estudo também contribuiu com dados das redes de negócios e de apoio dispostas na confecção, traçando o perfil dos componentes, também apontando os principais desafios que se referem à feira da Sulanca, seja de infraestrutura ou organização, e ainda a persistência da divisão sexual do trabalho na confecção.
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O objetivo desse estudo é analisar as redes de negócios das mulheres faccionistas que atuam na feira da Sulanca em Caruaru-PE a partir da gestão ordinária. Justifica-se que diante dos trabalhos existentes sobre o “Agreste pernambucano das confecções” há uma lacuna no que tange às mulheres desta feira e as redes de negócios que estão conectadas desde o surgimento da mesma até os dias atuais, onde as mulheres predominam como força do trabalho no contexto periférico da confecção, nos empreendimentos informais conhecidos como facções. Assim, dar-se-á a partir de um estudo de caso com lócus na Feira da Sulanca, através da realização de entrevistas semiestruturadas e observação não participante com mulheres faccionistas que possuam negócios na Feira. Com a análise de conteúdo dos dados obtidos, pretende-se mapear as redes de negócios das mulheres faccionistas da Sulanca, além de conhecer o funcionamento das redes de apoio dessas mulheres, verificando as práticas de gestão ordinária e os impactos e benefícios das relações em redes. Espera-se como contribuição prática que esse trabalho possa reunir informações para auxiliar na formulação de políticas públicas para as mulheres feirantes, como planejamento e tomadas de decisões, engajando as redes de negócios das mesmas.
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JONATAS ARIEL SIMOES MARTINS
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OS VALORES SOCIAIS, A ATITUDE FRENTE AS MÍDIAS SOCIAIS, O MATERIALISMO E A PROPENSÃO AO ENDIVIDAMENTO DOS CONSUMIDORES
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Orientador : CRISTIANE SALOME RIBEIRO COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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CRISTIANE SALOME RIBEIRO COSTA
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MARCUS AUGUSTO VASCONCELOS ARAÚJO
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MARIANNY JESSICA DE BRITO SILVA
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Data: 29/08/2023
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No âmbito da investigação da relação entre o endividamento e o comportamento do consumidor, diversos são os fatores que podem contribuir para uma situação de propensão ao endividamento. Nesse sentido, o presente estudo visa investigar a relação entre a atitude frente às mídias sociais (AMS), o materialismo (M), os valores sociais (VS) e a propensão ao endividamento (PE). Para tanto, este estudo assumiu um caráter quantitativo, descritivo e confirmatório, com levantamento de campo feito a partir de uma pesquisa survey, utilizando de um questionário estruturado no Google Forms com 30 assertivas. Todas as informações obtidas através do instrumento de coleta foram organizadas em um banco de dados eletrônico, rodado nos softwares estatísticos Statiscal Package for the Social Science – SPSS e AMOS, por meio de estatísticas descritivas de frequência, e as relações estabelecidas no estudo, bem como as hipóteses, foram testadas através da aplicação de modelagem de equações estruturais – MEE. Através dos resultados obtidos, 4 hipóteses foram suportadas e 2 hipóteses foram refutadas. No que se refere às contibuições teóricas, este estudo se mostrou inédito uma vez que não foram encontradas pesquisas que abordagem semelhante e que correlacionem o materialismo, os valores sociais e a atitude frente as mídias sobre a propensão ao endividamento em um mesmo estudo. Quanto as contribuições práticas, este estudo se apresenta relevante na medida em que, cada vez mais, o compartilhamento rituais de consumo através das mídias sociais tem impulsonado o comportamento de compra dos indivíduos, principalmente no campo de consumo de produtos de moda.
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No âmbito da investigação da relação entre o endividamento e o comportamento do consumidor, diversos são os fatores que podem contribuir para uma situação de propensão ao endividamento (Flores e Vieira ,2014; Oliveira, 2020; Silva, Souza e Rangel, 2020). Nesse sentido, o presente estudo visa investigar a influência da atitude frente as mídias sociais (AMS) sobre o materialismo (M), os valores sociais (VS), o consumo de status (CS) e a propensão ao endividamento (PE). Para tanto, será realizada uma pesquisa de caráter quantitativo-descritivo, com levantamento de campo feito a partir de uma pesquisa survey e dados coletados a partir de uma amostra do tipo snowbal, através de um questionário com XXX questões estruturado no Google Forms. Os dados obtidos com os questionários considerados válidos serão analisados a partir da técnica de modelagem de equações estruturais (MEE).
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KARINE BARRETO DA SILVA
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Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a baixa adesão dos Agricultores Familiares: Uma análise dos fatores dificultadores no Município de Caruaru/PE
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Orientador : JOSE LINDENBERG JULIAO XAVIER FILHO
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MEMBROS DA BANCA :
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ELIELSON OLIVEIRA DAMASCENA
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JOSE LINDENBERG JULIAO XAVIER FILHO
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CATARINE SANTOS DA SILVA
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Data: 30/08/2023
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O objetivo principal do presente estudo é compreender quais são os fatores que influenciam na baixa adesão dos agricultores familiares ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município de Caruaru/PE. A pesquisa do tipo qualitativa, descritiva, onde o lócus está representado pelos produtores rurais que potencialmente venderam para o PNAE, e que participaram das chamadas públicas. Sendo realizada entrevista com a presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (COMAE) e da representação da EEx. A triangulação, critério de qualidade na pesquisa qualitativa, será alcançada ao considerar sujeitos diferentes para acesso ao fenômeno, bem como pesquisadores diferentes envolvidos na mesma pesquisa. Desta forma, pode-se observar que além dos achados presentes na literatura, pode-se observar que no município de Caruaru demais fatores influenciam na adesão dos agricultores tais como: 1) relacionada ao COMAE a perseguição política e a composição técnica, 2) relacionada a EEx surge a falta de capacitação das nutricionistas e questões econômicas, 3) da parte dos agricultores a falta do municipio de se interessar pela aquisição de outros produtos. Deste modo, podemos afirmar que a adesão dos agricultores familiares à política pública do PNAE, em âmbito municipal, depende de três pilares básicos: recursos financeiros e sua destinação de compras, os agentes da política (entidade executora, COMAE e AF) e o cumprimento das normas que regem o programa.
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O objetivo principal do presente estudo é compreender quais são os fatores que influenciam na baixa adesão dos agricultores familiares ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município de Caruaru/PE. Justifica-se ainda ao relacionar o sucesso desta política pública, visando metas de interesse do Estado e da comunidade, tais como o desenvolvimento local, geração de renda, melhoria da qualidade de vida e a inserção de ações destinadas ao enfrentamento de situações de desigualdades de gênero e oportunidades para a juventude, visando a continuidade da agricultura familiar e a contribuição no processo de formação escolar dos discentes em escolas públicas. O estudo proposto será de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, onde o lócus está representado pelos produtores rurais que potencialmente podem vender para o PNAE, e que participaram das chamadas públicas. Será aplicado um roteiro de entrevista a dois grupos distintos, formado por agricultores que participaram das chamadas públicas e conseguiram fornecer os produtos para o PNAE e os que participaram das chamadas públicas mas não tiveram êxito no cumprimento dos critérios, não conseguindo fechar contrato. Além de tais entrevistas, da realização de entrevista com o presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (COMAE). A triangulação, critério de qualidade na pesquisa qualitativa, será alcançada ao considerar sujeitos diferentes para acesso ao fenômeno, bem como pesquisadores diferentes envolvidos na mesma pesquisa.
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KARLA GISELLE SILVA DE CASTRO
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O ordinário nos Relacionamentos Interorganizacionais: Uma análise das práticas de gestão do coletivo Mulheres no Polo em Santa Cruz do Capibaribe - PE
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Orientador : JOSE LINDENBERG JULIAO XAVIER FILHO
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MEMBROS DA BANCA :
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JOSE LINDENBERG JULIAO XAVIER FILHO
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ELISABETH CAVALCANTE DOS SANTOS
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JAQUELINE GUIMARAES SANTOS
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FERNANDO GOMES DE PAIVA JUNIOR
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Data: 11/09/2023
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Muitos movimentos se assemelham a redes sociais, sejam formais ou informais, e tem na colaboração um motor para facilitar o alcance dos objetivos. Por meio dos relacionamentos é possível fluir recursos intangíveis, estímulo, acolhida, recursos financeiros dentre outros que os participantes isolados teriam mais dificuldade de dispor. Este estudo tem como objetivo, por meio da abordagem da gestão ordinária, Como se desenvolve a gestão ordinária dos relacionamentos interorganizacionais informais com viés colaborativo? A inclinação para um RIO informal recepciona uma crítica aos estudos dos RIO’s que tem em sua trajetória a centralidade da perspectiva funcionalista, e que por meio da construção de regras gerais de funcionamento e na tentativa de generalizar os achados e propor modelos genéricos, mas cada vez mais as realidades locais se mostram emblemáticas e idiossincráticas, requerendo estatutos próprios de análise, razão pela qual um olhar mais atento às particularidades se mostra relevante, bem como acolhe inquietações recentes da pesquisa em Administração. O desenho metodológico envolveu a abordagem qualitativa com a aplicação de 2 (duas) entrevistas semi-estruturadas com as gestoras do RIO Coletivo Mulheres do Polo, cujo material foi analisado por meio da Análise de Conteúdo Temática. Os resultados apresentam RIO’s Coletivo Mulheres do Polo influenciou positivamente para as costureiras que compõem a RIO alcançando os objetivos planejados no início da rede, no entanto, no momento as gestoras da rede estão realizando visitas individuais o que pode ser um risco a rede no futuro. Algumas limitações foram percebidas nesta pesquisa, tais como: ouvir apenas a gestão e não as participantes; outra limitação foi a falta de reuniões do coletivo que não permitiu outro método de coleta de dados, como observação não-participante. Como contribuições acadêmicas foram notáveis nesta pesquisa as contribuições teóricas e empíricas de ordem prática unindo a gestão ordinária e a governança de redes.
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Muitos movimentos se assemelham a redes sociais, sejam formais ou informais, e tem na colaboração um motor para facilitar o alcance dos objetivos. Por meio dos relacionamentos é possível fluir recursos intangíveis, estímulo, acolhida, recursos financeiros dentre outros que os participantes isolados teriam mais dificuldade de dispor. Este estudo tem como objetivo por meio da abordagem da gestão ordinária (CARRIERI, et al 2014), compreender e identificar como acontece a gestão de duas redes interorganizacionais, no Agreste Pernambucano, em estágios de maturidade diferentes, sendo uma rede colaborativa formal e a segunda rede informal. Refletindo também, que historicamente a condução/gestão é vista sob o prisma funcionalista (GRANDORI & SODA, 1995; JONES, HESTERLY & BORGATTI, 1997; PROVAN & KENIS, 2005), e que por meio da construção de regras gerais de funcionamento e na tentativa de generalizar os achados e propor modelos genéricos, mas cada vez mais as realidades locais se mostram emblemáticas e idiossincráticas, requerendo estatutos próprios de análise, razão pela qual um olhar mais atento as particularidades se mostra relevante, bem como acolhe inquietações recentes da pesquisa em Administração (Bertero, Vasconcelos, Binder & Wood Jr., 2013). Desta forma, partiremos de um estudo qualitativo, após construção do arquivo e através de uma Análise de Conteúdo Temática, desvelaremos como as práticas de gestão ordinária acontecem nos relacionamentos interorganizacionais com viés colaborativo.
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RAFAELA DA COSTA SIQUEIRA
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Gestão da Diversidade em uma Instituição de Ensino Superior do Agreste Meridional de Pernambuco.
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Orientador : ELISABETH CAVALCANTE DOS SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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DIEGO COSTA MENDES
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DIOGO HENRIQUE HELAL
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ELISABETH CAVALCANTE DOS SANTOS
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Data: 28/11/2023
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Compreende-se que as noções de gestão da diversidade permitem que as organizações adotem algumas medidas administrativas, garantindo que atributos pessoais ou de grupo melhorem o desempenho da organização e, mais além, contribuam para o alcance da justiça social. Este estudo objetiva compreender a gestão da diversidade em uma Instituição de Ensino Superior do Agreste Meridional de Pernambuco. Para tanto, os objetivos específicos são: investigar quais as políticas de gestão da diversidade existentes em uma Instituição de Ensino Superior no Agreste Meridional de Pernambuco; compreender como são operacionalizadas as políticas de gestão da diversidade em uma Instituição de Ensino Superior no Agreste Meridional de Pernambuco; entender as percepções de servidores/as da Instituição de Ensino Superior investigda sobre as políticas de gestão da diversidade identificadas. As informações para a realização desta pesquisa foram coletadas por meio de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com gestores da Instituição de Ensino Superior do Agreste Meridional de Pernambuco, utilizando a análise de conteúdo para interpretação. As entrevistas realizadas proporcionaram uma visão abrangente e detalhada das políticas de gestão da diversidade em uma instituição de ensino, evidenciando desafios, impactos e perspectivas dos entrevistado. Considerando os resultados obtidos, as categorias de análise observadas são: (1) Necessidade de complemento entre políticas de diversidade (de seleção/cotas e internas); (2) Ausência de políticas orientadas a determinados grupos como, pessoas com deficiência, mulheres, LGBTQIA+; (3) preocupação com imagem organizacional; (4) ausência de recursos financeiros; (5) ausência de conscientização interna; (6) possibilidade de criação de desigualdades internas. Conclui-se que as experiências compartilhadas destacam a necessidade de um compromisso contínuo com a diversidade e a promoção de políticas que não apenas garantam a presença, mas também a qualidade e o fortalecimento da identidade dos estudantes. Dentre as contribuições, se aponta a necessidade de existir um acervo maior de estudos, que relacionem a gestão da diversidade e as suas políticas, para atuarem diante das desigualdades que perpassam o cotidiano das organizações, particularmente das Instituição de Ensino Superior.
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Compreende-se que as noções de gestão da diversidade e interseccionalidade permitem que as organizações adotem algumas medidas administrativas, garantindo que atributos pessoais ou de grupo melhorem o desempenho da organização e, mais além, contribuam para o alcance da justiça social. Este estudo objetiva compreender a gestão da diversidade em uma Instituição de Ensino Superior no Agreste Meridional de Pernambuco, a partir da análise interseccional. Para tanto, os objetivos específicos são: investigar o entendimento que se tem sobre diversidade na Instituição de Ensino Superior no Agreste Meridional de Pernambuco; identificar quais são as políticas de gestão da diversidade na Instituição de Ensino Superior do Agreste Meridional de Pernambuco; realizar uma análise interseccional das políticas de gestão da diversidade identificadas na Instituição de Ensino Superior do Agreste Meridional de Pernambuco. As informações para a realização desta pesquisa serão coletadas por meio de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com gestores da Instituição de Ensino Superior do Agreste Meridional de Pernambuco, utilizando a análise de conteúdo para interpretação. Dentre as contribuições, se aponta a ausência de estudos e de políticas que relacionam a gestão da diversidade e a interseccionalidade, para atuarem diante das desigualdades que perpassam o cotidiano das organizações, particularmente das Instituição de Ensino Superior.
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ALINE POLIANA COSTA TORRES DE OLIVEIRA
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VARIÁVEIS ANTECESSORAS DA INTENÇÃO DE COMPORTAMENTO MINIMALISTA: UM ESTUDO A LUZ DA TEORIA DO RACIOCÍNIO COMPORTAMENTAL
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Orientador : CRISTIANE SALOME RIBEIRO COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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CRISTIANE SALOME RIBEIRO COSTA
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EDVAN CRUZ AGUIAR
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MARCONI FREITAS DA COSTA
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Data: 07/12/2023
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Esse estudo teve por finalidade analisar a relação entre o autocontrole, a necessidade de cognição, o consumo consciente e a intenção de comportamento minimalista no consumo de moda no APL de confecções de Pernambuco. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza quantitativa e caráter descritivo, que utilizou amostragem do tipo não-probabilística de corte transversal único, adotando as técnicas de amostragem por conveniência e snowball. A coleta de dados se deu por meio de um survey online que contou com 312 respondentes. A análise dos dados foi feita por meio da Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados obtidos demonstram que o consumo consciente influencia a intenção de comportamento minimalista no consumo de moda, bem como o autocontrole influencia o consumo consciente e a intenção de comportamento minimalista no consumo de moda. E ainda, que a necessidade de cognição influencia o autocontrole, mas não influencia a intenção de comportamento minimalista no consumo de moda nem o consumo consciente. No tocante ao aporte teórico, a principal contribuição da pesquisa foi auxiliar no enquandramento do conceito de minimalismo no campo do comportamento do consumidor, além de contribuir para o fortalecimento e chancela das investigações que tem apontado a predominância da racionalidade do consumo na área sustentavel e ainda corrobora com a indicação de uma tendência no aumento da consciência sobre o consumo sustentável e consequentemente uma motivação maior dos consumidores por decidir de forma mais reflexiva.
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Esse estudo busca investigar sob a ótica da Teoria do Raciocínio Comportamental, a relação entre o autocontrole, a necessidade de cognição, o consumo consciente e a intenção de comportamento minimalista no consumo de moda no APL de Confecções de Pernambuco. Para que este objetivo seja alcançado, será realizada uma pesquisa de natureza quantitativa e de caráter descritivo, utilizando uma amostragem do tipo não-probabilística de corte transversal único. A coleta de dados será realizada por meio de um survey online, distribuído pela técnica snowball. A análise dos dados coletados se dará através da Modelagem de Equações Estruturais, sendo utilizados os softwares estatísticos IBM SPSS e IBM SPSS AMOS.
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FRANK JUNIO MENDONÇA
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A INFLUÊNCIA DA PERCEPÇÃO DE VALOR DAS AÇÕES DE MARKETING VERDE NA INTENÇÃO DE COMPRA DE COSMÉTICOS SUSTENTÁVEIS: UM ESTUDO COM OS CONSUMIDORES DO AGRESTE PERNAMBUCANO
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Orientador : ANDERSON TIAGO PEIXOTO GONCALVES
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MEMBROS DA BANCA :
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JOSÉ SARTO FREIRE CASTELO
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MAX LEANDRO DE ARAÚJO BRITO
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ANDERSON TIAGO PEIXOTO GONCALVES
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JULIO CESAR FERRO DE GUIMARAES
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Data: 20/12/2023
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O presente estudo tem como objetivo geral analisar a influência da percepção de valor das ações de marketing verde praticadas pelas empresas do segmento de cosméticos na intenção de compra sustentável dos consumidores do agreste pernambucano. Para isso, foi necessário conhecer como o marketing verde exerce influência na percepção de valor e na intenção de compra de consumidores de cosméticos sustentáveis; investigar a influência da percepção de valor no ceticismo verde e na eficácia percebida; verificar como o ceticismo verde influencia na intenção de compra; e, por fim, compreender a influência da eficácia percebida na intenção de compra de cosméticos sustentáveis. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada com abordagem quantitativa, no que se refere aos objetivos se classifica como uma pesquisa descritiva e explicativa. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário com 57 questões fechadas, em uma amostra de 223 respondentes. As respostas foram tratadas através do software SPSS, a fim de verificar a correlação entre as variáveis investigadas e realizar uma análise fatorial exploratória. Verificou-se a correlação entre os itens e a confiabilidade das escalas utilizadas, havendo consistência satisfatória com alfa de Cronbach acima de 0,7 em todos elas. Os resultados apresentam que a única hipótese do modelo conceitual que foi rejeitada é a de que o ceticismo verde exerce influência negativa na intenção de compra de cosméticos sustentáveis (H3a). Assim, foram confirmadas as hipóteses de que o marketing verde influencia positivamente a percepção de valor e a intenção de compra de cosméticos sustentáveis, assim como a eficácia percebida é influenciada de maneira positiva pela percepção de valor. Foi também confirmado que a percepção de valor influencia negativamente o ceticismo verde, e a eficácia percebida positivamente a intenção de compra de cosméticos sustentáveis.
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O objetivo deste estudo é analisar a influência da percepção de valor das ações de marketing verde praticadas pelas empresas do segmento de cosméticos na intenção de compra sustentável dos consumidores do agreste pernambucano. Para tanto, no referencial teórico, discute-sesobre os construtos que nortearão a pesquisa, nomeadamente, produtos verdes, marketing verde, percepção de valor, comportamento e intenção de compra consumo sustentável, ceticismo verde eeficácia percebida do consumidor.A pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem quantitativa, e de caráter descritivo. Como instrumento de coleta de dados será utilizado um questionário, desenvolvido com base em escalas já validadas em estudos anteriores, que será aplicado com consumidores de cosméticos das empresas Avon, Natura e O Boticário, por meio da plataforma google forms.
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