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Dissertations |
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SILVIO ANDRÉ VITAL JUNIOR
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MEDINDO A CAPACIDADE INOVADORA E EMPREENDEDORA PARA FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NOS ECOSSISTEMAS DO AGRESTE PERNAMBUCANO
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Advisor : NELSON DA CRUZ MONTEIRO FERNANDES
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COMMITTEE MEMBERS :
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JOSE ROBERTO FERREIRA GUERRA
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NELSON DA CRUZ MONTEIRO FERNANDES
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OSIRIS LUIS DA CUNHA FERNANDES
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Data: Feb 16, 2023
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Show Abstract
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Diante da necessidade de se acompanhar a maturidade de inovação do ecossistema para implementação de políticas públicas assertivas, cabe questionar: qual o estado competitivo do empreendedorismo impulsionado pela inovação nos ecossistemas do agreste pernambucano considerando políticas públicas de inovação e empreendedorismo? Ademais, quais políticas públicas devem atuar mais nesses ecossistemas? Propor indicadores dessa natureza para o estado de Pernambuco dará oportunidade de empresas fazerem uso desses para acompanhar o desempenho dos setores investigados, assim como, permitirá ao governo avaliar e melhorar suas ações de políticas públicas regionais contribuindo com o desenvolvimento econômico local e nacional.
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CLAUDINE JULIA SILVA
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ANTECEDENTES DA PERCEPÇÃO DE VALOR DOS USUÁRIOS DE APLICATIVOS DE ENTREGA DE COMIDA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19
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Advisor : MARIANNY JESSICA DE BRITO SILVA
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COMMITTEE MEMBERS :
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MARIANNY JESSICA DE BRITO SILVA
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MARCONI FREITAS DA COSTA
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JAIRO DE PONTES GOMES
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Data: Feb 27, 2023
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Show Abstract
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O valor percebido pelo cliente pode ser definido de acordo com a avaliação geral feita pelo consumidor sobre a utilidade de um produto, a partir das percepções do que é recebido e do que é dado. Para uma empresa ou marca, é importante que essa busque entregar valor para seu cliente, proporcionando-lhe mais benefícios do que custos, obtendo assim, vantagem competitiva no mercado. A evolução tecnológica, o avanço dos smartphones e o surgimento das plataformas digitais, como os aplicativos, trouxeram uma nova perspectiva no que diz respeito a essa percepção de valor, ofertando oportunidades aos clientes de cocriar junto à empresa. A presente pesquisa se debruça sobre a ótica dos aplicativos de entrega de comida que se disseminaram rapidamente em todo o mundo e, diante da pandemia do Covid-19, se fizeram ainda mais necessários no cotidiano dos consumidores, que seguiam as restrições recomendadas pelos órgãos de saúde, incluindo o isolamento físico. A literatura aponta algumas variáveis que podem se configurar como antecedentes importantes da percepção de valor dos usuários em ambiente digital. No entanto, ainda são incipientes estudos que abordam os antecedentes de valor percebido em aplicativos, mais especificamente, voltados à entrega de alimentos. Assim, o presente estudo busca analisar os possíveis antecedentes facilidade de uso, boca a boca eletrônico, risco percebido e comportamento positivo de enfrentamento à Covid-19, na percepção de valor dos usuários de aplicativos de entrega de comida. Para isso, será realizada uma pesquisa do tipo quantitativa, em que a coleta se dará por meio de questionários transmitidos de forma online com usuários desses aplicativos. Posteriormente será realizada uma análise descritiva e inferencial dos dados, com auxilio dos programas SPSS e SPSS AMOS, onde será realizada a modelagem por equações estruturais a fim de atingir o objetivo da pesquisa.
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MIRELLY MARY ALVES PINHEIRO
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ESTRATÉGIAS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO DOS GRUPOS DE PRESCRIÇÃO E SUAS INFLUÊNCIAS NO COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR
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Advisor : MARIANNY JESSICA DE BRITO SILVA
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COMMITTEE MEMBERS :
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MARIANNY JESSICA DE BRITO SILVA
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CRISTIANE SALOME RIBEIRO COSTA
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JAIRO DE PONTES GOMES
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Data: Feb 27, 2023
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Show Abstract
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Diante o avanço tecnológico vivido nos últimos anos, as empresas, marcas e profissionais buscam se adaptar as rápidas mudanças do mercado e acompanhar as necessidades do consumidor, como também adequar a forma de se comunicar com os mesmos. O comportamento do consumidor também tem passado por diversas transformações, em decorrência do maior uso da internet e do fácil acesso as informações e conteúdos, por meio das plataformas digitais. Com isto, algumas plataformas tem se destacado e conquistado os seus usuários, pela rapidez, fácil comunicação e possibilidade de identificação de grupos. O grupo de prescrição, considerado um grupo de referência, composto por membros que detém de conhecimento técnico, formação e criação de conteúdos de confiança, podem utilizar-se dessas estratégias online para se comunicar com os consumidores, fortalecendo sua relação e confiança para compra dos serviços que ofertam. Nesta presente investigação, o grupo de prescrição será representado pelos nutricionistas e objetiva-se compreender como estes membros prescritivos utilizam das estratégias digitais de comunicação para influenciar o consumidor nas compras dos serviços de nutrição. Será uma pesquisa de caráter qualitativo, dividida em duas etapas: realização de entrevistas semiestruturadas, tendo como sujeitos os consumidores que já compraram ou desejam comprar os serviços de nutrição e a realização da observação online do perfil dos nutricionistas apontados por esses consumidores como relevantes ou influentes. Ao final dessas etapas, os dados serão analisados e discutidos afim de se compreender esta influência no comportamento do consumidor, sob luz do Marketing de conteúdo, Marketing de influência, Marketing de relacionamento, visando responder a seguinte pergunta de pesquisa: Como as estratégias de comunicação digital implementadas por grupos de prescrição, aqui representados por nutricionistas, influenciam o comportamento de compra do consumidor para aquisição de seus serviços?
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VANESSA SUELLEN ARCOVERDE MOREIRA
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O QUE NOS CONTA A PRÁTICA DE EMPODERAMENTO DE MULHERES NEGRAS NO CONTEXTO COMERCIAL DO AGRESTE PERNAMBUCANO?
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Advisor : FLAVIA ZIMMERLE DA NOBREGA COSTA
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COMMITTEE MEMBERS :
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FLAVIA ZIMMERLE DA NOBREGA COSTA
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ELIELSON OLIVEIRA DAMASCENA
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JOSE ROBERTO FERREIRA GUERRA
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Data: Feb 28, 2023
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Show Abstract
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O consumo é um aspecto fundamental em nossas formas sociais, promovendo estilos de vida, identidades e individualidades. Mesmo constituindo mais da metade da população brasileira, o consumidor negro ainda não se vê representado nesse campo, mesmo já tendo exercido pressão sobre a indústria. O fato não diverge do que ocorre com os negros em outros países, nem em outros espaços de poder nas variadas estruturas sociais. O consumo ativista representa um dos movimentos de reinvindicação que busca transformar a ordem social em torno do consumo, sendo sustentado pelo discurso de empoderamento. O termo além de assegurar vários movimentos de exclusão, permeia a noção de autonomia, sendo uma categoria analítica de campos de conhecimento, uma ferramenta utilizada por governos, organizações da sociedade civil, agencias de desenvolvimento, mercado e consumidores. Sendo atravessado por uma rede de poder, com base em Michel Foucault, propomos entender o empoderamento como dispositivo e revelar que saberes embasam sua prática no consumo ativista negro do Agreste de Pernambuco. Selecionamos a marca caruaruense AYÔ para um estudo de caso instrumental e o corpus será formado a partir de sua comunicação e interação com consumidores no Instagram. Adotaremos a Análise de Discurso Foucaultiana (ADF) e esperamos contribuir com a abordagem da CCT ao evidenciar como complexas dinâmicas estão envolvidas nas práticas de consumo, pois uma rede de força opera sobre o consumidor.
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MARCIO TENÓRIO CHAVES
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O AGROTURISMO COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO NO AGRESTE MERIDIONAL DE PERNAMBUCO
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Advisor : CHARLES ULISES DE MONTREUIL CARMONA
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COMMITTEE MEMBERS :
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CHARLES ULISES DE MONTREUIL CARMONA
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JOSE LINDENBERG JULIAO XAVIER FILHO
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MARCOS ROBERTO GOIS DE OLIVEIRA MACEDO
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Data: Mar 24, 2023
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Show Abstract
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Os empreendimentos turísticos são atividades que têm crescido nos últimos anos e um dos fatores que têm contribuído são as experiências que contrariam, ampliam ou intensificam a prática cotidiana. Nota-se também que a agricultura é indispensável para a sociedade, pois além de abastecer o mercado com alimentos, é responsável por grande parte dos alimentos consumidos pelos brasileiros. Neste sentido, o objetivo deste estudo é analisar o potencial do agroturismo como instrumento de desenvolvimento e inovação no Agreste Meridional. Para atender este intento a metodologia empregada é de abordagem qualitativa, por meio da aplicação de um estudo de múltiplos casos. A coleta de dados foi realizada pela técnica da entrevista semiestrutura. No tratamento dos resultados foi aplicada a técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011).
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MARCONE JOSÉ SILVA
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O VALOR DA MARCA PARA OS CLIENTES: um estudo de caso sobre a imagem da marca Dijolly
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Advisor : FLAVIA ZIMMERLE DA NOBREGA COSTA
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COMMITTEE MEMBERS :
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FLAVIA ZIMMERLE DA NOBREGA COSTA
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MARCONI FREITAS DA COSTA
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JOSE ROBERTO FERREIRA GUERRA
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Data: Mar 30, 2023
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Show Abstract
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Numa sociedade intitulada de consumo, as marcas adquiriram uma importância relevante, por sua oferta de valor para organizações e para consumidores. Para o marketing a criação de identidade de uma marca engloba envolvê-la em forte carga simbólica e gerenciar a construção de sua imagem, e para o consumidor os símbolos culturais lançados nessas narrativas norteiam e embasam suas vidas nos espaços sociais, produzindo verdades, valores e identidades. Contudo, é reconhecida a persistente disparidade entre os resultados pretendidos e obtidos pelas estratégias de marketing, então causados pela negociação ativa desses sentidos pelo consumidor como coprodutor de valor. No Agreste de Pernambuco, em meio a uma cultura de forte posicionamento por preço, a marca Dijolly destaca-se suas estratégias efetuadas por atributos. Seu crescimento para outros mercados nos indica a assertiva desse trabalho, mas a literatura aponta que é muito pouco explorado os modos como os clientes atribuem sentidos às marcas. Adotando um estudo de caso, nosso objetivo volta-se para entender como os clientes significam a Dijolly a partir de suas campanhas criativas, uma vez que a narrativa da marca é produzida por todos os envolvidos, sendo uma construção cultural, coletiva e intermitente. Nossos resultados pretendem contribuir com os estudos da abordagem da CCT sobre imagem de marca, e para as empresas do polo de confecções do agreste pernambucano, no que tange ao fortalecimento de suas estratégias de comunicação, evidenciando as vantagens do reposicionamento por atributos.
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PEDRO FELIPE DE SÁ QUEIROZ
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O ESPAÇO-OUTRO DA FEIRA DE CARUARU: Como as práticas de consumo conformam esse espaço heterotópico?
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Advisor : FLAVIA ZIMMERLE DA NOBREGA COSTA
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COMMITTEE MEMBERS :
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FLAVIA ZIMMERLE DA NOBREGA COSTA
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ELIELSON OLIVEIRA DAMASCENA
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BRUNO RAFAEL TORRES FERREIRA
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Data: Mar 30, 2023
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Show Abstract
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Caracterizadas por serem uma das formas de comercialização de produtos mais antigas e tradicionais, as feiras livres são desempenham um papel fundamental na consolidação econômica, cultural e social no ambiente em que estão inseridas (MOTA, FERREIRA, MORALES, 2020). Fundamental para o surgimento da cidade, a importância da Feira de Caruaru para a cidade e região circunvizinha, sendo uma das feiras mais importantes do país, tombada, em 2006, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN como patrimônio cultural imaterial brasileiro. Assim, a feira, com relação a sua disposição espacial, em determinado dia da semana, ocupa um lugar nas ruas da cidade de Caruaru e a transforma, a partir de relações de consumo e suas singularidades. Podemos entender que a feira funciona como um contra-espaço, um lugar imaginado, um espaço heterotópico ao qual Foucault caracteriza por lugares que estão fora de todos os lugares, embora sua localização geográfica possa ser claramente determinada na realidade. Desta forma, partiremos de um estudo qualitativo, após construção do arquivo e através de uma Análise de Discurso Foucaultiana (ADF), desvelaremos como as práticas de consumo conformam a cultura desse espaço heterotópico. Potencialmente esperamos contribuir com a abordagem da CCT no contexto de uma existência cultural embasada por relações de consumo no espaço da feira que possuem uma relevância econômica, cultural e social, que constituem a vida da própria cidade que a cedia.
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ALEXANDRE MAGNO BEZERRA DA SILVA
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QUAIS SENTIDOS SÃO ATRIBUÍDOS AO EMPODERAMENTO POR CONSUMIDORAS DE MARCAS DE MODA DO AGRESTE DE PERNAMBUCO ENGAJADAS NA LUTA CONTRA A GORDOFOBIA.
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Advisor : FLAVIA ZIMMERLE DA NOBREGA COSTA
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COMMITTEE MEMBERS :
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FLAVIA ZIMMERLE DA NOBREGA COSTA
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MARIA ALICE VASCONCELOS ROCHA
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RODRIGO CÉSAR TAVARES CAVALCANTI
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Data: Apr 3, 2023
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Show Abstract
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Vivemos em uma sociedade que fomentou uma intolerância à gordura corporal, estipulando como ideal de beleza e saúde o corpo magro e sarado. Os que nele não se enquadram são alvos de censura moral, vivenciam circunstâncias desprivilegiadas e sofrem com o desprezo social. Movimentos reivindicatórios pautados no consumo objetivam o empoderamento dos vitimados, uma prática e um discurso pautados na ideia de libertação, que também vem servindo às mais variadas estratégias do mercado. Seguindo o pensamento de Michel Foucault, entendemos que os sujeitos se constituem como um objeto de determinada relação de saber-poder, portanto, que a experiência de empoderamento também fabrica os sujeitos, sendo capaz de ser iluminada pelos sentidos atribuídos a essa prática, já que, para o autor, o discurso nomeia o que potencialmente produz. Assim, nos questionamos: como o empoderamento vem sendo significado e praticado pelas consumidoras das marcas ativistas do APL em Pernambuco? Numa abordagem qualitativa, nossa coleta adotará a entrevista aberta com consumidoras de marcas do Agreste e nossa análise será a de discurso funcional. Desse modo, fugimos do entendimento comum de empoderamento como um intento de “ter poder”, para entendê-lo como uma luta pelo direito de existir, evidenciando a complexidade que envolve a construção de uma posição de sujeito não normativa. Esperamos que nossos resultados contribuam com a abordagem Consumer Culture Theory- CCT, uma vez que que tanto o empoderamento como seu resultado na constituição de subjetividade são centrais para entender os estudos do consumo ativista e, observá-lo como integrador de uma rede complexa e dinâmica é reconhecidamente relevante para os estudos nessa abordagem.
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NATHIANE MAYRA MARQUES MAGALHÃES
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A VULNERABILIDADE E O BEM-ESTAR ALIMENTAR DE CONSUMIDORES COM ALERGIAS E/OU INTOLERÂNCIAS A ALIMENTOS: UM ESTUDO DE INSPIRAÇÃO ETNOGRÁFICA
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Advisor : ELIELSON OLIVEIRA DAMASCENA
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COMMITTEE MEMBERS :
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ELIELSON OLIVEIRA DAMASCENA
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ELISABETH CAVALCANTE DOS SANTOS
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FRANCISCO VICENTE SALES MELO
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Data: Apr 24, 2023
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Show Abstract
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O alimento é essencial para a sobrevivência humana, com o tempo tornou-se um dos mais significativos parâmetros de qualidade de vida, e atualmente é um contribuinte crítico para o bem-estar físico e mental por ser uma importante fonte de prazer. No entanto, para alguns esse bem-estar vem sendo afetado pelas alergias e intolerâncias alimentares, essas reações adversas ao alimento em decorrência das respostas do próprio corpo resultam para pessoas que sofrem com essas restrições, uma atividadenatural, social e simples como comer, pode afetar severamente suas vidas, visto que alguns alimentos ou ingredientes podem ser potencialmente fatais. À luz do exposto, busca-se responder como se relaciona a vulnerabilidade do consumidor e o bem-estar alimentar de pessoas com alergias e/ou intolerâncias a alimentos? O delineamento proposto é qualitativo, e o método adotado foi o de inspiração etnográfica, que transcorre desde setembro de 2021 em unidades de alimentação em Caruaru –PE com sujeitos de pesquisa alérgicos ou intolerantes a alimentos. Nesse sentido, este trabalho está sendo construído numa abordagem interpretativa, com o uso de múltiplas técnicas de coletas de dados, como a observação participante, a não participante e entrevistas. Ao final dessas etapas, os dados serão analisados e discutidos a partir da análise de conteúdo, a fim de se compreender como se relaciona a vulnerabilidade do consumidor e o bem-estar alimentar de pessoas com alergias e/ou intolerâncias a alimentos.
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TALITA DA SILVA ANDRADE
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Vulnerabilidade do consumidor e bem-estar financeiro: Um estudo sobre o consumo de crédito dos empreendedores do ramo de confecção do Arranjo Produtivo Local do Agreste Pernambucano.
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Advisor : ELIELSON OLIVEIRA DAMASCENA
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COMMITTEE MEMBERS :
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ELIELSON OLIVEIRA DAMASCENA
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JOSE LINDENBERG JULIAO XAVIER FILHO
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KLIVER LAMARTHINE ALVES CONFESSOR
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Data: Apr 27, 2023
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Show Abstract
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A vulnerabilidade do consumidor pode ser definida como um estado de fragilidade do indivíduos durante o seu processo de consumo. Por sua vez o bem-estar financeiro é definido como um estado que gera satisfação em relação a situação financeira de cada pessoa, principalmente nos aspectos comportamentais para tomada de decisões. O consumo de crédito entretanto, tem como caractéristicas o seu papel em transformar a situação financeira através de um capital. Sendo assim, este artigo tem por objetivo examinar a relação entre a vulnerabilidade do consumidor e o seu bem-estar financeiro, através do consumo de crédito pelos os empreendedores do ramo de confecção do arranjo produtivo local do Agreste Pernambucano. O trabalho tem caracter qualitativo, onde o sujeito da pesquisa será investigado pela técnica de entrevista em profundidade, em seguida a analise de dados terá como resultado a aplicaçaõ da análise de conteudo e observação direta e a validade e confiabiidade da pesquisa será atribuida por meio de triangulação destes dados.
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ÍTALO HENRIQUE DE FREITAS RAMOS DA SILVA
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Festa como organização: uma Análise Histórico-Decolonial Polifônica do São João Caruaruense
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Advisor : ELISABETH CAVALCANTE DOS SANTOS
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COMMITTEE MEMBERS :
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ANA SILVIA ROCHA IPIRANGA
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ELISABETH CAVALCANTE DOS SANTOS
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MÁRCIO MOUTINHO ABDALLA
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Data: May 16, 2023
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Show Abstract
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Após reiteradas solicitações para que a área dos Estudos Organizacionais (EOR) se envolvesse com a teoria da história, é possível afirmar que os teóricos organizacionais fizeram o esforço para introduzir abordagens historiográficas variadas mediante escolhas onto-epistemológicas distintas. Embora não seja difícil notar que esse esforço ainda negligencia a alteridade pensada à margem dos teóricos críticos localizados no Norte Global Ocidental (NGO). Assim, meu argumento central nesta dissertação é que as abordagens historiográficas introduzidas na área institucional dos EOR precisam estar engajadas com a opção ético-política da decolonialidade. Como articulação teórico-metodológica, proponho a Abordagem Histórica Decolonial Polifônica (AHDP) para co-construir narrativas históricas sobre o passado perfurado por silêncios impostos ou causados pela colonialidade. Amplio a percepção epistêmica sobre as formas históricas de organização e gestão que podem ser entendidas a partir das festas populares enquanto lócus empírico. Duas questões orientam esta dissertação: (1) Como as festas populares podem ser compreendidas enquanto lócus de organização e gestão a partir da AHDP? E (2) por que as festas populares mudam ou preservam determinadas maneiras de organização e gestão no decorrer da sua história? O contexto empírico da pesquisa será a festa popular do São João que caracteriza as festas juninas no Nordeste brasileiro, em especial nas dimensões socioeconômica e cultural para a cidade de Caruaru, Pernambuco, Brasil. O método está engajo aos preceitos teóricos da AHDP, seguindo uma abordagem qualitativa de incursão etnográfica nos arquivos históricos à luz da decolonialidade e co-construindo narrativas históricas sobre o passado acessado enquanto método de análise.
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JOMILSON QUEIROS DE JESUS
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DISPONIBILIDADE DE CRÉDITO: O Impacto da Percepção de Valor, da Gratidão e da Atitude ao Endividamento no Bem-Estar Financeiro do Consumidor de Baixa Renda
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Advisor : MARCONI FREITAS DA COSTA
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COMMITTEE MEMBERS :
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CRISTIANE SALOME RIBEIRO COSTA
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KEYSA MANUELA CUNHA DE MASCENA
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MARCONI FREITAS DA COSTA
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Data: May 30, 2023
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Show Abstract
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Este estudo visa analisarse a percepção do valor do consumidor em relação ao crédito, a gratidão do consumidor pelo acesso ao crédito e a atitude favorável ao endividamento impactam no bem-estar financeiro do público de baixa renda. O método de modelagem por equações será utilizado, acessando a amostra representativa da população de baixa renda do agreste pernambucano. O bem-estar financeiro é tido como sendo a percepção de ser capaz de manter o padrão de vida atual e antecipado e liberdade financeira desejada. E este estudo visa contribuir no sentido de apontar os elementos de impacto no bem-estar financeiro do consumidor de baixa renda.
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STÉFANNI MARIA DOS SANTOS LOPES
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PRÁTICAS ORGANIZATIVAS E A INFORMALIDADE NAS FACÇÕES DE CONFECÇÕES EM CARUARU-PE
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Advisor : ELISABETH CAVALCANTE DOS SANTOS
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COMMITTEE MEMBERS :
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OCTAVIO MARTIN MAZA DÍAZ CORTÉS
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DIOGO HENRIQUE HELAL
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ELISABETH CAVALCANTE DOS SANTOS
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Data: Jun 29, 2023
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Show Abstract
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O presente trabalho pretende, por meio da abordagem da prática, compreender a informalidade nas facções de confecção em Caruaru-PE, mais especificamente as desigualdades que a constituem. A motivação para tal se verifica com as discussões acerca da informalidade que perfaz os processos produtivos de confecções na região Agreste de Pernambuco de um modo particular. Isso porque as singularidades locais apontam para um hibridismo presente na gestão dos negócios, levando-nosa considerar o fenômeno para além da dicotomia formal-informal.Por isso, mobiliza-se a Abordagem da Prática, precisamente sob a perspectiva de Theodore Schatzki, posto que o autor se propõe a romper com os dualismos e a expandir a noção de organização. Além disso, concebe prática como composta por uma “malha de arranjos” desenvolvida no social, ou seja, por nexos de relações humanas e materiais. Logo, este trabalho entende que a informalidade pode ser (re)produzida nas relações entre os indivíduos por meio da prática, na qual resultam em desigualdades e resistências. Desta forma, e em consonância com os Estudos Baseados em Prática, o trabalho partirá de uma abordagem qualitativa com entrevistas narrativas e observações em campo, além de diário de campo, imagens e filmagens. Estas últimas como meio de regaste a memória da pesquisadora e como subsidio a análise, que terá como orientação a análise de narrativa baseada em BarbáraCzarniaska. Espera-se assim, ampliar a noção de informalidade e organização, bem como, trazer elementos que possam minimizar as desigualdades no meio das facções.
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JULIETTE IONE SANTANA DE SIQUEIRA
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NEGÓCIOS PERIFÉRICOS E GESTÃO ORDINÁRIA: UM OLHAR A PARTIR DAS REDES DE MULHERES FACCIONISTAS DA FEIRA DA SULANCA.
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Advisor : DENISE CLEMENTINO DE SOUZA
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COMMITTEE MEMBERS :
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SILVIA LAMADRID ALVAREZ
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DENISE CLEMENTINO DE SOUZA
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DÉBORA DE FINA GONZALEZ
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MYRNA SUELY SILVA LORETO
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Data: Aug 14, 2023
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Show Abstract
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O objetivo desse estudo é analisar as redes de negócios das mulheres faccionistas que atuam na feira da Sulanca em Caruaru-PE a partir da gestão ordinária. Justifica-se que diante dos trabalhos existentes sobre o “Agreste pernambucano das confecções” há uma lacuna no que tange às mulheres desta feira e as redes de negócios que estão conectadas desde o surgimento da mesma até os dias atuais, onde as mulheres predominam como força do trabalho no contexto periférico da confecção, nos empreendimentos informais conhecidos como facções. Assim, dar-se-á a partir de um estudo de caso com lócus na Feira da Sulanca, através da realização de entrevistas semiestruturadas e observação não participante com mulheres faccionistas que possuam negócios na Feira. Com a análise de conteúdo dos dados obtidos, pretende-se mapear as redes de negócios das mulheres faccionistas da Sulanca, além de conhecer o funcionamento das redes de apoio dessas mulheres, verificando as práticas de gestão ordinária e os impactos e benefícios das relações em redes. Espera-se como contribuição prática que esse trabalho possa reunir informações para auxiliar na formulação de políticas públicas para as mulheres feirantes, como planejamento e tomadas de decisões, engajando as redes de negócios das mesmas.
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JONATAS ARIEL SIMOES MARTINS
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A INFLUÊNCIA DA ATITUDE PARA COM AS MÍDIAS SOCIAIS DOS CONSUMIDORES SOBRE OS FATORES INTERNOS E A PROPENSÃO AO ENDIVIDAMENTO
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Advisor : CRISTIANE SALOME RIBEIRO COSTA
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COMMITTEE MEMBERS :
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CRISTIANE SALOME RIBEIRO COSTA
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MARCUS AUGUSTO VASCONCELOS ARAÚJO
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MARIANNY JESSICA DE BRITO SILVA
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Data: Aug 29, 2023
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Show Abstract
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No âmbito da investigação da relação entre o endividamento e o comportamento do consumidor, diversos são os fatores que podem contribuir para uma situação de propensão ao endividamento (Flores e Vieira ,2014; Oliveira, 2020; Silva, Souza e Rangel, 2020). Nesse sentido, o presente estudo visa investigar a influência da atitude frente as mídias sociais (AMS) sobre o materialismo (M), os valores sociais (VS), o consumo de status (CS) e a propensão ao endividamento (PE). Para tanto, será realizada uma pesquisa de caráter quantitativo-descritivo, com levantamento de campo feito a partir de uma pesquisa survey e dados coletados a partir de uma amostra do tipo snowbal, através de um questionário com XXX questões estruturado no Google Forms. Os dados obtidos com os questionários considerados válidos serão analisados a partir da técnica de modelagem de equações estruturais (MEE).
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KARINE BARRETO DA SILVA
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Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a baixa adesão dos Agricultores Familiares: Uma análise dos fatores dificultadores no Município de Caruaru/PE
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Advisor : JOSE LINDENBERG JULIAO XAVIER FILHO
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COMMITTEE MEMBERS :
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ELIELSON OLIVEIRA DAMASCENA
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JOSE LINDENBERG JULIAO XAVIER FILHO
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CATARINE SANTOS DA SILVA
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Data: Aug 30, 2023
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Show Abstract
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O objetivo principal do presente estudo é compreender quais são os fatores que influenciam na baixa adesão dos agricultores familiares ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município de Caruaru/PE. Justifica-se ainda ao relacionar o sucesso desta política pública, visando metas de interesse do Estado e da comunidade, tais como o desenvolvimento local, geração de renda, melhoria da qualidade de vida e a inserção de ações destinadas ao enfrentamento de situações de desigualdades de gênero e oportunidades para a juventude, visando a continuidade da agricultura familiar e a contribuição no processo de formação escolar dos discentes em escolas públicas. O estudo proposto será de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, onde o lócus está representado pelos produtores rurais que potencialmente podem vender para o PNAE, e que participaram das chamadas públicas. Será aplicado um roteiro de entrevista a dois grupos distintos, formado por agricultores que participaram das chamadas públicas e conseguiram fornecer os produtos para o PNAE e os que participaram das chamadas públicas mas não tiveram êxito no cumprimento dos critérios, não conseguindo fechar contrato. Além de tais entrevistas, da realização de entrevista com o presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (COMAE). A triangulação, critério de qualidade na pesquisa qualitativa, será alcançada ao considerar sujeitos diferentes para acesso ao fenômeno, bem como pesquisadores diferentes envolvidos na mesma pesquisa.
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KARLA GISELLE SILVA DE CASTRO
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NINGUÉM EMPREENDE SOZINHA: GOVERNANÇA E GESTÃO ORDINÁRIA NO POLODE CONFECÇÕES NO AGRESTE PERNAMBUCANO
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Advisor : JOSE LINDENBERG JULIAO XAVIER FILHO
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COMMITTEE MEMBERS :
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JOSE LINDENBERG JULIAO XAVIER FILHO
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ELISABETH CAVALCANTE DOS SANTOS
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JAQUELINE GUIMARAES SANTOS
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FERNANDO GOMES DE PAIVA JUNIOR
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Data: Sep 11, 2023
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Show Abstract
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Muitos movimentos se assemelham a redes sociais, sejam formais ou informais, e tem na colaboração um motor para facilitar o alcance dos objetivos. Por meio dos relacionamentos é possível fluir recursos intangíveis, estímulo, acolhida, recursos financeiros dentre outros que os participantes isolados teriam mais dificuldade de dispor. Este estudo tem como objetivo por meio da abordagem da gestão ordinária (CARRIERI, et al 2014), compreender e identificar como acontece a gestão de duas redes interorganizacionais, no Agreste Pernambucano, em estágios de maturidade diferentes, sendo uma rede colaborativa formal e a segunda rede informal. Refletindo também, que historicamente a condução/gestão é vista sob o prisma funcionalista (GRANDORI & SODA, 1995; JONES, HESTERLY & BORGATTI, 1997; PROVAN & KENIS, 2005), e que por meio da construção de regras gerais de funcionamento e na tentativa de generalizar os achados e propor modelos genéricos, mas cada vez mais as realidades locais se mostram emblemáticas e idiossincráticas, requerendo estatutos próprios de análise, razão pela qual um olhar mais atento as particularidades se mostra relevante, bem como acolhe inquietações recentes da pesquisa em Administração (Bertero, Vasconcelos, Binder & Wood Jr., 2013). Desta forma, partiremos de um estudo qualitativo, após construção do arquivo e através de uma Análise de Conteúdo Temática, desvelaremos como as práticas de gestão ordinária acontecem nos relacionamentos interorganizacionais com viés colaborativo.
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RAFAELA DA COSTA SIQUEIRA
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GESTÃO DA DIVERSIDADE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO AGRESTE MERIDIONAL DE PERNAMBUCO: uma análise interseccional.
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Advisor : ELISABETH CAVALCANTE DOS SANTOS
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COMMITTEE MEMBERS :
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DIEGO COSTA MENDES
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DIOGO HENRIQUE HELAL
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ELISABETH CAVALCANTE DOS SANTOS
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Data: Nov 28, 2023
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Show Abstract
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Compreende-se que as noções de gestão da diversidade e interseccionalidade permitem que as organizações adotem algumas medidas administrativas, garantindo que atributos pessoais ou de grupo melhorem o desempenho da organização e, mais além, contribuam para o alcance da justiça social. Este estudo objetiva compreender a gestão da diversidade em uma Instituição de Ensino Superior no Agreste Meridional de Pernambuco, a partir da análise interseccional. Para tanto, os objetivos específicos são: investigar o entendimento que se tem sobre diversidade na Instituição de Ensino Superior no Agreste Meridional de Pernambuco; identificar quais são as políticas de gestão da diversidade na Instituição de Ensino Superior do Agreste Meridional de Pernambuco; realizar uma análise interseccional das políticas de gestão da diversidade identificadas na Instituição de Ensino Superior do Agreste Meridional de Pernambuco. As informações para a realização desta pesquisa serão coletadas por meio de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com gestores da Instituição de Ensino Superior do Agreste Meridional de Pernambuco, utilizando a análise de conteúdo para interpretação. Dentre as contribuições, se aponta a ausência de estudos e de políticas que relacionam a gestão da diversidade e a interseccionalidade, para atuarem diante das desigualdades que perpassam o cotidiano das organizações, particularmente das Instituição de Ensino Superior.
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ALINE POLIANA COSTA TORRES DE OLIVEIRA
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Variáveis Antecessoras da Intenção de Comportamento Minimalista: um estudo a luz da Teoria do Raciocínio Comportamental.
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Advisor : CRISTIANE SALOME RIBEIRO COSTA
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COMMITTEE MEMBERS :
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CRISTIANE SALOME RIBEIRO COSTA
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EDVAN CRUZ AGUIAR
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MARCONI FREITAS DA COSTA
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Data: Dec 7, 2023
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Show Abstract
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Esse estudo busca investigar sob a ótica da Teoria do Raciocínio Comportamental, a relação entre o autocontrole, a necessidade de cognição, o consumo consciente e a intenção de comportamento minimalista no consumo de moda no APL de Confecções de Pernambuco. Para que este objetivo seja alcançado, será realizada uma pesquisa de natureza quantitativa e de caráter descritivo, utilizando uma amostragem do tipo não-probabilística de corte transversal único. A coleta de dados será realizada por meio de um survey online, distribuído pela técnica snowball. A análise dos dados coletados se dará através da Modelagem de Equações Estruturais, sendo utilizados os softwares estatísticos IBM SPSS e IBM SPSS AMOS.
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FRANK JUNIO MENDONÇA
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A INFLUÊNCIA DA PERCEPÇÃO DE VALOR DAS AÇÕES DE MARKETING VERDE NA INTENÇÃO DE COMPRA DE COSMÉTICOS SUSTENTÁVEIS: UM ESTUDO COM OS CONSUMIDORES DO AGRESTE PERNAMBUCANO
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Advisor : ANDERSON TIAGO PEIXOTO GONCALVES
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COMMITTEE MEMBERS :
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JOSÉ SARTO FREIRE CASTELO
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MAX LEANDRO DE ARAÚJO BRITO
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ANDERSON TIAGO PEIXOTO GONCALVES
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JULIO CESAR FERRO DE GUIMARAES
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Data: Dec 20, 2023
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Show Abstract
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O objetivo deste estudo é analisar a influência da percepção de valor das ações de marketing verde praticadas pelas empresas do segmento de cosméticos na intenção de compra sustentável dos consumidores do agreste pernambucano. Para tanto, no referencial teórico, discute-sesobre os construtos que nortearão a pesquisa, nomeadamente, produtos verdes, marketing verde, percepção de valor, comportamento e intenção de compra consumo sustentável, ceticismo verde eeficácia percebida do consumidor.A pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem quantitativa, e de caráter descritivo. Como instrumento de coleta de dados será utilizado um questionário, desenvolvido com base em escalas já validadas em estudos anteriores, que será aplicado com consumidores de cosméticos das empresas Avon, Natura e O Boticário, por meio da plataforma google forms.
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