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Dissertações |
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MARILIA NUNES VALENÇA
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Capacidades dinâmicas e a capacidade de inovar : influenciam no desempenho dos hotéis?
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Orientador : VIVIANE SANTOS SALAZAR
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MEMBROS DA BANCA :
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VIVIANE SANTOS SALAZAR
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JULIO CESAR FERRO DE GUIMARAES
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YAKARA VASCONCELOS PEREIRA
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BENNY KRAMER COSTA
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Data: 07/03/2023
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Cenários de instabilidade, como crises fazem parte do setor de hotelaria e a pandemia COVID-19 trouxe à tona a fragilidade econômica do setor. Ainda assim, muitos hotéis têm se mostrado competitivos e conseguem manter suas vantagens competitivas mesmo diante de tais cenários. Diante disso, a presente pesquisa tem como objetivo analisar os efeitos da capacidade de inovar no desempenho dos hotéis diante de cenários de grande instabilidade. Para isso, será aplicado um questionário com hotéis de todo o Brasil que pertencem a uma rede, tal como a ABIH, e que tenham pelo menos três estrelas. Para a análise, será realizada a análise fatorial e estatística descritiva a fim de avaliar como as capacidades dinâmicas e a capacidade de inovar afetam o desempenho dos hotéis. Desta maneira, no plano teórico espera-se que a pesquisa contribua com a construção do conhecimento sobre a temática. E no plano prático espera-se que a pesquisa possa contribuir com caminhos possíveis para que os hotéis possam melhorar seu desempenho em cenários de instabilidade.
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Cenários de instabilidade, como crises fazem parte do setor de hotelaria e a pandemia COVID-19 trouxe à tona a fragilidade econômica do setor. Ainda assim, muitos hotéis têm se mostrado competitivos e conseguem manter suas vantagens competitivas mesmo diante de tais cenários. Diante disso, a presente pesquisa tem como objetivo analisar os efeitos da capacidade de inovar no desempenho dos hotéis diante de cenários de grande instabilidade. Para isso, será aplicado um questionário com hotéis de todo o Brasil que pertencem a uma rede, tal como a ABIH, e que tenham pelo menos três estrelas. Para a análise, será realizada a análise fatorial e estatística descritiva a fim de avaliar como as capacidades dinâmicas e a capacidade de inovar afetam o desempenho dos hotéis. Desta maneira, no plano teórico espera-se que a pesquisa contribua com a construção do conhecimento sobre a temática. E no plano prático espera-se que a pesquisa possa contribuir com caminhos possíveis para que os hotéis possam melhorar seu desempenho em cenários de instabilidade.
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ANA KARLA DE MELO SILVA
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EXPERIÊNCIA DE CONSUMO EM AMBIENTES DE SERVIÇOS GASTRONÔMICOS FACE À VULNERABILIDADE E RESILIÊNCIA DE USUÁRIOS DE CADEIRAS DE RODAS NOS BARES DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE.
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Orientador : ANDERSON GOMES DE SOUZA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDERSON GOMES DE SOUZA
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JULIO CESAR FERRO DE GUIMARAES
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ELIELSON OLIVEIRA DAMASCENA
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Data: 20/03/2023
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O consumo se encontra refletido no modelo de comportamento de distintos grupos sociais e por ser um fenômeno social, existem grupos que são excluídos de determinadas experiências. Nos bares do setor da gastronomia não é diferente, por ser um serviço hedônico e em parte, de alta exigência, a experiência de consumo em ambientes de serviços pode ser considerada complexa por possuir a sua própria atmosfera física e dificultar as interações sociais. No contexto social, as Pessoas com Deficiência fazem parte de uma significativa fatia de possíveis consumidores e muitas vezes são excluídos destes empreendimentos de serviços. Atualmente estes ambientes de serviços necessitam compreender a sensibilidade humana e o comportamento que caracterizam estes segmentos, para não tornar uma experiência de consumo em uma situação de vulnerabilidade e fazer com que o consumidor com deficiência tome atitudes resilientes como fator de proteção para lidar com os contratempos. O objetivo desta pesquisa é verificar de que modo a vulnerabilidade e a resiliência do consumidor com deficiência física e/ou comunicacional se relacionam com a experiência de consumo em ambientes de serviços de bares na Região Metropolitana do Recife e para alcançar este, os objetivos específicos foram determinados da seguinte maneira: mensurar e avaliar o grau de vulnerabilidade do consumidor com deficiência física e/ou comunicacional em serviços de bares na Região Metropolitana do Recife; mensurar e avaliar o grau de resiliência do consumidor com deficiência física e/ou comunicacional em serviços de bares na Região Metropolitana do Recife; e mensurar e avaliar a experiência do consumidor com deficiência física e/ou comunicacional em serviços de bares na Região Metropolitana do Recife. O referencial teórico se encontra constituído pelos tópicos experiência de consumo e o ambiente de serviços gastronômicos e barreiras ao consumo e acessibilidade face a vulnerabilidade e a resiliência do consumidor com deficiência em ambientes de bares. Para atingir o intuito deste estudo, será realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa e caráter descritivo de corte transversal. A coleta de dados se dará por questionário estruturado virtual e o plano de análise será por meio de técnicas estatísticas.
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O consumo se encontra refletido no modelo de comportamento de distintos grupos sociais e por ser um fenômeno social, existem grupos que são excluídos de determinadas experiências. Nos bares do setor da gastronomia não é diferente, por ser um serviço hedônico e em parte, de alta exigência, a experiência de consumo em ambientes de serviços pode ser considerada complexa por possuir a sua própria atmosfera física e dificultar as interações sociais. No contexto social, as Pessoas com Deficiência fazem parte de uma significativa fatia de possíveis consumidores e muitas vezes são excluídos destes empreendimentos de serviços. Atualmente estes ambientes de serviços necessitam compreender a sensibilidade humana e o comportamento que caracterizam estes segmentos, para não tornar uma experiência de consumo em uma situação de vulnerabilidade e fazer com que o consumidor com deficiência tome atitudes resilientes como fator de proteção para lidar com os contratempos. O objetivo desta pesquisa é verificar de que modo a vulnerabilidade e a resiliência do consumidor com deficiência física e/ou comunicacional se relacionam com a experiência de consumo em ambientes de serviços de bares na Região Metropolitana do Recife e para alcançar este, os objetivos específicos foram determinados da seguinte maneira: mensurar e avaliar o grau de vulnerabilidade do consumidor com deficiência física e/ou comunicacional em serviços de bares na Região Metropolitana do Recife; mensurar e avaliar o grau de resiliência do consumidor com deficiência física e/ou comunicacional em serviços de bares na Região Metropolitana do Recife; e mensurar e avaliar a experiência do consumidor com deficiência física e/ou comunicacional em serviços de bares na Região Metropolitana do Recife. O referencial teórico se encontra constituído pelos tópicos experiência de consumo e o ambiente de serviços gastronômicos e barreiras ao consumo e acessibilidade face a vulnerabilidade e a resiliência do consumidor com deficiência em ambientes de bares. Para atingir o intuito deste estudo, será realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa e caráter descritivo de corte transversal. A coleta de dados se dará por questionário estruturado virtual e o plano de análise será por meio de técnicas estatísticas.
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KAMILLA NAYARA BATISTA PIMENTEL RODRIGUES
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CAPACIDADES DINÂMICAS: ANÁLISE DE UMA EMPRESA PARAIBANA DE HOTÉIS ENTRE 2005 E 2022
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Orientador : YAKARA VASCONCELOS PEREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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BRIGITTE RENATA BEZERRA DE OLIVEIRA
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VIVIANE SANTOS SALAZAR
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YAKARA VASCONCELOS PEREIRA
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Data: 22/06/2023
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A partir das capacidades dinâmicas, as empresas podem reconfigurar sua estrutura organizacional de acordo com às mudanças do ambiente externo para obter vantagem competitiva. Partindo dessa premissa, este estudo teve como objetivo analisar como as capacidades dinâmicas foram adotadas numa empresa hoteleira paraibana entre 2005 e 2022. O ambiente externo de uma empresa é desafiador devido ao impacto no desempenho da organização, sendo necessário desenvolver capacidades para identificar oportunidades e ameaças no ambiente em que a empresa atua para obter sucesso. Para analisá-las, foram elaborados dois objetivos específicos, quais sejam: investigar as capacidades dinâmicas implementadas na rede de hotéis analisada e identificar os fatores do ambiente externo que influenciaram as capacidades. Participaram dessa investigação 7 gerentes gerais, 1 gerente financeiro e 2 proprietários da empresa que foram entrevistados, ademais 55 matérias foram coletadas. Os dados foram examinados por meio da análise de conteúdo e apoio do software ATLAS.TI. As capacidades dinâmicas encontradas foram a capacidade de adaptação, capacidade de inovação e a capacidade de aperfeiçoamento do operacional, assim tais capacidades foram formadas devido à influência de fatores externos à organização e foram compostas por capacidades ordinárias. Desse modo, a cadeia hoteleira se manteve competitiva no mercado hoteleiro diante dos seus concorrentes ao longo de sua trajetória.
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O projeto de dissertação possui o objetivo geral de analisar como as capacidades dinâmicas influenciam o empreendedorismo internacional nos hotéis do litoral da Paraíba. Para alcançá-los, os seguintes objetivos específicos foram estabelecidos, quais sejam: I. Investigar as capacidades dinâmicas nas empresas hoteleiras ao longo da sua trajetória; II. Identificar as dimensões do empreendedorismo internacional dos hotéis analisados; III. Examinar a relação entre as capacidades dinâmicas e o empreendedorismo internacional nas organizações estudadas. O referencial teórico é constituído pelos temas de empreendedorismo internacional, capacidades dinâmicas no turismo e empreendedorismo internacional e capacidades dinâmicas. Para alcançar o propósito do estudo, será realizada uma pesquisa qualitativa por meio de estudo de múltiplos casos. Os dados serão coletados mediante entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. Para examinar os dados, a análise de conteúdo será adotada.
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MARCOS TAVARES DE MELO JÚNIOR
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A EXPERIÊNCIA NO DESTINO TURISTICO PORTO DE GALINHAS-PE: Uma análise através das dimensões da experiência turística memorável.
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Orientador : ANDERSON GOMES DE SOUZA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDERSON GOMES DE SOUZA
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ANDRE FALCAO DURAO
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FRANCISCO VICENTE SALES MELO
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Data: 29/06/2023
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A experiência nos destinos turísticos é um fator essencial de fidelidade dos visitantes, onde essa experiência está constantemente influenciada por fatores emocionais e humanos, gerando assim uma memória associada à viagem. Quando a experiência turística é positiva existe a intenção de revisitar e uma propaganda boca-a-boca positiva para familiares e amigos; quando a experiência é negativa, o sentimento é oposto. Este estudo tem como objetivo analisar a experiência turística no destino turístico de Porto de Galinhas-PE através dos construtos da experiência turística memorável, um destino turístico consolidado no estado de Pernambuco que recebe cerca de 1 milhão de turistas por ano de acordo com dados do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau. O perfil da pesquisa é exploratório, através de um estudo de caso de caráter quantitativo, investigado por meio de um Survey aplicado na população brasileira com pessoas de 18 a 70 anos que já visitaram o destino turístico de Porto de Galinhas. Foram colhidas 434 respostas conclusivas. O estudo foi feito com base nos construtos da experiência turística memorável adaptado à realidade do objeto de estudo chegando a oito construtos: Local, Cultura, Relação com companhias, Relação com Turistas, Relação com Agentes Locais, Novas Experiências, Emoções com a viagem e Simbologia da viagem. Os construtos Local, cultura e relação com companhias são construtos predecessores da viagem e que influenciam na decisão do destino, enquanto relação com agentes turistas, relação com agentes locais, novas experiências e emoções com a viagem são construtos que são experienciados durante a viagem, enquanto todos juntos no final geram a simbologia da viagem que é o construto formado ao final da viagem gerando a percepção da imagem do destino e da experiência. Na análise dos dados feito pelo sistema SPSS, antes do processo de validação das variáveis observáveis, foram realizados os testes de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO), de adequação das amostras, o Teste de Esfericidade de Bartlett, os quais indicam se as variáveis se encontram correlacionadas e o Alfa de Cronbach que fez a análise de confiabilidade dos construtos. A análise fatorial confirmatória (AFC), foi utilizada para avaliar a associação dos fatores entre si. Para a utilização da regressão linear múltipla, inicialmente, realizou-se a análise da matriz de Correlação de Pearson todos conseguindo coeficientes acima do aceitável.
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A presente dissertação é um estudo de caso na área de design de experiência no turismo voltado para a visitação no Forte Orange, uma fortificação localizada no litoral norte de Pernambuco, na ilha de Itamaracá, que foi palco de muitas batalhas no período colonial entre Portugal e Holanda gerando muitos resquícios históricos, arqueológicos e culturais. O forte passou por uma reforma finalizada em 2018, mas, ainda carece de artifícios para tornar a experiência agradável e memorável para os visitantes. Este estudo tem como objetivo geral propor um framework indicativo de como o design de experiência pode ser utilizado para gerar respostas emocionais durante o fluxo de visitação do Forte Orange, Itamaracá – PE. A coleta de dados será feita através de um questionário opinativo da visitação baseada nos construtos desenvolvidos por Kim et. al. (2012) de interpretação da experiência em serviços turísticos que tornam a experiência memorável (MTE). A pesquisa é de caráter exploratório e o questionário será validado através do Alfa de Cronbach, os dados serão analisados quantitativamente via Modelagem de equações estruturais. Os testes estatísticos de Análise Fatorial Exploratória (AFE) seguirá a Análise Fatorial Confirmatória (AFC), através do software de análise de dados SPSS. Buscamos com a pesquisa, estudar a experiência para encontrar possíveis pontos de melhoria e trazer formas de valorizar as emoções dos clientes através do desenvolvimento do design de experiência na visita. O aprofundamento da experiência no forte Orange trará consigo o desenvolvimento da região que já foi um ponto turístico com grande atratividade, mas ultimamente está esquecida em detrimento de outros destinos no litoral Pernambucano. O turismo patrimonial, quando desenvolvido de forma preservacionista, traz grandes avanços culturais e econômicos aos destinos e promove o bem-estar de forma hedônica, social e educacional aos visitantes.
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LUCCAS VINICIUS CAVALCANTI SOUZA
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AS CAPACIDADES DINÂMICAS DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE HOSPEDAGEM DE FERNANDO DE NORONHA-PE NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA COVID-19
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Orientador : YAKARA VASCONCELOS PEREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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VINICIUS FARIAS MOREIRA
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VIVIANE SANTOS SALAZAR
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YAKARA VASCONCELOS PEREIRA
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Data: 10/07/2023
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A pandemia do coronavírus Covid-19 teve sua origem na China e se espalhou pelo mundo com cenários de mortes e caos, sendo o distanciamento social uma das principais recomendações. O turismo e consequentemente a hotelaria sofreram diretamente esse impacto quando não era possível se deslocar e vários destinos turísticos foram afetados durante esse período. Diante desse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar como as capacidades dinâmicas contribuíram no enfrentamento dos impactos do novo coronavírus (COVID-19) nas micro e pequenas empresas de hospedagem de Fernando de Noronha-PE. Para viabilizá-lo foram definidos os seguintes objetivos específicos: Identificar os impactos decorrentes da pandemia nas micro e pequenas empresas de hospedagem; e investigar as capacidades dinâmicas adotadas na pandemia. Para entender como as micro e pequenas empresas de hospedagem continuaram suas operações mesmo enfrentando uma crise. Para o presente estudo, foi utilizada uma abordagem qualitativa na pesquisa. Foram coletados e analisados documentos públicos, reportagens e entrevistas semiestruturadas com 15 gestores de pousadas do destino, 2 representantes do governo e 1 interlocutor da associação de pousadas de Fernando de Noronha. A análise de conteúdo foi apoiada pelo software ATLAS.ti. Os resultados demonstram os impactos que as empresas de hospedagem de Fernando de Noronha sofreram. Foi identificado que as empresas sofreram impactos positivos e negativos durante a pandemia. Os impactos positivos foram: intensificação das ações governamentais; capacitação da equipe e oferta de linhas de crédito. Os negativos foram: comprometimento da saúde mental; fechamento do destino; rigor no protocolo de abertura, uso das reservas financeiras para sobreviver; impossibilidade de gerar receita; diminuição do fluxo turístico e endividamento. Para identificar como tais empresas conseguiram se manter, a análise da criação de capacidades dinâmicas foi realizada a partir dos microfundamentos (detecção, apreensão e reconfiguração) durante a crise. As empresas criaram capacidades em cada uma de suas etapas, que ao final culminou na criação das CDs, a saber: detecção - capacidade de adquirir conhecimento; capacidade de estabelecer redes de relacionamentos e capacidade de criar parcerias para explorar o ambiente; apreensão - capacidade de implementar novos processo e rotinas, capacidade de aproveitar os benefícios governamentais, capacidade de flexibilização nas negociações, capacidade de criar alternativas para gerar receitas; e, reconfiguração – capacidade de adaptação. A descoberta consiste na capacidade dinâmica de adaptação como sendo a principal capacidade que pode ser apontada ou justificada como a base de sustentação dessas empresas.
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A pandemia atingiu vários setores econômicos no mundo, entre eles o turismo e a hotelaria. Fernando de Noronha foi um destino que foi duramente impactado pelas restrições causadas pelos bloqueios no país. Portanto, esta pesquisa tem o objetivo de analisar como as capacidades dinâmicas contribuíram no enfrentamento dos impactos do novo coronavírus (COVID-19) nos meios de hospedagens de micro e pequeno portes de Fernando de Noronha-PE. Para alcançá-lo, os seguintes objetivos específicos foram estabelecidos: investigar as capacidades dinâmicas dos meios de hospedagem que colaboraram no enfrentamento da pandemia; e, examinar a relação entre as capacidades dinâmicas dos empreendimentos analisados e o destino turístico de Fernando de Noronha. O referencial teórico é constituído pelos temas de meios de hospedagem no destino turístico; crises e hotelaria; e, capacidades dinâmicas no turismo em contexto de crise. Para alcançar o propósito do estudo, será realizada uma pesquisa qualitativa por meio de estudo de múltiplos casos. Os dados serão coletados mediante entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. Para examinar os dados, a análise de conteúdo será adotada.
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LIVIA MARIA DA SILVA SOARES DO NASCIMENTO
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EMPREENDEDORISMO INTERNACIONAL: ANÁLISE DO CLUSTER DO TURISMO DE PORTO DE GALINHAS-PE
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Orientador : YAKARA VASCONCELOS PEREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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BENNY KRAMER COSTA
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VIVIANE SANTOS SALAZAR
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YAKARA VASCONCELOS PEREIRA
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Data: 26/07/2023
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Esta investigação visa analisar como ocorre a relação entre o empreendedorismo internacional e o cluster de Porto de Galinhas-PE. Para atingir o objetivo proposto, foram considerados os seguintes objetivos específicos: 1) identificar as características do cluster do turismo analisado; 2) investigar o empreendedorismo internacional nas organizações do cluster; 3) verificar a relação entre as dimensões do empreendedorismo internacional das organizações e as características do cluster. O presente estudo ocorreu na região de Ipojuca-PE, mais especificamente em Porto de Galinhas, devido à localidade apresentar o principal cluster turístico de destino “Sol e Mar” do estado de Pernambuco. Para viabilizar a investigação, foi adotado o estudo de caso no âmbito da pesquisa qualitativa. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o roteiro de entrevista para acessar 17 interlocutores de empresas, instituições governamentais e associações locais. Obteve-se também 54 matérias jornalísticas de jornais e revistas. A análise de conteúdo foi realizada com apoio do software ATLAS.ti. No que tange à descrição analítica dos dados, foram codificados 61 documentos (entrevistas e reportagens) e registradas 674 citações relacionadas ao escopo da pesquisa. Os resultados mostram que o impacto do cluster de turismo é relevante para a região, tanto do ponto de vista econômico quanto social. No entanto, a pesquisa expressa o desafio conceitual devido à existência da diversidade geográfica e variedade de contextos setoriais do cluster. No que tange às contribuições teóricas deste estudo, foram observadas características endógenas da região, tendo em vista que há empresas atuantes do cluster que desenvolvem atividades corporativas fora do destino, a exemplo de Washington (EUA), São Paulo e Rio de Janeiro. Houve a constatação de uma nova subcategoria, experiências turísticas memoráveis, que impulsiona a atratividade do destino. Também foi observado que a internacionalização empresarial da indústria do turismo ocorre dentro do mercado interno por meio do consumo de recursos turísticos. Outro fator preponderante na relação entre cluster do turismo e empreendedorismo internacional corresponde à significativa interação entre as redes de relacionamento e a cooperação. Ademais, os resultados da investigação indicam que essa associação potencializa aspectos genuínos inerentes à região e colabora no desempenho organizacional e local do destino.
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O projeto de dissertação tem por objetivo geral analisar como o empreendedorismo internacional influencia o cluster de Porto de Galinhas-PE e seu entorno. Para atingi-lo, foram elencados os seguintes objetivos específicos: I. Identificar como o destino estudado se caracteriza como cluster turístico; II. Investigar o empreendedorismo internacional nas organizações do destino selecionado; III. Verificar a relação entre as dimensões do empreendedorismo internacional das organizações e as características de cluster do destino turístico analisado. O referencial teórico aborda os fundamentos do empreendedorismo internacional e suas dimensões expondo a relevância do fenômeno para a indústria do turismo no âmbito mundial. Outro fator significativo presente no aporte teórico é a contextualização da temática empreendedorismo e cluster com o propósito de elucidar a complementaridade entre os construtos para aumento da lucratividade empresarial. Por conseguinte, o texto destaca a importância da definição de cluster turístico e a influência de suas características no desenvolvimento do destino. Este projeto classifica-se como uma pesquisa qualitativa de múltiplos casos. Para nortear a investigação, os dados serão coletados a partir de entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. Por fim, o exame dos dados ocorrerá a partir da análise de conteúdo.
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PÂMELA LAÍS ARRUDA NÓBREGA
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AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO NO LITORAL NORTE DE PERNAMBUCO
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Orientador : LUCIANA ARAUJO DE HOLANDA
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MEMBROS DA BANCA :
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LUCIANA ARAUJO DE HOLANDA
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NATHALIA KOROSSY LEITE
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VÂNIA LÚCIA QUADROS NASCIMENTO
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Data: 31/08/2023
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O Governo Federal, através do Ministério do Turismo, possui a função de desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, conduzindo as políticas públicas com um modelo de gestão descentralizada e participativa. A partir da constituição do MTur foram implantados macroprogramas para o desenvolvimento do turismo no Brasil, e um deles, considerado pelo Ministério como uma das principais peças da execução da política de turismo no país e referência às demais ações destinadas ao setor, é o Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil (PRT). Sendo assim, a presente pesquisa tem o objetivo de avaliar o Programa de Regionalização do Turismo no litoral norte de Pernambuco, região englobada no PRT por meio dos municípios que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro através da região turística Costa Náutica Coroa do Avião. A avaliação do Programa se deu com base na Matriz de Avaliação disponibilizada pelo Ministério do Turismo. Assim, o estudo caracteriza-se por ser de natureza descritiva e abordagem qualitativa, tendo sido desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica com revisão integrativa da literatura, pesquisa documental e pesquisa de campo com observação não-participante e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados coletados se deu por meio da técnica de análise de conteúdo do tipo categorial. Constatou-se que na região turística Costa Náutica Coroa do Avião, o PRT contribuiu para o desenvolvimento ordenado do turismo uma vez que o Programa oferece um direcionamento para os municípios e auxilia na estruturação e organização das políticas turísticas locais, no entanto, a articulação entre as cidades é vista como fraca, e, muitas vezes, a participação no PRT se dá apenas para constar no Mapa do Turismo, sem um real engajamento. Ademais, considera-se problemática a centralização das ações na instância de governança regional, enfatizando a importância da participação equitativa dos setores público e privado e espaço para a sociedade civil. Destaca-se a relevância do monitoramento e avaliação para orientar a implementação eficaz do PRT. Embora o Programa tenha benefícios claros, sua eficácia depende da cooperação ativa, da capacitação e do alinhamento das estratégias entre todos os atores envolvidos.
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As políticas públicas são decisões que resultam em regulamentos ou ações que atingem a sociedade e o seu processo de formulação é denominado como ciclo das políticas públicas, que vai desde a identificação do problema até a sua fase de implementação e extinção. No turismo, as políticas públicas orientam o desenvolvimento da atividade turística para as localidades envolvidas. Dito isto, a presente pesquisa possui como enfoque de estudo a política pública de turismo no litoral norte do estado de Pernambuco, região composta por oito municípios e detentora de grande potencial turístico predominantemente para o turismo de sol e mar, turismo cultural e ecoturismo. Portanto, este estudo tem como objetivo analisar o ciclo das políticas públicas, no âmbito estadual, voltadas para o turismo no litoral norte de Pernambuco desde a instituição do PRT até o ano de 2022. Para alcançá-lo, os seguintes objetivos específicos foram estabelecidos: resgatar a trajetória histórica, compreender a formulação, descrever a implementação, examinar a avaliação das políticas públicas de turismo para o litoral norte de Pernambuco e identificar os entraves para o desenvolvimento turístico da região. O referencial teórico é constituído pelos temas de ciclo das políticas públicas; políticas públicas de turismo; e política de regionalização do turismo. Para alcançar os objetivos apontados nesta investigação, será realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e caráter descritivo utilizando como fonte de dados a pesquisa documental em documentos oficiais do governo, sites, portal da transparência e pesquisa de campo, sendo tratados posteriormente através de uma análise de conteúdo.
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KEVIN FERREIRA CORCINO
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PERCEPÇÃO DE QUALIDADE DE SERVIÇOS PÚBLICOS NA INTENÇÃO DE RECOMENDAÇÃO DE UM DESTINO TURÍSTICO
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Orientador : SERGIO RODRIGUES LEAL
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MEMBROS DA BANCA :
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SERGIO RODRIGUES LEAL
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ANDERSON GOMES DE SOUZA
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ERIC CHARLES HENRI DORION
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Data: 31/08/2023
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O mercado de turismo apresenta uma escala de evolução onde os destinos estão cada vez mais competitivos. Esta competição promove a busca por melhorias de serviços que possuem um alto fator de impacto na experiência vivenciada de um visitante em uma localidade. Tais serviços possuem uma amplitude diversificada de formas, objetivos e público-alvo e em seu bojo estão os serviços públicos que possuem como principais usuários, a população de uma localidade. Porém como usuários, ainda que temporários, os turistas são impactados pela forma e qualidade de diversos serviços públicos que possuem uma influência no retorno deste visitante e na recomendação para outras pessoas. Este trabalho teve o objetivo investigar a relação entre a avaliação dos serviços públicos por parte dos turistas e a decisão de recomendação do destino turístico de uma cidade. A metodologia consistiu em um levantamento junto a 770 visitantes na cidade de Recife. Adotando uma abordagem quantitativa, utilizou-se um questionário estruturado de avaliação de diversos serviços públicos e serviços voltados ao turismo e uma variável de recomendação do destino visitado. Mediante a aplicação da análise de modelagem de equações estruturais baseada em mínimos quadrados parciais (PLS). O resultado obtido encontrou um impacto positivo e com intensidade moderada entre a avaliação de serviços públicos e a recomendação. Os resultados ainda apontaram para boa avaliação dos serviços por parte dos turistas e alto índice de recomendação. Tais resultados apontam para a importância e o impacto dos serviços públicos no desenvolvimento e crescimento do turismo em geral. Como sugestão de pesquisas subsequentes, sugere-se estudos voltados para outros tipos de turistas em diferentes localidades e aplicação de metodologia qualitativa para maior aprofundamento sobre o tema.
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Como usuários, de forma direta e indireta, de diversos serviços públicos, os turistas possuem um grande impacto econômico e social nos destinos visitados, gerando receitas tributárias que são usadas como fonte de financiamento da infraestrutura das localidades. Uma vez que que são clientes, ainda que de forma casual, dos mesmos serviços que a população local, a participação dos turistas na criação e controle de serviços públicos tem se tornado um fator de engajamento, fidelização e satisfação dos visitantes com o local. Esta participação tem sido cada vez mais incentivada como base para a cocriação de destinos turísticos e pode trazer benefícios para os turistas, habitantes e administração pública. Um maior engajamento do turista com o destino visitado pode auxiliar no oferecimento de melhores serviços públicos e aumentar o fluxo de turistas mediante o retorno e a indicação da localidade a outros turistas. Portanto, esta pesquisa tem por objetivo investigar a relação entre a avaliação dos serviços públicos por parte dos turistas e a decisão de indicação ao destino turístico, com o recorte geográfico na cidade de Recife, Pernambuco. Sob aspecto metodológico quantitativo, esta pesquisa tem como pressuposto amostral, 384 casos coletados mediante questionários fechados e analisados com uso da estatística descritiva e multivariada com uso das técnicas de análise fatorial exploratória e modelagem de equações estruturais.
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LAYANE MARIA GOMES DE LIMA
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Compatibilidade do plano de manejo da Área de Proteção Ambiental de Guadalupe com o turismo náutico realizado na ilha de Santo Aleixo - Sirinhaém, Pernambuco
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Orientador : VANICE SANTIAGO FRAGOSO SELVA
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MEMBROS DA BANCA :
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VANICE SANTIAGO FRAGOSO SELVA
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NATHALIA KOROSSY LEITE
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JOSE SEVERINO BENTO DA SILVA
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Data: 04/09/2023
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A prática do turismo, especialmente em áreas naturais, tem grande importância na região em que se desenvolve, com geração de empregos e desenvolvimento econômico. Uma das formas de turismo que mais tem crescido em território nacional é o turismo náutico, onde sem a devida sustentabilidade e com reduzida adequação à realidade local, resulta em impactos ambientais negativos que são consequência da sua prática. No Estado de Pernambuco, dentre as unidades de conservação que exploram o turismo náutico, a Área de Proteção Ambiental de Guadalupe (APAG) destaca-se pelo extenso espaço marítimo e turismo massivo. Por ser uma área de importante relevância ecológica, é necessária uma investigação das práticas turísticas náuticas, assim como verificar se essas atividades apresentam compatibilidade com as práticas permitidas pelo Plano de Manejo da unidade de conservação, contribuindo para a sustentabilidade ambiental. Sendo assim, o principal objetivo da dissertação é analisar um dos espaços que compõem a APAG, a Ilha de Santo Aleixo, considerando de que forma a prática e ordenamento do turismo náutico estão em consonância com as diretrizes estabelecidas no plano de manejo da unidade de conservação. Como metodologia, o trabalho utiliza como procedimentos metodológicos as etapas exploratória e descritiva, e em seguida o tratamento dos dados coletados. Nesses procedimentos foram realizados o levantamento bibliográfico, observações diretas e aplicação dos questionários com as partes interessadas no turismo náutico da Ilha de Santo Aleixo, como o poder público, comunidades residentes, empresários e turistas. Como resultados parciais percebe-se que não há um controle efetivo sobre que tange o tratamento de efluentes, visto que se constatou a completa inexistência de tratamento dos efluentes, onde estes são depositados diretamente nas áreas marinhas em desrespeito às premissas ambientais, como também a baixa adesão das empresas de turismo à responsabilidade ambiental, onde das cinco analisadas, apenas uma gozava do selo de responsabilidade ambiental quanto ao tratamento do seu efluente da cozinha. Assim, percebe-se que na realidade observada, não há o efetivo cumprimento do Plano de Manejo, lesando não só o meio ambiente, como servindo de óbice ao turismo por poluir os pontos turísticos.
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A prática do turismo, especialmente em áreas naturais, tem grande importância na região em que se desenvolve, com geração de empregos e desenvolvimento econômico. Uma das formas de turismo que mais tem crescido em território nacional é o turismo náutico, onde sem a devida sustentabilidade e com reduzida adequação à realidade local, resulta em impactos ambientais negativos que são consequência da sua prática. No Estado de Pernambuco, dentre as unidades de conservação que exploram o turismo náutico, a Área de Proteção Ambiental de Guadalupe (APAG) destaca-se pelo extenso espaço marítimo e turismo massivo. Por ser uma área de importante relevância ecológica, é necessária uma investigação das práticas turísticas náuticas, assim como verificar se essas atividades apresentam compatibilidade com as práticas permitidas pelo Plano de Manejo da unidade de conservação, contribuindo para a sustentabilidade ambiental. Sendo assim, o principal objetivo da dissertação é analisar um dos espaços que compõem a APAG, a Ilha de Santo Aleixo, considerando de que forma a prática e ordenamento do turismo náutico estão em consonância com as diretrizes estabelecidas no plano de manejo da unidade de conservação. Como metodologia, o trabalho utiliza como procedimentos metodológicos as etapas exploratória e descritiva, e em seguida o tratamento dos dados coletados. Nesses procedimentos foram realizados o levantamento bibliográfico, observações diretas e aplicação dos questionários com as partes interessadas no turismo náutico da Ilha de Santo Aleixo, como o poder público, comunidades residentes, empresários e turistas. Como resultados parciais percebe-se que não há um controle efetivo sobre que tange o tratamento de efluentes, visto que se constatou a completa inexistência de tratamento dos efluentes, onde estes são depositados diretamente nas áreas marinhas em desrespeito às premissas ambientais, como também a baixa adesão das empresas de turismo à responsabilidade ambiental, onde das cinco analisadas, apenas uma gozava do selo de responsabilidade ambiental quanto ao tratamento do seu efluente da cozinha. Assim, percebe-se que na realidade observada, não há o efetivo cumprimento do Plano de Manejo, lesando não só o meio ambiente, como servindo de óbice ao turismo por poluir os pontos turísticos.
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PATRÍCIA CARDOSO LYRA DA FONSECA
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"MARKETING DE MÍDIAS SOCIAIS E PRODUTOS GASTRONÔMICOS DA CAATINGA: estudo sobre o desenvolvimento de conteúdo da Coopercuc em seu Instagram."
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Orientador : ANDRE FALCAO DURAO
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDRE FALCAO DURAO
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ANDERSON GOMES DE SOUZA
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MARIANNY JESSICA DE BRITO SILVA
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Data: 04/10/2023
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O avanço da tecnologia tem permitido uma maior interação entre as organizações e seu público, aproximando-os. O uso frequente das redes sociais é um dos motivos dessa aproximação e o conteúdo produzido e postado é o chamariz desse público. Neste contexto, o marketing digital e as estratégias de marketing de mídias sociais e o marketing de conteúdo tornaram-se praticamente indispensáveis, principalmente o Instagram, por ser uma das redes sociais mais usadas no Brasil e no Mundo. O crescimento do uso dessa ferramenta atrai muitas empresas, entre elas as cooperativas, ligadas ao ramo de alimentação, como a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá-Coopercuc, localizada no sertão da Bahia, objeto de pesquisa desta dissertação. A finalidade deste estudo é analisar de que forma o conteúdo promocional da Coopercuc, em específico o dos produtos gastronômicos da caatinga, é desenvolvido em seu perfil do Instagram. Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Como estratégia de coleta de dados foi utilizada pesquisa documental e uma entrevista semiestruturada, com a Assessora de Comunicação da cooperativa, responsável pelo Instagram. Já a pesquisa documental sucedeu em um corpus da pesquisa, com 219 documentos em texto, que acompanhavam as postagens em fotos, vídeos e nas construções de hashtags. Para a análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo, com categorização do conteúdo, resultando em nove categorias, todas envolvendo promoção, atrelada a outra categoria, como: marca, caatinga, interatividade, data comemorativa, eventos, cooperativa, agricultura, história, produção e visitas. Os resultados encontrados indicaram que a Coopercuc utiliza o marketing digital e as estratégias citadas acima, utilizando-as para a promoção dos produtos gastronômicos produzidos pela cooperativa, com insumos provenientes da caatinga. Foi constatado também que esse conteúdo promocional vai além da venda pela venda, No entanto, foi constatado que esse conteúdo promocional é utilizado sempre com outra categoria, como forma de agregar valor. A promoção vai além da venda pela venda, pois muito mais que vender a esse consumidor final a Coopercuc, quer passar conceitos, bem representado pelo seu slogan “Mais do que sabor... Histórias”.
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O avanço da tecnologia tem permitido uma interação maior entre os consumidores e as empresas, de forma que a relação entre elas está mais próxima. Com o crescimento do uso da internet, vem acontecendo mudanças nos processos e operações das organizações. Dentro desse contexto, as empresas, no mundo todo, estão utilizando, em seus planos de marketing, plataformas de mídia social, que se tornaram indispensáveis para o aumento da competitividade. O Instagram é a terceira rede social mais usada no Brasil e a segunda em números de usuários. Em todo o mundo essa plataforma tem bilhões de usuários. No Brasil são mais de cento e vinte milhões de usuários ativos. O crescimento das mídias sociais representa mudança para o desenvolvimento gastronômico e essa realidade chegou ao Sertão Nordestino. Dentro desse sistema está a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá-Coopercuc, que fica no sul da Bahia. A organização possui um site e um Instagram, com mais de sete mil seguidores. Essa conta é constantemente utilizada não apenas para promoção dos produtos gastronômicos da caatinga, como também como um espaço de debates e posicionamento a respeito de temas como: sustentabilidade, igualdade de gênero, lutas de minorias, entre outros. Levando em consideração esses dados, o objetivo geral deste estudo é analisar de que forma as mídias sociais são utilizadas na promoção dos produtos gastronômicos da Caatinga. Como embasamento teórico, estamos utilizando o Marketing Digital; Social Media Marketing; e a Gastronomia. Para atingir o intuito deste estudo, será realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter exploratório-descritivo, por meio de um estudo de caso. A coleta de dados se dará por questionário semiestruturado e observação não participante. A análise dos dados será através da análise do discurso e a triangulação dará a rigidez na segurança e clareza que uma pesquisa necessita.
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BRUNA TAVARES DE ALMEIDA
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AUTHENTICITY AND INSTAGRAMMABLE SCENERIES: A CONTENT ANALYSIS OF DMO’S PERCEPTIONS OF SOCIAL MEDIA RELEVANCE IN PORTO DE GALINHAS (BRAZIL)
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Orientador : SERGIO RODRIGUES LEAL
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MEMBROS DA BANCA :
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SERGIO RODRIGUES LEAL
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ANDRE FALCAO DURAO
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ANA PAULA SPOLON
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Data: 26/10/2023
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A forma como as pessoas viajam tem se modificado, especialmente devido à tecnologia. A internet e as plataformas de redes sociais estão inseridas na vida cotidiana de bilhões de pessoas, e o Instagram pode ser considerado uma das mais influentes redes atuais. Entretanto, a autenticidade do que vem sendo chamado de cenários instagramáveis tem sido questionada, apesar da importância da autenticidade para a satisfação do turista já ser conhecida por acadêmicos do turismo. O presente estudo propôs o objetivo principal de analisar de que forma os governos municipais e estaduais consideram a autenticidade quando criando e promovendo cenários instagramáveis na cidade de Ipojuca, Brasil. Para que esse objetivo fosse atingido, foi necessário apresentar as possíveis aplicações do conceito de cenário para um destino turístico; identificar e apresentar cenários instagramáveis na cidade de Ipojuca; e apresentar um panorama de como o construto autenticidade foi usado em estudos em turismo anteriores. Também foi preciso descrever como o governo da cidade e do estado usam autenticidade para criar e promover cenários instagramáveis em Ipojuca. Para que fosse possível atingir tais objetivos, uma abordagem qualitativa foi usada, com pesquisa bibliográfica e documental, observação e entrevistas. Tais entrevistas foram realizadas com representantes das Secretarias de Turismo municipal e estadual, e foram analisadas através de uma análise de conteúdo. Diversos cenários instagramáveis foram identificados, assim como os conceitos de instagramável, cenário e autenticidade reconhecidos pelos representantes de Ipojuca e Pernambuco. Autenticidade é vista como uma cultura que emerge espontaneamente, enquanto instagramável está relacionado à promoção de uma experiência e cenários são considerados simples letreiros de cidades. A relação de trabalho entre o município e o governo estadual foi considerada extremamente frágil, principalmente no setor turístico. Além disso, nenhuma evidência do uso de autenticidade na construção de cenários instagramáveis pelo governo pode ser encontrada.
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Cultural aspects of contemporary society have been changing at a much faster pace than ever before, and this may be caused by the faster increase in technology. The growing amount of media types to which society has been exposed to causes an extremely important effect on social, political and economic aspects on the lives of its individuals. One of the main tools from the ICT, social media platforms have reached into the ways people interact with one another, while also allowing communications at a more egalitarian stance. As one of the most powerful and influential of these social media platforms, Instagram shows impressive numbers (BIADENI; CASTRO, 2020; IGLESIAS-SÁNCHEZ et al., 2020; KROLOW, 2019; SMITH, 2019). Since 2018 it has already reached the 1 billion active accounts mark. However, users and researchers alike have been condemning the heavy editing that is used in pictures posted on the platform, stating that they do not convey the authentic experience tourists will likely have at a given destination. The concept of authenticity in tourism has been changing since it was presented by MacCannell (1973), and the contemporary tourist adapts it to the current social media-induced context. This shift has been remodeling and reshaping tourism (CANAVAN; MCCAMLEY, 2021; JANSSON, 2018). Even though much research has already been done, including Instagram and social media platforms in general, few of them have integrated the notion of authenticity (AGAM, 2017; BIADENI; CASTRO, 2020; ÇELIK, 2017; MOHAMMADI et al., 2020; SANTOS; DURÃO, 2021; SOUZA; MACHADO, 2017; TRIBE; MKONO, 2017; VAN DIJCK; POELL, 2013). And the expression instagrammable is still novel, with few mentions and concepts limited to the media and design fields (KROLOW, 2019; SALAZAR, 2017a, 2017b). Since the mentioned matters are of importance to DMOs, tourist businesses and tourists, it is necessary to understand how the fabrication of instagrammable sceneries by the State and the private sector happens, and how these sceneries are used to promote destinations.
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CYBELLE VIRGÍNIA RIBEIRO PAULO
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“Podemos dar as mãos?!”: uma análise sobre territórios, consumo e lazer de mulheres lésbicas na cidade do Recife-PE"
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Orientador : JOSE ROBERTO FERREIRA GUERRA
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MEMBROS DA BANCA :
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JOSE ROBERTO FERREIRA GUERRA
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DENISE CLEMENTINO DE SOUZA
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FLAVIA ZIMMERLE DA NOBREGA COSTA
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Data: 21/12/2023
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A cidade do Recife, conhecida por sua diversidade cultural, ainda apresenta desafios específicos para a comunidade lésbica, muitas vezes invisível e marginalizada. Diante desse contexto, esta pesquisa emerge da necessidade de compreender os processos de formação e consolidação de territorialidades das mulheres lésbicas na cidade, com um enfoque específico na ocupação de espaços de consumo e lazer. Com uma abordagem qualitativa, a pesquisa adotou entrevistas semiestruturadas como método principal de coleta de dados, seguido pela análise de narrativa para explorar as experiências ricas das participantes. A amostra, composta por mulheres lésbicas da cidade do Recife e da RMR, é intencionalmente diversificada, refletindo a pluralidade de vivências e contextos. As entrevistas semiestruturadas proporcionam um espaço aberto para as participantes compartilharem suas experiências em relação ao consumo, lugares e lazer na cidade. Destacam-se espaços específicos como bares, boates e espaços públicos (praças e ruas) frequentados por mulheres lésbicas. A análise de narrativa é incorporada para proporcionar uma compreensão mais profunda das histórias de vida, desafios e conquistas dessas mulheres em seus espaços cotidianos.A análise de dados, qualitativa e interpretativa, identifica padrões, temas emergentes e nuances nas narrativas das participantes. A análise de narrativa destaca não apenas os desafios enfrentados, mas também as estratégias de resistência e as formas ativas como essas mulheres moldam seus espaços de consumo e lazer. Essa dissertação contribui para a compreensão da complexidade das territorialidades lésbicas em Recife, proporcionando insights valiosos sobre como as mulheres lésbicas enfrentam e transformam os desafios urbanos. Ao focalizar espaços específicos e histórias pessoais, a pesquisa oferece uma visão aprofundada das estratégias de resistência e resiliência dessas mulheres na busca por inclusão e reconhecimento em uma cidade diversificada, mas desafiadora.
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Desde o final do século passado, a comunidade composta por lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, queer, intersexo e assexuais (LGBTQIA+) têm ganhado notoriedade. Por meio de muita luta, a comunidade tem conseguido a efetivação de direitos, como por exemplo, a criminalização da LGBTfobia. Possibilitando assim uma vivência dentro da sociedade, tendo mais representatividade, tanto em espaços políticos e midiáticos, quanto dentro da academia. Entretanto, a sociedade, ainda, tem ações segregadoras e preconceituosas, o que geram uma necessidade dos LGBTs por segurança. Em busca dessa segurança, o público se reúne em locais que propiciam a liberdade de expressão da sua sexualidade, gerando assim, territórios um pouco mais seguros dentro da cidade. A ocupação destes espaços pode ser feita de duas formas: gratuita (locais públicos) ou paga (estabelecimentos ou eventos). Tal ocupação influência nas vivências LGBTs nos seguintes aspectos: cultura, linguagem, vestuário e consumo, entre outros. Este estudo se foca em debater sobre o consumo e a territorialidade da comunidade LGBT no contexto da cidade de Recife (PE), buscando compreender de que maneira ocorre a ocupação da cidade pelo público, e quais são estes locais de liberdade sexual e afetiva. O objetivo geral do trabalho é investigar como ocorrem os processos de formação e consolidação de territorialidades da comunidade LGBT em Recife (PE), tanto por parte da população local quanto por turistas. Para auxiliar nessa busca, os objetivos específicos são compreender quais motivos levam a comunidade sexodissidente a ocupar espaços de lazer na capital pernambucana, mapear as territorialidades da comunidade na cidade, compilar quais ações são realizadas nos espaços de consumo para atrair o público e identificar como os turistas LGBTs têm conhecimento dos espaços de lazer e consumo específicos em Recife (PE). Esta pesquisa se caracteriza como mista, com a combinação de ferramentas quantitativas, e qualitativas, inicialmente realizando um survey focado em residentes e turistas LGBTs. Estes dados coletados serão submetidos a Análise de Variância (ANOVA), que possibilita uma filtragem e seleção dos mesmos, de acordo com a idade, local de residência ou orientação sexual, compreendendo assim as preferências do público. Em paralelo, com o intuito de ter uma aproximação com o mercado, serão conduzidas entrevistas semi-estruturadas com gestores de espaços de lazer e consumo LGBT na cidade do Recife (PE). Tais dados serão processados de acordo com as diretrizes da Análise de Conteúdo, com a finalidade de esgotar os dados adquiridos.
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CLAUDIA PAIVA DE ALMEIDA
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Análise da Cadeia Produtiva da Feirinha de Boa Viagem - Recife e sua relação com o Turismo Local
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Orientador : ISABELA ANDRADE DE LIMA MORAIS
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MEMBROS DA BANCA :
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ISABELA ANDRADE DE LIMA MORAIS
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CARLA SANTOS BORBA
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ILKA MARIA ESCALIANTE BIANCHINI
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Data: 22/12/2023
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De acordo com a Prefeitura do Recife, a Feirinha de Boa Viagem é um atrativo turístico e faz parte do item Artesanato e Compras publicado no site oficial. Este evento está localizado na Praça de Boa Viagem, cuja bairro tem sua história remonta em 1648, quando holandeses se referiam ao local pelo nome de Leiteira. Institucionalmente, a Feirinha está amparada na Lei Municipal no 16.014 de 21/03/95, que institui as feiras públicas de arte e artesanato e seus expositores credenciados. Os expositores credenciados comercializam produtos em geral cujos consumidores são os moradores locais, visitantes e turistas. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a Cadeia Produtiva da Feirinha de Boa Viagem – Recife e sua relação com o Turismo Local com base nos objetivos específicos: Conhecer o perfil sociodemográfico e profissional do beneficiário que atua na Feirinha; Investigar sobre a produção, comercialização e distribuição dos produtos comercializados na Feirinha; Conhecer a opinião do beneficiário sobre a Feirinha; e Identificar o perfil sociodemográfico, o conhecimento e a opinião do consumidor sobre a Feirinha além de conhecer informações obtidas de receptivo turístico local e do PRODARTE. A metodologia utilizada é pesquisa qualitativa, descritiva voltada para construção social, com coleta de dados através de questionários estruturados. A estratégia de investigação define-se como fenomenológica com os dados coletados analisados por conteúdo. A realização deste estudo se justifica através de sua contribuição para o meio social, para desenvolvimento de políticas-públicas, para a prática do comércio no lócus estudado e para referência teórica em geral.
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De acordo com a Prefeitura do Recife, a Feirinha de Boa Viagem é um atrativo turístico e faz parte do item Parques e Praças. Este evento está localizado na Praça de Boa Viagem, cuja bairro tem sua história remota em 1648, quando holandeses se referiam ao local pelo nome de Leiteira. Atualmente, no bairro de Boa Viagem se encontram 95% dos leitos hoteleiros do Recife. Institucionalmente, a Feirinha está amparada na Lei Municipal nº 16.014 de 21/03/95, que institui as feiras públicas de arte e artesanato; enquanto os beneficiários estão identificados no Decreto nº 13.894/87, que institui o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Artesanato do Recife (PRODARTE). Os beneficiários comercializam produtos em geral cujos consumidores são os moradores locais, visitantes e turistas. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a Cadeia Produtiva da Feirinha de Boa Viagem – Recife e sua relação com o Turismo Local com base nos objetivos específicos: Conhecer o perfil sociodemográfico e profissional do beneficiário que atua na Feirinha; Investigar sobre a produção, comercialização e distribuição dos produtos comercializados na Feirinha; Conhecer a opinião do beneficiário sobre a Feirinha; e Identificar o perfil sociodemográfico, o conhecimento e a opinião do consumidor sobre a Feirinha. A metodologia utilizada é pesquisa qualitativa, descritiva voltada para construção social, com coleta de dados através de questionários estruturados. A estratégia de investigação define-se como fenomenológica com os dados coletados analisados por conteúdo. A realização deste estudo se justifica através de sua contribuição para o meio social, para desenvolvimento de políticas- públicas, para a prática do comércio no locus estudado e para referência teórica em geral.
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