Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPE

2022
Dissertações
1
  • ADRIANA MIRELLY SILVA SPINDOLA CORREIA
  • EMPREENDEDORISMO INTERNACIONAL: análise da mentalidade global frente ao derramamento de óleo e à Covid-19 no entorno de Porto de Galinhas-PE

  • Orientador : YAKARA VASCONCELOS PEREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRE GUSTAVO CARVALHO MACHADO
  • VIVIANE SANTOS SALAZAR
  • YAKARA VASCONCELOS PEREIRA
  • Data: 25/04/2022

  • Mostrar Resumo
  • Em ambientes complexos e voláteis, a mentalidade global (MG) tornou-se uma temática
    importante para as organizações, desenvolvê-la, colabora na obtenção de resultados que
    permitem enxergar oportunidades no ambiente internacional. Esta dissertação tem o
    objetivo de analisar como a mentalidade global influencia as ações estratégicas adotadas
    pelos empreendedores internacionais dos hotéis localizados no entorno de Porto de
    Galinhas-PE frente às catástrofes do óleo e Covid-19. Organizações que têm como foco
    atender público internacional, possuem um networking ativo e que buscam destacar-se
    perante a concorrência, faz-se necessário a atentar que a mentalidade global do
    empreendedor internacional colabora com a organização, principalmente no tocante ao
    alcance de resultados positivos, mesmo em situações adversas. Para alcançar esse
    propósito foram elaborados os seguintes objetivos específicos: identificar as ações
    estratégicas dos hotéis implementadas pelos empreendedores internacionais; verificar a
    relação entre a mentalidade global e as estratégias desenvolvidas pelos empreendedores
    internacionais frente às catástrofes do óleo e da Covid-19; e, propor um framework de
    mentalidade global frente às catástrofes que impulsione o empreendedorismo
    internacional. A abordagem a ser utilizada é qualitativa para atender aos objetivos
    propostos. Serão analisados documentos e transcrições de entrevistas semiestruturadas,
    a serem realizadas com gestores e colaboradores de hotéis, Associação dos Hotéis de
    Porto de Galinhas (AHPG) e Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau
    (PGACVB) que atuaram na região no período em que os eventos do óleo e da Covid-19
    aconteceram. Desse modo, estima-se analisar quatro hotéis mediante o estudo de
    múltiplos casos.


  • Mostrar Abstract
  • Em ambientes complexos e voláteis, a mentalidade global (MG) tornou-se uma temática
    importante para as organizações, desenvolvê-la, colabora na obtenção de resultados que
    permitem enxergar oportunidades no ambiente internacional. Esta dissertação tem o
    objetivo de analisar como a mentalidade global influencia as ações estratégicas adotadas
    pelos empreendedores internacionais dos hotéis localizados no entorno de Porto de
    Galinhas-PE frente às catástrofes do óleo e Covid-19. Organizações que têm como foco
    atender público internacional, possuem um networking ativo e que buscam destacar-se
    perante a concorrência, faz-se necessário a atentar que a mentalidade global do
    empreendedor internacional colabora com a organização, principalmente no tocante ao
    alcance de resultados positivos, mesmo em situações adversas. Para alcançar esse
    propósito foram elaborados os seguintes objetivos específicos: identificar as ações
    estratégicas dos hotéis implementadas pelos empreendedores internacionais; verificar a
    relação entre a mentalidade global e as estratégias desenvolvidas pelos empreendedores
    internacionais frente às catástrofes do óleo e da Covid-19; e, propor um framework de
    mentalidade global frente às catástrofes que impulsione o empreendedorismo
    internacional. A abordagem a ser utilizada é qualitativa para atender aos objetivos
    propostos. Serão analisados documentos e transcrições de entrevistas semiestruturadas,
    a serem realizadas com gestores e colaboradores de hotéis, Associação dos Hotéis de
    Porto de Galinhas (AHPG) e Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau
    (PGACVB) que atuaram na região no período em que os eventos do óleo e da Covid-19
    aconteceram. Desse modo, estima-se analisar quatro hotéis mediante o estudo de
    múltiplos casos.

2021
Dissertações
1
  • RENNAN CARVALHO DOS SANTOS
  • O MUNDO DE WALT DISNEY: EXPERIÊNCIA DE CONSUMO DA GERAÇÃO DOS MILLENNIALS EM PARQUES TEMÁTICOS

  • Orientador : MARCONI FREITAS DA COSTA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CRISTIANE SALOME RIBEIRO COSTA
  • MARCONI FREITAS DA COSTA
  • MARIANA BUENO DE ANDRADE MATOS
  • Data: 29/01/2021

  • Mostrar Resumo
  • Com o tempo, algumas mudanças no comportamento do consumidor foram evidenciadas, dentre essas o perfil geracional é uma linha importante a ser percebida, principalmente em ambientes de lazer e turismo como parques temáticos. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo analisar a influência do otimismo na prontidão para tecnologia e das experiências de cocriação nas experiências de consumo da geração millennium em parques temáticos da Disney e a sua relação com o encantamento do cliente. Para que essa diretriz fosse alcançada, uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, utilizando uma amostragem do tipo nãoprobabilística, foi realizada. A coleta de dados realizou-se por meio de um survey online, distribuído pela técnica snowball. A amostra obteve 530 respondentes e utilizou a Modelagem de Equações Estruturais para análise dos dados. Os resultados indicaram relevância em todas as relações estudas, sendo as experiências de consumo da geração millennium influenciadas positivamente pela cocriação e pela prontidão para tecnologia, assim como o encantamento é influenciado por essas experiências. Diante do exposto, foi possível constatar que as experiências de consumo da geração millennium apresentam ligação com fatores antes não evidenciados por outras gerações, como as experiências de cocriação e o otimismo para prontidão tecnológica, o que eleva o grau dessas experiências, podendo leva-las ao encantamento desse consumidor. Portanto, percebe-se certa diferenciação de consumo por essa geração, no que diz respeito a experiências em parques temáticos.


  • Mostrar Abstract
  • Com o tempo, algumas mudanças no comportamento do consumidor foram evidenciadas, dentre essas o perfil geracional é uma linha importante a ser percebida, principalmente em ambientes de lazer e turismo como parques temáticos. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo analisar a influência do otimismo na prontidão para tecnologia e das experiências de cocriação nas experiências de consumo da geração millennium em parques temáticos da Disney e a sua relação com o encantamento do cliente. Para que essa diretriz fosse alcançada, uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, utilizando uma amostragem do tipo nãoprobabilística, foi realizada. A coleta de dados realizou-se por meio de um survey online, distribuído pela técnica snowball. A amostra obteve 530 respondentes e utilizou a Modelagem de Equações Estruturais para análise dos dados. Os resultados indicaram relevância em todas as relações estudas, sendo as experiências de consumo da geração millennium influenciadas positivamente pela cocriação e pela prontidão para tecnologia, assim como o encantamento é influenciado por essas experiências. Diante do exposto, foi possível constatar que as experiências de consumo da geração millennium apresentam ligação com fatores antes não evidenciados por outras gerações, como as experiências de cocriação e o otimismo para prontidão tecnológica, o que eleva o grau dessas experiências, podendo leva-las ao encantamento desse consumidor. Portanto, percebe-se certa diferenciação de consumo por essa geração, no que diz respeito a experiências em parques temáticos.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02