Disertación/Tesis

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2024
Disertaciones
1
  • CRISTINA MARIA SILVA LEITÃO DE ARAÚJO LEITE
  • Fatores Hedônicos e  Práticas Ambientais: análise das relações de influência sobre a fidelização dos hóspedes aos estabelecimentos de hospedagem do nordeste brasileiro

  • Líder : JULIO CESAR FERRO DE GUIMARAES
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • ANDRE FALCAO DURAO
  • JULIO CESAR FERRO DE GUIMARAES
  • MARCELA REBECCA PEREIRA
  • Data: 31-ene-2024


  • Resumen Espectáculo
  • As preocupações ambientais estão muito presentes na consciência do consumidor contemporâneo, levando novas possibilidades e demandas que alteram as formas de consumo, e tais formas afetam diretamente os setores de turismo e hospitalidade. Experiências positivas e emocionantes, como,  práticas ambientais e experiências que promovam emoções e alegria ao consumidor,  podem levar a construção de laços emocionais entre, o mesmo e a empresa, influenciando em seu comportamento a longo prazo. Diante disso, o objetivo geral deste estudo é analisar as relações de influência dos fatores hedônicos e práticas ambientais sobre a fidelização dos hóspedes aos estabelecimentos de hospedagens do nordeste brasileiro. Elaborou-se uma pesquisa de abordagem quantitativa, em uma amostra não-probabilística por adesão. A análise de dados se dará por análise fatorial confirmatória e regressão linear múltipla.

2
  • VITÓRIA EDUARDA PEDROSA AVELINO
  • COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS DE MULHERES E CAPACIDADES DINÂMICAS EM PEQUENAS CAFETERIAS EM RECIFE – PE

  • Líder : VIVIANE SANTOS SALAZAR
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • VIVIANE SANTOS SALAZAR
  • YAKARA VASCONCELOS PEREIRA
  • JULIANA MEDAGLIA SILVEIRA
  • Data: 05-feb-2024


  • Resumen Espectáculo
  • O projeto analisa a importância crescente das mulheres no empreendedorismo no Brasil e seus desafios. Aborda duas vertentes de análise do empreendedorismo: economicista e comportamental. O estudo tem como objetivo analisar a relação entre as competências empreendedoras das proprietárias e as capacidades dinâmicas das cafeterias em Recife-PE para alcançar vantagem competitiva.

    Para tanto, o referencial teórico discute empreendedorismo, enfatizando o empreendedorismo feminino e o papel das mulheres no processo. Aborda também as competências empreendedoras, que englobam habilidades, conhecimentos e atitudes necessárias para o sucesso em atividades empreendedoras, apresentando diversos modelos e conceitos. Adicionalmente, o estudo explora capacidades dinâmicas, habilidades que permitem às empresas adaptarem-se às mudanças no ambiente de negócios, classificando-as em diferentes tipos. Por fim, analisa a vantagem competitiva, que consiste na capacidade de uma empresa superar seus concorrentes, discutindo a evolução do conceito e sua relação com a gestão feminina no contexto empresarial.

    A metodologia aborda a construção do fazer científico e a escolha da abordagem qualitativa para o estudo em questão. O estudo foca em múltiplos casos de cafeterias administradas por mulheres, que possuam vantagem competitiva sustentada no mercado pernambucano e façam parte da ASCAPE. A pesquisa visa investigar as competências dessas empreendedoras. Os métodos de coleta de dados incluem entrevistas semiestruturadas e análise documental. A análise de conteúdo será empregada na análise dos dados, com o apoio do software Atlas.ti. A análise seguirá três passos: descrição, inferência e interpretação (Bardin 2016), proporcionando rigor científico ao estudo.

3
  • ANA PAULA DA SILVA
  • BEM-ESTAR SUBJETIVO E MOTIVAÇÃO: estudo sobre a perspectiva dos consumidores que visitam o destino turístico Taquaritinga do Norte/PE

  • Líder : ANDRE FALCAO DURAO
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • ANDERSON GOMES DE SOUZA
  • ANDRE FALCAO DURAO
  • MARIANNY JESSICA DE BRITO SILVA
  • Data: 05-mar-2024


  • Resumen Espectáculo
  • O bem-estar está presente em vários segmentos do mercado, apresentando grande importância do ponto de vista social e econômico. As pessoas estão demandando cada vez mais por bem-estar, seja ele psicológico, social ou mesmo subjetivo, que abrange uma visão mais hedônica do bem-estar, sendo considerado sinônimo de felicidade, satisfação ou qualidade de vida. E a busca pela felicidade, ou pelo bem-estar subjetivo, influencia na escolha de diversos produtos e serviços. Por exercer essa influência, o bem-estar subjetivo pode ser, em alguns casos, um fator motivacional nas decisões de compra e consumo, o que inclui também a escolha de destinos turísticos. Assim, o bem-estar subjetivo, que já representa um segmento importante para o turismo, a exemplo do Wellness e do Wellbeing Tourism, também pode estar presente em outros segmentos do turismo, podendo ser vivenciado em qualquer experiência turística. Diante disso, essa pesquisa visa analisar a relação entre bem-estar subjetivo e motivação no destino turístico de Taquaritinga do Norte, entendendo se essa relação existe no lócus de pesquisa escolhido e em qual etapa da experiência turística ela pode ser identificada, se antes, durante ou após a viagem. Para tanto, será realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza explicativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas com os turistas para coletar os dados, visando responder os objetivos propostos nesta pesquisa. Além das entrevistas, serão realizadas pesquisa documental e observação. Para a análise dos dados será utilizada a técnica de análise do conteúdo temática ou categorial, com o apoio do software ATLAS.ti.

2023
Disertaciones
1
  • MARILIA NUNES VALENÇA
  • Capacidade de Inovação como Estratégia dos Hotéis diante de Cenários de Grande Instabilidade/ Crises

  • Líder : VIVIANE SANTOS SALAZAR
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • VIVIANE SANTOS SALAZAR
  • JULIO CESAR FERRO DE GUIMARAES
  • YAKARA VASCONCELOS PEREIRA
  • BENNY KRAMER COSTA
  • Data: 07-mar-2023


  • Resumen Espectáculo
  • Cenários de instabilidade, como crises fazem parte do setor de hotelaria e a pandemia COVID-19 trouxe à tona a fragilidade econômica do setor. Ainda assim, muitos hotéis têm se mostrado competitivos e conseguem manter suas vantagens competitivas mesmo diante de tais cenários. Diante disso, a presente pesquisa tem como objetivo analisar os efeitos da capacidade de inovar no desempenho dos hotéis diante de cenários de grande instabilidade. Para isso, será aplicado um questionário com hotéis de todo o Brasil que pertencem a uma rede, tal como a ABIH, e que tenham pelo menos três estrelas. Para a análise, será realizada a análise fatorial e estatística descritiva a fim de avaliar como as capacidades dinâmicas e a capacidade de inovar afetam o desempenho dos hotéis. Desta maneira, no plano teórico espera-se que a pesquisa contribua com a construção do conhecimento sobre a temática. E no plano prático espera-se que a pesquisa possa contribuir com caminhos possíveis para que os hotéis possam melhorar seu desempenho em cenários de instabilidade.

2
  • ANA KARLA DE MELO SILVA
  • Experiência de Consumo em Ambientes de Serviços Gastronômicos Face à Vulnerabilidade e Resiliência do Consumidor com Deficiência em Bares da Região Metropolitana do Recife

  • Líder : ANDERSON GOMES DE SOUZA
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • ANDERSON GOMES DE SOUZA
  • JULIO CESAR FERRO DE GUIMARAES
  • ELIELSON OLIVEIRA DAMASCENA
  • Data: 20-mar-2023


  • Resumen Espectáculo
  • O consumo se encontra refletido no modelo de comportamento de distintos grupos sociais e por ser um fenômeno social, existem grupos que são excluídos de determinadas experiências. Nos bares do setor da gastronomia não é diferente, por ser um serviço hedônico e em parte, de alta exigência, a experiência de consumo em ambientes de serviços pode ser considerada complexa por possuir a sua própria atmosfera física e dificultar as interações sociais. No contexto social, as Pessoas com Deficiência fazem parte de uma significativa fatia de possíveis consumidores e muitas vezes são excluídos destes empreendimentos de serviços. Atualmente estes ambientes de serviços necessitam compreender a sensibilidade humana e o comportamento que caracterizam estes segmentos, para não tornar uma experiência de consumo em uma situação de vulnerabilidade e fazer com que o consumidor com deficiência tome atitudes resilientes como fator de proteção para lidar com os contratempos. O objetivo desta pesquisa é verificar de que modo a vulnerabilidade e a resiliência do consumidor com deficiência física e/ou comunicacional se relacionam com a experiência de consumo em ambientes de serviços de bares na Região Metropolitana do Recife e para alcançar este, os objetivos específicos foram determinados da seguinte maneira: mensurar e avaliar o  grau de vulnerabilidade do consumidor com deficiência física e/ou comunicacional em serviços de bares na Região Metropolitana do Recife; mensurar e avaliar o grau de resiliência do consumidor com deficiência física e/ou comunicacional em serviços de bares na Região Metropolitana do Recife; e mensurar e avaliar a experiência do consumidor com deficiência física e/ou comunicacional em serviços de bares na Região Metropolitana do Recife. O referencial teórico se encontra constituído pelos tópicos experiência de consumo e o ambiente de serviços gastronômicos e barreiras ao consumo e acessibilidade face a vulnerabilidade e a resiliência do consumidor com deficiência em ambientes de bares. Para atingir o intuito deste estudo, será realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa e caráter descritivo de corte transversal. A coleta de dados se dará por questionário estruturado virtual e o plano de análise será por meio de técnicas estatísticas.

3
  • KAMILLA NAYARA BATISTA PIMENTEL RODRIGUES
  • AS CAPACIDADES DINÂMICAS E O EMPREENDEDORISMO INTERNACIONAL NOS HOTÉIS DO LITORAL PARAIBANO

  • Líder : YAKARA VASCONCELOS PEREIRA
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • BRIGITTE RENATA BEZERRA DE OLIVEIRA
  • VIVIANE SANTOS SALAZAR
  • YAKARA VASCONCELOS PEREIRA
  • Data: 22-jun-2023


  • Resumen Espectáculo
  • O projeto de dissertação possui o objetivo geral de analisar como as capacidades dinâmicas influenciam o empreendedorismo internacional nos hotéis do litoral da Paraíba. Para alcançá-los, os seguintes objetivos específicos foram estabelecidos, quais sejam: I. Investigar as capacidades dinâmicas nas empresas hoteleiras ao longo da sua trajetória; II. Identificar as dimensões do empreendedorismo internacional dos hotéis analisados; III. Examinar a relação entre as capacidades dinâmicas e o empreendedorismo internacional nas organizações estudadas. O referencial teórico é constituído pelos temas de empreendedorismo internacional, capacidades dinâmicas no turismo e empreendedorismo internacional e capacidades dinâmicas. Para alcançar o propósito do estudo, será realizada uma pesquisa qualitativa por meio de estudo de múltiplos casos. Os dados serão coletados mediante entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. Para examinar os dados, a análise de conteúdo será adotada. 

4
  • MARCOS TAVARES DE MELO JÚNIOR
  • Design de experiência e emoções: Proposta de Framework para o fluxo de visitação no Forte Orange, Itamaracá-PE, à luz da pesquisa transformativa do consumidor.

  • Líder : ANDERSON GOMES DE SOUZA
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • ANDERSON GOMES DE SOUZA
  • ANDRE FALCAO DURAO
  • FRANCISCO VICENTE SALES MELO
  • Data: 29-jun-2023


  • Resumen Espectáculo
  • A presente dissertação é um estudo de caso na área de design de experiência no turismo voltado para a visitação no Forte Orange, uma fortificação localizada no litoral norte de Pernambuco, na ilha de Itamaracá, que foi palco de muitas batalhas no período colonial entre Portugal e Holanda gerando muitos resquícios históricos, arqueológicos e culturais. O forte passou por uma reforma finalizada em 2018, mas, ainda carece de artifícios para tornar a experiência agradável e memorável para os visitantes. Este estudo tem como objetivo geral propor um framework indicativo de como o design de experiência pode ser utilizado para gerar respostas emocionais durante o fluxo de visitação do Forte Orange, Itamaracá – PE. A coleta de dados será feita através de um questionário opinativo da visitação baseada nos construtos desenvolvidos por Kim et. al. (2012) de interpretação da experiência em serviços turísticos que tornam a experiência memorável (MTE). A pesquisa é de caráter exploratório  e  o questionário será validado através do Alfa de Cronbach, os dados serão analisados quantitativamente via Modelagem de equações estruturais. Os testes estatísticos de Análise Fatorial Exploratória (AFE) seguirá a Análise Fatorial Confirmatória (AFC), através do software de análise de dados SPSS. Buscamos com a pesquisa, estudar a experiência para encontrar possíveis pontos de melhoria e trazer formas de valorizar as emoções dos clientes através do desenvolvimento do design de experiência na visita. O aprofundamento da experiência no forte Orange trará consigo o desenvolvimento da região que já foi um ponto turístico com grande atratividade, mas ultimamente está esquecida em detrimento de outros destinos no litoral Pernambucano. O turismo patrimonial, quando desenvolvido de forma preservacionista, traz grandes avanços culturais e econômicos aos destinos e promove o bem-estar de forma hedônica, social e educacional aos visitantes.

5
  • LUCCAS VINICIUS CAVALCANTI SOUZA
  • AS CAPACIDADES DINÂMICAS DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE HOSPEDAGEM DE FERNANDO DE NORONHA-PE NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA COVID-19

  • Líder : YAKARA VASCONCELOS PEREIRA
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • VINICIUS FARIAS MOREIRA
  • VIVIANE SANTOS SALAZAR
  • YAKARA VASCONCELOS PEREIRA
  • Data: 10-jul-2023


  • Resumen Espectáculo
  • A pandemia atingiu vários setores econômicos no mundo, entre eles o turismo e a hotelaria. Fernando de Noronha foi um destino que foi duramente impactado pelas restrições causadas pelos bloqueios no país. Portanto, esta pesquisa tem o objetivo de analisar como as capacidades dinâmicas contribuíram no enfrentamento dos impactos do novo coronavírus (COVID-19) nos meios de hospedagens de micro e pequeno portes de Fernando de Noronha-PE. Para alcançá-lo, os seguintes objetivos específicos foram estabelecidos: investigar as capacidades dinâmicas dos meios de hospedagem que colaboraram no enfrentamento da pandemia; e, examinar a relação entre as capacidades dinâmicas dos empreendimentos analisados e o destino turístico de Fernando de Noronha. O referencial teórico é constituído pelos temas de meios de hospedagem no destino turístico; crises e hotelaria; e, capacidades dinâmicas no turismo em contexto de crise. Para alcançar o propósito do estudo, será realizada uma pesquisa qualitativa por meio de estudo de múltiplos casos. Os dados serão coletados mediante entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. Para examinar os dados, a análise de conteúdo será adotada.

6
  • LIVIA MARIA DA SILVA SOARES DO NASCIMENTO
  • EMPREENDEDORISMO INTERNACIONAL NO CLUSTER DE PORTO DE GALINHAS-PE E SEU ENTORNO

  • Líder : YAKARA VASCONCELOS PEREIRA
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • BENNY KRAMER COSTA
  • VIVIANE SANTOS SALAZAR
  • YAKARA VASCONCELOS PEREIRA
  • Data: 26-jul-2023


  • Resumen Espectáculo
  • O projeto de dissertação tem por objetivo geral analisar como o empreendedorismo internacional influencia o cluster de Porto de Galinhas-PE e seu entorno. Para atingi-lo, foram elencados os seguintes objetivos específicos: I. Identificar como o destino estudado se caracteriza como cluster turístico; II. Investigar o empreendedorismo internacional nas organizações do destino selecionado; III. Verificar a relação entre as dimensões do empreendedorismo internacional das organizações e as características de cluster do destino turístico analisado. O referencial teórico aborda os fundamentos do empreendedorismo internacional e suas dimensões expondo a relevância do fenômeno para a indústria do turismo no âmbito mundial. Outro fator significativo presente no aporte teórico é a contextualização da temática empreendedorismo e cluster com o propósito de elucidar a complementaridade entre os construtos para aumento da lucratividade empresarial. Por conseguinte, o texto destaca a importância da definição de cluster turístico e a influência de suas características no desenvolvimento do destino. Este projeto classifica-se como uma pesquisa qualitativa de múltiplos casos. Para nortear a investigação, os dados serão coletados a partir de entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. Por fim, o exame dos dados ocorrerá a partir da análise de conteúdo.

7
  • PÂMELA LAÍS ARRUDA NÓBREGA
  • ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE TURISMO NO LITORAL NORTE DE PERNAMBUCO: DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO REGIONAL

  • Líder : LUCIANA ARAUJO DE HOLANDA
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • LUCIANA ARAUJO DE HOLANDA
  • NATHALIA KOROSSY LEITE
  • VÂNIA LÚCIA QUADROS NASCIMENTO
  • Data: 31-ago-2023


  • Resumen Espectáculo
  • As políticas públicas são decisões que resultam em regulamentos ou ações que atingem a sociedade e o seu processo de formulação é denominado como ciclo das políticas públicas, que vai desde a identificação do problema até a sua fase de implementação e extinção. No turismo, as políticas públicas orientam o desenvolvimento da atividade turística para as localidades envolvidas. Dito isto, a presente pesquisa possui como enfoque de estudo a política pública de turismo no litoral norte do estado de Pernambuco, região composta por oito municípios e detentora de grande potencial turístico predominantemente para o turismo de sol e mar, turismo cultural e ecoturismo. Portanto, este estudo tem como objetivo analisar o ciclo das políticas públicas, no âmbito estadual, voltadas para o turismo no litoral norte de Pernambuco desde a instituição do PRT até o ano de 2022. Para alcançá-lo, os seguintes objetivos específicos foram estabelecidos: resgatar a trajetória histórica, compreender a formulação, descrever a implementação, examinar a avaliação das políticas públicas de turismo para o litoral norte de Pernambuco e identificar os entraves para o desenvolvimento turístico da região. O referencial teórico é constituído pelos temas de ciclo das políticas públicas; políticas públicas de turismo; e política de regionalização do turismo. Para alcançar os objetivos apontados nesta investigação, será realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e caráter descritivo utilizando como fonte de dados a pesquisa documental em documentos oficiais do governo, sites, portal da transparência e pesquisa de campo, sendo tratados posteriormente através de uma análise de conteúdo.

8
  • KEVIN FERREIRA CORCINO
  • A RELAÇÃO ENTRE A PERCEPÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS POR PARTE DOS TURISTAS E A DECISÃO DE INDICAÇÃO AO DESTINO TURÍSTICO

  • Líder : SERGIO RODRIGUES LEAL
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • SERGIO RODRIGUES LEAL
  • ANDERSON GOMES DE SOUZA
  • ERIC CHARLES HENRI DORION
  • Data: 31-ago-2023


  • Resumen Espectáculo
  • Como usuários, de forma direta e indireta, de diversos serviços públicos, os turistas possuem um grande impacto econômico e social nos destinos visitados, gerando receitas tributárias que são usadas como fonte de financiamento da infraestrutura das localidades. Uma vez que que são clientes, ainda que de forma casual, dos mesmos serviços que a população local, a participação dos turistas na criação e controle de serviços públicos tem se tornado um fator de engajamento, fidelização e satisfação dos visitantes com o local.  Esta participação tem sido cada vez mais incentivada como base para a cocriação de destinos turísticos e pode trazer benefícios para os turistas, habitantes e administração pública. Um maior engajamento do turista com o destino visitado pode auxiliar no oferecimento de melhores serviços públicos e aumentar o fluxo de turistas mediante o retorno e a indicação da localidade a outros turistas. Portanto, esta pesquisa tem por objetivo investigar a relação entre a avaliação dos serviços públicos por parte dos turistas e a decisão de indicação ao destino turístico, com o recorte geográfico na cidade de Recife, Pernambuco. Sob aspecto metodológico quantitativo, esta pesquisa tem como pressuposto amostral, 384 casos coletados mediante questionários fechados e analisados com uso da estatística descritiva e multivariada com uso das técnicas de análise fatorial exploratória e modelagem de equações estruturais.

9
  • LAYANE MARIA GOMES DE LIMA
  • Diagnóstico do turismo náutico na Área de Proteção Ambiental (APA) de Guadalupe – PE: Expectativas versus realidade de acordo com o plano de manejo

  • Líder : VANICE SANTIAGO FRAGOSO SELVA
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • VANICE SANTIAGO FRAGOSO SELVA
  • NATHALIA KOROSSY LEITE
  • JOSE SEVERINO BENTO DA SILVA
  • Data: 04-sep-2023


  • Resumen Espectáculo
  • A prática do turismo, especialmente em áreas naturais, tem grande importância na região em que se desenvolve, com geração de empregos e desenvolvimento econômico. Uma das formas de turismo que mais tem crescido em território nacional é o turismo náutico, onde sem a devida sustentabilidade e com reduzida adequação à realidade local, resulta em impactos ambientais negativos que são consequência da sua prática. No Estado de Pernambuco, dentre as unidades de conservação que exploram o turismo náutico, a Área de Proteção Ambiental de Guadalupe (APAG) destaca-se pelo extenso espaço marítimo e turismo massivo. Por ser uma área de importante relevância ecológica, é necessária uma investigação das práticas turísticas náuticas, assim como verificar se essas atividades apresentam compatibilidade com as práticas permitidas pelo Plano de Manejo da unidade de conservação, contribuindo para a sustentabilidade ambiental. Sendo assim, o principal objetivo da dissertação é analisar um dos espaços que compõem a APAG, a Ilha de Santo Aleixo, considerando de que forma a prática e ordenamento do turismo náutico estão em consonância com as diretrizes estabelecidas no plano de manejo da unidade de conservação. Como metodologia, o trabalho utiliza como procedimentos metodológicos as etapas exploratória e descritiva, e em seguida o tratamento dos dados coletados. Nesses procedimentos foram realizados o levantamento bibliográfico, observações diretas e aplicação dos questionários com as partes interessadas no turismo náutico da Ilha de Santo Aleixo, como o poder público, comunidades residentes, empresários e turistas. Como resultados parciais percebe-se que não há um controle efetivo sobre que tange o tratamento de efluentes, visto que se constatou a completa inexistência de tratamento dos efluentes, onde estes são depositados diretamente nas áreas marinhas em desrespeito às premissas ambientais,  como também a baixa adesão das empresas de turismo à responsabilidade ambiental, onde das cinco analisadas, apenas uma gozava do selo de responsabilidade ambiental quanto ao tratamento do seu efluente da cozinha. Assim, percebe-se que na realidade observada, não há o efetivo cumprimento do Plano de Manejo, lesando não só o meio ambiente, como servindo de óbice ao turismo por poluir os pontos turísticos.

10
  • PATRÍCIA CARDOSO LYRA DA FONSECA
  • MÍDIAS SOCIAIS E PRODUTOS GASTRONÔMICOS DA CAATINGA: estudo sobre promoção digital da cooperativa Coopercuc

  • Líder : ANDRE FALCAO DURAO
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • ANDRE FALCAO DURAO
  • ANDERSON GOMES DE SOUZA
  • MARIANNY JESSICA DE BRITO SILVA
  • Data: 04-oct-2023


  • Resumen Espectáculo
  • O avanço da tecnologia tem permitido uma interação maior entre os consumidores e as empresas, de forma que a relação entre elas está mais próxima. Com o crescimento do uso da internet, vem acontecendo mudanças nos processos e operações das organizações. Dentro desse contexto,  as empresas, no mundo todo,  estão utilizando, em seus planos de marketing, plataformas de mídia social, que se tornaram indispensáveis para o aumento da competitividade.  O Instagram é a terceira rede social mais usada no Brasil e a segunda em números de usuários. Em todo o mundo essa plataforma tem bilhões de usuários. No Brasil são mais de cento e vinte milhões de usuários ativos. O crescimento das mídias sociais representa mudança para o desenvolvimento gastronômico e essa realidade chegou ao Sertão Nordestino. Dentro desse sistema está a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá-Coopercuc, que fica no sul da Bahia. A organização possui um site e um Instagram, com mais de sete mil seguidores. Essa conta é constantemente utilizada não apenas para promoção dos produtos gastronômicos da caatinga, como também como um espaço de debates e posicionamento a respeito de temas como: sustentabilidade,  igualdade de gênero, lutas de minorias, entre outros. Levando em consideração esses dados, o objetivo geral deste estudo é analisar de que forma as mídias sociais são utilizadas na promoção dos produtos gastronômicos da Caatinga. Como embasamento teórico, estamos utilizando o Marketing Digital; Social Media Marketing; e a Gastronomia. Para atingir o intuito deste estudo, será realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter exploratório-descritivo, por meio de um estudo de caso. A coleta de dados se dará por questionário semiestruturado e observação não participante. A análise dos dados será através da análise do discurso e a triangulação dará a rigidez na segurança e clareza que uma pesquisa necessita.

11
  • BRUNA TAVARES DE ALMEIDA
  • Cultural aspects of contemporary society have been changing at a much faster pace than
    ever before, and this may be caused by the faster increase in technology. The growing
    amount of media types to which society has been exposed to causes an extremely
    important effect on social, political and economic aspects on the lives of its individuals.
    One of the main tools from the ICT, social media platforms have reached into the ways
    people interact with one another, while also allowing communications at a more
    egalitarian stance. As one of the most powerful and influential of these social media
    platforms, Instagram shows impressive numbers (BIADENI; CASTRO, 2020;
    IGLESIAS-SÁNCHEZ et al., 2020; KROLOW, 2019; SMITH, 2019). Since 2018 it has
    already reached the 1 billion active accounts mark. However, users and researchers alike
    have been condemning the heavy editing that is used in pictures posted on the platform,
    stating that they do not convey the authentic experience tourists will likely have at a
    given destination. The concept of authenticity in tourism has been changing since it was
    presented by MacCannell (1973), and the contemporary tourist adapts it to the current
    social media-induced context. This shift has been remodeling and reshaping tourism
    (CANAVAN; MCCAMLEY, 2021; JANSSON, 2018). Even though much research has
    already been done, including Instagram and social media platforms in general, few of
    them have integrated the notion of authenticity (AGAM, 2017; BIADENI; CASTRO,
    2020; ÇELIK, 2017; MOHAMMADI et al., 2020; SANTOS; DURÃO, 2021; SOUZA;
    MACHADO, 2017; TRIBE; MKONO, 2017; VAN DIJCK; POELL, 2013). And the
    expression instagrammable is still novel, with few mentions and concepts limited to the
    media and design fields (KROLOW, 2019; SALAZAR, 2017a, 2017b). Since the
    mentioned matters are of importance to DMOs, tourist businesses and tourists, it is
    necessary to understand how the fabrication of instagrammable sceneries by the State
    and the private sector happens, and how these sceneries are used to promote
    destinations.

  • Líder : SERGIO RODRIGUES LEAL
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • SERGIO RODRIGUES LEAL
  • ANDRE FALCAO DURAO
  • ANA PAULA SPOLON
  • Data: 26-oct-2023


  • Resumen Espectáculo
  • Cultural aspects of contemporary society have been changing at a much faster pace than
    ever before, and this may be caused by the faster increase in technology. The growing
    amount of media types to which society has been exposed to causes an extremely
    important effect on social, political and economic aspects on the lives of its individuals.
    One of the main tools from the ICT, social media platforms have reached into the ways
    people interact with one another, while also allowing communications at a more
    egalitarian stance. As one of the most powerful and influential of these social media
    platforms, Instagram shows impressive numbers (BIADENI; CASTRO, 2020;
    IGLESIAS-SÁNCHEZ et al., 2020; KROLOW, 2019; SMITH, 2019). Since 2018 it has
    already reached the 1 billion active accounts mark. However, users and researchers alike
    have been condemning the heavy editing that is used in pictures posted on the platform,
    stating that they do not convey the authentic experience tourists will likely have at a
    given destination. The concept of authenticity in tourism has been changing since it was
    presented by MacCannell (1973), and the contemporary tourist adapts it to the current
    social media-induced context. This shift has been remodeling and reshaping tourism
    (CANAVAN; MCCAMLEY, 2021; JANSSON, 2018). Even though much research has
    already been done, including Instagram and social media platforms in general, few of
    them have integrated the notion of authenticity (AGAM, 2017; BIADENI; CASTRO,
    2020; ÇELIK, 2017; MOHAMMADI et al., 2020; SANTOS; DURÃO, 2021; SOUZA;
    MACHADO, 2017; TRIBE; MKONO, 2017; VAN DIJCK; POELL, 2013). And the
    expression instagrammable is still novel, with few mentions and concepts limited to the
    media and design fields (KROLOW, 2019; SALAZAR, 2017a, 2017b). Since the
    mentioned matters are of importance to DMOs, tourist businesses and tourists, it is
    necessary to understand how the fabrication of instagrammable sceneries by the State
    and the private sector happens, and how these sceneries are used to promote
    destinations.

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  • CYBELLE VIRGÍNIA RIBEIRO PAULO
  • Recife, sua loka”:Territorialidades afetivas, consumo e lazer da comunidade LGBT em Recife, PE

  • Líder : JOSE ROBERTO FERREIRA GUERRA
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • JOSE ROBERTO FERREIRA GUERRA
  • DENISE CLEMENTINO DE SOUZA
  • FLAVIA ZIMMERLE DA NOBREGA COSTA
  • Data: 21-dic-2023


  • Resumen Espectáculo
  • Desde o final do século passado, a comunidade composta por lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, queer, intersexo e assexuais (LGBTQIA+) têm ganhado  notoriedade. Por meio de muita luta, a comunidade tem conseguido a efetivação de direitos, como por exemplo, a criminalização da LGBTfobia. Possibilitando assim uma vivência dentro da sociedade, tendo mais representatividade, tanto em espaços políticos e midiáticos, quanto dentro da academia. Entretanto, a sociedade, ainda, tem ações segregadoras e preconceituosas, o que geram uma necessidade dos LGBTs por segurança. Em busca dessa segurança, o público se reúne em locais que propiciam a liberdade de expressão da sua sexualidade, gerando assim, territórios um pouco mais seguros dentro da cidade. A ocupação destes espaços pode ser feita de duas formas: gratuita (locais públicos) ou paga (estabelecimentos ou eventos). Tal ocupação influência nas vivências LGBTs nos seguintes aspectos: cultura, linguagem, vestuário e consumo, entre outros. Este estudo se foca em debater sobre o consumo e a territorialidade da comunidade LGBT no contexto da cidade de Recife (PE), buscando compreender de que maneira ocorre a ocupação da cidade pelo público, e quais são estes locais de liberdade sexual e afetiva. O objetivo geral do trabalho é investigar como ocorrem os processos de formação e consolidação de territorialidades da comunidade LGBT em Recife (PE), tanto por parte da população local quanto por turistas. Para auxiliar nessa busca, os objetivos específicos são compreender quais motivos levam a comunidade sexodissidente a ocupar espaços de lazer na capital pernambucana, mapear as territorialidades da comunidade na cidade, compilar quais ações são realizadas nos espaços de consumo para atrair o público e identificar como os turistas LGBTs têm conhecimento dos espaços de lazer e consumo específicos em Recife (PE). Esta pesquisa se caracteriza como mista, com a combinação de ferramentas quantitativas, e qualitativas, inicialmente realizando um survey focado em residentes e turistas LGBTs. Estes dados coletados serão submetidos a Análise de Variância (ANOVA), que possibilita uma filtragem e seleção dos mesmos, de acordo com a idade, local de residência ou orientação sexual, compreendendo assim as preferências do público. Em paralelo, com o intuito de ter uma aproximação com o mercado, serão conduzidas entrevistas semi-estruturadas com gestores de espaços de lazer e consumo LGBT na cidade do Recife (PE). Tais dados serão processados de acordo com as diretrizes da Análise de Conteúdo, com a finalidade de esgotar os dados adquiridos.

13
  • CLAUDIA PAIVA DE ALMEIDA
  • Análise da Cadeia Produtiva da Feirinha de Boa Viagem – Recife e sua relação com o
    Turismo local.

  • Líder : ISABELA ANDRADE DE LIMA MORAIS
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • ISABELA ANDRADE DE LIMA MORAIS
  • CARLA SANTOS BORBA
  • ILKA MARIA ESCALIANTE BIANCHINI
  • Data: 22-dic-2023


  • Resumen Espectáculo
  • De acordo com a Prefeitura do Recife, a Feirinha de Boa Viagem é um atrativo turístico
    e faz parte do item Parques e Praças. Este evento está localizado na Praça de Boa
    Viagem, cuja bairro tem sua história remota em 1648, quando holandeses se referiam ao
    local pelo nome de Leiteira. Atualmente, no bairro de Boa Viagem se encontram 95%
    dos leitos hoteleiros do Recife. Institucionalmente, a Feirinha está amparada na Lei
    Municipal nº 16.014 de 21/03/95, que institui as feiras públicas de arte e artesanato;
    enquanto os beneficiários estão identificados no Decreto nº 13.894/87, que institui o
    Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Artesanato do Recife (PRODARTE). Os
    beneficiários comercializam produtos em geral cujos consumidores são os moradores
    locais, visitantes e turistas. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a Cadeia
    Produtiva da Feirinha de Boa Viagem – Recife e sua relação com o Turismo Local com
    base nos objetivos específicos: Conhecer o perfil sociodemográfico e profissional do
    beneficiário que atua na Feirinha; Investigar sobre a produção, comercialização e
    distribuição dos produtos comercializados na Feirinha; Conhecer a opinião do
    beneficiário sobre a Feirinha; e Identificar o perfil sociodemográfico, o conhecimento e
    a opinião do consumidor sobre a Feirinha. A metodologia utilizada é pesquisa
    qualitativa, descritiva voltada para construção social, com coleta de dados através de
    questionários estruturados. A estratégia de investigação define-se como fenomenológica
    com os dados coletados analisados por conteúdo. A realização deste estudo se justifica
    através de sua contribuição para o meio social, para desenvolvimento de políticas-
    públicas, para a prática do comércio no locus estudado e para referência teórica em
    geral.

2022
Disertaciones
1
  • ADRIANA MIRELLY SILVA SPINDOLA CORREIA
  • EMPREENDEDORISMO INTERNACIONAL: análise da mentalidade global frente ao derramamento de óleo e à Covid-19 no entorno de Porto de Galinhas-PE

  • Líder : YAKARA VASCONCELOS PEREIRA
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • YAKARA VASCONCELOS PEREIRA
  • VIVIANE SANTOS SALAZAR
  • ANDRE GUSTAVO CARVALHO MACHADO
  • Data: 25-abr-2022


  • Resumen Espectáculo
  • Em ambientes complexos e voláteis, a mentalidade global (MG) tornou-se uma temática
    importante para as organizações, desenvolvê-la, colabora na obtenção de resultados que
    permitem enxergar oportunidades no ambiente internacional. Esta dissertação tem o
    objetivo de analisar como a mentalidade global influencia as ações estratégicas adotadas
    pelos empreendedores internacionais dos hotéis localizados no entorno de Porto de
    Galinhas-PE frente às catástrofes do óleo e Covid-19. Organizações que têm como foco
    atender público internacional, possuem um networking ativo e que buscam destacar-se
    perante a concorrência, faz-se necessário a atentar que a mentalidade global do
    empreendedor internacional colabora com a organização, principalmente no tocante ao
    alcance de resultados positivos, mesmo em situações adversas. Para alcançar esse
    propósito foram elaborados os seguintes objetivos específicos: identificar as ações
    estratégicas dos hotéis implementadas pelos empreendedores internacionais; verificar a
    relação entre a mentalidade global e as estratégias desenvolvidas pelos empreendedores
    internacionais frente às catástrofes do óleo e da Covid-19; e, propor um framework de
    mentalidade global frente às catástrofes que impulsione o empreendedorismo
    internacional. A abordagem a ser utilizada é qualitativa para atender aos objetivos
    propostos. Serão analisados documentos e transcrições de entrevistas semiestruturadas,
    a serem realizadas com gestores e colaboradores de hotéis, Associação dos Hotéis de
    Porto de Galinhas (AHPG) e Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau
    (PGACVB) que atuaram na região no período em que os eventos do óleo e da Covid-19
    aconteceram. Desse modo, estima-se analisar quatro hotéis mediante o estudo de
    múltiplos casos.

2
  • NATHALIA CAVALCANTI DOS SANTOS
  • "Turismo Criativo: Experiências gastronômicas na Ilha de Deus, Recife/PE"

  • Líder : CARLA SANTOS BORBA
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • CARLA SANTOS BORBA
  • ISABELA ANDRADE DE LIMA MORAIS
  • MARIANA BUENO DE ANDRADE MATOS
  • Data: 04-ago-2022


  • Resumen Espectáculo
  • As relações entre turismo e gastronomia se intensificaram desde o final do século XX, e a
    partir do estreitamento destas relações, os roteiros gastronômicos ganharam destaque nas
    práticas turísticas. E reconhecendo a potência da gastronomia para as práticas turísticas, a
    Organização Mundial de Turismo passou a definir o turismo gastronômico como aquele em
    que “turistas e visitantes que planejam suas viagens parcial ou totalmente para saborear a
    gastronomia do lugar ou para realizar atividades relacionadas à gastronomia”. Além disto, o
    turismo gastronômico se abre como campo para a realização de práticas do turismo criativo,
    de modo que a partir de tal relação pode ser entendido como Turismo Criativo
    Gastronômico, cujas práticas envolvem o desenvolvimento de novos produtos e processos;
    a aprendizagem e desenvolvimento de capacidade e habilidades; o desenvolvimento de
    autoestima e autoconsciência; a realização de experiências autênticas; e a participação
    ativa. Esta dissertação tem como ponto de partida as relações entre as experiências
    gastronômicas nas práticas do Turismo Criativo, tendo como lócus de pesquisa a Ilha de
    Deus (Recife /PE), reconhecida como um destino turístico que oferece experiências
    turísticas criativas gastronômicas. O objetivo desta dissertação é investigar as relações
    entre as experiências gastronômicas e as categorias de co-criação e eduentretenimento a
    partir da dinâmica do Turismo Criativo realizado na Ilha de Deus, Recife/PE. Esta pesquisa
    trata-se de um estudo sobre experiências gastronômicas realizadas na Ilha de Deus,
    comunidade localizada na cidade de Recife, pelas lentes do Turismo Criativo. Para atingir
    os objetivos propostos será realizada uma pesquisa exploratória, que utilizará a abordagem
    qualitativa para análise dos dados coletados, aplicando-se a técnica de entrevistas para a
    coleta de dados, os quais serão analisados segundo a metodologia de análise de conteúdo
    categorial e temática de Bardin.

3
  • RENATO ALBUQUERQUE
  • TURISMO TRASNFORMATIVO DE INTERCÂMBIO EDUCACIONAL INTERNACIONAL: impactos no desenvolvimento pessoal, educacional e profissional de estudantes brasileiros

  • Líder : SERGIO RODRIGUES LEAL
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • SERGIO RODRIGUES LEAL
  • LUCIANA ARAUJO DE HOLANDA
  • GLAUBER EDUARDO DE OLIVEIRA SANTOS
  • Data: 23-ago-2022


  • Resumen Espectáculo
  • Esta pesquisa estudou o turismo transformativo de intercâmbio educacional internacional, para
    avaliar os impactos, sobre um grupo de estudantes brasileiros, do Estado de Pernambuco, que
    participaram do Programa Ganhe o Mundo – PGM - de intercâmbio de estudos no exterior para
    alunos do ensino médio da rede pública de Pernambuco, e como e o quanto tal experiência
    contribuiu para a aquisição de competências pessoais, educacionais e profissionais e geração
    de capital humano. O objetivo da pesquisa foi avaliar e comparar o desenvolvimento pessoal,
    educacional e potencial profissional dos estudantes participantes e não participantes do PGM,
    para o que foram aplicados questionários que investigaram tais aspectos, e ainda a relação
    desses com o conceito de capital humano, este que, de acordo com teorias econômicas
    modernas, constitui-se em elemento-chave para o desenvolvimento humano, social e
    econômico. O estudo apresenta um modelo teórico, que foi testado, validado e a relação de
    dependência entre o construto representativo da variável dependente, Autoeficácia para
    Capacidade Profissional (AP), e os construtos representativos das variáveis independentes

    (Desenvolvimento Pessoal (DP) e Competência Percebida para Aprendizado (CA), verificando-
    se as diferenças de desempenho entre os participantes e não participantes do PGM para cada

    construto e na regressão linear, podendo-se verificar que a experiência do turismo
    transformativo educacional, através do PGM, na prática, produziu impactos positivos aos
    estudantes participantes do Programa, em termos de desenvolvimento pessoal, educacional e
    profissional e como isto está relacionado ao capital humano. Nesse sentido, foi abordado o
    conceito de Capital humano, suas origens e relação com a educação, caracterização como um
    dos insumos para a formação, desenvolvimento e crescimento de capital social e econômico de
    um país. A pesquisa se pauta por metodologia quantitativa, mas possui elementos
    complementares qualitativos. Está dividida em Introdução, Referencial Teórico, Resultados e
    Discussões — em que se confirmaram as hipóteses lançadas na pesquisa de que a experiência
    dos estudos no exterior promove desenvolvimento pessoal, educacional e profissional para os
    participantes, pela aquisição e aprimoramento de competências, conhecimentos e habilidades,
    o que se traduz em incremento de capital humano, esse que é insumo para o crescimento de
    capitais econômico e social, conforme as já mencionadas teorias econômicas modernas — e
    Considerações Finais sobre os resultados encontrados, com indicação de limitações da pesquisa
    e possíveis extensões futuras.

4
  • LEONARDO SANTOS SALAZAR
  • GESTÃO DO SÃO JOÃO DE CARUARU (1984-2019):
    uma compreensão à luz da noção da cultura como recurso

  • Líder : ISABELA ANDRADE DE LIMA MORAIS
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • CARLA SANTOS BORBA
  • FERNANDO GOMES DE PAIVA JUNIOR
  • ISABELA ANDRADE DE LIMA MORAIS
  • Data: 10-oct-2022


  • Resumen Espectáculo
  • A festa de São João é considerada como o maior atrativo turístico do município de Caruaru, também conhecido como a “Capital do Forró”. O que antes era uma festa de rua organizada pelos próprios moradores, a partir de 1984, com a criação da Fundação de Cultura, passou a ser gerida pela prefeitura municipal. Esta mudança provocou alterações econômicas, políticias e sociais no município e transformou o São João de Caruaru em um festival cultural nacional de grande porte. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar a gestão da festividade sob a ótica da cultura como um recurso. A metodologia escolhida é de cunho qualitativo e a estratégia usada é a pesquisa ação. Os métodos de coleta de dados serão pesquisa documental, observação participante e entrevistas com atores chaves da gestão da festa ao longo dos 35 anos do período de análise (1984-2019). A técnica de análise de dados escolhida é a análise de conteúdo temática. Os resultados da pesquisa podem contribuir tanto para a produção de novos conhecimentos científicos para a linha de pesquisa turismo, cultura e sociedade, quanto para o auxílio de gestores públicos dos municípios nordestinos que também administram as festividades juninas. 

5
  • PYETRO PERGENTINO DE FARIAS
  • “Da Lama ao Caos”: análise da atuação da organização de gestão de destino da Ilha de Itamaracá-PE de sua criação até 2020"

  • Líder : LUCIANA ARAUJO DE HOLANDA
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • LUCIANA ARAUJO DE HOLANDA
  • NATHALIA KOROSSY LEITE
  • ANA VALÉRIA ENDRES
  • Data: 02-dic-2022


  • Resumen Espectáculo
  • O turismo se apresenta como uma atividade econômica de elevada importância na busca pelo desenvolvimento sustentável de uma localidade. Para isso, são necessárias políticas públicas participativas, fazendo com que as decisões que outrora foram verticais passassem a ser horizontais. A participação social nas tomadas de decisões vem sendo estimulada, seja da iniciativa privada ou da comunidade residente, cabendo ao poder público agir como um conciliador de interesses de todos os componentes do campo organizacional do turismo. A governança turística é responsável por acompanhar o desenvolvimento sustentável do destino e se ater à representatividade dos atores do turismo. Os destinos turísticos têm a sua imagem e o seu desenvolvimento administrados por um
    órgão gestor que pode ser público, privado ou misto, responsável por reunir os agentes integradores da atividade turística para planejar e dirigir a atividade em âmbito local, comercializando a marca da cidade. Mediante o exposto, esta pesquisa busca analisar a atuação da OGD da Ilha de Itamaracá-PE desde sua criação até 2020, por meio do resgate histórico da OGD; caracterização do atual funcionamento dela, identificação das ações que vêm sendo realizadas; análise da governança municipal do turismo e dos desafios enfrentados pela OGD. Para a consecução do objetivo, será realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, fazendo uso de pesquisa documental e entrevista semiestruturada com representantes do campo organizacional do turismo na Ilha de Itamaracá. 

6
  • JOÃO VICTOR VASCONCELOS DO ESPIRITO SANTO
  • "Nossa cidade, seu filme”: a produção audiovisual na cidade de São Paulo como estratégia do city marketing?

  • Líder : NATHALIA KOROSSY LEITE
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • NATHALIA KOROSSY LEITE
  • SERGIO RODRIGUES LEAL
  • ANDRÉ RIANI COSTA PERINOTTO
  • Data: 20-dic-2022


  • Resumen Espectáculo
  • A globalização vem marcando as novas dinâmicas urbanas do mundo contemporâneo.
    Junto a esse fator, existe também uma forte consolidação do capitalismo e uma
    necessidade de inovação que acompanha o desenvolvimento de vantagens competitivas e
    singularidades territoriais. É nesse contexto, marcado também por diversas crises
    urbanas, que surge o city marketing. A partir dessa lógica envolvendo a rivalidade entre
    as cidades na captação de indústrias e turistas, os gestores públicos passam a desenvolver
    mecanismos para posicionar os seus territórios nas vitrines do mercado urbano e assim,
    vendê-los, nacional e internacionalmente. Na perspectiva das singularidades territoriais,
    existe o audiovisual como uma forte ferramenta promocional da imagem dos territórios,
    seja através de filmes, séries, novelas, reality shows, entre outros. É notório a compressão
    da importância do audiovisual como uma indústria capaz de gerar empregos e
    potencializar a economia e as atividades culturais das cidades. Compreendendo essa
    importância, a cidade de São Paulo passou a investir fortemente na captação de produções
    audiovisuais, especialmente a partir da criação da São Paulo Film Comisson. A promoção
    da imagem das cidades torna-se ainda mais potente através das sinergias entre os atores
    institucionais, principalmente envolvendo a Organização de Gestão de Destinos (OGD),
    responsável pela promoção dos destinos e interesse na atração de turistas e do
    desenvolvimento do turismo cinematográfico. Sendo assim, através de um tripé
    investigativo envolvendo film commission, OGD e poder público municipal, esta pesquisa
    tem o objetivo de analisar como as produções têm sido utilizadas pelos agentes públicos
    da cidade de São Paulo enquanto estratégia city marketing para promover e difundir a
    imagem da cidade. Dessa forma, abordando um paradigma interpretativista, a pesquisa
    caracteriza-se por ser descritiva e desenvolvida a partir de uma pesquisa bibliográfica,
    documental e de campo através de uma abordagem qualitativa por meio da análise de
    Bardin (2016) do tipo categorial. A pesquisa divide-se em duas etapas: a primeira, parte
    da lacuna teórica exposta por Hudson (2010) na ausência de estudos envolvendo a relação
    entre film commission e marketing territorial, optando-se então pela revisão sistemática
    integrativa da literatura como a trilha metodológica mais adequada para aprofundar a
    temática. A segunda etapa, envolve a pesquisa documental e pesquisa empírica, com a
    pesquisa de campo na cidade de São Paulo.

2021
Disertaciones
1
  • RENNAN CARVALHO DOS SANTOS
  • O MUNDO DE WALT DISNEY: EXPERIÊNCIA DE CONSUMO DA GERAÇÃO DOS MILLENNIALS EM PARQUES TEMÁTICOS

  • Líder : MARCONI FREITAS DA COSTA
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • CRISTIANE SALOME RIBEIRO COSTA
  • MARCONI FREITAS DA COSTA
  • MARIANA BUENO DE ANDRADE MATOS
  • Data: 29-ene-2021


  • Resumen Espectáculo
  • Com o tempo, algumas mudanças no comportamento do consumidor foram evidenciadas, dentre essas o perfil geracional é uma linha importante a ser percebida, principalmente em ambientes de lazer e turismo como parques temáticos. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo analisar a influência do otimismo na prontidão para tecnologia e das experiências de cocriação nas experiências de consumo da geração millennium em parques temáticos da Disney e a sua relação com o encantamento do cliente. Para que essa diretriz fosse alcançada, uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, utilizando uma amostragem do tipo nãoprobabilística, foi realizada. A coleta de dados realizou-se por meio de um survey online, distribuído pela técnica snowball. A amostra obteve 530 respondentes e utilizou a Modelagem de Equações Estruturais para análise dos dados. Os resultados indicaram relevância em todas as relações estudas, sendo as experiências de consumo da geração millennium influenciadas positivamente pela cocriação e pela prontidão para tecnologia, assim como o encantamento é influenciado por essas experiências. Diante do exposto, foi possível constatar que as experiências de consumo da geração millennium apresentam ligação com fatores antes não evidenciados por outras gerações, como as experiências de cocriação e o otimismo para prontidão tecnológica, o que eleva o grau dessas experiências, podendo leva-las ao encantamento desse consumidor. Portanto, percebe-se certa diferenciação de consumo por essa geração, no que diz respeito a experiências em parques temáticos.

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