|
Dissertações |
|
1
|
-
ISAIAS DA SILVA
-
ESCOLA TERRITÓRIO DE DIREITO: expectativas da comunidade campesina sobre a escola com turmas multisseriadas do campo
-
Orientador : JANSSEN FELIPE DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EVERALDO FERNANDES DA SILVA
-
JANSSEN FELIPE DA SILVA
-
JAQUELINE BARBOSA DA SILVA
-
MARIA ELIETE SANTIAGO
-
MARIA JOSELMA DO NASCIMENTO FRANCO
-
Data: 18/01/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa de mestrado vinculada à Linha de Educação e Diversidade do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e faz parte do Grupo de Estudos Pós-Coloniais e Teoria da Complexidade em Educação. Esta pesquisa constitui-se a partir do seguinte problema de pesquisa: quais expectativas tem a comunidade campesina para escola com turmas multisseriadas do campo? Como objetivo geral, temos: a) compreender quais expectativas tem a comunidade campesina para escola com turmas multisseriadas do campo. Como objetivos específicos, elencamos: a) caracterizar a comunidade e os sujeitos participantes da pesquisa; b) caracterizar a escola com turmas multisseriadas do campo investigada; e c) identificar e caracterizar as expectativas da comunidade campesina em relação à escola com turmas multisseriadas do campo no que se refere à função da escola, os saberes a serem tratados na escola; como deveriam ser tratados; e o tempo curricular desses saberes. Partimos do pressuposto que a comunidade campesina tem muito a dizer sobre a escola que com turmas multisseriadas, e que esta escola é referenciada e construída na temporalidade e nos saberes próprios dos povos do campo. Enquanto lente teórico-metodológica, aproximamo- nos da Abordagem Teórico-Metodológica dos Estudos Pós-Coloniais (QUIJANO, 2002, 2005; MIGNOLO, 2005, 2008; WALSH, 2008, 2009), por nos possibilitar refletir sobre os processos de inferiorização e silenciamento impostos aos povos campesinos, a seus territórios e os seus processos de escolarização. Como categorias teóricas que fundamentam este estudo destacamos: a) Educação do/no Campo (CALDART, 2004, 2012; FERNANDES, 2002; FERNANDES, 2002, 2006; MOLINA, 2010; SILVA, TORRES, 2019); b) Escola com Turmas Multisseriadas do Campo (ARROYO, 1999, 2004; CALDART, 2003; FERNANDES, 1999; HAGE, 2015; HAGE, REIS, 2018; MOLINA, SÁ, 2012) e; c) Prática Pedagógica Docente (FREIRE, 1987, 1992, 1996; SANTIAGO, 2006; SOUZA, 2009; SOUZA VIANA, 2013; TARDIF, 2014; VÁZQUEZ, 1997; WALSH, 2008, 2009). Enquanto procedimento teórico-metodológico, o campo de pesquisa foi o Engenho Galileia localizado no território campesino de Vitória de Santo Antão- PE, espaço-tempo da Escola Municipal Prefeito Gabriel Mesquita de Freitas. Tomamos como sujeitos desta pesquisa 03 (três) lideranças da comunidade e 04 (quatro) moradores(as) da comunidade campesina (pais/responsáveis de discentes que constituem as turmas multisseriadas). A coleta de dados se deu através de questionários de identificação, de entrevistas semiestruturadas, de fotografias e de fontes documentais (legislação, manchete de jornal, diário de classe e atas escolares). No tratamento e na análise dos dados utilizaremos a Análise de Conteúdo via Análise Temática (BARDIN, 2011; VALA, 1999). As análises nos possibilitaram concluir que os(as) moradores(as) do Engenho Galileia são sujeitos que resistem as amarras coloniais e que seguem lutando pelo direito da terra e para terem seus saberes- histórias referenciados na escola com turmas multisseriadas do campo. Compreendemos também que as expectativas da comunidade campesina para as escolas com turmas multisseriadas do campo centram-se na construção de uma Educação do/no Campo socialmente referenciada em seus sujeitos. Assim, as narrativas da comunidade sinalizam possibilidades outras de sentir-pensar-viver a escola em diálogo com os povos-territórios campesinos que na perspectiva de Pedagogia da Esperança toma a Educação do/no Campo enquanto um território de lutas e conquistas voltadas para a libertação e emancipação dos sujeitos.
-
Mostrar Abstract
-
Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa de mestrado vinculada à Linha de Educação e Diversidade do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e faz parte do Grupo de Estudos Pós-Coloniais e Teoria da Complexidade em Educação. Esta pesquisa constitui-se a partir do seguinte problema de pesquisa: quais expectativas tem a comunidade campesina para escola com turmas multisseriadas do campo? Como objetivo geral, temos: a) compreender quais expectativas tem a comunidade campesina para escola com turmas multisseriadas do campo. Como objetivos específicos, elencamos: a) caracterizar a comunidade e os sujeitos participantes da pesquisa; b) caracterizar a escola com turmas multisseriadas do campo investigada; e c) identificar e caracterizar as expectativas da comunidade campesina em relação à escola com turmas multisseriadas do campo no que se refere à função da escola, os saberes a serem tratados na escola; como deveriam ser tratados; e o tempo curricular desses saberes. Partimos do pressuposto que a comunidade campesina tem muito a dizer sobre a escola que com turmas multisseriadas, e que esta escola é referenciada e construída na temporalidade e nos saberes próprios dos povos do campo. Enquanto lente teórico-metodológica, aproximamo- nos da Abordagem Teórico-Metodológica dos Estudos Pós-Coloniais (QUIJANO, 2002, 2005; MIGNOLO, 2005, 2008; WALSH, 2008, 2009), por nos possibilitar refletir sobre os processos de inferiorização e silenciamento impostos aos povos campesinos, a seus territórios e os seus processos de escolarização. Como categorias teóricas que fundamentam este estudo destacamos: a) Educação do/no Campo (CALDART, 2004, 2012; FERNANDES, 2002; FERNANDES, 2002, 2006; MOLINA, 2010; SILVA, TORRES, 2019); b) Escola com Turmas Multisseriadas do Campo (ARROYO, 1999, 2004; CALDART, 2003; FERNANDES, 1999; HAGE, 2015; HAGE, REIS, 2018; MOLINA, SÁ, 2012) e; c) Prática Pedagógica Docente (FREIRE, 1987, 1992, 1996; SANTIAGO, 2006; SOUZA, 2009; SOUZA VIANA, 2013; TARDIF, 2014; VÁZQUEZ, 1997; WALSH, 2008, 2009). Enquanto procedimento teórico-metodológico, o campo de pesquisa foi o Engenho Galileia localizado no território campesino de Vitória de Santo Antão- PE, espaço-tempo da Escola Municipal Prefeito Gabriel Mesquita de Freitas. Tomamos como sujeitos desta pesquisa 03 (três) lideranças da comunidade e 04 (quatro) moradores(as) da comunidade campesina (pais/responsáveis de discentes que constituem as turmas multisseriadas). A coleta de dados se deu através de questionários de identificação, de entrevistas semiestruturadas, de fotografias e de fontes documentais (legislação, manchete de jornal, diário de classe e atas escolares). No tratamento e na análise dos dados utilizaremos a Análise de Conteúdo via Análise Temática (BARDIN, 2011; VALA, 1999). As análises nos possibilitaram concluir que os(as) moradores(as) do Engenho Galileia são sujeitos que resistem as amarras coloniais e que seguem lutando pelo direito da terra e para terem seus saberes- histórias referenciados na escola com turmas multisseriadas do campo. Compreendemos também que as expectativas da comunidade campesina para as escolas com turmas multisseriadas do campo centram-se na construção de uma Educação do/no Campo socialmente referenciada em seus sujeitos. Assim, as narrativas da comunidade sinalizam possibilidades outras de sentir-pensar-viver a escola em diálogo com os povos-territórios campesinos que na perspectiva de Pedagogia da Esperança toma a Educação do/no Campo enquanto um território de lutas e conquistas voltadas para a libertação e emancipação dos sujeitos.
|
|
2
|
-
MARIA ROSEANE CORDEIRO DE OLIVEIRA
-
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS/NAS ESCOLAS XUKURU: ENCONTROS COM A PEDAGOGIA DECOLONIAL NA COMUNIDADE-ESCOLA
-
Orientador : SAULO FERREIRA FEITOSA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
SAULO FERREIRA FEITOSA
-
JANSSEN FELIPE DA SILVA
-
SANDRO GUIMARAES DE SALLES
-
ELIENE AMORIM DE ALMEIDA
-
Data: 18/01/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação de mestrado tem como objeto de estudo a Prática pedagógica das/nas escolas Xukuru. Assim, elaboramos a questão de investigação: quais os possíveis encontros da Prática pedagógica das escolas Xukuru com a Pedagogia Decolonial? Tomamos como objetivo geral investigar os possíveis encontros da Prática pedagógica das escolas Xukuru com a Pedagogia Decolonial. A partir disso, projetamos como objetivos específicos: 1) Especificar as concepções de Educação indígena e Educação escolar indígena Xukuru; 2) Identificar e caracterizar a Pedagogia Xukuru, tendo em vista as relações comunidade-escola; 3) Mapear as vivências do povo que têm incidências na vida escolar numa perspectiva decolonial; 4) Caracterizar os encontros entre a Prática pedagógica das escolas Xukuru e a Pedagogia Decolonial. Para a realização da pesquisa buscamos refletir sobre a Educação Indígena e a educação escolar Indígena (BANIWA, 2006), pedagogia (LIBÂNEO, 2001), Prática pedagógica (SOUZA, 2012), Educação Xukuru e Educação escolar Xukuru tomando como base as produções do próprio povo, em diálogo com o Pensamento Decolonial. Os percursos metodológicas deram-se em formas circulares as quais se articularam pela pesquisa qualitativa, considerando as descrições densas do caráter etnográfico. Utilizamos como técnicas de construção de dados a observação participante, as entrevistas etnográficas, o diário intensivo e a Análise de Conteúdos, como procedimento analítico. Portanto, concluímos que os possíveis encontros da Prática Pedagógica das escolas Xukuru com a Pedagogia Decolonial se dão nas dinâmicas cotidianas de formar a/o guerreira/o Xukuru por meio de três dimensões: espiritualidade, memória e coletividade. A Prática pedagógica gestora, docente, discente e epistêmica das escolas Xukuru são embasadas por essas três dimensões que fazem a vida escolar ser compreendidas enquanto projeto político e emancipatório numa perspectiva de comunidade-escola, ou seja, as escolas Xukuru são específicas, diferenciadas e interculturais quando a escola é reconhecida enquanto se faz pelo próprio povo.
-
Mostrar Abstract
-
This master's dissertation has as its object of study the pedagogical practice of / in Xukuru schools. Thus, we elaborated the research question: what are the possible encounters between the pedagogical practice of the Xukuru schools and Decolonial Pedagogy? We take as a general objective to investigate the possible encounters between the pedagogical practice of the Xukuru schools and the Decolonial Pedagogy. From this, we project as specific objectives: 1) Specify the concepts of indigenous education and indigenous school education Xukuru; 2) Identify and characterize Xukuru Pedagogy, with a view to community-school relations; 3) Map the experiences of the people that have an impact on school life in a decolonial perspective; 4) To characterize the encounters between the pedagogical practice of the Xukuru schools and the Decolonial pedagogy. In order to carry out the research, we seek to reflect on Indigenous Education and Indigenous school education (BANIWA, 2006), pedagogy (LIBÂNEO, 2001), Pedagogical practice (SOUZA, 2012), Xukuru Education and Xukuru school education based on his own productions. people, in dialogue with Decolonial Thought. The methodological paths took place in circular forms which were articulated by qualitative research, considering the dense descriptions of the ethnographic character. We use participant observation, ethnographic interviews, intensive diaries and Content Analysis as data construction techniques, as an analytical procedure. Therefore, we conclude that the possible encounters between the Pedagogical Practice of the Xukuru schools and the Decolonial Pedagogy occur in the daily dynamics of forming the warrior / Xukuru through three dimensions: spirituality, memory and collectivity. The pedagogical management, teaching, student and epistemic practice of Xukuru schools are based on these three dimensions that make school life understood as a political and emancipatory project in a community-school perspective, that is, Xukuru schools are specific, differentiated and intercultural when the school is recognized while it is done by the people themselves.
|
|
3
|
-
RAY-LLA WALLESKA SANTOS FERREIRA GOUVEIA
-
CASOS DE ENSINO COM PROFESSORES INICIANTES: CAMINHOS DE IMERSÃO NA DOCÊNCIA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
-
Orientador : MARIA JOSELMA DO NASCIMENTO FRANCO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
SIMONE ALBUQUERQUE DA ROCHA
-
CARLA PATRICIA ACIOLI LINS GUARANA
-
MARIA JOSELMA DO NASCIMENTO FRANCO
-
Data: 19/01/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente estudo situa-se nas discussões acerca da formação de professores e versa sobre professores iniciantes, que vivenciam a imersão na profissão. Articulamos em nossas discussões os casos de ensino enquanto estratégias formativas de desenvolvimento profissional, que contribuem para a imersão na docência. Tomamos como objeto de pesquisa “os casos de ensino com professores iniciantes em contexto de imersão na profissão” e como problema central: Como os casos de ensino, enquanto caminhos de imersão profissional e reflexão sobre a prática, podem contribuir para o desenvolvimento de professores iniciantes? Como objetivo geral, temos: Compreender os casos de ensino enquanto caminhos de reflexão sobre a prática que podem contribuir para a imersão na docência e o desenvolvimento profissional de professores iniciantes. Como objetivos específicos, destacamos: Examinar, junto aos professores iniciantes, casos de ensino que levem em conta os elementos da imersão na docência e desenvolvimento profissional; Elaborar, junto aos participantes da pesquisa, casos de ensino que fomentem a reflexão e a imersão na docência a partir dos elementos que mobilizam em suas práticas; Analisar como a reflexão de casos de ensino pode contribuir para a imersão na docência e o desenvolvimento profissional. Ancoramos nossas discussões nas categorias teóricas: professores iniciantes, com autores/as como Carlos Marcelo (1999), Cavaco (1999), Huberman (2013) dentre outros; também a categoria casos de ensino, amparadas em Mizukami (2000), Nono (2005), Domingues (2007), Mussi (2007); e para discutir o desenvolvimento e a aprendizagem da docência, partimos de autores como Nóvoa (1992; 1999; 2019), Pereira (2014), Day (2001), dentre outros. Nosso percurso metodológico se pautou em uma abordagem predominantemente qualitativa, conforme André (2013). Para chegarmos aos professores iniciantes, utilizamos o instrumento questionário de acordo com Markoni e Lakatos (1999) e, em seguida, fizemos uso dos grupos de discussão a partir de Weller (2010) em consonância com a intervenção por meio de casos de ensino como procedimentos de produção dos dados da pesquisa, conforme apresentam Nono (2005) e Domingues (2013). Os dados foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo conforme Moraes (1999), em que a interpretação se dá por meio das temáticas e significados que emergem. Como resultados da pesquisa, temos que os casos de ensino contribuem para a imersão na docência, reflexão da prática e desenvolvimento profissional, na medida em que se configuram como estratégias que propiciam o mergulho na cultura da docência evidenciando a práxis. Em nossas análises, identificamos que por meio dos casos de ensino, diferentes elementos de desenvolvimento profissional, tais como os desafios da prática, o compromisso social e a sensibilidade, puderam ser exercitados, contribuindo, assim, para a imersão de professores/as iniciantes na docência. Para além, vimos, ainda, que no que se refere à reflexão e à imersão na docência a partir dos elementos que mobilizam em suas práticas, os casos de ensino foram propulsores de um movimento de aprendizagem pela via da reflexividade, da coletividade e da significação, propiciando aos professores/as o pensar e repensar as práticas, construindo e reinventando suas ações de maneira intencional e comprometida com os valores éticos da docência, o que evidencia a experimentação da práxis pedagógica.
-
Mostrar Abstract
-
The present study is based in the discussions about the teachers training and refer to beginners teachers , that experience the immersion in the profession. We articulate in our discussions in the cases of teaching while formative strategies in the professional development, that contribute to the teaching immersion. We take as research object “the cases of teaching with beginners teachers in the context of immersion in the profession” and as the central problem: How the cases of teaching, while ways of professional immersion and reflection about the practice, can contribute to the development of beginners teachers? As the main objective, we have: Comprehend the cases of teaching while ways of reflection about the practice that can contribute to the immersion in the teaching and the professional development of beginners teachers. As specifics objectives, we highlight: To examine, with the beginners teachers, cases of teaching that take in the elements of the immersion of teaching and professional development; Create, with the research participants, cases of teaching that foment the reflection and the teaching immersion and the professional development. We based ours discussions in the theoretical categories: beginners teachers, with authors like Carlos Marcelo (1999), Cavaco (1999), Huberman (2013) including others; also the category cases of teaching, based in Mizukami (2000), Nono (2005), Domingues (2007), Mussi (2007); and to discuss the development and the teaching learning, we start with authors like Nóvoa (1992; 1999; 2019), Pereira (2014), Day (2001), among others. Our methodologic route was guided in a predominantly qualitative approach, according to André (2013). To get to the beginners teachers, we use the quiz as instrument according to Markoni and Lakatos (1999) and, then, we made groups of discussions from Weller (2010) in consonance with the intervention through the cases of teaching as production procedures from the research data, according to Nono (2005) and Domingues (2013). The data were analyzed in perspective of the content study according to Moraes (1999), on what the interpretation is based according to the themes and meanings that appear. As the result of the research, we have that the cases of teaching contribute to the teaching immersion, reflection of the practice and the professional development, while they represent as strategies that provide the immersion in the teaching culture showing the praxis. In our studies, we identify through cases of teaching, different elements of professional development, as such practices challenges, the social compromise and the sensibility, could be developed, contributing to the immersion of the teachers/ beginners in the teaching. Beyond that, we still saw that according to the reflection and teaching immersion from elements that help the practice, the cases of teaching were helpers of one learning movement through the way of reflexivity, collectivity and significance, providing to the teachers the thinking and rethinking the practical , building and reinventing their actions in the intentional manner and compromised with the ethical values of teaching, that show the experimental pedagogical praxis.
|
|
4
|
-
DOUGLAS FERREIRA DA SILVA
-
PRODUÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: uma análise dos discursos dos/as docentes à luz das redes associacionistas
-
Orientador : KATIA SILVA CUNHA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GLEYDS SILVA DOMINGUES
-
KATIA SILVA CUNHA
-
MARIA JOSELMA DO NASCIMENTO FRANCO
-
Data: 27/01/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa objetivou compreender, a partir dos discursos dos/das docentes do campo, possíveis contribuições das Redes Associacionistas para a produção do currículo. Desta forma, partimos do seguinte problema de pesquisa: De que forma as Redes Associacionistas contribuem para a produção curricular dos/as professores/as que atuam em escolas localizadas no campo? Elencamos, enquanto objetos de estudo, a Educação do Campo (CALDART, 2004; ARROYO, 2005; SILVA, TORRES E LEMOS, 2012; SILVA E SILVA, 2017), as Redes Associacionistas (GOHN, 2001; 2005; FREITAS, 2005), e o Currículo (SILVA, 2007). Assim, apresentamos uma breve discussão a fim de situar nossos/as leitores/as sobre cada um deles. Movidos pelos objetivos geral e específicos e, consequentemente, pela questão central, submetemos nosso questionário – cuja disponibilidade se deu via Google Forms, em virtude da pandemia de coronavírus – à Análise do Discurso (ORLANDI, 2010), para nos aproximarmos dos sentidos e significados acerca da produção de currículo que carregam os discursos dos/as professores/as campesinos/as do município de Brejo da Madre de Deus – PE. As análises realizadas em torno dos dados contruídos nos revelam que os/as docentes, pouco ou nada apontam sobre a presença das Redes Associacionistas e/ou dos saberes vivenciados a partir das mesmas, tanto no seu trajeto formativo quanto na sua atuação profissional, o que nos conduz a novos questionamentos sobre os diálogos travados entre as escolas com outros espaços formativos além dos formais.
-
Mostrar Abstract
-
The present research aimed to understand, from the speeches of rural teachers, possible contributions of the Associationist Networks for the production of the curriculum. Thus, we started from the following research problem: How do the Associationist Networks contribute to the curriculum production of the teachers who work in schools located in the countryside? As objects of study, we have listed Field Education (CALDART, 2004; ARROYO, 2005; SILVA, TORRES E LEMOS, 2012; SILVA E SILVA, 2017), the Associationist Networks (GOHN, 2001; 2005; FREITAS, 2005), and the Curriculum (SILVA, 2007). Thus, we present a brief discussion in order to situate our readers about each of them. Moved by the general and specific objectives and, consequently, by the central question, we submitted our questionnaire - whose availability was via Google Forms, due to the coronavirus pandemic - to the Discourse Analysis (ORLANDI, 2010), to approach the meanings and senses about the curriculum production that carry the speeches of the rural teachers in the municipality of Brejo da Madre de Deus - PE. The analyses performed around the constructed data reveal us that the teachers point out little or nothing about the presence of the Associative Networks and/or the knowledge experienced from them, both in their formative path and in their professional performance, which leads us to new questions about the dialogues between the schools and other formative spaces besides the formal ones.
|
|
5
|
-
DARLENE EUGENIA DE MOURA CAMPOS
-
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CARTOGRAFANDO EXPERIÊNCIAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CARUARU - PE
-
Orientador : CARLA PATRICIA ACIOLI LINS GUARANA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARLA PATRICIA ACIOLI LINS GUARANA
-
CONCEICAO GISLANE NOBREGA LIMA DE SALLES
-
ISABEL MARIA SABINO DE FARIAS
-
Data: 07/02/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo intitulado: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CARTOGRAFANDO EXPERIÊNCIAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CARUARU
- PE, vincula-se a linha de pesquisa Docência, Ensino e Aprendizagem, do Programa de Pós- Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduC) da Universidade Federal de Pernambuco –
Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA). Apresenta como objeto de estudo a Formação Continuada de Professores e como objetivo geral: Cartografar experiências formativas desenvolvidas pela rede municipal de ensino de Caruaru-PE, compreendendo se mediante as normatizações e prescrições existentes os(as) professores(as) conseguem expressar-se inventivamente. Buscamos compreender quais as repercussões dos encontros formativos para os saberesfazeres docentes, considerando a importância e o destaque que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vem assumindo nas discussões e sua influência sobre a formação e os materiais que vêm sendo desenvolvidos. Tomamos o conceito de Formação Inventiva para fundamentar a formação como uma experiência modificadora de si, capaz de promover deslocamentos, aprendizagens e transformações, como explicita Dias (2012). Buscamos desenvolver um exercício investigativo cartográfico por compreender que não se trata de um método pronto a ser aplicado, mas por converter o método em problema, o que a torna metodologicamente inventiva (OLIVEIRA; PARAÍSO, 2012). Desse modo, a cartografia permitiu encontrar meios de habitar um território, de atar laços e produzir conversas e encontros em meio a uma pandemia e ao distanciamento social. Construímos virtualmente espaços para conversar, para se fazer presente, ouvir, pensar e compartilhar com o outro (SAMPAIO; RIBEIRO e SOUZA, 2018). As professoras nos permitiram conhecer com quem e onde permanecem aprendendo e se formando docentes. Nesse aspecto, identificamos inicialmente uma formação construída para contemplar e atender aos documentos e materiais que são impostos ao contexto escolar. Mas nossos resultados apontam que é na escola com as professoras e estudantes que estas propostas se concretizam e nesse processo ocorrem os tensionamentos, as resistências e invenções. É no cotidiano escolar que os tensionamentos entre a escola que existe intensamente e as propostas e modelos impostos vão construindo outras formas de viver e fazer a escola e a formação de professores, de um modo mais inventivo e problemático.
-
Mostrar Abstract
-
This study titled: CONTINUOUS TEACHER EDUCATION: CARTOGRAPHING EXPERIENCES IN THE MUNICIPAL EDUCATION NETWORK OF CARUARU – PE, it is linked to the line of research Teaching, Teaching and Learning, of the Postgraduate Program in Contemporary Education (PPGEduC) of the Federal University of Pernambuco – Academic Center of Agreste (UFPE-CAA). It presents the Continuing Education of Teachers as an object of study and as a general objective: To map formative experiences developed by the municipal education network of Caruaru-PE, understanding whether, through existing regulations and prescriptions, teachers are able to express themselves
inventively. We seek to understand the repercussions of training meetings for teachers' know- how, considering the importance and prominence that the Common National Curriculum Base
(BNCC) has been assuming in the discussions and its influence on the training and materials that
have been developed. We take the concept of Inventive Training to support training as a self- modifying experience, capable of promoting displacements, learning and transformations, as
explained by Dias (2012). We seek to develop an investigative cartographic exercise because we understand that it is not a ready-to-apply method, but because it converts the method into a problem, which makes it methodologically inventive (OLIVEIRA; PARAÍSO, 2012). In this way, cartography made it possible to find ways to inhabit a territory, to tie ties and produce conversations and meetings amidst a pandemic and social distancing. We virtually build spaces to talk, to be present, listen, think and share with others (SAMPAIO; RIBEIRO and SOUZA, 2018). The teachers allowed us to get to know who and where they remain, learning and graduating teachers. In this aspect, we initially identified a formation built to contemplate and attend to the documents and materials that are imposed on the school context. But our results show that it is at school with the teachers and students that these proposals materialize and in this process tensions, resistances and inventions occur. It is in everyday school life that the tensions between the school that exists intensely and the proposals and imposed models build other ways of living the school and the training of teachers, in a more inventive and problematic way.
|
|
6
|
-
MATEUS HENRIQUE DA SILVA BEZERRA
-
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DO ENSINO MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS
-
Orientador : ANNA RITA SARTORE
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANNA RITA SARTORE
-
MARCELO HENRIQUE GONCALVES DE MIRANDA
-
THELMA PANERAI ALVES
-
Data: 15/02/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa que buscou como objetivo geral analisar as Representações Sociais (RS) dos professores a respeito da inserção de Tecnologias Digitais no ensino regular. Investigar as representações sociais é relevante na medida que elas são uma forma de conhecimento cuja gênese é o senso
comum socialmente construído, que se engendra na dinâmica indivíduo-grupo- indivíduo, configurando, finalmente, a realidade de um grupo social. As RS, ao
tornarem estáveis a identidade dos grupos e orientarem suas práticas individuais dentro do grupo, explicam a realidade e justificam comportamentos, razão pela qual tornam seu estudo relevante para os pesquisadores. Moveu essa investigação, de forma geral, a inserção progressiva das Tecnologias Digitais (TD) nos protocolos de nossas escolas — como preconiza a Base Nacional Comum Curricular, 2018 — e, particularmente, pelo implemento do Ensino Remoto Emergencial (ERE) como substituto das aulas presenciais durante o isolamento social imposto pelas medidas sanitárias de combate ao Covid 19. Essa prática exigiu dos professores um empenho e vigor desmesurado, sem o pertinente suporte material e pedagógico. Alicerçaram este trabalho os teóricos Serge Moscovici (2007) e Jean Abric (1993; 1998; 2001), no que diz respeito às RS, e Antonio Nóvoa (2017; 2021), Imbernón (2020) nas questões de docência. O grupo social pesquisado foi de professores atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental, totalizando a aderência de 51 (cinquenta e um) docentes sendo 30 (trinta) pertencentes a rede pública, 16 (dezesseis) da rede privada e 5 (cinco) atuantes em ambas as redes de ensino, no município Caruaru - PE. As técnicas utilizadas para coleta de dados foram questionário de livre associação e entrevistas semiestruturadas, ambos veiculados online. Adotamos a Análise de Conteúdo como um dos recursos metodológicos para leitura e sistematização dos dados que surgiram, o openEvoc para o processamento dos questionários de livre associação ancorados na abordagem estrutural da Teoria do Núcleo Central. A análise das afirmações permitiu constatar que as RS da inserção de tecnologias digitais no cotidiano escolar se constituíram mediante os cenários de provimento ou ausência de suporte físico e estrutural dos meios e recursos tecnológicos digitais, o que leva a concluir que diante de situações problematizadoras os professores conceberam RS negativas as tecnologias digitais, pelo desprovimento e impossibilidade laboral. Cenário que muda quando do progresso e estabilidade mínima conquistada pelos professores ao trabalho pedagógico com esses recursos. Em geral, os professores indicaram que as tecnologias digitais são essenciais ao progresso educacional, contudo, creditar valia e significado as tecnologias digitais de modo concreto e efetivo demanda condições estruturais e formativas ao trabalho pedagógico.
-
Mostrar Abstract
-
This work is a result of a qualitative research that sought as a general objective to analyze the social representations (SR) of teachers regarding the insertion of digital technologies in regular education. Investigating social representations is relevant as they are a form of knowledge whose genesis is socially constructed common sense, which engenders in individual-group-individual dynamics, finally configuring the reality of a social group. The RS, by becoming the identity of the groups and guide their individual practices within the group, explain reality and justify behaviors, which is why they make their study relevant to researchers. Move this research, in general, the progressive insertion of digital technologies (TD) in the protocols of our schools - as recommended the common curricular basis, 2018 - and particularly by the implementation of Emergency Remote Education (ERE) as a substitute for classes Presence during social isolation imposed by the sanitary measures to combat Covid 19. This practice required the teachers of a dismantling commitment and vigor without the pertinent material and pedagogical support. Theorists Serge Moscovici (2007) and Jean Abric (1993, 1998, 1998, 2001), as regards RS, and Antonio Nóvoa (2017; 2021), Imbernón (2020) in teaching issues. The social group surveyed was of teachers active in the initial years of elementary school, totaling the adhesion of 51 (fifty-one) teachers being 30 (thirty) belonging to the public network, 16 (sixteen) of the private networks and 5 (five) acting in Both teaching networks in the Municipality Caruaru - PE. The
techniques used for data collection were a free association questionnaire and semi- structured interviews, both checked online. We adopt content analysis as one of the
methodological resources for reading and systematization of data that have emerged, openEvoc for the processing of the free-associated questionnaires anchored in the structural approach of the Central Nucleus Theory. The analysis of the statements allowed to verify that the insertion of digital technologies in the school daily life were constituted through the dismissal and absence of physical and structural support of digital technological means and resources, which leads to concluding that in the face of problematizing situations teachers They conceived negative SR digital technologies, depriving and impossibility. Scenario that changes when progress and minimum stability won by teachers to pedagogical work with these resources. In general, teachers have indicated that digital technologies are essential to educational progress, however, to credit and meaning digital technologies in a concrete and effective mode technologies demands structural and formative conditions to pedagogical work.
|
|
7
|
-
LUIS MASSILON DA SILVA FILHO
-
SABER, POÉTICA E TRANSGRESSÃO: as figurações estético-gestuais da corpa por artistas transexuais/travestis
-
Orientador : MARIO DE FARIA CARVALHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARIO DE FARIA CARVALHO
-
CONCEICAO GISLANE NOBREGA LIMA DE SALLES
-
LUMA NOGUEIRA DE ANDRADE
-
Data: 17/02/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Nesta dissertação, procuro cartografar as figurações estético-gestuais de artistas transexuais por meio da expressão de saberes, poeticidades e transgressões que suas corpas expressam e imprimem. Busco delinear a potência ética-estética e política de corpas que ocupam posições de promoção de agenciamentos de suas existências. As artistas travestis se inserem no campo da cisheteronormatividade por meio de um movimento contínuo de desterritorialização e abertura para novas reterritorializações, não de maneira fixa, mas dentro da construção de multiplicidades e linhas de fuga geradoras de rizomas e interpelações significativas de si e do mundo. A pesquisa trata de um novo olhar de paradigma estético com implicações políticas porque des-trava saberes colonializados e fala em criação, em transversalidade, em movimentos. Saí em busca de uma cartografia dada por afetos, união e linhas de segmentaridade que incidissem em performatividades e reconhecimento da produção de quatro artistas
transexuais/travestis do sertão nordestino. Objetivei cartografar como as figurações estético- gestuais de artistas transexuais/travestis se configuram como leituras de saber, poética e
transgressão. A imersão na vivência teórica-metodológica e nos processos cartográficos me fizeram considerar arranjos em que pude problematizar a construção do percurso estético das corporeidades de artistas transexuais/travestis e seus saberes. Da mesma forma a cartografia me levou a pensar a potência transgressora dessas corpas por meio da arte por elas desenvolvida a partir de sua dimensão poética. E, obtive reflexões sobre a ressignificação epistêmica que
resulta das performances de tais artistas e se conforma à existência de suas corporeidades trans- formadoras. A cartografia das artistas apresentada neste estudo se vincula à cartografia de mim
mesmo, reestruturando minhas performances poéticas, ampliando meus saberes e fortalecendo a condição de pesquisador. Os resultados obtidos me ensinam que ainda seguimos, que a navegação pela compreensão da dimensão estética-gestual de corpas transexuais/travestis não tem fim, visto que aprendi com elas que novas emergências estéticas estão ainda a se construir. E é esse o tom de uma cartografia, processos, trajetórias, caminhos, não há fim, há experiências.
-
Mostrar Abstract
-
In this dissertation, I seek to map the aesthetic and gestural figurations of transsexual artists through the expression of knowledge, poetics and transgressions that their bodies express and print. I seek to delineate the ethical-aesthetic and political potency of corpas that occupy positions of promotion of agencies of their existence. Transvestite artists enter the field of cisheteronormativity through a continuous movement of deterritorialization and opening to new reterritorializations, not in a fixed way, but within the construction of multiplicities and lines of escape that generate rhizomes and significant interpellations of themselves and the world. The research is about a new look of aesthetic paradigm with political implications because it unlocks colonialized knowledge and talks about creation, transversality, in movements. I went in search of a cartography given by affections, union and lines of segmentation that focused on performativities and recognition of the production of four transsexual/transvestite artists from the northeastern hinterland. I aimed to map how the aesthetic-gestural figurations of transsexual/transvestite artists are configured as readings of knowledge, poetics and transgression. The immersion in the theoretical-methodological experience and in cartographic processes made me consider arrangements in which I could problematize the construction of the aesthetic path of transsexual/transvestite artists' corporeality and their knowledge. In the same way, cartography led me to think about the transgressive power of these bodies through the art they developed based on their poetic dimension. And, I got reflections on the epistemic resignification that results from the performances of such artists and conforms to the existence of their trans-forming corporeality. The artists' cartography presented in this study is linked to the cartography of myself, restructuring my poetic performances, expanding my knowledge and strengthening the condition of researcher. The results obtained teach me that we still follow, that the navigation to understand the aesthetic-gesture dimension of transsexual/transvestite bodies is endless, since I learned from them that new aesthetic emergencies are still being built. And this is the tone of cartography, processes, trajectories, paths, there is no end, there are experiences.
|
|
8
|
-
ALEXANDRE EVANGELISTA DA SILVA
-
CONSTRUINDO O MAGISTÉRIO INDÍGENA: DESAFIOS DO MAGISTÉRIO XUKURU EM PESQUEIRA/POÇÃO (PERNAMBUCO)
-
Orientador : MARCELO HENRIQUE GONCALVES DE MIRANDA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA CAROLINE AMORIM OLIVEIRA
-
MARCELO HENRIQUE GONCALVES DE MIRANDA
-
SAULO FERREIRA FEITOSA
-
Data: 23/02/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Em nosso trabalho apresentamos as contribuições de duas gerações de professoras(es) no fortalecimento da identidade Xukuru do Ororubá (Pesqueira e Poção, Pernambuco): a
geração docente de professoras(es) veteranas(os) desde as retomadas territoriais- educacionais (anos 1990) e a geração docente de professoras(es) novatas(os), iniciada
após a criação do Projeto Político Pedagógico das Escolas do Povo Xukuru (2005). Para tanto, apresentamos as práticas de fortalecimento político-cultural da Formação da(o) Guerreira(o) Xukuru nos preceitos e desafios dos eixos pedagógicos: a) Terra; b) Identidade; c) História; d) Organização e; e) Interculturalidade. Discutimos os conceitos da Sociologia das Ausências e das Emergências (SANTOS, 2002); o trabalho de tradução do projeto educativo emancipatório (OLIVEIRA, 2008); consciência histórica e caráter dialógico (FREIRE, 2016) e as Colonialidade do Poder, Colonialidade do Saber, Colonialidade do Ser e Colonialidade da Mãe-Natureza (SILVA, 2013; 2014; WALSH, 2010). Quanto às categorias antropológicas, sublinhamos a identidade étnica (POUTIGNAT; STREIFF-FENART, 2011), a comunidade educativa segundo Meliá (1979) e marcadores de fortalecimento e de negação à identidade étnica na escola indígena (D'ANGELIS, 2012). No contexto da educação escolar indígena, trazemos como novidade teórica, os conceitos apropriados nas vivências intelectuais dos povos indígenas, memória curta, memória larga e lutas epistêmicas (CUSICANQUI (2010a; 2010b; 2018) e princípios epistêmicos de compromisso-conscientização, surgimento de novas(os) guerreiras(os), Mãe-Terra e Dom da Natureza da Formação da(o) Guerreira(o) Xukuru do Ororubá (COPIXO, 1997), além dos limites e possibilidades do diálogo intercultural (QUADROS; NASCIMENTO; FIALHO, 2016), etc. Para tanto, utilizamos a pesquisa qualitativa no viés social (MINAYO, 1994; ESTEBAN, 2010). E enquanto interpretação de dados, a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1997) e análise temática de conteúdo (VALA, 1990; GOMES, 1994), ao estudar as frequências de significados e diferentes opiniões de professoras(es) Xukuru abordadas em entrevistas semiestruturadas, feitas de modo remoto (on-line). Problematizamos em nossa pesquisa quais as colaborações das(os) professoras(es) do povo Xukuru no fortalecimento da identidade étnica. No objetivo geral, compreendemos, entre as duas gerações de professoras(es), as colaborações das(os) professoras(es) do povo Xukuru no fortalecimento da identidade étnica. E na perspectiva de objetivos específicos, de identificar as lutas epistêmicas no documento Projeto Político Pedagógico das Escolas do Povo Xukuru do Ororubá (COPIXO, 2013) em relação ao fortalecimento da identidade Xukuru. Além de especificar as lutas epistêmicas no fortalecimento da identidade indígena nas falas das(os) professoras(es) Xukuru veteranas(os) e das professoras(es) novatas(os) na desconstrução das Colonialidades do Poder, Saber, Ser e da Mãe-natureza. Justificamos a nossa pesquisa na ampliação da voz de direitos e de saberes das professoras e professores Xukuru do Ororubá. Assim, analisamos desafios e experiências docentes no Magistério Xukuru.
-
Mostrar Abstract
-
In our work we present the contributions of two generations of teachers in the strengthening of the Xukuru do Ororubá identity (Pesqueira and Poção, Pernambuco): the teaching generation of veteran teachers since the territorial-educational resumptions (1990s) and the teaching generation of novice teachers, initiated after the creation of the Pedagogical Political Project of the Xukuru People's Schools (2005). Therefore, we present the practices of political-cultural strengthening of the Xukuru Warrior Formation in the precepts and challenges of the pedagogical axes: a) Land; b) Identity; c) History; d) Organization and; e) Interculturality. We discuss the concepts of the Sociology of Absences and Emergencies (SANTOS, 2002); the work of translating the emancipatory educational project (OLIVEIRA, 2008); historical consciousness and dialogic character (FREIRE, 2016) and the Coloniality of Power, Coloniality of Knowledge, Coloniality of Being and Coloniality of Mother Nature (SILVA, 2013; 2014; WALSH, 2010). As for
the anthropological categories, we emphasize ethnic identity (POUTIGNAT; STREIFF- FENART, 2011), the educational community according to Meliá (1979) and markers of
strengthening and denial of ethnic identity in indigenous schools (D'ANGELIS, 2012). In the context of indigenous school education, we bring as a theoretical novelty, the appropriate concepts in the intellectual experiences of indigenous peoples, short memory, long memory and epistemic struggles (CUSICANQUI (2010a; 2010b; 2018) and epistemic principles of commitment-awareness, emergence of new (the) warriors, Mother Earth and Gift of Nature of the Formation of the Warrior Xukuru do Ororubá (COPIXO, 1997), beyond the limits and possibilities of intercultural dialogue (QUADROS; NASCIMENTO; FIALHO, 2016) ), etc. To this end, we used qualitative research with a social bias (MINAYO, 1994; ESTEBAN, 2010) and as data interpretation, Content Analysis (BARDIN, 1997) and thematic content analysis (VALA, 1990; GOMES), 1994), when studying the frequencies of meanings and different opinions of Xukuru teachers approached in semi-structured interviews, carried out remotely (online). Xukuru people in strengthening ethnic identity. In the general objective, we understand, between the two generations of teachers, the collaborations of the teachers of the Xukuru people in the strengthening of the ethnic identity. And from the perspective of specific objectives, to identify the epistemic struggles in the document Pedagogical Political Project of the Schools of the Xukuru People of Ororubá (COPIXO, 2013) in relation to the strengthening of the Xukuru identity. In addition to specifying the epistemic struggles in the strengthening of indigenous identity in the speeches of the veteran Xukuru teachers and the novice teachers in the deconstruction of the Colonialities of Power, Knowing, Being and the Mother- nature. We justify our research in expanding the voice of rights and knowledge of Xukuru do Ororubá teachers. Thus, we analyzed challenges and teaching experiences in the Xukuru Magisterium.
|
|
9
|
-
MARIA RITA BARBOSA PIANCÓ PAVÃO
-
Pedagogias sensientes da memória: caminhos possíveis a partir do encontro com as arpilleras chilenas
-
Orientador : MARIO DE FARIA CARVALHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EVERALDO FERNANDES DA SILVA
-
FERNANDO DA SILVA CARDOSO
-
MARIO DE FARIA CARVALHO
-
URSULA ROSA DA SILVA
-
Data: 24/02/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo reflete em que medida é possível cogitar propostas pedagógicas sensíveis de rememoração a partir das afet(o)ações provocadas pelo encontro com as arpilleras chilenas. Os bordados produzidos pelas mulheres arpilleristas durante a ditadura militar do Chile são articulados enquanto testemunhos que, em diálogo com as reflexões teóricas advindas dos estudos sobre sensibilidade, memória, experiência e imaginário, apontam para pensar o que denominamos de pedagogias sensientes da memória. O texto contém momentos e paradas, recursos metafóricos que transmitem a potência epistêmica do (des)caminhar pelas afet(o)ações provocadas pelo encontro. As ideias de Benjamin (1987; 2009; 2019), Durand (2012; 2014), Butler (2015; 2018; 2019), Maffesoli (1998; 2014; 2018), Ostrower (2014), Larrosa (2002; 2003; 2014), Bosi (1979), Deleuze e Guattari (1995), Adorno (2011) e Josso (2004), sobretudo, orientam a cartografia. As pistas que levam às pedagogias sensientes da memória sugerem a sensibilidade como forma de aproximação às narrativas das Outras, passível de utilização enquanto instrumento e fonte do saber. De maneira específica, a potência sensível e simbólica contida nas expressões artísticas é considerada potencialidade criativa, criadora e anamnética que favorece a transmissão. Pelo caráter testemunhal que assumem, as arpilleras servem, a estas pedagogias, como demonstração dos processos (trans)formativos que envolvem a rememoração.
-
Mostrar Abstract
-
This study reflects to what extent it is possible to consider sensitive pedagogical proposals for remembrance from the affect(o)actions provoked by the encounter with the Chilean arpilleras. The embroideries produced by women Arpilleristas during the military dictatorship in Chile are articulated as testimonies that, in dialogue with the theoretical reflections arising from studies on sensitivity, memory, experience and imagination, point to thinking about what we call sensitive pedagogies of memory. The text contains moments and stops, metaphorical resources that convey the epistemic potency of (un)walking through the affect(o)actions provoked by the encounter. The ideas of Benjamin (1987; 2009; 2019), Durand (2012; 2014), Butler (2015; 2018; 2019), Maffesoli (1998; 2014; 2018), Ostrower (2014), Larrosa (2002; 2003; 2014) , Bosi (1979), Deleuze and Guattari (1995), Adorno (2011) and Josso (2004), above all, guide the cartography. The clues that lead to sensitive pedagogies of memory suggest sensitivity as a way of approaching the narratives of the Others, capable of being used as an instrument and source of knowledge. Specifically, the sensitive and symbolic power contained in artistic expressions is considered creative, creative and anamnetic potentiality that favors transmission. Due to the testimonial character they assume, the arpilleras serve, to these pedagogies, as a demonstration of the (trans)formative processes that involve remembrance.
|
|
10
|
-
CLEMILTON FERNANDO BARBOSA TABOSA
-
CEPA: um rosto e processos próprios de tradução da educação popular em Caruaru-PE
-
Orientador : EVERALDO FERNANDES DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALLENE CARVALHO LAGE
-
EVERALDO FERNANDES DA SILVA
-
JAQUELINE BARBOSA DA SILVA
-
Data: 06/04/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa procurou compreender os princípios e as formas de tradução da Educação Popular latente nas práticas educativas desenvolvidas pelo Centro de Educação Popular Assunção (CEPA). O cenário, pois, é uma organização social surgida da iniciativa de lideranças da Vila Padre Inácio, periferia de Caruaru-PE-Brasil, sob animação de um grupo de religiosas consagradas da Congregação das Irmãzinhas da Assunção. Buscamos nos referenciais teóricos dos Movimentos Sociais, da Educação Popular e da Pedagogia Popular Latino-americana, em diálogo com a Espiritualidade da Congregação das Irmãzinhas da Assunção, legada por seus/suas fundadores/as ao CEPA, apoios para compreender as traduções da Educação Popular nas práticas socioeducativas da organização social pesquisada. Os/as principais expoentes e subsidiários/as desses referenciais teóricos dialogaram, resultando na produção de um conhecimento que permitiu uma aproximação compreensiva da realidade investigada. Paulo Freire (1996, 2018), Estevão Pernet (2005), Antonieta Fage (2005) foram os/as principais interlocutores/as, auxiliados por Carlos Henrique Brandão (2013, 2016), Alder Júlio Calado (2008), Maria da Glória Gohn (2013), Danilo R. Streck (2010), Gustavo Gutiérrez (1975), José Comblin (1985), Leonardo Boff (1987, 2015), Marie-Noëlle de la Basserière (2005), entre outros/as. A metodologia qualitativa foi empregada a partir do método do Caso Alargado, utilizado inicialmente por Boaventura de Sousa Santos (1983) e melhor explicitado por Allene Lage (2009, 2013), tendo sido adotado como instrumentos de coleta de dados as entrevistas semiestruturadas, a observação participante e a análise de documentos, enquanto que para a análise e organização dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo, com ênfase nos eixos temáticos, na ótica de Laurence Bardin (1977). Os resultados obtidos, isto é, uma Educação contextualizada, a Formação político-cidadã, a Gestão democrática participativa e o Protagonismo Feminino atestam tanto a convergência das práticas educativas realizadas pelo CEPA a partir dos princípios da educação popular freireana e da espiritualidade dos/as fundadores/as da Congregação, bem como a forma que o CEPA contextualmente traduziu a Educação Popular no chão agrestino de Pernambuco.
-
Mostrar Abstract
-
This research sought to understand the principles and forms of translation of latent Popular Education in the educational practices developed by the Centro de Educação Popular Assunção (CEPA). The background, therefore, is a social organization arising from the leadership initiative of Vila Padre Inácio, in the periphery of Caruaru-PE-Brasil, under the liveliness of a group of consecrated women from the Congregation of the Little Sisters of Assumption. We searched the theoretical benchmarks of Social Movements, Popular Education and Latin American Popular Pedagogy, in dialogue with the Spirituality of the Congregation of the Little Sisters of the Assumption, bequeathed by their founders to CEPA, for support to understand the translations of Popular Education in the socio-educational practices of the researched social organization. The main exponents and subsidiaries of these theoretical references conversed, resulting in the production of knowledge that allowed a comprehensive approach to the investigated reality. Paulo Freire (1996, 2018), Estevão Pernet (2005), Antonieta Fage (2005) were the main interlocutors, assisted by Carlos Henrique Brandão (2013, 2016), Alder Júlio Calado (2008), Maria da Glória Gohn (2013), Danilo Streck (2010), Gustavo Gutiérrez (1975), José Comblin (1985), Leonardo Boff (1987, 2015), Marie-Noëlle de la Basserière (2005), among others (et al.). The qualitative methodology was employed based on the Extended Case method, initially used by Boaventura de Sousa Santos (1983) and better
explained by Allene Lage (2009, 2013), having been adopted as data collection tools the semi- structured interviews, participant observation and document analysis, whereas for data analysis
and organization, we made use of Content Analysis, with emphasis on the thematic axes, from the standpoint of Laurence Bardin (1977). The results obtained, i.e., contextualized Education, Political-Citizen Formation, Participatory Democratic Management and Female Protagonism attest to both the convergence of educational practices carried out by CEPA based on the principles of Freire's popular education and the founders' spirituality/as of the Congregation, as well as the way that CEPA contextually translated Popular Education in the agrestino (geographical area of Pernambuco State) ground of Pernambuco.
|
|
11
|
-
ADRIEL RODRIGUES DO NASCIMENTO
-
DIÁLOGOS ENTRE A FESTA E EDUCAÇÃO POPULAR NO CEPA: construção
cidadã de símbolos coletivos.
-
Orientador : EVERALDO FERNANDES DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EVERALDO FERNANDES DA SILVA
-
JAQUELINE BARBOSA DA SILVA
-
MARIO DE FARIA CARVALHO
-
Data: 19/04/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A pesquisa sobre a Educação Popular no contexto festivo inscreve-se no cenário local e global. Em diferentes contextos históricos o fenômeno da festa promoveu práticas educativas condizentes e antagônicas aos interesses do povo, podendo reafirmar a organização das rotinas ou subverter a sua lógica, de qualquer modo as festas promoveram intencionalidades que podem ultrapassar a sua forma e conteúdo com sentidos emancipatórios. A necessidade de celebrar os ciclos festivos seus rituais e símbolos já compunha o imaginário cultural, abrangendo o imaginário mitológico das primeiras civilizações humanas. O Homo Ludens - Huizinga (2000) que joga e deixa-se levar pela dinâmica autônoma do jogo, também trabalha e projeta a vida na festa, imprimindo-lhe as marcas simbólicas de suas labutas rotineiras e/ou revertendo-as como a dionisíaca e irreverente festa dos foliões de Cox (1974), evidenciada no contexto medieval. Toma-se como referência as festas populares vivenciadas no CEPA – Centro de Educação Popular Assunção, analisando como esse fenômeno e seu conjunto de ações poderão contribuir
na formação cidadã de seus educandos/as, educadores/as e membros comunitários. Apoiamo- nos no pensamento de alguns/algumas autores/as (PESSOA, 2009; RIBEIRO, 1982; JUNG,
1964; DURAND, 2012; BAKNTIN, 1987; FREIRE,1987; 1996; 2000; 2016; ELIADE, 2010; SOUZA, 2009; NAHMÍAS, 2009; e outros/as) para compreender a relação entre a natureza festiva e sua intencionalidade pedagógica com indícios verificados na Idade Média, e, posteriormente no movimento humanista que identificaram do riso um valoroso instrumento político para denunciar o discurso contraditório da monarquia e do Clero Católico de Roma. Estabelece uma relação dialógica com os educandos/as e educadores/as do CEPA utilizando como procedimento metodológico os instrumentos da abordagem de pesquisa qualitativa, favorecendo o sentido dos dados obtidos. A experiência da observação participante e da entrevista semi-estruturada como instrumentos de coleta de dados procedeu através da apreciação coletiva dos registros fotográficos, observando/destacando a dinâmica organizativa vivenciada na construção das festas do CEPA. Os resultados obtidos na pesquisa apontaram: a possibilidade de educar tendo presente as sensibilidades, salientando-se o envolvimento de modo ampliado, promovendo a participação coletiva na construção e compreensão dos elementos simbólicos e, assim, promovendo uma nova consciência cidadã forjada na dinâmica construtora das festas com afirmação das identidades individuais e coletivas, referenciadas na trajetória e nas lutas populares. Apesar da desgastante descaracterização das festas populares sob a pretensa organização de quem politicamente desorganiza o povo, é provável que em todas as partes a festa do povo permaneça e resista tal qual a flor que furou o asfalto e brotou.
-
Mostrar Abstract
-
The research about Popular Education in the festive context is part of the local, global and timeless scene. In the different historical contexts, the phenomenon of the festival promoted educational practices consistent and antagonistic to the interests of the people, being able to reaffirm the organization of routines or subvert their logic, in anyway the festivals promoted intentionality that can overcome their form and content with emancipatory meanings. Needing to celebrate the festive cycles their rituals and symbols, already made up the cultural imaginary of the mythological narratives of the first human civilizations. The Homo Ludens Hizinga (2000) who plays and let’s himself be carried away by the autonomous dynamics of the game, also works and projects the life at the party, printing it to the symbolic marks of routine toils and/or reversing them as the Dionysian and irreverent feast of Cox revelers (1974) evidenced in the medieval context. It is used as reference of the popular festivals experienced in CEPA - "Centro de Educação Popular Assunção", analyzing how this phenomenon and the set of actions can contribute to the citizen formation of students, educators and community members. We trust on the thinking of some authors (PESSOA, 2009; RIBEIRO, 1982; JUNG, 1964; DURAND, 2012; BAKNTIN, 1987; ; FREIRE,1987; 1996; 2000; 2016; ELIADE, 2010; SOUZA, 2009; NAHMÍAS, 2009; and others) to understand the relationship between the festive nature and the pedagogical intentionality pedagogical with indications verified in the Middle Ages, and later in the humanist movement that identified from laughter a valuable political instrument to denounce the contradictory discourse of the monarchy and the Catholic Clergy of Rome. It establishes relationship with the students and educators using as methodological procedure the instruments of the qualitative research approach, favoring the meaning of the data obtained. The experience of participant observation and semi-structured interview as data collection instruments proceeded through the collective appreciation of photographic records, observing/highlighting the organizational dynamics experienced in the construction of cepa parties. The results obtained in the research pointed out: the possibility of educating bearing in mind the sensitivities, emphasizing the involvement in an expanded way, promoting collective participation in the construction and understanding of the symbolic elements and, thus, promoting a new citizen consciousness forged in the construction dynamics of the parties with affirmation of individual and collective identities, referenced in the trajectory and in popular struggles. Despite the exhausting mischaracterization of popular festivals under the alleged organization of those who politically disorganize the people, it is likely that everywhere the feast of the people will remain and resist just like the flower that pierced the asphalt and sprouted.
|
|
12
|
-
JOSÉ MARIA DE BARROS JÚNIOR
-
AÇÕES FORMATIVAS EM NÚCLEOS DE ESTUDO EM AGROECOLOGIA E PRODUÇÃO ORGÂNICA – NEA – DE PERNAMBUCO: um estudo bibliográfico e documental
-
Orientador : IRANETE MARIA DA SILVA LIMA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GILVANIA DE OLIVEIRA SILVA DE VASCONCELOS
-
CONCEICAO GISLANE NOBREGA LIMA DE SALLES
-
IRANETE MARIA DA SILVA LIMA
-
Data: 31/05/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A pesquisa objetivou compreender as ações de formação desenvolvidas pelos Núcleos de Estudos Agroecológicos (NEA) apoiados por políticas públicas em Pernambuco e como elas contemplam o conhecimento agroecológico. Tomou-se como referência: os processos de consolidação da epistemologia da ciência moderna e do paradigma de produção agrícola da Revolução Verde e suas implicações nos processos educativos; as contribuições da Agroecologia e sua relação com a Educação do Campo; e as lutas e conquistas no campo das políticas públicas, como as chamadas para a criação, apoio e manutenção de Núcleos de Estudos Agroecológicos. A partir de uma revisão bibliográfica, analisamos publicações dos Anais do Congresso Brasileiro de Agroecologia – CBA com vistas a identificar conhecimentos agroecológicos, em particular, aqueles contemplados nas ações realizadas pelos NEA; e realizamos uma análise documental de projetos e relatórios de núcleos de Pernambuco, obtido por meio do contato com esses espaços e do sistema "Fala Br" (e-SIC) do Governo Federal. Os resultados da pesquisa mostram que as ações formativas desenvolvidas pelos NEA em Pernambuco apresentam consonância com os conhecimentos agroecológicos problematizados pelos autores as publicações analisadas e com as ações desenvolvidas por Núcleos de outras regiões do país. Entre as ações identificadas estão os cursos de pequena duração e palestras sobre questões relacionadas à Agroecologia. As temáticas trabalhadas nas ações envolvem produção orgânica, sementes crioulas, questões relativas aos agrotóxicos e saúde, entre outras. Tais ações estão em coerência com os princípios e diretrizes da Agroecologia; com os preceitos das Chamadas de criação, apoio, manutenção e consolidação de NEA, com também com outras políticas correlatas à Agroecologia e Produção Orgânica.
-
Mostrar Abstract
-
A pesquisa objetivou compreender as ações de formação desenvolvidas pelos Núcleos de Estudos Agroecológicos (NEA) apoiados por políticas públicas em Pernambuco e como elas contemplam o conhecimento agroecológico. Tomou-se como referência: os processos de consolidação da epistemologia da ciência moderna e do paradigma de produção agrícola da Revolução Verde e suas implicações nos processos educativos; as contribuições da Agroecologia e sua relação com a Educação do Campo; e as lutas e conquistas no campo das políticas públicas, como as chamadas para a criação, apoio e manutenção de Núcleos de Estudos Agroecológicos. A partir de uma revisão bibliográfica, analisamos publicações dos Anais do Congresso Brasileiro de Agroecologia – CBA com vistas a identificar conhecimentos agroecológicos, em particular, aqueles contemplados nas ações realizadas pelos NEA; e realizamos uma análise documental de projetos e relatórios de núcleos de Pernambuco, obtido por meio do contato com esses espaços e do sistema "Fala Br" (e-SIC) do Governo Federal. Os resultados da pesquisa mostram que as ações formativas desenvolvidas pelos NEA em Pernambuco apresentam consonância com os conhecimentos agroecológicos problematizados pelos autores as publicações analisadas e com as ações desenvolvidas por Núcleos de outras regiões do país. Entre as ações identificadas estão os cursos de pequena duração e palestras sobre questões relacionadas à Agroecologia. As temáticas trabalhadas nas ações envolvem produção orgânica, sementes crioulas, questões relativas aos agrotóxicos e saúde, entre outras. Tais ações estão em coerência com os princípios e diretrizes da Agroecologia; com os preceitos das Chamadas de criação, apoio, manutenção e consolidação de NEA, com também com outras políticas correlatas à Agroecologia e Produção Orgânica.
|
|
13
|
-
JACKELINE DE SOUSA GOMES DE OLIVEIRA
-
A DIDÁTICA CRÍTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
A DIDÁTICA CRÍTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
-
Orientador : KATIA SILVA CUNHA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
KATIA SILVA CUNHA
-
MARIA JOSELMA DO NASCIMENTO FRANCO
-
TANIA MARIA GORETTI DONATO BAZANTE
-
Data: 01/06/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa tem como objeto de estudo a proposta didática presente no curso de administração e sua aproximação com a concepção crítica. Tem como objetivo geral: Analisar se a proposta didática presente no curso de Administração, de uma Instituição de Ensino Superior, em Caruaru, apresenta indícios de uma perspectiva crítica. E como objetivos específicos:1. Levantar, na bibliografia da área, os elementos constitutivos do processo didático, numa perspectiva crítica; 2. Identificar, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Administração, quais os eixos que compõem o processo didático; e 3. Analisar se o Projeto Pedagógico do Curso de Administração, em Caruaru, agrega os eixos de uma perspectiva didática crítica. Apoiada na abordagem qualitativa, trazida por Minayo (2009), utilizou a análise documental como procedimento para levantamento dos dados, com tratamento referenciado na análise de conteúdo, segundo Bardin (1997). Para tanto, foram analisadas as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Administração, do período de 2002 a 2020 e o Projeto Pedagógico do Curso de Administração de uma IES, em Caruaru. Na fundamentação deste trabalho foram utilizados os conceitos trazidos por autores como Saviani (1991), Veiga (1994,2004), Pimenta e Anastasiou (2002), Franco (2010), Candau (2012) e Libâneo (2013) para discutir sobre Didática Crítica; Para tratar sobre o Ensino Superior foram utilizadas as contribuições de Passos (2009), Conceição e Nunes (2015) e Junges e Behrens (2016); e para discutir sobre o curso de Administração, as contribuições de Nicolini (2000), Lopes (2002) e Becke e Gilioti (2003). Os resultados revelam que apenas as Diretrizes Curriculares Nacionais, aprovadas através do PARECER CNE/CES Nº: 438/2020 apresenta em seus eixos uma perspectiva didática crítica e que o Projeto Pedagógico do Curso de Administração, instrumento de pesquisa desse estudo, não apresenta indícios de uma didática crítica em sua concepção pedagógica. As considerações finais da pesquisa tratam sobre indícios de uma perspectiva didática crítica na proposta pedagógica do curso de Administração, considerando os riscos trazidos pela ausência desta perspectiva didática para o Projeto Pedagógico do Curso analisado.
-
Mostrar Abstract
-
This research has as object of study the didactic proposal present in the administration course and its approximation with the critical conception of didactics. Its general objective is: To analyze whether the pedagogical proposal of the Administration course of a Higher Education Institution in Caruaru presents evidence of a critical didactic perspective. And as specific objectives: 1. To raise, in the bibliography of the area, the constitutive elements of the didactic process, from a critical perspective; 2. Identify, according to the National Curriculum Guidelines of the Administration Course, which axes make up the teaching process; and 3.Analyze whether the Pedagogical Project of the Management Course, in Caruaru, aggregates the axes of a critical didactic perspective. Supported by the qualitative approach, brought by Minayo (2009), he used documentary analysis as a procedure for data collection, with treatment referenced in content analysis, according to Bardin (1997). To this end, the National Curriculum Guidelines of the Administration Course, from 2002 to 2020, and the Pedagogical Project of the Management Course of an HEI, in Caruaru, were analyzed. In the foundation of this work were used the concepts brought by authors such as Saviani (1991), Veiga (1994,2004), Pimenta and Anastasiou (2002), Franco (2010), Candau (2012) and Libâneo (2013) to discuss Critical Didactics; To deal with higher education, the contributions of Passos (2009), Conceição and Nunes (2015) and Junges and Behrens (2016) were used; and to discuss the course of Administration, the contributions of Nicolini (2000), Lopes (2002) and Becke and Gilioti (2003). The results reveal that only the National Curriculum Guidelines, approved through CNE/CES Opinion No.: 438/2020, presents in its axes a critical didactic perspective and that the Pedagogical Project of the Management Course, a research instrument of this study, shows no evidence of a critical didactics in its pedagogical conception.The final considerations of the research deal with evidence of a critical didactic perspective in the pedagogical proposal of the Administration course, considering the risks brought by the absence of this didactic perspective for the Pedagogical Project of the analyzed Course.
|
|
14
|
-
RIDELMA BARBOSA DE MOURA MINHAQUI
-
CARTOGRAFIA DAS PEDAGOGIAS CULTURAIS ANTIRRACISTAS DO ‘BOI TIRA TEIMA’ DE CARUARU, PERNAMBUCO: EXPRESSÕES DE RAÇA E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES
-
Orientador : MARIO DE FARIA CARVALHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CONCEICAO GISLANE NOBREGA LIMA DE SALLES
-
EVERSON MELQUIADES ARAUJO SILVA
-
MARIO DE FARIA CARVALHO
-
Data: 28/06/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Como um origami que se dobra para, no fim, apresentar-se como um objeto artístico, esta pesquisa buscou cartografar as pedagogias culturais antirracistas do ‘Boi Tira Teima’, a partir da sua atuação cultural e social, revelando modos antirracistas de ser e existir ao longo dos seus cem anos de resistência cultural na cidade de Caruaru, Pernambuco. Objetivei, de modo geral, cartografar como se estabelece as pedagogias culturais antirracistas ao longo do tempo no âmbito do ‘Boi Tira Teima’ de Caruaru, Pernambuco, e para isso, aludo a transformação do papel em origami, relacionei o desenvolver deste pesquisar ao sensível, além de encontrar na cartografia (des)caminhos metodológicos para buscar compreender a transformação de um simples papel – a minha subjetividade, na produção de um origami, esta pesquisa. Como no origami, onde cada nova dobra nos surpreende com novas imagens, reflexões teóricas advindas das dobras das trazidas pelas/es/os autoras/es Stuart Hall (2006, 2013); Tomas Silva (2017); Marisa Vorraber Costa (2013); Ana Carolina Escosteguy (2014); Paula Andrade (2016); Nestor-Canclini (2019), levaram-me a refletir acerca dos estudos culturais e o papel da cultura na formação das identidades, assim como bell hooks (2019a, 2019b); Tânia Müllher (2017); Kabengele Munanga (2009, 2016, 2017); Achille Mbembe (2020), deram-me pistas para promover reflexões acerca das expressões de raça e produção de subjetividades.
-
Mostrar Abstract
-
Como um origami que se dobra para, no fim, apresentar-se como um objeto artístico, ressalto no estágio atual desta pesquisa um diagrama de suas dobras, isto porque introduzo os caminhos que estou trilhando e percorrerei. Como a leveza de um papel que se dobra, relaciono, no primeiro momento do trabalho, o pesquisar de maneira sensível e as quebras de paradigmas que me levem a compreender a investigação a partir de uma nova lógica de pensar em relação ao tempo, o sujeito e aos corpos, por meio da troca de afetos e da experimentação de si enquanto processos de subjetivação. No segundo momento, como alguém já sabe quais dobras precisa construir para compor sua obra, aponto os caminhos e autoras(es) com as(os) quais pretendo dialogar. Por fim, aponto (des)caminhos metodológicos por meio da cartografia, para buscar compreender a transformação de um simples papel – a minha subjetividade, forjando experimentações e habitando novos territórios com o Boi Tira Teima, num obra de arte, a produção de um origami, esta pesquisa.
|
|
15
|
-
JOSÉ ERNANDO DE FARIAS SILVA
-
REPRESENTAÇÃO DO CANGAÇO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL, DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO: UMA ABORDAGEM DECOLONIAL
-
Orientador : SAULO FERREIRA FEITOSA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSÉ FERREIRA JÚNIOR
-
SANDRO GUIMARAES DE SALLES
-
SAULO FERREIRA FEITOSA
-
Data: 20/07/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Apresentamos aqui os resultados da pesquisa de Mestrado desenvolvida na Linha de Educação e diversidade - Centro de Educação - do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste. Traçamos como questão de pesquisa: como o cangaço está sendo abordado e tematizado nos livros didáticos de história do ensino médio e fundamental do estado de Pernambuco, especificamente na cidade de Serra Talhada? E como os professores trabalham o tema cangaço no ensino escolar a partir dessas obras didáticos? Filiamo-nos à Abordagem Teórica dos Estudos Decoloniais e da história Vista de Baixo. Partimos do pressuposto de que os livros escolares são ferramentas didáticas de transmição de conhecimento e que os conteúdos inseridos neles podem conduzir os sujeitos da aprendizagem a um entendimento único e universal de narrativas históricas, privilegiando uma classe social dominante. Para tanto, temos como objetivo geral desta pesquisa discutir o fenômeno social cangaço na perspectiva do subalterno e da colonialidade, agregando este fenômeno social ao sistema de ensino introduzido nos livros didáticos e transmitidos pedagogicamente pelos docentes nas instituições de ensino. A pesquisa evidenciou que as obras didáticas apresentaram elementos da ciência e da cultura eurocêntrica na construção de narrativas históricas. Elementos como unilateralidade, universalização, naturalização e negação das narrativas históricas sobre o tema cangaço, conduziu todo conhecimento que as obras didáticas apresentaram a respeito do tema. Sobre o entendimento e condução das obras escolares pelos docentes, ficou evidenciado que na percepção deles o livro didático, apesar de essencial, se torna inconsistente para o ensino-apredizagem de seus alunos, necessitando de uma intervenção mais profunda dos docentes, como procurar e fornecer outras fontes de pesquisa.
-
Mostrar Abstract
-
Pretendemos neste projeto de dissertação abordar a cultura do cangaço de forma contextualizada e acoplada a um sistema de herança colonial, que se iniciou no litoral e se enraizou no sertão nordestino, evidenciando uma hegemonia cultural baseada no monopólio da terra e no domínio social, quase que feudal, na concepção de Frederico Pernambucano de Melo. Associado a isso, descrever experiências e memórias do cangaço que poderíamos denominar, uma cultura contra-hegemônica, ou nas palavras de Walter Mignolo, como uma desobediência, seja civil e/ou moral, dos valores da cultura hegemônica. Por último, selecionar livros didáticos de história do Ensino Fundamental e Médio da rede Estadual de Pernambuco, na cidade de Serra Talhada, interior do Estado, com o intuito de averiguar a abordagem e a didática proposta por essas obras, procurando nos orientar em uma formação educacional decolonial, ou seja, numa (re)construção de valores e saberes.
|
|