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Dissertações |
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GILMAX JOSÉ DE LIMA
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Sequência didática para o ensino da astronomia: um olhar no estudo nas medidas de tempo
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Orientador : HEYDSON HENRIQUE BRITO DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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HEYDSON HENRIQUE BRITO DA SILVA
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ERNESTO ARCENIO VALDES RODRIGUEZ
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JOSE WAGNER CAVALCANTI SILVA
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Data: 18/04/2024
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Esta dissertação apresenta um produto educacional para o ensino de física, especificamente para o estudo das medidas de tempo, contemplados pela astronomia. A astronomia vem ganhando dimensões na disciplina de Física, através das divulgações em diversas plataformas de comunicação, despertando o interesse dos estudantes pela área, sendo assim analisamos como os documentos orientadores da educação básica vêm tratando essa temática, a exemplo da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), verificamos como os jogos didáticos, outras formas metodológicas, como a sala de aula invertida e o uso de aplicativos/simuladores, podem ser aliados para uma aprendizagem significativa e enriquecedora para desenvolver aulas mais produtivas. As atividades da sequência didática foram desenvolvidas em etapas: a primeira, um questionário de conhecimentos prévios, a segunda demonstração experimental do Gnômon, na terceira a prática experimental pelos estudantes, na quarta a discussão dos dados experimentais da etapa anterior e a apresentação do simulador e o manuseio pelos estudantes do NAAP Labs, na quinta a aplicação da metodologia da sala de aula invertida, na sexta a aplicação do jogo educacional “trilhando a astronomia”, concluindo com a sétima etapa com a aplicação do questionário conclusivo. Com a aplicação das atividades da sequência didática, verificamos o despertar pelo senso investigativo, colaborando para o processo de inserir os estudantes numa perspectiva científica. A proposta é levar metodologias com o uso de meios tecnológicos, a exemplo de simuladores, como também o uso de práticas experimentais e o investimento em jogos educativos com materiais acessíveis, proporcionando a aplicação de ferramentas que auxiliem os professores de física a levar novas estratégias para a compreensão conceitual e assim promover uma aprendizagem significativa para os estudantes.
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Esta dissertação apresenta um produto educacional para o ensino de física, especificamente para o estudo das medidas de tempo, contemplados pela astronomia. A astronomia vem ganhando dimensões na disciplina de Física, através das divulgações em diversas plataformas de comunicação, despertando o interesse dos estudantes pela área, sendo assim analisamos como os documentos orientadores da educação básica vêm tratando essa temática, a exemplo da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), verificamos como os jogos didáticos, outras formas metodológicas, como a sala de aula invertida e o uso de aplicativos/simuladores, podem ser aliados para uma aprendizagem significativa e enriquecedora para desenvolver aulas mais produtivas. As atividades da sequência didática foram desenvolvidas em etapas: a primeira, um questionário de conhecimentos prévios, a segunda demonstração experimental do Gnômon, na terceira a prática experimental pelos estudantes, na quarta a discussão dos dados experimentais da etapa anterior e a apresentação do simulador e o manuseio pelos estudantes do NAAP Labs, na quinta a aplicação da metodologia da sala de aula invertida, na sexta a aplicação do jogo educacional “trilhando a astronomia”, concluindo com a sétima etapa com a aplicação do questionário conclusivo. Com a aplicação das atividades da sequência didática, verificamos o despertar pelo senso investigativo, colaborando para o processo de inserir os estudantes numa perspectiva científica. A proposta é levar metodologias com o uso de meios tecnológicos, a exemplo de simuladores, como também o uso de práticas experimentais e o investimento em jogos educativos com materiais acessíveis, proporcionando a aplicação de ferramentas que auxiliem os professores de física a levar novas estratégias para a compreensão conceitual e assim promover uma aprendizagem significativa para os estudantes.
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RUAN MARINHO CUNHA DE BARROS
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O USO DE BRINQUEDOS PARA O ENSINO DE MAGNETISMO: UMA ATIVIDADE ENVOLVENDO FÍSICA E DIVERSÃO
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Orientador : JOAO EDUARDO FERNANDES RAMOS
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MEMBROS DA BANCA :
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JOAO EDUARDO FERNANDES RAMOS
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AUGUSTO CESAR LIMA MOREIRA
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EUGENIO MARIA DE FRANÇA RAMOS
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Data: 09/08/2024
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Esse trabalho propõe o uso de brinquedos e brincadeiras para o ensino de magnetismo nos anos finais do Ensino Médio. Os principais objetivos são os de melhorar a afinidade dos estudantes no estudo da física, a associação que os estudantes fazem do conteúdo estudado com o seu cotidiano e, também, o aprendizado no conteúdo de magnetismo, de forma que eles se sintam seguros para utilizar o conhecimento obtido em situações de seu cotidiano. Para isso, foram construídas 7 brincadeiras para serem executadas em grupo pelos alunos, todas as brincadeiras possuíam a presença de ímãs com diferentes formatos. Essas brincadeiras foram acompanhadas de dois questionários para os alunos responderem. Os questionários ajudaram a analisar, de maneira qualitativa, o conhecimento e a visão que os alunos tinham antes das brincadeiras e o que foi obtido após a realização das brincadeiras. Ao verificar as respostas dos estudantes nos questionários, a pesquisa demonstrou-se bastante satisfatória, pois ela mostrou que os estudantes tiveram uma melhora em cada um dos aspectos buscados nos objetivos iniciais.
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Esse trabalho propõe o uso de brinquedos e brincadeiras para o ensino de magnetismo nos anos finais do Ensino Médio. Os principais objetivos são os de melhorar a afinidade dos estudantes no estudo da física, a associação que os estudantes fazem do conteúdo estudado com o seu cotidiano e, também, o aprendizado no conteúdo de magnetismo, de forma que eles se sintam seguros para utilizar o conhecimento obtido em situações de seu cotidiano. Para isso, foram construídas 7 brincadeiras para serem executadas em grupo pelos alunos, todas as brincadeiras possuíam a presença de ímãs com diferentes formatos. Essas brincadeiras foram acompanhadas de dois questionários para os alunos responderem. Os questionários ajudaram a analisar, de maneira qualitativa, o conhecimento e a visão que os alunos tinham antes das brincadeiras e o que foi obtido após a realização das brincadeiras. Ao verificar as respostas dos estudantes nos questionários, a pesquisa demonstrou-se bastante satisfatória, pois ela mostrou que os estudantes tiveram uma melhora em cada um dos aspectos buscados nos objetivos iniciais.
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CARINA CRISTINA OLIVEIRA DE LIMA
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ENSINO POR INVESTIGAÇÃO UTILIZANDO BRINQUEDOS EM BUSCA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
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Orientador : AUGUSTO CESAR LIMA MOREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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AUGUSTO CESAR LIMA MOREIRA
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JOAO EDUARDO FERNANDES RAMOS
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JOAO FRANCISCO LIBERATO DE FREITAS
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HENRIQUE PATRIOTA ALVES
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Data: 16/08/2024
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Nosso trabalho segue para a construção de uma aprendizagem significativa, fundamentada nos Campos Conceituais de Vergnaud, onde destacam-se os pontos fundamentais (Situação ou problema / Conceitos / Esquema / Invariantes operatórios) a fim de seguir a teoria do ensino por investigação numa proposta de laboratório aberto. Para o desenvolvimento das atividades propostas utilizamos brinquedos e materiais de baixo custo com a intencionalidade de auxiliar professores do Ensino médio na difícil tarefa de estimular e despertar um maior interesse ao estudo da física. Construirmos uma sequência didática com de cinco atividades, explorando os conteúdos de Lei de Hooke, Energia mecânica (cinética, potencial elástica e potencial gravitacional), sua dissipação, conservação e transformação. Após algumas aplicações piloto em grupos de dois alunos, baseado na teoria sociointeracionista de Levy Vygotsky, do nosso produto educacional. Coletamos dados como cálculos, tabelas, gráficos e comentários sobre as atividades realizadas pelos alunos podemos observar uma construção concreta com uma aprendizagem com significado para os alunos onde os mesmos puderam observar a utilização de fenômenos físicos em coisas simples que cercam sua rotina mostrando que eles são agentes ativos de sua própria história.
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Nosso trabalho segue para a construção de uma aprendizagem significativa, fundamentada nos Campos Conceituais de Vergnaud, onde destacam-se os pontos fundamentais (Situação ou problema / Conceitos / Esquema / Invariantes operatórios) a fim de seguir a teoria do ensino por investigação numa proposta de laboratório aberto. Para o desenvolvimento das atividades propostas utilizamos brinquedos e materiais de baixo custo com a intencionalidade de auxiliar professores do Ensino médio na difícil tarefa de estimular e despertar um maior interesse ao estudo da física. Construirmos uma sequência didática com de cinco atividades, explorando os conteúdos de Lei de Hooke, Energia mecânica (cinética, potencial elástica e potencial gravitacional), sua dissipação, conservação e transformação. Após algumas aplicações piloto em grupos de dois alunos, baseado na teoria sociointeracionista de Levy Vygotsky, do nosso produto educacional. Coletamos dados como cálculos, tabelas, gráficos e comentários sobre as atividades realizadas pelos alunos podemos observar uma construção concreta com uma aprendizagem com significado para os alunos onde os mesmos puderam observar a utilização de fenômenos físicos em coisas simples que cercam sua rotina mostrando que eles são agentes ativos de sua própria história.
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LAUDICÉLIO CARVALHO GALINDO
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Atividades experimentais para o ensino de astronomia:
domos geodésicos, globos e meteoritos.
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Orientador : ELDER ALPES DE VASCONCELOS
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MEMBROS DA BANCA :
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ELDER ALPES DE VASCONCELOS
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HEYDSON HENRIQUE BRITO DA SILVA
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EDUARDO NOVAIS DE AZEVEDO
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JOSE WAGNER CAVALCANTI SILVA
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Data: 26/08/2024
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O ensino de astronomia em escolas públicas representa um constante desafio. Refletindo sobre essa prática, pudemos identificar 3 problemas: (i) Falta de familiaridade com céu noturno e os objetos astronômicos, pois a luminosidade dos ambientes urbanos impede que a grande maioria das pessoas observe o céu noturno; (ii) Incompreensão das dimensões astronômicas e pouca familiaridade com a aparência real dos corpos celestes; (iii) Desinteresse por astronomia, motivado por aparente desconexão com a realidade cotidiana e falta de aplicações práticas. Neste trabalho, elaboramos e desenvolvemos três atividades em sala de aula que buscam envolver os alunos e os levar a se familiarizar com esta ciência de uma maneira mais envolvente, buscando minimizar tais problemas. Respectivamente, as atividades foram: (i) construção de um domo geodésico em papel e desenvolvimento de scripts do software Stellarium como um planetário de baixo custo para proporcionar uma experiência mais imersiva em termos de observação celeste; (ii) confecção de globos de corpos celestes, tais como Lua e Marte, de forma a adquirir uma melhor compreensão das escalas astronômicas e de noções de cartografia; (iii) coleta e identificação básica de meteoritos e simulação de crateras de impacto, tendo como contexto motivador a queda do Meteorito Serra do Magé, evento amplamente conhecido na localidade. Apresentamos um roteiro detalhado dessas atividades e discutimos os resultados de sua aplicação bem sucedida em sala de aula, onde constatamos seu impacto positivo sobre o processo de aprendizagem.
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O ensino de astronomia em escolas públicas representa um constante desafio. Refletindo sobre essa prática, pudemos identificar 3 problemas: (i) Falta de familiaridade com céu noturno e os objetos astronômicos, pois a luminosidade dos ambientes urbanos impede que a grande maioria das pessoas observe o céu noturno; (ii) Incompreensão das dimensões astronômicas e pouca familiaridade com a aparência real dos corpos celestes; (iii) Desinteresse por astronomia, motivado por aparente desconexão com a realidade cotidiana e falta de aplicações práticas. Neste trabalho, elaboramos e desenvolvemos três atividades em sala de aula que buscam envolver os alunos e os levar a se familiarizar com esta ciência de uma maneira mais envolvente, buscando minimizar tais problemas. Respectivamente, as atividades foram: (i) construção de um domo geodésico em papel e desenvolvimento de scripts do software Stellarium como um planetário de baixo custo para proporcionar uma experiência mais imersiva em termos de observação celeste; (ii) confecção de globos de corpos celestes, tais como Lua e Marte, de forma a adquirir uma melhor compreensão das escalas astronômicas e de noções de cartografia; (iii) coleta e identificação básica de meteoritos e simulação de crateras de impacto, tendo como contexto motivador a queda do Meteorito Serra do Magé, evento amplamente conhecido na localidade. Apresentamos um roteiro detalhado dessas atividades e discutimos os resultados de sua aplicação bem sucedida em sala de aula, onde constatamos seu impacto positivo sobre o processo de aprendizagem.
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EDUARDO HENRIQUE BEZERRA DA SILVA
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CONSTRUÇÃO DE UM WEBSITE EDUCATIVO PARA O ENSINO DE FÍSICA: REFLEXÕES DE UM PROCESSO DE ENSINO COMO UMA EXPERIÊNCIA DE LINGUAGEM
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Orientador : GUSTAVO CAMELO NETO
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MEMBROS DA BANCA :
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GUSTAVO CAMELO NETO
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TASSIANA FERNANDA GENZINI DE CARVALHO
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KATIA CALLIGARIS RODRIGUES
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Data: 30/08/2024
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Este trabalho buscou evidenciar a importância da formação continuada docente no ensino de física ao apresentar uma ferramenta pedagógica em formato de website educativo, um produto educacional batizado pelo nome de eduFísica, como proposta metodológica para indicar novos caminhos, uma vez que este ensino muitas vezes encontra-se desprovido de sentidos e significados para o estudante, ao não estabelecer conexões entre o conhecimento científico e a compreensão e resolução de problemas do mundo experienciado, contribuindo para reprovação e aversão à disciplina. Para isso, foi necessário discutir a história do ensino da física no país, a compreensão do currículo através das possibilidades e impossibilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que já elucida a inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na educação, e então compreender os aspectos linguísticos por trás dos discursos dos docentes e discentes que também consolidam o ensino de física como uma experiência de linguagem, ou seja, a aquisição de uma nova linguagem, um letramento científico. Diante do exposto, esses pontos foram fundamentais para dar forma aos conteúdos didáticos aqui produzidos, como sequências didáticas, notas de aulas e listas de exercícios, disponibilizados e utilizados em sala de aula através do ambiente virtual construído a partir de conhecimentos básicos de programação, usando as linguagens HTML, CSS e JAVA SCRIPT, organizado levando em consideração conhecimentos da Arquitetura da Informação. Com isso, espera-se que este tipo de ferramenta possa possibilitar o estudo da disciplina para além da sala de aula e refletir no aumento da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, facilitando a organização das atividades e o acesso, por parte dos estudantes, a uma fonte de informações confiáveis. Este fato pôde ser observado através dos resultados coletados e analisados, após a aplicação do Produto Educacional, aqui expostos, despertando um maior interesse dos estudantes pela disciplina. O que é fundamental para compreensão da importância do acesso a esse tipo de conhecimento e assim o conectar às suas subjetividades e historicidades.
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This work sought to highlight the importance of continuing teacher training in the teaching of physics by presenting a pedagogical tool in the form of an educational website, an educational product called eduFísica, as a methodological proposal to indicate new paths, since this teaching is often devoid of meaning and significance for the student, by not establishing connections between scientific knowledge and understanding and solving problems in the experienced world, contributing to failure and aversion to the subject. To do this, it was necessary to discuss the history of physics teaching in the country, to understand the curriculum through the possibilities and impossibilities of the National Common Curriculum Base (BNCC), which already elucidates the insertion of Digital Information and Communication Technologies in education, and then to understand the linguistic aspects behind the speeches of teachers and students who also consolidate physics teaching as a language experience, that is, the acquisition of a new language, a scientific literacy. In view of the above, these points were fundamental in shaping the didactic content produced here, such as didactic sequences, lesson notes and exercise lists, made available and used in the classroom through the virtual environment built from basic programming knowledge, using HTML, CSS and JAVA SCRIPT languages, organized taking into account knowledge of Information Architecture. It is hoped that this type of tool will make it possible to study the subject beyond the classroom and increase the quality of the teaching-learning process, making it easier for students to organize activities and access a reliable source of information. This can be seen in the results collected and analyzed after the Educational Product was applied, which are shown here, arousing greater student interest in the subject. This is fundamental for understanding the importance of accessing this type of knowledge and thus connecting it to their subjectivities and historicities.
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