Dissertações/Teses

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2024
Dissertações
1
  • GILMAX JOSÉ DE LIMA
  • Sequência didática para o ensino da astronomia: um olhar no estudo nas medidas de tempo

  • Orientador : HEYDSON HENRIQUE BRITO DA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • HEYDSON HENRIQUE BRITO DA SILVA
  • ERNESTO ARCENIO VALDES RODRIGUEZ
  • JOSE WAGNER CAVALCANTI SILVA
  • Data: 18/04/2024

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  • Esta dissertação apresenta um produto educacional para o ensino de física, especificamente para o estudo das medidas de tempo, contemplados pela astronomia. A astronomia vem ganhando dimensões na disciplina de Física, através das divulgações em diversas plataformas de comunicação, despertando o interesse dos estudantes pela área, sendo assim analisamos como os documentos orientadores da educação básica vêm tratando essa temática, a exemplo da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), verificamos como os jogos didáticos, outras formas metodológicas, como a sala de aula invertida e o uso de aplicativos/simuladores, podem ser aliados para uma aprendizagem significativa e enriquecedora para desenvolver aulas mais produtivas. As atividades da sequência didática foram desenvolvidas em etapas: a primeira, um questionário de conhecimentos prévios, a segunda demonstração experimental do Gnômon, na terceira a prática experimental pelos estudantes, na quarta a discussão dos dados experimentais da etapa anterior e a apresentação do simulador e o manuseio pelos estudantes do NAAP Labs, na quinta a aplicação da metodologia da sala de aula invertida, na sexta a aplicação do jogo educacional “trilhando a astronomia”, concluindo com a sétima etapa com a aplicação do questionário conclusivo. Com a aplicação das atividades da sequência didática, verificamos o despertar pelo senso investigativo, colaborando para o processo de inserir os estudantes numa perspectiva científica. A proposta é levar metodologias com o uso de meios tecnológicos, a exemplo de simuladores, como também o uso de práticas experimentais e o investimento em jogos educativos com materiais acessíveis, proporcionando a aplicação de ferramentas que auxiliem os professores de física a levar novas estratégias para a compreensão conceitual e assim promover uma aprendizagem significativa para os estudantes.


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  • Esta dissertação apresenta um produto educacional para o ensino de física, especificamente para o estudo das medidas de tempo, contemplados pela astronomia. A astronomia vem ganhando dimensões na disciplina de Física, através das divulgações em diversas plataformas de comunicação, despertando o interesse dos estudantes pela área, sendo assim analisamos como os documentos orientadores da educação básica vêm tratando essa temática, a exemplo da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), verificamos como os jogos didáticos, outras formas metodológicas, como a sala de aula invertida e o uso de aplicativos/simuladores, podem ser aliados para uma aprendizagem significativa e enriquecedora para desenvolver aulas mais produtivas. As atividades da sequência didática foram desenvolvidas em etapas: a primeira, um questionário de conhecimentos prévios, a segunda demonstração experimental do Gnômon, na terceira a prática experimental pelos estudantes, na quarta a discussão dos dados experimentais da etapa anterior e a apresentação do simulador e o manuseio pelos estudantes do NAAP Labs, na quinta a aplicação da metodologia da sala de aula invertida, na sexta a aplicação do jogo educacional “trilhando a astronomia”, concluindo com a sétima etapa com a aplicação do questionário conclusivo. Com a aplicação das atividades da sequência didática, verificamos o despertar pelo senso investigativo, colaborando para o processo de inserir os estudantes numa perspectiva científica. A proposta é levar metodologias com o uso de meios tecnológicos, a exemplo de simuladores, como também o uso de práticas experimentais e o investimento em jogos educativos com materiais acessíveis, proporcionando a aplicação de ferramentas que auxiliem os professores de física a levar novas estratégias para a compreensão conceitual e assim promover uma aprendizagem significativa para os estudantes.

2023
Dissertações
1
  • MEIRERE LUCIO PEREIRA
  • Uma sequência didática para o ensino dos conceitos introdutórios da física mecânica, utilizando elementos de perícia criminal
  • Orientador : JOAO EDUARDO FERNANDES RAMOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOAO EDUARDO FERNANDES RAMOS
  • AUGUSTO CESAR LIMA MOREIRA
  • ALEXANDRE CAMPOS
  • Data: 14/07/2023

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  • Este trabalho foi baseado nos parâmetros da Experiência da Aprendizagem Mediada (EAM) formulada por Reuven Feuerstein. Parâmetros que indicam as condições que precisam ser criadas para uma mediação eficaz (nas edições brasileiras, que abordam a teoria deste autor, convencionou-se chamar esses parâmetros de critérios de mediação ou parâmetros de características da mediação). O presente trabalho também se apoiou na hipótese da integração hierárquica defendida no livro Pozo, J. I.; Gómez Crespo M. A. Aprender y enseñar ciencia: Del conocimiento cotidiano al conocimiento científico. 6ª ed. Madrid: Ediciones Morata, S.L. (2009). O produto educacional foi aplicado em duas turmas, de uma escola particular, de 9º ano do ensino fundamental 2 (ambas com 43 alunos). Quando aberto para comentários anônimos, os alunos indicaram que a sequência didática aplicada trouxe motivação para aprender (89,2% se sentiram motivados para aprender), desenvolvimento social (75,7% acharam fácil defender sua opinião junto ao seu grupo) e transcendeu a sala de aula (81,1% sentiram que fizeram uma reflexão acerca do cuidado de si mesmo e dos outros). A sequência didática proposta fornece uma opção para o ensino dos conceitos iniciais da mecânica clássica de maneira contextualizada através de casos fictícios, de cenas de crime, para serem solucionados pelos alunos por meio da perícia criminal, que deve ser realizada em vestígios montados nessas cenas de crime. Onde eles precisarão recorrer a conceitos matemáticos e físicos na busca por essa solução. O caráter lúdico da atividade se mostrou bastante eficiente no quesito motivação. A sequência didática é composta por 06 (seis) casos criminais envolvendo os seguintes conteúdos: apresentação das áreas de atuação da física, unidades de medida de comprimento e tempo, notação científica, referencial, trajetória, velocidade escalar instantânea e velocidade escalar média, leis de Newton, força de atrito e energia mecânica. Vale ressaltar que a lista de conteúdos citadas anteriormente é a dos conteúdos explícitos na sequência didática, mas há conteúdos implícitos e que podem ser explorados como continuação a este trabalho, são eles: algarismo significativo, teorema da energia cinética, lançamento oblíquo, regressão linear e método Monte Carlo. A principal tarefa do professor na sequência didática será o de mediador. Fornecendo aos mediados a oportunidade de serem os protagonistas em seus processos de aprendizagem.


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  • Este trabalho foi baseado nos parâmetros da Experiência da Aprendizagem Mediada (EAM) formulada por Reuven Feuerstein. Parâmetros que indicam as condições que precisam ser criadas para uma mediação eficaz (nas edições brasileiras, que abordam a teoria deste autor, convencionou-se chamar esses parâmetros de critérios de mediação ou parâmetros de características da mediação). O presente trabalho também se apoiou na hipótese da integração hierárquica defendida no livro Pozo, J. I.; Gómez Crespo M. A. Aprender y enseñar ciencia: Del conocimiento cotidiano al conocimiento científico. 6ª ed. Madrid: Ediciones Morata, S.L. (2009). O produto educacional foi aplicado em duas turmas, de uma escola particular, de 9º ano do ensino fundamental 2 (ambas com 43 alunos). Quando aberto para comentários anônimos, os alunos indicaram que a sequência didática aplicada trouxe motivação para aprender (89,2% se sentiram motivados para aprender), desenvolvimento social (75,7% acharam fácil defender sua opinião junto ao seu grupo) e transcendeu a sala de aula (81,1% sentiram que fizeram uma reflexão acerca do cuidado de si mesmo e dos outros). A sequência didática proposta fornece uma opção para o ensino dos conceitos iniciais da mecânica clássica de maneira contextualizada através de casos fictícios, de cenas de crime, para serem solucionados pelos alunos por meio da perícia criminal, que deve ser realizada em vestígios montados nessas cenas de crime. Onde eles precisarão recorrer a conceitos matemáticos e físicos na busca por essa solução. O caráter lúdico da atividade se mostrou bastante eficiente no quesito motivação. A sequência didática é composta por 06 (seis) casos criminais envolvendo os seguintes conteúdos: apresentação das áreas de atuação da física, unidades de medida de comprimento e tempo, notação científica, referencial, trajetória, velocidade escalar instantânea e velocidade escalar média, leis de Newton, força de atrito e energia mecânica. Vale ressaltar que a lista de conteúdos citadas anteriormente é a dos conteúdos explícitos na sequência didática, mas há conteúdos implícitos e que podem ser explorados como continuação a este trabalho, são eles: algarismo significativo, teorema da energia cinética, lançamento oblíquo, regressão linear e método Monte Carlo. A principal tarefa do professor na sequência didática será o de mediador. Fornecendo aos mediados a oportunidade de serem os protagonistas em seus processos de aprendizagem.

2022
Dissertações
1
  • MATHEUS MAIA CÂMARA
  • Dinâmica Sísmica para o Ensino Médio

  • Orientador : CHARLIE SALVADOR GONCALVES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CHARLIE SALVADOR GONCALVES
  • GUSTAVO CAMELO NETO
  • THATYARA FREIRE DE SOUZA
  • EDVALDO NOGUEIRA JÚNIOR
  • Data: 22/02/2022

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  • Para que a aprendizagem ocorra de forma significativa, não é necessário apenas transmitir conhecimento, mas características como interesse, sociabilização e as experiências dos alunos devem ser levadas em consideração. Esse trabalho mostra a aplicação de uma sequência didática e do experimento a ela associado, que teve como objetivo o ensino de dinâmica dos sismos, onde são trabalhados temas envolvendo oscilações, energia e trabalho, e foi aplicado com turmas da 1a Série do Ensino Médio regular e turmas do EJA. Essa sequência deu ênfase na construção dos conhecimentos científicos, do pensamento crítico e da autonomia do aluno. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel traz os conhecimentos prévios como sendo um dos principais fatores a serem considerados para o ensino, para Vygotsky o processo de aprendizagem acontece através de interações sociais, onde os signos devem ter seus significados interpretados de acordo com as experiências próprias. Associado a esses autores, o ensino por investigação busca evidenciar as experiências e saberes dos alunos, produzir autonomia e senso crítico, bem como tornar mais sociável a prática de ensino. O experimento consiste em um modelo em escala de uma edificação, equipada com um Atenuador Dinâmico Sintonizado, sobre uma Mesa de Agitação Sísmica, esse experimento tem como primeiro intuito promover no aluno a vontade de participar da sequência didática, permitindo também desenvolver conceitos mais conectados, através de associações com tecnologias existentes, e conceitos relacionados a outras disciplinas que não apenas a física, como os conceitos de ondas sísmicas, magnitude e intensidade. A avaliação dessas atividades foi feita durante a aplicação da sequência didática e foi observado resultados positivos em sua aplicação. Almejamos que o professor usufrua desse trabalho, explorando as leituras e estudos dessa dissertação, bem como na realização das atividades aqui propostas.


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  • For learning to take place in a meaningful way, it is not only necessary to transmit knowledge, but characteristics such as interest, socialization and students’ experiences must be taken into account. This work shows the application of a didactic sequence and the experiment associated with it, which aimed to teach the dynamics of earthquakes, where themes involving oscillations, energy and work are elaborate, and was applied with classes from the 1st grade of regular high school and EJA classes. This sequence emphasized the construction of scientific knowledge, critical thinking and student autonomy. Ausubel’s theory of meaningful learning brings prior knowledge as one of the main factors to be considered for teaching. For Vygotsky, the learning process takes place through social interactions, where signs must have their meanings interpreted according to their own experiences. . Associated with these authors, teaching by investigation seeks to highlight students’ experiences and knowledge, produce autonomy and critical thinking, as well as make teaching practice more sociable. The experiment consists of a scale model of a building, equipped with a Tuned Dynamic Attenuator, on a Seismic Agitation Table, this experiment is primarily intended to promote in the student the willingness to participate in the didactic sequence, also allowing the development of more connected concepts, through associations with existing technologies, and concepts related to disciplines other than physics, such as the concepts of seismic waves, magnitude and intensity. The evaluation of these activities was carried out during the application of the didactic sequence and positive results were observed in its application. We hope that the teacher can take advantage of this work, exploring the readings and studies of this dissertation, as well as carrying out the activities proposed here.

2
  • JOSEMAR BESERRA DE MÉLO FILHO
  • SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA: estudo experimental de uma situação

    problema envolvendo um plano inclinado

  • Orientador : TASSIANA FERNANDA GENZINI DE CARVALHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • TASSIANA FERNANDA GENZINI DE CARVALHO
  • JOAO EDUARDO FERNANDES RAMOS
  • DIANA PATRICIA GOMES DE ALMEIDA
  • Data: 09/03/2022

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  • O aspecto motivador para o desenvolvimento deste trabalho deu-se pela percepção
    de que o estudo do plano inclinado no Ensino Médio é desenvolvido com uma ênfase
    excessiva na aplicação de fórmulas, e com isso, alguns conceitos importantes não
    são estudados pelos alunos. A partir dessa motivação, produzimos uma Sequência
    de Ensino Investigativa, cujo seus aspectos são fundamentados por Carvalho (2013),
    e aplicamos um problema específico do plano inclinado em uma turma do primeiro
    ano do Ensino Médio, com a pretensão de entender como essa Sequência poderia
    contribuir para aprendizagem de conceitos físicos. No decorrer deste trabalho
    desenvolvemos modelos conceituais e matemáticos que descrevem e explicam o
    experimento que utilizamos. Nossa pesquisa possui uma abordagem qualitativa, e a
    coleta de dados se deu ao longo da aplicação da Sequência Didática, onde aplicamos
    3 questionários relacionados: às práticas experimentais, à interpretação das equações
    envolvidas, às situações sociais em que são utilizados os planos inclinados. Foi
    possível perceber que os alunos evoluíram na utilização do vocabulário científico,
    partindo de conhecimentos do cotidiano para o científico, e, em termos conceituais
    percebemos que o entendimento com maior desenvoltura foi o da força de atrito.
    Esperávamos também, que os alunos compreendessem o procedimento experimental
    em termos das energias envolvidas, e o não aparecimento desse conceito nas
    respostas provavelmente se deu pelo pouco tempo disponível para poder sistematizar
    o conhecimento, e as poucas aulas acompanhadas pelos alunos ao longo de 2021,
    que interferiu diretamente na aprendizagem dos conhecimentos prévios necessários
    para o acompanhamento da Sequência de Ensino Investigativa.


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  • The motivating aspect for the development of this work was the perception that the
    study of the inclined plane in High School is developed with an excessive emphasis on
    the application of formulas, and with that, some important concepts are not studied by
    the students. Based on this motivation, we produced an Investigative Teaching
    Sequence, whose aspects are supported by Carvalho (2013), and we applied a
    specific problem of the inclined plane in a class of the first year of high school, with the
    intention of understanding how this Sequence could contribute to the learning of
    physical concepts. In the course of this work we developed conceptual and
    mathematical models that describe and explain the experiment we used. Our research
    has a qualitative approach, and data collection took place throughout the application
    of the Didactic Sequence, where we applied 3 questionnaires related to: experimental
    practices, interpretation of the equations involved, and social situations in which
    inclined planes are used. It was possible to notice that the students evolved in the use
    of scientific vocabulary, starting from everyday knowledge to the scientific one, and, in
    conceptual terms, we realized that the understanding with greater ease was the friction
    force. We also hoped that students would understand the experimental procedure in
    terms of the energies involved, and the non-appearance of this concept in the answers
    was probably due to the short time available to systematize the knowledge, and the
    few classes followed by students throughout 2021, which it directly interfered in the
    learning of the necessary prior knowledge to follow the Investigative Teaching
    Sequence.

3
  • BERALDO PEREIRA DA SILVA NETO
  • EM DEFESA DO MODELO INVERTIDO DE APRENDIZAGEM: A SALA DE AULA INVERTIDA COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE TERMODINÂMICA

  • Orientador : ERNESTO ARCENIO VALDES RODRIGUEZ
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ERNESTO ARCENIO VALDES RODRIGUEZ
  • AUGUSTO CESAR LIMA MOREIRA
  • KATIA CALLIGARIS RODRIGUES
  • Data: 11/03/2022

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  • A virada do século XX para o XXI deu uma guinada na relação do homem com o uso de tecnologias de várias naturezas. Devido a isso, houve, sem dúvida, uma transformação na forma de ver, sentir e experienciar o mundo, o que certamente apresentaria impacto nos mais diversos setores das atividades humanas, inclusive na educação. Um dos fatores que comprovam essa mudança brusca de hábitos é o fato de crianças e jovens crescentemente aderirem ao uso de tecnologias diversas. Mergulhado nessa realidade, além de transformar o modo ensino-aprendizagem no âmbito da sala de aula, ressignificando, em escalas variadas, o papel do aluno e do professor, o método da sala de aula invertida (do inglês flipped classroom) é parte de um conjunto de metodologias que buscam, por meio do uso de aparatos tecnológicos, inserir o alunado dentro de um campo cada vez mais ativo e independente na corrida pelo conhecimento. Nesta dissertação, desenvolvida com base na experiência da implementação do método de inversão nas atividades relacionadas ao componente curricular de Física 3 (Termologia) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), campus Recife; busca-se desdobrar e refletir sobre propostas de ensino-aprendizagem para o ensino de Termodinâmica. De modo geral, a pesquisa apresenta tanto as relevâncias do método, no qual os conteúdos, a interação e instruções são realizados de modo on-line em concomitância com a prática presencial, como também as dificuldades de percurso, ressaltando da necessidade de reformulação e inovação das práticas educativas no ensino de Física no Brasil.


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  • The turn of the 20th to the 21st century changed man's relationship with the use of technologies of various natures. Due to this, there was undoubtedly a transformation in the way of seeing, feeling and experiencing the world, which would certainly have an impact on the most diverse sectors of human activities, including education. One of the factors that prove this sudden change in habits is the fact that children and young people increasingly adhere to the use of different technologies. Immersed in this reality, in addition to transforming the teaching-learning mode within the classroom, re-signifying, at different scales, the role of the student and the teacher, the flippedclassroom method is part of a set of methodologies that seek, through the use of technological devices, to insert students into an increasingly active and independent field in the race for knowledge. Physics 3 (Thermology) of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco (IFPE), Recife campus; it seeks to unfold and reflect on teaching-learning proposals for the teaching of Thermodynamics. In general, the research presents both the relevance of the method, in which the contents, the interaction and instructions are carried out online in concomitance with the face-to-face practice, as well as the difficulties of the route, highlighting the need for reformulation and innovation. of educational practices in Physics teaching in Brazil.

4
  • ROSANGELA DE MELO SILVA
  • Sequência Didática Investigativa com um Sistema Massa-Mola

  • Orientador : GUSTAVO CAMELO NETO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CHARLIE SALVADOR GONCALVES
  • GUSTAVO CAMELO NETO
  • PEDRO HUGO DE FIGUEIREDO
  • TASSIANA FERNANDA GENZINI DE CARVALHO
  • Data: 08/07/2022

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  • O presente trabalho apresenta uma proposta de ensino com uma prática experimental, usando
    um produto educacional desenvolvido para o estudo do movimento harmônico simples, a força
    elástica, a aceleração gravitacional e a resistência viscosa. No decorrer da nossa pesquisa,
    utilizamos metodologias de ensino e pesquisa como Aprendizagem Significativa, Ensino Por
    Investigação, Modelagem Matemática e a Heurística Positiva. Foram elaboradas e aplicadas
    sequências didáticas junto ao produto educacional, onde foi possível observar o desempenho e
    a participação dos estudantes durante as atividades propostas. Além disso, foi feita uma análise
    estatística com as notas obtidas pelos estudantes nas avaliações propostas nas turmas do 2o ano
    A e 2o ano B do Ensino Médio da EREM Augusta Cordeiro de Melo, localizada na cidade de
    Calçado, na região Agreste de Pernambuco. Nessa análise, verificamos que estatisticamente
    não houve evidência de melhor desempenho entre os estudantes participantes das atividades
    experimentais e os não participantes das mesmas com a turma do 2o ano A. Para a turma do 2o
    ano B, foi possível constatar que para um nível de significância de 15% há evidência que o
    desempenho entre os estudantes participantes das atividades experimentais foi melhor do que
    os estudantes não participantes das atividades.


  • Mostrar Abstract
  • O presente trabalho apresenta uma proposta de ensino com uma prática experimental, usando
    um produto educacional desenvolvido para o estudo do movimento harmônico simples, a força
    elástica, a aceleração gravitacional e a resistência viscosa. No decorrer da nossa pesquisa,
    utilizamos metodologias de ensino e pesquisa como Aprendizagem Significativa, Ensino Por
    Investigação, Modelagem Matemática e a Heurística Positiva. Foram elaboradas e aplicadas
    sequências didáticas junto ao produto educacional, onde foi possível observar o desempenho e
    a participação dos estudantes durante as atividades propostas. Além disso, foi feita uma análise
    estatística com as notas obtidas pelos estudantes nas avaliações propostas nas turmas do 2o ano
    A e 2o ano B do Ensino Médio da EREM Augusta Cordeiro de Melo, localizada na cidade de
    Calçado, na região Agreste de Pernambuco. Nessa análise, verificamos que estatisticamente
    não houve evidência de melhor desempenho entre os estudantes participantes das atividades
    experimentais e os não participantes das mesmas com a turma do 2o ano A. Para a turma do 2o
    ano B, foi possível constatar que para um nível de significância de 15% há evidência que o
    desempenho entre os estudantes participantes das atividades experimentais foi melhor do que
    os estudantes não participantes das atividades.

5
  • MILER VIRGULINO DE SOUZA
  • Correndo a Física: utilizando jogos de tabuleiro para trabalhar os conceitos de Dinâmica e Cinemática

  • Orientador : JOAO EDUARDO FERNANDES RAMOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FRANCISCO DE ASSIS NASCIMENTO JÚNIOR
  • JOAO EDUARDO FERNANDES RAMOS
  • TASSIANA FERNANDA GENZINI DE CARVALHO
  • Data: 21/07/2022

  • Mostrar Resumo
  • A falta de engajamento dos alunos com o conteúdo escolar é uma questão que deve
    ser levada em consideração pelo professor quando prepara a sua aula. O produto
    educacional aqui apresentado teve como objetivo apresentar uma proposta
    gamificada na tentativa de engajar estes alunos no processo de aprendizagem dos
    conceitos de mecânica, assim como suas aplicações cotidianas. Para isso foi
    desenvolvido um jogo de tabuleiro do tipo Quiz onde os alunos do primeiro ano do
    ensino médio precisariam de um certo domínio do conteúdo para que se tornasse
    possível a conclusão do jogo. A proposta baseia-se em conceitos de gamificação
    visando a tentativa de tornar o processo de aprendizagem um jogo atrativo.
    Seguindo ideias de autores que abordam o engajamento tanto no âmbito
    educacional como nos afazeres do dia a dia. O produto baseia-se na necessidade
    de confrontar os conhecimentos já obtidos através das aulas expositivas com as
    perguntas e debates gerados durante uma jogatina. A implementação do produto
    educacional se deu de forma presencial com alunos da primeira série do ensino
    médio, onde os conhecimentos antes e depois da implementação foram
    comparados fornecendo dados quantitativos e qualitativos para a pesquisa. Como
    resultado, observamos um desempenho satisfatório em debates durante a jogatina.


  • Mostrar Abstract
  • A falta de engajamento dos alunos com o conteúdo escolar é uma questão que deve
    ser levada em consideração pelo professor quando prepara a sua aula. O produto
    educacional aqui apresentado teve como objetivo apresentar uma proposta
    gamificada na tentativa de engajar estes alunos no processo de aprendizagem dos
    conceitos de mecânica, assim como suas aplicações cotidianas. Para isso foi
    desenvolvido um jogo de tabuleiro do tipo Quiz onde os alunos do primeiro ano do
    ensino médio precisariam de um certo domínio do conteúdo para que se tornasse
    possível a conclusão do jogo. A proposta baseia-se em conceitos de gamificação
    visando a tentativa de tornar o processo de aprendizagem um jogo atrativo.
    Seguindo ideias de autores que abordam o engajamento tanto no âmbito
    educacional como nos afazeres do dia a dia. O produto baseia-se na necessidade
    de confrontar os conhecimentos já obtidos através das aulas expositivas com as
    perguntas e debates gerados durante uma jogatina. A implementação do produto
    educacional se deu de forma presencial com alunos da primeira série do ensino
    médio, onde os conhecimentos antes e depois da implementação foram
    comparados fornecendo dados quantitativos e qualitativos para a pesquisa. Como
    resultado, observamos um desempenho satisfatório em debates durante a jogatina.

2021
Dissertações
1
  • ANDERSON DA MOTA MOREIRA
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ENSINO DE LENTES COM USO DE PRÁTICA MAKER E SIMULAÇÃO

  • Orientador : JOAO FRANCISCO LIBERATO DE FREITAS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOAO FRANCISCO LIBERATO DE FREITAS
  • CHARLIE SALVADOR GONCALVES
  • CID BARTOLOMEU DE ARAUJO
  • Data: 19/08/2021

  • Mostrar Resumo
  • O uso de sequências didáticas tem tido cada vez mais força no fazer
    pedagógico, pois permitem a estudantes e professores um caminho simples e
    organizado na busca de processos que resultem em aprendizagem
    significativa. Este trabalho mostra a aplicação de uma sequência didática para
    o ensino de Óptica Geométrica focado em lentes que foi desenvolvida com
    estudantes da 3a Série do Ensino Médio. Ao longo desta sequência se deu
    ênfase a saberes teóricos, atividades experimentais, ou seja, enfatizamos o
    desenvolvimento do aluno através da prática do faça você mesmo, batizado
    como cultura maker, uso de simulação e pesquisas sobre aplicações dos temas
    em situações do cotidiano com vistas a desenvolver uma visão crítica dos
    estudantes sobre a aplicação de conceitos físicos. A teoria da aprendizagem
    significativa de Ausubel, implementada e ramificada por Moreira no Brasil, e a
    teoria do ensino de Bruner são os fundamentos teóricos que embasam todo o
    caminho percorridos neste trabalho são os fundamentos teóricos que embasam
    todo o caminho percorridos neste trabalho. A avaliação desta atividade foi
    realizada ao longo de todo o processo de implementação da sequência
    didática, dando-se atenção na busca de diferentes instrumentos avaliativos, a
    fim de, perceber indícios da existência de aprendizagem significativa crítica nas
    respostas dos estudantes. Com o uso dos diferentes instrumentos avaliativos
    podemos afirmar que a sequência didática foi bem sucedida em sua aplicação,
    desde os resultados apresentados nas avaliações somativas, quanto nos

    resultados obtidos das práticas maker, até a capacidade dos estudantes de se

    portarem de forma reflexiva e crítica, em relação a sua percepção e a utilização
    dos conhecimentos em seu cotidiano.


  • Mostrar Abstract
  • O uso de sequências didáticas tem tido cada vez mais força no fazer
    pedagógico, pois permitem a estudantes e professores um caminho simples e
    organizado na busca de processos que resultem em aprendizagem
    significativa. Este trabalho mostra a aplicação de uma sequência didática para
    o ensino de Óptica Geométrica focado em lentes que foi desenvolvida com
    estudantes da 3a Série do Ensino Médio. Ao longo desta sequência se deu
    ênfase a saberes teóricos, atividades experimentais, ou seja, enfatizamos o
    desenvolvimento do aluno através da prática do faça você mesmo, batizado
    como cultura maker, uso de simulação e pesquisas sobre aplicações dos temas
    em situações do cotidiano com vistas a desenvolver uma visão crítica dos
    estudantes sobre a aplicação de conceitos físicos. A teoria da aprendizagem
    significativa de Ausubel, implementada e ramificada por Moreira no Brasil, e a
    teoria do ensino de Bruner são os fundamentos teóricos que embasam todo o
    caminho percorridos neste trabalho são os fundamentos teóricos que embasam
    todo o caminho percorridos neste trabalho. A avaliação desta atividade foi
    realizada ao longo de todo o processo de implementação da sequência
    didática, dando-se atenção na busca de diferentes instrumentos avaliativos, a
    fim de, perceber indícios da existência de aprendizagem significativa crítica nas
    respostas dos estudantes. Com o uso dos diferentes instrumentos avaliativos
    podemos afirmar que a sequência didática foi bem sucedida em sua aplicação,
    desde os resultados apresentados nas avaliações somativas, quanto nos

    resultados obtidos das práticas maker, até a capacidade dos estudantes de se

    portarem de forma reflexiva e crítica, em relação a sua percepção e a utilização
    dos conhecimentos em seu cotidiano.

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