Dissertações/Teses

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2024
Dissertações
1
  • ADRIANA DOS SANTOS PEREIRA BARRETO
  • LEITURA SUBJETIVA E POESIA POPULAR CONTEMPORÂNEA: a recepção da obra de Leonardo Bastião e Bráulio Bessa por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental

  • Orientador : FREDERICO JOSE MACHADO DA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FREDERICO JOSE MACHADO DA SILVA
  • ROSIANE MARIA SOARES DA SILVA
  • SUELANY CHRISTTINNY RIBEIRO MASCENA
  • Data: 29/02/2024

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  • A prática da leitura subjetiva implica considerar as vivências, as emoções e as particularidades de cada sujeito leitor diante da apreciação de uma obra literária. Pretende-se, com isso, fomentar a participação ativa e crítica na construção dos sentidos que o texto literário suscita, por meio de um trabalho interpretativo singular. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou analisar como a leitura de poemas populares desperta o senso crítico a partir do letramento com enfoque na subjetividade dos estudantes. Com base em estudos oriundos da Estética da Recepção, desenvolvemos uma metodologia de ensino de leitura literária que contempla a poesia popular de Bastião (2018) e Bessa (2017, 2018), buscando assim inserir a diversidade de autores e obras na sala de aula, conforme orientação da BNCC. Por acreditarmos que a leitura subjetiva de poemas contribui para a formação literocultural do alunado, bem como para seu desenvolvimento enquanto leitor real e autônomo, realizamos esta pesquisa-ação com estudantes do 9º ano de uma escola pública situada no município do Paulista-PE e avaliamos a recepção dos textos que lhes foram entregues em cinco encontros de leitura. Para tanto, sugerimos aos discentes que externassem suas impressões a respeito dos poemas lidos respondendo aos questionários e efetuando registros em diários de leitura. Foi através esses instrumentos que pudemos identificar as marcas de subjetividade para realizar, então, a análise de dados. A pesquisa dialoga com as contribuições teóricas de vários autores, dentre os quais Abreu (2006), Barbosa (2011), Candido (2004; 2012), Compagnon (2009), Cosson (2021), Ferreira (2013), Franchetti (2009), Greco e Santos (2022), Iser (2011), Jauss (1994, 2011), Langlade (2013), Perotti e Ribeiro (2022), Pinheiro (2018), Rezende (2013), Rouxel (2012; 2013; 2015; 2018), Santos (2011), Soares (2000, 2007) e Xypas (2018, 2020).


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  • A prática da leitura subjetiva implica considerar as vivências, as emoções e as particularidades de cada sujeito leitor diante da apreciação de uma obra literária. Pretende-se, com isso, fomentar a participação ativa e crítica na construção dos sentidos que o texto literário suscita, por meio de um trabalho interpretativo singular. Com base em estudos oriundos da Estética da Recepção, desenvolvemos uma metodologia de ensino de leitura literária que contempla a poesia popular, buscando assim inserir a diversidade de autores e obras na sala de aula, conforme orientação da BNCC. Por acreditarmos que a leitura subjetiva de poemas contribui para a formação literocultural do alunado, bem como para seu desenvolvimento enquanto leitor real e autônomo, realizamos uma pesquisa com estudantes do 9º ano de uma escola pública situada no município do Paulista-PE e avaliamos a recepção dos textos que lhes foram entregues em cinco encontros de leitura. Para tanto, sugerimos aos discentes que externassem suas impressões a respeito dos poemas lidos respondendo aos questionários e efetuando registros em diários de leitura. Foi através desses instrumentos que pudemos identificar as marcas de subjetividade para realizar, então, a análise de dados.

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  • YONE KAROLINE CARVALHO XAVIER
  • A leitura e a escrita de poemas digitais: uma experiência prática no Ensino Fundamental

     

  • Orientador : ROSIANE MARIA SOARES DA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FLAVIANO MACIEL VIEIRA
  • FREDERICO JOSE MACHADO DA SILVA
  • JONAS JEFFERSON DE SOUZA LEITE
  • ROSIANE MARIA SOARES DA SILVA
  • Data: 29/02/2024

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  • Considerando a necessidade de ampliar a vivência com poesia em sala de aula, e entendendo a dificuldade dos alunos em escrever o gênero com criatividade, buscamos possibilitar a alunos de um 9º ano, do município de Jaboatão dos Guararapes, uma experiência estética com poesia digital. O gênero é uma forma de expressão literária que confere à poesia elementos tecnológicos e digitais. No objetivo de apropriação do gênero pelos alunos, aplicamos oficinas de leitura dos poemas de Paulo Aquarone (2012) e oficinas de escrita a partir das ferramentas do Instagram. As oficinas foram precedidas pela leitura subjetiva de O Pequeno Príncipe (2016) de Saint Exupéry, a fim de auxiliar os estudantes no demonstrar de suas emoções no momento da criação do experimento. A partir disso, os alunos mergulharam em si mesmos, demonstrando uma poética digital íntima e pessoal na forma de dezesseis poemas digitais. De cunho qualitativo, esta pesquisa se caracteriza como bibliográfica. No que concerne às pesquisas sobre a poesia digital, estamos abarcados pela Semiótica triádica e estudiosos como Jorge Luis Antônio (2010) e Flaviano Vieira (2013). Rouxel (2013), Langlade (2013) e Vicent Jouve (2013), nos abarcou acerca das teorias do sujeito leitor Paz (2012), Moisés (2019) e Bosi (2000) em relação à importância da leitura de poesia. Procedemos também a uma pesquisa documental da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2019), no intuito de caracterizar a situação do ensino de poesia digitais nesse documento. Por se tratar também de uma investigação que parte de um problema da experiência de sala de aula, criamos uma página no Instagram intitulada @poema9d, a fim de compartilhar os poemas criados pelos estudantes. Com esse percurso, esperamos ampliar a autonomia do sujeito em face da leitura e escrita de poesia favorecendo a apropriação do texto poético digital. E, por fim, espera-se também estimular o prazer pela leitura literária, através de atividades experimentais com o texto poético literário digital.


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  • A literatura digital, também conhecida como e-literatura ou ciberliteratura, é uma forma de expressão literária que emerge no contexto da era digital e tecnológica. Distingue-se da literatura tradicional pelo uso das ferramentas digitais para criar novas experiências de leitura e interação com a obra. Essa forma de arte combina elementos textuais com elementos multimídia, interativos e hipertextuais, proporcionando uma experiência literária única e inovadora. Este estudo, portanto, aborda um dos subgêneros dessa literatura, o poema digital. O gênero é uma forma de expressão literária que confere à poesia elementos tecnológicos e digitais. Nosso objetivo aqui, é conduzir estudantes de um 9º ano pela busca da apropriação do gênero. Para isto, aplicamos oficinas de leitura e escrita de aprendizagem do gênero, articulando-as com atividades de leitura subjetiva de O Pequeno Príncipe de Saint Exupéry. Além disso, a pesquisa de caráter interventivo, explora as características distintivas dos poemas digitais, apresenta os recursos com os quais os alunos escreverão os poemas e discute sobre literatura digital e educação literária, assim como analisa o espaço desse gênero na BNCC.

2023
Dissertações
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  • GIANE DE SOUZA AGRA
  • LEITURA E ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA DE FAKE NEWS: trabalhando oficinas pedagógicas no 7º Ano do Ensino Fundamental

  • Orientador : JOSE HERBERTT NEVES FLORENCIO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA MARIA COSTA DE ARAUJO LIMA
  • JOSE HERBERTT NEVES FLORENCIO
  • MARIA DE FATIMA SILVA DOS SANTOS
  • Data: 28/02/2023

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  • A presente investigação tem como objetivo fundamental contribuir com o ensino de Língua Portuguesa, tendo como objeto de pesquisa o gênero fake news. É evidente o poder das redes sociais e da internet na disseminação desse gênero. Para se entender a relevância das fake news, faz-se necessário esclarecer a sua conexão com a pós-verdade, a relativização da verdade que traz à tona informações inverossímeis baseadas em crenças e emoções, em detrimento dos fatos, com a intenção de influenciar a opinião pública. Nesse contexto, torna-se imprescindível uma abordagem mais pormenorizada das fake news na atualidade e na qualidade de gênero. À vista dessa realidade, pretendemos colaborar com o desenvolvimento da leitura crítica dos discentes do 7º ano do Ensino Fundamental e, para cooperar com esse intento, efetuamos a análise das atividades referentes ao gênero fake news de um livro didático da série em questão. A partir de uma proposta de oficinas pedagógicas de leitura do gênero fake news, objetivamos trabalhar com os estudantes a importância de avaliar o que se lê, refletir e não compartilhar, inadvertidamente, informações sem antes verificar a sua procedência e veracidade. Nossa pesquisa se fundamentou no aporte teórico da Análise Linguística, especialmente nos estudos de Geraldi (1984), Bezerra e Reinaldo (2020) e Mendonça (2021), entre outros. A construção de nossos planos de aulas tem como procedimentos principais aplicações de fichas de atividades de leitura, atividades em equipe, leitura colaborativa e rodas de conversa. A realização dessa pesquisa revelou-nos que é possível auxiliar os estudantes a desenvolver suas habilidades de leitura. Nesse contexto, é viabilizada a formação de cidadãos críticos e atuantes na construção de uma sociedade ética e consciente.


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  • A presente investigação tem como objetivo fundamental contribuir com o ensino de Língua Portuguesa, tendo como objeto de pesquisa o gênero fake news. É evidente o poder das redes sociais e da internet na disseminação desse gênero. Para se entender a relevância das fake news, faz-se necessário esclarecer a sua conexão com a pós-verdade, a relativização da verdade que traz à tona informações inverossímeis baseadas em crenças e emoções, em detrimento dos fatos, com a intenção de influenciar a opinião pública. Nesse contexto, torna-se imprescindível uma abordagem mais pormenorizada das fake news na atualidade e na qualidade de gênero. À vista dessa realidade, pretendemos colaborar com o desenvolvimento da leitura crítica dos discentes do 7º ano do Ensino Fundamental e, para cooperar com esse intento, efetuamos a análise das atividades referentes ao gênero fake news de um livro didático da série em questão. A partir de uma proposta de oficinas pedagógicas de leitura do gênero fake news, objetivamos trabalhar com os estudantes a importância de avaliar o que se lê, refletir e não compartilhar, inadvertidamente, informações sem antes verificar a sua procedência e veracidade. Nossa pesquisa se fundamentou no aporte teórico da Análise Linguística, especialmente nos estudos de Geraldi (1984), Bezerra e Reinaldo (2020) e Mendonça (2021), entre outros. A construção de nossos planos de aulas tem como procedimentos principais aplicações de fichas de atividades de leitura, atividades em equipe, leitura colaborativa e rodas de conversa. A realização dessa pesquisa revelou-nos que é possível auxiliar os estudantes a desenvolver suas habilidades de leitura. Nesse contexto, é viabilizada a formação de cidadãos críticos e atuantes na construção de uma sociedade ética e consciente.

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  • ELISABETH MARIA DE MELO
  • RODAS DE CONVERSAS LITERÁRIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): DIÁLOGOS COM A OBRA “OS CEM MENORES CONTOS BRASILEIROS DO SÉCULO”

  • Orientador : CLECIO DOS SANTOS BUNZEN JUNIOR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLECIO DOS SANTOS BUNZEN JUNIOR
  • IVANDA MARIA MARTINS SILVA
  • LEILA BRITTO DE AMORIM LIMA
  • MARCOS VINÍCIUS SCHEFFEL
  • Data: 30/03/2023

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  • A presente dissertação do Mestrado Profissional do PROFLETRAS, oriunda de uma pesquisa-ação, tem como objetivo discutir os diálogos estabelecidos por uma turma de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (Módulo V - Anos Finais do Ensino Fundamental II), da comunidade de Cajueiro Seco (Jaboatão - PE) em torno de minicontos da obra “Os cem menores Contos Brasileiros do Século”, organizada por Marcelino Freire e publicada pela Ateliê Editorial (2004). Do ponto de vista epistemológico, a investigação foi desenvolvida em diálogo com três perspectivas que tratam sobre o Dialogismo Freireano (FREIRE, 1967, 1989,1996, 2005), os Novos Estudos do Letramento (BARTON e HAMILTON, 2004; GEE, 1990; STREET, 2014) e a Educação Literária (BAJOUR, 2006, 2012; COLOMER, 2007; CANDIDO, 2011; DALVI, 2018; PETIT, 2009; YUNES, 2021; MACEDO, 2021). Do enfoque metodológico, utilizamos a pesquisa-ação, baseando-se na perspectiva didática e pedagógica dos processos interativos das Rodas de Conversas propostos por Bajour et al. (2006). Realizamos a intervenção (com gravações e fotografias) nas seguintes etapas: (i) seis Rodas de Conversas Literárias com minicontos; (ii) diálogos e reflexões com os minicontos; (iii) narrativas de vida pelos alunos; (iv) a prática da escuta; (v) troca de experiências; (vi) análise dos elementos coletados, (vii) avaliação. Para uma análise mais detalhada, focalizamos três minicontos: Mas o Rio Continua Lindo (autoria de Antônio Torres); Confissão (de Lygia Fagundes Telles) e Primeiro Grande Amor (de Reynaldo Damazio), que foram dialogados em três Rodas de Conversas Literárias diferentes. Como resultados da investigação, notamos que os(as) seis estudantes que participaram das Rodas foram donos(as) de suas próprias vozes, tiveram a liberdade de ser e de ler com a própria vida, fizeram relações intertextuais, entrelaçaram narrativas, teceram (singularmente e coletivamente) os sentidos propostos pelos textos; desencadearam uma perspectiva crítica do ambiente social, ressignificaram sentidos, se emocionaram, experienciaram vivencias alheias e imaginaram outras possibilidades para o texto literário. As Rodas de Conversas Literárias revelaram as grandes potencialidades dos(as) estudantes, a partir do momento em que tiveram vez e voz para exporem suas ideias, reflexões e críticas. Nesse processo dialógico, os(as) discentes tiveram um olhar mais atento para si e para o outro, ecoaram vozes por melhores condições de vida para si e para o outro e alargaram suas compreensões de mundo. Esse princípio da participação, com o texto literário, resultou na prática de uma Educação Literária dialógica e libertadora, permitindo que os (as) alunos (as) também construíssem as trilhas da sua própria aprendizagem.


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  • Esta pesquisa, no campo da Educação Literária, se propõe a analisar as conversas literárias através da leitura de minicontos (cuja obra escolhida foi uma antologia intitulada Os cem menores contos brasileiros, organizado por Marcelino Freire) com os(as) estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Temos como objetivo geral analisar a maneira como os(as) estudantes em uma turma da EJA participaram das Leituras e das Conversas Literárias a partir dos minicontos, bem como quais vozes sociais emergiram nessas conversas e nas suas próprias experiências. Esta pesquisa foi desenvolvida em diálogo com pesquisadores e teóricos que tratam sobre a Educação, a Educação Literária, a perspectiva dos Novos Estudos do Letramento, a Troca de Experiências, a Mediação e os Minicontos . Dentre os que abordaram tais temáticas, apontamos alguns: Freire (1989),Candido (2011), Macedo (2021), Dalvi (2018), Colomer (2007), Petit (2009), Todorov (2010), Zilberman (2004, 2008), Leahy- Dios (2000), Street (2014), Yunes (2021), Petit (2008), Bajour (2012), Larrosa (2022), Spalding (2008), Gonzaga (2007) e Lagmanovich (2019). Para desenvolver a temática proposta, utilizamos a pesquisa qualitativa (pesquisa-ação) e realizamos a intervenção (com gravações e fotos) nas seguintes etapas: (i) rodas de leitura com minicontos; (ii) recepção, discussão e reflexão sobre os minicontos; (iii) narrativas de fatos vividos pelos alunos ; (iv) a prática da escuta; (v) a exploração da troca de experiências; (vi) análise dos diálogos que aconteceram nas rodas de conversa literária . Ressaltamos a relevância do estudo na implementação de uma prática de leitura literária que contribua no processo de ensino- aprendizagem e que possa também contribuir para uma educação literária que favoreça a reflexão, a criticidade e a (re)afirmação das potencialidades de nossos(as) educandos(as) da EJA.

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  • EDUARDO DA CRUZ
  • O SILENCIAMENTO AO DIREITO À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE: O ENSINO DA EXPRESSÃO ESCRITA AOS ESTUDANTES DO VI MÓDULO NA EJA

  • Orientador : DILMA TAVARES LUCIANO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DILMA TAVARES LUCIANO
  • MARIA JOSE DE MATOS LUNA
  • JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
  • Data: 30/03/2023

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  • Partindo da identificação da expressão escrita como um dos maiores problemas para que os estudantes do VI módulo da Educação de Jovens e Adultos pudessem interagir, de maneira a demonstrar, nas atividades realizadas em sala de aula, efetiva habilidade de produção textual escrita, nos leva a refletir sobre o que o professor de língua materna pode fazer para superá-lo, quando na insuficiência e/ou inadequação de material didático, considerando que esta modalidade não é contemplada regularmente pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD e também não é incluída no Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco – SAEPE, o que dificulta tanto o trabalho de ensino quanto a apuração dos resultados de aprendizagem e a consequente aferição da qualidade da educação ofertada para esse público. A presente pesquisa propositiva é de caráter qualitativo do tipo documental e bibliográfica e visa identificar os aspectos linguísticos e discursivos do ensino para o desenvolvimento da competência escrita. Para tanto, parte da análise dos documentos reguladores da educação para identificar os aspectos linguísticos e discursivos de base à orientação do ensino da produção textual escrita na EJA para descrever, comparativamente, as atividades de produção textual escrita, presentes no material didático da EJA com a etapa correspondente.




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  • Partindo da identificação da expressão escrita como um dos maiores problemas para que os estudantes do VI módulo da Educação de Jovens e Adultos pudessem interagir, de maneira a demonstrar, nas atividades realizadas em sala de aula, efetiva habilidade de produção textual escrita, nos leva a refletir sobre o que o professor de língua materna pode fazer para superá-lo, quando na insuficiência e/ou inadequação de material didático, considerando que esta modalidade não é contemplada regularmente pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD e também não é incluída no Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco – SAEPE, o que dificulta tanto o trabalho de ensino quanto a apuração dos resultados de aprendizagem e a consequente aferição da qualidade da educação ofertada para esse público. A presente pesquisa propositiva é de caráter qualitativo do tipo documental e bibliográfica e visa identificar os aspectos linguísticos e discursivos do ensino para o desenvolvimento da competência escrita. Para tanto, parte da análise dos documentos reguladores da educação para identificar os aspectos linguísticos e discursivos de base à orientação do ensino da produção textual escrita na EJA para descrever, comparativamente, as atividades de produção textual escrita, presentes no material didático da EJA com a etapa correspondente.

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  • ALINE JULIANA VARGAS DE LIRA
  • O SLAM COMO PRÁTICA DISCURSIVA: A POESIA FALADA E O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE PARA A APROPRIAÇÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS DE FALA

  • Orientador : MARIA CLARA CATANHO CAVALCANTI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CYNTHIA AGRA DE BRITO NEVES
  • JACIARA JOSEFA GOMES
  • MARIA CLARA CATANHO CAVALCANTI
  • Data: 03/04/2023

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    A presente pesquisa objetiva propor e analisar o desenvolvimento da oralidade em alunos do 9º ano do EF por meio do trabalho com a poesia slam para fins de promoção da apropriação de espaços públicos de fala, dentro e fora da escola. O embasamento teórico é fornecido pelo paradigma de ensino do oral como objeto autônomo, a partir do trabalho com os gêneros orais públicos (DOLZ & SCHNEUWLY, 2004); pela Teoria Social do Discurso, de Fairclough (2016), e suas contribuições sobre as relações entre discurso, ideologia, poder e hegemonia e sobre discurso e identidade; pelos postulados dos sociólogos de Giddens (1997) e Thompson (2002) acerca da dinâmica da reconfiguração das tradições na contemporaneidade; e, por último, pela perspectiva de Letramentos de Reexistência (SOUZA, 2011) em diálogo com o conceito de Letramentos Sociais (STREET, 2014), cujo entendimento das práticas de letramento como heterogêneas, múltiplas e fortemente marcadas pelas trajetórias linguísticas dos sujeitos permite a concepção das batalhas de poesias como práticas sociais de uso da linguagem. De natureza interventiva, a pesquisa é direcionada à aplicação prática de procedimentos de ensino/aprendizagem (rodas de conversa em torno da temática da Identidade e seus desdobramentos e oficinas de produção poética e de performance oral) e à posterior análise das possíveis competências comunicativas orais desenvolvidas pelos alunos. E para aferir se e como o trabalho com a poesia falada pode estimular o desenvolvimento do comportamento comunicativo dos sujeitos no plano da oralidade, a pesquisa busca se debruçar qualitativamente sobre a) as habilidades orais construídas ao final das intervenções (participação em uma batalha de poesia); b) os aspectos subjetivos e argumentativos registrados nos discursos dos alunos em seus poemas. Concebido como uma agência de letramento, a poesia slam tem o potencial de estimular comportamentos discursivos particulares, devido ao seu caráter autoral e performático e à natureza reivindicatória impressa nos discursos produzidos, de maneira que, levando os sujeitos à mudança discursiva, poderá estimular a mudança social.

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    A presente pesquisa objetiva propor e analisar o desenvolvimento da oralidade em alunos do 9º ano do EF por meio do trabalho com o gênero Poetry Slam para fins de promoção da apropriação de espaços públicos de fala, dentro e fora da escola. O embasamento teórico é fornecido pelo paradigma de ensino do oral como objeto autônomo, a partir do trabalho com os gêneros orais públicos (DOLZ & SCHNEUWLY, 2004); pela Teoria Social do Discurso de Fairclough (2016), que traz contribuições sobre as relações entre discurso, ideologia, poder e hegemonia, permitindo conceber as batalhas de poesias como práticas sociais de uso da linguagem; pelos postulados dos sociólogos de Giddens (1997) e Thompson (2002) acerca da dinâmica da reconfiguração das tradições na contemporaneidade; e, por último, pela perspectiva de Letramentos de Reexistência (SOUZA, 2011), em diálogo com o conceito de Letramentos Sociais (STREET, 2014), que reconhecem as práticas de letramento como heterogêneas, múltiplas e fortemente marcadas pelas trajetórias linguísticas dos sujeitos. De natureza interventiva, a pesquisa é direcionada à aplicação prática de procedimentos de ensino/aprendizagem (rodas de conversa em torno da temática da Identidade e seus desdobramentos e oficinas de produção poética e de performance oral) e à posterior análise das possíveis competências comunicativas orais desenvolvidas pelos alunos. E para aferir se e como o trabalho com a poesia falada pode estimular o desenvolvimento do comportamento comunicativo dos sujeitos no plano da oralidade, a pesquisa busca se debruçar qualitativamente sobre a) os aspectos subjetivos e argumentativos registrados nos discursos dos alunos durante a intervenção (diários de voz); e b) as habilidades orais construídas ao final das intervenções (registros em vídeo de uma batalha de poesia). Concebido como uma agência de letramento, o Poetry Slam tem o potencial de estimular comportamentos discursivos particulares, devido ao seu caráter autoral e performático e à natureza reivindicatória impressa nos discursos produzidos, de maneira que, levando os sujeitos à mudança discursiva, poderá estimular a mudança social.
5
  • SANDRA REGINA DA SILVA MARTINS DE ALBUQUERQUE
  • TECENDO O TEXTO, PONTO A PONTO, VÍRGULA A VÍRGULA: por uma pedagogia textual-discursiva para os sinais de pontuação

  • Orientador : ANA MARIA COSTA DE ARAUJO LIMA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA MARIA COSTA DE ARAUJO LIMA
  • JOSE HERBERTT NEVES FLORENCIO
  • LEONARDO GUEIROS DA SILVA
  • Data: 12/05/2023

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  • Esta pesquisa, de base qualitativa e método documental, firmou-se no objetivo geral de apresentar subsídios teórico-analítico-didático-metodológicos capazes de propiciar a professores e alunos dos anos finais do Ensino Fundamental a percepção da pontuação de textos escritos como recurso indiciador do caráter multidimensional da linguagem, isto é, como operador textual em diferentes vertentes linguísticas, a saber: nas dimensões fônica, sintático-semântica e, em especial, textual-enunciativa. Surge da observação das flutuações no uso dos sinais de pontuação nas produções escritas dos alunos do ensino fundamental (e mesmo de outros níveis do ensino e aprendizagem), em que esses sinais gráficos ora se rarefazem, ora se multiplicam, num completo alheamento da prescrição normativa dos compêndios gramaticais tradicionais, fruto da ausência, inoperância ou insuficiência do ensino desse conteúdo linguístico, agravado pelo não reconhecimento da pontuação em seu caráter multidimensional. Para as discussões teórico-análiticas que aqui propomos, apoiamo-nos fundamentalmente nas contribuições de Rocha (1997, 1998), Chacon (1996) e Dahlet (2006), autores de estudos de referência em língua portuguesa sobre a pontuação. Em língua estrangeira, destacamos Chafe (1987), Dévelotte (2000), Favriaud (2011), Tournier (1980), Parkes (2003) e Houston (2003). Encontramos em Higounet (2003) breve história da língua escrita, em Olsen (1992) e Barthes (2004) reflexões sobre as imbricações entre o oral e o escrito e, em Bakhtin, (1996, 2006) o fundamento para o discurso dialógico. Corrêa (1994, 2013), Soncin e Carvalho (2021), Furlanetto (2000), Mendonça (2020) e Leal e Guimarães (2002) trazem a pontuação para o campo do ensino e aprendizagem. Escolhemos as manchetes de jornal do Instagram como gênero/suporte ilustrativo para a leitura analítica da pontuação em textos pelo viés do discurso. Esses textos digitais apresentam regularidade no uso dos sinais de pontuação como especificidade do gênero/suporte não prevista no cânone da gramática tradicional. Ampliar os saberes sobre os sinais de pontuação, reconhecendo neles as suas múltiplas funções, firmadas na heterogeneidade e complexidade dos usos, demandará uma atualização que compreende desde as teorias e concepções formativas do professor até o instrumental didático de que se utiliza em sua prática pedagógica.


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  • Esta pesquisa surgiu da observação das flutuações no uso dos sinais de pontuação nas produções escritas dos alunos do Ensino Fundamental (e mesmo de outros níveis do ensino e aprendizagem). Nos textos, esses sinais gráficos ora se rarefazem, ora se multiplicam, num completo alheamento da prescrição normativa dos compêndios gramaticais tradicionais. Em geral, a pontuação é concebida como um viés de mão dupla, sendo o registro escrito de um pensar em voz alta, ao mesmo tempo que um guia para a oralização do texto escrito. Nos manuais didáticos e documentos oficiais, a pontuação aparece, geralmente, pareada com outros recursos de notação gráfica, tais como ortografia e acentuação. Ocupa assim o lugar do elemento estritamente gráfico-espacial. Está tradicionalmente para a Sintaxe – e também para a Fonologia – como recurso separador, segmentador de termos linguisticamente definíveis no texto. Nesse contexto, o ensino da pontuação é complexo, e envolve tanto os agentes do ensino e aprendizagem (professor e aluno) quanto o instrumental didático-pedagógico (livros didáticos) utilizado em sala de aula. Neste trabalho, propomos a ampliação das perspectivas analíticas e práticas sobre a pontuação nos espaços formais de ensino e aprendizagem, a partir do reconhecimento da dupla relação dialógica no emprego da pontuação: a primeira, estabelecida entre produtor-leitor, na medida em que o texto se deixa permear por pistas indutivas para uma leitura pré-estabelecida; a segunda refere-se às imbricações entre o oral e o escrito, que envolvem questões como a transcodificação dos aspectos melódicos da fala no ato de produção e a recriação destes pelo leitor no momento da recepção. Valemo-nos da assertiva de que há o pontuar que se atém à norma, nos casos em que ela atende às intenções comunicativas de seu produtor, e o pontuar verificado em usos não previstos por essa mesma norma, em diferentes domínios discursivos.

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  • SIMONE MARIA DE SOUZA LOPES
  • PRÁTICA DE ESCRITA AUTORAL EM SALA DE AULA: UM MODELO DIDÁTICO DO GÊNERO ALDRAVIA

  • Orientador : FATIHA DECHICHA PARAHYBA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FATIHA DECHICHA PARAHYBA
  • GLAUCIA RENATA PEREIRA DO NASCIMENTO
  • JOSÉ BENEDITO DONADON LEAL
  • Data: 23/08/2023

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  • As dificuldades de produção escrita constituem uma preocupação recorrente quanto às ações didáticas necessárias ao docente para desenvolver as capacidades de linguagem dos alunos. Considerando a relevância dessa temática, o presente estudo tem como objetivo analisar as contribuições do ensino do gênero aldravia no desenvolvimento das capacidades de linguagem do aprendiz de escrita. Do ponto de vista epistemológico, o presente trabalho está fundamentado nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart, com foco na concepção de capacidades de linguagem e análise textual (1999, 2006, 2008) e na concepção de ensino e desenvolvimento de Vygotsky (1985; 2009) e Friedrich (2010). Ancoramo-nos igualmente nos estudos relativos ao ensino e aprendizagem da escrita, desenvolvidos por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004, Dolz, Gagnon e Decândio (2010) Dolz e Gagnon (2015) e Dolz e Abouzaid (2015), que têm como eixo central a aprendizagem da linguagem por meio dos gêneros. Paralelamente, o presente trabalho está pautado no ABC das Aldravias de Donadon-Leal (2010) e da palavra poética de Ezra Pound (1976). Propusemos uma abordagem estruturada na sistematização e implementação de um modelo didático para o ensino e aprendizagem dos gêneros textuais: aldravia, novo gênero poético; e relato de experiência, gênero da ordem da documentação e memorização das ações humanas. Nossa hipótese é que a prática de produção escrita do gênero aldravia mobiliza a expansão do repertório lexical e estimula ações de linguagem, constituindo o desenvolvimento linguístico-discursivo dos aprendizes. Para tanto, realizamos uma pesquisa-ação, de cunho qualitativo, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de escola pública estadual de Pernambuco. Elaboramos duas oficinas de textos para coletar as produções escritas dos alunos em sala de aula. Selecionamos dez aldravias e quatro relatos de experiência para compor o recorte do corpus. Os resultados evidenciam a expansão do repertório lexical e linguístico, assim como o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos confirmando, dessa maneira, nosso pressuposto.


  • Mostrar Abstract
  • Este estudo ocupou-se em analisar o desenvolvimento das capacidades de linguagem
    dos estudantes de escola pública, a partir da sistematização de um modelo didático para
    o ensino e produção dos gêneros textuais Aldravia, novo gênero poético composto por
    seis palavras-versos, e Relato de Experiência, gênero da ordem da documentação e
    memorização das ações humanas. As inquietações que circunscreveram a pesquisa
    partiram da insuficiência das práticas de ensino de produção textual e do resultado
    negativo da escrita dos estudantes egressos da escola pública na seleção do Enem e em
    seletivas de contratação para emprego. Partindo do pressuposto de que a prática de
    produção escrita do gênero aldravia potencializa o desenvolvimento da capacidade de
    linguagem dos aprendizes, o objetivo da pesquisa foi analisar, por meio do dispositivo

    Sequência Didática, o domínio dos gêneros em foco pelo aluno e a sua progressão na
    transferência de aprendizagens de um gênero para outro. A discussão está ancorada nos
    pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart, com foco na
    concepção de capacidades de linguagem e análise textual (1999, 2006, 2008) e na
    concepção de ensino e desenvolvimento de Vygotski (1985; 2009) e Friedrich (2010). O
    trabalho baseia-se igualmente nos estudos relativos ao ensino e aprendizagem da escrita,
    desenvolvidos por Schneuwly (1988; 2008), Schneuwly e Dolz (2004, 2009), que têm
    como eixo central a aprendizagem, o desenvolvimento e a mediação através da
    linguagem. Paralelamente, o presente trabalho está pautado na concepção de produção
    de Aldravias de Donadon-Leal (2010). Realizamos uma pesquisa-ação, de cunho
    qualitativo, com alunos do 9ª ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede
    estadual em Recife. O corpus composto por Aldravias e Relatos de Experiências
    produzido pelos alunos em sala de aula indicam haver o desenvolvimento das
    capacidades de linguagem dos aprendizes de escrita.

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  • CRISTIANE RODRIGUES DE ABREU
  • EDUCAÇÃO LITERÁRIA: ESCOLHA DAS OBRAS E DOS MANUAIS DO PROFESSOR DO PNLD-LITERÁRIO 2020

  • Orientador : CLECIO DOS SANTOS BUNZEN JUNIOR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLECIO DOS SANTOS BUNZEN JUNIOR
  • MARCOS VINÍCIUS SCHEFFEL
  • MARIA LUCIA FERREIRA DE FIGUEIREDO BARBOSA
  • Data: 30/08/2023

  • Mostrar Resumo
  • A presente pesquisa, desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras da UFPE, apresenta como objetivo principal analisar os materiais, como o Guia Digital do PNLD-Literário (2020), as obras literárias do acervo dos estudantes e os Manuais do Professor que acompanham essas obras adotadas na escola Professor Cândido Duarte (Recife, Pernambuco). Tais materiais foram analisados com o intuito de saber quais as potencialidades e fragilidades das orientações teórico-metodológicas fornecidas com eles, como o Guia e os Manuais do professor, conforme solicita o edital do PNLD-LIterário (2020). Quanto à fundamentação teórica da pesquisa, no que concerne ao tema Educação Literária, recorremos à Dezotti, Almeida e Macedo (2021); Dalvi (2013, 2018); Colomer (2007); Leahy-Dios (2004). Quanto à concepção de “leitura”, recorremos a Magda Soares (2007), Regina Zilberman e Rosing (2009), Dalvi (2013), Marisa Lajolo (2001), Colomer (2007), Andruetto (2017). Quanto às políticas públicas de fomento à leitura, recorremos a Paiva(2012). Quanto ao ensino de leitura literária, a Amorim et al (2022), Dalvi (2018) e Macedo (2021). A pesquisa é de natureza básica, de abordagem qualitativa, com objetivo exploratório, e utiliza como procedimentos a pesquisa documental e bibliográfica. A pesquisa documental evidenciou que as contribuições do Programa para a formação de alunos-leitores são focadas na distribuição de livros, mas que essa importante etapa deve ser continuada por outras, para garantir a formação do aluno-leitor, como a formação continuada dos professores. A potencialidade apresentada foi a possibilidade de o professor realizar a escolha das obras. Já as fragilidades ficaram nos materiais elaborados para apoiar o professor, como o Guia Digital e o Manual que poderiam ser mais acessíveis e menos parecidos com um material didático. Essas fragilidades podem ser superadas em uma próxima edição.


  • Mostrar Abstract
  • Este trabalho teve como objetivo principal pesquisar como a Educação Literária pode ajudar na formação do leitor literário na escola, usando os livros recebidos pela escola pública Professor Cândido Duarte por meio do Programa PNLD 2020-Obras literárias. Uma análise foi feita nos documentos oficiais que norteiam o currículo do estado de Pernambuco, como a Base Nacional Comum Curricular –BNCC (BRASIL, 2017) e o Currículo de Pernambuco para o Ensino Fundamental (PERNAMBUCO, 2019) para saber o que eles trazem sobre a formação do leitor, a leitura literária e o ensino da leitura literária na escola. Partindo-se da análise desses documentos e da necessidade de ampliar a diversidade nas abordagens de uma melhor mediação de leitura na sala de aula, esta pesquisa propõe a criação de um Caderno de Sugestões Didáticas para ajudar o /a professor/a na preparação e diversificação da abordagem das aulas de leitura literária. Muitas pesquisadoras que estudam a temática do ensino de leitura literária na escola fundamentam teoricamente este trabalho, como Magda Soares (2011), Regina Zilberman e Rosing (2009), Maria Amélia Dalvi (2013), Marisa Lajolo (2001), Colomer (2007), Andrueto (2017). A respeito da Educação Literária, recorremos teoricamente à Dezote, Almeida e Macedo (2021); Leahy-Dios (2004); Dalvi (2013) e Zilberman (2003). A escolha da temática se deu porque havia uma necessidade de melhorar o acesso à leitura literária na minha sala de aula, na escola pública onde trabalho. A pesquisa primou por procurar, tantos nos documentos oficiais quanto no Programa PNLD 2020- Obras literárias algum suporte teórico-metodológico que pudesse auxiliar os professores em realizar mediação de leitura literária de forma a diminuir a aparente distância entre os livros literários, nesse caso as obras escolhidas pelos professores no Guia do PNLD Literário e os alunos.

8
  • SHAMARA ANGELICA CASSIANO DA PAZ
  • A LITERATURA DE CORDEL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RODAS DE CONVERSAS LITERÁRIAS SOBRE “A HISTÓRIA DE JUVENAL E O DRAGÃO”

  • Orientador : CLECIO DOS SANTOS BUNZEN JUNIOR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARCIA FÉLIX DA SILVA CORTEZ
  • CLECIO DOS SANTOS BUNZEN JUNIOR
  • HERICA KARINA CAVALCANTI DE LIMA
  • Data: 31/08/2023

  • Mostrar Resumo
  • Esta investigação do Mestrado Profissional em Letras está inserida no âmbito das discussões acerca da Educação Literária na Educação Básica. Em nossas vivências pessoais/profissionais e durante nossas experiências enquanto docente/estudante, houve o seguinte questionamos: como explorar a Literatura de Cordel com as crianças do 4o ano do Ensino Fundamental, possibilitando a aproximação de suas vivências com o texto literário? Também tínhamos interesse em saber como as crianças dos anos iniciais dialogam com a Literatura de Cordel e quais sentidos e significados podem circular durante a leitura. Tais questionamentos nos levaram ao objetivo geral da pesquisa: analisar como as crianças do 4o ano do Ensino Fundamental dialogam e vivenciam a leitura com o cordel A história de Juvenal e o Dragão, de Leandro Gomes de Barros em Rodas de Conversas Literárias, e com o livro ilustrado em que Rosinha reconta a mesma história. A pesquisa está fundamentada numa perspectiva dialógica e democrática (FREIRE, 1987) da Educação Literária como um processo amplo permeado por múltiplos sujeitos com diferentes experiências (LEAHY-DIOS, 2004; DALVI, 2018). Também nos debruçamos sobre a mediação literária, pensando principalmente no trabalho com as Rodas de Conversas Literárias com a Literatura de Cordel em sala de aula (PETIT, 2009; MARINHO E PINHEIRO, 2012; MACEDO, 2021; BUNZEN,2022) em que os(as) alunos(as) envolvem-se em experiências literárias que podem promover conhecimentos, habilidades, atitudes e valores. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa-ação em que os sujeitos são participantes constituindo uma pesquisa colaborativa em busca de transformação (TRIPP, 2005). No que diz respeito à metodologia de ensino-aprendizagem, baseados nas orientações de Bajour (2006, 2012) e Marinho e Pinheiro (2012), elaboramos a nossa proposta de intervenção, em uma escola pública municipal de Vitória de Santo Antão/PE, por meio do Projeto Entre Versos e Rimas do Cordel, que foi realizado em três etapas: Aproximação Poética, Um dragão na sala de aula e Compartilhando Saberes. A análise dos dados focalizou a segunda etapa em que aconteceram as Rodas de Conversas Literárias com as crianças em sala de aula. Os resultados de nossa pesquisa demonstram que as crianças ao serem ouvidas nas rodas, puderam expressar seus pensamentos, sonhos e anseios. Elas compartilharam suas experiências por meio da voz, gestos e corporalidades, inclusive do silêncio. Numa ação colaborativa, participaram da narrativa poética do cordel (re)criando sentidos para a história. Numa dimensão estética, o trabalho com a Literatura de Cordel na sala de aula reconheceu as crianças como sujeitos pensadores/aprendizes.


  • Mostrar Abstract
  • O presente estudo está inserido no âmbito das discussões acerca da Educação Literária. Esta investigação do Mestrado Profissional em Letras desenvolve-se em torno da leitura literária com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, apresentando como objeto de estudo a Literatura de Cordel. O objetivo geral da pesquisa é analisar o processo de planejamento e implementação de Rodas de Conversas Literárias numa turma de 4º ano do Ensino Fundamental, com atenção especial para a recepção dos textos pelas crianças. A pesquisa dialoga com as contribuições de estudiosos, como: Leahy-Dios (2004), Pinheiro (2018), Cosson (2020), Bajour (2012), Colomer (2007), etc. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa-ação em que os sujeitos são participantes constituindo uma pesquisa colaborativa em busca de transformação (TRIPP, 2005). Os alunos estarão envolvidos numa Educação Literária que poderá promover conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, oferecendo voz e vez aos sujeitos, escutando-os e valorizando suas experiências e potencialidades (COSSON, 2021; BAJOUR, 2012; BRANDÃO E ROSA, 2010), numa perspectiva dialógica (FREIRE, 1987). Pensando na escola como um espaço coletivo, plural e democrático, esta instituição também será beneficiada, visto que toda a comunidade escolar será representada diante das práticas realizadas no espaço escolar.

2022
Dissertações
1
  • CÍCERA LEIDIANE LIMA DA SILVA
  • EXPRESSÃO DO RACISMO EM CONTOS DA LITERATURA CLÁSSICA BRASILEIRA: UMA PROPOSTA DE LEITURA TEMÁTICA PARA O 9º ANO

  • Orientador : ADRIANO CARLOS DE MOURA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ADRIANO CARLOS DE MOURA
  • EDVÂNEA MARIA DA SILVA
  • MARIA NAZARETH DE LIMA ARRAIS
  • Data: 12/01/2022

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa visa apresentar uma proposta de oficinas de leitura, utilizando a teoria da semiótica francesa direcionada ao gênero conto com a finalidade de contribuir com a melhora na leitura e na compreensão textual dos alunos. Como produtos finais deste trabalho, buscamos disponibilizar, além das oficinas, dois jogos educativos baseados nos conceitos semióticos do percurso gerativo de sentidos greimasianos. Trata-se de atividades propositivas com a utilização dos contos “Pai contra mãe”, de Machado de Assis, e “Negrinha”, de e Monteiro Lobato. Esses textos abordam situações que fazem parte da nossa história enquanto povo brasileiro e nos possibilitam o trabalho com a temática da desigualdade social e o preconceito racial. Temos por objetivo principal analisar como acontece a expressão do racismo nos contos “Negrinha”, de Monteiro Lobato, e “Pai contra mãe”, de Machado de Assis, como discussão necessária para a Educação Básica. Buscamos, nos objetivos específicos, articular conceitos básicos da Semiótica Discursiva, com ênfase nos temas e figuras; bem como apresentar a atuação dos atores no tempo e no espaço, como articuladores da emergência temática no corpus de análise; e elaborar uma oficina de leitura literária com apoio na Semiótica Discursiva. Para atingirmos esses objetivos, sustentamo-nos numa investigação de caráter quali-quantitativo, com o direcionamento do trabalho dividido em etapas, desde o despertar sobre o tema abordado e o gênero textual escolhido, até a análise semiótica desenvolvida. As oficinas de leitura desta pesquisa são de criação própria com a análise dos textos. Também nos embasamos nos estudos de Platão e Fiorin (1999) e Kleiman (1989) como contribuição para o conceito de leitura. Temos Piglia (1994) e Moisés (1990) no estudo do gênero conto e, ao tratarmos da teoria da semiótica, nossa base se funda na teoria semiótica de linha francesa, mais especificamente, nos trabalhos de Greimas e Courtés (1989), Barros (2002), Fiorin (2016). Tomamos como elemento norteador da elaboração das oficinas os documentos oficiais, tais como: os Parâmetros Curriculares de Pernambuco (2012a; 2012b), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), dentre outros. O material disponibilizado com a pesquisa traz uma contribuição para as aulas Língua Portuguesa no processo de compreensão textual e, consequentemente, no despertar do gosto pela leitura.

     


  • Mostrar Abstract
  • Esta pesquisa visa apresentar uma proposta de oficinas de leitura, utilizando a teoria da semiótica francesa direcionada ao gênero conto com a finalidade de contribuir com a melhora na leitura e na compreensão textual dos alunos. Como produtos finais deste trabalho, buscamos disponibilizar, além das oficinas, dois jogos educativos baseados nos conceitos semióticos do percurso gerativo de sentidos greimasianos. Trata-se de atividades propositivas com a utilização dos contos “Pai contra mãe”, de Machado de Assis, e “Negrinha”, de e Monteiro Lobato. Esses textos abordam situações que fazem parte da nossa história enquanto povo brasileiro e nos possibilitam o trabalho com a temática da desigualdade social e o preconceito racial. Temos por objetivo principal analisar como acontece a expressão do racismo nos contos “Negrinha”, de Monteiro Lobato, e “Pai contra mãe”, de Machado de Assis, como discussão necessária para a Educação Básica. Buscamos, nos objetivos específicos, articular conceitos básicos da Semiótica Discursiva, com ênfase nos temas e figuras; bem como apresentar a atuação dos atores no tempo e no espaço, como articuladores da emergência temática no corpus de análise; e elaborar uma oficina de leitura literária com apoio na Semiótica Discursiva. Para atingirmos esses objetivos, sustentamo-nos numa investigação de caráter quali-quantitativo, com o direcionamento do trabalho dividido em etapas, desde o despertar sobre o tema abordado e o gênero textual escolhido, até a análise semiótica desenvolvida. As oficinas de leitura desta pesquisa são de criação própria com a análise dos textos. Também nos embasamos nos estudos de Platão e Fiorin (1999) e Kleiman (1989) como contribuição para o conceito de leitura. Temos Piglia (1994) e Moisés (1990) no estudo do gênero conto e, ao tratarmos da teoria da semiótica, nossa base se funda na teoria semiótica de linha francesa, mais especificamente, nos trabalhos de Greimas e Courtés (1989), Barros (2002), Fiorin (2016). Tomamos como elemento norteador da elaboração das oficinas os documentos oficiais, tais como: os Parâmetros Curriculares de Pernambuco (2012a; 2012b), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), dentre outros. O material disponibilizado com a pesquisa traz uma contribuição para as aulas Língua Portuguesa no processo de compreensão textual e, consequentemente, no despertar do gosto pela leitura.

     

2
  • NIEDJA KARLA DA CRUZ E SILVA RODRIGUES
  • CONTRIBUIÇÕES DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E DAS CORRESPONDÊNCIAS GRAFOFÔNICAS EM ESTUDANTES COM INDÍCIOS DE DISLEXIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Orientador : ADRIANO CARLOS DE MOURA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ADRIANO CARLOS DE MOURA
  • ANA CLAUDIA RODRIGUES GONCALVES PESSOA
  • HERICA KARINA CAVALCANTI DE LIMA
  • Data: 13/01/2022

  • Mostrar Resumo
  • A dissertação intitulada Contribuições da Consciência Fonológica e das Correspondências Grafofônicas em Estudantes com sinais de Dislexia nos Anos Finais do Ensino Fundamental objetiva contribuir para uma melhor compreensão dos aspectos da consciência fonológica e as relações grafofonêmicas no desenvolvimento da fluência de alunos da modalidade de ensino citada que apresentam sinais de dislexia. A presente pesquisa apresenta como aporte teórico abordagens sobre as Inteligências Múltiplas de Howard Gardner com reflexões sobre a dislexia: definição do transtorno; abordagens de ensino; reflexão de um paradigma educacional na política de inclusão; explanação de metodologias para o desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica em estudantes que apresentem qualquer tipo ineficiência no processo ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. Foram planejadas, organizadas e desenvolvidas oficinas com procedimentos voltados para o desenvolvimento da consciência fonológica e das relações grafofonêmicas. Em consonância com as premissas defendidas por autores como Gardner (1995), Morais (2019), entre outros, percebeu-se que as metodologias voltadas para reflexão acerca dos mecanismos fonêmicos e a explicitação das relações grafofonológicas contribuem para melhorar as habilidades de leitura dos alunos, os quais podem obter benefícios expressivos em fluência, precisão e consciência fonológica.  O estudo consubstanciado através de leituras pertinentes e intrínsecas ao objeto de pesquisa, além da investigação e análise integrativa de artigos relacionados ao tema, indica a urgente necessidade de pesquisas e estudos científicos relacionados às estratégias de ensino da Língua Portuguesa destinada aos estudantes disléxicos. Nas considerações finais, são apresentadas propostas direcionadas à melhoria da qualidade do ensino de estudantes portadores de dislexia.


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  • A dissertação intitulada Contribuições da Consciência Fonológica e das Correspondências Grafofônicas em Estudantes com sinais de Dislexia nos Anos Finais do Ensino Fundamental objetiva contribuir para uma melhor compreensão dos aspectos da consciência fonológica e as relações grafofonêmicas no desenvolvimento da fluência de alunos da modalidade de ensino citada que apresentam sinais de dislexia. A presente pesquisa apresenta como aporte teórico abordagens sobre as Inteligências Múltiplas de Howard Gardner com reflexões sobre a dislexia: definição do transtorno; abordagens de ensino; reflexão de um paradigma educacional na política de inclusão; explanação de metodologias para o desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica em estudantes que apresentem qualquer tipo ineficiência no processo ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. Foram planejadas, organizadas e desenvolvidas oficinas com procedimentos voltados para o desenvolvimento da consciência fonológica e das relações grafofonêmicas. Em consonância com as premissas defendidas por autores como Gardner (1995), Morais (2019), entre outros, percebeu-se que as metodologias voltadas para reflexão acerca dos mecanismos fonêmicos e a explicitação das relações grafofonológicas contribuem para melhorar as habilidades de leitura dos alunos, os quais podem obter benefícios expressivos em fluência, precisão e consciência fonológica.  O estudo consubstanciado através de leituras pertinentes e intrínsecas ao objeto de pesquisa, além da investigação e análise integrativa de artigos relacionados ao tema, indica a urgente necessidade de pesquisas e estudos científicos relacionados às estratégias de ensino da Língua Portuguesa destinada aos estudantes disléxicos. Nas considerações finais, são apresentadas propostas direcionadas à melhoria da qualidade do ensino de estudantes portadores de dislexia.

3
  • CLAUDIA BEZERRA DA COSTA
  • O ensino da leitura na Educação de Jovens e Adultos (EJA): análise de
    material didático

  • Orientador : ANA MARIA COSTA DE ARAUJO LIMA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA MARIA COSTA DE ARAUJO LIMA
  • JOSE HERBERTT NEVES FLORENCIO
  • LILIAN NOEMIA TORRES DE MELO GUIMARÃES
  • Data: 24/02/2022

  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação se insere na temática do eixo leitura e pretende propor um material de leitura com
    atividades direcionadas às turmas de EJA, que contemplem as estratégias cognitivas de leitura.
    Além disso, averiguamos quantas questões apresentadas no caderno de atividades Turbine Seu
    Conhecimento contemplam no eixo leitura e quais estratégias de leitura aparecem com mais
    frequência nessas questões. Nossa pesquisa é documental e escolhemos os cadernos do módulo IV
    da EJA (Educação de Jovens e Adultos) por lecionar nessas turmas há mais de cinco anos, como
    professora de Língua Portuguesa, do município de Jaboatão dos Guararapes. Observamos as
    necessidades que existem, principalmente com as práticas de leitura, pois o PNLD não contempla as
    turmas da EJA e não há outro material didático direcionado a essas turmas. Com a pandemia do
    COVID 19, as escolas desse município foram fechadas e, por isso, os alunos receberam,
    mensalmente, os cadernos de atividades Turbine Seu Conhecimento. Escolhemos quatro cadernos
    como corpus da nossa pesquisa. Dentre esses, dois foram elaborados pela equipe técnica da
    Secretaria de Educação do município de Jaboatão dos Guararapes e os outros dois, elaborados
    pelos professores vinculados a essa rede. Todos os cadernos selecionados são do módulo IV. Ao
    analisarmos os cadernos, percebemos que parte das questões avaliadas não contemplavam o eixo
    leitura – apenas trinta e cinco questões, das sessenta questões investigadas, contemplaram o eixo
    leitura. Os resultados foram apresentados em gráficos, discutidos e exemplificados com questões
    dos cadernos. Diante dos resultados alcançados, constatamos a necessidade de uma proposta de
    intervenção a fim de contribuir com as práticas de leitura nas turmas da EJA. Com isso, sugerimos a
    produção de caderno de atividades com questões de LP que contemplem as estratégias de leitura,
    sugeridas nos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
    Os cadernos que serão elaborados deverão ser entregues aos alunos, mensalmente, inclusive, pós-
    pandemia, servindo também como material de apoio didático nas aulas de LP, nas turmas da EJA.
    Durante nosso estudo, elencamos as estratégias de leitura e suas contribuições na formação do
    leitor proficiente. Buscamos referências em documentos oficiais, como os PCN e a BNCC, e em
    autores que investigam o tema em estudo.


  • Mostrar Abstract
  • Esta dissertação pretende investigar se, nas questões apresentadas no caderno de atividades Turbine seu Conhecimento, distribuído aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), estão contempladas as estratégias de leitura. Os sujeitos da nossa pesquisa foram alunos da EJA de uma escola pública do município de Jaboatão dos Guararapes, turma na qual temos lecionado Língua Portuguesa há mais de cinco anos. A pesquisa se justifica porque os alunos da EJA demonstram grandes dificuldades com as práticas de leitura, e os materiais didáticos não são contemplados pelo PNLD. Com a pandemia de COVID-19, as escolas desse município não funcionaram e os alunos da EJA receberam, mensalmente, cadernos de atividades intitulados Turbine seu Conhecimento. Nosso corpus de pesquisa consiste em quatro desses cadernos: os dois primeiros foram elaborados pela equipe técnica da Secretaria de Educação do município de Jaboatão dos Guararapes; e os outros dois foram elaborados pelos professores vinculados a essa rede. A análise desse material didático revelou que muitas questões não contemplavam o eixo leitura – apenas 35 (trinta e cinco), de um total de 60 (sessenta) questões. Assim, constatamos a necessidade de fazermos uma proposta de intervenção, a fim de oportunizar aos alunos da EJA um trabalho mais consistente com o eixo da leitura. Então, sugerimos a produção de um caderno de atividades com questões de LP que contemplem as estratégias de leitura sugeridas nos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) e na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Os cadernos elaborados deverão ser entregues aos alunos, mensalmente, inclusive pós-pandemia, servindo também como material de apoio didático nas aulas de LP, nas turmas da EJA.

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  • ANA LUCIA DE MIRANDA LYRA
  • “Como compreender textos híbridos? Reflexões a partir de oficinas pedagógicas de linguagem nos anos finais do Ensino Fundamental”

  • Orientador : HERICA KARINA CAVALCANTI DE LIMA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EWERTON AVILA DOS ANJOS LUNA
  • HERICA KARINA CAVALCANTI DE LIMA
  • MARIA CLARA CATANHO CAVALCANTI
  • Data: 20/03/2022

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  • “Como compreender textos híbridos? Reflexões a partir de oficinas pedagógicas de linguagem nos anos finais do Ensino Fundamental”


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  • “Como compreender textos híbridos? Reflexões a partir de oficinas pedagógicas de linguagem nos anos finais do Ensino Fundamental”

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  • RAFAEL CAMELO LINS
  • UM ESTUDO REFLEXIVO DA LEITURA DE TEXTOS MULTIMODAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Orientador : DILMA TAVARES LUCIANO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLECIO DOS SANTOS BUNZEN JUNIOR
  • DILMA TAVARES LUCIANO
  • MORGANA SOARES DA SILVA
  • Data: 22/08/2022

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho tem por objetivo analisar os aspectos envolvidos na compreensão de gêneros multimodais para o desenvolvimento da competência leitora de estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental. Parte do pressuposto de que o trabalho com gêneros multissemióticos e multimidiáticos em sala de aula no ensino fundamental pode ser enriquecedor, por acreditar que, quando a concepção de língua como ação interlocutiva situada é aceita no processo de ensino-aprendizagem, as práticas de linguagem tornam-se mais contextualizadas e reflexivas, ampliando o foco do trabalho com a leitura em sala de aula, o qual não recairá apenas sobre as atividades cognitivas linguísticas e metalinguísticas, mas sim, paralelamente, as epilinguísiticas. É necessário que os estudantes conheçam, se apropriem e sejam capazes de ler (e também de produzirem textos escritos, embora não seja o foco deste trabalho) para o exercício do protagonismo enquanto ser social que utiliza as diferentes linguagens e a língua para a construção dessas relações. Assim, tem como objetivos específicos descrever e analisar os aspectos constitutivos da tessitura de gêneros multimodais como a tirinha, a charge e o infográfico, para então propor algumas atividades de compreensão que possam ser usadas pelo professor em sala de aula, tomando por categorias ordenadoras da proposta os descritores do SAEB e SAEPE, a fim de refletir sobre quais deles já são práticas correntes verificadas no material didático usado pela escola pública de Pernambuco e quais descritores precisam ser trabalhados de maneira mais aprofundada. Por isso, este trabalho diz respeito a uma reflexão sobre a abordagem a nível semântico e pragmático de leitura de textos multimodais, especificamente cartuns, charges, tirinhas e infográficos, na aula de português. O propósito deste trabalho é, pois, apresentar sugestões de atividades de compreensão leitora de textos multimodais para serem trabalhados desde o 6º ano do Ensino Fundamental e tem como base a Matriz de Referência para as habilidades de leitura do SAEB (Sistema de Avaliação do Ensino Básico) e do SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco).  O interesse pelo tema nasceu das vivências em sala de aula, a partir das quais decidimos investigar as estratégias de leitura de textos multimodais presentes em livros didáticos de Língua Portuguesa, sendo a pergunta norteadora da nossa reflexão o seguinte enunciado: “Como é proposta a compreensão leitora de gêneros de linguagens multimodais e multissemióticos para estudantes do 6º ano e de que maneira as aulas de língua portuguesa podem contribuir para o desenvolvimento da habilidade de leitura desses textos e para a construção da criticidade dos estudantes?”


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  • EM ANDAMENTO...

2021
Dissertações
1
  • EDILENE GOMES TÁVORA
  • UTILIZAÇÃO DOS MEMES NO DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA DO 8º ANO

  • Orientador : DILMA TAVARES LUCIANO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DILMA TAVARES LUCIANO
  • JOSE HERBERTT NEVES FLORENCIO
  • LILIAN NOEMIA TORRES DE MELO GUIMARÃES
  • Data: 20/09/2021

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa tem como tema a utilização dos memes no desenvolvimento da compreensão leitora. Parte da percepção do meme como um gênero multimodal emergente na internet ainda pouco discutido no meio acadêmico e ausente, em certa medida, do ambiente de ensino e aprendizagem da língua materna, ainda que seja possível verificar a sua utilização pelos discentes cotidianamente. A partir dessa realidade, o objetivo deste trabalho de pesquisa é contribuir através de uma abordagem pedagógico-didática dos memes, voltada para o desenvolvimento da competência leitora de alunos no 8º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, por meio do recurso ao gênero multimodal escolhido e com vistas à mobilização do pensamento reflexivo-crítico acerca do tema Covid-19, presentes nos memes analisados. Compreende, assim, que a leitura é repleta de significados não apenas para os aprendizes, pois todos tem vivenciado esse momento histórico. Como lastro teórico, assume os estudos sobre memes de Dawkins ([1976] 2001) e Lima-Neto (2014), a Teoria de Gêneros do Discurso (cf. BAKTHIN, 2000; MARCUSSHI, 2008) e a concepção de compreensão leitora presente em Solé (1998), em Kleiman (2013) e em Koch (2009ª, 2009b). Além disso, identifica e reflete sobre os gêneros multimodais conforme proposto nos documentos oficiais da educação, nomeadamente os “Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco” e a “Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental”, bem como sua presença no livro didático adotado para o Ensino Fundamental II, em uma escola da rede pública de PE. A análise de dados do gênero textual meme, os estudos teóricos e as atividades pedagógico-didáticas propostas tiveram como objetivo  desenvolver a habilidade leitora, refletindo sobre aportes teórico-metodológicos que contribuíssem na melhoria do ensino da compreensão leitora do gênero multimodal meme. Para tanto, identifica estratégias de leitura necessárias para mobilizar sobretudo o conhecimento enciclopédico presente nos memes tomados como objetos de leitura, e apresentados no interior da proposta de sequência didática oferecida como um instrumento relevante para o trabalho docente a ser desenvolvido na leitura desse gênero.


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  • Esta pesquisa tem como tema a utilização dos memes no desenvolvimento da compreensão leitora. Parte da percepção do meme como um gênero multimodal emergente na internet ainda pouco discutido no meio acadêmico e ausente, em certa medida, do ambiente de ensino e aprendizagem da língua materna, ainda que seja possível verificar a sua utilização pelos discentes cotidianamente. A partir dessa realidade, o objetivo deste trabalho de pesquisa é contribuir através de uma abordagem pedagógico-didática dos memes, voltada para o desenvolvimento da competência leitora de alunos no 8º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, por meio do recurso ao gênero multimodal escolhido e com vistas à mobilização do pensamento reflexivo-crítico acerca do tema Covid-19, presentes nos memes analisados. Compreende, assim, que a leitura é repleta de significados não apenas para os aprendizes, pois todos tem vivenciado esse momento histórico. Como lastro teórico, assume os estudos sobre memes de Dawkins ([1976] 2001) e Lima-Neto (2014), a Teoria de Gêneros do Discurso (cf. BAKTHIN, 2000; MARCUSSHI, 2008) e a concepção de compreensão leitora presente em Solé (1998), em Kleiman (2013) e em Koch (2009ª, 2009b). Além disso, identifica e reflete sobre os gêneros multimodais conforme proposto nos documentos oficiais da educação, nomeadamente os “Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco” e a “Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental”, bem como sua presença no livro didático adotado para o Ensino Fundamental II, em uma escola da rede pública de PE. A análise de dados do gênero textual meme, os estudos teóricos e as atividades pedagógico-didáticas propostas tiveram como objetivo  desenvolver a habilidade leitora, refletindo sobre aportes teórico-metodológicos que contribuíssem na melhoria do ensino da compreensão leitora do gênero multimodal meme. Para tanto, identifica estratégias de leitura necessárias para mobilizar sobretudo o conhecimento enciclopédico presente nos memes tomados como objetos de leitura, e apresentados no interior da proposta de sequência didática oferecida como um instrumento relevante para o trabalho docente a ser desenvolvido na leitura desse gênero.

2
  • ADA JULIANA DO NASCIMENTO
  • ESTUDOS CRÍTICOS DO DISCURSO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA A PARTIR DE POSTAGENS DE TEMÁTICA AMBIENTAL NO INSTAGRAM

  • Orientador : MARIA CLARA CATANHO CAVALCANTI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • HERICA KARINA CAVALCANTI DE LIMA
  • LILIAN NOEMIA TORRES DE MELO GUIMARÃES
  • MARIA CLARA CATANHO CAVALCANTI
  • Data: 21/09/2021

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  • Este estudo tem como objetivo principal contribuir com o ensino de Língua Portuguesa a partir dos estudos críticos do discurso através de análises de postagens da rede social Instagram sobre a temática do meio ambiente. Almejamos colaborar com o desenvolvimento da leitura crítica dos estudantes da etapa do Ensino Básico no Brasil, sobretudo da modalidade da Educação de Jovens e Adultos. A partir de uma proposta de oficinas de leitura de postagens do Instagram, que versam sobre a temática do meio ambiente, mais especificamente as que se relacionam às queimadas ocorridas na Amazônia e no Pantanal ao longo de 2019 e 2020, aspiramos entender, como pesquisadora e docente, como um conjunto de atividades sistematicamente organizadas pode assistir o estudante a desenvolver suas habilidades de leitura crítica. Nossa pesquisa se fundamentou no enquadre teórico da Análise Crítica do Discurso (ACD), especialmente nos estudos de Fairclough (1989, [1992] 2008, 2003, [2001] 2009, [1995] 2010) e Chouliaraki e Fairclough (1989). A construção de nossos planos de aulas tem como procedimentos principais aplicações de questionários com questões objetivas e subjetivas, aplicação de ficha de atividades de leitura, atividades em equipe, leitura colaborativa e rodas de conversa. Todas essas atividades levantam reflexões acerca de hegemonia, ideologia, dominação e relações de poder nos discursos ambientais das páginas das instituições que fazem parte do nosso corpus de pesquisa através de análises sobre o propósito comunicativo das postagens, a significação das palavras, intertextualidade, interdiscursividade e tema. O desenvolvimento dessa pesquisa mostrou-nos que é possível e factível, ainda que exija muito mais empenho dos professores, contribuir com a formação de cidadãos críticos, autônomos e participativos através da promoção de um ensino de Língua Portuguesa que ofereça experiências significativas de leitura aos estudantes.


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  • Este estudo tem como objetivo principal contribuir com o ensino de Língua Portuguesa a partir dos estudos críticos do discurso através de análises de postagens da rede social Instagram sobre a temática do meio ambiente. Almejamos colaborar com o desenvolvimento da leitura crítica dos estudantes da etapa do Ensino Básico no Brasil, sobretudo da modalidade da Educação de Jovens e Adultos. A partir de uma proposta de oficinas de leitura de postagens do Instagram, que versam sobre a temática do meio ambiente, mais especificamente as que se relacionam às queimadas ocorridas na Amazônia e no Pantanal ao longo de 2019 e 2020, aspiramos entender, como pesquisadora e docente, como um conjunto de atividades sistematicamente organizadas pode assistir o estudante a desenvolver suas habilidades de leitura crítica. Nossa pesquisa se fundamentou no enquadre teórico da Análise Crítica do Discurso (ACD), especialmente nos estudos de Fairclough (1989, [1992] 2008, 2003, [2001] 2009, [1995] 2010) e Chouliaraki e Fairclough (1989). A construção de nossos planos de aulas tem como procedimentos principais aplicações de questionários com questões objetivas e subjetivas, aplicação de ficha de atividades de leitura, atividades em equipe, leitura colaborativa e rodas de conversa. Todas essas atividades levantam reflexões acerca de hegemonia, ideologia, dominação e relações de poder nos discursos ambientais das páginas das instituições que fazem parte do nosso corpus de pesquisa através de análises sobre o propósito comunicativo das postagens, a significação das palavras, intertextualidade, interdiscursividade e tema. O desenvolvimento dessa pesquisa mostrou-nos que é possível e factível, ainda que exija muito mais empenho dos professores, contribuir com a formação de cidadãos críticos, autônomos e participativos através da promoção de um ensino de Língua Portuguesa que ofereça experiências significativas de leitura aos estudantes.

3
  • ISRAEL JOSÉ DE LIMA JÚNIOR
  • Ensino de gramática em perspectiva dialógica: trabalhando com o gênero
    discursivo charge

  • Orientador : ANA MARIA COSTA DE ARAUJO LIMA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA MARIA COSTA DE ARAUJO LIMA
  • ELIETE CORREIA DOS SANTOS
  • JOSE HERBERTT NEVES FLORENCIO
  • MARIA CLARA CATANHO CAVALCANTI
  • Data: 05/10/2021

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho objetiva analisar o ensino de gramática em perspectiva dialógica, a partir da
    especificidade do gênero discursivo charge. Nosso interesse por esse tema partiu da vivência do
    autor enquanto professor nos anos finais do Ensino Fundamental, ao se deparar com estudantes
    que apresentavam muitas dificuldades de interpretação de textos, estando presos a construções
    puramente gramaticais da língua. Nossa hipótese é a de que o estudo dos gêneros discursivos
    permite que os alunos não apenas se prendam à estrutura do enunciado, mas também a três
    dimensões em conjunto: conteúdo temático, estilo e forma composicional (BAKHTIN, 2006).
    Tomamos como referencial teórico alguns autores que compõem o círculo de Bakhtin, como
    Bakhtin, 2006 [1979], Medviédev, 2016 [1928]) e Volóchinov, 2017 [1929]. Nossa pretensão foi
    realizar um estudo descritivo e analítico que revisitasse o ensino de gramática tradicional que é
    evidenciado a partir do gênero charge em livros didáticos e, a partir dessa investigação, realizar
    uma intervenção propositiva, ou seja, propor novas metodologias para o ensino de gramática em
    sala de aula, por meio do gênero discursivo charge. Nossa proposta é a de trabalhar com as charges
    em uma turma do 9º ano, pela instituição de uma sequência didática, visando auxiliar os discentes
    a dominarem o gênero escolhido, cuja escrita ou fala se dá de maneira mais adequada numa dada
    situação de comunicação (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004). Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se
    de uma pesquisa bibliográfica e documental, de cunho qualitativo-interpretativo, desenvolvida a
    partir da averiguação das análises das charges feitas pelos estudantes do 9º ano de uma escola
    pública do espaço campesino – a Escola Municipal Intermediária Rufina Borba – na cidade de
    Bezerros, interior do Estado de Pernambuco. Como resultados e conclusões, ao longo do trabalho,
    foi possível verificar que o ensino da gramática não deve ser trabalhado tomando-se “gramática”
    apenas enquanto estrutura, mas devem ser levantadas questões de ordem linguístico-discursiva.
    Após a proposição de aplicação da sequência didática e coleta dos dados com os alunos do 9º ano,
    percebe-se o quanto há enriquecimento de suas interpretações sobre a gramática.


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  • Este trabalho objetiva analisar o ensino de gramática em perspectiva dialógica, a partir da
    especificidade do gênero discursivo charge. Nosso interesse por esse tema partiu da vivência do
    autor enquanto professor nos anos finais do Ensino Fundamental, ao se deparar com estudantes
    que apresentavam muitas dificuldades de interpretação de textos, estando presos a construções
    puramente gramaticais da língua. Nossa hipótese é a de que o estudo dos gêneros discursivos
    permite que os alunos não apenas se prendam à estrutura do enunciado, mas também a três
    dimensões em conjunto: conteúdo temático, estilo e forma composicional (BAKHTIN, 2006).
    Tomamos como referencial teórico alguns autores que compõem o círculo de Bakhtin, como
    Bakhtin, 2006 [1979], Medviédev, 2016 [1928]) e Volóchinov, 2017 [1929]. Nossa pretensão foi
    realizar um estudo descritivo e analítico que revisitasse o ensino de gramática tradicional que é
    evidenciado a partir do gênero charge em livros didáticos e, a partir dessa investigação, realizar
    uma intervenção propositiva, ou seja, propor novas metodologias para o ensino de gramática em
    sala de aula, por meio do gênero discursivo charge. Nossa proposta é a de trabalhar com as charges
    em uma turma do 9º ano, pela instituição de uma sequência didática, visando auxiliar os discentes
    a dominarem o gênero escolhido, cuja escrita ou fala se dá de maneira mais adequada numa dada
    situação de comunicação (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004). Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se
    de uma pesquisa bibliográfica e documental, de cunho qualitativo-interpretativo, desenvolvida a
    partir da averiguação das análises das charges feitas pelos estudantes do 9º ano de uma escola
    pública do espaço campesino – a Escola Municipal Intermediária Rufina Borba – na cidade de
    Bezerros, interior do Estado de Pernambuco. Como resultados e conclusões, ao longo do trabalho,
    foi possível verificar que o ensino da gramática não deve ser trabalhado tomando-se “gramática”
    apenas enquanto estrutura, mas devem ser levantadas questões de ordem linguístico-discursiva.
    Após a proposição de aplicação da sequência didática e coleta dos dados com os alunos do 9º ano,
    percebe-se o quanto há enriquecimento de suas interpretações sobre a gramática.

4
  • SHEYSIANE TAYNAN GOMES FLORENCIO DA SILVA
  • PRODUÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL: algumas ações propositivas 

  • Orientador : HERICA KARINA CAVALCANTI DE LIMA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • HERICA KARINA CAVALCANTI DE LIMA
  • JACIARA JOSEFA GOMES
  • MARIA CLARA CATANHO CAVALCANTI
  • VALÉRIA GOMES
  • Data: 06/10/2021

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  • O ensino da produção textual na escola tem se mostrado um desafio para professores, principalmente para aqueles que atuam no 9º ano do Ensino Fundamental na rede pública de ensino estadual de Pernambuco, uma vez se deparam com o desafio de preparar seus alunos para a produção de um Trabalho de Conclusão de Ensino Fundamental (TCF). Sabendo, então, da importância de colaborarmos com esse processo de escrita, propomos este estudo qualitativo, de caráter intervencionista, que tem como objetivo contribuir com a produção escrita do gênero TCF, como também cooperar com o desenvolvimento dos recursos argumentativos, considerando estratégias de defesa de tese, argumentação e contra-argumentação, bem como recursos e estratégias argumentativas. Além de ajudá-los a ampliar o olhar crítico, questionador e o posicionamento diante dos temas que seriam pesquisados. Para tanto, fundamentamo-nos em estudiosos como Dolz, Gagnon, Decândio (2010), Bunzen (2006), Silva (2019), Ruiz (2018) e outros para refletirmos sobre concepções de produção escrita, ensino, avaliação e revisão e nos apoiamos nas discussões sobre argumentação propostas por Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005) e Koch e Elias (2009, 2018), dentre outros autores. Sobre a concepção interacionista do gênero, apresentamos as contribuições de Bakhtin (2018), Marcuschi (2011, 2010) e outros. Como proposta didática intervencionista, utilizamos uma sequência didática adaptada de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Este estudo pretende trazer contribuições metodológicas para o trabalho com o gênero TCF, a respeito do qual as informações ainda são incipientes, e preparar os alunos para produções textuais de caráter formal e/ou argumentativo na escola e fora dela.


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  • O ensino da produção textual na escola tem se mostrado um desafio para professores, principalmente para aqueles que atuam no 9º ano do Ensino Fundamental na rede pública de ensino estadual de Pernambuco, uma vez se deparam com o desafio de preparar seus alunos para a produção de um Trabalho de Conclusão de Ensino Fundamental (TCF). Sabendo, então, da importância de colaborarmos com esse processo de escrita, propomos este estudo qualitativo, de caráter intervencionista, que tem como objetivo contribuir com a produção escrita do gênero TCF, como também cooperar com o desenvolvimento dos recursos argumentativos, considerando estratégias de defesa de tese, argumentação e contra-argumentação, bem como recursos e estratégias argumentativas. Além de ajudá-los a ampliar o olhar crítico, questionador e o posicionamento diante dos temas que seriam pesquisados. Para tanto, fundamentamo-nos em estudiosos como Dolz, Gagnon, Decândio (2010), Bunzen (2006), Silva (2019), Ruiz (2018) e outros para refletirmos sobre concepções de produção escrita, ensino, avaliação e revisão e nos apoiamos nas discussões sobre argumentação propostas por Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005) e Koch e Elias (2009, 2018), dentre outros autores. Sobre a concepção interacionista do gênero, apresentamos as contribuições de Bakhtin (2018), Marcuschi (2011, 2010) e outros. Como proposta didática intervencionista, utilizamos uma sequência didática adaptada de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Este estudo pretende trazer contribuições metodológicas para o trabalho com o gênero TCF, a respeito do qual as informações ainda são incipientes, e preparar os alunos para produções textuais de caráter formal e/ou argumentativo na escola e fora dela.

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  • LIDIANE SANTOS DE MELO
  • LEITURA DE REPORTAGENS EM SALA DE AULA: A REFERENCIAÇÃO E O USO DE MODALIZADORES EPISTÊMICOS COMO RECURSOS AUXILIARES NA IDENTIFICAÇÃO DE OPINIÕES

  • Orientador : MARIA CLARA CATANHO CAVALCANTI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARIA CLARA CATANHO CAVALCANTI
  • SUZANA LEITE CORTEZ
  • THAIS LUDMILA DA SILVA RANIERI
  • Data: 18/11/2021

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  • A leitura é uma atividade fundamental para promover mudanças no modo como as crianças e os adolescentes compreendem o mundo. Nesse sentido, ressaltamos, aqui, a importância de ações que oportunizem a leitura de reportagens em sala de aula. Esse gênero possui aspecto opinativo reconhecível, fator subsidiário ao objetivo geral desta pesquisa, que é o de contribuir, através da leitura de reportagens, para que os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental aprimorem habilidades de leitura que lhes permitam identificar opiniões presentes nesses textos jornalísticos. Para tanto, lançamos mão da investigação do processo de referenciação nesses textos, bem como da aplicação de articuladores discursivos modais epistêmicos como recursos linguísticos elementares ao alcance desse escopo. Assim, baseamo-nos na teoria de gêneros, especificamente nos estudos retóricos desses elementos, bem como nas perspectivas fornecidas pela linguística textual. No tocante à metodologia, esta pesquisa é de caráter qualitativo, proporcionando uma reflexão sobre o problema investigado, a participação e a colaboração de todos os envolvidos na construção da aprendizagem. Para seu desenvolvimento, propusemos a realização de aulas presenciais em formatos de oficinas, cujas ações têm ênfase na leitura, mas observam também os diversos usos da linguagem mediante atividades que fortalecem a participação oral dos estudantes, a produção escrita e a análise linguística. Então, debruçamo-nos sobre as perspectivas de texto, construção de sentidos e referenciação, tendo como base Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014), Cavalcante (2020) e Custódio Filho (2011). Como norte para as estratégias de leitura, recorremos aos fundamentos de Solé (1998), Koch (2018), Kleiman (2001, 2016) e Kleiman e Moraes (1999). Além disso, refletimos sobre fatores relacionados à multimodalidade a partir de Kress e Van Leeuwen (2006), Ribeiro (2017), entre outros. A fim de elucidar aspectos fundamentais relativos à modalização discursiva, forneceu-nos suporte teórico os estudos de Koch (2015, 2018a), Neves (2011), Castilho (2010) e Nascimento (2012). Igualmente, orientaram-nos, no percurso metodológico, dois documentos oficiais: o PCN (BRASIL, 1998) e a BNCC (BRASIL, 2017). Assim, a partir das ações propostas nesta pesquisa, possibilita-se aos estudantes a compreensão das escolhas que fazemos, em relação a determinadas expressões, para enfatizar o nosso ponto de vista e de quando precisamos atribuir significados diferentes ao nos referir a um dado objeto de discurso. Desse modo, não apenas atingimos o nosso objetivo, como também pudemos propiciar aos alunos uma leitura mais consciente que perpassasse os muros da escola.


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  • A leitura é uma atividade fundamental para promover mudanças no modo como as crianças e os adolescentes compreendem o mundo. Nesse sentido, ressaltamos, aqui, a importância de ações que oportunizem a leitura de reportagens em sala de aula. Esse gênero possui aspecto opinativo reconhecível, fator subsidiário ao objetivo geral desta pesquisa, que é o de contribuir, através da leitura de reportagens, para que os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental aprimorem habilidades de leitura que lhes permitam identificar opiniões presentes nesses textos jornalísticos. Para tanto, lançamos mão da investigação do processo de referenciação nesses textos, bem como da aplicação de articuladores discursivos modais epistêmicos como recursos linguísticos elementares ao alcance desse escopo. Assim, baseamo-nos na teoria de gêneros, especificamente nos estudos retóricos desses elementos, bem como nas perspectivas fornecidas pela linguística textual. No tocante à metodologia, esta pesquisa é de caráter qualitativo, proporcionando uma reflexão sobre o problema investigado, a participação e a colaboração de todos os envolvidos na construção da aprendizagem. Para seu desenvolvimento, propusemos a realização de aulas presenciais em formatos de oficinas, cujas ações têm ênfase na leitura, mas observam também os diversos usos da linguagem mediante atividades que fortalecem a participação oral dos estudantes, a produção escrita e a análise linguística. Então, debruçamo-nos sobre as perspectivas de texto, construção de sentidos e referenciação, tendo como base Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014), Cavalcante (2020) e Custódio Filho (2011). Como norte para as estratégias de leitura, recorremos aos fundamentos de Solé (1998), Koch (2018), Kleiman (2001, 2016) e Kleiman e Moraes (1999). Além disso, refletimos sobre fatores relacionados à multimodalidade a partir de Kress e Van Leeuwen (2006), Ribeiro (2017), entre outros. A fim de elucidar aspectos fundamentais relativos à modalização discursiva, forneceu-nos suporte teórico os estudos de Koch (2015, 2018a), Neves (2011), Castilho (2010) e Nascimento (2012). Igualmente, orientaram-nos, no percurso metodológico, dois documentos oficiais: o PCN (BRASIL, 1998) e a BNCC (BRASIL, 2017). Assim, a partir das ações propostas nesta pesquisa, possibilita-se aos estudantes a compreensão das escolhas que fazemos, em relação a determinadas expressões, para enfatizar o nosso ponto de vista e de quando precisamos atribuir significados diferentes ao nos referir a um dado objeto de discurso. Desse modo, não apenas atingimos o nosso objetivo, como também pudemos propiciar aos alunos uma leitura mais consciente que perpassasse os muros da escola.

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  • REGINA CELLY CIRIACO DE MELO MATIAS
  • LEITURA e ANÁLISE DE CHARGES COM FUNDAMENTOS NA TEoRIA SEMIÓTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

  • Orientador : ADRIANO CARLOS DE MOURA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ADRIANO CARLOS DE MOURA
  • MARIA CLARA CATANHO CAVALCANTI
  • WILMA DA SILVA RIBEIRO
  • Data: 20/12/2021

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  • A Charge é um gênero textual que, em seu conteúdo temático, aborda temas atuais, informações que estão sendo divulgadas na mídia e quase sempre utiliza a linguagem verbal e a linguagem não verbal,  exigindo, assim, que, para sua compreensão, o leitor desenvolva uma competência crítica. O presente trabalho se propõe a elaborar oficinas de leitura, como ferramenta didático-metodológica de textos para a compreensão global dos sentidos em textos com múltiplas semioses, mais especificamente, na interpretação do gênero Charge. As oficinas propostas poderão ser aplicadas em turmas do módulo 5  da Educação de Jovens e Adultos, que corresponde aos anos finais (8º e 9º ano) do Ensino Fundamental. Buscamos, especificamente, analisar quais os actantes fazem parte da narrativa a partir do percurso gerativo da significação, inferir quais as escolhas feitas pelos sujeitos da enunciação que estabelecem no plano discursivo, ou seja, na superfície do texto, e identificar a oposição elementar (binária) que subjaz o texto no nível fundamental das etapas do percurso gerativo da significação. Para isso, essa pesquisa fundamenta-se sobre as contribuições da semiótica, sobretudo com Greimas&Courtés (1983), Barros (2002; 2005) e Fiorin (2009; 2012).  Como procedimento metodológico, nossa pesquisa tem caráter qualitativo e será proposta a partir da leitura e análise de charges com a temática do meio ambiente, o material analisado será uma proposta didática que propõe a  aplicação de oficinas de leitura de charges com os alunos. Diante disso, pretendemos, através da análise semiótica, ampliar a competência  leitora, através da elaboração de oficinas de leitura, como ferramenta didático-metodológica que auxiliem na compreensão global dos sentidos semióticos  do gênero charge , proporcionado  ao leitor ativo a possibilidade de construir  sentidos a partir de um repertório de conhecimentos que compreendam o funcionamento da linguagem em diferentes esferas da atividade humana.  


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  • A Charge é um gênero textual que, em seu conteúdo temático, aborda temas atuais, informações que estão sendo divulgadas na mídia e quase sempre utiliza a linguagem verbal e a linguagem não verbal,  exigindo, assim, que, para sua compreensão, o leitor desenvolva uma competência crítica. O presente trabalho se propõe a elaborar oficinas de leitura, como ferramenta didático-metodológica de textos para a compreensão global dos sentidos em textos com múltiplas semioses, mais especificamente, na interpretação do gênero Charge. As oficinas propostas poderão ser aplicadas em turmas do módulo 5  da Educação de Jovens e Adultos, que corresponde aos anos finais (8º e 9º ano) do Ensino Fundamental. Buscamos, especificamente, analisar quais os actantes fazem parte da narrativa a partir do percurso gerativo da significação, inferir quais as escolhas feitas pelos sujeitos da enunciação que estabelecem no plano discursivo, ou seja, na superfície do texto, e identificar a oposição elementar (binária) que subjaz o texto no nível fundamental das etapas do percurso gerativo da significação. Para isso, essa pesquisa fundamenta-se sobre as contribuições da semiótica, sobretudo com Greimas&Courtés (1983), Barros (2002; 2005) e Fiorin (2009; 2012).  Como procedimento metodológico, nossa pesquisa tem caráter qualitativo e será proposta a partir da leitura e análise de charges com a temática do meio ambiente, o material analisado será uma proposta didática que propõe a  aplicação de oficinas de leitura de charges com os alunos. Diante disso, pretendemos, através da análise semiótica, ampliar a competência  leitora, através da elaboração de oficinas de leitura, como ferramenta didático-metodológica que auxiliem na compreensão global dos sentidos semióticos  do gênero charge , proporcionado  ao leitor ativo a possibilidade de construir  sentidos a partir de um repertório de conhecimentos que compreendam o funcionamento da linguagem em diferentes esferas da atividade humana.  

2020
Dissertações
1
  • PAMELLA DE LIMA SOUZA
  • A FÁBULA COMO INSTRUMENTO PARA A PRODUÇÃO DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS POR ALUNOS DO 6o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS

  • Orientador : DILMA TAVARES LUCIANO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DILMA TAVARES LUCIANO
  • HERICA KARINA CAVALCANTI DE LIMA
  • MORGANA SOARES DA SILVA
  • Data: 27/05/2020

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  • Há pelo menos três décadas, o ensino de língua portuguesa, considerando o
    texto como unidade básica da comunicação e realizado através do estudo de
    gêneros textuais, está presente nos documentos que regulam a educação brasileira,
    como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e também no mais recente marco
    regulatório da educação nacional, a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), por
    exemplo. Diante de tal cenário, como fazer com que os alunos consigam
    compreender o fenômeno da argumentação e sua importância para a expressão de
    opiniões e, consequentemente, de atitudes? A partir de tal questionamento, esta
    pesquisa tem por objetivo utilizar a leitura crítica/reflexiva de fábulas para
    desenvolver a compreensão de alunos do 6o ano do Ensino Fundamental sobre o
    fenômeno da argumentação através da produção de respostas discursivas como
    expressão de opinião, considerada fundamental para a formação da cidadania,
    autonomia e protagonismo dos alunos. Para tanto, é utilizada como base teórica a
    concepção de texto enquanto evento social em que os sujeitos, através da interação,
    produzem sentidos, apresentada por pesquisadores como Marcuschi (2008), Koch e
    Elias (2013, 2017), Bakhtin (2011) e Antunes (2017). Lastreiam a pesquisa, também,
    a concepção bakhtiniana de gêneros textuais (BAKHTIN, 2011), reiterada por
    Marcuschi (2003, 2008), bem como o trabalho com a argumentação presente em
    Koch (2011), Charadeau (2016) e, à luz da Nova Retórica, em Perelman e
    Olbrechts-Tyteca (2017). Sobre a escrita, seguiu os postulados de Riolfi (2008),
    Flach (2018) e Luciano (2019), além dos estudos sobre o gênero fábula e suas
    características oferecidos por Ubiali (2013), Farencena (2011), SaviolI & Fiorin
    (1991) e Portela (1983). Por tratar-se de uma pesquisa, em parte, documental e uma
    pesquisa ação, foi realizada uma intervenção em sala de aula baseada nos estudos
    de Dolz e Schneuwly (2011), Flower e Hayes (1981) e Cambourne (1988). A análise
    de dados apresenta progresso dos estudantes em relação à escrita argumentativa e
    especificidades do gênero fábula, permitindo, portanto, afirmar que a sequência
    desenvolvida é um instrumento relevante para o trabalho docente.


  • Mostrar Abstract
  • Há pelo menos três décadas, o ensino de língua portuguesa, considerando o
    texto como unidade básica da comunicação e realizado através do estudo de
    gêneros textuais, está presente nos documentos que regulam a educação brasileira,
    como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e também no mais recente marco
    regulatório da educação nacional, a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), por
    exemplo. Diante de tal cenário, como fazer com que os alunos consigam
    compreender o fenômeno da argumentação e sua importância para a expressão de
    opiniões e, consequentemente, de atitudes? A partir de tal questionamento, esta
    pesquisa tem por objetivo utilizar a leitura crítica/reflexiva de fábulas para
    desenvolver a compreensão de alunos do 6o ano do Ensino Fundamental sobre o
    fenômeno da argumentação através da produção de respostas discursivas como
    expressão de opinião, considerada fundamental para a formação da cidadania,
    autonomia e protagonismo dos alunos. Para tanto, é utilizada como base teórica a
    concepção de texto enquanto evento social em que os sujeitos, através da interação,
    produzem sentidos, apresentada por pesquisadores como Marcuschi (2008), Koch e
    Elias (2013, 2017), Bakhtin (2011) e Antunes (2017). Lastreiam a pesquisa, também,
    a concepção bakhtiniana de gêneros textuais (BAKHTIN, 2011), reiterada por
    Marcuschi (2003, 2008), bem como o trabalho com a argumentação presente em
    Koch (2011), Charadeau (2016) e, à luz da Nova Retórica, em Perelman e
    Olbrechts-Tyteca (2017). Sobre a escrita, seguiu os postulados de Riolfi (2008),
    Flach (2018) e Luciano (2019), além dos estudos sobre o gênero fábula e suas
    características oferecidos por Ubiali (2013), Farencena (2011), SaviolI & Fiorin
    (1991) e Portela (1983). Por tratar-se de uma pesquisa, em parte, documental e uma
    pesquisa ação, foi realizada uma intervenção em sala de aula baseada nos estudos
    de Dolz e Schneuwly (2011), Flower e Hayes (1981) e Cambourne (1988). A análise
    de dados apresenta progresso dos estudantes em relação à escrita argumentativa e
    especificidades do gênero fábula, permitindo, portanto, afirmar que a sequência
    desenvolvida é um instrumento relevante para o trabalho docente.

2019
Dissertações
1
  • KARLA MICHELLY DOS SANTOS FABRICIO
  • ORALIDADE E ARGUMENTAÇÃO EM SALA DE AULA: uma proposta metodológica para o ensino fundamental através do gênero comentário 


  • Orientador : MARIA CLARA CATANHO CAVALCANTI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARIA CLARA CATANHO CAVALCANTI
  • HERICA KARINA CAVALCANTI DE LIMA
  • EWERTON AVILA DOS ANJOS LUNA
  • Data: 27/08/2019

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  • Sobre o desenvolvimento da oralidade, é senso comum afirmar que a fala espontânea,  por si só, dará conta da apropriação da língua em sua modalidade oral. No entanto, sabemos  que o uso da língua em contextos formais e em situações mais monitoradas de fala demanda  um maior preparo do falante. Assim, preocupados com um ensino sistemático da oralidade,  comungamos com as ideias dos referenciais curriculares vigentes e apoiamo-nos em conceitos  da Linguística de Texto e dos gêneros textuais, para a realização deste trabalho, no qual  focalizamos, sobretudo, em estudos sobre argumentação, gêneros textuais orais e o trato  didático dado aos gêneros orais argumentativos. Baseamo-nos, principalmente, nos estudos  desenvolvidos por Bakthin (2011[1979]), Castilho (2016), Fávero, Andrade e Aquino (2009),  Marcuschi (2008; 2010), Schneuwly; Dolz; Noverraz (2004), Koch (2011; 2015) entre outros. No presente trabalho buscamos resposta(s) para o seguinte problema de investigação: O  ensino e a aprendizagem sistemáticos do gênero oral público formal comentário  argumentativo podem contribuir para a consolidação da capacidade de argumentar? Buscando  resposta(s) a esse questionamento, traçamos como objetivo geral: investigar as contribuições  do trabalho sistemático com o gênero oral formal público comentário argumentativo para o  aprimoramento da capacidade de argumentar de estudantes do 8º ano. A fim de responder ao  problema de investigação e atender aos objetivos desta pesquisa, foi realizado um trabalho de  investigação com natureza qualitativa e aplicada, de caráter descritivo e intervencionista, com  bases na metodologia da pesquisa-ação. Para tal, abordamos o ensino do gênero adotando o  procedimento das sequências didáticas, proposto por Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004). Tal  proposta foi vivenciada nas aulas de língua portuguesa, com uma turma de 8º ano do ensino  fundamental de uma escola da rede pública estadual de PE, localizada no município de  Surubim. Os resultados apontaram que um trabalho mais sistemático com um gênero oral  formal público pode contribuir para o desenvolvimento da capacidade de argumentar, pois comprovadamente notamos que os estudantes voluntários da pesquisa apresentaram textos  mais elaborados após a intervenção. Reconhecemos as contribuições sociais do presente  trabalho, pois este defende que se garanta aos estudantes o desenvolvimento de suas  habilidades linguísticas para sua atuação crítica, ética e responsável, no meio em que vivem


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  • Sobre o desenvolvimento da oralidade, é senso comum afirmar que a fala espontânea,  por si só, dará conta da apropriação da língua em sua modalidade oral. No entanto, sabemos  que o uso da língua em contextos formais e em situações mais monitoradas de fala demanda  um maior preparo do falante. Assim, preocupados com um ensino sistemático da oralidade,  comungamos com as ideias dos referenciais curriculares vigentes e apoiamo-nos em conceitos  da Linguística de Texto e dos gêneros textuais, para a realização deste trabalho, no qual  focalizamos, sobretudo, em estudos sobre argumentação, gêneros textuais orais e o trato  didático dado aos gêneros orais argumentativos. Baseamo-nos, principalmente, nos estudos  desenvolvidos por Bakthin (2011[1979]), Castilho (2016), Fávero, Andrade e Aquino (2009),  Marcuschi (2008; 2010), Schneuwly; Dolz; Noverraz (2004), Koch (2011; 2015) entre outros. No presente trabalho buscamos resposta(s) para o seguinte problema de investigação: O  ensino e a aprendizagem sistemáticos do gênero oral público formal comentário  argumentativo podem contribuir para a consolidação da capacidade de argumentar? Buscando  resposta(s) a esse questionamento, traçamos como objetivo geral: investigar as contribuições  do trabalho sistemático com o gênero oral formal público comentário argumentativo para o  aprimoramento da capacidade de argumentar de estudantes do 8º ano. A fim de responder ao  problema de investigação e atender aos objetivos desta pesquisa, foi realizado um trabalho de  investigação com natureza qualitativa e aplicada, de caráter descritivo e intervencionista, com  bases na metodologia da pesquisa-ação. Para tal, abordamos o ensino do gênero adotando o  procedimento das sequências didáticas, proposto por Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004). Tal  proposta foi vivenciada nas aulas de língua portuguesa, com uma turma de 8º ano do ensino  fundamental de uma escola da rede pública estadual de PE, localizada no município de  Surubim. Os resultados apontaram que um trabalho mais sistemático com um gênero oral  formal público pode contribuir para o desenvolvimento da capacidade de argumentar, pois comprovadamente notamos que os estudantes voluntários da pesquisa apresentaram textos  mais elaborados após a intervenção. Reconhecemos as contribuições sociais do presente  trabalho, pois este defende que se garanta aos estudantes o desenvolvimento de suas  habilidades linguísticas para sua atuação crítica, ética e responsável, no meio em que vivem

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