|
Dissertações |
|
1
|
-
ADRIANA DOS SANTOS PEREIRA BARRETO
-
LEITURA SUBJETIVA E POESIA POPULAR CONTEMPORÂNEA: a recepção da obra de Leonardo Bastião e Bráulio Bessa por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental
-
Orientador : FREDERICO JOSE MACHADO DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FREDERICO JOSE MACHADO DA SILVA
-
ROSIANE MARIA SOARES DA SILVA
-
SUELANY CHRISTTINNY RIBEIRO MASCENA
-
Data: 29/02/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A prática da leitura subjetiva implica considerar as vivências, as emoções e as particularidades de cada sujeito leitor diante da apreciação de uma obra literária. Pretende-se, com isso, fomentar a participação ativa e crítica na construção dos sentidos que o texto literário suscita, por meio de um trabalho interpretativo singular. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou analisar como a leitura de poemas populares desperta o senso crítico a partir do letramento com enfoque na subjetividade dos estudantes. Com base em estudos oriundos da Estética da Recepção, desenvolvemos uma metodologia de ensino de leitura literária que contempla a poesia popular de Bastião (2018) e Bessa (2017, 2018), buscando assim inserir a diversidade de autores e obras na sala de aula, conforme orientação da BNCC. Por acreditarmos que a leitura subjetiva de poemas contribui para a formação literocultural do alunado, bem como para seu desenvolvimento enquanto leitor real e autônomo, realizamos esta pesquisa-ação com estudantes do 9º ano de uma escola pública situada no município do Paulista-PE e avaliamos a recepção dos textos que lhes foram entregues em cinco encontros de leitura. Para tanto, sugerimos aos discentes que externassem suas impressões a respeito dos poemas lidos respondendo aos questionários e efetuando registros em diários de leitura. Foi através esses instrumentos que pudemos identificar as marcas de subjetividade para realizar, então, a análise de dados. A pesquisa dialoga com as contribuições teóricas de vários autores, dentre os quais Abreu (2006), Barbosa (2011), Candido (2004; 2012), Compagnon (2009), Cosson (2021), Ferreira (2013), Franchetti (2009), Greco e Santos (2022), Iser (2011), Jauss (1994, 2011), Langlade (2013), Perotti e Ribeiro (2022), Pinheiro (2018), Rezende (2013), Rouxel (2012; 2013; 2015; 2018), Santos (2011), Soares (2000, 2007) e Xypas (2018, 2020).
-
Mostrar Abstract
-
A prática da leitura subjetiva implica considerar as vivências, as emoções e as particularidades de cada sujeito leitor diante da apreciação de uma obra literária. Pretende-se, com isso, fomentar a participação ativa e crítica na construção dos sentidos que o texto literário suscita, por meio de um trabalho interpretativo singular. Com base em estudos oriundos da Estética da Recepção, desenvolvemos uma metodologia de ensino de leitura literária que contempla a poesia popular, buscando assim inserir a diversidade de autores e obras na sala de aula, conforme orientação da BNCC. Por acreditarmos que a leitura subjetiva de poemas contribui para a formação literocultural do alunado, bem como para seu desenvolvimento enquanto leitor real e autônomo, realizamos uma pesquisa com estudantes do 9º ano de uma escola pública situada no município do Paulista-PE e avaliamos a recepção dos textos que lhes foram entregues em cinco encontros de leitura. Para tanto, sugerimos aos discentes que externassem suas impressões a respeito dos poemas lidos respondendo aos questionários e efetuando registros em diários de leitura. Foi através desses instrumentos que pudemos identificar as marcas de subjetividade para realizar, então, a análise de dados.
|
|
2
|
-
YONE KAROLINE CARVALHO XAVIER
-
A leitura e a escrita de poemas digitais: uma experiência prática no Ensino Fundamental
-
Orientador : ROSIANE MARIA SOARES DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FLAVIANO MACIEL VIEIRA
-
FREDERICO JOSE MACHADO DA SILVA
-
JONAS JEFFERSON DE SOUZA LEITE
-
ROSIANE MARIA SOARES DA SILVA
-
Data: 29/02/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Considerando a necessidade de ampliar a vivência com poesia em sala de aula, e entendendo a dificuldade dos alunos em escrever o gênero com criatividade, buscamos possibilitar a alunos de um 9º ano, do município de Jaboatão dos Guararapes, uma experiência estética com poesia digital. O gênero é uma forma de expressão literária que confere à poesia elementos tecnológicos e digitais. No objetivo de apropriação do gênero pelos alunos, aplicamos oficinas de leitura dos poemas de Paulo Aquarone (2012) e oficinas de escrita a partir das ferramentas do Instagram. As oficinas foram precedidas pela leitura subjetiva de O Pequeno Príncipe (2016) de Saint Exupéry, a fim de auxiliar os estudantes no demonstrar de suas emoções no momento da criação do experimento. A partir disso, os alunos mergulharam em si mesmos, demonstrando uma poética digital íntima e pessoal na forma de dezesseis poemas digitais. De cunho qualitativo, esta pesquisa se caracteriza como bibliográfica. No que concerne às pesquisas sobre a poesia digital, estamos abarcados pela Semiótica triádica e estudiosos como Jorge Luis Antônio (2010) e Flaviano Vieira (2013). Rouxel (2013), Langlade (2013) e Vicent Jouve (2013), nos abarcou acerca das teorias do sujeito leitor Paz (2012), Moisés (2019) e Bosi (2000) em relação à importância da leitura de poesia. Procedemos também a uma pesquisa documental da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2019), no intuito de caracterizar a situação do ensino de poesia digitais nesse documento. Por se tratar também de uma investigação que parte de um problema da experiência de sala de aula, criamos uma página no Instagram intitulada @poema9d, a fim de compartilhar os poemas criados pelos estudantes. Com esse percurso, esperamos ampliar a autonomia do sujeito em face da leitura e escrita de poesia favorecendo a apropriação do texto poético digital. E, por fim, espera-se também estimular o prazer pela leitura literária, através de atividades experimentais com o texto poético literário digital.
-
Mostrar Abstract
-
A literatura digital, também conhecida como e-literatura ou ciberliteratura, é uma forma de expressão literária que emerge no contexto da era digital e tecnológica. Distingue-se da literatura tradicional pelo uso das ferramentas digitais para criar novas experiências de leitura e interação com a obra. Essa forma de arte combina elementos textuais com elementos multimídia, interativos e hipertextuais, proporcionando uma experiência literária única e inovadora. Este estudo, portanto, aborda um dos subgêneros dessa literatura, o poema digital. O gênero é uma forma de expressão literária que confere à poesia elementos tecnológicos e digitais. Nosso objetivo aqui, é conduzir estudantes de um 9º ano pela busca da apropriação do gênero. Para isto, aplicamos oficinas de leitura e escrita de aprendizagem do gênero, articulando-as com atividades de leitura subjetiva de O Pequeno Príncipe de Saint Exupéry. Além disso, a pesquisa de caráter interventivo, explora as características distintivas dos poemas digitais, apresenta os recursos com os quais os alunos escreverão os poemas e discute sobre literatura digital e educação literária, assim como analisa o espaço desse gênero na BNCC.
|
|
3
|
-
PRISCILA PAULA NUNES DA SILVA
-
A INFERÊNCIA NA LEITURA DO GÊNERO MULTIMODAL PROPAGANDA INSTITUCIONAL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA
-
Orientador : GLAUCIA RENATA PEREIRA DO NASCIMENTO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GLAUCIA RENATA PEREIRA DO NASCIMENTO
-
JURANDIR FERREIRA DIAS JUNIOR
-
MARCELA REGINA VASCONCELOS DA SILVA NASCIMENTO
-
Data: 24/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo geral desta pesquisa de mestrado foi o de analisar o desenvolvimento da habilidade da inferência no gênero multimodal propaganda institucional, em exemplares publicados no Instagram (de domínio público), por parte de 15 estudantes voluntários, regularmente matriculados no 8º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes. A participação dos voluntários foi consentida, por escrito, por seus respectivos responsáveis em Termos de Assentimento Livre e Esclarecido, aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisas que envolvem Seres Humanos da UFPE. Os voluntários analisaram textos do gênero propaganda institucional, sob nossa orientação, durante uma sequência didática por nós elaborada para esta pesquisa-ação. O que motivou nosso interesse pelo tema foi o resultado da avaliação diagnóstica do ano de 2021, a qual visou identificar estudantes da rede municipal de Jaboatão que esboçavam algum nível de dificuldade nas matérias de português e matemática. Foram analisadas as provas de português aplicadas no ano de 2021, desde a primeira série do ensino fundamental, até o 9º ano. Nessa análise, verificamos um resultado muito insatisfatório em turmas do quarto, sexto, sétimo e oitavos anos, no que se refere à inferência textual. Os exemplares de propagandas analisados durante a sequência didática foram selecionados em páginas oficiais de prefeituras de 3 municípios pernambucanos, disponíveis no Instagram, entre esses: Recife, Olinda e Jaboatão. Nosso principal critério para a escolha das propagandas foi a ocorrência da multimodalidade textual, ou seja, a combinação de textos verbais e outras semioses imagéticas. Ao analisar essas propagandas, além de identificar informações explícitas, os voluntários deveriam inferir informações implícitas e os possíveis sentidos serem construídos a partir destas, compreendendo as bases do processo inferencial. Os marcos teóricos dessa pesquisa estão embasados nos seguintes autores, (Cunha, 1991) Koch; Elias ([2006]2013), Marcuschi ([2001]2008), Kleiman ([1989]2013), Koch ([2002]2011), ([2007]2011]), Antunes (2003), Geraldi (2005), Ribeiro (2016), Oliveira (2006,2012), Dionísio (2014).
-
Mostrar Abstract
-
O objetivo geral desta pesquisa de mestrado – do tipo pesquisa-ação – foi o de analisar o desenvolvimento da habilidade da inferência no gênero multimodal propaganda institucional, em exemplares publicados no Instagram (de domínio público), por parte de 15 estudantes voluntários, regularmente matriculados no 8º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes. A participação dos voluntários foi consentida, por escrito, por seus respectivos responsáveis em Termos de Assentimento Livre e Esclarecido, aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisas que envolvem Seres Humanos da UFPE. Os voluntários analisaram textos do gênero propaganda institucional, sob nossa orientação, durante um sequência didática por nós elaborada para esta pesquisa-ação. O que motivou nosso interesse pelo tema foi o resultado da avaliação diagnóstica a qual visou identificar estudantes da rede municipal de Jaboatão que esboçavam algum nível de dificuldade nas matérias de português e matemática. Foram analisadas as provas de português aplicadas no ano de 2021, desde a primeira série do ensino fundamental, até o 9º ano. Nessa análise, verificamos um resultado muito insatisfatório em turmas do terceiro, quarto, quinto e sextos anos, no que se refere à inferência textual. Os exemplares de propagandas analisados durante a sequência didática foram selecionados em páginas oficiais de prefeituras de 5 municípios pernambucanos, disponíveis no Instagram, entre esses, Recife, Olinda, Jaboatão, Camaragibe e São Lourenço da Mata. Nosso principal critério para a escolha das propagandas foi a ocorrência da multimodalidade textual, ou seja, a combinação de textos verbais e outras semioses imagéticas. Ao analisar essas propagandas, além de identificar informações explícitas, os voluntários deveriam inferir informações implícitas e os possíveis sentidos serem construídos a partir destas, compreendendo as bases do processo inferencial. Os marcos teóricos dessa pesquisa estão embasados nos seguintes autores, (Cunha, 1991) Koch; Elias ([2006]2013), Marcuschi ([2001]2008), Kleiman ([1989]2013), Koch ([2002]2011), ([2007]2011]), Antunes (2003), Geraldi (2005), Ribeiro (2016), Oliveira (2006,2012), Dionísio (2014). Nossa fundamentação organiza-se em três seções: Leitura, Inferência e Multimodalidade.
|
|
4
|
-
NILDILUCE QUEIROZ DE ARAUJO OLIVEIRA
-
CORDEL E SUBJETIVIDADE: RELATO DE VIVÊNCIA LITERÁRIA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
Orientador : FREDERICO JOSE MACHADO DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FREDERICO JOSE MACHADO DA SILVA
-
ROSIANE MARIA SOARES DA SILVA
-
SUELANY CHRISTTINNY RIBEIRO MASCENA
-
Data: 06/06/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho investiga o ensino do cordel como instrumento pedagógico, a fim de intervir no uso e no trato ao texto literário dentro da sala de aula, com o objetivo de desenvolver uma educação literária com enfoque no gênero cordel para observar a recepção dos alunos a partir desta leitura, como também descrever os ecos íntimos do jovem leitor. Escolhemos como instrumento de trabalho para análise dos ecos íntimos dos alunos, o cordel “Nas asas da poesia” escrito por Milene Augusto, composto de dezesseis estrofes. A intervenção pedagógica foi realizada em uma sala de nono ano, composta por 18 alunos entre 13 e 14 anos, da Escola Municipal José Gonçalves do Nascimento de Solidão/PE – Brasil. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa-ação. A análise dos dados deu ênfase ao método qualitativo. Utilizamos como aporte da leitura subjetiva à vista teórica de Anne Rouxel e Gérard Langlade (2004), Vicent Jouve (2012), Rezende (2004) e Xypas (2018), da teoria da formação literária de Colomer (2007).
-
Mostrar Abstract
-
Este trabalho investiga a aplicabilidade do cordel como instrumento pedagógico, a fim de intervir no uso e no trato ao texto literário dentro da sala de aula, com o objetivo de desenvolver uma educação literária com enfoque no gênero cordel para observar a recepção dos alunos a partir desta leitura, como também apresentar os ecos íntimos do jovem leitor. Escolhemos como instrumento de trabalho para análise dos ecos íntimos dos alunos, o cordel “Nas asas da poesia” escrito por Milene Augusto, composto de dezesseis estrofes. A intervenção pedagógica foi realizada em uma sala de nono ano, composta por 18 alunos entre 13 e 14 anos, da Escola Municipal José Gonçalves do Nascimento de Solidão/PE – Brasil. A fim de registrar os ecos íntimos dos sujeitos-leitores, pedimos aos estudantes para escreverem, individualmente, um diário de leitura, através do qual, eles expuseram suas emoções a partir da leitura da poesia. A mediação da leitura seguiu em três momentos: Preparação (pré-leitura), atuação (leitura) e formação (pós-leitura). A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa-ação. A análise dos dados deu ênfase ao método qualitativo. Os direcionamentos em sala de aula foram realizados a partir de teorias da leitura subjetiva, as quais consideram a motivação singular e pessoal do leitor real obtidas a partir do seu conhecimento de mundo em detrimento das obras através das quais mantiveram contato a partir da leitura. Pusemo-nos a analisar as emoções e fruição dos estudantes escritas em seus diários de leitura através de cinco categorias: 1) sobre o texto; 2) estados singulares das realizações textuais por um vocabulário de sentimentos; 3) evocação de outras leituras literárias/da vida/do mundo; 4) A identificação do sujeito leitor com as situações vividas pelo personagem-narrador; 5) Resposta a si, segundo Xypas (2018). Tendo como aporte da leitura subjetiva à vista teórica de Anne Rouxel e Gérard Langlade (2004), Vicent Jouve (2012), Rezende (2004) e Xypas (2018), da teoria da formação literária de Colomer (2007). Apoiando-nos na visão do cordel em sala de aula a partir de Marinho e Pinheiro (2012). Portanto, a contribuição deste estudo idealizado a partir da leitura subjetiva, visa formar leitores de poesia, capazes de manifestar suas fruições, emoções/sentimentos, a fim de apropriar-se do conhecimento do mundo que o rodeia como de si próprio.
|
|
5
|
-
ANA PAULA SOUZA BEZERRA
-
Aspectos da coesão lexical em resenhas do 8º Ano do Ensino Fundamental
-
Orientador : JOSE HERBERTT NEVES FLORENCIO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
IVANDILSON COSTA
-
JOSE HERBERTT NEVES FLORENCIO
-
MILENE BAZARIM
-
Data: 05/07/2024
Ata de defesa assinada:
-
-
Mostrar Resumo
-
O processo de coesão lexical, na perspectiva interacionista, é definido como o efeito coesivo promovido por meio da seleção do vocabulário. Tal processo se caracteriza por depender de fatores contextuais e da interpretação que os interlocutores fazem na compreensão das relações que as palavras apresentam entre si dentro do texto. Diante disso, investigou-se como acontece a coesão lexical em resenhas produzidas por estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental e, a partir do diagnóstico encontrado, foram sugeridas atividades que orientassem a reescrita, a fim de promover um maior desenvolvimento dessa coesão nos textos produzidos pelos estudantes. Como objetivo geral da investigação, analisou-se como os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental promovem a coesão lexical nos textos escritos. Tal investigação foi baseada em pressupostos de pesquisas da Linguística Textual, que investigam algumas questões referentes à textualização, e apontam alguns problemas no que tange ao processo de materialização de sentidos na modalidade de textos escritos. Como grande parte dos trabalhos que contempla a coesão se volta à análise de elementos gramaticais, a presente pesquisa contemplou a análise de resenhas à luz da coesão realizada por itens lexicais. Para tanto, nos baseamos nos pressupostos teóricos da Linguística textual que contemplam a escrita sob uma perspectiva interacionista e como uma prática social discursiva. A partir do exposto, nossa investigação se mostra relevante como uma proposta de intervenção na produção escrita dos estudantes que os auxilia numa melhor articulação dos seus textos por meio de atividades que orientam a reescrita. A pesquisa se insere no tipo qualitativo, pois, a partir dos dados gerados, que foram as produções escritas dos colaboradores, foram identificados e interpretados os casos de coesão lexical bem e mal elaborados. Como abordagem metodológica principal, foi utilizada a pesquisa-ação, uma vez que após correção oral das produções escritas, os estudantes realizaram atividades para auxiliarem no processo de reescrita textual. No total, foram analisados 27 textos, divididos em três momentos: produção diagnóstica de resenha, reescrita da produção inicial e produção de nova resenha. Assim, ao trabalhar os elementos da coesão lexical, por meio de atividades significativas que auxiliaram a reescrita, verificou-se que os usos inadequados da coesão lexical, identificados na produção inicial dos estudantes, foram atenuados na produção da nova resenha. Dessa forma, foi constatado que o uso efetivo dos itens lexicais, associados ao gramaticais, contribuem para estabelecer a construção adequada da textualidade e, consequentemente, da unidade semântica, da continuidade e da argumentação do texto escrito.
-
Mostrar Abstract
-
O processo de coesão lexical é definido como o efeito coesivo promovido por meio da seleção do vocabulário (Neves, 2020). Tal processo se caracteriza por depender de fatores contextuais e da interpretação que os interlocutores fazem na compreensão das relações que as palavras apresentam entre si dentro do texto. Diante disso, investigamos como acontece a coesão lexical em resenhas produzidas por estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, e a partir do diagnóstico encontrado, sugerimos atividades de reescrita, a fim de promover um maior desenvolvimento dessa coesão nos textos escritos produzidos pelos estudantes. A pesquisa surgiu após a análise de autores como Costa Val (2006), Passarelli (2012) e Pécora (2011) que investigam e apontam alguns problemas no que tange à textualização, processo de materialização de sentidos em um texto concreto, em textos escritos. Como grande parte dos trabalhos que contempla a coesão se volta à análise de elementos gramaticais, a presente pesquisa contemplou a análise de resenhas à luz da coesão realizada por itens lexicais. Para isso, nos baseamos nos pressupostos teóricos de Koch (2017), Antunes (2012) e Passarelli (2012). A partir do exposto, nossa pesquisa se mostra relevante como uma proposta de intervenção na produção escrita dos estudantes que os auxilia numa melhor articulação dos seus textos. Assim, ao trabalhar os elementos de coesão lexical, evidenciamos elementos que contribuem para estabelecer a construção adequada da textualidade e, consequentemente, da unidade semântica do texto.
|
|
6
|
-
CLAUDETE SOUZA DA SILVA
-
TEXTOS LITERÁRIO E DIREITOS HUMANOS EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ABORDAGEM POR INTERMÉDIO DO CONTO “MARIA” DE CONCEIÇÃO EVARISTO
-
Orientador : THAIS LUDMILA DA SILVA RANIERI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSE JACINTO DOS SANTOS FILHO
-
MARIA DO SOCORRO ALMEIDA
-
THAIS LUDMILA DA SILVA RANIERI
-
Data: 27/08/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho aborda textos literário e direitos humanos em aulas de língua portuguesa, sendo uma abordagem por intermédio do conto de “Maria” de Conceição Evaristo. O principal objetivo deste trabalho é verificar se o ensino de literatura é tratado como e para a Educação em Direitos Humanos. A questão principal de investigação foi se os professores de Literatura a tratam como e para os Direitos Humanos. Essa questão se justifica, pois os professores, em sua maioria, não valorizam o princípio humanizador da Literatura. A metodologia utilizada é composta por aula expositiva e dialógica com suporte de projeção para apresentação de mapas, imagens, ilustrações e textos. A retomada de oficinas foi realizada para marcar os pontos de encontro das áreas de conhecimento. Esta oficina propõe trabalhar com os estudantes na perspectiva da ludicidade, utilizando o gênero textual para dialogar acerca dos afro-brasileiros presentes na memória, oralidade, circularidade, cultura, religiosidade, musicalidade, ludicidade e corporeidade da ancestralidade negra; valorizando a cultura afro-brasileira e despertando nos discentes a construção de seus processos de identificação e de pertencimento. O presente trabalho se pautou em auxiliar o ofício do professor na sala de aula e, assim, desenvolver competências e habilidades de leitura de estudantes da rede pública de ensino dos anos finais do ensino fundamental II.
-
Mostrar Abstract
-
O trabalho vem com o intuto de interagir o texto literário, com ênfase no conto Maria de Conceição Evaristo, aos seus respctivos leitores, a fim de deixar mais palpável, através da leitura jurídico-literária os direitos humanos fundamentais que regem a pirâmide social, fazendo significar sujeitos e sociedade e constituindo cidadãos cientes de seus direitos, em busca de um tratamento racial mais igualitário e justo, salvaguardando a dignidade da pessoa humana, sua cidadania, seus valores sociais necessários para uma vida organizada e harmônica, de respeito mútuo.
|
|
7
|
-
JOSE HELI MEDEIROS DE ANDRADE
-
O TRABALHO COM OS MEMES EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA A PARTIR DA CURADORIA DE TEXTOS PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
Orientador : THAIS LUDMILA DA SILVA RANIERI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GLAUCIA RENATA PEREIRA DO NASCIMENTO
-
THAIS LUDMILA DA SILVA RANIERI
-
WALISON PAULINO DE ARAÚJO COSTA
-
Data: 29/08/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho tem como principal objetivo analisar como os textos, selecionados a partir da curadoria docente, contribuem com o desenvolvimento de habilidades de leitura com estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Para isso, nos apoiaremos nas contribuições de autores vinculados ao estudo do texto, à linguística textual, ao estudo dos gêneros e dos materiais didáticos. Nossa pesquisa se enquadra metodologicamente nos parâmetros da pesquisa-ação de cunho qualitativo, que além de propor um caminho teórico para elucidar problemas, propõe uma intervenção pedagógica, pautada principalmente na realidade apresentada em uma turma, que em nosso caso, foi uma turma do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal. A problemática abordada foi evidenciada após o período da pandemia de COVID-19, que assolou o Brasil e o mundo a partir do ano de 2020, o que ocasionou o fechamento das escolas e o distanciamento social. Esse fato provocou ainda mais dificuldades educacionais, como o domínio de habilidades de leitura por parte dos estudantes, inclusive dos anos finais do ensino fundamental. Atualmente, ainda nos deparamos com muitos alunos com dificuldades na realização de atividade de leitura e compreensão de textos. Essa constatação nos fez pensar na hipótese de que curadoria de textos para as aulas de Língua Portuguesa contribui tanto para complementar as atividades apresentadas no livro didático, quanto para o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao domínio da leitura e compreensão de textos. Para tanto, escolhemos o gênero meme como principal “coadjuvante” de nossa intervenção.
-
Mostrar Abstract
-
Este projeto de pesquisa tem como objetivo principal analisar como os textos, selecionados a partir da curadoria docente, contribuem com o desenvolvimento de habilidades de leitura em alunos do 6º ano do ensino fundamental. Do ponto de vista epistemológico, tece diálogos baseados na linguística de texto, segundos os estudos de Bakthin (1997, 2000, 2010) e Marcusshi (2004, 2008); nas pesquisas sobre multiletramentos, conforme Rojo e Barbosa (2012, 2015) e outros autores como Dolz e Schneuwly (2004), Cosson (2020), Antunes (2009) e demais. Como enfoque metodológico, utilizaremos a pesquisa ação, conforme define Thiolent (1992), que visa atender aos requisitos do Programa de Mestrado Profissional em Letras ligado à Universidade Federal de Pernambuco - PROFLETRAS/UFPE. A problemática abordada parte das experiências docentes vivenciadas em sala de aula e servirão de ponto de partida para construirmos a proposição interventiva. A principal hipótese é que curadoria de textos para as aulas de Língua Portuguesa em uma turma do 6º ano do ensino fundamental, pode contribuir tanto para complementar as atividades apresentadas no livro didático, como também para ajudar os estudantes a desenvolverem habilidades relacionadas ao domínio da leitura.
|
|
8
|
-
ANA KARLA ARANTES AROCHA
-
Multiletramento e habilidades de leitura: o desempenho de estudantes do 6º ano do ensino fundamental na leitura do gênero infográfico
-
Orientador : MARCELA REGINA VASCONCELOS DA SILVA NASCIMENTO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCELA REGINA VASCONCELOS DA SILVA NASCIMENTO
-
SONIA VIRGINIA MARTINS PEREIRA
-
FERNANDO AUGUSTO DE LIMA OLIVEIRA
-
Data: 29/08/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A multiplicidade de linguagens, modos ou semioses que atualmente está muito evidente nos textos em circulação social acaba exigindo dos leitores novas maneiras de processar as informações e, portanto, novas estratégias discursivas. Frente às competências e habilidades almejadas para o perfil do leitor atual, as práticas de letramento em leitura têm se mostrado insuficientes e devem ser direcionadas ao multiletramento. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo investigar o desenvolvimento de habilidades de leitura de infográficos por estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, cuja metodologia concentrou-se na implementação de uma sequência de atividades e o procedimento para a análise e interpretação de dados levou em conta o resultado obtido na aplicação da atividade diagnóstica comparando-o com o resultado obtido na atividade final. A análise comparativa dos resultados evidenciou a eficácia da intervenção implementada, uma vez que a média geral de acertos aumentou, vários descritores mostraram melhorias expressivas em seus percentuais de acertos e a maioria dos estudantes mostrou algum nível de progresso. Esses dados indicam melhorias significativas no desenvolvimento das habilidades de leitura e compreensão de infográficos dos estudantes voluntários participantes da pesquisa, mas também destacam a importância de acompanhamento e suporte aos estudantes que ainda estão com desempenho crítico ou que tiveram queda no desempenho. Nesta dissertação, para a fundamentação teórica utilizou-se para o conceito de gêneros textuais a abordagem dos Estudos Retóricos de Gênero (ERG), da qual fazem parte Miller (2012), Bazerman (2011) e Marcuschi (2008, 2010) e no que concerne ao conceito de gêneros multissemióticos recorreu-se aos estudos de Dionisio e Vasconcelos (2013), Marcuschi (2008, 2010) e Rojo (2015); no que diz respeito aos conceitos de letramento, letramentos múltiplos e multiletramentos tomou-se como base as pesquisas de Soares (2003), Dionisio (2008), Santos (2006) e Rojo (2012) e para a elucidação da origem do termo multiletramentos os postulados do Grupo de Nova Londres (1996). De Pablos Coello (1998), Cairo (2008), Teixeira (2010) e Nascimento (2013) respaldam as reflexões sobre o gênero textual infográfico; e Paiva (2016) guia os pressupostos acerca das habilidades de leitura de infográficos.
-
Mostrar Abstract
-
A multiplicidade de linguagens, modos ou semioses que atualmente está muito evidente nos textos em circulação social acaba exigindo dos leitores novas maneiras de processar as informações e, portanto, novas estratégias discursivas. Frente às competências e habilidades almejadas para o perfil do leitor atual, as práticas de letramento em leitura têm se mostrado insuficientes e devem ser direcionadas ao multiletramento. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo investigar o desenvolvimento de habilidades de leitura de infográficos por estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, cuja metodologia concentra-se na implementação de uma sequência de atividades e o procedimento para a análise e interpretação de dados levará em conta o resultado obtido na aplicação da atividade diagnóstica e irá compará-lo, após a realização da sequência de atividades, com os resultados obtidos na atividade final. Nesta dissertação, para a fundamentação teórica utilizamos para o conceito de gêneros textuais a abordagem dos Estudos Retóricos de Gênero (ERG), da qual fazem parte Miller (2012), Bazerman (2011) e Marcuschi (2008, 2010) e no que concerne ao conceito de gêneros multissemióticos recorremos aos estudos de Dionisio e Vasconcelos (2013), Marcuschi (2008, 2010) e Rojo (2015); no que diz respeito aos conceitos de letramento, letramentos múltiplos e multiletramentos tivemos como base as pesquisas de Soares (2003), Dionisio (2008), Santos (2006) e Rojo (2012) e para a elucidação da origem do termo multiletramentos guiamo-nos pelas pesquisas do Grupo de Nova Londres (1996). De Pablos Coello (1998), Cairo (2008), Teixeira (2010) e Nascimento (2013) respaldam as reflexões sobre o gênero textual infográfico; e, para as habilidades de leitura de infográficos, pautamo-nos nas pesquisas de Paiva (2020).
|
|
9
|
-
LINDIANE MARIA GOMES
-
SELEÇÃO LEXICAL NO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL: proposta de oficinas pedagógicas para o 9º Ano do Ensino Fundamental
-
Orientador : JOSE HERBERTT NEVES FLORENCIO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSE HERBERTT NEVES FLORENCIO
-
ELAINE PEREIRA DAROZ
-
RINALDA FERNANDA DE ARRUDA
-
Data: 30/08/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação tem por objetivo desenvolver estratégias que proporcionem o aprimoramento das escolhas lexicais de estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental no processo de escrita do projeto do Trabalho de Conclusão do Fundamental (TCF). O TCF é um programa da Rede Estadual de Educação de Pernambuco que incentiva os alunos concluintes do Ensino Fundamental a desenvolverem um projeto de pesquisa científica sobre algum tema de interesse dos estudantes e da comunidade escolar. A opção por trabalhar com o TCF, especificamente centrado na escrita do Plano de Voo, partiu não apenas das dificuldades enfrentadas pelos educandos nesse primeiro contato com o desenvolvimento de uma pesquisa de iniciação científica, mas também dos desafios enfrentados por mim, na posição de professora-orientadora, em atender às propostas do TCF e adequá-las à rotina pedagógica. Durante o processo de escrita do trabalho, os alunos apresentaram com certa frequência três problemas específicos: o primeiro deles diz respeito ao uso de termos técnicos atrelados à temática da pesquisa; o segundo refere-se à adequação do uso de verbos procedimentais; o terceiro trata do uso de sinalizadores lexicais indicativos de relato. Diante dos desafios apresentados, definimos uma abordagem de trabalho pautada na perspectiva textual-interativa da seleção lexical, na qual analisamos os fatores que orientam as escolhas lexicais durante o processo de escrita do texto, bem como avaliamos as relações que se constituem por meio da seleção lexical. Para tanto, nos apoiamos nos trabalhos de Neves (2020), Antunes (2009; 2010; 2012), Bezerra (2004), Correia (2011), Koch e Elias (2010), Marcuschi (2004; 2010) e Travaglia (2016; 2021). Para a intervenção pedagógica, chegamos à conclusão de que o formato de oficinas seria o que melhor atenderia à nossa proposta de trabalho, por possibilitar a intervenção direcionadas para cada uma das situações-problema vivenciadas na escrita do Plano de Voo, conforme apontam Cuberes (1989), Vieira e Volquind (1996) e Valle e Arriada (2012). O desenvolvimento da pesquisa nos mostrou ser possível despertar nos educandos uma espécie de consciência linguística, a qual viabiliza a percepção de que, a depender do contexto, haverá uma seleção lexical que é condicionada ao espaço de interação e que, portanto, o atendimento às exigências do contexto é responsável por promover a adequação linguística do texto.
-
Mostrar Abstract
-
Esta dissertação tem por objetivo desenvolver estratégias que proporcionem o aprimoramento das escolhas lexicais de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental no processo de escrita do projeto do Trabalho de Conclusão do Fundamental (TCF). O TCF é um programa da rede estadual de Pernambuco que incentiva os alunos concluintes do Ensino Fundamental a desenvolverem um projeto de pesquisa científica sobre algum tema de interesse dos estudantes e da comunidade escolar. A opção por trabalhar com a escrita do TCF partiu não apenas das dificuldades enfrentadas pelos estudantes nesse primeiro contato com o desenvolvimento de uma pesquisa de iniciação científica, mas também, dos desafios enfrentados por mim, na posição de professora-orientadora, em atender as propostas do TCF e adequá-las à rotina pedagógica. Durante o processo de escrita do trabalho, os alunos apresentaram com certa frequência três problemas específicos: o primeiro deles, diz respeito ao atendimento à formatação do gênero projeto; o segundo, trata da adequação vocabular ao contexto da esfera científica; o último é uma espécie de subtópico do problema dois, trata da dificuldade que os estudantes apresentaram em reconhecer e fazer uso de termos da esfera técnico-científica. Diante dos desafios apresentados, definimos uma abordagem de trabalho pautada na perspectiva textual-interativa da seleção lexical, na qual analisamos os fatores que orientam as escolhas lexicais durante o processo de escrita do texto, bem como avaliamos as relações que se constituem por meio da seleção lexical, para tanto, nos apoiamos nos trabalhos de Antunes (2009; 2010; 2012), Bezerra (2004), Correia (2011), Koch e Elias (2010), Marcuschi (2004; 2010), Neves (2020) e Travaglia (2016; 2021). Para o desenvolvimento da intervenção pedagógica, chegamos à conclusão de que o formato de oficinas pedagógicas seria o que melhor atenderia às necessidades dos estudantes, possibilitando intervenções direcionadas para cada uma das situações-problema que se apresentavam, conforme apontam Cuberes (1989), Vieira e Volquind (1996) e Valle e Arriada (2012). O desenvolvimento das análises encontra-se em processo de construção, por esta razão, as informações, por ora, não serão incluídas.
|
|
10
|
-
PATRÍCIA FERNANDA DE SOUZA SILVA
-
Leitura e compreensão na Educação de Jovens Adultos e Idosos (EJAI): um olhar voltado para temas socialmente relevantes
-
Orientador : MARCELA REGINA VASCONCELOS DA SILVA NASCIMENTO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCELA REGINA VASCONCELOS DA SILVA NASCIMENTO
-
GLAUCIA RENATA PEREIRA DO NASCIMENTO
-
LIDIANE EVANGELISTA LIRA
-
Data: 30/08/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Quando pensamos em ensino de leitura, a priori, devemos pensar no perfil leitor que gostaríamos de ajudar a formar, a saber, um leitor que “processe, critique,contradiga ou avalie a informação que tem diante de si, que a desfrute ou a rechace, que dê sentido e significado ao que lê” (Solé apud Koch; Elias, 2010, p. 13). Diante da extrema necessidade de se priorizar um trabalho com a leitura significativa de textos em turmas da Educação de Jovens, Adultos e Idosos- EJAI, essa pesquisa-ação - adotando uma perspectiva sociointeracionistas da linguagem (cf. Bronckart, 1999, 2006; Bakhtin, 2004)- buscou, por meio do desenvolvimento de uma sequência de atividades de leitura, ampliar a proficiência leitora de estudantes do 8º/9º ano- fase IV da EJAI (Educação de Jovens, Adultos e Idosos), matriculados em uma escola localizada no Cabo de Santo Agostinho- PE. A intervenção proposta nesse estudo foi realizada em 5 encontros, dos quais 4 foram dedicados às atividade de intervenção e 1 destinou-se a exposição de conteúdos relacionados ao ensino de leitura. Tendo em vista a importância do papel da escola na constituição da criticidade, da autonomia e da transformação do meio, entendemos que a seleção de textos que contemplem temas ligados a problemáticas sociais que requerem reflexões mais frequentes, especialmente por parte de jovens, adultos e idosos, pode favorecer a ampliação do repertório dos estudantes, de modo a lhes permitir construir conhecimentos importantes para uma atuação não apenas discursiva, mas também propositiva e imediata em seus contextos sócio-culturais, isto posto elegemos a vulnerabilidade da mulher na sociedade como tema norteador dos textos que foram utilizados nesse estudo. A escolha pelo tema reafirma a relevância desse assunto, como estratégia para a mitigação e/ou o combate de discursos machistas, sexistas e preconceituosos que comumente são socialmente aceitos e naturalizados. Partimos da premissa de que os estudantes voluntários ampliariam sua proficiência leitora bem como seu repertório crítico e social, tendendo a posicionarem-se mais criticamente diante dos textos lidos, conforme nos orienta os a BNCC (Base Nacional Comum Curricular- Brasil, 2017), no que tange o ensino de leitura. Por meio dos resultados, constamos relevante ampliação da proficiência leitora de alguns estudantes participantes, no entanto outros estudantes ainda apresentam significativas dificuldades de compreensão. Pontuamos ainda que esse estudo foi pautado nas considerações de Marcuschi (1983, 2001, 2007, 2008, 2010), Geraldi (1984), Solé (1998, 2003), Spinillo (2008, 2013), Koch e Travaglia, (1992), Koch e Elias (2006), Kleiman (2004), e outros, além de documentos norteadores da educação tais quais a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB e o Currículo da EJA-EF/PE.
-
Mostrar Abstract
-
Quando pensamos em ensino de leitura, a priori, devemos analisar o perfil leitor que queremos formar, a saber, um leitor que “processe, critique,contradiga ou avalie a informação que tem diante de si, que a desfrute ou a rechace, que dê sentido e significado ao que lê” (SOLÉ apud KOCH; ELIAS, 2010, p. 13). Diante da extrema necessidade de se priorizar um trabalho com a leitura significativa de textos em turmas da EJA, essa pesquisa-ação - adotando uma perspectiva sociointeracionistas da linguagem (cf. BRONCKART, 1999, 2006, BAKHTIN, 2004)- busca por meio do desenvolvimento de uma sequência de atividades de leitura ampliar a proficiência leitora de estudantes do 8º/9º ano- fase IV da EJAI (Educação de Jovens, Adultos e Idosos) matriculados em uma escola localizada no Cabo de Santo Agostinho- PE. A intervenção proposta nesse estudo foi realizada em 6 encontros, dos quais 4 foram dedicados às atividade de intervenção e dois destinaram-se as aplicações dos questionários de sondagem inicial e de avaliação final. Tendo em vista a importância do papel da escola na constituição da criticidade, da autonomia e da transformação do meio, elegemos a vulnerabilidade da mulher como tema norteador dos textos que foram utilizados nesse estudo. A escolha pelo tema reafirma a relevância desse assunto como estratégia para a minimização e/ou o combate de discursos machistas, sexistas e preconceituosos que comumente são socialmente “aceitos” e “ naturalizados”. Partimos da premissa de que os estudantes voluntários ampliarão sua proficiência leitora bem como seu repertório crítico e social, posicionando-se criticamente diante dos textos lidos, conforme nos orienta os PCN (1998) e a BNCC (2018) no que tange o ensino de leitura. Pontuamos ainda que esse estudo foi pautado nas considerações de Marcuschi,(1983), Geraldi ( 1984), Solé (1998), Spinillo, (2013), Koch e Travaglia, (1992); Koch e Elias (2006), Kleiman(2004) , e outros, além de documentos norteadores da educação tais quais a LDB, os PNE, o Currículo da EJA-EF/PE e os PCN.
|
|
11
|
-
DAYSE MACIEL SANTOS
-
ARGUMENTAÇÃO E ESCRITA DIGITAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO POR MEIO DO TECNOGÊNERO POST EM CARROSSEL NO INSTAGRAM
-
Orientador : MARCELA REGINA VASCONCELOS DA SILVA NASCIMENTO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCELA REGINA VASCONCELOS DA SILVA NASCIMENTO
-
THAIS LUDMILA DA SILVA RANIERI
-
SONIA VIRGINIA MARTINS PEREIRA
-
PALOMA PEREIRA BORBA PEDROSA
-
Data: 11/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Na escola, é necessário levar os estudantes a desenvolverem habilidades de argumentação, tendo em vista que ela é inerente à própria linguagem. Tal necessidade se torna mais evidente em função da emergência das mídias digitais, diante de múltiplas práticas comunicativas, proporcionadas pelo advento de novas tecnologias, sobretudo com a internet, surgem, assim, os gêneros nativos digitais. Um deles é o post em carrossel no Instagram de visada argumentativa, que se destaca por sua intensa circulação social e pelo importante papel que cumpre. A tecnodiscursividade está intrinsecamente relacionada à construção do teor argumentativo dos tecnodiscursos, o ensino da argumentação não deve ignorar a importância desse fenômeno. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou investigar como o ensino de mecanismos argumentativos compósitos de escrita digital, por meio da produção do tecnogênero post em carrossel no Instagram pode contribuir para o desenvolvimento da capacidade de argumentação de estudantes do 9º ano, na produção de textos. As bases conceituais para este trabalho surgiram a partir de Amossy (2020), Andersen (2022, 2023), Bazerman (2015, 2020), Miller (2012, 2015), Bawarshi e Reiff (2013), Paveu (2022). Trata-se de uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa, que teve como voluntários estudantes do 9º ano de uma escola municipal da rede pública de ensino recifense. No escopo dos estudos teóricos supracitados, desenvolvemos um modelo de ensino “o processo guiado de imersão tecnodiscursiva”, baseado em uma pedagogia interativa de gêneros, considerando o tecnogênero (Paveau, 2022) como resultante de uma ecologia composicional (Farias, 2022), na qual os produsuários permanecem como sujeitos estrategistas que operam escolhas (Santos e Cortez, 2022). De acordo com a metodologia proposta, foram elaboradas atividades digitais no Canva, buscando desenvolver a capacidade de argumentação dos estudantes, por meio da produção de posts em carrossel para publicação em um perfil criado no Instagram para a turma. A partir das análises das produções finais, foi possível observar grande avanço no conhecimento relativo aos mecanismos argumentativos compósitos que podem ser empregados em uma produção escritural digital. Os estudantes tornaram-se conscientes da ecologia composicional da qual um tecnogênero é resultante e sentiram-se autorizados a assumir o papel de produsuários que operam escolhas no processo de escrita digital argumentativa.
-
Mostrar Abstract
-
Na escola, é necessário levar os estudantes a desenvolverem habilidades de argumentação, tornando-os leitores críticos capazes de perceber as intenções persuasivas dos enunciados e de produzir textos de caráter argumentativo, mobilizando um complexo conjunto de recursos semióticos. Tal necessidade se torna mais evidente em função da emergência das mídias digitais, que possibilitam múltiplas práticas comunicativas, proporcionadas pelo advento de novas tecnologias, sobretudo com a internet. Novos gêneros surgem, constituídos por diferentes materialidades que se articulam. Um deles é o post em carrossel no Instagram, que se destaca por sua intensa circulação social e pelo forte papel argumentativo que cumpre. A tecnodiscursividade está intrinsecamente relacionada à construção do teor argumentativo dos textos nativos digitais, o ensino da argumentação não pode ignorar a importância desse fenômeno. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva investigar como o ensino de práticas tecnodiscursivas por meio do gênero post em carrossel no Instagram pode contribuir para o desenvolvimento da capacidade argumentativa de estudantes do 9º ano. As bases conceituais para este trabalho surgiram a partir de Amossy (2020), Andersen (2022, 2023), Bazerman (2015, 2020), Miller (2012, 2015), Oliveira (2022), Paveu (2022). Trata-se de uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa, que terá como voluntários estudantes do 9º ano de uma escola municipal da rede pública de ensino recifense. Em conformidade com a revisão dos estudos teóricos supracitados, desenvolvemos o modelo de ensino “o processo guiado de imersão tecnodiscursiva”. A metodologia é baseada em uma pedagogia interativa de gêneros, considerando o tecnogênero (Paveau, 2022) como resultante de uma ecologia composicional (Farias, 2022), na qual os produsuários permanecem como sujeitos estrategistas que operam escolhas (Santos e Cortez, 2022). A partir dele, foi elaborada uma sequência de atividades, visando analisar o desenvolvimento da argumentação dos alunos, por meio da produção de posts em um perfil criado no Instagram para a turma.
|
|