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Disertaciones |
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EDILENE GOMES TÁVORA
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UTILIZAÇÃO DOS MEMES NO DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA DO 8º ANO
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Líder : DILMA TAVARES LUCIANO
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MIEMBROS DE LA BANCA :
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DILMA TAVARES LUCIANO
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JOSE HERBERTT NEVES FLORENCIO
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LILIAN NOEMIA TORRES DE MELO GUIMARÃES
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Data: 20-sep-2021
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Resumen Espectáculo
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Esta pesquisa tem como tema a utilização dos memes no desenvolvimento da compreensão leitora. Parte da percepção do meme como um gênero multimodal emergente na internet ainda pouco discutido no meio acadêmico e ausente, em certa medida, do ambiente de ensino e aprendizagem da língua materna, ainda que seja possível verificar a sua utilização pelos discentes cotidianamente. A partir dessa realidade, o objetivo deste trabalho de pesquisa é contribuir através de uma abordagem pedagógico-didática dos memes, voltada para o desenvolvimento da competência leitora de alunos no 8º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, por meio do recurso ao gênero multimodal escolhido e com vistas à mobilização do pensamento reflexivo-crítico acerca do tema Covid-19, presentes nos memes analisados. Compreende, assim, que a leitura é repleta de significados não apenas para os aprendizes, pois todos tem vivenciado esse momento histórico. Como lastro teórico, assume os estudos sobre memes de Dawkins ([1976] 2001) e Lima-Neto (2014), a Teoria de Gêneros do Discurso (cf. BAKTHIN, 2000; MARCUSSHI, 2008) e a concepção de compreensão leitora presente em Solé (1998), em Kleiman (2013) e em Koch (2009ª, 2009b). Além disso, identifica e reflete sobre os gêneros multimodais conforme proposto nos documentos oficiais da educação, nomeadamente os “Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco” e a “Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental”, bem como sua presença no livro didático adotado para o Ensino Fundamental II, em uma escola da rede pública de PE. A análise de dados do gênero textual meme, os estudos teóricos e as atividades pedagógico-didáticas propostas tiveram como objetivo desenvolver a habilidade leitora, refletindo sobre aportes teórico-metodológicos que contribuíssem na melhoria do ensino da compreensão leitora do gênero multimodal meme. Para tanto, identifica estratégias de leitura necessárias para mobilizar sobretudo o conhecimento enciclopédico presente nos memes tomados como objetos de leitura, e apresentados no interior da proposta de sequência didática oferecida como um instrumento relevante para o trabalho docente a ser desenvolvido na leitura desse gênero.
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ADA JULIANA DO NASCIMENTO
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ESTUDOS CRÍTICOS DO DISCURSO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA A PARTIR DE POSTAGENS DE TEMÁTICA AMBIENTAL NO INSTAGRAM
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Líder : MARIA CLARA CATANHO CAVALCANTI
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MIEMBROS DE LA BANCA :
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HERICA KARINA CAVALCANTI DE LIMA
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LILIAN NOEMIA TORRES DE MELO GUIMARÃES
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MARIA CLARA CATANHO CAVALCANTI
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Data: 21-sep-2021
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Resumen Espectáculo
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Este estudo tem como objetivo principal contribuir com o ensino de Língua Portuguesa a partir dos estudos críticos do discurso através de análises de postagens da rede social Instagram sobre a temática do meio ambiente. Almejamos colaborar com o desenvolvimento da leitura crítica dos estudantes da etapa do Ensino Básico no Brasil, sobretudo da modalidade da Educação de Jovens e Adultos. A partir de uma proposta de oficinas de leitura de postagens do Instagram, que versam sobre a temática do meio ambiente, mais especificamente as que se relacionam às queimadas ocorridas na Amazônia e no Pantanal ao longo de 2019 e 2020, aspiramos entender, como pesquisadora e docente, como um conjunto de atividades sistematicamente organizadas pode assistir o estudante a desenvolver suas habilidades de leitura crítica. Nossa pesquisa se fundamentou no enquadre teórico da Análise Crítica do Discurso (ACD), especialmente nos estudos de Fairclough (1989, [1992] 2008, 2003, [2001] 2009, [1995] 2010) e Chouliaraki e Fairclough (1989). A construção de nossos planos de aulas tem como procedimentos principais aplicações de questionários com questões objetivas e subjetivas, aplicação de ficha de atividades de leitura, atividades em equipe, leitura colaborativa e rodas de conversa. Todas essas atividades levantam reflexões acerca de hegemonia, ideologia, dominação e relações de poder nos discursos ambientais das páginas das instituições que fazem parte do nosso corpus de pesquisa através de análises sobre o propósito comunicativo das postagens, a significação das palavras, intertextualidade, interdiscursividade e tema. O desenvolvimento dessa pesquisa mostrou-nos que é possível e factível, ainda que exija muito mais empenho dos professores, contribuir com a formação de cidadãos críticos, autônomos e participativos através da promoção de um ensino de Língua Portuguesa que ofereça experiências significativas de leitura aos estudantes.
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ISRAEL JOSÉ DE LIMA JÚNIOR
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Ensino de gramática em perspectiva dialógica: trabalhando com o gênero discursivo charge
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Líder : ANA MARIA COSTA DE ARAUJO LIMA
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MIEMBROS DE LA BANCA :
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ANA MARIA COSTA DE ARAUJO LIMA
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ELIETE CORREIA DOS SANTOS
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JOSE HERBERTT NEVES FLORENCIO
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MARIA CLARA CATANHO CAVALCANTI
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Data: 05-oct-2021
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Resumen Espectáculo
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Este trabalho objetiva analisar o ensino de gramática em perspectiva dialógica, a partir da especificidade do gênero discursivo charge. Nosso interesse por esse tema partiu da vivência do autor enquanto professor nos anos finais do Ensino Fundamental, ao se deparar com estudantes que apresentavam muitas dificuldades de interpretação de textos, estando presos a construções puramente gramaticais da língua. Nossa hipótese é a de que o estudo dos gêneros discursivos permite que os alunos não apenas se prendam à estrutura do enunciado, mas também a três dimensões em conjunto: conteúdo temático, estilo e forma composicional (BAKHTIN, 2006). Tomamos como referencial teórico alguns autores que compõem o círculo de Bakhtin, como Bakhtin, 2006 [1979], Medviédev, 2016 [1928]) e Volóchinov, 2017 [1929]. Nossa pretensão foi realizar um estudo descritivo e analítico que revisitasse o ensino de gramática tradicional que é evidenciado a partir do gênero charge em livros didáticos e, a partir dessa investigação, realizar uma intervenção propositiva, ou seja, propor novas metodologias para o ensino de gramática em sala de aula, por meio do gênero discursivo charge. Nossa proposta é a de trabalhar com as charges em uma turma do 9º ano, pela instituição de uma sequência didática, visando auxiliar os discentes a dominarem o gênero escolhido, cuja escrita ou fala se dá de maneira mais adequada numa dada situação de comunicação (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004). Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de cunho qualitativo-interpretativo, desenvolvida a partir da averiguação das análises das charges feitas pelos estudantes do 9º ano de uma escola pública do espaço campesino – a Escola Municipal Intermediária Rufina Borba – na cidade de Bezerros, interior do Estado de Pernambuco. Como resultados e conclusões, ao longo do trabalho, foi possível verificar que o ensino da gramática não deve ser trabalhado tomando-se “gramática” apenas enquanto estrutura, mas devem ser levantadas questões de ordem linguístico-discursiva. Após a proposição de aplicação da sequência didática e coleta dos dados com os alunos do 9º ano, percebe-se o quanto há enriquecimento de suas interpretações sobre a gramática.
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SHEYSIANE TAYNAN GOMES FLORENCIO DA SILVA
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PRODUÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL: algumas ações propositivas
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Líder : HERICA KARINA CAVALCANTI DE LIMA
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MIEMBROS DE LA BANCA :
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HERICA KARINA CAVALCANTI DE LIMA
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JACIARA JOSEFA GOMES
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MARIA CLARA CATANHO CAVALCANTI
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VALÉRIA GOMES
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Data: 06-oct-2021
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Resumen Espectáculo
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O ensino da produção textual na escola tem se mostrado um desafio para professores, principalmente para aqueles que atuam no 9º ano do Ensino Fundamental na rede pública de ensino estadual de Pernambuco, uma vez se deparam com o desafio de preparar seus alunos para a produção de um Trabalho de Conclusão de Ensino Fundamental (TCF). Sabendo, então, da importância de colaborarmos com esse processo de escrita, propomos este estudo qualitativo, de caráter intervencionista, que tem como objetivo contribuir com a produção escrita do gênero TCF, como também cooperar com o desenvolvimento dos recursos argumentativos, considerando estratégias de defesa de tese, argumentação e contra-argumentação, bem como recursos e estratégias argumentativas. Além de ajudá-los a ampliar o olhar crítico, questionador e o posicionamento diante dos temas que seriam pesquisados. Para tanto, fundamentamo-nos em estudiosos como Dolz, Gagnon, Decândio (2010), Bunzen (2006), Silva (2019), Ruiz (2018) e outros para refletirmos sobre concepções de produção escrita, ensino, avaliação e revisão e nos apoiamos nas discussões sobre argumentação propostas por Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005) e Koch e Elias (2009, 2018), dentre outros autores. Sobre a concepção interacionista do gênero, apresentamos as contribuições de Bakhtin (2018), Marcuschi (2011, 2010) e outros. Como proposta didática intervencionista, utilizamos uma sequência didática adaptada de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Este estudo pretende trazer contribuições metodológicas para o trabalho com o gênero TCF, a respeito do qual as informações ainda são incipientes, e preparar os alunos para produções textuais de caráter formal e/ou argumentativo na escola e fora dela.
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LIDIANE SANTOS DE MELO
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LEITURA DE REPORTAGENS EM SALA DE AULA: A REFERENCIAÇÃO E O USO DE MODALIZADORES EPISTÊMICOS COMO RECURSOS AUXILIARES NA IDENTIFICAÇÃO DE OPINIÕES
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Líder : MARIA CLARA CATANHO CAVALCANTI
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MIEMBROS DE LA BANCA :
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MARIA CLARA CATANHO CAVALCANTI
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SUZANA LEITE CORTEZ
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THAIS LUDMILA DA SILVA RANIERI
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Data: 18-nov-2021
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Resumen Espectáculo
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A leitura é uma atividade fundamental para promover mudanças no modo como as crianças e os adolescentes compreendem o mundo. Nesse sentido, ressaltamos, aqui, a importância de ações que oportunizem a leitura de reportagens em sala de aula. Esse gênero possui aspecto opinativo reconhecível, fator subsidiário ao objetivo geral desta pesquisa, que é o de contribuir, através da leitura de reportagens, para que os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental aprimorem habilidades de leitura que lhes permitam identificar opiniões presentes nesses textos jornalísticos. Para tanto, lançamos mão da investigação do processo de referenciação nesses textos, bem como da aplicação de articuladores discursivos modais epistêmicos como recursos linguísticos elementares ao alcance desse escopo. Assim, baseamo-nos na teoria de gêneros, especificamente nos estudos retóricos desses elementos, bem como nas perspectivas fornecidas pela linguística textual. No tocante à metodologia, esta pesquisa é de caráter qualitativo, proporcionando uma reflexão sobre o problema investigado, a participação e a colaboração de todos os envolvidos na construção da aprendizagem. Para seu desenvolvimento, propusemos a realização de aulas presenciais em formatos de oficinas, cujas ações têm ênfase na leitura, mas observam também os diversos usos da linguagem mediante atividades que fortalecem a participação oral dos estudantes, a produção escrita e a análise linguística. Então, debruçamo-nos sobre as perspectivas de texto, construção de sentidos e referenciação, tendo como base Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014), Cavalcante (2020) e Custódio Filho (2011). Como norte para as estratégias de leitura, recorremos aos fundamentos de Solé (1998), Koch (2018), Kleiman (2001, 2016) e Kleiman e Moraes (1999). Além disso, refletimos sobre fatores relacionados à multimodalidade a partir de Kress e Van Leeuwen (2006), Ribeiro (2017), entre outros. A fim de elucidar aspectos fundamentais relativos à modalização discursiva, forneceu-nos suporte teórico os estudos de Koch (2015, 2018a), Neves (2011), Castilho (2010) e Nascimento (2012). Igualmente, orientaram-nos, no percurso metodológico, dois documentos oficiais: o PCN (BRASIL, 1998) e a BNCC (BRASIL, 2017). Assim, a partir das ações propostas nesta pesquisa, possibilita-se aos estudantes a compreensão das escolhas que fazemos, em relação a determinadas expressões, para enfatizar o nosso ponto de vista e de quando precisamos atribuir significados diferentes ao nos referir a um dado objeto de discurso. Desse modo, não apenas atingimos o nosso objetivo, como também pudemos propiciar aos alunos uma leitura mais consciente que perpassasse os muros da escola.
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REGINA CELLY CIRIACO DE MELO MATIAS
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LEITURA e ANÁLISE DE CHARGES COM FUNDAMENTOS NA TEoRIA SEMIÓTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
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Líder : ADRIANO CARLOS DE MOURA
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MIEMBROS DE LA BANCA :
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ADRIANO CARLOS DE MOURA
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MARIA CLARA CATANHO CAVALCANTI
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WILMA DA SILVA RIBEIRO
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Data: 20-dic-2021
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Resumen Espectáculo
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A Charge é um gênero textual que, em seu conteúdo temático, aborda temas atuais, informações que estão sendo divulgadas na mídia e quase sempre utiliza a linguagem verbal e a linguagem não verbal, exigindo, assim, que, para sua compreensão, o leitor desenvolva uma competência crítica. O presente trabalho se propõe a elaborar oficinas de leitura, como ferramenta didático-metodológica de textos para a compreensão global dos sentidos em textos com múltiplas semioses, mais especificamente, na interpretação do gênero Charge. As oficinas propostas poderão ser aplicadas em turmas do módulo 5 da Educação de Jovens e Adultos, que corresponde aos anos finais (8º e 9º ano) do Ensino Fundamental. Buscamos, especificamente, analisar quais os actantes fazem parte da narrativa a partir do percurso gerativo da significação, inferir quais as escolhas feitas pelos sujeitos da enunciação que estabelecem no plano discursivo, ou seja, na superfície do texto, e identificar a oposição elementar (binária) que subjaz o texto no nível fundamental das etapas do percurso gerativo da significação. Para isso, essa pesquisa fundamenta-se sobre as contribuições da semiótica, sobretudo com Greimas&Courtés (1983), Barros (2002; 2005) e Fiorin (2009; 2012). Como procedimento metodológico, nossa pesquisa tem caráter qualitativo e será proposta a partir da leitura e análise de charges com a temática do meio ambiente, o material analisado será uma proposta didática que propõe a aplicação de oficinas de leitura de charges com os alunos. Diante disso, pretendemos, através da análise semiótica, ampliar a competência leitora, através da elaboração de oficinas de leitura, como ferramenta didático-metodológica que auxiliem na compreensão global dos sentidos semióticos do gênero charge , proporcionado ao leitor ativo a possibilidade de construir sentidos a partir de um repertório de conhecimentos que compreendam o funcionamento da linguagem em diferentes esferas da atividade humana.
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