Dissertation/Thèse

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2024
Thèses
1
  • DANÚBIA VIEIRA DE MELO
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA E USO DE LITERATURA DE CORDEL COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA PREVENÇÃO DE DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS (DTAS)

  • Leader : ISABELLA MACARIO FERRO CAVALCANTI
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • FABIO MARCEL DA SILVA SANTOS
  • ISABELLA MACARIO FERRO CAVALCANTI
  • SILVANA GONCALVES BRITO DE ARRUDA
  • Data: 2 févr. 2024


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  • As Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) são originadas pela ingestão de
    alimentos ou água contaminados por microrganismos que em sua maior parte são
    infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e outros parasitas. De acordo com
    a Organização Mundial da Saúde (OMS), as DTAs são aquelas de natureza infecciosa
    ou tóxica causadas pela ingestão de alimentos ou água contaminados por agentes
    biológicos, químicos e físicos, representando um sério risco à saúde. As DTAs podem
    se apresentar desde ligeiras indisposições a situações que requerem cuidados
    hospitalares ou mesmo culminarem em morte. Dentre os principais sintomas estão
    náuseas, vômitos e diarreias, acompanhadas ou não de febre. No cotidiano é perceptível
    a desinformação das pessoas sobre os cuidados básicos de higiene e manipulação dos
    alimentos, além de formas de prevenção contra DTAs. Cuidados básicos como lavar
    bem as mãos, manipular e armazenar corretamente os alimentos precisam ser
    popularizados como ferramenta de combate a estas enfermidades. Diante disso, o ensino
    de biologia deve abordar este tema relacionado ao cotidiano do aluno e levando-o a uma
    postura mais crítica e investigativa sobre as DTAs, suas formas de contágio e
    prevenção. Buscando utilizar uma estratégia mais dinâmica e de linguagem simples para
    que este conteúdo também possa ser trabalhado de forma interdisciplinar, incluindo
    como recurso didático uma sequência didática e o cordel como ferramenta de auxílio no
    ensino e prevenção destas doenças. Sendo assim, trata-se de uma pesquisa de cunho
    qualitativo com dados coletados por meio de questionários semiestruturados a serem
    aplicados com os estudantes de uma Escola de Referência em Ensino Médio, que
    ajudará na compreensão das dificuldades dos alunos na abordagem do tema. A pesquisa
    é amparada na elaboração e aplicação de uma sequência didática que culminará numa
    produção de cordel, feita pelos próprios alunos, o qual abordará DTAs, seus métodos de
    prevenção e cuidados na manipulação dos mesmos.

2
  • MARCIO EMERSON DA SILVA ASSIS
  • Organismos Geneticamente Modificados (OGMs): Uma proposta pedagógica baseada em problemas para a compreensão das bases da genética molecular no ensino médio

  • Leader : JOSE EDUARDO GARCIA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • ANA CRISTINA LAUER GARCIA
  • EMERSON PETER DA SILVA FALCAO
  • JOSE EDUARDO GARCIA
  • Data: 22 mars 2024


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  • O estudo de Genética muitas vezes é visto como abstrato ou complexo, devido à dimensão e complexidade de seus componentes e processos estudados que são de difícil compreensão por parte dos alunos. Assim, para que haja um maior interesse e compreensão dos conceitos abordados em Biologia, o professor deve promover metodologias diferenciadas para que promova o protagonismo e as habilidades cognitivas dos discentes. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi desenvolver uma sequência didática utilizando uma metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ou Problem Based Learning (PBL) como instrumento facilitador para o ensino-aprendizagem dos conceitos básicos em genética, através do estudo de OGMs (Organismos Geneticamente Modificados).

3
  • ROBSON GOMES DE FREITAS
  • APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS PARA O ESTUDO DE ESPÉCIES EXÓTICAS E INVASORAS NO ENSINO MÉDIO

  • Leader : LUIZ AUGUSTINHO MENEZES DA SILVA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • AUGUSTO CESAR PESSOA SANTIAGO
  • JOZÉLIA MARIA DE SOUSA CORREIA
  • LUIZ AUGUSTINHO MENEZES DA SILVA
  • Data: 25 mars 2024


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  • O estudo da biodiversidade é um desafio para bioconservação que vem sendo enfrentado por professores e estudantes na educação para a biodiversidade, esta promove a compreensão da conservação dos recursos naturais pelos estudantes em relação ao contexto natural, neste sentido, a temática das bioinvasões é de grande relevância pois é um assunto pouco conhecido na educação básica e impacta negativamente a biodiversidade. Ressalta-se a importância da pesquisa e educação ambiental para a aquisição, ressignificação, aplicação de novos conhecimentos, desenvolvimento de estratégia e minimização dos danos causados por espécies exóticas e invasoras a fim de promover a conservação das espécies e ecossistemas nativos. O presente trabalho mostra a relevância em se abordar as espécies exóticas e invasoras no ensino médio, tendo por objetivo a compreensão sobre os impactos socioambientais causados por espécies exóticas invasoras por meio de uma sequência didática investigativa com uso da metodologia ativa APB. Com a SD espera-se que os estudantes consigam de forma autônoma construir conhecimento por meio de uma abordagem construtivista e investigativa inferindo sobre problemáticas relacionadas ao tema estando o professor no direcionamento da sequência na qual os estudantes conseguirão diferenciar espécies domésticas, nativas, exóticas e invasoras, entendendo a importância do tema e elaborando estratégias por meio do processo lúdico e investigativo para a minimização dos problemas relacionados às espécies exóticas e invasoras.

4
  • PAULO PEDRO TORRES DOS SANTOS
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM UMA AULA EXPERIMENTAL COM USO DO KEFIR PARA O APRENDIZADO DO METABOLISMO ENERGÉTICO

  • Leader : CRISTIANO APARECIDO CHAGAS
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • CRISTIANO APARECIDO CHAGAS
  • JEANNE CLAINE DE ALBUQUERQUE MODESTO
  • VERA LUCIA BONFIM TIBURZIO
  • Data: 25 mars 2024


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  • Os conteúdos de Bioquímica, especialmente quando se trata de bioenergética, no Ensino Médio depende de uma série de conceitos da Química e da Biologia, tornando mais difícil a compreensão por parte dos alunos. Com a chegada do Novo Ensino Médio, os professores podem trabalhar com a interdisciplinaridade, podem se desprender dos modos analógicos e das práticas pedagógicas ultrapassadas. O Novo Ensino Médio busca desfazer o conceito de que o professor é o único centro de seus domínios, além de estabelecer que, em dado momento, deve haver espaço para trabalhar a interdisciplinaridade forma contundente. O universo dos seres vivos microscópicos é muito abstrato para os alunos do Ensino Básico, sejam eles do Fundamental ou Médio. Certamente, essa aparente falta de conexão entre a microbiologia e nosso cotidiano dificulta o aprendizado desse tema tão importante. O presente trabalho será desenvolvido em uma Escola Estadual do município de Primavera/PE, com a participação dos alunos dos 1. ° A e C, entre fevereiro de 2023 e março de 2023. O projeto teve por objetivo desenvolver uma sequência didática com uma aula experimental, utilizando os grãos de Kefir para aperfeiçoar a aprendizagem dos alunos do Ensino Médio sobre o tema Metabolismo Energético com foco em fermentação lática. Os resultados qualitativos e quantitativos buscarão mostrar a importância dos temas através da descrição de satisfação dos alunos e que, com as aplicações de estratégias envolvendo metodologias ativas, despertem o interesse e o entrosamento entre os alunos.

5
  • TEONE PEREIRA DA SILVA FILHO
  • PRODUÇÃO DE UM GUIA SOBRE A BIODIVERSIDADE E OS IMPACTOS AMBIENTAIS NA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO TAPACURÁ

  • Leader : RICARDO FERREIRA DAS NEVES
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • EDNILZA MARANHAO DOS SANTOS
  • RICARDO FERREIRA DAS NEVES
  • SUZANE BEZERRA DE FRANCA
  • Data: 26 mars 2024


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  • As Unidades de Conservação (UC) são consideradas como importantes espaços não-formais de aprendizagem, que podem atuar na promoção da educação ambiental, através de práticas educacionais. A Estação Ecológica de Tapacurá (EET), localizada no município de São Lourenço da Mata é considerada um importante espaço não formal de aprendizagem que pode proporcionar aos estudantes a construção do conhecimento científico de forma prazerosa e significativa através de sua própria experiência. Nos dias atuais, é recorrente a busca de estratégias e materiais paradidáticos para auxiliar o trabalho pedagógico do professor, como guias educacionais elaborado por estudantes, podendo contribuir com a formação de cidadãos críticos capazes de identificar os problemas socioambientais e propor soluções. A pesquisa tem por objetivo aplicar uma Sequência Didática para a produção de um guia educacional junto com estudantes do Ensino Médio sobre a biodiversidade e os impactos socioambientais na Estação Ecológica do Tapacurá. O estudo será realizado com estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Presidente Costa e Silva, Chã de Alegria, Pernambuco, cujas ações de educação ambiental, trilhas ecológicas e registros fotográficos serão desenvolvidas na EET, envolvendo uma metodologia de abordagem qualitativa, descritiva e observacional e de campo, mediante a aplicação de uma Sequência Didática emergindo o subproduto - guia educacional da EET. A análise dos dados seguirá as perspectivas de Bardin (2011) a partir do questionário prévio e pela perspectiva Barthesiana, através das fotografias captadas no local. Entendemos que a realização de pesquisas científicas e a condução de atividades de educação ambiental pode estimular e desenvolver uma consciência ambiental dos estudantes, sendo essencial para a sua formação educacional e científica.

6
  • MARÍLIA CLEIDE TENÓRIO GOMES DE AGUIAR
  • AULAS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS PARA O ENSINO DE SAÚDE BUCAL NO ENSINO MÉDIO
  • Leader : FRANCISCO CARLOS AMANAJAS DE AGUIAR JUNIOR
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • FRANCISCO CARLOS AMANAJAS DE AGUIAR JUNIOR
  • LUCIANA DE BARROS CORREIA FONTES
  • RICARDO FERREIRA DAS NEVES
  • Data: 26 mars 2024


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  • Ensinar o tema saúde não é simples, pois requer percepção e esforço por parte do docente. Os
    conteúdos ligados ao processo saúde-doença são bastante recorrentes durante as aulas de Ciências
    e Biologia. A saúde bucal tem sua importância para a garantia da manutenção da saúde geral,
    quando esta não se encontra em equilíbrio no processo saúde-doença, pode apresentar efeitos
    negativos direto na vida de escolares. O professor tem um papel essencial de agente, que possibilita
    aos estudantes os ensinamentos básicos, imprescindíveis para a realização da educação em saúde
    bucal. As atividades experimentais criam situações em que os alunos aprendem a levantar uma
    hipótese, testar e analisar os métodos usados para a comprovação, permitindo estes avaliarem os
    seus erros e acertos. Através do processo de ensino-aprendizagem por meio da investigação
    científica os estudantes são desafiados a testar e avaliar as suas próprias ideias, possibilitando o
    desenvolvimento do senso crítico e tomada de decisões. Nessa pesquisa, do tipo qualitativa, será
    estudada o desenvolvimento de uma Sequências Didáticas Investigativas (SDI) no Ensino da
    biologia, com ênfase na Educação em Saúde voltada para a promoção da saúde bucal, doença cárie
    e formas de prevenção.
7
  • LUIZA DANIELLE DE SANTANA COSTA
  • APRENDENDO BOTÂNICA COM A ARTE: Confecção de Quadros Decorativos Auxiliando o Entendimento da Polinização

  • Leader : TARCILA CORREIA DE LIMA NADIA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • AUGUSTO CESAR PESSOA SANTIAGO
  • KLEBER ANDRADE DA SILVA
  • TARCILA CORREIA DE LIMA NADIA
  • Data: 26 mars 2024


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  • A arte visual pode oferecer subsídios para ampliar a percepção dos estudantes sobre a morfologia das plantas e suas estratégias de polinização, além de desenvolver a criatividade, a participação e a colaboração. O presente projeto visa construir uma sequência didática investigativa utilizando a arte como recurso didático, proporcionando uma aprendizagem significativa e motivar os estudantes a se aprofundar no conhecimento botânico. Será realizada uma pesquisa participante, a partir da arte botânica, baseada na metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics), exploraremos a biodiversidade local, e a reutilização de materiais na produção de quadros desenvolvidos a partir de técnicas e informações botânicas, evidenciando a importância da polinização para o sistema vivo. A atividade será dividida em quatro etapas com realização de oficinas, as quais terão como prioridade a investigação e identificação das espécies, pesquisa e observação das interações das flores com os organismos vivos. Realizaremos testes de técnicas de desidratação e prensagem das plantas, para a produção dos quadros e material informativo com o uso da tecnologia, que serão disponibilizados por Qr-Code, a fim de divulgar através da arte os conhecimentos botânicos. Ao final da SDI, os quadros produzidos pelos estudantes do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual José Joaquim da Silva Filho serão expostos na biblioteca da escola e, será construído como produto da sequência didática, material instrutivo para outros docentes poderem replicar a atividade. Espera-se que a partir da aplicação dessa SDI, com o uso da metodologia ativa STEAM, promova a construção do aprendizado botânico de forma autônoma por uma abordagem construtivista e investigativa, sobre a importância da polinização e das flores para a manutenção do sistema vivo.

8
  • KATIÚCIA GUSMÃO BEZERRA DA SILVA
  • A ROTAÇÃO POR ESTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA ABORDAR A RELAÇÃO ENTRE FISIOLOGIA HUMANA E DROGAS FARMACOLÓGICAS

  • Leader : KENIO ERITHON CAVALCANTE LIMA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • JEANNE CLAINE DE ALBUQUERQUE MODESTO
  • KENIO ERITHON CAVALCANTE LIMA
  • WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARAES
  • Data: 26 mars 2024


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  • O uso indiscriminado e desregrado de fármacos medicamentosos assume sua importância na Educação em Ciências ao constarmos que, na maioria das vezes, determinam danos à saúde dos estudantes, colocando-se como uma problemática recorrente. Por sua relevância, como conteúdo de aprendizagem, firma-se como ação pedagógicainterventiva da escola para melhor buscarmos informações e formação do senso crítico da comunidade escolar. Por alternativa didático-metodológica, destacamos que a rotação por estação é uma abordagem pedagógica, pertencente ao grupo das metodologias ativas, que envolve a divisão de grupos de estudantes que participam de diferentes estações de trabalho, com atividades específicas e diversificadas, permitindo-os explorarem diferentes aspectos de um tópico ou habilidades de várias áreas. Assim, esse projeto tem o objetivo de observar a eficiência de atividades aplicáveis para conectar a estratégia da rotação por estação no trabalho do contexto específico da relação do uso das drogas farmacológicas e sua ação no organismo, inserido no conteúdo programático de fisiologia humana para estimular o discernimento sobre a automedicação. Com a formação dos grupos, vivenciaremos atividades em cada uma das estações para explorar diferentes temáticas relacionadas, a exemplo das etapas da farmacocinética, Absorção, Distribuição, Metabolismo e Excreção de medicamentos que estão presentes nas escolhas de automedicação da maioria dos estudantes. Ao final, os estudantes serão sensibilizados a multiplicar o conhecimento com a comunidade escolar através de cards produzidos por eles, enfatizando a ação de torná-los agentes ativos no processo do ensino-aprendizagem.

9
  • VÍVIAN ALBUQUERQUE DA SILVA
  • EDUCAÇÃO E SAÚDE NA ESCOLA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O TEMA TRANSVERSAL SEXUALIDADE COM ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO

  • Leader : RICARDO FERREIRA DAS NEVES
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • ANA LÚCIA GOMES CAVALCANTI NETO
  • KENIO ERITHON CAVALCANTE LIMA
  • RICARDO FERREIRA DAS NEVES
  • Data: 27 mars 2024


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  • A educação para a sexualidade procura orientar o indivíduo para os cuidados com o corpo, mediante informações e o desenvolvimento de práticas que estimule o sujeito a ressignificar condutas e valores, visando estabelecer o respeito as diferenças e a melhoria da saúde mental e relações sociais. O presente projeto tem como finalidade aplicar uma Sequência Didática com estudante do ensino médio sobre o tema transversal sexualidade. A proposta envolve uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva por meios de oficinas pedagógicas e uso de fantoches, visando flexões sobre a temática sexo e sexualidade, chamando a atenção para a responsabilidade de cuidar da saúde corporal, mental e social. Nesse processo de ensino-aprendizagem, preconizamos a busca por novas alternativas didático-pedagógicas, que propiciem um modelo de ensino mais dinâmico e atrativo para os estudantes.

10
  • KLEYTON DE PAULA CABRAL DE CARVALHO
  • O TESTE DO MICRONÚCLEO PARA APRENDER DIVISÃO CELULAR COM UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA

  • Leader : CRISTIANO APARECIDO CHAGAS
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • CRISTIANO APARECIDO CHAGAS
  • JOÃO DE ANDRADE DUTRA FILHO
  • SUELLEN TARCYLA DA SILVA LIMA
  • Data: 27 mars 2024


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  • Considerando que o ensino de genética e biologia molecular realizado na escola ainda é realizado através dométodos de ensino tradicional, baseado em conteúdo, quase sempre distante da realidade dos estudantes, não sendo utilizados recursos e métodos diferenciados para a implementação da sala de aula. Dessa maneira, percebe-se que a construção de modelos de ensino didáticos para as aulas teóricas e práticas podem ser utilizados no ensino de genética para torná-la mais agradáveis e ampliar o aprendizado nesta área de conhecimento e desempenho. O levantamento de bibliográfico contou com pesquisas em portais de livros e periódicos, incluindo publicações relacionadas a este tema de pesquisa em contextos nacionais e internacionais, além da observação participante. As observações indicam que a construção de modelos didáticos pode ser considerada uma ferramenta eficaz para a conexão ensino-aprendizagem, e se constitui em um processo representativo, utilizando o desenvolvimento do modelo tridimensional de estruturas genômicas. Com esta preve pesquisa sobre o uso do teste do micronúcleo e o ensino de biologia se viu a importância de novas pesquisas e de um novo olhar sobre o ensino desta matéria.

11
  • RAQUEL PEREIRA DE MELO
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA E USO DE TRILHA INTERPRETATIVA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE ECOLOGIA NA CAATINGA

  • Leader : AUGUSTO CESAR PESSOA SANTIAGO
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • AUGUSTO CESAR PESSOA SANTIAGO
  • LUIZ AUGUSTINHO MENEZES DA SILVA
  • RAFAEL DE PAIVA FARIAS
  • Data: 27 mars 2024


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  • O domínio fitogeográfico caatinga é exclusivamente brasileiro e o principal ecossistema da região Nordeste, ocupando uma área equivalente a 10,1% do território nacional. O desconhecimento de suas potencialidades faz desse, o domínio menos estudado do país. Como o ensino de Ecologia deve ser relacionado ao local cotidiano do aluno, ensinar Ecologia na caatinga se torna oportuno. Trilhas interpretativas são importantes atividades ecopedagógicas que auxiliam tanto no aprendizado, quanto na formação do cidadão. Com objetivo de incluir uma trilha interpretativa como ferramenta de ensino de ecologia, valorização, defesa e fortalecimento do sentimento de pertencimento da caatinga; busca-se utilizá-la como uma estratégia de educação vivenciada. Para isso, foi elaborado e realizado um roteiro de atividades pedagógicas que contextualiza os elementos naturais de uma das trilhas ecológicas do Parque Estadual Mata da Pimenteira (Serra Talhada–PE); em pontos interpretativos que abordam vários temas ligados ao meio ambiente, ao bioma em questão e vários outros conteúdos da biologia. Sendo assim, trata-se de uma pesquisa-ação de cunho qualitativo, com dados coletados por meio de questionário semiestruturado a ser aplicado aos estudantes de uma Escola de Referência em Ensino Médio, que ajudará na compreensão da base empírica dos discentes na abordagem do tema e relatos coletados dos escolares durante as aulas teóricas e de campo.  A pesquisa é amparada na elaboração e aplicação de uma sequência didática de cunho investigativo com uso de trilha interpretativa na Mata da Pimenteira, que culminará na produção de exsicatas, conteúdo digital e exposição fotográfica, elaborados pelos próprios alunos, onde abordarão o conteúdo de ecologia na Caatinga.

12
  • LEIDIANE DA SILVA ESTEVÃO
  • PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ABORDAGEM INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE FOTOSSÍNTESE

  • Leader : ERIKA MARIA SILVA FREITAS
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • ERIKA MARIA SILVA FREITAS
  • NIVALDO BERNARDO DE LIMA JUNIOR
  • TARCILA CORREIA DE LIMA NADIA
  • Data: 28 mars 2024


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  • A escola como instrumento formal de ensino e aprendizagem pode conduzir os estudantes através da teoria de Ausubel ao que ele concebeu como aprendizagem significativa. Através de métodos que levem em consideração o conhecimento prévio dos alunos e que proporcionem contato com conhecimentos novos para a promoção de processos de ressignificação. Esta pesquisa tem como objetivo propor o uso de uma sequência didática de abordagem investigativa como meio para proporcionar uma aprendizagem significativa, incentivando a autonomia e o protagonismo estudantil. Essa sequência didática terá como tema a fotossíntese, considerado um tema integrador que tem como escopo conhecimentosbiológicos que articulam bioquímica, biologia celular,  fisiologia e ecologia. Será realizada uma pesquisa bibliográfica a partir do levantamento de referências teóricas em publicações científicas a respeito do ensino da fotossíntese para o Ensino Médio e como produto final desse trabalho será proposta uma sequência didática com um manual de orientação para ser aplicada por professores de Biologia do Ensino Médio.

13
  • ROBERIA RODRIGUES DE SOUSA SILVA
  • CONSUMO ALIMENTAR DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA EREM-BJ: UMA PROPOSTA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COM ABORDAGEM FOCADA NA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E SAÚDE

  • Leader : SILVANA GONCALVES BRITO DE ARRUDA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • CRISTIANO APARECIDO CHAGAS
  • DIEGO NATHAN DO NASCIMENTO SOUZA
  • SILVANA GONCALVES BRITO DE ARRUDA
  • Data: 28 mars 2024


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  • A adolescência é a transição da infância para a fase adulta, caracterizada por alterações físicas, biológicas, comportamentais e sociais. Nessa fase cresce a preocupação com a aparência e o peso corporal, e com a influência das redes sociais a busca por dietas restritivas, ou seja, dietas que incentiva o indivíduo a deixar de consumir alimentos com nutrientes fundamentais para o corpo, como carboidratos e gorduras, afetando o desenvolvimento do corpo, prejudicando a aprendizagem e debilitando o sistema imunológico. Nesse contexto a escola assume parte primordial na elaboração e entrega das refeições. Precisamos junto com a escola trabalhar este contexto no sentido mais amplo, levar este assunto como prevenção da doença, para as salas de aulas, para o refeitório e por consequência se estender ao domínio familiar levando sempre em consideração a individualidade de cada família, tentando sempre adequar ao contexto de cada uma. Nos livros didáticos de Biologia do Novo Ensino Médio o sistema digestivo e bioquímica é tratado de forma superficial, o que torna o assunto pouco relevante aos estudantes. Nesse contexto se faz necessário como ferramenta lúdica e prática contribuindo para um melhor aprendizado. Diante disso os jogos didáticos, oficinas, gincanas e etc. funcionam como uma ferramenta que possibilitam interações, socialização e integrações entre os estudantes, além de ser um facilitador na compreensão do conteúdo trabalhado, pois traz prazer e ludicidade (SALES et al., 2019). Diante do exposto, a seguinte pesquisa tem como prerrogativa o seguinte questionamento: Será que a alimentação que está sendo ofertadas nas Escolas em Tempo Integral do Ensino Médio está suprindo as necessidades nutricionais de 70% diários do escolar? Portanto este trabalho pretende propor um olhar amplo no comportamento alimentar individual e coletivo desenvolvendo a capacidade de criticidade, estimulando a participação como uma atitude protagonista no seu processo de mudança dos alunos, através da elaboração de uma Sequência Didática baseada nas Competências e Habilidades da BNCC , e como produto final, será elaborada uma Cartilha Pedagógica como instrumento facilitador do aprendizado nos conteúdos relacionados a Educação Alimentar e Saúde nas turmas dos Primeiros e Segundos anos do Ensino Médio da Escola de Referência de Belo Jardim-PE.

2022
Thèses
1
  • TATIANE FONSECA DA SILVA
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA E USO DE APLICATIVOS MÓVEIS COMO INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS NA PREVENÇÃO DE VIROSES

  • Leader : ISABELLA MACARIO FERRO CAVALCANTI
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • FABIO MARCEL DA SILVA SANTOS
  • ISABELLA MACARIO FERRO CAVALCANTI
  • KENIO ERITHON CAVALCANTE LIMA
  • Data: 15 juin 2022


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  • As doenças virais tem representado um risco a saúde pública, principalmente as de veiculação respiratória, devido ao seu poder de propagação, sendo considerado um dos principais responsáveis pela demando a serviços de saúde. Além das doenças virais respiratórias conhecidas, ressaltamos o surgimento dos novos vírus, é o caso do vírus (SARS-CoV-2), causador da Síndrome Respiratória Grave conhecida como COVID-19, que vem mobilizando órgãos Nacionais e Internacionais devido ao seu poder de disseminação e letalidade. Assim, o ensino de virologia deve ser abordado significativamente no ensino de Biologia, de modo a promover saberes necessários a prevenção destas enfermidades. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é analisar como uma sequência didática que inclua linguagens e ferramentas tecnológicas como instrumentos pedagógicos, pode colaborar para motivação dos estudantes na busca do conhecimento e nas aprendizagens atitudinais para prevenção de viroses. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com dados coletados por meio de questionários semiestruturados a serem aplicados com os estudantes do 2º ano do ensino médio e professores de uma Escola Técnica Estadual, que possibilitará a compreensão do processo de ensino aprendizagem e das estratégias evidenciadas nas práticas docentes, para apropriação de saberes para prevenção de viroses. A pesquisa é fundamentada na elaboração e aplicação de uma sequência didática utilizando ferramentas tecnológicas composta por: exposição do problema seguida de debate que aborde as concepções prévias dos estudantes sobre o tema, articulação de equipes para pesquisa, análise de fake News e produção, pelos próprios estudantes, de um aplicativo móvel abordando os métodos preventivos para doenças virais.

2
  • ELIS CARLA DE MOURA LIMA
  • A IMPORTÂNCIA MÉDICA E ECOLÓGICA DOS QUELICERADOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

  • Leader : JEANNE CLAINE DE ALBUQUERQUE MODESTO
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • ERIKA MARIA SILVA FREITAS
  • JEANNE CLAINE DE ALBUQUERQUE MODESTO
  • SUZANE BEZERRA DE FRANCA
  • Data: 22 juin 2022


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  • O Ensino por Investigação é uma abordagem didática que permite trazer ferramentas da cultura científica à cultura escolar. Essa proposta visa desenvolver nos estudantes habilidades, como: saber expor e defender ideias; trabalhar em equipe buscando soluções para problemas com autonomia e protagonismo, superando o ensino transmissivo e passivo. O presente estudo tem como objetivo utilizar a Sequência Didática (SD) como ferramenta pedagógica para planejar uma intervenção escolar baseada no Ensino Investigativo, versando sobre a importância médica e ecológica dos quelicerados e com o propósito de orientar a produção de material paradidático elaborado pelos estudantes envolvidos. A partir dessa vivência, serão identificadas as potencialidades e dificuldades da estratégia investigada como um produto pedagógico a ser aplicado e replicado por outros professores. Como participantes, a investigação visa contar com a colaboração de estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública em Pernambuco, onde a autora da presente proposta leciona. Para a realização do estudo, serão aplicados questionários antes e após o emprego da SD, bem como será feita a análise dos resultados das avaliações dos discentes e, além disso, será utilizado o diário de campo para fazer anotações de fatos observados durante a investigação. Com isso, espera-se que a aprendizagem dos estudantes possa ser pautada em discussões e práticas, revelando-os como membros ativos de uma sociedade na qual podem colaborar com a melhoria da qualidade de vida, individual e coletiva, pois os invertebrados estudados estão relacionados à saúde pública. Ademais, espera-se também contribuir para a compreensão de que todos os seres vivos desempenham relevantes papéis no meio ambiente.

3
  • IGOR VINICIUS PEREIRA CUNHA
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA COM PRODUÇÃO DE PODCASTS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DE OBRAS CINEMATOGRÁFICAS

  • Leader : RICARDO FERREIRA DAS NEVES
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • ERNANI NUNES RIBEIRO
  • RICARDO FERREIRA DAS NEVES
  • TALITA GISELLY DOS SANTOS SOUZA
  • Data: 28 juin 2022


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  • O projeto objetiva avaliar a aplicação de uma Sequência Didática para estudantes do ensino médio mediante a produção de Podcasts, com abordagem de conteúdos de Evolução presentes em obras cinematográficas. Alguns filmes representam um recurso de apoio as aulas na educação básica e superior, pois podem abordar temáticas relacionados a ciência como a Evolução Biológica, conteúdo é de significativa importância para a compreensão dos aspectos biológicos e evolutivos das espécies, apresentando eventos em curto espaço de tempo e assim, potencializar as discussões em sala de aula, contribuindo com a aprendizagem dos estudantes. Diante disso, considerando a maciça presença das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), essa temática pode ser melhor compreendida através da produção e execução de Podcasts. Essa ferramenta pode favorecer o acesso ao desenvolvimento técnico e tecnológico, estimular o desenvolvimento de habilidades comunicacionais e contribuindo com o ensino e a aprendizagem de conteúdos formais. A pesquisa envolverá uma abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo campo e descritiva, cuja coleta de dados correrá através de um questionário (pré e pós teste), o uso do diário de bordo e a produção do Podcast sobre o conteúdo de evolução biológica em filmes, com análise a partir da Hermenêutica-Dialética de Minayo.

4
  • DIEGO RAFAEL FERREIRA DE OLIVEIRA
  • PRIMEIROS SOCORROS COM ÊNFASE NO PROTAGONISMO DISCENTE: UMA PROPOSTA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS DE BIOLOGIA E SAÚDE NO ENSINO MÉDIO

  • Leader : SILVANA GONCALVES BRITO DE ARRUDA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • DANILO DE CARVALHO LEANDRO
  • RENE DUARTE MARTINS
  • SILVANA GONCALVES BRITO DE ARRUDA
  • Data: 4 juil. 2022


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  • Observar fenômenos, levantar questionamentos, testar hipóteses, sistematizar informações. São nesses pontos que o professor poderá organizar atividades tendo como referência o Ensino de Biologia por Investigação. Dessa forma, objetivou-se desenvolver o protagonismo discente em uma proposta de ensino por investigação para abordagem do conteúdo Primeiros Socorros (PS) na disciplina de Biologia. Diante disso, este trabalho trata-se de um estudo descritivo, longitudinal, de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e quantitativa. Quanto à fundamentação teórico-metodológica para a construção da Sequência de Ensino Investigativa (SEI) utilizamos Carvalho (2019). Os dados obtidos foram examinados através de alguns princípios da análise de conteúdo de Bardin (2016). Devido à realidade pandêmica, participaram desta ação vinte estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola em tempo integral do agreste pernambucano. Os encontros para aplicação da SEI aconteceram nas aulas de Biologia, perfazendo um total de seis horas/aulas. Foram abordados conceitos bioquímicos, anatômicos e fisiológicos, através de situações problemas envolvendo temas geradores em PS: 1- Desmaio; 2- Escoriação, entorse, luxação, fratura; 3- Engasgo; 4- Hemorragia. A SEI foi subdividida em seis etapas: I- Apresentação do projeto (uma aula); II- Construção de competências em pesquisa científica (extraclasse); III- Mapeamento dos saberes prévios dos alunos via situações problemas (duas aulas); IV- Orientação para construção do Plano de Pesquisa (PP) e divisão em quatro equipes (uma aula); V- Apresentação e coleta de dados da atividade investigativa: “Socorrista por um dia: uma combinação do lúdico com o científico” (duas aulas); VI - Elaboração do Relatório Científico (RC) e participação em congresso (extraclasse). Durante o levantamento dos conhecimentos prévios observamos que 90% dos alunos vivenciaram casos de queimadura e corte, além de apresentar conhecimento limitado quanto ao atendimento em casos de hemorragia nasal e também sua associação com o conteúdo de biologia. Ademais, as equipes construíram e apresentaram dez questões no formato Fato x Fake e materiais lúdicos (um por grupo): entrevista fictícia, cordel, peça teatral e caso clínico (de acordo com os temas geradores citados anteriormente). Quanto a avaliação do PP e no RC, três equipes conseguiram a classificação “muito boa” nos critérios avaliados. Em relação a apresentação e coleta de dados da atividade investigativa, duas equipes foram avaliadas como “muito boa” em todos os critérios estabelecidos. Por fim, na comunicação oral do congresso, três equipes conseguiram a classificação “muito boa” nos parâmetros analisados. Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular foram trabalhadas nesta SEI, a exemplo: o pensamento científico, crítico e criativo; a argumentação; o conhecimento, dentre outras. Este trabalho possibilitou a construção de novas práticas pedagógicas centradas na autonomia e no protagonismo discente através de temas que se inter-relacionam: biologia, primeiros socorros e saúde. Importante oportunidade para desenvolver saberes conceituais, procedimentais e atitudinais via Sequência de Ensino Investigativa.

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  • DANILLO SIPRIANO DO NASCIMENTO
  • ELABORAÇÃO DE PODCASTS COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA CONTRA FAKE NEWS SOBRE VACINAS: VALIDAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO

  • Leader : KENIO ERITHON CAVALCANTE LIMA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • HILTON MARCELO DE LIMA SOUZA
  • KENIO ERITHON CAVALCANTE LIMA
  • SIMAO DIAS DE VASCONCELOS FILHO
  • Data: 11 juil. 2022


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  • O reconhecimento das vacinas como imunizantes é essencial à manutenção da saúde das pessoas, o que nos fez exemplificar a importância da relação entre educação, saúde, vacinas, os meios de comunicação e as mídias sociais para estimularmos o desenvolvimento do senso crítico dos discentes. Por objetivo, validamos uma sequência didática relacionada às Fake News e às vacinas com o desenvolvimento de estratégias à construção e aplicação de podcasts com finalidade educacional junto a estudantes do terceiro ano do ensino médio. Utilizamos de várias estratégias nas intervenções aplicadas na sequência didática, organizadas em sete etapas, envolvendo ensino por investigação e metodologias ativas como: resolução de questões problemas, elaboração de hipóteses, exposição de mídias audiovisuais, rodas de conversa, elaboração de roteiros, produção e divulgação de podcasts. Os resultados das intervenções nos mostraram que alguns estudantes sentiram bastante dificuldade em distinguir termos científicos da Biologia, compreender os mecanismos imunológicos que envolvem esse processo de imunização e saber identificar e utilizar uma fonte de informação segura. Após as vivências, constatamos a evolução dos estudantes ao desenvolverem diversas habilidades, tais como: compreender os conceitos básicos que envolvem os mecanismos de defesa, criar analogias acerca desses mecanismos, reconhecer a importância das vacinas, desenvolver atividades de disseminação do conhecimento científico, aperfeiçoar a capacidade investigativa, dentre outros, o que nos faz concluir que a Sequência Didática estimulou autonomia e apropriação de conhecimentos científicos e uma aprendizagem mais efetiva.

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  • MARIA SANTA SIMPLÍCIO DA SILVA SANTOS
  • BRINCANDO COM AS ORGANELAS: CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO JOGO DE TABULEIRO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

  • Leader : ERIKA MARIA SILVA FREITAS
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • ERIKA MARIA SILVA FREITAS
  • CRISTIANO APARECIDO CHAGAS
  • TALITA GISELLY DOS SANTOS SOUZA
  • Data: 22 juil. 2022


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  • O ensino de Biologia pode ser desafiador para professores, havendo necessidade de buscar alternativas para que a Biologia seja melhor compreendida e presente no cotidiano discente. Uma alternativa, que está ganhando espaço para superar esses desafios, são as Sequências Didáticas (SD) que facilitam o trabalho docente, ajudando os estudantes a aprenderem com maior ímpeto o que está sendo construído e transmitido. O lúdico dentro das SDs é uma ótima opção para motivar os estudantes à sede de aprender, já que a escola, muitas vezes, é difundida entre crianças e adolescentes como monótona, cansativa e rigorosa. O estudo das estruturas celulares é um dos conteúdos de Biologia, na qual se pode trabalhar tais atividades, visto que é considerado abstrato e complexo pelos estudantes. Por isso, justifica-se este trabalho que tem como objetivo geral aplicar uma sequência didática que envolva jogos de tabuleiro como estratégia pedagógica para o ensino de Citologia com o intuito de despertar o senso investigativo nos estudantes do 1o ano do ensino médio da rede pública e uma melhor compreensão sobre a célula e suas organelas. Para isso, serão aplicadas atividades investigativas numa SD, que envolverão leitura de textos científicos, rodas de conversa, “nuvem de palavras”, e a construção e aplicação de jogos de tabuleiro a partir de investigação e contextualização com os principais componentes celulares. Para coleta de dados será utilizado um diário de campo, na qual será observado a eficácia da sequência didática através da análise qualitativa de discurso do sujeito coletivo de Lefevre e Lefevre (2005).

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  • CIBELLY OLEGARIO DA SILVA MONTEIRO
  • APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO  AMBIENTAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA NO ENSINO MÉDIO

  • Leader : ANDRE MAURICIO MELO SANTOS
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • ANDRE MAURICIO MELO SANTOS
  • MICHELINE BARBOSA DA MOTTA
  • FABIO MARCEL DA SILVA SANTOS
  • Data: 29 juil. 2022


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  • O Ensino por Investigação é uma abordagem didática que promove uma aproximação dos estudantes ao conhecimento científico por meio de situações-problema, questionamentos, formulação de hipóteses, explicações e comunicação de resultados, buscando a formação de estudantes autônomos e protagonistas na construção do conhecimento. O presente projeto de pesquisa visa avaliar o potencial pedagógico de atividades didáticas investigativas a partir da elaboração de uma Sequência Didática (SD), envolvendo o aproveitamento integral dos alimentos no âmbito da Educação Ambiental. A investigação é caracterizada por apresentar uma abordagem qualitativa, no que concerne à verificação dos resultados baseada na Análise de Conteúdo de Bardin (2010). O estudo será realizado a partir da aplicação de questionários a alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Edmur Arlindo de Oliveira, localizada na Região Metropolitana do Recife, além da utilização de diários de campo que servirão para anotações dos aspectos observados durante o processo investigativo. Diante do atual cenário pandêmico, a aplicação da pesquisa poderá ocorrer nos formatos presencial e/ou remoto. A construção de uma SD sob os moldes doensino investigativo, valendo-se da temática associada ao aproveitamento integral dos alimentos pode ser uma alternativa para sensibilizar os estudantes acerca da possibilidade de minimizar a quantidade de resíduos orgânicos que são produzidos diariamente em todo o mundo além de agregar ganhos nutricionais às preparações alimentares. A elaboração de uma SD como prática pedagógica investigativa promove uma maior interação dos alunos com o tema do trabalho em questão e um maior envolvimento no processo de ensino-aprendizagem entre o aluno e o professor, bem como estimular a capacidade crítica do aluno e sua autonomia, tornando-o protagonista no interim do processo. Reduzir a quantidade de resíduos orgânicos desperdiçados pode auxiliar na melhoria da qualidade de vida da população como também contribuir para promoção de uma vida sustentável. Assim, conhecer as propriedades nutricionais que há em partes dos alimentos, que comumente são desperdiçadas, pode ser um caminho para uma quebra de paradigma acerca do aproveitamento integral dos alimentos.

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  • JANAINA FREIRE CLEMENTINO MENDES
  • OS ARTRÓPODES E O COTIDIANO DOS ALUNOS: PROPONDO ESTRATÉGIAS INVESTIGATIVAS PARA O ENSINO BÁSICO

  • Leader : LUIZ AUGUSTINHO MENEZES DA SILVA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • CAROLINA NASCIMENTO SPIEGEL
  • LUIZ AUGUSTINHO MENEZES DA SILVA
  • MICHELINE BARBOSA DA MOTTA
  • Data: 15 août 2022


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  • O ensino da biologia na educação básica nem sempre é acompanhada de um planejamento que atenda as expectativas de aprendizagem esperadas. Portanto o docente deve traçar estratégias para contextualizar os conteúdos curriculares com a realidade cotidiana dos alunos. Neste sentido é necessário que o professor planeje ações didáticas que levem em conta o dia-a-dia do aluno, atue como mediador, problematizando e criando oportunidades a partir da sequência didática que valorizem o protagonismo dos estudantes na construção do conhecimento da biologia. Assim, temos como objetivo apresentar uma sequência didática com base na aprendizagem ativas, tendo como referência as metodologias ativas, abordagem do ensino por investigação e a contextualização para desenvolver o tema artrópodes com estudantes do Ensino Médio. O estudo envolverá 24 professores da Rede Estadual de Limoeiro-PE e Vitória de Santo Antão-PE que responderão um questionário para diagnosticar como estão abordando o conteúdo artrópode em suas aulas; e estudantes de quatro turmas do 2o ano do Ensino Médio (total de 159 estudantes) de uma escola de Limoeiro-PE, que participarão do processo de intervenção mediante uma sequência didática distribuídas em seis etapas. A avaliação da intervenção será verificada por método observacional, e registros feitos pelos estudantes, como também por meio de questionário aplicado aos alunos após a intervenção. A contribuição desta pesquisa está na apresentação de um manual com orientações que possibilitem aos professores a replicação das estratégias didáticas deste projeto, bem como a construção e a aplicação de jogos com base na contextualização e investigação.

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  • FERNANDA KARINE GLORIA DOS ANJOS
  • VIDAS ENSINAM: UM GUIA DE ORIENTAÇÕES E DIRETRIZES PARA O ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA DO SISTEMA DIGESTÓRIO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

  • Leader : ERNANI NUNES RIBEIRO
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • EDSON HELY SILVA
  • ERNANI NUNES RIBEIRO
  • TALITA GISELLY DOS SANTOS SOUZA
  • Data: 16 août 2022


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  • O recorte temático desse estudo abordará o conteúdo do sistema digestório que torna-se muito instigante por ser provavelmente o sistema que as pessoas têm maior percepção devido a sensações como fome e sede, a natureza e a frequência de evacuações e a existência ou não de gases, as opções de alimentação e como elas influenciam na saúde das mesmas (WISTON, 2007). Através das histórias de vida e das expertises de docentes que trabalharam por muito tempo atendendo a pessoas com deficiência que frequentaram salas inclusas é possível desenvolver orientações, dicas e metodologias para as aulas de fisiologia do sistema digestório em salas de aulas plurais? O objetivo Geral Direcionar práticas investigativas e metodologias ativas, a partir de histórias de vidas de docentes, para um processo de ensino/aprendizagem de biologia, na área de fisiologia do sistema digestório com propostas inclusivas. Os objetivos Específicos: Registrar relatos de histórias de vida de dois educadores de vasta experiência em salas inclusas e documentá-las; construir diretrizes e orientações para planos de aula, com metodologias ativas e investigativas, para o ensino do conteúdo de fisiologia do sistema digestório humano, com propostas inclusivas. Fundamentos metodológicos: Esta pesquisa é de cunho qualitativo, exploratório e faz uso de abordagem etnográfica (CHIZZOTTI, 1998; MINAYO, 2017; MAZZOTTI 1999; BAUER e GASKELL, 2018). Através da história oral/história de vida podemos obter informações que vão muito além dos documentos escritos, possibilitando ao pesquisador recorrer aos documentos orais como elementos significativos no resgate de uma história (MENEGOLO, CARDOSO E W. MENEGOLO, 2006; MEIHY, 2000; BERGAMASCHI, 2002; ALBERTI, 2005). Resultados esperados: Trata-se da elaboração de um guia de orientações e diretrizes para o ensino de fisiologia humana do sistema digestório, na perspectiva da educação inclusiva, direcionado aos educadores do ensino médio, de qualquer área do conhecimento, onde dentro deste, constará uma sequência didática que abordará e colocará em prática algumas das técnicas inclusivas.

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  • JOSÉ IVYRSON DE PAULA
  • O ENSINO DA BIOLOGIA POR METODOLOGIAS ATIVAS: CONSTRUINDO UM MANUAL PARA INVESTIGAR A CO-EVOLUÇÃO ENTRE PLANTAS E POLINIZADORES ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE EXSICATAS

  • Leader : TARCILA CORREIA DE LIMA NADIA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • ELISANGELA LUCIA DE SANTANA BEZERRA
  • SIMAO DIAS DE VASCONCELOS FILHO
  • TARCILA CORREIA DE LIMA NADIA
  • Data: 16 août 2022


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  • O ensino de Biologia requer nos dias de hoje uma atualização dos professores no desenvolvimento de metodologias que coloquem o estudante como o centro do processo de ensino-aprendizagem. É nessa perspectiva que surgem as Metodologias Ativas e a crescente necessidade de investigar os fatos para se obter um aprendizado efetivo, estando o professor como mediador do processo e instigador das fases investigativas. Um dos temas do currículo de Biologia, que mais causa indagações dos estudantes, é a evolução das espécies, portanto, estudar a co-evolução entre os dois grupos com maior abundância de seres vivos, as plantas angiospermas e os animais polinizadores, utilizando-se do uso de exsicatas, produzidas com exemplares coletados na EREM Pastor José Florêncio Rodrigues, no Cabo de Santo Agostinho-PE, através de uma Sequência Didática Investigativa, torna o processo de descoberta mais rico de significados para a vida de cada estudante. Para operacionalizar esse estudo será realizada uma pesquisa-ação quanti-qualitativa de natureza aplicada, desenvolvida em uma disciplina eletiva com a duração de 6 meses, com o objetivo de trabalhar conteúdos exploratórios relacionados às plantas e aos animais, a evolução entre esses dois grupos de seres vivos e a confecção de exsicatas, instrumentos biológicos de consulta para estudos futuros. Como produto teremos um manual para que professores possam aplicar essa sequência em suas salas de aula, e um herbário escolar com exsicatas da própria comunidade escolar.

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  • DIEDJA DE ANDRADE BANDEIRA
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM PRÁTICAS MAKER DE CULINÁRIA COMO RECURSO FACILITADOR PARA O ENSINO DE MICOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

  • Leader : DANILO DE CARVALHO LEANDRO
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • DANILO DE CARVALHO LEANDRO
  • JULIO CESAR DE OLIVEIRA SANTOS
  • MICHELINE BARBOSA DA MOTTA
  • Data: 19 août 2022


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  • A desmotivação dos estudantes é um dos problemas mais recorrentes no ambiente escolar. Sua causa é complexa e multifatorial, acarretando falta de interesse dos alunos nas aulas e consequentemente no processo de aprendizagem. Diante disso, o presente projeto se propõe a desenvolver Sequências Didáticas (SD) de práticas Maker de culinária para ensino de Micologia para alunos do Ensino Médio, analisando as contribuições dessa SD a partir de pressupostos da educação Maker como recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem por investigação. A pesquisa será de natureza aplicada com abordagem qualitativa, de procedimentos do tipo experimental com avaliações comparativas antes-depois, com um único grupo. As bases teóricas do ensino por investigação e aprendizagem Maker serão utilizadas como embasamento para a pesquisa, que serão empregadas de acordo com a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio na SD. O estudo contará com duas etapas principais de coleta e análise de dados, sendo elas a pré-aplicação e a pós-aplicação da SD através de formulários on-line, com questões do tipo estruturadas. A realização da presente pesquisa obedecerá aos preceitos éticos a fim de minimizar os riscos em ocasião da execução da atividade, tendo já sido submetido e aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da UFPE. Por fim, este projeto anseia contribuir de forma significativa para o engajamento dos discentes, bem como contribuir através do produto Manual de práticas Maker para o processo de ensino e aprendizagem para o ensino de biologia.

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  • FILIPE HENRIQUE CABRAL DE ALBUQUERQUE
  • ESTRATÉGIAS LÚDICAS E INVESTIGATIVAS NO CONTEXTO DA SALA DE AULA INVERTIDA: APRENDENDO SOBRE SAÚDE E EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO MÉDIO

  • Leader : MICHELINE BARBOSA DA MOTTA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • BRUNO SEVERO GOMES
  • ISABELLA MACARIO FERRO CAVALCANTI
  • MICHELINE BARBOSA DA MOTTA
  • Data: 22 août 2022


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  • Apesar da importância do ensino da saúde e educação sexual ao longo da educação básica apontada pela literatura, sua abordagem ainda é marcada por tabus e pautada num ensino tradicional dissossiado das questões sociais e emocionais que acompanham o tema. Diante dessa realidade, o presente estudo teve como objetivo geral analisar as implicações de uma sequência didática lúdica e investigativa vivenciada no contexto da sala de aula invertida para a aprendizagem e o engajamento de alunos do ensino médio quanto ao tema saúde e educação sexual. A metodologia deste estudo pautou-se na pesquisa qualitativa de caráter descritivo, com resultados apresentados por meio de relato de experiência. A pesquisa teve como unidade empírica a Escola de Referência em Ensino Médio Senador Petrônio Portela, localizada na cidade do Jaboatão dos Guararapes, estado de Pernambuco, em que os sujeitos participantes foram os estudantes de uma das turmas de 2o ano do Ensino Médio. A coleta de dados aconteceu através da aplicação de um questionário de caracterização discente, o qual possibilitou a elaboração de uma sequência didática sobre saúde e educação sexual, além do uso da plataforma Padlet como repositório das produções dos estudantes e um diário de bordo docente. Os resultados do estudo demonstraram que as estratégias lúdicas e investigativas, materializadas através de brincadeiras, desafios, estudos de casos e outras situações didáticas, se mostraram eficazes para aumentar o nível de participação dos alunos nas aulas de biologia. Como produto final do Trabalho de conclusão do Mestrado em Ensino de Biologia PROFBIO, foi elaborado um guia para os professores com orientações para a replicação de uma sequência didática lúdica e investigativa voltada ao ensino da saúde e educação sexual.

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  • MARIANA XAVIER DOS SANTOS
  • A PRÁTICA DA QUADRILHA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE FISIOLOGIA DO SISTEMA ENDÓCRINO

  • Leader : EMERSON PETER DA SILVA FALCAO
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • EMERSON PETER DA SILVA FALCAO
  • SIMAO DIAS DE VASCONCELOS FILHO
  • TALITA GISELLY DOS SANTOS SOUZA
  • Data: 23 août 2022


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  • O estudo do sistema endócrino é inquietante e riquíssimo em detalhes. Está relacionado a muitos aspectos da vida mais próximos do cotidiano do que podemos imaginar, tornando-se deveras interessante o seu estudo. Porém, é um sistema complexo, cuja compreensão não é tão simples devido ao fato de se correlacionar com vários outros eixos temáticos da biologia, em especial o sistema nervoso. Além de se relacionar com outras ciências, como a Bioquímica por exemplo. Portanto, necessitando de certa dose de abstração para a sua adequada compreensão. Além disso é um conteúdo extenso, o que adiciona certa dificuldade ao seu aprofundamento em sala de aula. Este projeto vem propor uma abordagem instigadora que agregará uma atividade rítmica e expressiva (dança/quadrilha) ao ensino por investigação. Espera-se que esta ferramenta possa favorecer o processo de construção do conhecimento. Para tanto, os alunos estudarão o sistema endócrino e investigarão maneiras de representar seu funcionamento, mecanismo de ação e receptores, nas coreografias da dança. Assim, ao final do projeto uma cartilha e um guia para docentes serão construídos como produtos.

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  • ELVIS FRANCISCO DO MONTE
  • DIVERSIFICANDO O ENSINO DE ZOOLOGIA: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO MÉDIO

  • Leader : LUIZ AUGUSTINHO MENEZES DA SILVA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • LUIZ AUGUSTINHO MENEZES DA SILVA
  • RICARDO FERREIRA DAS NEVES
  • RODRIGO FELIPE RODRIGUES DO CARMO
  • Data: 25 août 2022


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  • O processo de educação básica tem o objetivo de formar cidadãos com conhecimentos basais para continuar aprendendo, para o mercado de trabalho e para o exercício da cidadania de forma crítica. Para tanto, se faz necessário um processo de ensino-aprendizagem que leve em consideração o contexto do professor, do aluno e da produção acadêmica voltada para esse fim, identificando os aspectos a serem aprimorados, conduzindo a um melhor processo docente. Sendo assim, o presente projeto objetiva a produção de um produto com propostas pedagógicas diversificadas para o ensino de zoologia no ensino médio. Professores de Biologia estão sendo submetidos a questionários para diagnóstico de suas experiências com o ensino de zoologia. Trabalhos publicados no ENEBIO e CONEDU, bem como em periódicos especializados estão sendo analisados para diagnóstico das abordagens do ensino de Zoologia. Já é possível observar a carência de publicações com propostas de ensino investigativa e contextualizada, a prevalência daquelas destinadas à educação básica e aos grupos zoológicos dos cordados e artrópodes. Ao mesmo tempo, ocorre a construção das propostas de ensino com base nas informações coletadas, no ensino por investigação, nos princípios da alfabetização científica e da BNCC. Essas serão aplicadas em turmas do segundo ano do ensino médio em uma escola estadual para validação de sua aplicabilidade. Assim, espera-se contribuir com abordagens de fácil planejamento, organização e aplicação, levando em consideração a contextualização e o ensino por investigação

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  • JACKSON ATOS FERREIRA DE SOUZA
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA GAMIFICADA: UMA ABORDAGEM LÚDICO-INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE VIROLOGIA NO ENSINO MÉDIO

  • Leader : FRANCISCO CARLOS AMANAJAS DE AGUIAR JUNIOR
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • ERNANI NUNES RIBEIRO
  • FRANCISCO CARLOS AMANAJAS DE AGUIAR JUNIOR
  • HILTON MARCELO DE LIMA SOUZA
  • Data: 25 août 2022


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  • A biologia pode ser uma das disciplinas mais relevantes e merecedoras da atenção dos alunos, ou uma das disciplinas mais insignificantes e pouco atraentes, dependendo do que for ensinado e de como isso for feito. Os jovens, nativos digitais, trazem a dinâmica de uma nova forma de se relacionar com o mundo e se deparam com um ambiente educacional ainda analógico. Assim, existe uma necessidade crescente de sincronizar o processo de ensino com os modos de aprender dessa nova geração, a fim de que a escola se torne mais integrada à realidade da sociedade digital da qual participa. Nesse sentido, as metodologias ativas e, sobretudo a Gamificação, vêm demonstrando serem importantes estratégias de ensino que colocam o estudante como protagonista da própria aprendizagem, promovendo o engajamento cognitivo dos indivíduos em diversos contextos. Nesta perspectiva, esta pesquisa tem por objetivo compreender as implicações de uma sequência didática gamificada (SDG) em aulas de biologia sobre o tema virologia vivenciada com estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Este estudo terá uma abordagem qualitativa, tendo alguns elementos quantitativos, sendo considerada descritiva no que concerne aos objetivos. A coleta e análise dos dados ocorrerá por meio da aplicação de questionários com questões objetivas e subjetivas, bem como observações realizadas pelo professor-pesquisador e registradas em diário de campo, além de registro fotográfico e gravações de áudio. Almeja-se que este trabalho possa contribuir para dirimir os problemas/dificuldades identificadas no campo empírico, além de apontar novos caminhos metodológicos para o ensino de biologia.

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  • ÂNIA PATRÍCIA BEVENUTO DA SILVA
  • UTILIZAÇÃO DO DNA FORENSE COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA COMPREENSÃO DE TEMAS BÁSICOS DA GENÉTICA MENDELIANA E MOLECULAR

  • Leader : JOSE EDUARDO GARCIA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • VANESSA ROMA MORENO COTULIO
  • ANA CRISTINA LAUER GARCIA
  • JOSE EDUARDO GARCIA
  • Data: 25 août 2022


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  • A genética é uma das áreas da ciência que mais tem avançado nas últimas décadas, e sua aplicação na esfera social é cada vez maior. Porém, termos específicos da área, tais como DNA, RNA, Replicação e Hereditariedade nem sempre são compreendidos, sinalizando o grande desafio que o professor enfrenta no ensino desse conteúdo. Considerados complexos, os temas abordados nas aulas de genética muitas vezes geram desmotivação, especialmente pela escassez de aulas práticas, o que leva à memorização obrigatória de conceitos e, consequentemente, a um distanciamento entre conteúdo e prática. Por esse motivo, metodologias ativas têm sido recomendadas, podendo unir a abordagem investigativa às explicações formais dos conceitos teóricos. A ciência forense apresenta potencial para esta proposta, uma vez que une diversos conceitos básicos de genética às situações do cotidiano experimentadas pelos estudantes, especialmente em filmes e séries da TV. Até o momento, existem poucas publicações relacionando a temática do DNA forense com o ensino de genética no ensino médio. A proposta deste trabalho é unir a ciência forense ao ensino de genética, utilizando o DNA forense como ferramenta, numa perspectiva de ensino por investigação. Para tanto, será construída e analisada uma cena de crime fictícia, com a representação de perfis de DNA fingerprinting, onde os estudantes terão o seu dia de perito criminal. Esta pesquisa caracteriza-se como majoritariamente qualitativa

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  • FLAVIO BESERRA BARBOSA
  • JÚRI SIMULADO: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DA EVOLUÇÃO HUMANA NO ENSINO MÉDIO

  • Leader : FRANCISCO CARLOS AMANAJAS DE AGUIAR JUNIOR
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • DANILO DE CARVALHO LEANDRO
  • FRANCISCO CARLOS AMANAJAS DE AGUIAR JUNIOR
  • TALITA GISELLY DOS SANTOS SOUZA
  • Data: 29 août 2022


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  • Diante das variadas ferramentas pedagógicas propostas na educação, as escolas ainda insistem em métodos tradicionais de ensino onde o aluno é um ser passivo no processo ensino-aprendizagem. Buscar novas metodologias para o ensino da Biologia, instiga os alunos a saírem da sua “zona de conforto” e se tornarem protagonistas de seu aprendizado. Assim, o uso de metodologias ativas, como a prática do júri simulado, propõe maior autonomia ao estudante para buscar investigar os acontecimentos sobre a evolução humana de uma forma mais prazerosa e descontraída, pois ele apropria-se do autodidatismo podendo assim, adquirir novas habilidades e competências. Nesse contexto, o estudo proposto traz como elemento pedagógico o júri simulado sobre Evolução Humana. Assim, o produto pedagógico terá como base uma sequência didática investigativa que culmina na apresentação da sessão do júri simulado. O objetivo aqui, é propor uma sequência didática investigativa (SDI), utilizando o júri simulado como estratégia pedagógica para o ensino do tema evolução humana.

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  • ANDRÉ LUIZ DOS SANTOS CASTELO BRANCO
  • MUITO ALÉM DA EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA UMA VISÃO PROTAGONISTA DO TEMA

  • Leader : SIMONE DO NASCIMENTO FRAGA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • SIMONE DO NASCIMENTO FRAGA
  • CRISTIANO APARECIDO CHAGAS
  • ALEXSANDRO DOS SANTOS MACHADO
  • Data: 30 août 2022


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  • A adolescência é considerada uma das fases mais difíceis da vida, sendo um momento extremamente confuso, na qual os jovens passam por diversas transformações e descobertas, especialmente sexuais. Diante de tantas mudanças e com tantas informações disponíveis, muitos estudantes ainda passam por situações como gravidez na adolescência e infecções sexualmente transmissíveis. Diante deste cenário, a presente pesquisa tem por objetivo fomentar o conhecimento, nos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, sobre a educação sexual e gravidez na adolescência, com produção e avaliação da eficácia de uma sequência didática no processo de ensino-aprendizagem do tema proposto. A sequência será composta por 7 etapas que consistem em: 1 - responder um questionário sobre o tema em busca de estabelecer o conhecimento prévio de cada um; 2 – execução de uma adaptação do círculo hermenêutico dialético, em busca de uma construção coletiva sobre o tema; 3 – aplicação em grupo de um questionário destinado a uma pessoa de seu convívio sobre o tema; 4 – participação de uma roda de conversa com profissionais da área de saúde e pessoas que passaram pela gravidez na adolescência; 5 – apresentação, por parte dos grupos de estudantes, dos resultados obtidos através de sua pesquisa de campo; 6 – aplicação de uma sala de aula invertida para abordagem dos temas aparelho reprodutor masculino e feminino; 7 – responder um segundo questionário sobre o tema, afim aferir a evolução do aluno, tendo como referencial o início do processo. Com isso, espera-se produzir uma Sequência Didática como produto educacional que possa melhorar a abordagem sobre educação sexual na escola.

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  • LINDINELHA DA HORA CORREIA
  • A História da descoberta do DNA em quadrinhos - apresentação do método científico numa perspectiva histórica e lúdica

  • Leader : CRISTIANO APARECIDO CHAGAS
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • CRISTIANO APARECIDO CHAGAS
  • ERNANI NUNES RIBEIRO
  • TALITA GISELLY DOS SANTOS SOUZA
  • Data: 30 août 2022


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  • O ensino de Genética e Biologia Molecular costuma gerar problemas de compreensão nos alunos, sobretudo em relação a como os genes se relacionam aos fenótipos. Mais do que isso, é difícil para os alunos entender os experimentos clássicos da genética por meio de explicações limitadas à exposição do professor, a textos e a poucas figuras em livros didáticos que, de modo geral, mostram os resultados de experimentos históricos, sem contextualizá-los entre si. Histórias em quadrinhos (HQs) podem representar ferramentas úteis para contextualizar tais experimentos, seus personagens e suas histórias. Como uma linguagem rica em imagens, podem também representar os experimentos de maneira mais visual, o que facilita a abstração e a compreensão dos processos experimentais, ilustrando o processo científico por trás de tais experimentos históricos. Neste projeto, propomos a construção de dois produtos: uma HQ que conte de forma lúdica e histórica, com precisão científica, momentos importantes, personagens e experimentos históricos da Genética e da Biologia Molecular; uma sequência didática pela qual os estudantes farão uso da HQ e, a partir dela, busquem novas informações para montar uma mostra científica na qual representarão descobertas e experimentos-chave da Genética e da Biologia Molecular. Por fim, os estudantes serão questionados sobre sua experiência com os quadrinhos e com a sequência didática; suas respostas serão analisadas pelo método do discurso do sujeito coletivo para se verificar o quanto ambos podem ajudar no processo de ensino-aprendizagem dos temas.

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  • MARCELO VIEIRA BEZERRA
  • GUIA DE ORIENTAÇÃO SOBRE BIOINDICADORES AMBIENTAIS COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DA BIOLOGIA

  • Leader : SIMEY DE SOUZA LEAO PEREIRA MAGNATA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • MAGADA MARINHO ROCHA DE LIRA
  • RICARDO FERREIRA DAS NEVES
  • SIMEY DE SOUZA LEAO PEREIRA MAGNATA
  • Data: 31 août 2022


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  • O homem com suas práticas e escolhas, vem alterando o meio ambiente de forma substancial, transformando paisagens e interferindo na biodiversidade. Atualmente, vários países desenvolvem programas de monitoramento dos ambientes, a partir de bioindicadores, já que existe uma pressão dos órgãos ambientais e a liberação de recursos financeiros fica atrelada a essas informações sobre a qualidade do ambiente. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo estimular o olhar crítico da sociedade escolar sobre o meio ambiente, e para isso propõe a prática de metodologias ativas no ensino de Biologia, ao propor um Guia de orientação para o docente com ênfase nos Bioindicadores ambientais. A pesquisa será qualitativa, mas, apresentará uma sequência didática investigativa (SEI) planejada pelo docente, a qual sugerirá a participação ativa de estudantes. Essa proposta nasceu da prática docente do mestrando nas aulas do ensino médio do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Campus Caruaru, curso de Mecatrônica na modalidade Integrado, na disciplina de Biologia no 6º período. Os conteúdos que serão explorados estão associados aos conteúdos da Zoologia, da Botânica e da Ecologia, bem como àqueles que perpassam essas áreas. Espera-se que o guia construído possa estimular os docentes a planejar e aplicar atividades que priorizem metodologias ativas. Nessa perspectiva, busca-se promover o desenvolvimento de um senso crítico e construtivo nos discentes estimulados pelos docentes que passarem a fazer uso do produto construído. O intuito é estimular a percepção das diversas relações biológicas existentes entre áreas estudadas, exaltando a importância do ensino investigativo.

2021
Thèses
1
  • WANEZA WALERIA PEREIRA DE ARAUJO
  • HISTÓRIAS EM QUADRINHO: CRIAÇÃO E APLICAÇÃO NA DISCUSSÃO DA ORIGEM DA VIDA

  • Leader : CRISTIANO APARECIDO CHAGAS
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • CRISTIANO APARECIDO CHAGAS
  • KENIO ERITHON CAVALCANTE LIMA
  • MONICA BUCCIARELLI RODRIGUEZ
  • Data: 29 juin 2021


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  • O ensino da Biologia apresenta uma série de dificuldades a serem enfrentadas pelos professores diariamente, sobretudo quando se refere a conteúdos que envolvem conflitos religiosos, e ainda maiores quando se relacionam à compreensão do método científico. A Origem da Vida se enquadra nesses termos, exigindo novas estratégias e recursos que aproxime o conhecimento científico dos estudantes, recurso esse, que diminua o impacto na abordagem e que favoreça a transmissão de ideias de forma mais direta, tal como as Histórias em quadrinho (HQ). Com isso, este estudo teve como objetivo criar uma HQ e uma sequência didática associada para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da história da teoria da Biogênese. Para isso, construímos uma sequência didática, pautada no protagonismo juvenil. Foi dividida em três etapas, totalizando oito horas/aula. A primeira etapa foi destinada ao levantamento conceitual dos estudantes, seguido de uma aula expositiva no sentido de aprofundar o conteúdo, bem como a apresentação da HQ construída neste trabalho. A segunda etapa, consistiu-se na exploração de conceitos e de uma oficina sobre HQ, seguida da construção das Histórias em quadrinho pelos alunos, abordando a temas da mitologia Grega, Nórdica, Egípcia, Africana e Japonesa, as quais se deram de forma interdisciplinar, colocando em prática o conhecimento adquirido a partir das pesquisas realizadas. E a terceira etapa reservou-se para a apresentação dos trabalhos construídos, bem como para apontar as relações existentes entre o conhecimento científico e o cultural (mitológico). Como resultados obtivemos uma HQ criada a mão livre, bem ilustrada fazendo uma viagem aos séculos passados, mostrando os experimentos feitos por Redi, Needham, Spallanzani e Pasteur, elucidando assim, a importância da história da ciência. Também foi construída a sequência didática, estruturada e desenvolvida seguindo os preceitos de Zabala, envolvendo um maior número de alunos, organizados em grupos, favorecendo dessa forma a interação entre eles, o desenvolvimento de diversas habilidades e a valorização de suas potencialidades. Portanto, os produtos deste TCM tiveram como perspectiva ligar o conhecimento científico ao cultural, possibilitando uma visão globalizada do aprendizado, tornando o estudo mais amplo e efetivo.

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