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Dissertations |
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MARCIA BATISTA DA SILVA
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A PRODUÇÃO DOS SABERES DOCENTES NA CONTINGÊNCIA PEDAGÓGICA: NECESSIDADES FORMATIVAS E A INDUÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES
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Advisor : MARIA JOSELMA DO NASCIMENTO FRANCO
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COMMITTEE MEMBERS :
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MARIA JOSELMA DO NASCIMENTO FRANCO
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CONCEICAO GISLANE NOBREGA LIMA DE SALLES
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MARLI AMÉLIA LUCAS DE OLIVEIRA
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Data: Jan 5, 2023
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Show Abstract
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O presente estudo situa-se nas discussões acerca da formação de professores e versa especificamente sobre professores iniciantes. Tomamos como objeto de estudo “os saberes docentes emergentes da contingência pedagógica, advindos das necessidades formativas dos professores iniciantes e alimentadores da indução profissional” e como problema central: Quais os saberes docentes emergentes da contingência, advindos das necessidades formativas dos professores iniciantes que contribuem para a indução profissional? Como objetivo geral, temos: Analisar os saberes docentes emergentes da contingência pedagógica, advindos das necessidades formativas dos professores iniciantes que contribuem para a indução profissional. Como objetivos específicos, destacamos: Identificar os saberes docentes emergentes da contingência pedagógica, advindos das necessidades formativas dos professores iniciantes; Descrever as necessidades formativas dos professores iniciantes da rede; e Contribuir com as proposições de ações alimentadoras da indução profissional de professores iniciantes no contexto da rede. Fundamentamos nossas discussões nas categorias teóricas: saberes docentes com Tardif (2014), Gauthier (2006), Borges (2004), e Cunha (2007); contingência pedagógica a concebemos enquanto o movimento de imprevisibilidade vivido no espaço escolar (...); necessidades formativas conforme Ramalho e Núñes (2011), Bandeira (2014), Sousa, Rocha, Oliveira e Franco (2020); indução profissional amparada em Wong (2020), Roldão (2012), Cruz, Farias e Hobold (2020); e para discutir professores iniciantes partimos de autores como Carlos Marcelo (1999), Mendonça (2019), Huberman (1995), Almeida, Reis, Gomboeff e André (2020). Nosso percurso metodológico se pautou em uma abordagem predominantemente qualitativa a partir de Ludke e André (2018). Para chegarmos aos participantes da pesquisa inicialmente realizamos a análise documental conforme Ludke e André (2018) sobre os arquivos da SEDUC seguido da utilização do instrumento questionário via Google Formulário de acordo com Gil (2008). Para a produção dos dados adotaremos o uso novamente do questionário (GIL, 2008) com professores iniciantes e coordenadores, desenvolveremos um grupo de discussão a partir de Meinerz (2011) e quatro sessões de intervenção conforme apresenta Gouveia (2020) exclusivamente com os coordenadores. Os dados serão analisados na perspectiva da análise de conteúdo amparada em Moraes (1999) por meio das temáticas e categorias advindas dos significados que emergem dos dados.
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DIVANE OLIVEIRA DE MOURA SILVA
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AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: LÓGICAS DISCURSIVAS NA REDE ESTADUAL
PERNAMBUCANA
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Advisor : KATIA SILVA CUNHA
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COMMITTEE MEMBERS :
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GUSTAVO GILSON SOUSA DE OLIVEIRA
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KATIA SILVA CUNHA
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LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA
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Data: Feb 16, 2023
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Show Abstract
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A presente pesquisa qualitativa problematiza a avaliação educacional, utilizada pela rede estadual de Pernambuco, por meio do Programa de Modernização da Gestão Pública - Metas para a Educação. Ao compreendermos o campo educacional como campo político, nos ancoramos na ontologia política pós-estruturalista, formulada pela Teoria do Discurso Pós-estruturalista de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe (2015), com a expansão, articulação e corrente interpretativa, proposta por Jason Glynos e David Howarth (2007). Nosso objetivo é compreender a articulação que possibilita à política pública pernambucana promover a padronização avaliativa das escolas da rede estadual de ensino, bem como as condições e objetos que tornam esses padrões ou rotinas de articulações possíveis. Formarão o corpus da pesquisa: documentos oficiais - locais e nacionais, fontes bibliográficas, notícias veiculadas em diferentes mídias, websites, pronunciamentos oficiais. Sinteticamente, intentamos oferecer as seguintes contribuições relacionadas à avaliação do sistema educacional pernambucano: (a) caracterização de seus regimes e práticas discursivas; (b) identificação da sua emergência, contestação e transformação; (c) explicação crítica das maneiras pelas quais ela prende e seduz os sujeitos. Portanto, criticamente envolveremos um plano sincrônico para a caracterização e um plano diacrônico para a identificação da reprodução e/ou subversão, procurando trazer à tona as normas tidas como certas do sistema avaliativo em foco, as quais possibilitam sua hegemonia, bem como normas e possibilidades reprimidas ou excluídas.
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RUBEM VIANA DE CARVALHO
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UM ARCO-ÍRIS NA LUTA PELA TERRA: O CONSTRUIR DA PRÁXIS
PEDAGÓGICA LGBT DO MST
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Advisor : ALLENE CARVALHO LAGE
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COMMITTEE MEMBERS :
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ALLENE CARVALHO LAGE
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JAQUELINE BARBOSA DA SILVA
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MARCELO HENRIQUE GONCALVES DE MIRANDA
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Data: Feb 28, 2023
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Show Abstract
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Nossa pesquisa articula os estudos sobre educação, movimentos sociais, gênero e sexualidades e visa enquanto objetivo geral: Compreender o modo como foi construída a agenda LGBT no MST e as práxis pedagógicas decorrentes deste processo, onde foram articuladas as perspectivas de luta pela terra com a de luta pelas identidades de gênero no âmbito da diversidade sexual. E quanto aos objetivos específicos propõe: 1) Reunir os fragmentos do processo histórico de construção da agenda LGBT do MST a partir dos documentos produzidos pelo movimento e das narrativas das/os militantes; 2) Identificar as práxis pedagógicas relacionadas com as vivências de gênero no âmbito da diversidade sexual trabalhadas pelo MST; 3) Analisar as políticas do MST referentes às identidades LGBTs e os seus desdobramentos nas políticas educativas do movimento; 4) Sistematizar um debate sobre uma perspectiva queer interseccional a partir da experiência do coletivo LGBT do MST. Enquanto percurso metodológico, a pesquisa se insere nos estudos qualitativos, sendo do tipo exploratória e explicativa, quanto ao método utilizaremos o Método do Caso Alargado de Boaventura de Sousa Santos (1988) e Lage (2013), e enquanto instrumentos de análise utilizaremos a observação participante, a análise de documentos e a entrevista narrativa. No que se refere a abordagem analítica, utilizaremos a Hermenêutica Diatópica de Panikkar (2000, 2004) e Santos (2001, 2004), considerando o processo de equivalência homeomórficas para estabelecermos um diálogo diatópico intercultural a partir das dimensões simbólicas, dos sentidos e dos significados na experiência em questão.
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LUIZ FELIPE DE OLIVEIRA SILVA
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TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE ESTUDANTES HOMOSSEXUAIS EM ESCOLAS DE REFERÊNCIA DO ENSINO MÉDIO (EREMs) DE
CARUARU/PE
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Advisor : MARCELO HENRIQUE GONCALVES DE MIRANDA
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COMMITTEE MEMBERS :
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CARLA PATRICIA ACIOLI LINS GUARANA
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FERNANDO SEFFNER
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MARCELO HENRIQUE GONCALVES DE MIRANDA
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Data: Mar 2, 2023
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Show Abstract
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As práticas discursivas que atestam as concepções sobre a sexualidade são fortemente sustentadas por um sistema binário cisheteronormativo que subalterniza corpos. Nesse sentido, essa dissertação aborda a constituição das trajetórias escolares de pessoas que se autodeclaram pertencentes à comunidade LGBTQIA+, evidenciando os elementos sociais perpassados até o fim do ciclo no ensino médio. Nessa direção, como objetivo geral, buscamos compreender, a partir do contexto da diversidade sexual, os desafios enfrentados e as estratégias utilizadas por estudantes homossexuais em suas trajetórias escolares em Escolas de Referência do Ensino Médio (EREMs) de Caruaru/PE. Com efeito, utilizamos como referencial teórico os ideais de Bourdieu (1970, 1982, 1987, 1989, 1983, 1992, 1994, 1998, 2001, 2003) e Lahire (1997, 2001, 2002, 2004, 2014) no que tange a uma reflexão que vai do habitus de classe aos patrimônios individuais de disposições e uma discussão, a partir das questões de gênero e sexualidade, utilizando autores como Foucault (2002, 1988), Louro, Butler (2003, 2014) e Scott (1995) de uma escola que funciona como uma importante instituição social que é produtora e reprodutora de cultura. Como percurso metodológico, além da análise documental, nos apoiamos nos retratos sociológicos e nas entrevistas narrativas. Constatamos que, atuando como um dispositivo de poder e controle, a sexualidade foi uma variável de impacto nas trajetórias desses estudantes e, além disso, através de discursos e/ou práticas, a família e escola tiveram significativa relevância em seus percursos escolares.
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JOSE VANDCARLOS VASCONCELOS DA SILVA
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O FIES NO GOVERNO DILMA ROUSSEFF E TEMER: INCLUSÃO SOCIAL, DEMOCRATIZAÇÃO OU ENDIVIDAMENTO?
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Advisor : MARCELO HENRIQUE GONCALVES DE MIRANDA
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COMMITTEE MEMBERS :
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MARCELO HENRIQUE GONCALVES DE MIRANDA
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LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA
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FERNANDA SARDELICH NASCIMENTO
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Data: Mar 10, 2023
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Show Abstract
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Em nossa pesquisa buscamos compreender como as Políticas Educacionais de Financiamento como o programa Fies repercutiu na vida social de estudantes dos cursos de licenciaturas em pedagogia e em história da FAFICA- Caruaru a partir das mudanças que lhe foram feitas no segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff (2015-2016) e no governo Michel Temer (2016-2018). Para tanto, fazemos uso dos seguintes objetivos específicos a) Identificar, na visão de alunos egressos que concluíram seus cursos de licenciatura em Pedagogia e História se houve mobilidade social proveniente da conclusão s graduações; b) Mapear as circunstâncias que contribuíram para a desistência de alunos dos referidos cursos financiados pelos Fies, em decorrência das mudanças ocorridas no período de 2015 a 2018; c) Verificar se os alunos egressos dos cursos de Pedagogia e História também estão endividados com o Fies após a finalização do período de carência, a partir das novas regras do programa. Entendemos que a formação acadêmica mediante um curso superior, contribui significativamente para o desenvolvimento pessoal e profissional de um estudante, por isso, buscamos compreender como as mudanças feitas no Fies pela ex presidenta Dilma Rousseff e Michel Temer reverberaram sobre estudantes de Pedagogia e História, nos âmbitos de mobilidade social, endividamento e desistência do curso. Contextualizamos as relações entre o Estado e iniciativa, para perceber as relações público-privadas privada em (CUNHA, 2007), também discutimos a mercantilização do ensino superior, para maior compreensão do Fies enquanto política pública a partir de (ANDRADE, 2000; ANDRIOLI, 2002; BRESSAN, 1990; BOTELHO; PESSOA, 2016) entre outros autores. Para maior compreensão das políticas públicas sociais e políticas públicas educacionais nos baseamos em (AZEVEDO,1997; CUNHA; MENDONÇA,2011; HOFLING,2001; MAINARDES, 2011). Teoricamente nos fundamentamos na abordagem do ciclo de políticas em (MAINARDES, 2006,2009, 2016, 2018) e (BALL,2006,2011). Metodologicamente fazemos uso da análise do conteúdo em (BARDIN, 2004; VALLA, 1990), utilizam-nos das entrevistas semiestruturadas de (GASKELL).
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HELAYNNE RAHYSSA SAMPAIO VIANA
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PEDAGOGIAS DO CORPO-SAGRADO: DANÇA NAGÔ E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES NO ILÊ OBÁ AGANJÚ OKOLOYÁ
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Advisor : MARIO DE FARIA CARVALHO
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COMMITTEE MEMBERS :
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JANSSEN FELIPE DA SILVA
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MARIA ACSELRAD
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MARIO DE FARIA CARVALHO
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Data: Apr 14, 2023
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Show Abstract
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“Ilê, como é lindo de se vê, ilê, como é lindo...” O trecho dessa composição escrita por minha mãe carnal, Oyá Tundê, Yá Maria Helena Sampaio, traduz bem o sentimento de pertencimento e alegria de fazer parte de um legado ancestral. Eu, cria do Terreiro de Mãe Amara, sou diariamente atravessada nas minhas subjetividades por seus ensinamentos. Meu corpo-sagrado se move e se transforma no embalo das águas e dos ventos sagrados de Oyá. Dessa forma, a presente pesquisa busca compreender como se constitui as pedagogias do corpo sagrado presentes nos rituais e práticas que envolvem a dança no Ilê Obá Aganjú Okoloyá – Terreiro de Mãe Amara. Para auxiliar nessa compreensão, dialogo com as problematizações sobre corpo de Moraes (2009), Gomes (2003) e das contribuições de Sander (2011) em relação a corporeidade. A respeito do conceito de subjetividades, utilizo Deleuze (2001) e Fanon (2020). Além dessas autoras e autores, trago as reflexões sobre pedagogias em Ferreira (2010) e Macedo et all (2019). Nesse sentido, a partir dos imbricamentos entre esses conceitos e o da dança nagô, que se alimenta de ambos para existir, mover-se no mundo e sentir as vivências do sagrado, é possível elaborar o conceito “pedagogias do corpo-sagrado”. A partir dessa compreensão teórica e do método cartográfico, principalmente a partir de Kastrup (2009), busco compreender os processos dos moveres e sentires da dimensão do sagrado na dança nagô de Pernambuco e como a sua potência poética subjetiva a minha existência e dos e das bailariNagôs.
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PEDRO BRANDAO DA COSTA NETO
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O DISCURSO DOS/AS MÉDICO/AS ACERCA DA PRÓPRIA FORMAÇÃO – UMA ANÁLISE DA PROPOSTA FORMATIVA DO CURSO DE MEDICINA DO CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE DA UFPE.
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Advisor : SAULO FERREIRA FEITOSA
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COMMITTEE MEMBERS :
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SAULO FERREIRA FEITOSA
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CONCEICAO GISLANE NOBREGA LIMA DE SALLES
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NARA MIRANDA PORTELA
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Data: Jun 7, 2023
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Show Abstract
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A presente pesquisa objetiva compreender como os/as médicos/as, egressos/as do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) significam seu próprio processo formativo no curso de medicina. Como objetivos específicos, tratamos de: Identificar como os/as egressos/as significam a proposta interdisciplinar do curso; mensurar como avaliam as metodologias ativas e os espaços pedagógicos; e compreender como avaliam o desenvolvimento de competências e habilidades adquiridas durante o curso para sua atuação profissional e/ou acadêmica. Assim, lançando-se mão da perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso (AD), de Michel Pêcheux, procura-se identificar se os/as egressos/as se encontram sob o efeito de um discurso mais alinhado aos pressupostos de uma formação médica pautada na lógica biomédica e nas especialidades médicas ou mais alinhados aos pressupostos do paradigma da integralidade, sob o qual o curso está orientado.
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JOÃO PAULO DE AZEVEDO SILVA
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GRAFIAS DE REVERSÃO SUBJETIVA RACISTA DOS CORPOS CAPOEIRISTAS SEGUNDO FRANTZ FANON
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Advisor : EVERALDO FERNANDES DA SILVA
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COMMITTEE MEMBERS :
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EVERALDO FERNANDES DA SILVA
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JANSSEN FELIPE DA SILVA
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MICHELE GUERREIRO FERREIRA
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Data: Jun 12, 2023
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Show Abstract
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O anseio antirracista foi a força motriz dessa pesquisa, além disso, a necessidade do autor de (re)encontrar-se a partir de um outro local de interpretação, a saber: as filosofias africanas que são encorpadas em movimentos produzidos dentro da roda do mundo (capoeira). Sendo assim, essa pesquisa pretende compreender os processos de reversão subjetiva racista no espaço formativo da capoeira segundo o pensamento de Frantz Fanon. Por isso, pretendemos identificar os mecanismos de inferiorização de corpos pretos como resultado do processo de colonização, nomear os saberes que fortalecem e valorizam a identidade afro-diaspórica dos pretos e pretas que praticam a capoeira e analisar os modos, as temporalidades e as ferramentas que a capoeira utiliza como reversão das subjetividades subalternizadas segundo Frantz Fanon. Portanto, escritos como os de Frantz Fanon (2008; 1965; 1929), Boaventura de Santos (2007), Aimé Césaire (1978, 2010), George James (1992), Aníbal Quijano (2005), Renato Noguera (2011; 2010; 2013), Katiúscia Ribeiro (2020), como também as filosofias de Amenemope e de Òrúnmìlá irão nos auxiliar para alcançarmos as nossos objetivos e pretensões. A natureza dessa pesquisa é qualitativa (MINAYO 2007) , tendo como método o Estudo de Caso Alargado (LAGE 2013; SANTOS 1983), como técnica de coleta nos serviremos da observação participante e da entrevista semiestruturada (MINAYO 2007) e a técnica de análise será de Análise de Conteúdo (BARDIN 2011)
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JESSICA PRISCILA GARCIA DE SOUZA
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PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE FEMINISMOS, GÊNERO E SEXUALIDADE NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO NORDESTE
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Advisor : ALLENE CARVALHO LAGE
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COMMITTEE MEMBERS :
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ALLENE CARVALHO LAGE
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FERNANDO DA SILVA CARDOSO
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SERGIO ANTÔNIO SILVA RÊGO
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Data: Jun 15, 2023
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Show Abstract
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A pesquisa científica tem um importante papel na produção de conhecimento, pois a partir dela, muitas descobertas que farão diferença na sociedade são possíveis. E as mulheres enfrentam dificuldades para estar nesses espaços, tendo sido silenciadas e invisibilizadas dado o percurso histórico de sexismo presente na ciência. Apesar desse histórico, há, nos últimos anos, uma crescente na participação das mulheres nos campos de pesquisa, um aumento de mulheres nos cursos de mestrado e doutorado e também tem aumentado a pesquisa em gênero, sexualidade e feminismos. A questão problema da pesquisa visa compreender Que cenários vêm sendo construídos na produção de conhecimentos dos Programas de Pós-Graduação em Educação de universidades públicas do Nordeste sobre feminismos, gênero e sexualidade? A partir então dessa questão, nós elaboramos nossos objetivos para esta pesquisa, onde o nosso objetivo geral é identificar que cenários vêm sendo construídos na produção de conhecimentos dos Programas de Pós-Graduação em Educação de universidades públicas do Nordeste sobre feminismos, gênero e sexualidade.E como objetivos específicos: Reunir fragmentos da história da Pós-Graduação no Brasil; Sistematizar as questões mais atuais sobre produção de conhecimento em educação; Identificar as áreas de estudo e produção científica sobre gênero, sexualidade e feminismos nos Programas de Pós-graduação em educação; A nossa pesquisa é uma pesquisa bibliográfica, porque como nos diz Gil (2021), a pesquisa bibliográfica é elaborada com base em materiais já publicados, que antes estava limitado aos materiais impressos, como livros e revistas, mas que atualmente também abrange outros formatos, como os materiais on-line. Nosso estudo está pautado numa abordagem quantitativa e qualitativa, quantitativa no sentido de investigar quais são as produções científicas realizadas nos programas que iremos pesquisar. E o caráter qualitativo vem para colaborar nesta pesquisa e suas interações, sem perder de vista o aprendizado adquirido em busca de singularidades para produzir significados e contribuições nesta pesquisa acadêmica. Esta pesquisa está delimitada ao estudo da produção científica produzida nos Programas de Pós-Graduação em Educação das universidades públicas do Nordeste sobre feminismos, gênero e sexualidade. Os Programas de Pós-Graduação escolhidos para análise das produções serão os programas de educação das universidades públicas da Região Nordeste do ano de 2012 até o presente ano, que tenham produções sobre os temas aqui tratados. Para análise dos dados obtidos em campo, nos utilizaremos da análise de conteúdo, pois concordamos com Bardin, que caracteriza a análise de conteúdo como um conjunto de técnicas de análise das comunicações, visando obter indicadores quantitativos ou não, que permitam a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção/recepção (variáveis inferidas) das mensagens. Junto à análise de conteúdo também utilizaremos para análise dos dados o método do caso alargado, que traz em si o caráter analítico e, dessa maneira, nos auxiliará na construção de nossa análise de forma organizada, para que possamos resgatar os sentidos do que será colhido em campo em diálogo com os autores apresentados durante o nosso referencial teórico.
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ADRIÃO DA SILVA MENDES
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A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E A FORMAÇÃO DISCURSIVA DO PARADIGMA DA BNCC
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Advisor : SANDRO GUIMARAES DE SALLES
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COMMITTEE MEMBERS :
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CAROLINE FARIAS LEAL MENDONCA
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SANDRO GUIMARAES DE SALLES
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SAULO FERREIRA FEITOSA
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Data: Jun 20, 2023
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Show Abstract
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Com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada para o território nacional no ano de 2017, é exigido que os currículos, em todos os níveis sejam regulados ou normatizados pelos critérios de uma aprendizagem comum, especificada na base — limitando o desenvolvimento de currículos nas suas dimensões locais. Posteriormente, no ano de 2019, é debatido o Plano de Educação Escolar Indígena (PNEEI), sendo um dos pontos a execução da BNCC em todas as escolas indígenas do país. Tomamos essa premissa para estabelecer o objetivo geral desta pesquisa, que é compreender os enunciados e a formação discursiva do paradigma da BNCC atuando na produção de regularidades da educação escolar indígena. Em um panorama geral, partimos da seguinte questão: a BNCC, como um discurso produtivo, cria regularidades para a EEI, alinhada aos paradigmas da educação intercultural, que afirma as lutas e demandas indígenas, ou constitui uma prática discursiva que despolitiza e concebe os povos indígenas como uma celebração do multiculturalismo, em perspectiva neoliberal de currículo? Como metodologia, utilizaremos a perspectiva arqueológica da análise do discurso de Michel Foucault (1987). Esta busca compreender como determinados enunciados são organizados em uma regularidade para produzir determinado discurso enquanto poder-saber para um efeito de verdade.
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ARISELMA ANA DE ASSUNCAO ALVES RAMALHO
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FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA REDE DE ENSINO DO SERTÃO PERNAMBUCANO
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Advisor : IRANETE MARIA DA SILVA LIMA
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COMMITTEE MEMBERS :
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ALDINETE SILVINO DE LIMA
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CARLA PATRICIA ACIOLI LINS GUARANA
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IRANETE MARIA DA SILVA LIMA
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Data: Jun 20, 2023
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Show Abstract
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Esta pesquisa se insere nos domínios da formação docente e da Educação Matemática, particularizando o ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva crítica. Consideramos que os espaços de Formação Continuada possibilitam a reflexão e o diálogo, permitindo a integração entre a teoria e a prática docente, tornando-se um espaço de construção influenciado na crítica social em que o processo educativo deve estar inserido. Para fundamentar a investigação apoiamo-nos nos referenciais teórico e metodológico da Formação Continuada e da Educação Matemática Crítica. Delimitamos como objetivo geral analisaras ações de formação continuada, com foco no ensino de matemática, ofertadas aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental por uma rede municipal do Sertão do Moxotó pernambucano e a relação com a reflexão e o diálogo. E como objetivos específicos: mapear as ações de formação continuada ofertadas para os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco no ensino de matemática; 2) estabelecer relações entre as ações de formação continuada de matemática e os conceitos de reflexão e diálogo. Os dados da pesquisa estão sendo coletados com professores formadores e professores participantes das formações por meio de conversas informais, observação, questionário e entrevsitas.
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ANA RINÊLDA TARGINO ALVES LACERDA
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POLISSEMIA DE SENTIDOS E ARTICULAÇÕES DISCURSIVAS QUE ENVOLVEM A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E ATRAVESSAM AS PRÁTICAS AVALIATIVAS DE PROFESSORAS
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Advisor : LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA
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COMMITTEE MEMBERS :
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LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA
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MARCELO HENRIQUE GONCALVES DE MIRANDA
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PAULO MANUEL TEIXEIRA MARINHO
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Data: Jun 22, 2023
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Show Abstract
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O projeto de pesquisa intitulado “Polissemia de sentidos e articulações discursivas que envolvem a avaliação da aprendizagem e atravessam as práticas avaliativas de professoras no agreste pernambucano”, faz um trajeto no terreno educacional situando-se nas discussões sobre o significante avaliação, a polissemia de sentidos que o projeta em múltiplas direções, e as articulações discursivas em que se manifesta; com o objetivo de analisar nas práticas de professoras, dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de Caruaru, como estas avaliam diante da polissemia de sentidos e articulações discursivas que envolvem a avaliação da aprendizagem. Para tanto, nos propomos a identificar nos discursos de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de Caruaru, sentidos de avaliação e práticas avaliativas; identificar sentidos articulados que disputam pela significação da avaliação da aprendizagem e práticas avaliativas presentes em textos oficiais e normativos vigentes no município de Caruaru; e analisar as práticas avaliativas utilizadas com maior frequência pelas professoras no cotidiano da sala de aula. Partimos do pressuposto de que existem vários e diferentes sentidos conferidos aos processos avaliativos, diferentes discursos e formação discursiva que disputam para atribuir-lhe significação, os quais influenciam o fazer pedagógico das/os professoras/os no cotidiano da sala de aula. A pertinência dessa pesquisa se dá posto a complexidade da avaliação e em torno dela, tanto no domínio conceitual, quanto nas práticas que a efetivam. De modo que, a avaliação está envolta de articulações discursivas que a capturam como o pivô, a desculpa, a culpada, o centro, o ponto nodal e/ou a solução para os problemas educacionais. Logo, consideramos relevante ampliar e aprofundar a discussão em torno do ato de avaliar, enquanto um processo de formação humana, distante do sentido de dar forma ou conformar uma identidade fixa, nem no sentido de padronizar ou homogeneizar, de sedimentar um único modo se ser ou um dever-ser. Mas, vinculada a uma forma de ação, a uma urgente necessidade de avaliar porque se quer conhecer, para o compromisso com a vida; a um anseio de avaliar porque se quer ocupar espaços, porque se deseja o encontro e encontrar-se. Assim, nos inscrevemos no jogo de disputas por significação tomando a avaliação da aprendizagem e das práticas avaliativas como formação discursiva, em uma perspectiva discursiva vinculada a Teoria do Discurso iniciada em Laclau e Mouffe (2015). Entendemos que esse projeto de pesquisa se justifica e vem agregar a comunidade acadêmica, visto que, no espaço acadêmico são articulados diferentes caminhos para a pesquisa em educação. De modo que, trazer para as discussões acerca da avaliação da aprendizagem e as práticas avaliativas um olhar através das lentes possibilitadas pela Teoria do Discurso como caminho teórico-metodológico é uma possibilidade de avançar nos estudos sobre a temática. Escolhemos fazer esse trajeto a partir de uma perspectiva discursiva que caminha em consonância com a Teoria do Discurso por entendemos ser possível, por meio dela, assumir que a realidade é sempre já discursiva, assim, não há nada na experiência humana que escape ou que não seja constituído e atravessado pelos processos discursivos que produzem, sedimentam e/ou deslocam a realidade. Assim, possibilita um diálogo como nosso objeto de estudo, través do qual podemos seguir com o entendimento acerca das articulações teoria-prática, discurso-prática e política-discurso-prática. Posto que, as práticas discursivas abarcam discursos, práticas, textos, gestos, ou seja, o discurso é também prática. Além disso, nos referenciamos em autores que tratam de concepções de avaliação da aprendizagem como Méndez (2002), Freitas (2009), Marinho, Leite, Fernandes (2014), entre outros. Como procedimentos de construção de dados para a pesquisa utilizaremos entrevistas semiestruturada com professoras dos anos iniciais da educação básica, utilizaremos a análise de textos e documentos e faremos uso da observação de aulas das professoras que serão sujeitos/participantes.
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VANNESSA REBECA SANTANA AQUILINO
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INFÂNCIA E A EXPERIÊNCIA DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: algumas interrogações à escola.
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Advisor : CONCEICAO GISLANE NOBREGA LIMA DE SALLES
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COMMITTEE MEMBERS :
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CARLA PATRICIA ACIOLI LINS GUARANA
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CONCEICAO GISLANE NOBREGA LIMA DE SALLES
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TATIANA CRISTINA DOS SANTOS DE ARAUJO
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Data: Aug 28, 2023
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Show Abstract
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Esta pesquisa abarca o movimento investigativo da Infância, a partir de perspectivas contemporâneas, pincelando rapidamente a história cronológica, dando base para a construção do pensamento que é desenrolado nesta pesquisa, contando com autores contemporâneos como Kohan, Skliar entre outros. Além da perspectiva da infância, também nos propomos a pesquisar sobre a leitura percebendo outras vivências avessas ao que pode estar sendo posto nas salas de aula na Educação Infantil. Para tratar de leitura utilizamos o gesto do dar a ler evidenciado por Skliar, e também, a leitura como uma experiência como pontua Larrosa. Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa aponta para: cartografar os dizeres, fazeres e aprenderes das crianças sobre as experiências de leitura vivenciadas nos espaços-tempos da pré-escola no contexto da Educação Infantil. E diante das aberturas de mundos invencionaremos posições para mapear os dizeres, fazeres e aprenderes das crianças e a infância nas experiências de leitura; Acompanhar nos espaços-tempos da pré-escola as vivências, os movimentos instaurados pelas crianças para a experiência de leitura; Problematizar os dizeres, fazeres e aprenderes infantis nas experiências de leitura que atravessam o cotidiano das crianças. Neste sentido, utilizamo-nos da cartografia como caminho metodológico, entendendo em Kastrup e Barros (2020) que os dados vão sendo construídos ao longo da pesquisa, utilizando de instrumentos metodológicos, tais como: conversações, conversas temáticas, entrevistas semiestruturas, registros fotográficos e diário de campo. A análise dos dados se dará ao decorrer do próprio desenvolvimento da pesquisa, acreditando que esse movimento não deve se ater apenas no final da pesquisa.
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JOSE ADELSON TEIXEIRA DOS SANTOS
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POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA UBUNTU NAS FORMAÇÕES DA CÁRITAS NO AGRESTE PERNAMBUCANO.
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Advisor : EVERALDO FERNANDES DA SILVA
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COMMITTEE MEMBERS :
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EVERALDO FERNANDES DA SILVA
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SAULO FERREIRA FEITOSA
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DENISE XAVIER TORRES
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Data: Aug 29, 2023
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Show Abstract
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O presente estudo intitulado: “Possíveis Contribuições da Filosofia Ubuntu nas Formações da Cáritas no Agreste Pernambucano” está interligado com minha origem, afrodescendente, razão principal que tem me motivado ao estudar as Filosofias Africanas. Nesse horizonte compreensivo, centrei minha perspectiva de pesquisa nos fundamentos, princípios e práticas da Filosofia Ubuntu latentes na Cáritas, organização não governamental, que desenvolve projeto sociais direcionados especialmente para os sujeitos sociais do campo com seus desafios e potencialidades. Este estudo tem como objetivo geral: Compreender as possíveis contribuições da Filosofia Ubuntu nas atividades formativas e práticas da Cáritas, especialmente, mediante a construção das cisternas, no agreste pernambucano. Almejando alcançar esse objetivo, servirmo-nos das abordagens das Filosofias Africanas e Afrodiaspóricas, especialmente, as contribuições de: Mogobe Ramose (2010), Desmond Tutu (2014), Malomalo (2010), Renato Noguera (2012), Katiúscia (2021) e Cavalcante (2020). A metodologia utilizada pretende ser a do Método do Caso Alargado de Boaventura de Sousa Santos (1983) e Allene Lage (2013). Como técnicas de coleta de dados servir-nos-emos das entrevistas semiestruturadas, do diário de campo, de fontes documentais e da observação participante. Quanto à técnica de análise dos dados coletados da pesquisa em curso, faremos uso da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (1977). Essa pesquisa será desenvolvida na comunidade Quilombola de Estivas, que se localiza no município de Garanhuns – PE. Esta cidade está situada no Agreste, localizada a 230 km da capital, Recife. A escolha dessa comunidade se deu por três fatores: a primeira, por ela ser uma comunidade legalmente reconhecida como comunidade Quilombola; por ser uma comunidade em que a Cáritas tem desenvolvido projetos em várias frentes e, por fim, pelas possibilidades de acesso às informações da Comunidade e das lideranças locais por parte do pesquisador.
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RIVALDO MENDES DA SILVA
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PESSOAS NÃO BINÁRIAS NA EDUCAÇÃO: PROBLEMATIZANDO A LÓGICA DA INTELIGIBILIDADE DICOTÔMICA DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFRPE
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Advisor : MARCELO HENRIQUE GONCALVES DE MIRANDA
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COMMITTEE MEMBERS :
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ALLENE CARVALHO LAGE
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FERNANDA SARDELICH NASCIMENTO
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MARCELO HENRIQUE GONCALVES DE MIRANDA
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Data: Aug 30, 2023
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Show Abstract
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A presente pesquisa qualitativa problematiza a inteligibilidade dicotômica de estudantes de pós-graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que são pessoa com identidade de gênero não binária. Ao compreendermos o campo educacional como campo político, nos respaldamos no pós-estruturalismo, utilizando a Teoria Queer por Judith Butler (2019) e com expansão interpretativa da análise de conteúdo proposta por Bardin (1979). Nosso objetivo é compreender como as pessoas não binarias percebem seu reconhecimento no PROGEL da UFRPE. Formarão o corpus da pesquisa: entrevistas semiestruturada com quatro estudantes do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL) que são pessoas não binárias. Sinteticamente, buscamos oferecer as seguintes contribuições relacionadas pessoas não binarias na pós-graduação da UFRPE: (a) identificar na visão das pessoas não binárias pós-graduandas os desafios enfrentados no PROGEL-UFRPE;(b) elencar as estratégias utilizadas pelas pessoas pós-graduandas para ultrapassar uma inteligibilidade binária; (c) mapear no PROGEL os procedimentos que reforcem e ou subvertem a lógica binária. Portanto, criticamente envolveremos questionar as estruturas sociais de inteligibilidade binárias, dicotômicas e excludentes que direcionam as categorias sobre as pessoas binárias e não binárias. As contribuições na educação proporcionam uma interlocução com a concepção entre as identidades dos sujeitos e o pedagógico, participando de um movimento nos espaços acadêmicos que facilitam o processo de ensino e aprendizagem com alteridades as identidades de gênero que são vivenciadas na universidade.
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RISOCLEIDE APARECIDA MARIA DA SILVA
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Formação continuada de professores/as no âmbito do Programa Criança Alfabetizada (PCA): repercussões nas práticas de ensino da leitura e da escrita no final da Educação Infantil e no 1o ano do Ensino Fundamental.
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Advisor : ALEXSANDRO DA SILVA
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COMMITTEE MEMBERS :
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ALEXSANDRO DA SILVA
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LEILA NASCIMENTO DA SILVA
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LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA
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NAYANNE NAYARA TORRES DA SILVA
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Data: Aug 30, 2023
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Show Abstract
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Este projeto de pesquisa inscreve-se nas discussões sobre as práticas de ensino da leitura e da escrita e da formação continuada no âmbito de um programa educacional. Considerando que há um fracasso da escola quanto ao ensino da alfabetização logo nos primeiros anos da escolaridade (MORAIS, 2012; SOARES, 2020), não são incomuns as proposições de programas que buscam solucionar esse problema. O Programa Criança Alfabetizada (PCA) é um deles. De natureza governamental, foi instituído pela Lei n° 16.617, de 15 de julho de 2019, no Estado de Pernambuco, visando atingir a Educação Infantil e o 1° e o 2° anos do Ensino Fundamental. Tendo em vista que se trata de um Programa recente e do âmbito estadual, justifica-se a necessidade de desenvolver estudos sobre ele. Assim, apresentamos o seguinte questionamento: quais as repercussões do curso de formação continuada do Programa Criança Alfabetizada para as práticas cotidianas de ensino da leitura e da escrita de professores do último ano da Educação Infantil e do 1o ano do Ensino Fundamental? A partir do quadro teórico que orienta esta pesquisa, interpretamos que, mesmo imerso em prescrições de programas, os/as professores/as tendem a não as adotar completamente em suas práticas de ensino, visto que esse profissional é um sujeito produtor de conhecimentos, que dispõe de diferentes saberes (TARDIF, 2012) e recorre a distintas táticas de consumo (CERTEAU, 2012). Nesse sentido, a fundamentação desta investigação é composta por autores que discutem sobre as práticas de ensino da leitura e da escrita, alfabetização e letramento (MORAIS, 2012; SOARES, 2004, 2020; FERREIRO, 2011; FERREIRO; TEBEROSKY, 1999), sobre a formação de professores/as e práticas cotidianas (IMBERNÓN, 2011; GATTI, 2003, 2019; FALSARELLA, 2003; CHARTIER, 2007, 2021) e sobre o Programa Criança Alfabetizada (GONÇALVES, 2021), no qual utilizamos na discussão leis oficiais de regulamentam o Programa e outras que o antecedem, mas possuem relação com ele. Assim, o objetivo geral deste estudo é analisar as repercussões do curso de formação continuada do Programa Criança Alfabetizada nas práticas cotidianas de ensino da leitura e da escrita de professores do último ano da Educação Infantil e do 1o ano do Ensino Fundamental. A presente investigação, de natureza qualitativa (MINAYO, 2011), recorrerá aos seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas (LAVILLE, DIONNE, 1999) e observação participante (ANDRÉ, 1995). As instituições que farão parte da pesquisa são escolas públicas municipais que fazem parte da Secretaria de Educação da cidade de Vertentes-PE, e os participantes serão duas professoras, uma do último ano da Educação Infantil e a outra do 1o ano do Ensino Fundamental. Os dados serão tratados a partir da análise temática de conteúdo (BARDIN, 2004).
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JESSICA VILLIANA DA SILVA
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CAMINHO DE UMA INFÂNCIA (E) SUA INVENTIVIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
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Advisor : CONCEICAO GISLANE NOBREGA LIMA DE SALLES
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COMMITTEE MEMBERS :
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CARLA PATRICIA ACIOLI LINS GUARANA
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CONCEICAO GISLANE NOBREGA LIMA DE SALLES
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TATIANA CRISTINA DOS SANTOS DE ARAUJO
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Data: Aug 31, 2023
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Show Abstract
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Esse é um texto que se propõe infantil, com uma escrita que desliza junto a infância minoritária, cheia de inquietações, uma escrita que parte de (des) começos possíveis em busca de perguntas. Para continuar (des) começarmos, escolhemos o contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental, afinal de contas a infância perpassa toda a existência, partindo da ideia de que a infância segue com essas crianças cronológicas por toda sua vida. Caminhamos assim, para pensar um movimento de pesquisa nessa relação, nesse contexto, acreditando ser necessário questionar quem são os participantes da pesquisa e reconhecer além das pedagogias que por vezes os inferiorizam, quais são as pedagogias que os permitem resistir e se afirmarem existentes (ARROYO, 2014). Deste modo, sinalizo esta pesquisa a partir dos seguintes questionamentos: 1) que infância e que educação inclusiva estão sendo afirmadas nas escolas? 2) o que emerge do dizer infantil sobre a infância e a educação inclusiva? 3) o que e como esses dizeres me provocam? 4) Esses dizeres me possibilitam pensar a infância e a educação inclusiva? Assim, como uma infante defini como problema de pesquisa: O que as crianças e as infâncias nos dizem ou nos dão a pensar sobre educação inclusiva no contexto escolar? Como objetivo geral Objetivo Geral: Cartografar os dizeres, aprenderes e fazeres infantis sobre educação inclusiva, instauradas no contexto escolar. E como objetivos Específicos: 1. Mapear os movimentos instaurados pelas crianças e pela infância sobre educação inclusiva na escola, 2. Acompanhar os dizeres, aprenderes e fazeres infantis que atravessam as experiências das crianças no contexto escolar e 3. Problematizar os movimentos instaurados pelas crianças no espaço\tempo da escola. Nessa caminha alguns movimentos outros foram necessários. Inicialmente observamos nosso agreste e visitamos ATTENA (repositório institucional da Universidade Federal de Pernambuco) para mapear como seria nossa caminhada, assim
nosso primeiro capítulo é a apresentação de nossos achados sobre Infâncias e Educação Especial a nível local. Em Seguida trazemos nossos primeiros passos sobre as temáticas infância, educação especial, alteridade e differance. Através dos deslocamentos que a infância possibilita conversamos com alguns autores como SKLIAR, KOHAN, ABRAMOWICZ e TEBET entre outros. E por fim, trazemos nossas primeiras ideias sobre o percurso metodológico.
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ROSELI JOVELINA DOS SANTOS
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OS DISCURSOS DAS FORMAÇÕES CONTINUADAS DE PROFESSORES: IMPACTOS NA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE NA REDE MUNICIPAL
DE TACAIMBÓ - PE
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Advisor : KATIA SILVA CUNHA
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COMMITTEE MEMBERS :
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KATIA SILVA CUNHA
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SAULO FERREIRA FEITOSA
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MAGNA DO CARMO SILVA
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TANIA MARIA GORETTI DONATO BAZANTE
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Data: Sep 4, 2023
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Show Abstract
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Essa pesquisa parte do seguinte problema: As formações continuadas da rede de ensino de Tacaimbó estimulam uma identidade profissional para esses professores? Sendo assim, diante da problemática apresentada, buscamos analisar notícias de órgãos oficiais sobre o objeto de estudo, documentos oficiais que estão ligados diretamente a formação continuada de professores e suas políticas curriculares dessa rede de ensino, assim como realizar levantamento de dados extraídos em sites de entidades civis, instituições e fundações. Nossa Dissertação está sendo organizada, partindo das necessidades em responder o questionamento existente nesse projeto, onde o objetivo geral consiste em: Analisar os discursos presentes nas formações continuadas de professores, atinentes ao sentido de uma identidade profissional docente na rede municipal de Tacaimbó – PE. Vislumbrando responder o questionamento, presente em nossa pesquisa, desdobramos os seguintes objetivos específicos: a)Identificar os discursos sobre o trabalho que se espera dos docentes, presente nas formações continuadas de professores no município de Tacaimbó – PE, b) Analisar as concepções sobre a identidade profissional docente presentes nas formações continuadas no município de Tacaimbó –PE. Utilizaremos como percurso metodológico a Análise do Discurso segundo Orlandi (1997,1999, 2003,2007 e 2015), na análise de corpus legais e documentos assim como para análise de questionários e entrevistas que se caracterizam enquanto discurso. Utilizaremos aporte teórico em Ball (2005,2013), Lopes (2017), Macêdo (2007,2011,2014,2015), Gatti (2006,2007,2010,2012), Flores (2015) e Minayo (2001,2007) para responder à questão problema, assim como nossos objetivos geral e específicos. Nesse movimento de busca, analisar, a partir da utilização de nossos procedimentos e instrumentos de pesquisa, os discursos existentes nas formações continuadas nessa rede municipal de ensino. Diante do exposto temos como hipótese, que a BNCC vem trazendo um caráter de direcionamento curricular para estados e municípios, que por muitas vezes influenciam nas atividades educacionais e formações continuadas da rede. As redes, em um movimento de tradução da BNCC, têm priorizado um currículo acerca das formações continuadas que induz e cobra resultados positivos sobre metas construídas; essa tradução aponta o que é importante e necessário para o estudante aprender e consequentemente o que o docente deva ensinar como se fosse a solução para todos os problemas no meio educacional.
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CAMILA SANTOS FERREIRA
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A OFICIALIZAÇÃO DO ENSINO DE GÊNEROS NO BRASIL: DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
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Advisor : GUSTAVO HENRIQUE DA SILVA LIMA
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COMMITTEE MEMBERS :
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ALEXSANDRO DA SILVA
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FLORENCIA MIRANDA
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GUSTAVO HENRIQUE DA SILVA LIMA
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LEILA BRITTO DE AMORIM LIMA
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Data: Sep 5, 2023
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Show Abstract
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Cientes de que é através do uso da linguagem e dos diferentes gêneros, orais ou escritos, que a comunicação se torna possível, é importante considerar que, através desse objeto de ensino-aprendizagem, é possível formar estudantes críticos e capacitados para agir linguisticamente para além da sala de aula, em diferentes contextos da atividade humana. O presente estudo propõe compreender os movimentos de continuidade e deslocamento nas prescrições sobre o ensino de gêneros tomando como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997, 1998, 2000) e a Base Nacional Comum Curricular (2017). De forma mais específica, pretendemos: a) identificar qual é a proposta de ensino de gêneros nos PCN e na BNCC; b) verificar quais os fundamentos teórico-metodológicos sobre ensino de gêneros embasam essas propostas; c) verificar em quais aspectos sobre o ensino de gênero os dois documentos convergem e em quais se distanciam; e d) apreender as possíveis implicações desses movimentos para o ensino de gêneros. Sendo assim, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 2020), de caráter documental e de natureza diacrônica, visto que os currículos estão situados em épocas diferentes. A técnica de análise dos dados será feita a partir da análise de conteúdo Bardin (2016). Para compreensão sobre os gêneros textuais/discursivos, nos utilizaremos dos estudos de: Bakhtin (2003), Bronckart (2006), Dolz, Gagnon e Decândio (2010), Lima (2016), Machado (2009), Schneuwly e Dolz (2004), Rojo e Moura (2019), entre outros. E, para o entendimento acerca das teorias de currículo, tomaremos como base os estudos de: Silva (1999), Sacristán (1991), Goodson (1995) e Lopes e Macedo (2011).
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ROSICREIDE SOARES NOGUEIRA
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FECHAMENTO DE ESCOLAS DO CAMPO NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO: vivências e resistências de comunidades campesinas no cariri ocidental paraibano
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Advisor : SAULO FERREIRA FEITOSA
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COMMITTEE MEMBERS :
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SAULO FERREIRA FEITOSA
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MARIA JOSELMA DO NASCIMENTO FRANCO
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FABIANO CUSTÓDIO DE OLIVEIRA
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Data: Sep 6, 2023
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Show Abstract
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A presente pesquisa vincula-se à linha Educação e Diversidade do Programa de Pós- Graduação em Educação Contemporânea do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A pesquisa abordará os impactos decorridos com a Política de Nucleação e Fechamento de Escolas do campo no município de Sumé, no estado da Paraíba, enfatizando os efeitos desta na dinâmica política, econômica, social e cultural das comunidades rurais Pitombeira, Carnaúba de Cima e Assentamento Mandacaru. Em nossa abordagem teórica-metodológica nos ancoramos ao Pensamento Decolonial, por nos possibilitar refletir sobre a negação do direito à educação dos povos do campo, que resistem diante do processo de silenciamento e inferiorizarão a que são postos. No que diz respeito ao Pensamento Decolonial seguiremos no caminho conduzido pelos autores (as) e, seus respetivos conceitos: Colonialismo, Racialização, Racionalização (MIGNOLO, 2008, 2020), Colonialidade do Poder, Saber, Ser (QUIJANO, 2005, 2007, 2000) e Natureza (WALSH, 2008, 2009), Decolonialidade, Diferença Colonial, Pensamento de Fronteira, Desobediência Epistêmica, e saberes Subalternos (MIGNOLO, 2008, 2020). Nossa pesquisa que se expressa no seguinte questionamento: como as comunidades campesinas tem reagido frente à subtração do direito à educação? Para respondermos à pergunta traçamos como objetivo geral: apreender, a partir da concepção identitária dos sujeitos do campo, os impactos advindos do fechamento das escolas na dinâmica política, social e cultural das comunidades de Pitombeira, Carnaúba de cima e Assentamento Mandacaru. Como objetivos específicos: a) mapear à realidade das escolas do campo no município de Sumé-PB, a partir da política de nucleação das escolas do campo; b) perscrutar a existência de movimentos de contraposição às estratégias lançadas por governos que têm como perspectiva o fechamento das escolas do campo; c) Compreender a Política de nucleação de escolas do campo no município de Sumé-PB, discutindo os impactos dessa política nas comunidades rurais Pitombeira, Carnaúba de Cima e Assentamento Mandacaru.
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CINTHIA GENELICE DOS SANTOS
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EDUCAÇÃO, FEMINISMOS E MULHERES: um estudo de caso do Coletivo Desabrochar de Belo Jardim/PE
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Advisor : ALLENE CARVALHO LAGE
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COMMITTEE MEMBERS :
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ALLENE CARVALHO LAGE
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DANIELA NERY BRACCHI
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ELIZABETH MARIA DA SILVA
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Data: Sep 29, 2023
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Show Abstract
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A educação como prática social humana, tem-se constituído como estímulo ao ser humano, nos tornando críticas/os, conhecedores de conhecimentos e saberes que vão desde as disciplinas a temas sociais. Mesmo tendo esse enfoque em formação humana, porém, tendo em vista que a educação/escolarização de mulheres se deu tardiamente, nos conduzimos com a seguinte questão: Que trajetórias educacionais as ativistas de movimentos feministas construíram durante sua formação no ensino superior na perspectiva da educação não sexista? Nossa pesquisa tem como objetivo geral: estudar as trajetórias educacionais de ativistas de movimento feminista construídas durante a formação no ensino superior na perspectiva da educação não-sexista. Para responder os seguintes objetivos específicos: (i). caracterizar as trajetórias educacionais do ensino superior das ativistas do movimento feminista; (ii) identificar os aspectos políticos e pedagógicos para uma educação não sexista. A nossa pesquisa tem uma abordagem metodológica qualitativa, realizando o estudo exploratório e explicativo, empregando o método do caso alargado para investigação, com instrumento para coleta de dados será realizado entrevista semi-estruturada e para sua análise e sistematização utilizaremos a análise de conteúdo. O estudo será realizado com um coletivo feminista em Belo Jardim/PE.
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SAMANTA GABRIELY ALVES DOS SANTOS
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PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CARUARU/PE: SENTIDOS DE ESCOLA PRODUZIDOS
PELOS DOCENTES
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Advisor : CARLA PATRICIA ACIOLI LINS GUARANA
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COMMITTEE MEMBERS :
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CARLA PATRICIA ACIOLI LINS GUARANA
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CONCEICAO GISLANE NOBREGA LIMA DE SALLES
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MARIA FABIANA DA SILVA COSTA
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Data: Oct 31, 2023
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Show Abstract
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A cidade de Caruaru, interior de Pernambuco, conta com o Programa de Educação Integral voltado ao Ensino Fundamental desde 2018, sendo a segunda cidade do estado a aderir ao Programa nos anos iniciais. O Programa em questão foi implantado através de uma parceria público-privada entre a Secretaria de Educação e Esportes do município e o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, o ICE, adotando o modelo pedagógico denominado Escola da Escolha, divulgado através de um discurso de Educação Integral. A experiência da investigadora em uma das escolas de tempo integral que atendem ao modelo levaram-nos a questionar quais os sentidos de escola produzidos pelos docentes do Programa, visto que o docente é a figura pedagógica que desenvolve a proposta, podendo ressignificar os sentidos ao atribuir saberes de sua própria experiência. Optamos pela etnografia que nos permite interpretar as ações dos sujeitos para o entendimento dos significados destas nas estruturas sociais, faremos uso de técnicas de construção de dados como conversas informais, entrevistas semiestruturadas, desenho, leitura e interpretação e grupo focal de discussão. Discutimos a caracterização de uma escola com perfil neoliberal que pode se prover de slogans bem intencionados para estabelecer seu projeto de sociedade e de indivíduos. Refletimos a escola como lugar de disputa de poder e de possiblidade de transformação social. Discorremos também sobre a Educação Integral, bem como seus desdobramentos, visto que não há consenso em seu conceito. Apesar de se autointitular de “Educação Integral”, o Programa tem apontado características de uma educação neoliberal, que prioriza a escola como impulsionadora e mantenedora do mercado econômico. Ainda que manifeste esse cunho, a figura docente pode possibilitar outros sentidos através de suas práticas e atuar de forma a se desvencilhar do viés neoliberal. Por isso se faz importante conhecer os sentidos que estes docentes constroem sobre a escola.
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DAYANA MARIA DA SILVA
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O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA E SUA INTERFACE COM A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E SUAS PRÁTICAS NUMA PERSPECTIVA ANTIRRACISTA
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Advisor : MARIA JOSELMA DO NASCIMENTO FRANCO
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COMMITTEE MEMBERS :
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MARIA FERNANDA DOS SANTOS ALENCAR
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MARIA JOSELMA DO NASCIMENTO FRANCO
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SANDRO GUIMARAES DE SALLES
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Data: Nov 20, 2023
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Show Abstract
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Esta pesquisa se insere no campo das discussões de formação de professores e toma como objeto de estudo o Projeto Político-Pedagógico e a formação continuada de professores/as iniciantes e experientes articulada a prática numa perspectiva antirracista. Tendo como questão-problema: Quais elementos indiciários da perspectiva antirracista são balizados pelo Projeto Político-Pedagógico e a partir destes quais os princípios que compreendem a formação continuada de professores/as iniciantes e experientes que contemplam as práticas docentes?. Como objetivo geral busca compreender quais os elementos indiciários da perspectiva antirracista são balizados pelo Projeto Político- Pedagógico e a partir deste quais os princípios que compreendem a formação continuada de professores/as iniciantes e experientes que contemplam as práticas docentes. A partir deste delimitamos os seguintes objetivos específicos: i) Identificar na sistematização dos documentos oficiais, escolares e pessoais da rede pública municipal e da escola os princípios na formação continuada dos professores/as que se aproximam de uma perspectiva antirracista;; ii) Analisar os sentidos materializados na dinâmica da formação continuada dos/as professores/as que constitua interface a educação antirracista; iii) Levantar as contribuições na perspectiva da construção de proposições formativas pautadas nos princípios antirracistas possíveis de serem contemplados no Projeto político-pedagógico da escola e materializado nas práticas docentes. Para tratarmos da discussão do projeto político-pedagógico nos apoiamos em Moreira e Candau (2013); Veiga (2006); Gomes (2005); Carreira e Souza (2013) e Coelho; Regis e Silva (2021); em torno da formação continuada nos pautamos em Gomes (2005); Santos (2010); Imbernón (2010); Coelho e Coelho (2012) e Damarzo, Santos e Silva (2018); para discorrer sobre prática docente tomamos Cavalleiro (2001); Gomes (2005); Prado e Fatima (2016); Coelho, Regis e Silva (2021); ainda para tratar de professores/as iniciantes utilizamos Pacheco e Flores (1999); Carlos Marcelo (1999); Gonçalves (1995); Huberman (1995); bem como, recorremos aos estudos contemporâneos apresentados por Papi e Martins (2010); Romanowski e Martins (2013); André et al (2017), Nascimento, Flores e Xavier (2019); Cruz, Farias e Hobold (2020), Gouveia (2020); e Silva (2021). Enquanto metodologia nos pautamos na abordagem qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 2013). Como lócus da pesquisa temos as escolas da Rede Pública Municipal de Educação de Caruaru-PE. No que se refere aos participantes da pesquisa, a princípio pensamos os/as professores/as iniciantes e experientes, e coordenadores/as pedagógicos. Como procedimento e instrumentos metodológicos para produção dos dados, a análise documental (LÜDKE; ANDRÉ, 2013), o questionário (SEVERINO, 2013) e o grupo de discussão a partir de Weller (2006); Meinerz (2011), Gouveia (2020) e Silva (2021). Para analisar os dados faremos uso da Análise de Conteúdo (MORAES,1999).
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CARLOS EDUARDO GALON DA SILVA
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CARTOGRAFIA SOBRE EDUCAÇÃO ESTÉTICA E SENSIBILIDADES NO ENSINO DE ARTES A PARTIR DE PRÁTICAS DE DESENHO COLETIVO
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Advisor : MARIO DE FARIA CARVALHO
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COMMITTEE MEMBERS :
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CONCEICAO GISLANE NOBREGA LIMA DE SALLES
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LUCIANO BEDIN DA COSTA
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MARIO DE FARIA CARVALHO
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Data: Nov 30, 2023
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Show Abstract
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Para a atual etapa de qualificação do projeto, apresento as perspectivas acerca da metodologia e referencial teórico e desenvolvimento da pesquisa. Buscando contribuir para a formação estética e sensível na educação, apresento reflexões acerca da educação estética e sensível, pedagogia com liberdade, o valor da experiência, da educação e das sensibilidades, além da justificativa da prática de desenho coletivo no ensino de artes como situação que envolve potência e possibilidades no ensino aprendizagem. Para tanto, propomos investigar a partir da questão “o que revela a cartografia sobre práticas pedagógicas de desenho coletivo no ensino de artes que podem fortalecer uma formação estética e sensível no Ensino Fundamental?” Para fundamentar a busca, além de recortes teóricos pelas referências, construímos o estado da arte visitando trabalhos que dialogam com os objetivos propostos. Na perspectiva de conhecer os diferentes afetos entre crianças e professoras no território da escola, a linguagem escolhida é a cartografia em aulas de arte de uma Escola de Tempo Integral (ETI), de ensino fundamental, da Rede Municipal de Caruaru, Pernambuco, procurando caminhos para processar os encontros, atento as trocas, vínculos e significados, para a produção de sentidos que sustentam a problemática proposta. Para tanto, pretendo formar uma “máquina de desenhar” com as professoras e crianças, para cartografarmos juntes as experiências.
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JOSELHA FERREIRA DA SILVA
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A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E PROFESSORAS NO CONTEXTO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADO NA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE CARUARU E A EMERGENCIA DE OUTRAS SUBJETIVIDADES DOCENTES
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Advisor : CARLA PATRICIA ACIOLI LINS GUARANA
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COMMITTEE MEMBERS :
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CARLA PATRICIA ACIOLI LINS GUARANA
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KATIA SILVA CUNHA
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LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA
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INALDA MARIA DOS SANTOS
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Data: Dec 18, 2023
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Show Abstract
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O presente projeto de pesquisa intitulado A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E PROFESSORAS NO CONTEXTO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADO NA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE CARUARU E A EMERGENCIA DE OUTRAS SUBJETIVIDADES DOCENTES tem por objetivo geral compreender como as parcerias público-privadas na formação continuada e no trabalho docente afetam as subjetividades docentes. Nesse sentido, essa pesquisa parte do interesse em olhar à docência, especialmente, para a formação continuada que se desenvolve em contextos de intensificação das relações público-privadas, por meio da Fundação Lemann e do Instituto de qualidade no Ensino – IQE, na rede municipal de ensino de Caruaru, município do Agreste pernambucano. Tomamos como inspiração metodológica a cartografia, uma vez que essa nos permite acompanhar processos, o que pensamos favorecer maior aproximação com subjetividades docentes que podem estar emergindo no contexto de formação continuada marcado pela intensidade de parcerias entre setor público e privado. Em nossa discussão teórica, buscamos apoio nos estudos Foucaultianos que discutem dispositivos de tecnologias de poder; governamentalidade neoliberal, cuidado de si, saber-poder, além do conceito de empresário de si, tratado por (LAVAL; DARDOT 2016), (SAFATLE,2020), (BROWN,2019). Na tentativa de problematizarmos e compreendermos os movimentos de privatização da educação, tomamos como referência os estudos e pesquisas de Peroni e Adrião, entre outros. Nosso conceito de formação continuada parte da noção de formação inventiva de Dias e Kastrup, entendendo a formação como devir, como política de cognição (trans)formação, a qual é avessa a política de cognição (in)formação presentes em formações que estão configuradas por aquisição de informação.
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