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Dissertations |
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LUIZ GUSTAVO MOSCOSO DA VEIGA PESSOA
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GUITARRA ELÉTRICA, REPERTÓRIO NORDESTINO E SABERES DOCENTES: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO NORDESTE
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Advisor : MATHEUS HENRIQUE DA FONSECA BARROS
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COMMITTEE MEMBERS :
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ANA CAROLINA NUNES DO COUTO
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MATHEUS HENRIQUE DA FONSECA BARROS
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MAURA LUCIA FERNANDES PENNA
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Data: Jan 30, 2023
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Show Abstract
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A presente pesquisa teve como objetivo geral compreender como os professores de guitarra elétrica de duas instituições de ensino superior (IES) do nordeste abordam o repertório de música nordestina em sua prática docente. Para tal, os objetivos específicos foram: i) analisar as perspectivas, os conceitos e os referenciais que os professores entrevistados possuem sobre o Nordeste e a música nordestina; ii) identificar quais saberes docentes são mobilizados pelo professor de guitarra elétrica no ensino do repertório nordestino para guitarra elétrica; iii) analisar os Projetos Curriculares das IES quanto à presença/abordagem/implementação de repertório nordestino. Os participantes da pesquisa foram quatro professores de guitarra elétrica, dois de cada instituição, sendo eles nomeados: de Professor 1, Professor 2, Professor 3 e Professor 4. Como estratégia da pesquisa, foi utilizado o Estudo de Casos Múltiplos, com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas semiestruturadas, além da análise documental dos projetos curriculares das instituições selecionadas e dos planos de cursos das disciplinas específicas de guitarra elétrica. O referencial teórico dividiu-se em dois eixos: o primeiro, tratou sobre o processo de formação identitária, subdividido em identidade cultural e identidade nordestina, ancorado em Giddens (2005), Hall (2006), Penna (1992) e Albuquerque Júnior (2011). O segundo eixo temático abarcou os conceitos de saberes docentes e sua mobilização na prática profissional, a partir das concepções de Tardif (2010), Gauthier et al. (2013) e Shulman (1986). Os resultados da pesquisa apontam que o item repertório é o elemento catalisador para os demais conteúdos que circundam o ensino de guitarra elétrica, delineando os componentes pedagógicos ao longo do curso. Nesse processo, são mobilizados os saberes curriculares e disciplinares. Em especial, no processo de adaptação do que é proposto nos currículos para a vivência da prática didática. As análises apontaram que os professores possuem conhecimentos diferenciados no que compete ao direcionamento do ensino de sua instituição e o corpus de assuntos que constam nos componentes curriculares. O repertório nordestino comparece nas falas dos quatro professores, mesmo não estando previsto de maneira explícita nos documentos das suas instituições. Além disso, os professores trabalham peças de repertório nordestino com estrutura semelhante aos standards de jazz. Também, foi possível concluir que para três professores de guitarra elétrica, os referenciais nordestinos estão pautados na experiência e vivência local.
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EUDES ANDRÉ FERNANDES DA CUNHA
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As orquestras de frevo itinerantes do Pátio de São Pedro (Recife) "1990-2020”
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Advisor : CARLOS SANDRONI
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COMMITTEE MEMBERS :
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CARLOS SANDRONI
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EDUARDO DE LIMA VISCONTI
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HUGO MENEZES NETO
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Data: Mar 7, 2023
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Show Abstract
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Esta dissertação versa sobre o funcionamento e função das orquestras itinerantes de frevo que se sediavam no Pátio de São Pedro, utilizando-o como ponto de encontro, entre outras coisas, no recorte temporal de 1990 à 2020. O referido local que abriga a Casa do Carnaval, constitui-se como um espaço relevante para os maestros e músicos desses grupos que atuavam e atuam no carnaval da cidade do Recife. Tais orquestras são responsáveis por uma grande parcela dos arrastões ou cortejos carnavalescos que ocorrem nas ruas e todo este contexto sonoro e artístico foi contemplado, sendo o objetivo geral, compreender o papel das orquestras itinerantes de frevo de rua do Pátio de São Pedro, no período carnavalesco recifense. São apresentados dados históricos sobre o frevo e sobre o Pátio de São Pedro, mas o cerne do texto trata das orquestras de frevo itinerantes de forma geral, onde é apresentada a hierarquia dentro e entre essas orquestras, tendo em vista o surgimento das orquestras de frevo de teatro. Com base nestes conteúdos é feita uma reflexão etnomusicológica sobre as orquestras itinerantes na contemporaneidade e a importância do Pátio de São Pedro para o carnaval do Recife, sendo também priorizada a construção sonora resultante dessas orquestras. De modo geral a dissertação combina um viés histórico com reflexões à luz de conceitos etnomusicológicos e sociais. A pesquisa foi feita em caráter qualitativo, e em parte de modo etnográfico, como num tipo de auto etnografia, pois minhas experiências em orquestras itinerantes no Pátio de São Pedro também foram relatadas nos depoimentos da experiência musical, e também através da pesquisa documental dirigida, considerando idas aos museus e arquivos públicos.
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DIMISON CESAR VIEIRA GOMES
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A expressão do canto do compositor Geraldo Leite Bastos e os aspectos da sua atuação no município de Escada/PE
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Advisor : GUSTAVO ALVES ALONSO FERREIRA
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COMMITTEE MEMBERS :
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EDUARDO DE LIMA VISCONTI
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GUSTAVO ALVES ALONSO FERREIRA
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TARCÍSIO AUGUSTO ALVES DA SILVA
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Data: Apr 14, 2023
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Show Abstract
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A pesquisa intitulada A expressão do canto do compositor Geraldo Leite Bastos e os aspectos da sua atuação no município de Escada/PE tem por objetivo refletir sobre a expressão do conto geraldino e os aspectos de sua atuação no município de Escada, ficando os específicos a cargo de i) compreender a verdadeira expressão do popular religioso e a construção do seu significado; ii) entender como a expansão da Igreja Católica em Escada promoveu a criação das comunidades de fé nos bairro; iii) Situar a influência do Concílio Vaticano II sobre as mudanças litúrgicas ocorridas na Igreja Matriz; iv) Analisar os impactos e disputas em torno de sua memória após o seu falecimento. A presente pesquisa é considerada de caráter qualitativo e está sendo desenvolvida por meio de procedimentos investigativos através de consultas bibliográficas e uma pesquisa de campo que ocorreu entre janeiro de 2021 a janeiro de 2022 onde foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com pessoas interligadas à vida e à obra do padre e com idade mínima de 18 anos, sem limites quanto à idade máxima. Delimitada para o município de Escada/PE, o questionamos o que havia tornado a memória do padre Geraldo Leite tão viva na comunidade de Escada mesmo tendo se passado três décadas e meia do seu falecimento?
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EUDES VIEIRA DA SILVA
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FÉ E FORRÓ: A ASSIMILAÇÃO DE RITMOS NORDESTINOS COMO EXPRESSÃO DA RELIGIOSIDADE PROTESTANTE NA BANDA SAL DA TERRA
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Advisor : GUSTAVO ALVES ALONSO FERREIRA
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COMMITTEE MEMBERS :
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CARLOS SANDRONI
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GUSTAVO ALVES ALONSO FERREIRA
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LEON GUEDES CORREIA NETO
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Data: Apr 25, 2023
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Show Abstract
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Esta pesquisa procura entender a relação entre fé protestante e o forró a partir do trabalho produzido pela Banda Sal da Terra. Se busca compreender os processos identitários reivindicados por esses músicos no que diz respeito a utilização desse gênero como veículo catalisador e transmissor da religiosidade protestante no agreste pernambucano. Tal relação, em alguns aspectos, nos pareceu conflitante se considerarmos que o forró e seus subgêneros como herança deixada por Luiz Gonzaga e seus parceiros, está intimamente ligado à dança, um elemento ignorado na proposta da banda, mas ao mesmo tempo estimulado pelas características rítmicas dançantes próprias do forró e de seus subgêneros. Os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas, observações não participativas e leituras referenciadas dentro da temática. Algumas teorias relacionadas aos estudos culturais que tratam sobre o descentramento dos sujeitos e das instituições sociais na pós- modernidade serviram de base para as análises, bem como os estudos na área de sociologia que discutem os processos de construção da identidade e memória como um fenômeno eminentemente coletivo, também foram utilizadas. Os resultados apontam no sentido de que a ressignificação do forró, na experiência da Banda Sal da Terra, está relacionada à forma como seus integrantes lidam com as vivências culturais anteriores à conversão. O indivíduo busca novos significados na relação música-fé a partir de uma identidade anterior, construída ao longo do percurso da vida, procurando adaptá-la à sua nova realidade. Nessa busca se observou também um enfraquecimento das instituições e hierarquias religiosas e uma maior liberdade e autonomia dos sujeitos provocada pela cultura pós-moderna.
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GUSTAVO OLIVEIRA DE ALENCAR
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PROCESSOS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA MÚSICA POPULAR NO BRASIL
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Advisor : ANA CAROLINA NUNES DO COUTO
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COMMITTEE MEMBERS :
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ANA CAROLINA NUNES DO COUTO
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LUCIANA FERREIRA MOURA MENDONCA
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MARCUS VINÍCIUS MEDEIROS PEREIRA
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MATHEUS HENRIQUE DA FONSECA BARROS
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Data: Jun 26, 2023
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Show Abstract
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Este trabalho tem como objetivo investigar os projetos políticos pedagógicos (PPPs) dos cursos superiores em Música Popular brasileiros, buscando relações entre a fundamentação teórica dos documentos e as estratégias para a institucionalização destes cursos. É uma análise documental que se fundamenta na teoria dos campos de Bourdieu, relaciona e discute alguns PPPs de graduação em Música Popular buscando evidências sobre a formação de um novo subcampo no âmbito do ensino superior em música no Brasil. A metodologia segue as diretrizes de (Cellard, Bauer e Gaskell) e (Goodson) que definem a abordagem referente à análise documental e teoria do conhecimento. Percebe-se um aumento na incidencia de cursos de Graduação em Música Popular a partir dos anos 2000, período em que se estabelece a resolução CNE/CES nº 02/2004 do Ministério da Educação, cujo conteúdo facilitou os meios para a delimitação e o exercício dessa modalidade no campo da docência superior em Música. Consideram –se na abordagem sobre esse âmbito suas características próprias, tais como a interseção entre os campos da arte e da educação, bem como a relações instaladas dentro da estrutura institucional. Busca-se compreender, a partir dos PPCs, as ações e os propósitos que fundamentam as movimentações nas estruturas deste campo.
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EVELYN TAINA DE SOUZA SILVA
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MUDANÇA E PERMANÊNCIA: UMA ANÁLISE DO REPERTÓRIO MUSICAL DO BOI DE MÁSCARAS FACEIRO DE SÃO CAETANO DE ODIVELAS - PA
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Advisor : JORGE DE LA BARRE
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COMMITTEE MEMBERS :
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DANIELA MARIA FERREIRA
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JORGE DE LA BARRE
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SONIA MARIA MORAES CHADA
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Data: Jul 27, 2023
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Show Abstract
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Na cidade de São Caetano de Odivelas, na microrregião do Salgado paraense, dançam os Boi de Máscaras no período da quadra junina. Uma brincadeira de Boi com seus próprios termos, tendo sua história relacionada com as dinâmicas sociais de uma comunidade pesqueira, localizada às margens do rio Mojuim. Os Bois de Máscaras atualizam-se anualmente. Seus grupos, com mais de oito décadas exibem-se com vigor, ao mesmo tempo em que novos grupos surgem. Com repertório musical próprio, extenso e diverso, as orquestras de Boi entoam sambas e marchas (marchinhas), enquanto o Boi e os personagens que lhe acompanham dançam pelas ruas. Em constante expansão, os compositores odivelenses criam novas músicas a cada safra junina. Essas músicas são elementos importantes para a identificação dos grupos. Na busca para compreender como se dão os processos de mudança e permanência musical nos Bois de Máscaras, este trabalho concentrou-se no repertório do Boi Faceiro. Este que surgiu em 1937, teve um hiato de mais de cinquenta anos e foi resgatado em 1998. O repertório do Faceiro é gerado a partir das composições de Mestre Benedito Aquino (Bené Careta), Wanelson Aviz, Raimundo Nonato e Nildo Zeferino. Compreende-se música como um dos subsistemas da cultura (CHADA, 2006). Estando ela profundamente relacionada com o contexto sociocultural na qual é produzida, buscou-se identificar como os conteúdos musicais foram elaborados na criação das músicas, considerando os aspectos do som e os elementos extramusicais, afim de identificar a “unidade do pensamento musical” (NETTL, 2008), o conteúdo (MERRIAM, 1964), para então tentar compreender como as mudanças foram e são acomodadas. Além das transcrições e análises musicais, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e registros sonoros a partir do trabalho de campo etnográfico, que aconteceu desde 2018. Sendo possível constatar que contexto sociocultural de São Caetano de Odivelas é definidor desse fazer musical. Sendo o cruzar dos “mundos musicais” das centenárias bandas de música – Rodrigues dos Santos e Milicia Odivelense – primordial para a sustentação das orquestras de Boi, que se expandiram a partir do fomente das escolas de música dessas bandas. A expansão das orquestras e consequente aumento do volume sonoro contribuiu para a não execução das letras das composições, atualmente sendo tocadas apenas de formar instrumental. O Boi Faceiro, ao propor um grupo musical fixo – a Orquestra Show – possibilita interação cotidiana através dos ensaios e das performances, o que torna possível a execução de breaks planejados – as paradinhas – uma marca desse repertório. Com experimentações instrumentais e utilização de fragmentos musicais de outras composições – “música incidental” –, tem-se a inovação como uma premissa desse Boi. Que manipula os recursos harmônicos e estruturais à maneira de cada compositor, a partir da unidade do pensamento musical, exibindo uma cultura estável, mas não estática.
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EDVALDO CAVALCANTI DE AZEVEDO FILHO
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TRANSFORMAÇÕES MUSICAIS E HIBRIDAÇÕES CULTURAIS NO BOI DA MACUCA
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Advisor : AMILCAR ALMEIDA BEZERRA
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COMMITTEE MEMBERS :
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AMILCAR ALMEIDA BEZERRA
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CARLOS SANDRONI
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LUCAS VICTOR SILVA
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Data: Aug 30, 2023
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Show Abstract
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Este trabalho versa sobre a temática das culturas populares com ênfase no universo de alguns dos aspectos da música tradicional nordestina costumeiramente presentes nocenário dos ciclos carnavalesco e junino. Tendo como objeto de estudo a agremiação Boi da Macuca, a pesquisa propõe reflexões sobre os conceitos de hibridação, que contará com o aporte teórico a partir dos escritos do antropólogo social Néstor García Canclini; as concepções sobre contracultura, cujo referencial teórico se dará a partir das leituras do autor Carlos Alberto Messeder Pereira e, como terceiro conceito aplicado neste estudo, lançaremos um olhar sobre as tradições, que terá o debate teórico embasado nas ideias do historiador Eric Hobsbawm. O estudo propõe um cenário para um entendimento no qual os conceitos estão articulados com diversas manifestações da agremiação investigada. Nos capítulos 1 e 2, o texto apresenta um breve panorama sobre uma etnografia do Boi da Macuca. Desta forma, entendemos que, apresentados alguns traços que caracterizam a Macuca, a leitura poderá oferecer maior solidez e situar melhor as reflexões ao chegar ao terceiro e último capítulo, quando a pesquisa procura estabelecer conexões entre a prática do Boi da Macuca e a fundamentação teórica abordada. Considerando a trajetória do Boi, que teve inflexões em seu fazer musical ao longo dos anos, o trabalho abraça a ideia de contribuir com uma reflexão sobre as transformações ocorridas na música produzida nas festas da Macuca — no palco e na rua — como uma possível fonte para a compreensão do significado para as manifestações de brincantes.
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DANILO PAIVA LÚCIO
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Ruptura Nervosa. Um estudo do papel feminino no thrash metal brasileiro.
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Advisor : BRUNO PEDROSA NOGUEIRA
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COMMITTEE MEMBERS :
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MELINA APARECIDA DOS SANTOS SILVA
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BRUNO PEDROSA NOGUEIRA
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LUCIANA FERREIRA MOURA MENDONCA
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Data: Sep 1, 2023
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Show Abstract
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Este projeto de pesquisa apresentado para pré-banca de qualificação do mestrado em música da UFPE, apresenta um esboço de dois capítulos iniciais e a possível conclusão da dissertação. O terceiro capítulo está em avançado processo de desenvolvimento textual. A referida pesquisa busca evidenciar os espaços de disputa de gênero existentes no gênero musical thrash metal brasileiro. Dialogando com autoras como Judith Butler, Pierre Bourdieu e outros notadamente do campo dos estudos da música, como Simon Frith. Discorrendo uma investigação em recortes de sites especializados e realiza entrevistas com integrantes para trazer de principal contribuição um aumento do repertório de referências de pessoas, músicas, discos e eventos na história do heavy metal em um esforço de diminuir seu androcentrismo.
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MAURICIO CORREIA CEZAR NETO
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NELSON FERREIRA E O FREVO PERNAMBUCANO: uma trajetória em dissonância
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Advisor : EDUARDO DE LIMA VISCONTI
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COMMITTEE MEMBERS :
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PAULO JOSÉ DE SIQUEIRA TINÉ
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AMILCAR ALMEIDA BEZERRA
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EDUARDO DE LIMA VISCONTI
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Data: Sep 5, 2023
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Show Abstract
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O maestro Nelson Ferreira foi uma pessoa de grande atuação no setor cultural de Pernambuco, por cerca de cinco décadas. Atuou como pianista e líder de orquestra no cinema mudo. Foi radialista, arranjador, regente e diretor artístico da gravadora Rozemblit. Como compositor, passeou por diversos gêneros musicais, tendo várias de suas canções gravadas pelos mais renomados cantores da era do rádio. No entanto, foi no frevo que Nelson Ferreira alcançou as suas maiores conquistas e é nesse contexto que iremos nos debruçar. Dono de um discurso conservador, Nelson defendia a tese de que o frevo não deveria ser modernizado, mas, ao mesmo tempo, observamos que nem sempre isso era seguido nas suas produções musicais. De posse de tais informações, pretendemos analisar/investigar os dois lados dessa relação conflituosa em que Nelson Ferreira, por um lado, se apresenta como o homem poderoso do mercado cultural, subordinado aos interesses comerciais daquele meio e, por outro, o Nelson Ferreira compositor, que em seu discurso, defendia o frevo em seus moldes “tradicionais”. Para tal, faremos uso de textos jornalísticos, trabalhos acadêmicos, depoimentos e análises, tentando, assim, elucidar as suas contribuições para a estruturação e difusão do frevo pernambucano.
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GABRIELA DE ALMEIDA APOLONIO
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CAMINHO DO SAMBA: o samba pernambucano como instrumento da educação musical escolar da rede básica de ensino.
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Advisor : ANA CAROLINA NUNES DO COUTO
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COMMITTEE MEMBERS :
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ANA CAROLINA NUNES DO COUTO
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CARLOS SANDRONI
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KLESIA GARCIA ANDRADE
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LUAN SODRÉ DE SOUZA
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Data: Oct 31, 2023
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Show Abstract
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A presente dissertação apresenta os resultados parciais da pesquisa-ação sobre o samba como instrumento de ensino-aprendizagem musical na escola básica, a partir da utilização da cartilha “Samba de PE”. Traz como base as discussões sobre o ensino da música na escola básica apresentado por Penna (1990; 2002) e seus processos de aprendizagem musical. E tinha como objetivo analisar como elementos do samba pernambucano trazidos pela cartilha ”Samba de PE” podem contribuir com a construção dos conhecimentos e habilidades musicais em adolescentes da escola básica nos processos de ensino aprendizagem musical escolar. O trabalho resulta de uma pesquisa-ação desenvolvida durante o ano de 2022 em uma turma do nono ano de uma escola básica da cidade de Jaboatão dos Guararapes, Recife-PE. Este trabalho parcial, é parte integrante do processo de qualificação da autora.
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JOAO FLAVIO DE OLIVEIRA NETO
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A pandemia de Covid-19 e o ensino de música na escola básica: práticas pedagógicas na perspectiva docente.
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Advisor : KLESIA GARCIA ANDRADE
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COMMITTEE MEMBERS :
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CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA
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KLESIA GARCIA ANDRADE
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MATHEUS HENRIQUE DA FONSECA BARROS
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MAURA LUCIA FERNANDES PENNA
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Data: Nov 14, 2023
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Show Abstract
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A temática abordada nesta pesquisa apresenta algumas inquietações que relacionam o ensino de música e a pandemia de Covid-19. Tal proposta insere-se na linha de pesquisa intitulada Música, Sociedade e Educação do Programa de Pós-Graduação em Música, da Universidade Federal de Pernambuco. Foi realizada uma revisão de literatura que abrangeu as publicações da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música e da Associação Brasileira de Educação Musical, entre os anos de 2017 e 2021. Identificamos 20 artigos que foram analisados por meio de duas categorias: 1) Práticas músico-educativas e tecnologias digitais recorrentes antes da pandemia de Covid-19; 2) Práticas músico-educativas, tecnologia digitais e isolamento social decorrentes da pandemia de covid-19. * A revisão contribuiu para o delineamento dos objetivos do estudo, sendo assim organizados: Objetivo geral - Compreender as práticas pedagógicas estabelecidas no ensino de música e na escola básica, durante a pandemia de Covid-19; Objetivos específicos - Analisar documentos que regulamentaram as atividades pedagógicas na escola básica durante o período de suspensão das aulas presenciais na pandemia de Covid-19; Identificar os processos de apropriação tecnológica nas aulas de música durante a pandemia de Covid-19 (de 2019 até 2021); Analisar as concepções dos professores de música sobre suas práticas pedagógicas no período da pandemia de Covid-19 (de 2019 até 2021); Refletir sobre as dimensões da cultura participativa digital e o ensino de música durante a pandemia de Covid-19. A metodologia utilizada orienta-se pela abordagem qualitativa, com uso de entrevistas narrativas e pesquisa documental. Foram entrevistados cinco professores licenciados em música e que atuaram na escola básica durante a pandemia, no momento de isolamento social e suspensões das atividades educacionais presenciais. A fundamentação teórica articula perspectivas sobre a cultura participativa (SALMÁN; LÓPEZ, 2011; GEILFUS, 1997; TOBIAS, 2013; COSTA; KANYAT, 2016; JENKINS, 1992; JENKINS et al., 2009; BARROS, 2022; BELTRAME, 2016), cultura digital (SANTOS; SANTOS, 2013; ALBERT, 2015; BARROS, 2022; BELTRAME, 2016; TOBIAS, 2013) e cultura escolar (FARIA FILHO, 2004; PUERARI, 2011; BARROSO, 2015; JULIA 2011; VIDAL, 2009) e a atuação docente contextualizada (ARROYO, 2022; QUEIROZ, 2013; CUNHA; MARTINS, 1998; SAVIANI 1985; OLIVEIRA, 2014; MARTINS, 2015; FORQUIN, 1992), com vistas a uma prática significativa. O estudo pode contribuir, de uma forma ampliada, para os campos da educação, música e sociedade, e especificamente nos desafios que a escola básica encontra na formação integral dos estudantes para sua atuação dentro de uma sociedade democrática e diversa.
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CAIO WALLERSTEIN FERREIRA GOMES
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“Eletrococo moderno”: Identidade regional e hibridismos na música de Jéssica Caitano e Luana Flores
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Advisor : LUCIANA FERREIRA MOURA MENDONCA
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COMMITTEE MEMBERS :
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BRUNO PEDROSA NOGUEIRA
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EDUARDO DE LIMA VISCONTI
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LUCIANA FERREIRA MOURA MENDONCA
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THIAGO SOARES
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Data: Nov 22, 2023
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Show Abstract
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A dissertação analisa manipulações de signos da identidade nordestina nas músicasdas cantoras Jéssica Caitano e Luana Flores, buscando compreender de que maneiras as imagens e discursos cristalizados na historiografia da região são reafirmados ou reinterpretados. Também investiga quais categorizações são imprimidas por mercado e crítica musicais e qual a valoração conferida por uma parcela do mercado musical brasileiro a trabalhos com elementos musicais regionais na contemporaneidade. No plano sonoro, analisa como sensos de regionalidade são construídos em musicalidades híbridas, que mesclam elementos de diferentes origens e utilizam expedientes de produção do rap e da música eletrônica transnacional.
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KLEYBER BORGES DA SILVA
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PERSPECTIVAS E DESAFIOS DOS EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL DO IFPE CAMPUS BARREIROS PARA O MERCADO DE TRABALHO NA MATA SUL DE PERNAMBUCO
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Advisor : ANA CAROLINA NUNES DO COUTO
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COMMITTEE MEMBERS :
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ANA CAROLINA NUNES DO COUTO
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CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA
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LEONARDO DA SILVEIRA BORNE
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MARIA ODÍLIA DE QUADROS PIMENTEL
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Data: Dec 1, 2023
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Show Abstract
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O presente trabalho a ser apresentado como requisito para qualificação contém um panorama da pesquisa realizada até o momento. Esta pesquisa busca verificar se a qualificação proporcionada pelo IFPE Campus Barreiros aos egressos do Curso Técnico em Instrumento Musical contribui para a inserção do profissional no mercado de trabalho, trazendo informações sobre sua situação profissional no mercado de trabalho, verificando não apenas a sua inserção, mas também, quanto às habilidades e competências a eles conferidas, e se os conteúdos curriculares ministrados atendem a formação de um técnico com o perfil necessário às novas exigências do mundo do trabalho em música. Nesse sentido, o presente estudo objetiva compreender a atuação profissional dos egressos do Curso Técnico em Instrumento Musical do IFPE Campus Barreiros, verificando de que forma os objetivos e finalidades da EPT estão atendendo às necessidades desse campo de trabalho. O universo de pesquisa deste trabalho foram os 26 egressos do curso Técnico em Instrumento Musical do Campus Barreiro formados entre os anos de 2015.2 e 2021 dos quais 23 responderam ao questionário. A pesquisa adotou uma metodologia de abordagem quali - quantitativa com uma estratégia explanatória sequencial que usa os resultados qualitativos para auxiliar na explicação e na interpretação de resultados de um estudo primariamente quantitativo. A coleta de dados foi realizada através de um questionário online pela plataforma Google Docs enviados via email, criado exclusivamente para esta pesquisa com questões fechadas e abertas, que procurou obter informações referentes aos: dados gerais; formação profissional, atividades profissionais; avaliação sobre a formação recebida; visão sobre mercado de trabalho na área de música e condições de trabalho do egresso. Como resultado da análise dos dados até o momento percebemos que os egressos pontuaram de maneira positiva o conceito em relação ao curso, bem como aos conhecimentos adquiridos e que a formação ofertada no Curso Técnico em Instrumento Musical contribui no desenvolvimento de habilidades e competências que permitiram aos egressos o seu crescimento profissional e pessoal com a melhoria da qualidade de vida.
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GLENIO VILAS BOAS DA SILVA
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Socializações e(m) Percepção Musical: um estudo sobre as estratégias de ensino de música na educação básica
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Advisor : DANIELA MARIA FERREIRA
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COMMITTEE MEMBERS :
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CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA
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DANIELA MARIA FERREIRA
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HERLON ALVES BEZERRA
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Data: Dec 14, 2023
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Show Abstract
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Aliado à crescente produção científica do campo da educação musical dos últimos anos, os estudos e pesquisas sobre a disciplina Percepção Musical têm se destacado. A disciplina Percepção Musical é uma disciplina bastante presente nos cursos de graduação e formação inicial em Música no Brasil, bem como em outras modalidades de cursos de Música, sendo ela considerada uma disciplina base na formação de músicos. Entende-se também que, ao se pensar na formação docente do professor de música, que cumpre as dimensões dessa disciplina em sua formação, é necessário ter um olhar para o professor de música como um agente que possui representações sociais construídas ao longo de sua formação musical e pessoal. . Partindo desta perspectiva, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o lugar da disciplina Percepção Musical nas estratégias mobilizadas por professores de música do ensino básico de Petrolina e Juazeiro, relacionando-as com suas trajetórias sociais e formativas. Os resultados da pesquisa apontaram que esses lugares representativos são multiformes, frutos de tensões, alegrias, descobertas e transformações sofridas por esses professores ao longo de suas trajetórias. As estratégias de ensino mobilizadas por eles acabam por refletir contornos diversos a respeito da percepção musical tais como: a ênfase e importância da leitura de partituras, a ênfase em uma escuta musical mais ativa ou a ampliação de possibilidades sonoras. Tendo em vista a escassez de estudos dedicados a esse nível de ensino, essa pesquisa contribui para aprofundar o debate sobre a disciplina Percepção Musical no contexto da educação básica e das socializações da formação docente.
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CLEYDSON LUAN AMANCIO DE LIMA
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PENSAMENTO AFRODIASPÓRICO E AFRICANO NOS PROCESSOS FORMATIVOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA
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Advisor : CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA
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COMMITTEE MEMBERS :
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CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA
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FLÁVIA MARIA CHIARA CANDUSSO
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LUAN SODRÉ DE SOUZA
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LUCIANA FERREIRA MOURA MENDONCA
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Data: Dec 18, 2023
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Show Abstract
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Este estudo analisa as influências dos pensamentos afrodiaspóricos e africanos na formação dos futuros professores/as de música na Universidade Federal da Bahia. Utilizando uma abordagem qualitativa e fundamentada no debate decolonial e no pensamento negro, foram coletados dados por meio de pesquisa documental, observações e entrevistas com docentes e estudantes.Os objetivos específicos incluíram a análise das bases epistemológicas afro-brasileiras e africanas no currículo do curso. Compreensão como essas perspectivas são incorporadas nas experiências de aprendizagem. Além disso, buscou-se identificar as visões dos envolvidos sobre as relações raciais no ensino de música. A pesquisa revelou a persistência de traços eurocêntricos na matriz curricular, apesar das tentativas de incorporação de pensamento afrodiaspórico por meio de produções estudantis e inclusão de conteúdo e abordagens nas atividades e componentes curriculares. O estudo também explorou a visão dos entrevistados sobre a formação do professor de música, incluindo sua interligação com a educação básica e a necessidade de uma abordagem crítica decolonial. As práticas que inclui o pensamento negro, como a disciplina de Prática de Conjunto que vivenciar ritmos afro-baianos. Por fim, foram analisados os avanços, limitações e possibilidades de ampliação dos elementos afrodiaspóricos na perspectiva dos estudantes e docentes. Este trabalho busca contribuir para uma formação inicial mais contextualizada e conectada com epistemologias negras, visando fortalecer avanços já alcançados e promover uma abordagem mais inclusiva e representativa na formação de professores/as de música.
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LEONARDO DE FONTES BARBOSA
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A contribuição do selo Mocambo da Fábrica de Discos Rozenblit para o imaginário da “identidade pernambucana” entre as décadas de 1950 e 1980
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Advisor : LUCIANA FERREIRA MOURA MENDONCA
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COMMITTEE MEMBERS :
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CARLOS SANDRONI
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JOSÉ ROBERTO ZAN
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LUCIANA FERREIRA MOURA MENDONCA
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Data: Dec 20, 2023
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Show Abstract
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Partindo da análise do contexto político-econômico e cultural em que emerge a produção musical do selo Mocambo da Fábrica de Discos Rozenblit, na década de 1950, este trabalho busca examinar as relações existentes entre essa conjuntura mais ampla (infraestrutura) e as perspectivas de “identidade nacional e regional” (superestrutura). Buscamos compreender como isso se desdobra numa perspectiva de identidade local/regional pernambucana, ou simplesmente “pernambucanidade”, localizada frente ao nacional centralizado no Sudeste, na construção de um mercado de música e cultura local, “projeto” em que o selo Mocambo surge como um legítimo representante. Partimos do pressuposto de que a composição de uma pernambucanidade, um tipo de “identidade regionalista”, em escala menor, aparece como forma de destacar ou realçar a produção local perante o que é considerado “nacional” (produções do Sudeste, em especial as do eixo Rio e São Paulo). Para isso, um levantamento da produção do selo Mocambo vem sendo realizado a partir de fontes documentais diversas (catálogos da fábrica, matérias de jornais antigas, contratos de artistas, dentre outros), além da bibliografia dedicada ao assunto, com o intuito de analisar qualitativamente e quantitativamente essa produção.
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