Dissertações/Teses

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2025
Dissertações
1
  • ÍCARO E SILVA SOUSA
  • A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS AUTORAIS DIGITAIS EDUCACIONAIS NA GEOGRAFIA ESCOLAR
  • Orientador : MARIA FRANCINEILA PINHEIRO DOS SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GLAUCIANA ALVES TELES
  • MARIA FRANCINEILA PINHEIRO DOS SANTOS
  • TALITHA LUCENA DE VASCONCELOS
  • Data: 19/02/2025

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  • Ao longo dos anos, a Geografia escolar lida com o desafio de proporcionar uma aprendizagem significativa utilizando-se de métodos que sejam atrativos aos estudantes e buscando aproximar os conceitos geográficos à realidade na qual esses estudantes estão inseridos. Buscando alcançar tal finalidade, as metodologias altivas surgem como possibilidade de desenvolver métodos e procedimentos a serem utilizados no ambiente escolar que busquem oferecer ao estudante o papel de protagonismo no processo de ensino-aprendizagem. Dentre as diversas alternativas de metodologias ativas existentes, esse trabalho propõe-se a analisar a aplicação de um método pautado no conceito da Educomunicação, que busca integrar o processo de comunicação ao de educação por meio de incentivos aos estudantes para participarem de maneira ativa na construção do processo de ensino-aprendizagem. Dentro dessa proposta, os estudantes dos 7º anos B e C da EMTI Professor Agerson Tabosa Pinto, lócus da pesquisa, foram convidados a participar de uma série de atividades desenvolvidas no decorrer das aulas de Geografia, buscando evidenciar a categoria geográfica paisagem a partir de vivências cotidianas. Dentre as atividades realizadas podemos citar: elaboração de croquis retratando paisagens cotidianas, realização registro fotográficos de paisagens encontradas no bairro, apresentação de um trabalho na feira de ciências escolar sobre a categoria geográfica paisagem a partir de uma perspectiva local e utilização de uma cartilha digital, que foi construída a partir das fotografias registradas pelos estudantes. A avaliação dos resultados obtidos através da pesquisa deu-se através da aplicação de questionários junto aos estudantes participantes, onde se constatou que a utilização de recursos digitais, bem como a aproximação dos conteúdos lecionados a realidade dos estudantes tem o potencial de tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas.


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  • Ao longo dos anos a Geografia escolar tem lidado com o desafio de proporcionar uma aprendizagem significativa utilizando-se de métodos que sejam atrativos aos estudantes. Buscando alcançar tal finalidade, as metodologias altivas surgem como possibilidade de desenvolver métodos e procedimentos a serem utilizados no ambiente escolar que busquem oferecer ao estudante o papel de protagonismo no processo de ensino-aprendizagem. Dentre as diversas alternativas de metodologias ativas existentes, esse trabalho propõe-se a analisar a aplicação de um método pautado no conceito da Tecnodocencia, que busca unir tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) e conhecimento através da produção de materiais autorais digitais educacionais (MADEs), que são ferramentas elaboradas pelos próprios estudantes a serem utilizadas durante seu processo de ensino-aprendizagem. Dentro dessa proposta tanto o professor pode assumir o papel de aprendiz, como o estudante pode ocupar a função de produtor de conhecimento.  O intuito é fazer com que os educandos produzam MADEs para serem utilizados nas aulas de Geografia onde o conceito de paisagem é abordado e posteriormente avaliar junto a eles, através de questionários, o quão significativo foi o experimento. 

2
  • CRISTIANE SILVA DE OLIVEIRA
  • A sequência didática como estratégia pedagógica na abordagem dos problemas socioambientais no ensino de Geografia

  • Orientador : MARIA FRANCINEILA PINHEIRO DOS SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALCINDO JOSE DE SA
  • MARIA FRANCINEILA PINHEIRO DOS SANTOS
  • VANICE SANTIAGO FRAGOSO SELVA
  • Data: 24/02/2025

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  • A utilização de sequências didáticas com atividades dinâmicas que proporcionem o protagonismo do estudante no processo de aprendizagem no Ensino de Geografia rompe com a metodologia tradicional. Assim, o professor finda com a memorização de conceitos e as respostas prontas, conduzindo o desenvolvimento do raciocínio geográfico para a compreensão dos fenômenos que decorrem da relação do homem com o local de vivência. Nesta perspectiva, a pesquisa procurou responder a seguinte questão: Em que medida a sequência didática se constitui numa estratégia pedagógica facilitadora para abordagem de conteúdos geográficos? O estudo foi realizado com estudantes de uma turma de 3º ano do Ensino Médio da Escola e Referência em Ensino Médio Áurea de Moura Cavalcanti em Olinda Pernambuco por meio de uma sequência didática nas aulas de Geografia. Desse modo, o objetivo geral consisti em apresentar uma sequência didática para abordar os problemas socioambientais no bairro Ouro Preto em Olinda-PE. A pesquisa encontra-se ancorada na abordagem qualitativa, tendo como procedimentos metodológicos: levantamentos bibliográficos, aulas expositivas e dialogadas, elaboração de quadros-síntese, análise de imagens, realização de trabalho de campo, produção de mapas mentais. Os resultados obtidos demonstram que uma sequência didática, cujas atividades pedagógicas, conectem os conteúdos geográficos à realidade e experiências dos estudantes, contribui para uma aprendizagem mais significativa.


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  • A pesquisa tem como objetivo geral analisar os problemas socioambientais no bairro Ouro Preto em Olinda-PE através do trabalho de campo nas aulas de Geografia. Tendo ainda, como objetivos específicos: debater a categoria geográfica lugar e o bairro Ouro Preto em Olinda-PE; discutir o trabalho de campo enquanto instrumento pedagógico no ensino de Geografia; elaborar uma cartilha pedagógica envolvendo a Educação Ambiental no bairro de Ouro Preto em Olinda-PE. Como procedimentos metodológicos serão realizados levantamentos bibliográficos, aulas expositivas e dialogadas, um trabalho de campo, a produção de mapas mentais e de uma cartilha pelos estudantes do 3º ano do Ensino Médio da EREM Áurea de Moura. Ademais serão aplicados questionários com os estudantes, elaboração de gráficos, quadros e/ou tabelas e análise dos dados coletados. As discussões teóricas envolvem: Ensino de Geografia, categoria geográfica lugar, problemas socioambientais, apoiadas nos seguintes autores: Castrogiovanni (2000), Callai (2003; 2004), Cavalcanti (2010), Silva (2020). Assim como o Trabalho de Campo, os Mapas Mentais e a cartilha pedagógica ancoradas nas concepções de Alantejo e Rocha-Leão, (2006), Araújo e Aragão (2021), Callai (2003), Kozel (2007), Bento (2023) e Bonifácio (2020). Assim, os estudantes compreendem a dinâmica dos fenômenos geográficos possibilitando construir uma cartilha educativa.

3
  • VÂNIA MARIA TIBURCIO RAMOS
  • SEQUENCIA DIDATICA COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: Uma abordagem geomorfologica do Bairro dos Estados, Camaragibe/PE atraves do estudo do meio.

  • Orientador : TALITHA LUCENA DE VASCONCELOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • TALITHA LUCENA DE VASCONCELOS
  • ANA CAROLINE DAMASCENO SOUZA DE SA
  • SIMONE CARDOSO RIBEIRO
  • Data: 08/07/2025

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  • A Geomorfologia desempenha um papel fundamental na compreensão da dinâmica
    da superfície terrestre, influenciando diretamente em diversos aspectos da vida
    humana, desde a ocupação do espaço até a ocorrência de eventos naturais. No
    entanto, apesar da sua importância, muitas vezes os conceitos relacionados à
    geomorfologia não são claramente compreendidos e aplicados na prática. A partir do
    reconhecimento da trajetória do ensino de geomorfologia e sua efetividade no
    processo de ensino-aprendizagem, poderemos identificar lacunas, desafios e
    oportunidades para aprimorar a abordagem desses conteúdos nas escolas. Nesse
    contexto, o presente trabalho teve como objetivo geral produzir um guia didático que
    exemplifica uma sequência didática aplicada, com foco no ensino de Geomorfologia,
    buscando colaborar com outros professores por meio da sistematização de práticas
    pedagógicas significativas. A metodologia desenvolvida neste trabalho foi sequência
    didática fundamentada no estudo do meio. A aplicação foi realizada no componente
    curricular eletivo de uma escola pública de regime semi-integral, localizada no Bairro
    dos Estados no município de Camaragibe/PE, com estudantes do 7º ano do Ensino
    Fundamental. Esta área marcada por processos de ocupação irregular e recorrentes
    movimentos de massa, tais condições evidenciam a pertinência da abordagem
    geomorfológica para uma melhor compreensão do espaço vivido pelos estudantes. A
    sequência didática foi aplicada com foco na compreensão de conceitos por meio de
    atividades práticas e integradas. Os resultados indicaram um avanço significativo no
    entendimento dos conceitos geomorfológicos por parte dos estudantes,
    especialmente na capacidade de reconhecer e relacionar os elementos do relevo com
    sua vivência cotidiana e com os riscos ambientais da região. A avaliação foi
    processual e comparativa, possibilitando verificar a efetividade da proposta em
    articulação com o estudo do meio como estratégia metodológica. Como produto final,
    desenvolveu-se um guia didático que sistematiza o planejamento e a aplicação da
    sequência, com o objetivo de fortalecer o ensino de Geomorfologia na Educação
    Básica e oferecer subsídios pedagógicos a professores de Geografia, incentivando
    uma abordagem crítica e contextualizada

     


  • Mostrar Abstract
  • A Geomorfologia desempenha um papel fundamental na compreensão da dinâmica da superfície terrestre, influenciando diretamente em diversos aspectos da vida humana, desde a ocupação do espaço até a ocorrência de eventos naturais. No entanto, os estudantes apresentam dificuldades em relação a compreensão e visualização dos processos geomorfológicos e suas conexões com a estrutura de relevo do seu espaço vivido, esse fato impossibilita um maior engajamento em ações sociais e ambientais que os motivem a atuar na prevenção de risco dos movimentos de massa. A pesquisa tem como objetivo possibilitar uma melhor compreensão dos conceitos da geomorfologia de forma significativa, visando não apenas o domínio teórico, mas também a capacidade de aplicação prática desses conhecimentos. O estudo do meio se faz presente como norteador da pesquisa, essa abordagem educacional promove a aprendizagem no mundo real, permitindo que os estudantes vivam situações concretas, contextualizem o aprendizado e desenvolvam uma compreensão mais profunda e significativa do assunto em estudo. A sequência didática será o recurso proposto na efetivação das atividades desenvolvidas. Pretende-se dessa forma promover a compreensão mais profunda desses processos, para que os estudantes se tornem capazes de identificar e propor ações preventivas e mitigadoras aos movimentos de massa, contribuindo assim para a promoção da segurança e do bem-estar no espaço pesquisado.

4
  • ELAINE DA SILVA REGES
  • GEOGRAFIA TAMBEM E AZUL: O USO DE MATERIAIS DIDATICOS SENSORIAIS NO ENSINO DA GEOGRAFIA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Orientador : PRISCYLLA KAROLINE DE MENEZES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • PRISCYLLA KAROLINE DE MENEZES
  • MARIA FRANCINEILA PINHEIRO DOS SANTOS
  • FREDSON PEREIRA DA SILVA
  • Data: 08/07/2025

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  • A Geografia é uma ciência com características próprias e, quando sua análise é central no processo de ensino e aprendizagem, estimula o aluno a pensar espacialmente. Isso contribui para o desenvolvimento do raciocínio geográfico e para a construção do conhecimento sobre o espaço vivido, a realidade social e a materialidade do espaço geográfico. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas aulas de Geografia, por meio da criação de materiais didáticos sensoriais com cores, texturas e formas, como apoio à abordagem de conceitos geográficos, à luz da Cartografia Escolar, nos anos finais do ensino fundamental. Alunos com TEA geralmente enfrentam dificuldades com abstração e interpretação, o que compromete a aprendizagem de conteúdos geográficos e cartográficos. Mesmo com adaptações e apoio educacional, tais desafios persistem. Diante disso, é fundamental repensar as metodologias no ensino de Geografia, promovendo uma aprendizagem mais inclusiva, centrada no desenvolvimento das potencialidades dos estudantes. A alfabetização cartográfica mostra-se essencial nesse processo. Considerando as especificidades cognitivas dos alunos com TEA, a Cartografia Escolar, entendida como linguagem, pode favorecer o desenvolvimento de habilidades cognitivas, estimulando a criatividade, a comunicação e a autonomia desses alunos.


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  • O processo de inclusão escolar, que hoje ocupa um importante espaço nos debates da educação brasileira, nos dá a falsa impressão de que isso é algo muito antigo e não fruto de muita luta. A observação da lacuna existente entre o discurso e a prática no âmbito da inclusão escolar, especificamente no caso dos alunos do Transtorno do Espectro Autista (TEA), motivou esta pesquisa, sob a ótica do ensino de Geografia, a partir do desenvolvimento de materiais didáticos. Esta pesquisa tem como objetivo discutir os processos de inclusão de estudantes do TEA nas aulas de Geografia e desenvolver procedimentos metodológicos para a construção de materiais didáticos com uso de cores, texturas e formas, como suporte à abordagem de conceitos geográficos a partir da Cartografia Escolar, com estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Sua está relacionada ao aumento do número de matrículas de alunos diagnosticados com TEA nas classes regulares, dos anos finais do ensino fundamental, na rede municipal de Jaboatão dos Guararapes, o que exige dos professores em geral, um conhecimento mais aprofundado para uma prática docente efetiva que gere bons resultados de inclusão e aprendizagem no ensino da Geografia. A pesquisa será qualitativa, baseada em levantamento bibliográfico, participante, de caráter exploratório, haja vista a participação e a relação direta com os sujeitos da pesquisa de forma cotidiana. A partir da produção dos materiais e utilização dos recursos pedagógicos sensoriais no ensino da Geografia, se espera uma melhora significativa da inclusão, do desenvolvimento das noções espaciais e da compreensão dos conceitos geográficos a partir do entendimento Cartografia com uma forma de linguagem. O uso destas metodologias ativas estimula o aluno no sentido da colaboração, do protagonismo, assimilação, compreensão e desenvolvimento de suas habilidades para uma aprendizagem significativa.

5
  • HUMBERTO HENRIQUE BARROS DE SANTANA
  • METODOLOGIAS ATIVAS E TRADICIONAIS COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONTEUDOS DE CARTOGRAFIA NO ENSINO MEDIO: UM ESTUDO NA CIDADE DE CUMARU - PE

  • Orientador : TALITHA LUCENA DE VASCONCELOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • TALITHA LUCENA DE VASCONCELOS
  • FREDSON PEREIRA DA SILVA
  • ANA CAROLINE DAMASCENO SOUZA DE SA
  • PRISCILA BATISTA VASCONCELOS
  • Data: 11/07/2025

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  • Tendo em vista a demanda, no contexto atual, pela exploração de alternativas didático-metodológicas que favoreçam a participação dos estudantes e contribuam para o aprendizado de cartografia nos anos iniciais do ensino médio, compreende-se que estratégias de aprendizagem ativa — como sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas e estudo do meio — podem estimular o engajamento e o interesse dos alunos por essa área do conhecimento. Assume-se que, por meio disso, é possível proporcionar um aprendizado que melhor envolva o aluno no contexto escolar. Diante disso, este estudo objetiva avaliar o uso das metodologias ativas como modelo de ensino-aprendizagem da Cartografia nos anos iniciais do Ensino Médio da Escola de Referência Manoel Gonçalves de Lima, em Cumaru-PE. Para tanto, discorreu-se sobre o ensino de Geografia e Cartografia, sobre as metodologias ativas de ensino e as metodologias tradicionais. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa qualitativa, alicerçada no método histórico- dialético. Desenvolveu-se em quatro turmas do 1º ano do ensino médio, no segundo bimestre letivo de 2024. Em duas delas foram aplicadas metodologias ativas (sala de aula invertida, estudo do meio e aprendizagem baseada em problemas) e nas outras duas foram aplicadas metodologias tradicionais (aulas expositivas, resolução de atividades escritas e provas). Após isso, aplicou-se um questionário direcionado aos alunos, por meio do qual se realizou uma comparação acerca da percepção desses estudantes em relação ao trabalho desenvolvido. Os resultados indicam que as metodologias ativas podem contribuir para a promoção da aprendizagem mais efetiva da Cartografia, do protagonismo dos estudantes e do engajamento ao longo das aulas. No entanto, alguns desafios foram vivenciados na aplicação das metodologias ativas, como a falta de adaptação da carga horária escolar e as limitações relativas à infraestrutura da instituição. Acerca das metodologias tradicionais, verificou-se que o professor assume o protagonismo das aulas, dado que se torna o grande responsável pela transmissão do conhecimento. Apesar disso, na percepção dos alunos, observou-se a predileção por um ensino híbrido, entendido neste estudo como uma prática que pode combinar tanto as estratégias pedagógicas mais inovadoras quanto as tradicionais. Compreende-se, com isso, que as metodologias de ensino devem ser pensadas de maneira contextualizada, conforme a necessidade dos estudantes, dado que não é a inovação em si que promove a aprendizagem. Por fim, frisa-se que outras pesquisas precisam ser realizadas, a fim de verificar as nuances entre um ensino inovador e um ensino tradicional na educação básica.


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  • O presente projeto foi idealizado para aplicação dediferentes metodologias ativas, buscando contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem nos conteúdos de cartografia na geografia escolar. Assim, o objetivo deste projeto é avaliar o uso das metodologias ativas como modelo de ensino-aprendizagem da Cartografia nos anos iniciais do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio Manoel Gonçalves de Lima, em Cumaru-PE. No aspecto bibliográfico, a realização da pesquisa será feita com base na coleta dados obtidos em consultas na Biblioteca Eletrônica Científica Online, SciELO, e no Portal de Periódicos da Capes, tendo como destaque a literatura de autores como Tuan (1983), Claval (2001, 2004, 2008), Andreotti (2008) e Cosgrove (1998), além das pesquisas de autores renomados sobre as metodologias ativas aplicadas ao ensino da cartografia, com Luchesi, Santos e Lara (2022) e Sônia Castellar (2016) entre outros. Os procedimentos metodológicos utilizados terão como abordagem o método histórico-dialético de caráter qualitativo. O desenvolvimento do projeto se dará a partir do sorteio entre as turmas dos primeiros anos onde serão desenvolvidas as atividades e práticas ligadas ao ensino da cartografia utilizando metodologias ativas, durante o segundo bimestre do presente ano. As metodologias utilizadas serão Sala de Aula Invertida e o Estudo do Meio, associado à Aprendizagem Baseada em Problemas. Por fim, espera-se que os possíveis resultados da aplicação das metodologias ativas incluam um maior engajamento dos estudantes no processo de aprendizagem; no desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas; na promoção da autonomia e responsabilidade em relação ao seu próprio aprendizado e estímulo ao trabalho em equipe. 

6
  • LARA NASCIMENTO DIAS DE SOUZA
  • O ENSINO DE GEOGRAFIA E A FORMACAO PARA CIDADANIA NA EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS: CIDADANIA DISJUNTIVA E TERRITORIALIDADES

  • Orientador : ALCINDO JOSE DE SA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALCINDO JOSE DE SA
  • FREDSON PEREIRA DA SILVA
  • PAULO SÉRGIO CUNHA FARIAS
  • Data: 31/07/2025

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  • O presente estudo é o resultado de uma pesquisa que foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Geografia em Rede (ProfGeo) na Universidade Federal de Pernambuco, cujo tema está pautado no Ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos (EJA), e se propõe a trazer reflexões a respeito de como a Geografia Escolar pode auxiliar na formação para cidadania dos educandos da EJA do Ensino Médio. A pesquisa alicerçou-se na utilização da abordagem qualitativa em educação de acordo com Bogdan e Biklen (1994), sendo que os procedimentos metodológicos se basearam em três fontes: bibliográfica, documental e empírica. A informação coletada em forma de questionários foi sistematizada e analisada através da análise de conteúdo de Bardin (2011). Em nosso percurso procuramos realizar uma análise crítica a partir do conceito de cidadania e sua relação com as organizações territoriais, evidenciando o caráter espacial deste conceito. Dessa maneira essa pesquisa envereda pelos caminhos da Geografia Crítica sendo fundamentada pelos teóricos Cavalcanti (2019), Straforini (2018), Saquet (2012) e Souza (1995). Ademais foi adotado a metodologia de Clemente (2019) em Abordagens Conceituais para dar conta da polissemia do conceito de cidadania; entre as Abordagens Conceituais elencadas pelo autor, optamos por trabalhar com a Abordagem Disjuntiva uma vez que compreendemos que esta é a que melhor dialoga com a Geografia Crítica, sendo capaz de revelar as contradições oriundas do tensionamento entre o princípio da igualdade constitutivo da cidadania e o princípio de desigualdade inerente às sociedades capitalistas. Com este pensamento, o presente trabalho assumiu o objetivo de elaborar e apresentar um Produto Educacional no formato de Sequência Didática contendo orientações teórico-metodológicas a fim de nortear professores em suas futuras atuações como forma de contribuir para construção do conhecimento nessa modalidade de ensino que apresenta carência de material didático e ainda é pouco pesquisada. Dessa forma, a nossa intenção também foi salientar a importância da EJA por ser marcada por uma dívida social dos grupos sociais marginalizados no processo de institucionalização de direitos da cidadania no Brasil.


  • Mostrar Abstract
  • O presente trabalho tem como propósito construir um diálogo entre a Geografia Escolar e o Direito Constitucional com o intuito de promover reflexões críticas a respeito da formação para cidadania que se pretende fomentar na escola voltada para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio. Para isso, nos ancoramos na abordagem metodológica qualitativa na qual será realizada uma pesquisa teórica de viés crítico, através da revisão bibliográfica de teses, dissertações e artigos; bem como entrevistas semi-estruturadas com os estudantes da EJA. Nosso produto final serão planos de aulas estruturados em sequências de aula articulando conteúdos da Geografia Escolar com o Direito Constitucional.

7
  • MARESSA NASCIMENTO DOS SANTOS
  • O uso das metodologias ativas como alternativa aos desafios do ensino de Geografia nos anos finais do ensino fundamental na atualidade

  • Orientador : TALITHA LUCENA DE VASCONCELOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA CAROLINE DAMASCENO SOUZA DE SA
  • SIMONE CARDOSO RIBEIRO
  • TALITHA LUCENA DE VASCONCELOS
  • Data: 29/08/2025

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  • A presente pesquisa teve a finalidade de apresentar uma dissertação a ser apresentada Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado ao curso do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede (PROFGEO) da Universidade Federal de Pernambuco, e o tema abordado é O uso das metodologias ativas como alternativa aos desafios do ensino de Geografia nos anos finais do ensino fundamental na atualidade. Esse tema surge da percepção de que, nos dias atuais, a relação com a evolução da tecnologia, por parte do alunato, se dá de uma forma natural e quase que intuitiva. É necessário que, para haver a participação desses estudantes e o desenvolvimento satisfatório do processo de ensino-aprendizagem, haja uma adaptação das metodologias desenvolvidas em sala, visando instigar o corpo discente a ter o interesse de ser um agente ativo. Só assim, o ensino de Geografia cumprirá o seu papel de incentivar o senso crítico dos(as) alunos(as) e possibilitar a compreensão por parte destes de sua atuação enquanto agentes transformadores do contexto social em que estão inseridos. Nas pesquisas, em busca de bibliografias foi possível ter acesso às documentações que versavam sobre temas semelhantes, tangíveis, transversais, integrativos, o que possibilitou a escrita da parte teórica deste. A abordagem metodológica se deu através de um formulário eletrônico, com a participação de professores de geografia, que atuam nas redes municipal e estadual do município de Jaboatão dos Guararapes. O uso desses dois parâmetros fêz- se necessário para sanar os objetivos geral e específicos, suscitado na pesquisa.


  • Mostrar Abstract
  • O presente trabalho tem a finalidade de apresentar a proposta de pesquisa para uma dissertação a ser apresentada como trabalho de conclusão do Mestrado Profissional em Geografia, e o tema abordado é a utilização das metodologias ativas no ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental II. Esse tema surge da percepção de que, nos dias atuais, a relação com a evolução da tecnologia, por parte do alunato, se dá de uma forma natural e quase que intuitiva. A proposta para o trabalho a ser desenvolvido traz consigo também a necessidade de realização de entrevistas com os sujeitos da pesquisa, que são os professores de Geografia da rede municipal de ensino do Jaboatão dos Guararapes e os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II da escola municipal Pastor João Adalgiso, do exato município.

8
  • ALISSON RODRIGUES DA COSTA
  • O ESTUDO DO MEIO COMO POSSIBILIDADE DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA NA EEMTI HILDEBERTO BARROSO DO DISTRITO DO DESERTO, ITAPIPOCA-CE

  • Orientador : TALITHA LUCENA DE VASCONCELOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA CAROLINE DAMASCENO SOUZA DE SA
  • SIMONE CARDOSO RIBEIRO
  • TALITHA LUCENA DE VASCONCELOS
  • Data: 29/08/2025

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  • O presente trabalho disserta sobre o desenvolvimento da metodologia estudo do meio na unidade curricular eletiva “Geografia do Ceará” com alunos das turmas de 1ª Série e 2ª Série do Ensino Médio da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Hildeberto Barroso, localizada no Distrito do Deserto, no município de Itapipoca, no estado do Ceará. Tem como objetivo geral desenvolver a metodologia do estudo do meio na unidade curricular eletiva “Geografia do Ceará” com estudantes do Ensino Médio da EEMTI Hildeberto Barroso localizada no Distrito do Deserto, em Itapipoca, no Estado do Ceará. Como objetivos específicos temos: abordar as unidades geoambientais presentes no Distrito do Deserto (Itapipoca-CE) como temas geradores da aula em campo; realizar uma aula em campo no Distrito do Deserto (Itapipoca-CE) com os alunos do componente curricular eletivo “Geografia do Ceará”; e elaborar um produto didático-pedagógico no formato de memorial da unidade curricular eletiva “Geografia do Ceará”. Tem como arcabouço teórico a valorização da pesquisa na formação continuada de professores, o entendimento do professor como intelectual transformador e no estudo do meio como metodologia possível na mediação dos conteúdos geográficos. Por fim, realiza uma reflexão crítica dos momentos vistos e vivenciados no decorrer do desenvolvimento do projeto de estudo do meio como a realização da aula em campo, da elaboração de mapas conceituas e da construção de um material didático-pedagógico no formato de memorial da unidade curricular eletiva.


  • Mostrar Abstract
  • Este trabalho tem como objetivo geral desenvolver a metodologia do estudo do meio no componente curricular eletivo “Geografia do Ceará” com estudantes do Ensino Médio da EEMTI Hildeberto Barroso localizada no Distrito de Deserto, em Itapipoca, no Estado do Ceará. O presente estudo estrutura-se por meio das seguintes etapas: i) pesquisa documental e bibliográfica; ii) desenvolvimento da metodologia do estudo do meio; iii) redação do texto final do trabalho. Busca-se aqui elaborar um material didático-pedagógico contextualizado que sirva de instrumento para mediação de conteúdos geográficos, mas não somente, pois a prerrogativa do projeto de estudo do meio é a apreensão do espaço nas suas diversas dimensões e áreas do conhecimento, portanto, possui uma abordagem interdisciplinar.

2024
Dissertações
1
  • ROBSON SANTANA DA SILVA
  • A Literatura como ferramenta para o ensino de Geografia.

  • Orientador : PAULO ROGERIO DE FREITAS SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALCINDO JOSE DE SA
  • JOÃO MANOEL DE VASCONCELOS FILHO
  • PAULO ROGERIO DE FREITAS SILVA
  • SILVANA QUINTELLA CAVALCANTI CALHEIROS
  • Data: 05/02/2024

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  • Este trabalho propõe um diálogo entre Geografia e Literatura, utilizando o lugar
    como ferramenta conceitual para esta aproximação. Neste trabalho o conceito de
    lugar é discutido como elemento introdutório, porém necessário para o estudo/
    ensino dos demais conceitos geográficos, bem como de temas como: êxodo rural/
    migração e seus impactos na urbanização. Deste modo, tanto o conceito em
    questão como os referidos temas, foram discutidos em duas obras da Literatura
    brasileira: Vidas Secas de Graciliano Ramos e Homens e Caranguejos de Josué de
    Castro. Estas duas obras foram analisadas de forma complementar, tendo em vista
    a possibilidade de diálogo entre seus respectivos enredos. Todo este processo foi
    fundamentado pela corrente humanista em diálogo com a Geografia crítica. Por fim,
    através do percurso metodológico deste trabalho, sugere-se algumas atividades que
    podem ser postas em prática em sala de aula.


  • Mostrar Abstract
  • Este trabalho propõe um diálogo entre Geografia e Literatura, utilizando o lugar
    como ferramenta conceitual para esta aproximação. Neste trabalho o conceito de
    lugar é discutido como elemento introdutório, porém necessário para o estudo/
    ensino dos demais conceitos geográficos, bem como de temas como: êxodo rural/
    migração e seus impactos na urbanização. Deste modo, tanto o conceito em
    questão como os referidos temas, foram discutidos em duas obras da Literatura
    brasileira: Vidas Secas de Graciliano Ramos e Homens e Caranguejos de Josué de
    Castro. Estas duas obras foram analisadas de forma complementar, tendo em vista
    a possibilidade de diálogo entre seus respectivos enredos. Todo este processo foi
    fundamentado pela corrente humanista em diálogo com a Geografia crítica. Por fim,
    através do percurso metodológico deste trabalho, sugere-se algumas atividades que
    podem ser postas em prática em sala de aula.

2
  • TIAGO VALDEVINO MENDES
  • "O ENSINO DE GEOGRAFIA MEDIADO PELO CINEMA: UMA PROPOSTA PARA A 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO"
     
  • Orientador : SILVANA QUINTELLA CAVALCANTI CALHEIROS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • OSVALDO GIRAO DA SILVA
  • GILCILEIDE RODRIGUES DA SILVA
  • SILVANA QUINTELLA CAVALCANTI CALHEIROS
  • Data: 26/02/2024

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  • Este trabalho apresenta reflexões e propostas sobre o uso da linguagem
    cinematográfica na abordagem de temas geográficos, uma vez que os filmes
    cativam uma parcela significativa da sociedade e incrustam na memória dos
    espectadores cenários e narrativas ficcionais carregados de elementos reais do
    espaço, capazes de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem e
    alfabetização geográfica. Neste trabalho reúne-se obras cinematográficas em
    um catálogo, disponibilizado em formato de site, para que os professores de
    geografia interessados na temática possam ter indicações de filmes e
    atividades acessando-as online. Para a realização deste trabalho, foram
    utilizados documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a
    Proposta Curricular do Ensino Médio da Paraíba para selecionar os objetos de
    conhecimento e conteúdos da série da educação básica escolhidos para a
    seleção dos filmes de acordo com a classificação etária: 1a série do Ensino
    Médio. Dessa forma, propõe-se que os filmes atuem como um disparador
    imersivo para os alunos e melhorem a compreensão dos conteúdos dispostos
    em sala de aula.


  • Mostrar Abstract
  • O cinema foi aperfeiçoado, influenciando a sociedade e apresentando-a cenários e culturas das mais variadas partes do mundo e isto pode ser incorporado ao ensino da Ciência Geográfica, especialmente considerando que seus estudos são voltados à compreensão do mundo além dos muros da escola e, enquanto essa costuma reproduzir uma estrutura estática, composta por fileiras de bancas e uma lousa, necessitará de meios que dinamizem este padrão. Os exercícios com narrativas que fazem uso de som e imagem diversificam as metodologias de ensino e apresentam-se, então, como formas de viabilizar melhores interpretações do mundo visto em telas.

3
  • ADIJANE ESTEVÃO DE OLIVEIRA NASCIMENTO
  • O RIO CAPIBARIBE-MIRIM COMO MOBILIZADOR DE AÇÕES PEDAGÓGICAS EM TIMBAÚBA, PERNAMBUCO

  • Orientador : ANTONIO CARLOS DE BARROS CORREA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRÉ DE OLIVEIRA SOUZA
  • ANTONIO CARLOS DE BARROS CORREA
  • WEMERSON FLAVIO DA SILVA
  • Data: 29/02/2024

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  • O presente trabalho busca socializar uma proposta de ação pedagógica que subsidie os docentes nas aulas de Geografia Física, a partir de uma experiência realizada na Escola de Referência em Ensino Médio Jornalista Jáder de Andrade, localizada no município de Timbaúba-PE subordinada à Gerência Regional de Educação da Mata Norte. A EREM Jornalista Jáder de Andrade, instituição de ensino de rede pública de educação do Estado de Pernambuco, funciona em regime Integral de 45 horas, recebe estudantes não só das áreas urbanas, do centro, da periferia e da área rural do município, mas também os oriundos de municípios circunvizinhos. A dificuldade de vida de nossa clientela tem sido uma motivação extrínseca para que os jovens frequentem a Escola e invistam no processo de construção do projeto de vida pessoal e profissional, perpassando atitudes de compromisso e dedicação aos estudos. Transformar a vida e fazer com que os estudantes aprendam e apreendam as temáticas propostas nas legislações basilares da Educação brasileira e no currículo de Pernambuco, para que consigam a inserção no mundo acadêmico e do trabalho, não tem sido tarefa fácil para os docentes e toda a equipe escolar. O desinteresse dos estudantes, pelas temáticas da Geografia Física muitas vezes procede da falta de domínio dos conteúdos por parte de alguns professores, da ausência e/ou insuficiência de materiais didáticos visuais, palpáveis e lúdicos para o suporte pedagógico, bem como dos livros, que não trazem textos e imagens que façam menção ao lugar de vivência, de sentidos e significados para estes estudantes. Também, não se pode deixar de frisar que a Escola e as famílias dos estudantes não dispõem de recursos para investir em atividades complementares. Diante dos cenários apresentados, o trabalho de campo surge como um forte aliado à didática docente, buscando suprimir tal realidade, oferecendo ao estudante a possibilidade de relacionar a teoria à prática em aulas ministradas em seu lugar de vivência, o qual está impregnado de sentimentos de pertencimento em virtude não só do grande potencial paisagístico, mas também por se tratar de espaços com os quais partilham significância e vínculos afetivos. Dessa forma, conclui-se que ao contextualizar os saberes empíricos e acadêmicos, por meio de um trabalho de campo, reaviva-se o interesse do estudante pelas aulas de Geografia, além de que o grau de satisfação é perceptível, durante a própria realização da atividade, por meio da qual os discentes passaram a “ver a Geografia em vez de ler a Geografia”.


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  • A Geografia física é a área da ciência geográfica que estuda os elementos físicos da superfície terrestre e seu papel na organização ou produção do espaço, a depender do viés epistemológico adotado. Este projeto tem como objetivo reconhecer o potencial pedagógico do rio Capibaribe- Mirim como elemento unificador de um projeto-pedagógico voltado ao ensino da geografia física, e a partir deste instigar o jovem aprendiz a conhecer e desenvolver práticas de conservação e de valorização dos recursos naturais de sua localidade.

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  • CLARA MARIA MENDES CHAVES
  • AS MATAS CILIARES DOS RIOS TEJIPIÓ, PINA E CAPIBARIBE COMO LOCUS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL URBANA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II

  • Orientador : SIMONE CARDOSO RIBEIRO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JULIANA MARIA OLIVEIRA SILVA
  • LUCAS COSTA DE SOUZA CAVALCANTI
  • OSVALDO GIRAO DA SILVA
  • SIMONE CARDOSO RIBEIRO
  • Data: 29/02/2024

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  • Mediante ao crescimento de áreas urbanas ocorrente em todo o mundo, é fundamental que existam
    ações visando a manutenção da qualidade de vida na Terra. A partir disto, o presente artigo
    apresenta a Educação Ambiental como fonte de sensibilização e conscientização social, no contexto
    de Matas Ciliares Urbanas, descrevendo a importância destas áreas. Considerando isso, a primeira
    parte do artigo trata sobre o desenvolvimento da Educação Ambiental nas sociedades modernas,
    com enfoque no contexto brasileiro. No segundo tópico, é abordado as Matas Ciliares como locus de
    Aulas de Campo e como essa metodologia pode facilitar o processo de ensino e aprendizagem. A
    terceira etapa deste artigo, caracteriza as áreas de Matas Ciliares da cidade do Recife que podem ser
    utilizadas como instrumento de ensino. Em seguida, é realizada a análise do Currículo Pernambuco e
    da Matriz Curricular da cidade do Recife, observando a atenção dada por eles à EA. Este artigo
    também analisa o potencial das Matas Ciliares dos rios Capibaribe, Pina e Tejipió para Aulas de
    Campo, com o intuito da elaboração de um produto para utilização dos docentes e discentes do 6°
    ano do Ensino Fundamental – Anos Finais. Na penúltima etapa do presente artigo, é descrito como
    foi elaborado produto: um o guia de campo e o livreto paradidático com temática voltada à matas
    ripárias.


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  • O presente trabalho tem como objetivo principal analisar o entendimento de alunos do 6° e 7°
    anos dos Anos Finais do Ensino Fundamental acerca da importancia das Matas Ciliares para a manutenção da
    qualidade de vida. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, eelencando os pontos que norteiam a
    educação ambiental no Brasil. Nesse contexto, será investigado, através de questionários e entrevistas, como
    os estudantes compreendem as Matas Ciliares e como se da a ocorrência das aulas nas instituições públicas e
    privadas de ensino na cidade do Recife.

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  • FLÁVIA ALVES DE FREITAS OLIVEIRA
  • GEOGRAFIA, LUGAR E FORMAÇÃO DISCENTE NO 6° ANO DA EMEF JOSÉ PEDRO DA SILVA

  • Orientador : ALCINDO JOSE DE SA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALCINDO JOSE DE SA
  • LUCAS COSTA DE SOUZA CAVALCANTI
  • MARIA FRANCINEILA PINHEIRO DOS SANTOS
  • Data: 22/08/2024

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  • Estudar o espaço geográfico é algo de grande relevância na vidadossereshumanos, pois como nos alerta P. George (1987) é através do homemnaterra, quea Geografia imbui-se de ação. Portanto, na medida emque a sociedadevai evoluindo, junto com ela precisa-se acompanhar e conhecer oespaçoterritorialmente moldado, com vistas a saber como agir de maneiraconsciente,crítica e autônoma. O presente estudo objetivou investigar como os professoresdegeografia trabalham o conteúdo do Espaço Geográfico, nas suas aulas, muitoalémdo conhecimento prévio estabelecido nos livros didáticos, ou seja, abarcandoosexemplos do cotidiano dos alunos nas turmas do 6° ano da Escola JoséPedrodaSilva. Entendemos que valorizar o conhecimento prévio do aluno é fator estimulantede novas descobertas sobre a sua própria existência, bemcomo do seuentornoespacial, particularmente do lugar em que ele vive, aspecto que pode tornar asaulasde Geografia ainda mais profícuas. Conclui-se, então, que as aulas expositivasembasadas nos livros didáticos, o aporte de reflexões sobre as temáticas,juntamente com as vivências dos alunos no contexto dos seus lugares devida, podefomentar maior interesse dos alunos pela disciplina e criar, desde já, umespíritodecidadania. Para tanto, foi pertinente a feitura de uma cartilha, comuma sequenciadeatividades que foram realizadas na referida unidade de ensino, no bairroSãoMiguel,mesclando ensino, experiência de vida e aprendizado, Esse produto servirádeapoiopara auxiliar vários professores no momento do seu planejamento de aulasobreoespaço Geográfico e Lugar como uma estratégia de formar nossos alunos paraatuarno cenário atual de forma autentica e eficaz.


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  • Studying geographic space is something of great relevance in the lives of human beings, because as P. George (1987) warns us, it is through man on earth that Geography takes action. Therefore, as society evolves, it is necessary to accompany and understand the territorially shaped space, with a view to knowing how to act in a conscious, critical and autonomous manner. The present study aimed to investigate how geography teachers work with the content of Geographic Space in their classes, far beyond the prior knowledge established in textbooks, that is, encompassing examples from the daily lives of students in the 6th grade classes at José Pedro da Silva School. We understand that valuing students' prior knowledge is a stimulating factor for new discoveries about their own existence, as well as their spatial environment, particularly the place where they live, an aspect that can make geography classes even more fruitful. It is concluded, then, that expository classes based on textbooks, the contribution of reflections on the themes, together with the experiences of the students in the context of their places of life, can foster greater interest in the subject among the students and create, from the outset, a spirit of citizenship. To this end, it was pertinent to create a booklet, with a sequence of activities that were carried out in the aforementioned teaching unit, in the São Miguel neighborhood, combining teaching, life experience and learning. This product will serve as support to assist several teachers when planning their lessons on Geographic Space and Place as a strategy to train our students to act in the current scenario in an authentic and effective way. 

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  • INGRID ROMAIALLY LUCAS TRAJANO
  • Geografar: um aplicativo de “games” para alfabetização cartográfica

  • Orientador : ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
  • LUCAS COSTA DE SOUZA CAVALCANTI
  • RAPHAEL DE FRANÇA E SILVA
  • Data: 29/08/2024

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  • Os jogos digitais podem apresentar diversas contribuições e potencialidades na aprendizagem
    dos conteúdos geográficos. Esse recurso, pode ser capaz de engajar e motivar os estudantes,
    tornando o ensino mais interessante e lúdico. O presente trabalho é resultado de uma pesquisa
    que tem como objetivo central de investigar e compreender como os jogos, aliados às
    Tecnologias Digitais(TD), podem ser utilizados como recursos pedagógicos nas aulas de
    Geografia na construção de conceitos geográficos por meio da aprendizagem significativa. O
    estudo desenvolvido teve natureza básica qualitativa descritiva, estruturado a partir da
    abordagem de desenvolvimento, uma vez que buscou desenvolver jogos digitais e aplicação,
    na intenção de promover o ensino e aprendizagem de conceitos geográficos, como um
    produto da pesquisa. Para alcançar os objetivos propostos do estudo, foram adotados os
    seguintes procedimentos metodológicos: revisões bibliográficas para embasar a parte teórica
    do estudo; aplicação de um questionário para traçar o perfil dos jogadores numa turma de 6o
    ano composta por 22 alunos, para elaborar jogos adaptados ao perfil da turma; criação de seis
    jogos digitais sobre o tema Cartografia, com o uso da plataforma Wordwall; formulação do
    guia de professores, para então orientar os professores sobre como utilizar dos jogos digitais
    criados, em sala de aula; desenvolvimento da aplicação “Geografar” para agrupar os jogos
    digitais e o guia do professor criados, com o uso da plataforma Fábrica de Aplicativos;
    utilização dos jogos em sala de aula; aplicação de um questionário de feedback com os 22
    estudantes do 6o ano, para avaliar sua experiência e identificar possíveis melhorias. Os
    resultados mostraram que a integração de jogos em sala de aula contribuiu para diminuir o
    desinteresse dos alunos, e aumentar a participação dos alunos, tornando o processo de
    aprendizagem mais envolvente e eficaz. O aplicativo “Geografar” e os seis jogos digitais,
    como recursos pedagógicos, desenvolvidos durante o presente estudo, se apresentaram como
    mecanismos potencializadores do ensino e aprendizagem de Geografia, devido essas TD,
    possibilitarem aulas dinâmicas, divertidas e atrativas, para a Educação Básica.


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  • Este trabalho se propõe a explorar o uso de tecnologias digitais como apoio às atividades da educação básica. Para tanto, escolheu-se como a utilização de jogos digitais como mecanismo potencializador das práticas de ensino de geografia, explorando diferentes temáticas e questões da referida disciplina.

7
  • ALEX HERVAL FERREIRA DA COSTA
  • PERCEPÇÃO DE SAZONALIDADE E ILHAS DE CALOR NA CIDADE DE SALVADOR - BA: abordagens metodológicas voltadas para o Ensino Médio

  • Orientador : OSVALDO GIRAO DA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • OSVALDO GIRAO DA SILVA
  • HENRIQUE ELIAS PESSOA GUTIERRES
  • SIMONE CARDOSO RIBEIRO
  • Data: 30/08/2024

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  • Perante o crescimento desordenado das cidades, os problemas ambientais urbanos também crescem.
    Desmatamento, construções irregulares, aterros em áreas hídricas, dentre outros, somados as mudanças
    climáticas que vem ocorrendo nos últimos anos, culminam no aumento da temperatura local. Perante essa
    situação, o presente trabalho analisou, dados obtidos através de estudos realizados por pesquisadores
    como Oliveira e Estevam (2011) e Nóbrega e Vital (2010), periódicos e artigos referentes a possíveis
    alterações nas médias térmicas, na Avenida Conde da Boa Vista, em Recife, Pernambuco e no bairro de
    Cajazeiras, em Salvador, Bahia. Também foi analisado os possíveis motivos do surgimento das ilhas de
    calor nas localidades nos referidos bairros e sua influência na manutenção da qualidade de vida humana a
    partir dos estresses térmicos advindos das ações históricas antropogênicas nesses espaços urbanos com o
    objetivo de compreender como a temática pode ser abordada durante as aulas de Geografia para alunos do
    Ensino Básico.


  • Mostrar Abstract
  • Perante o crescimento desordenado das cidades, os problemas ambientais urbanos também crescem.
    Desmatamento, construções irregulares, aterros em áreas hídricas, dentre outros, somados as mudanças
    climáticas que vem ocorrendo nos últimos anos, culminam no aumento da temperatura local. Perante essa
    situação, o presente trabalho analisou, dados obtidos através de estudos realizados por pesquisadores
    como Oliveira e Estevam (2011) e Nóbrega e Vital (2010), periódicos e artigos referentes a possíveis
    alterações nas médias térmicas, na Avenida Conde da Boa Vista, em Recife, Pernambuco e no bairro de
    Cajazeiras, em Salvador, Bahia. Também foi analisado os possíveis motivos do surgimento das ilhas de
    calor nas localidades nos referidos bairros e sua influência na manutenção da qualidade de vida humana a
    partir dos estresses térmicos advindos das ações históricas antropogênicas nesses espaços urbanos com o
    objetivo de compreender como a temática pode ser abordada durante as aulas de Geografia para alunos do
    Ensino Básico.

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