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Dissertações |
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ÍCARO E SILVA SOUSA
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A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS AUTORAIS DIGITAIS EDUCACIONAIS NA GEOGRAFIA ESCOLAR
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Orientador : MARIA FRANCINEILA PINHEIRO DOS SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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GLAUCIANA ALVES TELES
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MARIA FRANCINEILA PINHEIRO DOS SANTOS
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TALITHA LUCENA DE VASCONCELOS
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Data: 19/02/2025
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Ao longo dos anos, a Geografia escolar lida com o desafio de proporcionar uma aprendizagem significativa utilizando-se de métodos que sejam atrativos aos estudantes e buscando aproximar os conceitos geográficos à realidade na qual esses estudantes estão inseridos. Buscando alcançar tal finalidade, as metodologias altivas surgem como possibilidade de desenvolver métodos e procedimentos a serem utilizados no ambiente escolar que busquem oferecer ao estudante o papel de protagonismo no processo de ensino-aprendizagem. Dentre as diversas alternativas de metodologias ativas existentes, esse trabalho propõe-se a analisar a aplicação de um método pautado no conceito da Educomunicação, que busca integrar o processo de comunicação ao de educação por meio de incentivos aos estudantes para participarem de maneira ativa na construção do processo de ensino-aprendizagem. Dentro dessa proposta, os estudantes dos 7º anos B e C da EMTI Professor Agerson Tabosa Pinto, lócus da pesquisa, foram convidados a participar de uma série de atividades desenvolvidas no decorrer das aulas de Geografia, buscando evidenciar a categoria geográfica paisagem a partir de vivências cotidianas. Dentre as atividades realizadas podemos citar: elaboração de croquis retratando paisagens cotidianas, realização registro fotográficos de paisagens encontradas no bairro, apresentação de um trabalho na feira de ciências escolar sobre a categoria geográfica paisagem a partir de uma perspectiva local e utilização de uma cartilha digital, que foi construída a partir das fotografias registradas pelos estudantes. A avaliação dos resultados obtidos através da pesquisa deu-se através da aplicação de questionários junto aos estudantes participantes, onde se constatou que a utilização de recursos digitais, bem como a aproximação dos conteúdos lecionados a realidade dos estudantes tem o potencial de tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas.
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Ao longo dos anos a Geografia escolar tem lidado com o desafio de proporcionar uma aprendizagem significativa utilizando-se de métodos que sejam atrativos aos estudantes. Buscando alcançar tal finalidade, as metodologias altivas surgem como possibilidade de desenvolver métodos e procedimentos a serem utilizados no ambiente escolar que busquem oferecer ao estudante o papel de protagonismo no processo de ensino-aprendizagem. Dentre as diversas alternativas de metodologias ativas existentes, esse trabalho propõe-se a analisar a aplicação de um método pautado no conceito da Tecnodocencia, que busca unir tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) e conhecimento através da produção de materiais autorais digitais educacionais (MADEs), que são ferramentas elaboradas pelos próprios estudantes a serem utilizadas durante seu processo de ensino-aprendizagem. Dentro dessa proposta tanto o professor pode assumir o papel de aprendiz, como o estudante pode ocupar a função de produtor de conhecimento. O intuito é fazer com que os educandos produzam MADEs para serem utilizados nas aulas de Geografia onde o conceito de paisagem é abordado e posteriormente avaliar junto a eles, através de questionários, o quão significativo foi o experimento.
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CRISTIANE SILVA DE OLIVEIRA
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A sequência didática como estratégia pedagógica na abordagem dos problemas socioambientais no ensino de Geografia
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Orientador : MARIA FRANCINEILA PINHEIRO DOS SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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ALCINDO JOSE DE SA
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MARIA FRANCINEILA PINHEIRO DOS SANTOS
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VANICE SANTIAGO FRAGOSO SELVA
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Data: 24/02/2025
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A utilização de sequências didáticas com atividades dinâmicas que proporcionem o protagonismo do estudante no processo de aprendizagem no Ensino de Geografia rompe com a metodologia tradicional. Assim, o professor finda com a memorização de conceitos e as respostas prontas, conduzindo o desenvolvimento do raciocínio geográfico para a compreensão dos fenômenos que decorrem da relação do homem com o local de vivência. Nesta perspectiva, a pesquisa procurou responder a seguinte questão: Em que medida a sequência didática se constitui numa estratégia pedagógica facilitadora para abordagem de conteúdos geográficos? O estudo foi realizado com estudantes de uma turma de 3º ano do Ensino Médio da Escola e Referência em Ensino Médio Áurea de Moura Cavalcanti em Olinda Pernambuco por meio de uma sequência didática nas aulas de Geografia. Desse modo, o objetivo geral consisti em apresentar uma sequência didática para abordar os problemas socioambientais no bairro Ouro Preto em Olinda-PE. A pesquisa encontra-se ancorada na abordagem qualitativa, tendo como procedimentos metodológicos: levantamentos bibliográficos, aulas expositivas e dialogadas, elaboração de quadros-síntese, análise de imagens, realização de trabalho de campo, produção de mapas mentais. Os resultados obtidos demonstram que uma sequência didática, cujas atividades pedagógicas, conectem os conteúdos geográficos à realidade e experiências dos estudantes, contribui para uma aprendizagem mais significativa.
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A pesquisa tem como objetivo geral analisar os problemas socioambientais no bairro Ouro Preto em Olinda-PE através do trabalho de campo nas aulas de Geografia. Tendo ainda, como objetivos específicos: debater a categoria geográfica lugar e o bairro Ouro Preto em Olinda-PE; discutir o trabalho de campo enquanto instrumento pedagógico no ensino de Geografia; elaborar uma cartilha pedagógica envolvendo a Educação Ambiental no bairro de Ouro Preto em Olinda-PE. Como procedimentos metodológicos serão realizados levantamentos bibliográficos, aulas expositivas e dialogadas, um trabalho de campo, a produção de mapas mentais e de uma cartilha pelos estudantes do 3º ano do Ensino Médio da EREM Áurea de Moura. Ademais serão aplicados questionários com os estudantes, elaboração de gráficos, quadros e/ou tabelas e análise dos dados coletados. As discussões teóricas envolvem: Ensino de Geografia, categoria geográfica lugar, problemas socioambientais, apoiadas nos seguintes autores: Castrogiovanni (2000), Callai (2003; 2004), Cavalcanti (2010), Silva (2020). Assim como o Trabalho de Campo, os Mapas Mentais e a cartilha pedagógica ancoradas nas concepções de Alantejo e Rocha-Leão, (2006), Araújo e Aragão (2021), Callai (2003), Kozel (2007), Bento (2023) e Bonifácio (2020). Assim, os estudantes compreendem a dinâmica dos fenômenos geográficos possibilitando construir uma cartilha educativa.
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VÂNIA MARIA TIBURCIO RAMOS
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SEQUENCIA DIDATICA COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: Uma abordagem geomorfologica do Bairro dos Estados, Camaragibe/PE atraves do estudo do meio.
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Orientador : TALITHA LUCENA DE VASCONCELOS
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MEMBROS DA BANCA :
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TALITHA LUCENA DE VASCONCELOS
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ANA CAROLINE DAMASCENO SOUZA DE SA
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SIMONE CARDOSO RIBEIRO
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Data: 08/07/2025
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A Geomorfologia desempenha um papel fundamental na compreensão da dinâmica da superfície terrestre, influenciando diretamente em diversos aspectos da vida humana, desde a ocupação do espaço até a ocorrência de eventos naturais. No entanto, apesar da sua importância, muitas vezes os conceitos relacionados à geomorfologia não são claramente compreendidos e aplicados na prática. A partir do reconhecimento da trajetória do ensino de geomorfologia e sua efetividade no processo de ensino-aprendizagem, poderemos identificar lacunas, desafios e oportunidades para aprimorar a abordagem desses conteúdos nas escolas. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo geral produzir um guia didático que exemplifica uma sequência didática aplicada, com foco no ensino de Geomorfologia, buscando colaborar com outros professores por meio da sistematização de práticas pedagógicas significativas. A metodologia desenvolvida neste trabalho foi sequência didática fundamentada no estudo do meio. A aplicação foi realizada no componente curricular eletivo de uma escola pública de regime semi-integral, localizada no Bairro dos Estados no município de Camaragibe/PE, com estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. Esta área marcada por processos de ocupação irregular e recorrentes movimentos de massa, tais condições evidenciam a pertinência da abordagem geomorfológica para uma melhor compreensão do espaço vivido pelos estudantes. A sequência didática foi aplicada com foco na compreensão de conceitos por meio de atividades práticas e integradas. Os resultados indicaram um avanço significativo no entendimento dos conceitos geomorfológicos por parte dos estudantes, especialmente na capacidade de reconhecer e relacionar os elementos do relevo com sua vivência cotidiana e com os riscos ambientais da região. A avaliação foi processual e comparativa, possibilitando verificar a efetividade da proposta em articulação com o estudo do meio como estratégia metodológica. Como produto final, desenvolveu-se um guia didático que sistematiza o planejamento e a aplicação da sequência, com o objetivo de fortalecer o ensino de Geomorfologia na Educação Básica e oferecer subsídios pedagógicos a professores de Geografia, incentivando uma abordagem crítica e contextualizada
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A Geomorfologia desempenha um papel fundamental na compreensão da dinâmica da superfície terrestre, influenciando diretamente em diversos aspectos da vida humana, desde a ocupação do espaço até a ocorrência de eventos naturais. No entanto, os estudantes apresentam dificuldades em relação a compreensão e visualização dos processos geomorfológicos e suas conexões com a estrutura de relevo do seu espaço vivido, esse fato impossibilita um maior engajamento em ações sociais e ambientais que os motivem a atuar na prevenção de risco dos movimentos de massa. A pesquisa tem como objetivo possibilitar uma melhor compreensão dos conceitos da geomorfologia de forma significativa, visando não apenas o domínio teórico, mas também a capacidade de aplicação prática desses conhecimentos. O estudo do meio se faz presente como norteador da pesquisa, essa abordagem educacional promove a aprendizagem no mundo real, permitindo que os estudantes vivam situações concretas, contextualizem o aprendizado e desenvolvam uma compreensão mais profunda e significativa do assunto em estudo. A sequência didática será o recurso proposto na efetivação das atividades desenvolvidas. Pretende-se dessa forma promover a compreensão mais profunda desses processos, para que os estudantes se tornem capazes de identificar e propor ações preventivas e mitigadoras aos movimentos de massa, contribuindo assim para a promoção da segurança e do bem-estar no espaço pesquisado.
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ELAINE DA SILVA REGES
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GEOGRAFIA TAMBEM E AZUL: O USO DE MATERIAIS DIDATICOS SENSORIAIS NO ENSINO DA GEOGRAFIA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
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Orientador : PRISCYLLA KAROLINE DE MENEZES
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MEMBROS DA BANCA :
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PRISCYLLA KAROLINE DE MENEZES
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MARIA FRANCINEILA PINHEIRO DOS SANTOS
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FREDSON PEREIRA DA SILVA
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Data: 08/07/2025
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A Geografia é uma ciência com características próprias e, quando sua análise é central no processo de ensino e aprendizagem, estimula o aluno a pensar espacialmente. Isso contribui para o desenvolvimento do raciocínio geográfico e para a construção do conhecimento sobre o espaço vivido, a realidade social e a materialidade do espaço geográfico. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas aulas de Geografia, por meio da criação de materiais didáticos sensoriais com cores, texturas e formas, como apoio à abordagem de conceitos geográficos, à luz da Cartografia Escolar, nos anos finais do ensino fundamental. Alunos com TEA geralmente enfrentam dificuldades com abstração e interpretação, o que compromete a aprendizagem de conteúdos geográficos e cartográficos. Mesmo com adaptações e apoio educacional, tais desafios persistem. Diante disso, é fundamental repensar as metodologias no ensino de Geografia, promovendo uma aprendizagem mais inclusiva, centrada no desenvolvimento das potencialidades dos estudantes. A alfabetização cartográfica mostra-se essencial nesse processo. Considerando as especificidades cognitivas dos alunos com TEA, a Cartografia Escolar, entendida como linguagem, pode favorecer o desenvolvimento de habilidades cognitivas, estimulando a criatividade, a comunicação e a autonomia desses alunos.
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O processo de inclusão escolar, que hoje ocupa um importante espaço nos debates da educação brasileira, nos dá a falsa impressão de que isso é algo muito antigo e não fruto de muita luta. A observação da lacuna existente entre o discurso e a prática no âmbito da inclusão escolar, especificamente no caso dos alunos do Transtorno do Espectro Autista (TEA), motivou esta pesquisa, sob a ótica do ensino de Geografia, a partir do desenvolvimento de materiais didáticos. Esta pesquisa tem como objetivo discutir os processos de inclusão de estudantes do TEA nas aulas de Geografia e desenvolver procedimentos metodológicos para a construção de materiais didáticos com uso de cores, texturas e formas, como suporte à abordagem de conceitos geográficos a partir da Cartografia Escolar, com estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Sua está relacionada ao aumento do número de matrículas de alunos diagnosticados com TEA nas classes regulares, dos anos finais do ensino fundamental, na rede municipal de Jaboatão dos Guararapes, o que exige dos professores em geral, um conhecimento mais aprofundado para uma prática docente efetiva que gere bons resultados de inclusão e aprendizagem no ensino da Geografia. A pesquisa será qualitativa, baseada em levantamento bibliográfico, participante, de caráter exploratório, haja vista a participação e a relação direta com os sujeitos da pesquisa de forma cotidiana. A partir da produção dos materiais e utilização dos recursos pedagógicos sensoriais no ensino da Geografia, se espera uma melhora significativa da inclusão, do desenvolvimento das noções espaciais e da compreensão dos conceitos geográficos a partir do entendimento Cartografia com uma forma de linguagem. O uso destas metodologias ativas estimula o aluno no sentido da colaboração, do protagonismo, assimilação, compreensão e desenvolvimento de suas habilidades para uma aprendizagem significativa.
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HUMBERTO HENRIQUE BARROS DE SANTANA
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METODOLOGIAS ATIVAS E TRADICIONAIS COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONTEUDOS DE CARTOGRAFIA NO ENSINO MEDIO: UM ESTUDO NA CIDADE DE CUMARU - PE
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Orientador : TALITHA LUCENA DE VASCONCELOS
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MEMBROS DA BANCA :
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TALITHA LUCENA DE VASCONCELOS
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FREDSON PEREIRA DA SILVA
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ANA CAROLINE DAMASCENO SOUZA DE SA
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PRISCILA BATISTA VASCONCELOS
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Data: 11/07/2025
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Tendo em vista a demanda, no contexto atual, pela exploração de alternativas didático-metodológicas que favoreçam a participação dos estudantes e contribuam para o aprendizado de cartografia nos anos iniciais do ensino médio, compreende-se que estratégias de aprendizagem ativa — como sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas e estudo do meio — podem estimular o engajamento e o interesse dos alunos por essa área do conhecimento. Assume-se que, por meio disso, é possível proporcionar um aprendizado que melhor envolva o aluno no contexto escolar. Diante disso, este estudo objetiva avaliar o uso das metodologias ativas como modelo de ensino-aprendizagem da Cartografia nos anos iniciais do Ensino Médio da Escola de Referência Manoel Gonçalves de Lima, em Cumaru-PE. Para tanto, discorreu-se sobre o ensino de Geografia e Cartografia, sobre as metodologias ativas de ensino e as metodologias tradicionais. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa qualitativa, alicerçada no método histórico- dialético. Desenvolveu-se em quatro turmas do 1º ano do ensino médio, no segundo bimestre letivo de 2024. Em duas delas foram aplicadas metodologias ativas (sala de aula invertida, estudo do meio e aprendizagem baseada em problemas) e nas outras duas foram aplicadas metodologias tradicionais (aulas expositivas, resolução de atividades escritas e provas). Após isso, aplicou-se um questionário direcionado aos alunos, por meio do qual se realizou uma comparação acerca da percepção desses estudantes em relação ao trabalho desenvolvido. Os resultados indicam que as metodologias ativas podem contribuir para a promoção da aprendizagem mais efetiva da Cartografia, do protagonismo dos estudantes e do engajamento ao longo das aulas. No entanto, alguns desafios foram vivenciados na aplicação das metodologias ativas, como a falta de adaptação da carga horária escolar e as limitações relativas à infraestrutura da instituição. Acerca das metodologias tradicionais, verificou-se que o professor assume o protagonismo das aulas, dado que se torna o grande responsável pela transmissão do conhecimento. Apesar disso, na percepção dos alunos, observou-se a predileção por um ensino híbrido, entendido neste estudo como uma prática que pode combinar tanto as estratégias pedagógicas mais inovadoras quanto as tradicionais. Compreende-se, com isso, que as metodologias de ensino devem ser pensadas de maneira contextualizada, conforme a necessidade dos estudantes, dado que não é a inovação em si que promove a aprendizagem. Por fim, frisa-se que outras pesquisas precisam ser realizadas, a fim de verificar as nuances entre um ensino inovador e um ensino tradicional na educação básica.
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O presente projeto foi idealizado para aplicação dediferentes metodologias ativas, buscando contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem nos conteúdos de cartografia na geografia escolar. Assim, o objetivo deste projeto é avaliar o uso das metodologias ativas como modelo de ensino-aprendizagem da Cartografia nos anos iniciais do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio Manoel Gonçalves de Lima, em Cumaru-PE. No aspecto bibliográfico, a realização da pesquisa será feita com base na coleta dados obtidos em consultas na Biblioteca Eletrônica Científica Online, SciELO, e no Portal de Periódicos da Capes, tendo como destaque a literatura de autores como Tuan (1983), Claval (2001, 2004, 2008), Andreotti (2008) e Cosgrove (1998), além das pesquisas de autores renomados sobre as metodologias ativas aplicadas ao ensino da cartografia, com Luchesi, Santos e Lara (2022) e Sônia Castellar (2016) entre outros. Os procedimentos metodológicos utilizados terão como abordagem o método histórico-dialético de caráter qualitativo. O desenvolvimento do projeto se dará a partir do sorteio entre as turmas dos primeiros anos onde serão desenvolvidas as atividades e práticas ligadas ao ensino da cartografia utilizando metodologias ativas, durante o segundo bimestre do presente ano. As metodologias utilizadas serão Sala de Aula Invertida e o Estudo do Meio, associado à Aprendizagem Baseada em Problemas. Por fim, espera-se que os possíveis resultados da aplicação das metodologias ativas incluam um maior engajamento dos estudantes no processo de aprendizagem; no desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas; na promoção da autonomia e responsabilidade em relação ao seu próprio aprendizado e estímulo ao trabalho em equipe.
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LARA NASCIMENTO DIAS DE SOUZA
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O ENSINO DE GEOGRAFIA E A FORMACAO PARA CIDADANIA NA EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS: CIDADANIA DISJUNTIVA E TERRITORIALIDADES
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Orientador : ALCINDO JOSE DE SA
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MEMBROS DA BANCA :
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ALCINDO JOSE DE SA
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FREDSON PEREIRA DA SILVA
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PAULO SÉRGIO CUNHA FARIAS
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Data: 31/07/2025
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O presente estudo é o resultado de uma pesquisa que foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Geografia em Rede (ProfGeo) na Universidade Federal de Pernambuco, cujo tema está pautado no Ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos (EJA), e se propõe a trazer reflexões a respeito de como a Geografia Escolar pode auxiliar na formação para cidadania dos educandos da EJA do Ensino Médio. A pesquisa alicerçou-se na utilização da abordagem qualitativa em educação de acordo com Bogdan e Biklen (1994), sendo que os procedimentos metodológicos se basearam em três fontes: bibliográfica, documental e empírica. A informação coletada em forma de questionários foi sistematizada e analisada através da análise de conteúdo de Bardin (2011). Em nosso percurso procuramos realizar uma análise crítica a partir do conceito de cidadania e sua relação com as organizações territoriais, evidenciando o caráter espacial deste conceito. Dessa maneira essa pesquisa envereda pelos caminhos da Geografia Crítica sendo fundamentada pelos teóricos Cavalcanti (2019), Straforini (2018), Saquet (2012) e Souza (1995). Ademais foi adotado a metodologia de Clemente (2019) em Abordagens Conceituais para dar conta da polissemia do conceito de cidadania; entre as Abordagens Conceituais elencadas pelo autor, optamos por trabalhar com a Abordagem Disjuntiva uma vez que compreendemos que esta é a que melhor dialoga com a Geografia Crítica, sendo capaz de revelar as contradições oriundas do tensionamento entre o princípio da igualdade constitutivo da cidadania e o princípio de desigualdade inerente às sociedades capitalistas. Com este pensamento, o presente trabalho assumiu o objetivo de elaborar e apresentar um Produto Educacional no formato de Sequência Didática contendo orientações teórico-metodológicas a fim de nortear professores em suas futuras atuações como forma de contribuir para construção do conhecimento nessa modalidade de ensino que apresenta carência de material didático e ainda é pouco pesquisada. Dessa forma, a nossa intenção também foi salientar a importância da EJA por ser marcada por uma dívida social dos grupos sociais marginalizados no processo de institucionalização de direitos da cidadania no Brasil.
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O presente trabalho tem como propósito construir um diálogo entre a Geografia Escolar e o Direito Constitucional com o intuito de promover reflexões críticas a respeito da formação para cidadania que se pretende fomentar na escola voltada para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio. Para isso, nos ancoramos na abordagem metodológica qualitativa na qual será realizada uma pesquisa teórica de viés crítico, através da revisão bibliográfica de teses, dissertações e artigos; bem como entrevistas semi-estruturadas com os estudantes da EJA. Nosso produto final serão planos de aulas estruturados em sequências de aula articulando conteúdos da Geografia Escolar com o Direito Constitucional.
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MARESSA NASCIMENTO DOS SANTOS
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O uso das metodologias ativas como alternativa aos desafios do ensino de Geografia nos anos finais do ensino fundamental na atualidade
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Orientador : TALITHA LUCENA DE VASCONCELOS
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA CAROLINE DAMASCENO SOUZA DE SA
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SIMONE CARDOSO RIBEIRO
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TALITHA LUCENA DE VASCONCELOS
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Data: 29/08/2025
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A presente pesquisa teve a finalidade de apresentar uma dissertação a ser apresentada Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado ao curso do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede (PROFGEO) da Universidade Federal de Pernambuco, e o tema abordado é O uso das metodologias ativas como alternativa aos desafios do ensino de Geografia nos anos finais do ensino fundamental na atualidade. Esse tema surge da percepção de que, nos dias atuais, a relação com a evolução da tecnologia, por parte do alunato, se dá de uma forma natural e quase que intuitiva. É necessário que, para haver a participação desses estudantes e o desenvolvimento satisfatório do processo de ensino-aprendizagem, haja uma adaptação das metodologias desenvolvidas em sala, visando instigar o corpo discente a ter o interesse de ser um agente ativo. Só assim, o ensino de Geografia cumprirá o seu papel de incentivar o senso crítico dos(as) alunos(as) e possibilitar a compreensão por parte destes de sua atuação enquanto agentes transformadores do contexto social em que estão inseridos. Nas pesquisas, em busca de bibliografias foi possível ter acesso às documentações que versavam sobre temas semelhantes, tangíveis, transversais, integrativos, o que possibilitou a escrita da parte teórica deste. A abordagem metodológica se deu através de um formulário eletrônico, com a participação de professores de geografia, que atuam nas redes municipal e estadual do município de Jaboatão dos Guararapes. O uso desses dois parâmetros fêz- se necessário para sanar os objetivos geral e específicos, suscitado na pesquisa.
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O presente trabalho tem a finalidade de apresentar a proposta de pesquisa para uma dissertação a ser apresentada como trabalho de conclusão do Mestrado Profissional em Geografia, e o tema abordado é a utilização das metodologias ativas no ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental II. Esse tema surge da percepção de que, nos dias atuais, a relação com a evolução da tecnologia, por parte do alunato, se dá de uma forma natural e quase que intuitiva. A proposta para o trabalho a ser desenvolvido traz consigo também a necessidade de realização de entrevistas com os sujeitos da pesquisa, que são os professores de Geografia da rede municipal de ensino do Jaboatão dos Guararapes e os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II da escola municipal Pastor João Adalgiso, do exato município.
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ALISSON RODRIGUES DA COSTA
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O ESTUDO DO MEIO COMO POSSIBILIDADE DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA NA EEMTI HILDEBERTO BARROSO DO DISTRITO DO DESERTO, ITAPIPOCA-CE
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Orientador : TALITHA LUCENA DE VASCONCELOS
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA CAROLINE DAMASCENO SOUZA DE SA
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SIMONE CARDOSO RIBEIRO
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TALITHA LUCENA DE VASCONCELOS
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Data: 29/08/2025
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O presente trabalho disserta sobre o desenvolvimento da metodologia estudo do meio na unidade curricular eletiva “Geografia do Ceará” com alunos das turmas de 1ª Série e 2ª Série do Ensino Médio da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Hildeberto Barroso, localizada no Distrito do Deserto, no município de Itapipoca, no estado do Ceará. Tem como objetivo geral desenvolver a metodologia do estudo do meio na unidade curricular eletiva “Geografia do Ceará” com estudantes do Ensino Médio da EEMTI Hildeberto Barroso localizada no Distrito do Deserto, em Itapipoca, no Estado do Ceará. Como objetivos específicos temos: abordar as unidades geoambientais presentes no Distrito do Deserto (Itapipoca-CE) como temas geradores da aula em campo; realizar uma aula em campo no Distrito do Deserto (Itapipoca-CE) com os alunos do componente curricular eletivo “Geografia do Ceará”; e elaborar um produto didático-pedagógico no formato de memorial da unidade curricular eletiva “Geografia do Ceará”. Tem como arcabouço teórico a valorização da pesquisa na formação continuada de professores, o entendimento do professor como intelectual transformador e no estudo do meio como metodologia possível na mediação dos conteúdos geográficos. Por fim, realiza uma reflexão crítica dos momentos vistos e vivenciados no decorrer do desenvolvimento do projeto de estudo do meio como a realização da aula em campo, da elaboração de mapas conceituas e da construção de um material didático-pedagógico no formato de memorial da unidade curricular eletiva.
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Este trabalho tem como objetivo geral desenvolver a metodologia do estudo do meio no componente curricular eletivo “Geografia do Ceará” com estudantes do Ensino Médio da EEMTI Hildeberto Barroso localizada no Distrito de Deserto, em Itapipoca, no Estado do Ceará. O presente estudo estrutura-se por meio das seguintes etapas: i) pesquisa documental e bibliográfica; ii) desenvolvimento da metodologia do estudo do meio; iii) redação do texto final do trabalho. Busca-se aqui elaborar um material didático-pedagógico contextualizado que sirva de instrumento para mediação de conteúdos geográficos, mas não somente, pois a prerrogativa do projeto de estudo do meio é a apreensão do espaço nas suas diversas dimensões e áreas do conhecimento, portanto, possui uma abordagem interdisciplinar.
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