PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ZUMAR CLEIDE QUEIROZ DE OLIVEIRA

DISCENTE: ZUMAR CLEIDE QUEIROZ DE OLIVEIRA
DATA : 23/05/2023
LOCAL: Online

UMA ANÁLISE DAS HISTÓRIAS CONTEMPORÂNEAS VIVIDAS POR PROFESSORAS DA ESCOLA SANTA TERESA

Afetividade, prática docente, contexto contemporâneo

Esta dissertação analisa a relação entre afetividade e práticas docentes a partir das histórias contemporâneas vividas por professoras da Escola Santa Tereza, com foco no contexto político pandêmico do Covid-19. Teoricamente, trabalhamos com as bases epistemológicas do conceito de afetividade em Wallon (1879/1962) e Vygotsky, (1993/1998). Fundamentou-se, metodologicamente no campo da História Oral no sentido de visibilizar, à dimensão da memória no processo das práticas docentes no contexto aqui analisado, em que medida a dimensão da afetividade influência e interfere em tais práticas. O interesse por esse tema, por um lado, se articula aos fatores que tornam a afetividade uma questão reflexiva sobre a prática pedagógica; por outro, observações que diante de situações desafiadoras vivenciadas no chão da sala de aula, sentimentos, emoções, angústias e inquietações afetavam a práxis. Portanto, este trabalho tem como objetivo discutir, como a afetividade influência e interfere na prática docente das professoras que lecionam na Escola Santa Tereza, face o contexto contemporâneo? Os objetivos específicos: a) identificar os fatores que influenciam a afetividade; b) investigar a interferência da afetividade na prática docente perante o contexto contemporâneo e c) analisar os discursos das professoras em torno dos afetos. Conceituamos a afetividade na perspectiva de Vygotsky e Wallon. O primeiro, ao romper com a separação entre o pensamento e o afeto, emoção e razão, entende que as emoções passam por uma transição superior e simbólica, construída nas relações e onde é decisivo o papel do outro; e que neste sentido, a Base afetivo-volitivo articula de forma imbricada a relação entre contextos (históricos, sociais e culturais) e consciência dialética mediada pelas dimensões simbólicas e dos significados. Paro o segundo, a afetividade compreende o desenvolvimento humano e o núcleo integrador que processa as sensações e emoções acolhendo à sensibilidade interna que internaliza os acontecimentos externos e se integram as ações comportamentais, tanto positivas como negativas. A investigação sinalizou que o jogo das emoções revela vontades e interesses encobertos e movem estudantes a exteriorizarem expressões, sentimentos e emoções que contribuem para compreender os comportamentos. Reflexões, desafios e o adoecimento emocional dos docentes atrelados aos afetos e à pandemia do covid-19. A democratização da memória docente e as práticas educativas que marcam a vida de docentes e discentes, a ausência e presença de afetividade nas relações e as capacidades das práticas afetivas, dentre outras discussões. Ao longo dessa dissertação, foi possível perceber que a afetividade contribui para potencializar as relações educacionais, a autoestima, superação e resiliência. Neste sentido, propomos uma análise reflexiva da afetividade que resignifica à prática docente.

Externo ao Programa - 3142803 - ARNALDO MARTIN SZLACHTA JUNIOR - nullInterna - 1540580 - AURENEA MARIA DE OLIVEIRA
Presidente - 1512119 - JOSE LUIS SIMOES
Notícia cadastrada em: 17/04/2023 13:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06