PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: KARLA SIMONE BESERRA CAVALCANTI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARLA SIMONE BESERRA CAVALCANTI
DATA : 05/05/2023
LOCAL: Online

ANÁLISE LINGUÍSTICA NO ÂMBITO DO PNLD (2002-2020): MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS EM CRITÉRIOS, RESENHAS E NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

desenvolvimento metalinguístico – análise linguística – ensino de língua – livro didático.

Este estudo objetivou analisar mudanças e permanências do tratamento dado à AL nos anos finais do ensino fundamental, a partir da análise dos critérios de avaliação e das resenhas das coleções de livros didáticos de língua portuguesa aprovadas no PNLD, bem como de uma coleção aprovada em mais de uma edição desse Programa, no período de 2002 a 2020. Ancoramos este estudo em discussões sobre a consciência metalinguística (GOMBERT, 1992; 2013; MOTA, 2009; PERONARD, 2002), assim como sobre o ensino de língua e a prática de análise linguística na escola (GONZALO, 2012; MILIAN, 2006; MORAIS, 1998; 1999; 2019 NEVES 1990, 2003; SILVA, 2008; 2012; COSTA VAL, 2002).. Partindo da pesquisa documental (LAVILLE; DIONNE, 1999) e da análise de conteúdo temática categorial (BARDIN, 2011), realizamos o exame dos critérios avaliativos do PNLD (2002 a 2020), seguido da análise do perfil das coleções descrito nas resenhas, realizando, por fim, a análise dos conteúdos e das propostas didáticas em um volume didático do livro Tecendo Linguagens/Textos nas edições 2002 e 2020. Como resultados, observamos que os critérios pareciam obedecer a duas ordens: uma voltada para a análise da abordagem e do tratamento metodológico das coleções e outra para a avaliação dos conteúdos selecionados para o ensino, entretanto houve um gradativo apagamento de critérios ligados à avaliação da abordagem e tratamento metodológico. As resenhas e o perfil dos livros apontaram ainda um número elevado de obras transmissivas, mas que há um processo de apropriação de tendências reflexivas ou híbridas. Além disso, parece haver uma influência das fichas de avaliação sobre os livros didáticos, de forma que a ficha do PNLD anterior orienta mudanças nos livros para a próxima edição. Em relação aos conteúdos e propostas didáticas, percebemos mudanças e permanências que parecem acontecer em quatro direções: primeiramente, quando a abordagem do conteúdo muda gradativamente para um viés mais reflexivo; instabilidade da mudança, quando a inovação dá lugar a uma tendência mais transmissiva; permanência da tradição, quando a perspectiva mais tradicional se mantém sem muita variação na obra; estabilidade da mudança, quando a obra, apresentando um tratamento mais reflexivo, mantém-no em edições posteriores. A análise dos conteúdos revelou que havia uma estabilidade da mudança em relação ao tratamento da “textualidade” e do “Discurso, Língua e Linguagem”, uma vez que ambos foram tratados de forma predominantemente reflexiva nas duas edições. Já os conhecimentos morfológicos e ortográficos apresentaram um processo evolutivo, visto que, tradicionalmente, tais conteúdos eram abordados de forma transmissiva e, nas duas edições, busca desenvolver boas oportunidades de reflexão, ao lado de transmissão de regras. Os conhecimentos sintáticos na TL 2020 revelaram, ao mesmo tempo, um processo de instabilidade da mudança e de permanência da tradição: em 2002 os conteúdos não apresentavam excesso de informações nem de funções sintáticas; já em 2020, esse tratamento é quase que exclusivamente transmissivo. Por fim, em relação à sistematização dos conteúdos, percebemos que na TT 2002 esse aspecto era, muitas vezes, ausente. Já na TL 2020, a sistematização constituiu um elemento sempre presente nas propostas, embora fosse feita, predominantemente, por meio de explanações, anotações de regras e conceitos. Em suma, nossos resultados permitem compreender que o LD analisado está em constante mudança, apresentando, às vezes, instabilidades das mudanças, às vezes permanências ou estabilidade.

Externa à Instituição - MÁRCIA RODRIGUES DE SOUZA MENDONÇA - UNICAMP
Presidente - 2364398 - ALEXSANDRO DA SILVA
Interna - 2331115 - ANA CLAUDIA RODRIGUES GONCALVES PESSOA
Interno - 1132499 - ARTUR GOMES DE MORAIS