PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ADRIANO ALBINO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANO ALBINO DOS SANTOS
DATA : 28/04/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

CONTRIBUIÇÕES   DE       TÉCNICAS    TRANSPESSOAIS   PARA SENTIRPENSAR PROCESSOS DE (TRANS)FORMAÇÃO HUMANA


PALAVRAS-CHAVES:

Técnicas transpessoais; Trans/Formação Humana; Autode(s)colonização.


PÁGINAS: 203
RESUMO:

 

A educação, enquanto dispositivo central de constituição do humano na modernidade, vem sofrendo inúmeros questionamentos. No contraponto da psicologização da educação, a psicologia transpessoal mobiliza a ética da espiritualidade, como eixo agregador da trans/formação humana, e os seus princípios de equiprimacia da multidimensionalidade intrapessoal das dimensões básicas e transversais, da equipotencialidade das relações interpessoais, do enfrentamento às formas de hierarquizações racistas coloniais e aos atravessamentos da colonialidade, além da equipluralidade de possibilidades de cocriação transpessoal no surgimento de modos de vida ancorados no bem-viver. A prática das técnicas transpessoais resulta em uma reflexão sobre os modos de vida e escolhas existenciais que favorecem um maior comprometimento com o mundo da vida. O objetivo geral foi compreender em que medida as técnicas da perspectiva transpessoal aplicadas à educação favorecem os processos trans/formativos humanos multidimensionais e integrais. Especificamente: (1) mapear as principais técnicas desenvolvidas pela perspectiva transpessoal no campo acadêmico educacional brasileiro e (2) Sistematizar, a partir das técnicas da perspectiva transpessoal mapeadas, pistas de processos trans/formativos humanos para a educação e a psicologia transpessoal. Pesquisa qualitativa e exploratória que fez uso das fases da pesquisa bibliográfica proposta por Lakatos e Marconi na construção dos dados: a identificação, a localização, a compilação, os fichamentos, a análise e a interpretação dos dados e a redação. Do total de 230 trabalhos mapeados, 17 atenderam aos critérios de inclusão propostos. As técnicas mobilizadas pela perspectiva transpessoal no campo acadêmico educacional brasileiro foram mapeadas e analisadas no que diz respeito aos seus autores e às abordagens teóricas. Distribuídas no mapa integral dos Quatro Quadrantes do Kosmos da teoria wilberiana, houve uma prevalência de técnicas para o cuidado com os aspectos subjetivos e menos para atender as dimensões socioculturais. Três trabalhos apresentaram em suas intervenções técnicas direcionadas simultaneamente ao trabalho direto com aspectos subjetivo, objetivo, intersubjetivo e interobjetivo. Os três teóricos mais citados foram Ken Wilber, Stanislav Grof e Pierre Weil. As abordagens teóricas centram-se no enfoque neo-perenialista e não foram localizados trabalhos na abordagem de(s)colonial. A meditação e o relaxamento foram as técnicas mapeadas mais referendadas, sendo apresentados seus objetivos. Três macrocategorias de pistas para construção de processos trans/formativos humanos e para educação e psicologia transpessoal foram apresentadas: 1) de(s)colonizando o campo das técnicas transpessoais; 2) uma técnica verdadeiramente “integral não é apenas individual, mas também cultural, social, espiritual e política” e 3) a espiritualidade como um exercício de autode(s)colonização e as técnicas transpessoais como um modo de “sustentar o céu”.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DJAILTON PEREIRA DA CUNHA - UPE
Presidente - ***.644.624-** - EUGÊNIA DE PAULA BENÍCIO CORDEIRO - IFPE
Interna - 2560141 - MARIA SANDRA MONTENEGRO SILVA
Externo à Instituição - MARLOS ALVES BEZERRA - UFRN
Notícia cadastrada em: 05/04/2023 14:22
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