PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ANTONIO AGOSTINHO DA SILVA FILHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO AGOSTINHO DA SILVA FILHO
DATA : 14/04/2023
HORA: 14:00
LOCAL: D14
TÍTULO:

EDUCAÇÃO PÚBLICA NUMA LÓGICA PRIVADA: UMA ANÁLISE DAS TENDÊNCIAS DE PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM PERNAMBUCO (2010-2018).


PALAVRAS-CHAVES:

Estado; Privatização da educação; Políticas educacionais.


PÁGINAS: 150
RESUMO:

A tese apresenta como objeto de pesquisa uma análise das tendências de privatização da educação básica em Pernambuco, com um recorte temporal no período de 2010 a 2018, buscando investigar como a lógica privada tem influenciado a formulação de políticas educacionais em Pernambuco mediante a adoção de programas e projetos na rede Estadual, a partir do mapeamento dos atores políticos e privados envolvidos, analisados na perspectiva da racionalidade neoliberal e dos os impactos do papel estratégico que o setor privado exerce na educação pública no tangente ao desenvolvimento social e econômico. Assim também apresenta uma contextualização sobre o Estado, as reformas empreendidas nas últimas décadas do século XX e suas repercussões na política educacional que passa a atuar em conjunto com o setor privado na oferta de produtos educacionais, reforçando a lógica de quase-mercado em educação e processos de reprodução do sistema de acumulação do capital. O percurso investigativo da pesquisa baseou-se na análise documental (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) e considerou as informações disponíveis em relatórios de atividades das instituições, matérias disponíveis em websites além de buscas extensas na internet a partir dos Sites das empresas; Sites do governo; Sites das fundações e institutos; Sites de comunicação e mídia e a consulta a documentos, relatórios, powerpoints e entrevistas, definidos a partir de alguns descritores, tais como: parcerias, parceiros, convênios, contratos em páginas de transparência do governo no período definido para pesquisa. Além dessas ferramentas a pesquisa contou com uma abordagem baseada na análise de redes, instado como ferramenta metodológica. A pesquisa identificou que as parcerias do Sistema Estadual de Educação apresentam opacidade na sua formulação e um nível de transparência a desejar acerca da aplicação de recursos do fundo público em educação diante dessas iniciativas, Identificou-se mais de uma dezena de atores privados com influência na política educacional de Pernambuco nesse período, além da confluência com uma rede de lideranças em gestão educacional que fortaleceu e expandiu o modelo de educação desenvolvido no estado como referência para o país. Compôs o referencial analítico desse estudo as contribuições de (DARDOT; LAVAL, 2016); BALL (2010, 2011, 2012); VERGER (2016, 2019); GRAMSCI; BONAVIDES (2011); BOBBIO (1995), ADRIÃO (2013-2019) entre outros teóricos do campo educacional. O estudo ao final identificou a emergência de processos embrionários e formas de privatização a partir da influência na gestão, no currículo e na formação de professores da rede, e ainda se constatou tentativas difusas de apropriação dos recursos da educação com mudanças no aparato legal, ampliando as políticas de accountability e responsabilização.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2130275 - MARCIA ANGELA DA SILVA AGUIAR
Interno - 2517180 - EDSON FRANCISCO DE ANDRADE
Interna - 2131519 - JANETE MARIA LINS DE AZEVEDO
Externa à Instituição - ANA DE FATIMA PEREIRA DE SOUSA ABRANCHES - FJN
Externo à Instituição - LUIZ FERNANDES DOURADO - UFG
Notícia cadastrada em: 24/03/2023 13:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01