PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: KLEDJA GERMANIA ARAUJO DA SILVA

DISCENTE: KLEDJA GERMANIA ARAUJO DA SILVA
DATA : 11/04/2023
LOCAL: Online

AS RASURAS ESCRITAS E A PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM TEXTOS DISSERTATIVOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

Rasura; Sentido; Manuscritos escolares.

O presente trabalho trata da análise e compreensão das rasuras e de sua relação com a construção e modificação dos sentidos do texto, além da reflexão a respeito dos tipos de operações linguísticas realizadas pelos escreventes em cada trecho rasurado e as consequentes alterações de sentido decorrentes delas. Tomamos como base para essas reflexões as produções textuais de estudantes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública de Recife no ano de 2021. Nosso objetivo é compreender o processo de produção de sentido na criação textual por meio do estudo das rasuras escritas, entendendo-as como marcações gráficas deixadas pelo escrevente em decorrência de diversos fatores: o erro na escrita, uma reformulação do pensamento ou uma melhoria na ideia a ser transmitida; e que geralmente marcam um ponto de conflito entre aquilo que o escrevente pensa e aquilo que ele quer transmitir. Além disso, pretendemos expor, por meio das análises, a relevância do estudo das rasuras em sala de aula como forma de melhorar a compreensão da produção de sentido em manuscritos escolares. A coleta dos manuscritos foi realizada em três turmas de 3º ano do ensino médio com estudantes de faixa etária entre 16 e 18 anos, durante uma aula de redação. Para a análise dos dados, fizemos um fazer um mapeamento das rasuras encontradas e buscamos entender as possíveis motivações para elas almejando entender de que forma essas modificações foram capazes de interferir na construção ou modificação de sentidos no texto. Tomamos como base as etapas de análise de conteúdo descritas por Bardin (1979). As reflexões do presente trabalho foram feitas à luz dos estudos de Grésillon (2007), Biasi (2010) e Calil (2008) no que se refere à Crítica Genética e ao tratamento das rasuras, e Koch (2006, 2013) com elementos acerca da produção de sentidos, além da contribuição de outros autores como: Fabre (1986), Trevisol e Almeida (2019), Willemart (1999) e Antunes (2003), que nos ajudaram a refletir sobre esses mesmos aspectos e também sobre o texto dissertativo e a produção textual na escola. Através dos resultados do trabalho pudemos perceber por meio das rasuras a inquietação pela qual passam os estudantes no momento de suas produções textuais. Os tipos de rasuras e operações linguísticas encontrados nas análises também nos sugerem uma tentativa dos alunos de esconder os desvios e entregar um texto perfeito ao examinador. Com essas reflexões, notamos que é urgente transformar a forma como trabalhamos a produção textual com nossos alunos, a fim de mostrar-lhes que o processo de produção é tão importante quanto o resultado final, e que a construção dos sentidos do texto parte desse processo, que precisa ser valorizado e compreendido.

Externo à Instituição - BRUNO CÉSAR RIBEIRO BARBOSA - UFAL
Interna - 2331115 - ANA CLAUDIA RODRIGUES GONCALVES PESSOA
Presidente - 1392919 - MARIA LUCIA FERREIRA DE FIGUEIREDO BARBOSA
Notícia cadastrada em: 23/03/2023 13:42