PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LUÍS GUSTAVO DA COSTA PEREIRA

DISCENTE: LUÍS GUSTAVO DA COSTA PEREIRA
DATA : 25/04/2023
LOCAL: Online

A PRÁTICA DOCENTE DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO AMBIENTE DE ALUNAS COM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE NA PENITENCIÁRIA FEMININA DE ABREU E LIMA – PE.

Professor de Educação Física, Ambiente Prisional. Prática docente

O ambiente de privação de liberdade apresenta diversos cenários para aquelas pessoas que adentram às prisões, várias regras devem ser seguidas, desde a entrada até a lotação da cela, além das hierarquias que precisam ser respeitadas. No entanto, uma perspectiva de recomeço surge quando o indivíduo com privação de liberdade encontra o caminho da escola, pois através das práticas educativas, da troca do conhecimento e da oportunidade de vida escolar é que surge um novo horizonte na vida do indivíduo. Por esse meio busca de encontrar novas possibilidades para reduzir a pena, por exemplo a remição pela Lei de Execução Penal. No ambiente escolar, diversos saberes escolares são apresentados com conteúdo diversificados no intuito de promover o desenvolvimento integral do aluno e o componente curricular Educação Física  presente na Proposta Curricular do Estado de Pernambuco na área de Linguagens, propõem uma oportunidade na aprendizagem através da cultura corporal do movimento através da prática docente do professor de educação física com a oferta do objetos de conhecimentos: brincadeiras e jogos, esporte, dança, luta, ginástica e práticas corporais de aventura. Esta pesquisa tem como objetivo compreender os limites e as possibilidades presentes na prática docente do professor de educação física lotado na Escola Estadual Irmã Dulce na Penitenciária Feminina de Abreu e Lima-PE. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, descritivo e analítico, através de um estudo de caso. A unidade de investigação da pesquisa será constituída de um professor de educação física com formação superior em Licenciatura em educação física lotado na Escola Estadual Irmã Dulce instalada na Penitenciária Feminina de Abreu e Lima – Pernambuco.

Presidente - 1195390 - MARCIA REGINA BARBOSA
Externa à Instituição - MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA - UFAL
Interna - 2249473 - VIVIANE DE BONA
Notícia cadastrada em: 20/03/2023 13:47