PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ANDREA CARLA CASTRO E SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREA CARLA CASTRO E SILVA
DATA : 09/03/2023
LOCAL: D14

EFEITOS DO DISCURSO NEOLIBERAL NA EDUCAÇÃO: O PROJETO DE VIDA COMO DISPOSITIVO PEDAGÓGICO DE FORMAÇÃO DO SUJEITO-EMPRESA

Projeto de vida Neoliberalismo; Dispositivo pedagógico; Formação do sujeito-empresa; Neoliberalismo

A tese intitulada “Efeitos do discurso neoliberal na Educação: o projeto de vida como dispositivo pedagógico de formação do sujeito-empresa” tem como objeto a emergência do projeto de vida como dispositivo pedagógico para formação do sujeito-empresa. Analisamos a ressignificação do projeto de vida em documentos curriculares do novo ensino médio e em artefatos culturais - publicitário e pedagógico -sob influência do discurso neoliberal na educação. A partir das conceitualizações de Giorgio Agamben, Pierre Dardot e Christian Laval, Michel Foucault, Sylvio Gadelha, Maurizio Lazzarato, Byung-Chul Han e Nikolas Rose problematizamos os efeitos da governamentalidade neoliberal na economização e precarização da vida contemporânea e suas implicações na formação de um novo sujeito que se governa a si próprio como um capital, tomando a cultura empresarial como norma e a concorrência como modus operandi em todos os domínios da sua existência, o sujeito-empresa. A repercussão desse fenômeno no campo educacional tem preconizado o fortalecimento discursos pautados nas noções de Aprendizagem ao longo da vida e Formação para o empreendedorismo enquanto direcionamento para as práticas pedagógicas e as políticas curriculares, visando a formação do capital humano flexível adequado a esse novo modelo social. A pesquisa que deu sustentação à tese foi norteada pela abordagem arqueogenealógica, de Michel Foucault, e nos possibilitou a análise do projeto de vida como um dispositivo de saber-poder, que opera por meio da disseminação dos discursos produtivista, utilitarista, empreendedor, da empregabilidade e da responsabilização e do uso das técnicas de si nas práticas pedagógicas escolares e culturais, com vistas a subjetivação de valores e condutas neoliberais. O corpus de análise investigado reuniu enunciados do campo curricular sobre projetos de vida, bem como as técnicas de si acionadas por artefatos pedagógicos. A análise dos enunciados do campo curricular sobre o projeto de vida indicou a valorização da formação de um sujeito autônomo e privado, que se autorresposabiliza pelos resultados da própria formação, pela sua empregabilidade e pelas condições sociais que marcam a sua vida, considerando que todas elas não fruto das suas próprias escolhas. Por meio da análise do artefato pedagógico Mapa da vida, identificamos que a avaliação de si, a narração de si e o empresariamento de si são acionadas durante a elaboração dos projetos de vida para incitar os sujeitos a alinhar as suas condutas aos padrões de normatividade estabelecidos pelo mercado. A série publicitária “Viver é uma entrega” foi analisada como uma pedagogia cultural que normaliza as relações de trabalho precarizadas e enaltece o consumo, acionando técnicas de autovalorização, de autorresponsabilização e de autonomia em seu público, valorizando modos de vida pautados no individualismo. A rede discursiva operada por esses elementos interpela os sujeitos da educação dentro e fora do espaço escolar.

Interno - 2331083 - ALEXANDRE SIMAO DE FREITAS
Externa à Instituição - CIBELE MARIA LIMA RODRIGUES
Externa ao Programa - 2652203 - JANAYNA SILVA CAVALCANTE DE LIMA - nullInterna - 2289086 - KATHARINE NINIVE PINTO SILVA
Presidente - 1134531 - ROSANGELA TENORIO DE CARVALHO