RELAÇÃO ENTRE SUJEITO E EDUCAÇÃO NO PENSAMENTO DE EDGAR MORIN
Sujeito. Auto-organização. Filosofia da Educação. Edgar Morin
O problema que levantamos nessa tese é o seguinte: qual a relação entre sujeito e educação, no pensamento de Edgar Morin? Em outras palavras, nos perguntamos se e como as proposições que esse autor faz para a educação estão fundamentadas na sua noção de sujeito. Nosso objetivo principal foi, justamente, esse: investigar a relação entre sujeito e educação, no pensamento de Edgar Morin. Fizemos essa investigação através de uma pesquisa de caráter bibliográfico, que teve como base principal os seis volumes da sua principal obra: O método. Para tratar especificamente da noção de sujeito, demos destaque para O método 2: a vida da vida. As proposições educacionais foram retiradas das seguintes obras, que o autor dedica especialmente à educação: A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento; Os sete saberes necessários à educação do futuro e Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Na primeira parte de nosso trabalho abordamos a noção biológica de sujeito e, em seguida, a inclusão do ser humano nessa noção, pois a ideia fundamental do autor é que a sua noção de sujeito vale para todo ser capaz de se autoeco-organizar, o que significa que todo e qualquer ser vivo é sujeito. Na sequência, vimos como algumas das principais proposições educacionais feitas por Morin, que constam especialmente em suas obras dedicadas à educação, estão fundamentadas na sua noção biológica de sujeito. Por fim, após fazermos um estado da arte onde, entre os principais autores/comentadores brasileiros da obra de Morin, praticamente não identificamos discussões sobre a noção biológica de sujeito, defendemos a ideia de que existe uma relação de fundamentação entre a noção moriniana de sujeito e as proposições que esse autor faz para a educação. Entendendo que a noção biológica de sujeito de Morin contém elementos de originalidade, que possibilita o afastamento desse autor de toda a tradição antropocêntrica da cultura filosófica do ocidental, começamos extrair a ideia de uma filosofia da educação, ou melhor, uma filosofia da autoeco-organização, tendo como fundamento a noção biológica de sujeito desenvolvida por Edgar Morin.