PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: KARLA ALEXANDRA DANTAS FREITAS ESTRELA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARLA ALEXANDRA DANTAS FREITAS ESTRELA
DATA : 24/02/2023
LOCAL: Online

CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DO CURSO DE CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES DA UFPB: ENTRE A LAICIZAÇÃO E A CONFESSIONALIDADE.

Educação; Identidade; Ciências das Religiões; Ensino Religioso; Laicidade.

Esta pesquisa destacou o curso de licenciatura em Ciências das Religiões (CR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para a constituição laica do Ensino Religioso (ER), a partir de uma investigação dos discursos de professores e alunos egressos desta licenciatura, bem como, do seu Projeto Político Pedagógico.  Escolhemos a UFPB por esta ser uma instituição pública, portanto sem vínculos confessionais. Nossa intenção foi a de identificar as ideologias que se encontram atuantes ao que os sujeitos entrevistados e o PPP do curso consideram importantes para a preservação da laicidade no contexto educacional atual e compreender como acontece a dinâmica dessa formação identitária de professores na perspectiva de ressignificar o ER nas escolas numa perspectiva não proselitista. Para isso, fizemos uso da Teoria do Discurso (TD) elaborada por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe e da metodologia da Análise de Discurso Francesa (AD) em Eni Orlandi e Michel Pêcheux.

Externo à Instituição - MARCOS VINÍCIUS DE FREITAS REIS - UNIFAP
Presidente - 1540580 - AURENEA MARIA DE OLIVEIRA
Interno - 1035189 - EDILSON FERNANDES DE SOUZA
Externo à Instituição - GILBRAZ DE SOUZA ARAGÃO - UNICAP