PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: NATHALI GOMES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATHALI GOMES DA SILVA
DATA : 24/02/2023
LOCAL: Online

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PRÁTICA DOCENTE UNIVERSITÁRIA PARTILHADA POR PROFESSORES DOS CURSOS DE MATEMÁTICA DA UFPE

Cursos de Matemática. Prática Docente Universitária. Representações Sociais. UFPE.

A presente pesquisa objetivou compreender as representações sociais de prática docente que orientam a formação de estudantes em cursos de graduação matemática bem como os sentidos partilhados por professores a cerca dessa prática no referido curso. Para tanto, tomou como base referencial em Docência Universitária os estudos de Zabalza (2004) e Cunha (2009). A Prática Docente no contexto da Universidade, com Freire (2018), Souza (2009), Cordeiro (2008). Aranha (1993), Becker (2012), Selbach (2010), sobre Ciências Exatas e o campo da Matemática. Como aporte teórico-metodológico, a Teoria das Representações Sociais à luz de Moscovici (1978), com a abordagem processual de Jodelet (2005). Optamos pela abordagem qualitativa por direcionar o olhar do pesquisador para as interações e significados que os sujeitos atribuem às realidades sociais, suas histórias, crenças e valores (MINAYO, 2007). A UFPE constituiu-se como campo de investigação, os Centros que ofertam cursos de Bacharelado e Licenciatura em Matemática. Participaram 11 professores universitários, 06 do Campus Agreste e 05 do Campus Recife. A coleta dos dados ocorreu por meio de Análise dos Projetos Pedagógico dos Cursos e realização de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram tratados com base na técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2004). Os resultados da pesquisa apontaram que as representações sociais de prática docente, elaboradas por esses professores universitários, estão ancoradas e objetivadas no saber matemático como saber sólido; universal; histórico; consolidado; responsável pelos avanços tecnológicos das civilizações, bem como a resolução dos atuais problemas sociais; destinado a um grupo com características específicas para “desbravar” e “aprofundar” esses saberes. Essas constituem o núcleo duro dessas representações. Entretanto, estão permeadas por nuances de ressignificação constituintes do sistema periférico das representações sociais. Estas associam, a prática docente e o saber matemático, as realidades sociais em que os estudantes estão inseridos, à escuta dos estudantes, à reflexão e ressignificação das práticas. A construção dessas representações não está concentrada na figura do professor universitário, como um único responsável pelas “práticas engessadas”, mas trata-se de um conjunto representacional que “impõe” o perfil, que este professor precisa construir, transmitir ou até requerer, onde estiver inserido. Está relacionado a um grupo marcado pelo esforço, dedicação, saber e gostar de pensar e estudar matemática, que busca desenvolver a intuição e dedução matemática, que respeita à hierarquia da sala de aula, a prática do exercício matemático, a busca por aprimoramento do conhecimento, aspectos relevantes para aqueles que atuam neste campo. Não é fácil romper a lógica vigente com relação à prática docente matemática ou com relação ao ensino de matemática. Faz-se necessário uma mudança paradigmática iniciada em ações de formação de caráter didático-pedagógica dentro da universidade trabalhando, junto aos professores universitários, para repensar as práticas pedagógicas e docentes, o processo de ensino aprendizagem, a avaliação. Traçar reflexões sobre questões e problemáticas presentes na sala de aula, a fim de ressignificá-las e transformá-las. Acreditamos que, a partir dessa transformação, é possível pensar em práticas ressignificadas na educação básica e setores da sociedade. Cabe ao professor universitário fazer essa reflexão e se perceber como sujeito transformador desse processo.

Presidente - 2205422 - MARIA DA CONCEICAO CARRILHO DE AGUIAR
Interna - 1288005 - LAEDA BEZERRA MACHADO
Externa ao Programa - 3068246 - THAMYRIS MARIANA CAMAROTE MANDU - UFPEExterna à Instituição - MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES - UFAL
Externa à Instituição - VALDIENE CARNEIRO PEREIRA - UFPE