PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: TUCA HENRIQUE VERCOSA CARNEIRO DE ANDRADE

DISCENTE: TUCA HENRIQUE VERCOSA CARNEIRO DE ANDRADE
DATA : 14/02/2023
LOCAL: Online

IMPRESSÕES DOCENTES SOBRE O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM.

ENEM; Ensino Médio, Impressões docentes, Escolas de Referência em Ensino Médio.

O objetivo do presente trabalho foi analisar como os docentes percebem as influências da prova do ENEM na organização da escola, buscando entender a importância dada pela gestão e pelos professores ao ENEM. Para compreender a importância que o Exame Nacional do Ensino Médio tem nas políticas públicas de educação no Brasil buscamos as raízes das avaliações em larga escala no Brasil atual, entendendo que essas avaliações fazem parte de um contexto mais amplo de privatização da educação. Assim, analisamos documentos oficiais que tratam das avaliações em larga escala no Brasil, dando mais ênfase aos documentos que tratam do ENEM e realizamos uma série de entrevistas com professores do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio Antônio Dias Cardoso, em Vitória de Santo Antão. Ao analisar as entrevistas à luz do referencial teórico percebemos que as avaliações em larga escala e o ENEM fazem parte do cotidiano da escola campo, acreditamos que o mesmo aconteça em outras escolas da rede estadual, uma vez que o ENEM é uma realidade nacional. As escolas de referência em ensino médio giram em torno dos resultados nas diversas avaliações em larga escala, sendo o ENEM uma avaliação com mais implicações para a realidade escolar, mesmo não sendo uma avaliação institucional. As falas dos docentes e da gestão da escola implicam na compreensão da existência de uma educação para os resultados, que é estimulada por ações do Estado, como bonificação ou divulgação dos resultados por escola, porém os docentes e a gestão não compreendem o processo violento ao qual são subordinados. Ao ouvir os docentes o presente trabalho concluiu que o ENEM afeta toda a dinâmica da sala de aula, influenciando na forma como professores e professoras realizam suas atividades em sala de aula. Compreendemos que o ENEM é uma das avaliações responsáveis por ocultar as contradições que ocorrem na dinâmica da política educacional para o Ensino Médio.

Externa à Instituição - ANA DE FATIMA PEREIRA DE SOUSA ABRANCHES - FJN
Interna - 2289086 - KATHARINE NINIVE PINTO SILVA
Presidente - 2133751 - RAMON DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 17/01/2023 07:40