PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MARCELO GONCALVES SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELO GONCALVES SANTOS
DATA : 30/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

CONCEPÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO HUMANA NO PENSAMENTO EDUCACIONAL BRASILEIRO ATUAL: O CAMPO DA FORMAÇÃO HUMANA E A QUESTÃO FUNDACIONAL/ANTIFUNDACIONAL


PALAVRAS-CHAVES:

Formação Humana. Hermenêutica. Campo discursivo. Antifundacionismo. Pensamento educacional brasileiro.


PÁGINAS: 243
RESUMO:

A presente Tese trata das concepções sobre a formação humana presentes no pensamento educacional brasileiro atual, discernindo-as, como também discernindo o campo discursivo que elas constituem e mediante o qual são constituídas. Tais concepções, e o respectivo campo discursivo, são confrontados com os paradigmas antifundacionais. Com efeito, a pesquisa propõe-se a identificar e discernir compreensivamente as concepções e o campo discursivo acerca da formação humana no pensamento educacional brasileiro atual, confrontando-os com a problemática do desvanecimento dos princípios formativos moderno-iluministas, desvanecimento provocado pelas objeções e pelos princípios oriundos no antifundacionismo. Para isso, adota um desígnio teórico-metodológico pertencente ao campo antifundacional e, especialmente, próprio da hermenêutica. Assim o é porque visa a compreensão das concepções e do campo da formação humana e não a produção de um conhecimento sobre eles, não o desvelamento de verdades a seu respeito por um sujeito pesquisador a partir do qual há a explicitação de suas verdades, como, também, porque implica em uma abertura à experiência, uma abertura ao mundo da vida, em busca de um diálogo alteritariamente fundado, sem dominação autorreferenciada. Não obstante, a adoção deste desígnio não implica em um posicionamento a favor das concepções afins ao antifundacionismo e contra as fundacionistas, importando, em realidade, na renúncia à produção de um conhecimento autocentrado que determine a verdade sobre o campo da formação humana e suas concepções. A aproximação compreensiva ao campo da formação humana que é intentada torna-se possível a partir do significado concernente a discurso, qual seja: uma estrutura formada por narrativas e práticas levadas a efeito por um conjunto de sujeitos. A compreensão dá-se, então, mediante a aproximação às narrativas e práticas conceptuais desses sujeitos, o que este trabalho busca fazer. A Tese, portanto, discerne oito concepções que integram o campo da formação humana no pensamento educacional brasileiro atual, discernindo, ao mesmo tempo, o próprio campo. Discerne, igualmente, os posicionamentos que as oito concepções adotam em relação à questão do fundacionismo/ antifundacionismo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2243044 - ANDRE GUSTAVO FERREIRA DA SILVA
Interno - 1132320 - FLAVIO HENRIQUE ALBERT BRAYNER
Externo ao Programa - 1171198 - JOSE POLICARPO JUNIOR - nullExterno à Instituição - LUIZ ARTUR DOS SANTOS CESTARI
Externo ao Programa - 3100536 - RAPHAEL GUAZZELLI VALERIO - null
Notícia cadastrada em: 06/12/2022 14:52
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