PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MARCIA DOS SANTOS SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIA DOS SANTOS SILVA
DATA : 19/12/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

EDUCAÇÃO TRANSPESSOAL: ELEMENTOS PARA SENTIRPENSAR DESDE A PERSPECTIVA PARTICIPATIVA DECOLONIAL


PALAVRAS-CHAVES:

Educação transpessoal; Virada Participativa; Decolonialidade; Escrevivência


PÁGINAS: 201
RESUMO:

Em mais de 40 anos no Brasil, a perspectiva transpessoal vem complexificando-se e expandindo suas fronteiras no campo acadêmico. E mesmo com a promessa de “ampliação da consciência” - via cultivo da integralidade, da multidimensionalidade e da espiritualidade - a Educação Transpessoal permanece tributária do ideário perenialista de uma história única, portanto sujeita às mazelas da modernidade/colonialidade. Assim esta pesquisa objetivou, de modo geral, investigar os usos da noção de educação transpessoal, no intuito de repensar o seu uso e apontar possibilidades de decolonização no campo acadêmico brasileiro. Mais especificamente, mapear os elementos centrais de uma Educação Transpessoal nesse campo a fim de cartografar possibilidades, limites e desafios na atualidade a partir de um movimento-grafia escrevivente e apresentar apontamentos de uma perspectiva participativa decolonial da Educação Transpessoal que busquem favorecer processos de trans/formação humana. Nesta pesquisa qualitativa participativa decolonial, utilizamos a pesquisa bibliográfica militante associada a uma leitura ética, estética e poética dos textos, buscando sentirpensar um movimento-grafia escrevivente e não uma mera reorganização das ideias de autores/as investigados/as. Os fragmentos de escrevivências e afetamentos resultantes do mapeamento desencadearam a escrita como um exercício de sentirpensar apontamentos para o cultivo de uma Educação Transpessoal Participativa Decolonial, tomada como um “evento transpessoal”, ou seja, como ruptura nos modos egocentrados de vida e complexificador dos processos de trans/formação humana. Situamos um conjunto de nove macrocategorias que congregam os principais elementos de uma Educação Transpessoal mobilizados pelos/as autores/as investigados/as: a) a Integralidade com os seus múltiplos sentidos, b) a Educação Transpessoal, c) a Multidimensionalidade, d) o Cultivo de Si, e) a Espiritualidade como Transcendência e Autotranscendência, f) a Transpessoalidade, a Perspectiva Transpessoal e a Psicologia Transpessoal, g) a Transformação de Si, do Outro e do Mundo,  h) o Hilo-holotrópico e i) a Formação Humana, mantendo elas um diálogo com os afetamentos provocados na autora através de um exercício de escrevivência. Essa escrita sentirpensante, com fins de decolonização: destaca o conceito geral da perspectiva participativa e detalha a decolonialidade como a construção de modos de vida expandidos; aponta o modo decolonial de vida caranguejo, destacando a espiritualidade e a ancestralidade na integração das fissuras das dualidades; destaca os caminhos de cocriação do multi e pluriperspectivismo participativo decolonial com o objetivo de ampliar a compreensão da fenomenologia das experiências transpessoais; situa a importância da contextualização sociohistoricocultural no mundo da vida como exercício de ampliação das fronteiras no campo da educação transpessoal e situa também o transpessoal decolonial como um exercício espiritual de contra-egun aos malefícios coloniais.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2331083 - ALEXANDRE SIMAO DE FREITAS
Presidente - 1728197 - AURINO LIMA FERREIRA
Externo à Instituição - DJAILTON PEREIRA DA CUNHA - UPE
Notícia cadastrada em: 29/11/2022 13:29
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