PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: IVANILDA MAXIMIANO DA SILVA

DISCENTE: IVANILDA MAXIMIANO DA SILVA
DATA : 20/12/2022
LOCAL: D14

AMARO MATIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM QUIPAPÁ - PE

História da Educação, Biografia, Amaro Matias, Quipapá-PE.

Nesta dissertação, a qual teve origem no Núcleo de Identidades e Memórias, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco; analiso parte da trajetória do professor Amaro Matias, que viveu em solo pernambucano entre 1922 e 2002. A pergunta central que norteou o estudo foi a seguinte: quais as contribuições do professor Amaro Matias, um homem negro, na educação do município de Quipapá-PE? Assim, o presente trabalho objetivou ressaltar o papel que teve Amaro Matias na Educação do referido município e o impacto na formação de educandos. Para responder a indagação central desta pesquisa, apresenta-se como aporte teórico autores ligados às áreas de História da Educação, Biografia e Autobiografia, entre os quais Passegi (2016), Avelar e Schmidt (2017) e Souza (2020). Quanto à fundamentação metodológica, apoiamo-nos na história de vida, bem como na história oral, trabalhada por Ferreira e Amado (2006) às quais me deram o norte para as entrevistas que realizei com familiares, amigos e ex estudantes. Utilizo também fontes documentais (documentos pessoais) e fontes iconográficas (fotografias e imagens) oriundas dos arquivos da família do referido educador. Nesta pesquisa apresento, ainda, uma reflexão historiográfica, teórica e metodológica sobre o gênero biográfico e procuro demonstrar as vantagens analíticas de se construir uma biografia pela perspectiva do cotidiano de docentes e intelectuais. Assim, a partir da aplicação do diagrama do constructo do "eu" fonte (SOUZA, 2020),  analiso a trajetória de Amaro Matias, destacando alguns elementos centrais e indissociáveis, que segundo a documentação consultada, compunham a sua vida diária: a família, o trabalho, o estudo, a produção intelectual e, sobretudo, sua atuação no magistério.  Nas considerações finais, recupero alguns discursos produzidos sobre Amaro Matias após sua morte que apontam para diferentes facetas do personagem e seu itinerário. Busco reafirmar, também, a importância de se levar em conta, na construção de biografias, a complexidade das trajetórias individuais que são vivenciadas na relação com a coletividade. E, por fim, sintetizo as principais contribuições trazidas por este estudo no campo das Identidades e Memórias.

Presidente - 1035189 - EDILSON FERNANDES DE SOUZA
Interna - 1540580 - AURENEA MARIA DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1777376 - HENRIQUE GERSON KOHL - UFPEExterno à Instituição - PAULO FERNANDO DE VASCONCELOS DUTRA
Notícia cadastrada em: 21/11/2022 15:06