PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FABRINI KATRINE DA SILVA BILRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABRINI KATRINE DA SILVA BILRO
DATA : 15/12/2022
LOCAL: Online

GÊNEROS ORAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS E NA PRÁTICA DOCENTE: INVESTIGAÇÕES SOBRE AS PROPOSIÇÕES E O ENSINO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS

Gêneros Orais. Livro Didático de Língua Portuguesa. Prática Docente. Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas.

Este trabalho toma como objeto de reflexão o ensino dos gêneros orais nos livros didáticos e na prática docente. Para isso, apresenta como objetivo geral analisar as propostas didáticas para o ensino dos gêneros orais, apresentadas pela coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa mais adotada no PNLD 2014, voltada à Educação de Jovens e Adultos (anos finais do Ensino fundamental), bem como o trato dado pelos docentes ao que lhes é proposto para o ensino do oral no contexto dessas obras. E como objetivos específicos: investigar o repertório de gêneros orais, apresentado pela coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa selecionada para análise; analisar as propostas de ensino dos gêneros orais presentes nas obras analisadas; investigar como os docentes concebem o trato com a oralidade em suas práticas de ensino; compreender o olhar docente sobre as propostas de ensino dos gêneros orais sugeridas pelos manuais didáticos; e identificar as estratégias de ensino mobilizadas pelas docentes, ao relatarem o trabalho com as propostas didáticas apresentadas pelas obras investigadas. Diante da configuração do nosso objeto de estudo, tomaremos como referência a concepção de linguagem como atividade sócio-interativa apresentada por Bakhtin (2011) e Bronckart (2007, 2012); as teorizações de Marcuschi (2007, 2008, 2010), Schneuwly e Dolz (2004), Costa-Maciel (2014) e Magalhães (2016, 2018) acerca da oralidade e da construção, uso, função e ensino dos gêneros textuais orais; os estudos de Batista (2001, 2003), Rojo (2003) e Marcuschi (2005) relacionados aos livros didáticos de língua portuguesa e de Freire (2014) e Di Pierro (2002) sobre o contexto da EJA, dentre outros autores que aportarão nossa base teórica de discussão. Em busca de alcançarmos os objetivos de investigação, fizemos uso de duas técnicas de produção de dados: (1) Análise Documental – analisamos dos quatro exemplares de livros didáticos da coleção EJA Moderna de Língua Portuguesa; (2) Entrevista semiestruturada – realizamos entrevistas com duas professoras de Língua Portuguesa, atuantes em turmas de 6º ao 9º ano da EJAI, das redes estadual e municipal de Goiana-PE. No processo de coleta e análise dos dados, agimos metodologicamente a partir de uma ótica qualitativa, estruturada em um olhar interpretativista dos dados (BORTONI-RICARDO, 2008). Os resultados mostram que a coleção apresenta propostas voltadas ao ensino da oralidade que vão desde o trato do oral como instrumento de interação, até o estudo dos gêneros orais como objetos de ensino, possibilitando aos docentes promover, junto aos/às alunos/as, o desenvolvimento das diversas capacidades de linguagem essenciais ao uso do oral nos variados contextos sociais. Em relação a fala das professoras, percebemos que para elas o trabalho com a oralidade é uma prática essencial, que deve se dá de diferentes maneiras no contexto escolar; mas, que, no entanto, ainda ocupa um lugar secundário na escola e nos materiais didáticos. Ao tratarem da realização das propostas de ensino dos gêneros orais sugeridas pelos LD, tanto a professora Ana quanto a professora Lia revelam em seu fazer a mobilização de estratégias de ensino, provenientes de sua prática e da proposta do LD, através das quais buscam trabalhar, junto aos estudantes da EJAI, não só a ampliação e o desenvolvimento das habilidades próprias ao uso do oral nas diversas situações comunicativas, mas, principalmente, os seus posicionamentos sociais, dando lugar para as suas falas e valorizando os saberes que carregam consigo. Uma postura que demonstra a intermediação entre os materiais didáticos e a prática docente, bem a preocupação dessas professoras com a formação desses sujeitos como seres sociais, que vivem e agem diretamente no mundo que os cerca por meio da linguagem, para além dos muros da escola.

Interna - 2331115 - ANA CLAUDIA RODRIGUES GONCALVES PESSOA
Interna - 4205420 - ANDREA TEREZA BRITO FERREIRA
Externa à Instituição - DEBORA AMORIM GOMES DA COSTA MACIEL - UPE
Presidente - 1392919 - MARIA LUCIA FERREIRA DE FIGUEIREDO BARBOSA