PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ALANNA TUYLLA DANTAS FIGUEIREDO

DISCENTE: ALANNA TUYLLA DANTAS FIGUEIREDO
DATA : 09/12/2022
LOCAL: Online

AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO SER MULHER PARA CRIANÇAS

Ser mulher. Representações sociais. Criança. Escola pública. Escola privada.

Debates recorrentes que envolvem a mulher e questões de gênero em sua abrangência estão presentes nas mais variadas esferas da sociedade. Preocupações voltadas à essa temática, no âmbito da escola, são imprescindíveis, uma vez que podem problematizar e desconstruir discursos e práticas assentadas em padrões machistas e conservadores que naturalizam a opressão. A escola é um dos fortes espaços de socialização das crianças – nela as mesmas têm oportunidades para conhecer outras realidades e estabelecer relações sociais diversificadas. Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar as representações sociais do ser mulher construídas por crianças, matriculadas em escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental situadas em Recife, indicando possíveis influências do contexto escolar e social na formação de tais representações. Tomamos como referencial, a Teoria das Representações Sociais (TRS): um campo de estudos que privilegia os conhecimentos do senso comum. Representações sociais são formas de explicar a realidade que guiam os comportamentos e práticas dos sujeitos. Desenvolvemos um estudo de abordagem qualitativa delineado como estudo de campo, do qual participaram 71 crianças, matriculadas em turmas de quarto e quinto ano de escolas públicas e escolas privadas, situadas nos bairros que apresentaram os maiores índices de violência contra a mulher na cidade do Recife, em 2021. Para coleta de dados, utilizamos a prática do desenho e a entrevista semiestruturada. Os dados foram organizados e analisados com o suporte da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que as representações do ser mulher para crianças de escola pública, têm na mãe seu maior referente. À mãe estão correlacionados os termos: guerreira; cuidado; proteção e, de modo discreto, vaidade; liberdade; respeito. Para as crianças de escola privada, as representações sociais do ser mulher estão fincadas nos elementos: fonte de vida; complacência; guerreira; livre, assim, permeiam nessas representações a figura da mãe. As representações sociais do ser mulher, em ambos os grupos investigados, apresentam como um estruturador comum o símbolo da mãe, articulado a defesa da liberdade feminina e aos desafios enfrentados pelas mulheres que são sintetizados na metáfora: guerreira. A pesquisa confirmou através da literatura sobre as representações sociais, a influência do contexto social e as condições materiais de vida das crianças para a construção das representações do ser mulher nos dois grupos investigados. A análise das falas e dos desenhos das crianças indicou a dificuldade de identificação de representações isoladas do objeto investigado. O ser mulher, para crianças de escolas públicas e privadas, é um campo simbólico para o qual convergem vários elementos. São esses recortes societários correlacionados que formam um sistema de retratação. Entre crianças de escola pública há uma relação de hierárquica de elementos, no qual o ser mulher como mãe orienta e perpassa os demais elementos como guerreira; feminina; livre, por sua vez, entre os grupos de meninos e meninas de escolas particulares, elementos como: vida; complacência; guerreira e livre estão articulados à mãe como figura de referência para esses sujeitos. Portanto, o estudo ratifica o conceito de sistema representacional intricadas. Em face do exposto, reiteramos a necessidade de trazer à luz discussões sobre temas sensíveis, alvos de preconceitos na sociedade e na escola para a formação inicial e continuada de docentes, a fim de que os futuros professores e aqueles em exercício possam discuti-los e problematizá-los de forma a contribuir na construção de uma sociedade mais inclusiva.

Externa à Instituição - FATIMA M LEITE CRUZ - UFPE
Presidente - 1288005 - LAEDA BEZERRA MACHADO
Interna - 1134531 - ROSANGELA TENORIO DE CARVALHO
Externa à Instituição - TAYNAH DE BRITO BARRA NOVA