PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MAYARA CORREA DA SILVA

DISCENTE: MAYARA CORREA DA SILVA
DATA : 02/12/2022
LOCAL: Online

SER PROFESSOR E ATRATIVIDADE PELA CARREIRA DOCENTE: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO

Professor. Atratividade. Representações sociais. Estudantes. Ensino Médio.

Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar as representações sociais do ser professor, construídas por estudantes matriculados no terceiro ano do Ensino Médio de instituições públicas e privadas do estado de Pernambuco, indicando possíveis relações desses elementos simbólicos com o interesse em inserir-se nesse campo profissional. Duas categorias teóricas orientam o estudo – Profissão Docente e Teoria das Representações Sociais (TRS). A   Profissão Docente, segundo Roldão (2007), tem como especificidade o ensinar, é uma profissão de vínculos que envolve os saberes disciplinares e pedagógicos. Representações sociais são conhecimentos construídos no cotidiano que orientam as práticas dos sujeitos. A TRS possui diferentes desdobramentos, nesta pesquisa adotamos a abordagem societal, na qual, representações são princípios geradores das tomadas de posição; princípios ligados às inserções sociais dos sujeitos nos grupos, conforme Doise (2002). Trata-se de um estudo qualitativo on-line, desenvolvido em duas etapas: na primeira, utilizamos um questionário do tipo Google Forms, que foi respondido por 90 estudantes de escolas públicas e privadas do estado. Na segunda etapa, foi realizada uma entrevista semiestruturada on-line com 07 (sete) participantes da primeira etapa que almejam tornarem-se professores. Como procedimentos de análise utilizamos a técnica de análise de conteúdo auxiliada pelo software Word Cloud. Os resultados da etapa inicial revelaram que as representações sociais dos estudantes de escola pública do ser professor, ficam demarcadas no ato de ensinar e em concomitância com as relações afetivas estabelecidas como fonte de inspiração para a vida de seus estudantes. Para o grupo de estudantes das escolas privadas, de modo similar, ser professor vai além do ensinar, é estabelecer relações de amizades com seus alunos. Identificamos mais consensos do que variações nas representações sociais dos grupos. Também em consenso, indicamos o ensinar, o incentivo e as relações de afeto professor-aluno e como variações dessas representações identificamos entre os estudantes de escola pública um relacionamento mais intenso de amizade com os docentes, para esses jovens os professores são modelos de inspiração. Entre o grupo de escola privada a desvalorização dos docentes ganhou relevo, os estudantes compartilham o descaso da sociedade para com os professores. Dos 90 estudantes pesquisados nessa etapa inicial, seja por razões subjetivas ou objetivas, apenas 07 (sete) manifestaram o desejo de exercer a profissão de professor e 72 negaram essa possibilidade. Do grupo dos que desejam ingressar na profissão, seis estudantes estão matriculados em escolas públicas e um na escola privada. Sobre o ser professor, os elementos representacionais partilhados são as ações de ensinar e transformar. Tais elementos, ganharam centralidade nessas representações do grupo: a abrangência da atuação docente, as possibilidades de aprendizagem e, como limites, a desvalorização e falta de reconhecimento social da profissão. Os resultados sugerem que os sete estudantes atraídos pela docência foram influenciados por seus professores de ensino médio e acreditam que, como professores, poderão conquistar melhores condições de vida para si e para as suas famílias. Esta investigação somasse à literatura especializada sobre as temáticas referentes ao ser professor e a atratividade pela docência. Reconhecemos que se tratam de temáticas importantes para o futuro da educação das novas gerações. A despeito dessa importância, constatamos que é, fundamentalmente, o processo de desvalorização que afasta dos jovens o desejo de se tornarem professores. Nesse sentido, defendemos políticas mais incisivas de valorização profissional. A necessidade de mudança é evidente, estamos há mais de 30 anos da promulgação da Constituição Federal de 1988, que preconiza a valorização da educação e de seus profissionais, entretanto ainda persistem os inúmeros desafios para conquistá-la.

Externa ao Programa - 1328163 - CARLA PATRICIA ACIOLI LINS GUARANA - nullPresidente - 1288005 - LAEDA BEZERRA MACHADO
Interna - 1651275 - LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA
Externa à Instituição - MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES - UFAL
Notícia cadastrada em: 03/11/2022 18:23