ESCOLAS TÉCNICAS ESTADUAIS DE PERNAMBUCO, ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS E ÊNFASE NO EMPREENDEDORISMO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DA REGIÃO INDUSTRIAL DE GOIANA-PE
Ensino Médio Integrado, Arranjos Produtivos Locais, Empreendedorismo
Historicamente, o ensino médio brasileiro se configura como um espaço de constantes disputas quanto aos seus sentidos e qualidade. Nesse cenário a Educação Profissional e Técnica de Nível de Médio, desenvolvida de forma integrada pressupõe a articulação entre a formação escolar e os arranjos produtivos locais. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa é analisar a relação entre o Ensino Médio Integrado ofertada pela Rede Estadual de Educação de Pernambuco, os arranjos produtivos locais da Região de Desenvolvimento Mata Norte e a ênfase curricular no empreendedorismo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que foi desenvolvida a partir do método hermenêutico dialético na qual o trabalho de campo foi realizado em uma Escola Técnica Estadual do Estado de Pernambuco a qual foram desenvolvidas entrevistas semiestruturadas com os educadores a fim de obter os dados empíricos. Após as nossas análises concluímos que as noções que permeiam a Educação Profissional e Técnica de Nível Médio na escola estudada estão fundamentadas na teoria de capital humano e no neotecnicismo, além disso o empreendedorismo é estimulado nos alunos como ferreamente que lhes permita se adaptar a uma realidade de empregos precarizados e desemprego.