PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LUIS FELIPE DA SILVA

DISCENTE: LUIS FELIPE DA SILVA
DATA : 30/11/2022
LOCAL: Online

ESCOLAS TÉCNICAS ESTADUAIS DE PERNAMBUCO, ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS E ÊNFASE NO EMPREENDEDORISMO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DA REGIÃO INDUSTRIAL DE GOIANA-PE

Ensino Médio Integrado, Arranjos Produtivos Locais, Empreendedorismo

Historicamente, o ensino médio brasileiro se configura como um espaço de constantes disputas quanto aos seus sentidos e qualidade. Nesse cenário a Educação Profissional e Técnica de Nível de Médio, desenvolvida de forma integrada pressupõe a articulação entre a formação escolar e os arranjos produtivos locais. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa é analisar a relação entre o Ensino Médio Integrado ofertada pela Rede Estadual de Educação de Pernambuco, os arranjos produtivos locais da Região de Desenvolvimento Mata Norte e a ênfase curricular no empreendedorismo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que foi desenvolvida a partir do método hermenêutico dialético na qual o trabalho de campo foi realizado em uma Escola Técnica Estadual do Estado de Pernambuco a qual foram desenvolvidas entrevistas semiestruturadas com os educadores a fim de obter os dados empíricos. Após as nossas análises concluímos que as noções que permeiam a Educação Profissional e Técnica de Nível Médio na escola estudada estão fundamentadas na teoria de capital humano e no neotecnicismo, além disso o empreendedorismo é estimulado nos alunos como ferreamente que lhes permita se adaptar a uma realidade de empregos precarizados e desemprego.

Externo à Instituição - JOHN MATEUS BARBOSA - IFCE
Presidente - 2289086 - KATHARINE NINIVE PINTO SILVA
Interno - 2133751 - RAMON DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 03/11/2022 17:50