PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MAURO ANTONIO DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAURO ANTONIO DE OLIVEIRA
DATA : 30/11/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

CULTURA ORGANIZACIONAL E O DISCURSO DE ENFRENTAMENTO À DESIGUALDADE SOCIOEDUCACIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS - MOSSORÓ-RN


PALAVRAS-CHAVES:

Cultura organizacional escolar. Desigualdade socioeducacional. Discurso. Organização escolar. Gestão escolar


PÁGINAS: 305
RESUMO:

Esta pesquisa busca analisar a cultura organizacional e o discurso de enfrentamento à desigualdade socioeducacional em escolas públicas (Mossoró-RN). No intento, o estudo relaciona a discussão sobre a cultura organizacional (CO) no contexto educativo, procurando perceber o(s) discurso (s) a operacionalizados no tratamento às desigualdades nas organizações escolares. Aborda-se que a temática em tela, espelha importância substancial na compreensão dos processos educativos incorporados ao debate empreendido nesta tese, revelando uma contribuição significativa na área da educação. A problemática desta pesquisa está na pergunta, como a cultura organizacional opera o discurso enfrentamento à desigualdade socioeducacional nas escolas públicas? Decorrente desta, apresentamos como objetivos específicos. a) Caracterizar a cultura organizacional no contexto da gestão escolar das escolas campo da pesquisa; b) Compreender as relações entre a cultura organizacional e o tratamento das desigualdades educacionais nas escolas; c) Mapear vivências gestionárias didático-pedagógicas incorporadas à cultura organizacional e voltadas para a superação da realidade vigente. Na arquitetura desta tese transitamos por um quadro teórico diversificado com os quais dialogamos, entre eles destacamos na: a) Cultura brasileira (MOTTAS; CALDAS, 1997) HOLANDA, 1995); (FREYRE,1981); (b) Cultura organizacional escolar (TORRES, 2003, 2005, 2018); (NÓVOA, 1995); SANTOS (2018); (SCHEIN, 2009), (MOURA, 2017), c) Desigualdade socioeducacional (ARROYO, 2010, 2011, 2018); DUBET, 2004, 2008, 2011); (PATTO. 1998); LAHIRE (1997); (YANNOULAS (2013); (SEN, 2001); (GARCIA, 2017). O trabalho está fundamentado na teoria social do discurso, enfatizada na concepção tridimensional de discurso, qual interpreta o discurso como texto, prática discursiva e prática social (FAIRCLOUGH, 2001). O estudo está ancorado na abordagem qualitativa. Utilizou como instrumento a pesquisa documental composta pelos, PEE, PPP, PGE, PDP e ARCE, bem como observação participante, aplicação de dois questionários, sendo um aplicado aos representantes do CE das 72 escolas da 12º Direc e outro, aplicado às 05 escolas campo da pesquisa.   e uma entrevista semiestruturada aplicada a 35 sujeitos das organizações pesquisadas. Os resultados demonstram que os estudos da cultura no contexto das organizações, apontaram tanto um discurso de resistência quanto um discurso de perfil conservador e dominante. Constata-se, na CO das escolas pesquisadas um discurso que não potencializa o enfrentamento à desigualdade socioeducacional nas escolas delimitadas, caracterizando-se como discurso de baixa intensidade. Revela-se que as práticas pedagógicas reproduzidas nas escolas e integradas na cultura da escola, não ocorre via de regra, destituído de uma neutralidade, nem tão pouco das posições ideológicas e políticas afirmadas pelas organizações escolares e seus participantes. Percebeu-se, a partir do PEE uma política de enfrentamento às desigualdades sociais de caráter generalista e retórico, o que representou, em larga medida, uma distância entre a efetivação das ações de combate às desigualdades socioeducacionais operadas nas escolas da rede, confirmado nos PPPs, PGE e ARCE. Constatou-se que a concepção gestionária assumida nas organizações demonstra um discurso de caráter contraditório, ora anunciando uma perspectiva democrática, mas com pouca representatividade, ora evidenciando um discurso de perfil centralizador e dominante, nas escolas. Revelou-se uma baixa representatividade do discurso de enfrentamento à desigualdade tanto nos documentos analisados quanto na percepção dos dados oriundos do campo empírico. 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ADLENE SILVA ARANTES - UPE
Externa à Instituição - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES - UPE
Presidente - 2517180 - EDSON FRANCISCO DE ANDRADE
Externo à Instituição - JOSANIEL VIEIRA DA SILVA - UPE
Interna - 2560141 - MARIA SANDRA MONTENEGRO SILVA
Notícia cadastrada em: 03/11/2022 17:41
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